quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

NÃO DEIXEM DE VISITAR EM SALVADOR

DOIS LUGARES EM SALVADOR

Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
meu zine
colaborador do muraldebugarin.com



Em todos os cantos do mundo há locais fora da mídia, fora dos roteiros carimbados pelas agênicas de turismo , públicas ou privadas, que muita gente desconhece. Por isto deixa de estar no lugar que muitas vezes há anos procurava .

Dois destes locais podem ser , em Salvador: BAR DO MARIO ou Verso e Prosa, no final de linha do Condominio Parque Julio Cezar. O ponto de referência para chegar até lá é o SHOPING PONTO 7, na Pituba.Não tem erro: todos sabem onde fica.

Caracterpistica do bar: comidas e tira gostos simples. Musicos amadores e profissionais se renunem para tocar e cantar, em som baixo, mpb e bossa nova. O dono do bar, Mário, tocava com grandes nomes da música baiana ( não estou falahdo de axé, arrocha nem de boquinha na garrafa ou em outro qualquer lugar), mpb nacional; deixou a música como profissão, mas não parou de cantar e tocar com os amigos. Criou, assim o seu bar, que contempla a "mesa da diretoria", onde amigos se sentam e exibem seus talentos (ou não), artistícos. É comum alguns músicos conhecidos nacionalmente por lá aparecer e dar uma canja. E quem souber tocar e cantar, será sempre convidado para participar da festa.
Tiragostos, petiscos, bode, sarapatel, churrasquinhos, tudo muito simples, apenas para temperar a boa música. Você paga baratinho a comida. E a música é servida gratuitamente.-------
...
BISTRÔ PORTO DO SOL, NA BARRA.
Escondidinho, em um dos becos do Porto da Barra, o Porto do Sol é decorado com fotografias de antigos cartazes de Filmes, fotos de artistas que fazem parte da história do cinema. Ver as paredes já vale uma visita ao Porto do Sol. São servidos pratos típicos austro/húngaro, com o mesmo tempero e forma dos servidos nas decadas de 40/50. O fundo músical é de filmes da mesma época.
Os pratos são elaborados e servidos pelos próprios proprietários, com apenas um ou dois auxiliares.Voce pode pedir pratos especais, de acordo com as possibilidadas da casa e com o seu regime alimentar.
Leve seu amigo, amiga, visitante da Bahia para o Bistro Porto do Sol. Ele não vai se arrepender de ter visitado nosssa Capital. Esta dica é dada gratuitamente a quem gosta do que é bom e barato, pelo muraldebugarin.com,meu zine e
bikebook.blogspot.com
O Bistro Porto do Sol fica na Praça do Tamarineiro, quases coladinho ao Mar, próximo também da Associação Atlética da Bahia. Porem , quse coladinho ao mar do Porto da Barra, a mais gostosa práia do mundo, segundo Caetano Veloso, Gilberto Gil, EU e Jolivaldo Freitas.
Quem conhecer ou tiver estes pontos curiosos em Salvador ou qualquer outro local do planeta, mande para nós , com endereços, pontos de referência, de preferencia com fotos, que publicaremos em nossos blogs a custo 0800.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008


Professora Luzia Teles, cicloativista em pedal exemplar!


==================================================
============================================================

ASBEB E SOBREMESA DE JABUTIS VAGAROSOS.


Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com



O último passeio da ASBEB (07.01.2008), demonstrou, mais uma vez , a sua importância como "pedal educador",ao verificarmos que as lições de como se deve comportar em um passeio ciclistico, estão sendo absorvidas por todos. Respeito, civilidade, boa conduta. O som em nível bem melhor do que os ensurdecedores de antes. Tudo bom, tudo ótimo. Comportamentos exemplares, nenhuma gritaria nem aquelas buzinadas por demais rejeitadas pelos organizadores. Não vi ninguém fazendo “acobracias” ou pedalando pelos passeis.

Foi o que vi até o Terreiro de Jesus. É que, do Terreiro, juntamente com Magui e Luzia nos despedimos da turma para seguimos fazendo um Jabuti básico.

O número de pedalantes não foi dos maiores, o que é normal quando o sol está muito forte, levando os bicicleteiros para locais mais distantes como linha verde e orla de Salvador.

O novo grupo de pedal, SUBA AI, da Ferreira Santos, Federação, inaugurou sua camiseta, que homenageia o Vitória e Flamengo. Vamos colocar um azuzinho e branco aí , pelo menos, viu turma? Mas como no pedal não há rivalidade de torcida nem de pedalantes, vocês estão salvos! Apesar das corres, ficaram bonitas as camisetas. Parabéns! Os outros grupos saudaram o SUBA AI, que já começa com tudo, prometendo grandes pedais. Anderson e Cadu são os comandantes, pessoas nossas conhecidas, da Ferreira Santos.

O AmigosdoTony, apesar da ausência de “Lindo Olhar” e da “nossa sogra”, fez-se presente, com , (não tenham ciúmes!) a mais bela camisa do passeio, que , entre outros detalhes, tem uma atenção especial do Pelotão Águia, que atesta a idoneidade do grupo.

Eu e mais alguns amigos, recebemos presente especial do amigosdotony: pochete gravado com nome do Meu Zine, que muito nos honrou.

Uma senhora levou filhos do rankin de bicicross, campeão e vice , em campeonato em feira de Santana. Prometeu-nos informações que postaremos aqui.

Na Praça da Sé, uma simpática carioca, Glicia, nos abordou para tomar informações dos nossos passeios. Encantada com nossas mensagens, com a imagem do que viu, prometeu recomendar nossos grupos para suas amigas cariocas, que retornará em breve para salvador e irá pedalar conosco. Seja bem vinda Glicia!

Alisson, campeão baiano de Bicicros, que começou a pedalar na ASBEB, ainda garotinho, com seu papai coruja, professor Robson, presenteou a ASBEB com sua presença, merecendo o aplauso dos pedalantes no Terreiro de Jesus.

Eu, Luzia e Magui, nos despedimos da turma, no Terreiro de Jesus, pois tínhamos que levar a Magui em sua casa mostrando como se faz um Jabuti pelas ruas de Salvador. Iniciando com uma parada no museu da Caixa , na Carlos Gomes, que abriga exposição de fotos de fotógrafos da Magnum. (Agencia que produziu os grandes fotógrafos e as imagens que formam a historia da fotografia). No museu ainda a figura simpática de um segurança, que trabalha no museu, o qual participou comigo , Vtinho, Mariana minha filha, lazaro, tio lu e outros em memorável passeio que fizemos por Periperi, Lamarão, antiga Fábrica da Concisa, afirmando ele que guarda com carinho a lembrança daquele passeio.



Seguimos pela ladeira da Barra. No faro, encontramos o nosso amigo, futuro pedalante, jornalista Sergio Bezerra, que está fazendo a cobertura do que acontece na Barra, para o Band Folia. Sem compromisso nosso ou de Sergio, algum grupo organizado que por lá passar, vamos fazer uma visita ao Sergio, que, se as circunstancias permitirem, alguma imagem poderá ser feita para o melhor programa de cobertura carnavelesca da Bahia, o BAND FOLIA, que há muito já caiu nas graças do baiano.

Dados os abraços, feitas as saudações, promessas e fotos, seguimos para o Mercado do Peixe, sugestão de Luzia para o almoço. Não poderia ser melhor: De cara, fomos recebidos por NEGONA, como para nós se apresentou, figuraça, simpatia contagiante que foi logo abordando, de forma elegante e simpática , conquistando-nos pelos cuidados destinados à guarda das nossas bicicletas. Comemos o delicioso arrumadinho, com um atendimento primoroso da Negona, cheia de alegria, energia, pernas de atleta , segundo ela, de jogar futebol. Disse gostar de pedalar, vai comprar a bike e se agregar ao NATURABIKEAÇÃO e Pedais na Estrada, que é da “sua periferia” e que já conhece de passagens pela sua região onde mora.

No almoço a conversa não poderia ser outra: bicicleta, passeios de bicicletas , projetos de irmos no pedal para Santa Terezinha até o Município e povoado da mesa região, onde nasceu Magui e seus familiares. Afirmou Magui, que um irmão seu, sem costume de pedalar, saiu de Salvdor, com um amigo, no pedal, e fez em um dia , de bicicleta, uma viagem de Salvador até lá. Luzia arregalou os olhos e disse não ter dúvida: vamos faze o mesmo. Luzia ta danada depois de Imabassay......

Passamos para tomar uma coca no Bar do Mario, quase colado à casa de Magui. Vamos fazer um encontro lá, para ouvirmos as canções naquele espaço de música e comida simples e gostosas.

Deixamos Magui e seguimos: Itaigara, Hiper Bom Preço, Iguatemi, Pedacinho do Bonoco, Hiperbox, Barros Reis, Sete Portas, Aquidabã, de onde nos despedimos: ela seguiu para o Barbalho, para a casa de “mainha” e eu para minha casa, certos de mais um dever cumprido.

Participou do passeio o vereador Reginaldo Oliveira, que garantiu: a sua namorada vai também pedalar! E prometeu, mais uma vez, colocar o seu mandando de vereador em favor das bicicletas nas ruas de Salvador.

Sempre presente, também, os nossos queridos JAFÉ E MARCAO, DO ANJOS DE BIKE. Tio Lu está em Muritiba e justificou a sua ausência.

Sentimos a ausência do Naturabikeação, que tinha compromissos, George Argolo, Alex Machado e Lu Saraiva, entre outros que sempre se fazem presentes nos nossos pedais da ASBEB.

Mas o Guerreirão estava conosco. Olha o peso!

As fotos vão estar postadas, dentro de poucos dias, no muraldebugarin.com ,em Galeria de Fotos.

Salvador, 07 de janeiro de 2008-01-07

Publicado no muraldebugarin.com
E no
Bikebook.blogspot.com

-vejam progrmaçao de passeios ciclísticos no muraldebugarin.com-amigosdebike.com.br-bikebook.blogspot.com-pedaisnaestrada-sincronia-mundodabike.

Lázaro, Naturabikeação e Luzia, grande pedalada, de Salvador a Ymbassay.







Lazaro do Naturabikeação, Valci Barreto, Vereador EVERALDO AUGUSTO













PESQUISE NESTE BLOG:
NÃO JOGEM LIVROS NO LIXO
JABUTIS VAGAROSOS
MURALDEBUGARIN.COM
PERFIS DE PASSEIOS CICLISTÍCOS EM SALVADOR
LIVROS USADOS
VOLTA CICLISTICA ITAPAGIPANA
no quadro acima, à esquerda, escreva o tema e clik


========================================================

VIVA LUZIA!!!

Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
MEU ZINE
colabordor do muraldebugarin.com





De muita significação a pedalada de nossa querida professora, cicloativista, Luzia Teles ,que saiu de Salvador , no dia 30.12.2007 ,com o grupo NATURABIKEAÇÃO, do cicloativista Lazaro, e pedalou até Praia do Forte. Lázaro voltou com a turma, conforme previsto, no mesmo dia. Luzia, como anunciado, prosseguiu a viagem, solitária, até Imbassay onde descobriu um camping , que aluga barraca, guarda a bicicleta e ainda troca roupa de dormir. Depois de ter curtido práia, conhecido pessoas novas, pregado o "evangelhobike" aos acampados, retornou no dia 02.01.2008 pedalando sozinha. Saiu de Ymbassay às 5.45 e chegou em sua casa, no Barbalho, 11.30. Lázaro, com sua inestimável gentileza, foi receber Luzia em Itapuã, acompanhando-a no pedal até o Barbalho.
O importante para Luzia, e para nós, não foi apenas ter pedalado nestas circunstancias: foi o aprendizado colhido nestes dias de cicloturismo. Entre outras descobertas: camping em Imbassay e Diogo, que aluga barraca com as roupa de domir, por valores módicos, fato muito importante para o nosso cicloturismo ; ter conhecido, no mesmo camping, um cicloturista baiano(não fique com ciumes George!>>) que pedalou de nossa capital até a Nicarágua. Este, em um gesto de generosidade, ofertou-lhe o clássico livro de rubens pinheiro, que conta a viagem deste baiano que pedalou de Salvador até Nova York de 1927 a 1929. Consegui , com muito esforço autorização da Luzia para contar esta sua façanha e que ela escrevesse para nossos blogs maiores detalhes desta viagem. Autorizou-nos este resumo e nos garantiu um texto com mais detalhes, experiencias, aprendizado, emoções e dicas para que outras pessoas tenham a mesma determinção, coragem e fiquem sabendo que , pertinho de nós, há camping que aluga barraca, com roupa e tudo. E ainda guarda a bike!
Luzia, uma façanha desta não pode ficar só para você! Tem mais gente querendo fazer o mesmo e precisa da sua ajuda.
Colhi ainda de Luzia a certeza de que este é apenas o começo de grandes passseios que fará de bike, sozinha ou acompanhada!
Aguardem o relato da propria luzia, telefones e endereços do camping.---------------------------

=====

Ao Dimitri Ganzelovith:
Parabens pelos seus artigos, publicados no muraldebugarin.com. Além de bem escritos, um grito em favor de melhores dias para a Bahia.
Amei o texto sobre o seu encontro com o Juscelino. Um primor, uma obra de literatura.
E mande mais.
valci barreto,editor do bikebook.blogspot.come do muraldebugarin.com
======================================
estou fazendo contatos com o Salvador para que esta turma maravilhosa vá fotografar o passeio da asbeb. O pedido já está sendo analisado pela diretoria do Clube, com possibilidade de ser incluido na pauta.
É uma grande conquista para nós, vez que esta turma divulga suas fotos em exposições que são muito visitadas e são espalhadas para o planeta pela internet.
visitem o site do salvadorfotoclube
e agendem: 15.01.2008, exposição na panorama galeria de arte, sobre o tema BICICLETA.
APOIO: apoio e colaboração:MURALDEBUGARIN.COMLOCADORA MUNHOZVIDROS MURANO, RUA CARLOS GOMES, AO LADO DO CLUBE DE ENGENHARIA.BIKEBOOKBLOGSPOT.COMJPNORCICLOBAHIA