sábado, 19 de março de 2011

JORNAL A TARDE, MUITO OBRIGADO

JORNAL A TARDE, MUITO OBRIGADO

Valci Barreto

Confesso minha emoção quando hoje pela menhã, cedinho, recebi um telefonema de um companheiro de pedal, informando da publicação da matéria VIDA, OBRA E DOAÇÃO , no Jonal Á Tarde do dia 19.03.2011.

Confesso, também, que fiquei orgulhoso e vaidoso ao ver estampada a minha foto, em bicicleta, com livros para doação,  na companhia do meu amigo , companheiro desta ação, Alberto Bugarin.

Porém, o que mais me tocou  foi a abordagem , o conteúdo, a forma , a emoção posta no texto, demonstrando o autor da matéria, Marcos Dias, sensibilidade e talento incomum.

A reportagem se presta a muitos fins, sendo o maior deles abrir os olhos das pessoas para atitudes simples, barata, emocionante, à disposição de qualquer um e que, nem sempre, são  percebidas .

Após ela, não tenho duvidas de que muitos desistirão de jogar livros no lixo e descobrirão que até em uma simples volta em  bicicleta podemos levar livros, ou mesmo brinquedos usados para crianças que não os podem comprar novos.

Não tenho palavras para agradecer ao Jornal À TARDE; ao Marco Aurélio pela linda foto; ao Marcos Dias pelo emocionante texto ; a todos , enfim, que participaram da elaboração da matéria que, com certeza, muito bem fará a milhares de pessoas.

Suponho tenha ela nascido da denuncia de furtos de livros , publicada na influente coluna do Jornal À Tarde, 7 Dias, da  jornalista Therezinha Cardoso  ,da qual sou leitor assíduo. Após a denuncia, senti-me obrigado a informar para a brilhante colunista  a existência de pessoas e entidades sérias que recebem e fazem  doações de livros. Confesso que não o fiz imaginando ser premiado com a divulgação do que faço, e que  faço questão de observar, sempre me divertindo , junto a amigos, como Buga , Itana e outros companheiros de pedal. Algumas entidades citadas na reportagem serão acrescidas à nossa lista para receberem doações.
 
Hoje irei para  Santo Amaro da Purificação , para os festejos em homenagem ao gênio Assis Valente. Na bagagem levarei alguns livros e revistas para doação. A reportagem obrigou-me a  levar mais do que eu estava projetando. Como vêem, vocês criaram mais responsabilidades  até mesmo para mim.

Estou certo de que a reportagem levará mais pessoas a destinar seus livros e revistas usadas a caminhos que não sejam o lixo nem as trituradoras da industria de reciclagem.

Parabéns e muito obrigado a todos vocês.

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com


Comunicação a todos

Passeio da ASBEB fotografado por, Valci Barreto, LU Saraiva, Guy (Itapagipe é do pedal).

Bike Folia com mais fotos de Gilson Cunha.

Bike Infantil  de Tony (Amigos do tony pedalando juntos)

Seteps 30 anos fotografado por Valci Barreto

Tudo isso no muraldebugarin.com  em Galeria do Mural

Postado por Bugarin

Bike Folia!


Veja as fotos do Bike Folia no muraldebugarin.com na segunda feira de Carnaval, muito legal, com participação ao vivo no Canal 2 - TVE,  Tv Aratu canal 4, e muitas fotos de turistas e baianos, querendo levar as mensagens dos banner para fora do Bahia.
Obrigado a todos que contribuiram para este maravilhoso evento acontecer.
Atenciosamente,
Gilson Cunha

SETEPS, 30 ANOS


SETEPS, 30 ANOS

Valci Barreto


www.muraldebugarin.com
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br




No dia 17.03.2011, na Associação Comercial , Comércio, em Salvador, foram comemorados os trinta anos de existência do Sindicado das Empresas de Transportes Públicos do Estado da Bahia, SETEPS com  a presença de políticos , entre eles Sergio Carneiro,  empresários; imprensa;  Saul Quadros, Presidente da OAB|-Ba;  conterrâneos de Nery, do grupo Amigos da Toca;  lançamento do livro/reportagem ,  De Cá Prá La em Salvador, da Jornalista Jaciara Santos; e palestra do jornalista e escritor baiano, Sebastião Nery, sobre o tema , “ De Caramuru ao  BRT.

Com os seus conhecimentos de História, experiências em viagens, estudos  e moradas  em vários lugares do mundo, Sebastião fez os presentes “passearem " pelos "caminhos dos homens", desde que aprenderam  a montar em cavalos até os novos tempos de avião, navios, trens e metrôs e BRT, concluindo que o transporte em ônibus é a grande alternativa para o transporte nos grandes centros urbanos em razão da  facilidade e custos de implantação e de manutenção, bem inferiores aos do metrô,  aconselhando , no entanto , que devem os novos ônibus circularem em  vias, corredores  exclusivos, totalmente isolados dos demais veículos , vez que os motoristas destes  não respeitarão a simples demarcação na pista asfáltica.

Terminada a palestra, o  coquetel ,  boa parte do publico se dirigiu aos exemplares dos ônibus estacionados em frente à Associação, ciceroneados pela gentileza, simpatia e entusiasmo de membros da  empresa NEOBUS, Paulo Ricardo e  Miotto; ex secretario de Tansporte , hoje membro do SETEPS, Horácio Brasil.

Os novos ônibus são dotados de espaços e equipamentos destinados a deficientes físicos; cães guias; pranchas de surf; internet/  wireless e transportes de bicicleta.

A visita aos ônibus transformou-se em uma festa dentro dos festejos dos trinta anos do SETEPS, atestando que, se eles vierem em número suficiente, trafegarem em corredores próprios, como sugerido por Sebastião,  não será pequeno o número de pessoas que trocarão os volantes dos seus veículos pelo conforto; leitura visita à internet , disponíveis aos seus usuários.

-Fotos do evento estão publicadas no muraldebugarin.com, em “galeria de fotos”.

VÁ DE BIKE

RECORTADO DA TRIBUNA DA BAHIA


Feira de Economia Solidária no Espaço Cultural da BarroquinhaPublicada: 18/03/2011 17:04| Atualizada: 18/03/2011 17:01


Em comemoração aos 462 anos da cidade do Salvador, dia 29 de março, a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) promove a Feira de Economia Solidária, até o dia 30 de março, no Espaço Cultural da Barroquinha. Para o secretário Emerson Palmeira, a feira tem o objetivo de gerar emprego e renda para dezenas de artesãos e aproximar do grande público profissionais talentosos, “alguns deles com clientes em outros estados e até no exterior".

 Desde a abertura da feira no dia 14, os artesãos expõem e comercializam seus trabalhos de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas. O acesso é gratuito e a coordenação do evento é de responsabilidade da Coordenadoria de Projetos Alternativos para Geração de Emprego e Renda da Setad.

A Feira apresenta produtos de moda, decoração e utensílios domésticos, confeccionados com variada matéria-prima, a exemplo de tecidos, fibras, palhas, tintas especiais, couro, miçangas, papel e materiais reciclados. A programação será encerrada no dia 30 de março com a apresentação do Grupo de Samba de Roda das Marisqueiras, de Ilha de Maré.

No Campo Grande

Amanhã e domingo (19 e 20), a Setad levará a Feira de Economia Solidária para a Praça do Campo Grande onde o público, além de ter acesso à exposição e comercialização dos produtos artesanais, poderá desfrutar de boa música com a apresentação coordenada pelo maestro Fred Dantas, no sábado, e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojibá) regida pelo maestro Ricardo Castro, no domingo, às 20 horas.

Além de coordenar o evento, fornecer apoio logístico, identificação visual e divulgação, a Setad buscou importantes parcerias com instituições que ministram palestras e disponibilizam serviços, a exemplo do Sebrae, que forneceu aos artesãos orientação empreendedora, o Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), que promoveu palestra sobre os direitos da mulher e a Secretaria Municipal da Reparação com a divulgação do Observatório de Discriminação Racial.

Os técnicos da Setad também estão disponibilizando informações e orientação sobre acesso ao crédito e regularização da atividade de artesão, enquanto a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria realizou avaliação nutricional com os participantes.

E como o interesse é manter um espaço permanente como forma de incentivo à geração de trabalho e renda no município, a Setad firmou parceria com a Fundação Gregório de Mattos, que administra o Espaço Cultural da Barroquinha, para que a Feira de Economia Solidária seja realizada no local na última semana de cada mês, até o final de 2011.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Muito urgente

Preciso que vcs vejam junto aos amigos que possam doar QUALQUER TIPO DE SANGUE para Franccesco Euzépio Souza Garofani, que tem apenas 1 ano e 3 meses e está necessitando transfusão de plaquetas. A doação é feita somente no hospital São Rafael, onde ele está internado. Preciso que vc coloque os doadores em contato com minha amiga CIRA 8794-8796.
As plaquetas dele estão baixas e necessita transfusão urgente. As doações são aceitas de 2ª a 6ª, das 8h ás 17h e sábados das 8h ás 12h no Hospital São Rafael. Paciente Franccesco Euzépio Souza Garofani -
leito 404 A UTI pediátrica.
Por favor, preciso muito da ajuda de todos.
Obrigada.
Beijo grande

PS: SE NAO PUDER IR, REENVIE ESSE E-MAIL A TODOS OS SEUS CONTATOS,
PARA CADA 8 DOAÇÕES ELES CONSEGUEM 1 BOLSA DE PLAQUETA, É MUITO
IMPORTANTE

Cleia Bastos
(71) 88355215

(71) 99736800

ATROPELADOR DE CICLISTAS

Atropelador de ciclistas de Porto Alegre responderá por tentativa de homicídio qualificado

Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre
A promotora Lúcia Helena Callegari, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, encaminha na próxima segunda-feira (21) uma denúncia criminal contra o servidor público Ricardo Neis, que atropelou ciclistas em Porto Alegre há três semanas. Lúcia Helena vai denunciar Neis, que está preso, por tentativa de homicídio qualificado com motivo fútil.
A promotora aguarda apenas a consolidação dos boletins de atendimento médico das vítimas para tipificar a denúncia. Até agora, 11 pessoas já registraram ocorrência e realizaram exames de corpo de delito. O prazo do Ministério Público para apresentar a denúncia se esgota na quarta-feira (23).
No dia 25 de fevereiro, Neis atropelou um grupo de ciclistas numa rua central de Porto Alegre. Os ciclistas participavam de um passeio organizado pelo movimento Massa Crítica, que defende um trânsito com menos automóveis.
Pelo menos nove pessoas tiveram de ser atendidas no Hospital de Pronto Socorro com escoriações. Neis, que alega ter discutido com os ciclistas, fugiu do local sem prestar socorro às vítimas e se apresentou à polícia na segunda-feira, 28 de fevereiro.
Neis alegou legítima defesa para forçar passagem entre os ciclistas, já que seu filho de 15 anos, que estava a bordo do Golf, corria perigo devido a supostas ameaças por parte dos manifestantes.
Além da tentativa de homicídio qualificado, o crime será enquadrado pelo MPE como concurso material – quando o autor da infração pratica duas ou mais condutas criminosas que permitem a acumulação da pena. A promotora não se pronunciou sobre o tamanho da pena em caso de condenação.
A defesa do acusado não quis comentar a denúncia da promotora. O advogado Jair Antônio Jonco informou apenas que aguarda o julgamento do mérito do pedido de habeas corpus pela 1ª vara do júri do Tribunal de Justiça do Estado (TJ), para recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela liberdade de seu cliente.
O desembargador Odone Sanguiné, da 3a Câmara Criminal do TJ, negou no dia 11 de março um pedido de habeas corpus encaminhado pela defesa do motorista .
Ricardo Neis, funcionário de carreira do Banco Central, está no Presídio Central de Porto Alegre desde 11 de março. Antes de ser preso, Neis foi internado num clínica para tratamento psiquiátrico, mas acabou detido por requerimento do MPE.

rodolfo pamplona, lançamento

Posted by Picasa

SALADA MISTA NO BOTECO DE VILAS



ATRAÇÃO: Banda SALADA MISTA com participação da cantora Wil Carvalho.
LOCAL: Boteco de Vilas na Av Praia de Itapuã em Vilas do Atlantico, no Equus Clube de Vilas, em frente ao Shopping Vilas Boulevard.
DATA: 18/03/2011 (sexta-feira).
HORÁRIO: 21:00 h.
COUVERT: R$ 10,00.
CONTATOS: (71) 3289-0843 /botecodevilas@hotmail.com

quinta-feira, 17 de março de 2011

ASSIS VALENTE. IREI A SANTO AMARO




Valci Barreto

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br

Estudava direito na Ucsal em Salvador, onde fiz amizade com ex o vereador, advogado, professor santamerense, Itagildo Mesquita .Através deste, que , apaixonado pela sua cidade dela tudo sabe,  conheci o meu amigo, Jorge Portugal, “unanimidade”, nas palavras de um dos seus colegas e diretores de cursinhos para vestibular em Salvador, mesmo antes de ser o astro de o Aprovado.

Combinado com ambos, pegava um ônibus em Salvador , ia bater papo , comer  maniçoba em Santo Amaro e degustar as iguarias do mar, em uma barraca que fez história na feira daquela cidade. Jamais esqueci aqueles dias , conversas e pratos.

Andando com os dois, a maniçoba era a das casas de família que faziam as melhores, sempre com preços bem camaradas.

Por intermédio deles, conheci o Aloísio Menezes, no auge do sucesso, com sua música cantada em todas as rádios e festas de largo de Salvador, “

“...eu tenho dado o meu amor a outra, mas não dou meu coração,

meu coração eu não dou, porque não posso arrancar....” .

Estas coisas simples deram-me lições , alegrias e foi onde aprendi  que musicas que ouvia desde criança eram de Assis Valente; e que este era santamarense.

Já apaixonado  por  Caetano Veloso ,Maria Betânia, Aloísio Menezes, (que não é o negão do vozeirão da Bahia ,  meu colega da FUNCEB, que estará também cantando na festa), tendo amigos como Portugal, Itagildo, e muitos outros que vieram depois, minha ligação com Santo Amaro só tem crescido.

Venham de onde vierem meus amigos, convido-os para conhecer aquela cidade, ainda que apenas para uma volta na praça para comer milho assado, a "Batata da Praça", o mingau da Gal, no fundo da Ingreja Nossa Senhora da Conceição,  camarão das suas feiras e praias, e, quando possível, uma visita a Pedras, onde está a POUSADA DO SOL do querido Humberto, onde passei alguns festejos de São João.

Ontem recebi um  e- mail dando conta das homenagens ao genial compositor santamarense, Assis Valente, cuja vida e obra não pode ser ignorada por nenhum brasileiro, baiano ou não.

No mesmo momento, repassei para nosso amigos Claudemiro, para divulgar o evento  no WWW.folhadoreconcavo.com.br e liguei para Hotel Casarão reservando um apartamento para participar de tão importante festejo.

Cidade com participação ativa nas lutas libertadoras do Brasil, com uma riqueza ,  potencial turístico; musicalidade; gastronomia  e posição geográfica  privilegiada , Santo Amaro  tem tudo para ser um dos grandes destinos turísticos do Brasil a qual  ficará ainda mais atrativa se em um dos seus casarões abrigar um museu da música baiana. O acervo e história de Assis Valente, Caetano , Maria Betânia, já é mais do que suficiente  para justificá-lo.

Que os festejos em homenagem a  Assis Valente, no próximo sábado, dia 19.03.2011, inspirem os homens públicos e  empresários santamarenses  a  não adiar a decisão de grande importância para  as novas e futuras gerações do  universo da história e  musicalidade santamarense.

ASSIS VALENTE

A BAHIA REVERENCIA SEU ILUSTRE FILHO ASSIS VALENTE
A BAHIA REVERENCIA SEU ILUSTRE FILHO ASSIS VALENTE

A cidade de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, vai se transformar a partir do próximo sábado (19) às 18h, num grande cenário de diversas linguagens artísticas homenageando durante todo o ano o compositor santamarense Assis Valente, que completa um centenário. O evento comemorativo faz parte de uma das ações do Festival de Turismo e Cultura Assis Valente, envolvendo as linguagens da gastronomia, do artesanato, da música e do folclore. O local escolhido é o Coreto da Praça da Purificação, que foi recentemente reformado e ganhará o novo nome “Coreto Assis Valente”, com cerimônia que acontece paralelamente a programação do projeto, uma iniciativa que é um passaporte para o lançamento oficial seguido de muitas surpresas.
Esta homenagem da Bahia ao seu ilustre filho Assis Valente tem como banda base o regional Os Ingênuos, apresentações do Coral do Maestro Miguel Lima com a participação da ilustríssima Dona Canô, e aproximadamente vinte convidados especiais do cenário musical baiano como Lindro Amor, Barquinha de Saubara, Roberto Mendes, Marcia Short, Aloísio Menezes, Moreno Veloso, entre outros cantores e instrumentistas, além da exposição da vida e obra de Assis Valente por Jorge Portugal como mestre de cerimônia. O evento tem Direção Geral de Nilson Mendes, Musical de Jota Veloso e Produção da Hessel Produções, que, juntamente com Rodrigo Veloso, idealizaram o projeto. Para o fechamento do evento está programada a participação de todos os convidados acompanhados da banda base e do grupo percussivo Didá, onde este sairá em cortejo desfilando pela Praça.
O público estimado para esta grande festa é de 03 mil pessoas, com registro e transmissão pelo Instituto de Rádio e Difusão do Estado da Bahia (IRDEB) em rede regional para mais de 60 mil telespectadores e da TV Bahia através do programa Mosaico.
Nascido em 19 de Março de 1911, Assis Valente é um ícone da criatividade poético musical do século XX e indiscutivelmente um dos mais importantes e expressivos nomes da musica popular brasileira, respeitado não apenas no Brasil como também no exterior através das interpretações da não menos relevante cantora e atriz Carmem Miranda. Este é sem dúvida o “Ano Assis Valente”, conforme denominado pelo Ministério da Cultura.

quarta-feira, 16 de março de 2011


Meninas ao Vento - Pedal Feminino de Salvador

Hora
segunda, 21 de março · 19:00 - 20:30

Localização
Rua Fonte do Boi, Rio Vermelho - Salvador, Bahia

Criado por

Mais informações
Meninas ao Vento é um pedal organizado por mulheres para estimular mais mulheres a pedalar de modo charmoso pelas ruas de Salvador.

Não é preciso experiência para estar conosco ao vento; basta saber andar de bicicleta, se equilibrar na bike!

Venha na próxima segunda-feira, dia 21, e experimente se locomover pela cidadde de bicicleta com a gente! É um pedal leve e gratuito.

Nos encontraremos na Rua Fonte do Boi (Rio Vermelho), às 18h30, para saírmos às 19h, em direção à Barra. O retorno é para o ponto de partida, no Rio Vermelho.

Veja fotos do pedal do mês anterior: http://www.facebook.com/album.php?aid=36837&id=100000994982303


Postado por Bgarin

terça-feira, 15 de março de 2011

Cartaz da NACCI 2011

 Enviado por Maurício Bike

Amigo Voluntário
Que o Anjo do Senhor esteja sempre com você.

Estamos reenviando esta mensagem por que algumas pessoas não conseguiram
visualizar
bem. Esperamos que desta vez todos tenham acesso e compareçam à Concha
Acústica.
Nossos agradecimentos
Temos a alegria de informar, que a Rede Bahia proporcionou um
momento de muita alegria e felicidade para a Família NACCI, quando
transformou o Festival de Verão, que é uma festa de alegria e
cultura, num Ato de Solidariedade.
isto significa fazer da solidariedade um exercício de cidadania.
Com o Festival de Verão o NACCI foi beneficiado, recebendo uma
doação no valor de R$ 132. 197,00 ( cento e trinta e dois mil e
cento e noventa e sete reais)
Esta doação ajudará muito para a concretização de projetos
pendentes, os quais beneficiarão as crianças e adolescentes
alojados na sede, assim como os pacientes de Salvador.

A Família NACCI honradamente agradece a Rede Bahia pela
iniciativa e doação.

A cada Ato Solidário como este, o NACCI pode oferecer
condições mais dignas aos seus pacientes.

VALEU REDE BAHIA!!
Receba o abraço fraterno da Família NACCI

Clayton Oliveira
Presidente


CONVITE


APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA CONVIDAR VOCê, SUA FAMíLIA E AMIGOS PARA
MAIS UM
ATO SOLIDáRIO:

SHOW SOS CÂNCER 02


LOCAL - CONCHA ACúSTICA DO TEATRO CASTRO ALVES


DATA - 31 DE MARçO - QUINTA FEIRA

HORA - 18:00H.

INGRESSO - R$ 10,00 (MEIA) E R$ 20,00 (INTEIRA) à VENDA NO NACCI
E NAS BILHETERIAS DO TCA.

ARTISTAS QUE ESTARãO PRESENTES - MARIENE DE CASTRO, CAIO
MESQUITA, BANDA NA VARANDA, TERRA SAMBA, NARA COSTA, MR JOãO, DIAMBA, CARLA
VISI, RAGATHONE, PIRIGULINO BABILAQUE, SAMBA MARIA, EDU CASANOVA,
GUIG GHETTO, OS PAQUITOS

NãO FIQUE FORA DESSE EVENTO! ADQUIRA LOGO O SEU INGRESSO E FAçA
DA ALEGRIA UM ATO SOLIDáRIO, UM EXERCíCIO DE CIDADANIA!

AS CRIANçAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE CâNCER VãO AGRADECER.

SE CADA UM FIZER UM POUQUINHO A SUA PARTE DECERTO QUE TEREMOS UM
MUNDO MELHOR.

OBS. DIVULGUE NA SUA LISTA DE CONTATOS. SE CADA UM QUE RECEBER ESTA
MENSAGEM, PASSAR PARA OS SEUS CONTATOS, COM CERTEZA O EVENTO SERá
COBERTO DE êXITO!!!


ABRAÇO FRATERNO,
CLAYTON OLIVEIRA


Site: www.nacci.org.br

E-mail - naccivida@terra.com.br

Rua do Alvo, 45, Bairro – Saúde

Telefones: (71) 3322-4198 ou Telefax – 3326-9313

FAÇA A SUA DOAÇÃO: Na sede do NACCI e/ou

Banco DO Brasil AG. 2798-7 C.C 6576-5

BRADESCO – AG.3021-0 C.C – 190464-7
Postado por bugarin

ASBEB março 2011

Varanda do Luciano

Moqueca dos 40 anos de carnaval em Salvador - Do mano, na Varanda do Luciano.
-- 
Lucia Saraiva



Fotografado por Zena e postado por Bugarin

passeio asbeb

segunda-feira, 14 de março de 2011

BICICLETADA _ SSA


bicicletadasalvador.blogspot.com
PRÓXIMA BICICLETADA SALVADOR [MASSA CRÍTICA]: 25 De Março de 2011- Do Rio Vermelho até o Porto da Barra. Gratuito. Vá de bike.

Postado por Bugarin

domingo, 13 de março de 2011

ASBEB 4.MP4

ASBEB 3.MP4

ASBEB 2.MP4

ASBEB 1

Posted by Picasa

doação de livros em salvador

Eloson Siquara, fala para valci barreto

DOAÇÃO DE LIVROS

JABUTIS VAGAROSOS DO DIA 12.03.2011.



DOAÇÃO DE LIVROS

JABUTIS VAGAROSOS DO DIA 12.03.2011.






Valci Barreto,

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com


Como todos que participam dos nossos blogs e passeios ciclísticos, notadamente os que envolvem  o Jabutis Vagarosos e muraldebugarin.com, doamos e estimulamos a doação de livros usados, pregamos a educação para o transito e o uso da bicicleta como meio de transporte, esporte e  lazer.

Em vez de arrecadarmos livros, que também eventualmente podemos fazer, preferirmos mostrar para as pessoas que, entre as inúmeras possibilidades de uso de bicicleta, está a de conduzir ainda que um só,  livro para doações a quem gosta de ler , a pequenos sebos ou bibliotecas comunitárias. Ao doarmos um livro, pedimos sempre a quem receber que repita o nosso gesto, pedindo sem que não joguem livros no lixo.

Tomando conhecimento desta nossa ação, fomos convidados pelo Jornal  `A Tarde para prestarmos depoimento de como funciona esta nossa atividade.  Honrados com o convite, marcamos um um encontro na ciclovia da Centenário, em frente ao Shopping Barra , e convidamos os pedalantes que quisessem, que pudessem participar do passeio jabuti de hoje.

Apesas de divulgado em nossos sites, compareceram apenas Valci, Bugarin e Paulo Vilares. Como é da Cartilha do Jabutis Vagarosos, quando marcamos um passeio , ele acontece ainda que com uma pessoa só. Hoje estávamos em tres.

No horário e local combinado estávamos lá e também o fotógrafo de A TARDE, MARCO AURELIO. Após as fotos e despedida de Marcos, seguimos em direção à biblioteca do do Calabar para doarmos livros. Por ser sábado, a biblioteca estava fechada ; mas fizemos a entrega ao seu Manuel que tem uma marcenaria ao lado da mesma biblioteca.

Após o Calabar, seguimos em direção ao Porto da Barra para uma visita ao SEBO PRAIA DOS LIVROS,  que estava fechado, certamente por viagem da simpática proprietária Daniele.

Seguíamos pela orla quando, em frente ao Farol da Barra, fomos abordados pela figura simpática, querida, liderança dos pedais da Paralela, o dinâmico ELSON SIQUARA, do muraldeaventuras.com.br. Aí foi festa, vídeo e uma importante entrevista que matou a nossa curiosidade , notadamente a de  Paulo Vilares que, demonstrando ser visitante assíduo do Mural, tudo perguntou e de Élson teve a resposta.

Nenhum de nós conhecíamos o Élson, a não ser por trocas de  e mails e acompanhamento on line das ações dos nossos blogs e passeios ciclísticos. Como esperava, o Élson é muito simpático,  espírito de liderança, civilidade , dedicação ao ciclismo , notadamente às trilhas, bem articulado, presença contagiante, um “figuraço”, enfim.  No encontro ficamos certos de que iramos fazer uma visita ao pedal do muraldeaventuras, brevemente. Paulo garantiu, além da visita, uma pedalada no grupo. Eu e Buga vamos preferir apenas visitar e fotografar , pois não agüentamos o pique do pessoal, dizendo Buga: “isto não me pertence mais”. A mim, nunca pertenceu. Acho que já nasci jabuti nos meus pedais.

Após o papo, vídeo , foto, Paulo seguiu o Élson para dar seu primeiro treino no mural. Foram subir a ladeira da Barra. Eu e Buga seguimos , demos uma parada no SPEEDO LANCHES, em Ondina, onde encontramos o Tiago Bugarin em uma destas coincidências. Reidratávamo-nos  quando reaparece o Paulo Vilares que, após sentar em nossa mesa declara  o que já sabíamos: “Quando eu estava em  um terço da ladeira, Elson já estava no topo... Tenho que treinar muito para acompanhá-lo.” “Élson me humilhou!!”

Após este encontro, Paulo seguiu para o Rio Vermelho, para visitar seus país e nós retornamos para nossas casas.

Buga ficou um tempo aguardando um ciclista que está chegando em Salvador e quer um apoio para conhecer nossa cidade. Como não houve contato,despedimo-nos , terminando assim nosso jabutis; hoje sem a merenda no Apipão , vencida pela “concorrência “ do SPEEDO LANCHES, em Ondina.

Um belo passeio, que não só foi melhor porque  três componentes de carteirinhas do Jabutis que esperávamos para hoje não puderam comparecer: Itana, Rose e Deraldo Dias.

Fizemos fotos e vídeos que serão postados no muraldebugarin.com, bikebook.blogspot.com e no you tube.

Obrigado ao Jornal à Tarde pela atenção dada aos nossos movimentos, cuja divulgação com certeza levarão mais pessoas a tomar consciência de que gestos simples, baratos, sem carregar peso, podem contribuir para melhorar o mundo, como a distribuição de livros usados em um equipamento tão simples como a bicicleta;  da melhor forma: passeando.

Sempre estávamos levando livros para a Biblioteca do Calabar porque, nas proximidades de onde moramos  é a que percebemos a melhor organização e certeza de que está sempre aberta à sua comunidade.

Já fizemos um passeio para doação de livros para a Associação do Roça do Sabino, Tomamos conhecimento de que os livros estão sendo usados, o que muito nos alegra , estimulando-nos a dar novos passeios por lá para levar mais livros.

Locais e pessoas que recebem livros usados estão relacionados no muraldebugarin.com e no bikebook.blogspot.com, a exemplo de Igreja da Vitoria, Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba, Senhor Alfredo, na Sete Portas, ao lado do Mercado da Sete Portas, entre outras.

-Quem viajar para o interior, lever um livro ou uma revista e faça doação a crianças ou a bibliotecas comunitaria. 



itanamangieri@gmail.com


=====================================================
vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=C8C4XyO2nbU – Élson do muralde aventuras

===========================================
http://www.youtube.com/watch?v=eJpTSlKaQS4   - doando livros na biblioteca do Calabar
=====================

===========VEJAM FOTOS NO MURALDEBUGARIN.COM, EM "galeria do mural"