Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 24 de julho de 2010
BUGA, MEU HEROI!!
Buga , Alberto Bugarin, é pioneiro em grupos organizados de passeios e de blogs ciclisticos em Salvador. Muito querido em nosso meio , e até em outras searas, como fotografia, motociclismo, mergulho, ativismo ecologico, por onde passa a pé, de bicicleta, carro, avião canoa, voando ou na paleta é motivo para muitas saudações. Se algum politico andasse com ele pelas ruas, os transeutes iriam perguntar: "Quem é este que está com voce, Buga?". Todos admiram este figuraço. Mas confesso que tenho medo quando vejo o Buga pedalando ao lado, em frente, próximo aos carros, notadamente ônibus, achando que alguem, em carro,irá respeitá-lo. Buga é um dos grandes parceiros do Jabutis Vagarosos os quais, entre eles eu, se assustam com a sua coragem , enfretando os inimigos dos pedais, nossos motoristas mal educados. Confesso que não tenho medo de pedalar nas ruas de Salvador, mesmo nas mais movimentadas de carros. Mas destes me protejo, fugindo, descendo da bicicleta, empurrando-a em locais mais apertados, confusos, agressivos. Confesso que, pedalar do jeito que o Buga relata, no texto abaixo, enfrentando os "animais " do nosso transito, jamais! Ainda bem que nós, eu Itana, Rose e outros companheiros de pedal não o acompanhamos na guerra que hoje ele travou em busca de utilitarios domésticos. Faria o mesmo trajeto em minha bike; jamais, porém, guerreando como ele descreve.
Peço aos nossos leitores, aos que têm compromisso com a boa educação , respeito pelo próximo e pela vida, para repassarem para seus amigos, parentes, primos, cabelereiros, todos enfim, motoristas ou passageiros, vamos respeitar a vida, as pessoas, o ciclista. Todos nós pagamos os impostos que permitem a construção e conservaçao das pistas, passseios, bens públicos. Digam, por favor, a todos: a rua não é só do carro . A lei autoriza que o ciclista pedale nas mesmas pistas destinadas aos carros. No transito a bicicleta tem preferencia; o motorista, ao ultrapassar um cicista deve manter uma distancia de um metro e meio . ISTO É GARANTIDO PELO CONDIGO NASCIONAL DE TRANSITO. Acho que as escolas, os pais , a familia, o patrão, as escolas de transito esquecem de passar estas lições para seus alunos; ou nossos motoristas, não todos, claro, são animais irracionais, embrutecidos, irresponsáveis, que matam mais gente no transito do que morrem pessoas em muitas guerras declaradas em nosso planeta. O Brasil é um dos paises que mais mata gente no transito.
Recentemente, mais um morte decorrente de acidente, envolvendo o filho de uma das mais queridas atrizes do Brasil. Esta é uma cena comum em nosso País. A mairia só ficamos sabendo quando envolve pessoas conheidas, ou em caso de grandes tragédias envolvendo número elevado de pessoas. Mas este fato, lamentavelmente, por demais comum, em todas as horas, dias, minutos. Apos agredir ou matar alguem no transito, o motorista apresenta-se a uma delegacia ,vai para casa, um pouco triste, talvez, na primeira semana após o fato para em seguida, não poucas vezes, voltar ao volante para agedir, matar, mutilar pessoas. Não são poucas as reincidencia de agressões , mortes causadas pelo mesmo motorista.É só examinar as estatisticas.
Confesso Buga, não tenho coragem de enfrentar, do seu jeito, estes animais.
Ainda bem que herói não morre!!
2010_07_23 UM JABUTI SUPER VAGAROSO
Na estrada do côco, saindo do antigo quatro rodas hoje o Hotel Deville em direção ao Estella a fim de comprar um chuveiro, como tinha que parar em muitos lugares fui de bike, não encontrando no Estella fui adiante, praia do Flamengo nada, peguei a orla passei pelo cartodomo e entrei em Lauro de Freitas percorrendo toda e indo sair na Estrada do Côco em frente ao bom preço rsss, aproveitando para passar na Deca e nada continuei pela via em direção a Itapoã, ai imaginei como estaria o jabuti Valci naquele inferno de carros apresados, acho que pararia a cada centímetro, mais a frente resolvi subir Itinga que ladeira saltei e empurrei kkkk sem trauma, indo até ao Contrumix achado ali o chuveiro, comprei botei na muchila e de volata a pista principal, para trocar de faixa não tem sinaleira, nem ponte, nada, tem que ser na tora e risco, passando pelo viaduto em direção a Alameda da Praia onde tem uma ciclofaixa, seria tranquila se os motoristas a respeitassem, tive que vir ligado e mandando os motorista para a faixa de rolamento deles, alguns se tocavam e pediam desculpas, e lá fui eu até em casa, mais ou menos uns 40 km.
Para quem estava meio parado pela chuva e outros compromisso, não estava tão ruim assim.
A próxima pedalada será neste domingo pelo centro se Deus quiser e S. Pedro permitir rsss.
Sem fotos
Alberto Bugarin
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Click no link para ver tudo
http://www.salvadorupdate.com/salvadorupdate/index.php?option=com_k2&view=itemlist&layout=category&task=category&id=43&Itemid=70#
ALMA SECRETA, DE ANA LUCIA MARIZ
Aexposição de Ana Lucia Mariz composta por cerca de 30 imagens, todas em preto e branco, feitas a partir da técnica light painting, cria um mundo imaginário extraído de sonhos e da realidade cotidiana. Sob curadoria de Diógenes Moura, a série de fotografias de Ana Lucia Mariz traz justamente uma posição inversa a esses processos de tempo perdido. A fotógrafa percorreu ruínas e demolições em São Paulo, capital, e cidades do interior: de Santos, Sorocaba e Rio Claro, e na Bahia, em Salvador, Praia do Forte, Cachoeira e Ilha de Itaparica.
O A Gosto da Fotografia chega ao sexto ano com uma programação de exposições, palestras, filmes e oficinas nos principais museus e espaços culturais da capital baiana. O projeto é realizado pelo Instituto Casa da Photographia, de Salvador, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e patrocinado pela Oi e Fazcultura, programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e tem apoio da Oi Futuro.
Por Sidney Rocharte
O quê: Alma Secreta
Quando: De 3/08 até 12/09, terça a sexta, 14h às 19h. Sábado, domingo e feriados: 14h30 ás 18h30.
Onde: Museu da Misericórdia, Rua Da Misericórdia, nº 6, Centro (Praça da Sé) - Salvador – Bahia
Quanto: Entrada Gratuita
LIVROS USADOS, DOAÇÃO
click nos links nos links abaixo.
Olhar Crítico
quinta-feira, 22 de julho de 2010
DIA DE CHUVA NA AV.PARALELA
Motivos que nos fazem atrasar na chegada ao trabalho pela manhã em dias de chuva:
- Preguiça na cama ouvindo barulho da chuva;
- Banho um pouco mais demorado;
- Aguardar um ônibus atrasado e lotado;
- Ruas esburacadas;
- Veículos colididos, quebrados ou com pneus furados;
- Trânsito leeeeeeeento;
- Discussões banais;
- Taxistas malabaristas;
- Motoqueiros e motoristas estressados;
- Via exclusiva para ônibus !!!!!!!!
Via exclusiva para ônibus ??????
E isso funciona ?????? rsrs
Convite - Série Sementes de Luz!
Gostaria de agradecer a todos que compareceram ao dia 17/07 - Muita luz a todos!!!
E Espero você para um novo encontro no dia 24/07. Iremos conversar, debater e ouvir muito sobre temas convidativos.
A entrada é Franca e todos são bem vindos!
24/07/2010 - 15:00 às 18:00h
4- “Oráculos”
Antônio Brandão – Tarólogo.
5- “Fisiognomia – A Linguagem do Rosto”
RiCáBarros – Terapeuta Ayurvédico.
6- “Astrologia Kármica e Humanística”
Gicele Alakija – Psicóloga, Astróloga.
O local:
Ed. Tropicália, nº 81, sala 301 - A. Simon Bolivar / Rua Anquises Reis - Jardim Armação (Ao lado do centro de Convenções).
Informações: 8219.7683
quarta-feira, 21 de julho de 2010
PESSIMO TITULO PARA NOSSA CAPITAL
Cidade turística, conhecida pelas belezas naturais, sofre com elevados índices de violência
Salvador é a capital brasileira com o maior índice de mortes causadas por armas de fogo. A conclusão partiu de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A pesquisa revelou que o uso de armas de fogo não diminuiu com a promulgação do Estatuto do Desarmamento, em 2003, e que o número de homicídios continua crescendo. Em algumas partes do Brasil é equivalente ao número de mortes em períodos de guerra.O levantamento avalia dados entre 1996 e 2008 e identifica que o uso de armas na prática de homicídios cresceu 12%.
A Bahia é o terceiro estado no ranking das armas de fogo, com 80,1%, dos 1.878 casos. Em primeiro lugar está Alagoas com 84,6% e em segundo está o Rio de Janeiro com 81,4%. Nas capitais, os dados preliminares de 2008 apontam que Salvador (BA) lidera o ranking. Do total de 1.720 homicídios, 92,6% foram praticados com arma de fogo. Maceió, que foi líder da lista em 2007, caiu para segundo com o índice de 92,1%. Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) completam o topo: 89,4%, 88,6% e 88%, respectivamente.
MAIS DETALHE NO WWW.FOLHADORECONCAVO.COM.BR
MUNDAO PEDALARÁ ATÉ BOM JESUS DA LAPA.
Sapiranga 25/0
Característica da trilha:
DATA: 25/07/2010 (Domingo).
LOCAL DE ENCONTRO: Bompreço Lauro de Freitas após entrada de Buraquinho.
HORÁRIO: Concentração as 06:30h, Saída as 07:00h.
DIFICULDADE: MÉDIO PARA QUEM ESTA ACOSTUMADO A PEDALAR.
Mais detalhes no blog Pedalada da Noite http://pedaladadanoite.blog.
terça-feira, 20 de julho de 2010
MUNDAO, DE SALVADOR A BOM JEUS DA LAPA PEDALANDO.
EUCLIDES DA CUNHA E O SERTÃO DE CANUDOS.
WWW.FOLHADORECONCAVO.COM.BR
VISITE OS VIDEOS DE BIKEBOOK.COM.BR
Noticia triste para o jornalismo brasileiro: Grande reduto, uma das maiores escolas do nosso jornalismo, não mais está circulando a edição impressa do Jornal do Brasil. Será apenas um site.
leia a folhado reconcavo.com.br. Veja nossos videos, pesquisando em bikebook.com.br, muraldebugarin.com, valci barreto
WWW.FOLHADORECONCAVO.COM.BR
DIA DO AMIGO
Temos tantos amigos, tão próximos, tão distantes, tão silenciosos, tão amados,
tão queridos, tão, tão, tão ....
Deixo aqui registrado o carinho especial que tenho e divido com os Jabutis.
Encontrei uma imagem que me identifica com o clima, com o respeito, com
as sensações, com as alegrias e com as intenções com que nos dedicamos,
nos comunicamos e nos encontramos nos bastidores do
Mural de Bugarin e BikeBook !!!
Muito bom ter AMIGOS JABUTIS assim !!!
Itaninha
segunda-feira, 19 de julho de 2010
SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO, MINGAU DE GAL
Quando passo por lá, notadamente quando vou para audiencias na Justiça do Trabalho me deliciou com o Mingal da Gal, ou Mingau de Gal, ou Mingau da Lia, seja qual for o nome, o mingau e muncunzá são deliciosos, temperados ainda com a simpatia e bom humor da turma. Está aí o video da turma.
http://www.youtube.com/watch?v=1UIO4x2o3jY
Cinqüentão começa corrida de Paris a Pequim
Fuchs já tem no seu currículo façanhas como os percursos Paris-Barcelona e Paris-Atenas. Com essas experiências, ele afirma que não teme o cansaço. "Isso pode parecer surpreendente, mas o esforço que terei de fazer não será tão intenso como vocês imaginam. Se vocês pensarem no que fazia um mineiro ou um agricultor há um século e meio, antes da mecanização do trabalho, eles tinham que se esforçar muito mais do que nós", declarou Fuchs à agência Reuters antes de sua partida, em Paris, na sexta-feira passada (foto).
"Tenho uma passada bem curta, perto do chão, muito econômica e uma grande facilidade de recuperação", acrescentou.
Patrocinado pela Dassault Systémes, o desafio a ser enfrentado por Fuchs servirá também para estudos científicos. Seu pé será acompanhado em três dmensões e serão observadas as conseqüências da fadiga e das contrações físicas durante uma corrida de longa distância.
A análise dos resultados poderá ajudar a melhorar a concepção de próteses, o desenvolvimento de novos modelos de sapatos esportivos ou a elaboração de programas de treinamento para esportistas de alto nível.
domingo, 18 de julho de 2010
VA DE BIKE
=vejam outros videos nossos,no you tube, pesquisando por valci barreto, bikebook.com.br, muraldebugarin.com, passeiso ciclisticos.
viste o muraldebugarin.com e veja a galeria de fotos.
Alongamento para ciclistas
O mundo bike por quem pedala |
|
Ciclistas são renomados por suas grande capacidade cardiovascular e coxas monstruosas, mas quando o assunto é alongamento as coisas não são nada fenomenais.
Quando pensamos nos movimentos que fazemos durante o pedal temos apenas uma ação repetitiva com uma amplitude limitada. As pernas nunca se estendem ou flexionam completamente. As suas juntas nunca são acionadas completamente. Com o tempo, isso pode resultar em um “encurtamento” das fibras musculares. Para alguns, isso não importa muito, pois não afeta na potência, mas olhando por outro lado pode ser problema.
Cientistas ainda debatem fortemente se o alongamento é benéfico ou prejudicial para os atletas, ou ainda, se não faz diferença alguma. Uma recente pesquisa publicada no Journal of Strength and Conditioning, relatou que os piores atletas testados quanto a alongamentos das costa e flexibilidade em geral foram os melhores no consumo de energias para correr.
No ciclismo os movimentos envolvidos no pedalar são diferente da corrida e caminhada. Menos naturais eles provocam um desbalanceamento muscular e mudança de postura.
Como exemplo, a posição inclinada à frente dos speedeiros tende a fazer os músculos flexores do quadríl mais curtos e tensos. Isto causa uma inclinação pélvica e um excessivo arqueamento da parte inferior das costas.
Este tipo de mudança de postura pode levar a problemas crônicos na parte inferior das costas causando dores que afetam o dia a dia. Isto sem contar a diminuição do desempenho pedalando. Com a musculatura contraída, os ossos saem de alinhamento podendo causar dores e risco de contusões. Para conseguir uma boa postura aerodinâmica na bike é necessária uma boa amplitude de movimento dos quadris e costas, afirmam os fisioterapeutas.
Sem essa flexibilidade de costas e quadris sua potência de pernas fica reduzida porque os músculos do glúteo não produzem o máximo que podem. Fora isso, a rigidez da parte inferior das costas provoca uma sobrecarga dos braços, ombros e pescoço provocando dores nesses pontos.
Em modalidades como BMX o alongamento é essencial, pois a movimentação de quadris e joelhos não é reta como na speed. E mesmo para quem pedala speed dentro de triátlon, estar alongado beneficia as outras modalidades da prova, como a corrida e a natação.
O alongamento sugerido para o ciclismo não tem nada a ver com passar as pernas pelos ombros ou tocar os calcanhares virando para trás. O que você precisa é manter uma amplitude de movimentos de quadril e costas que lhe permita pedalar confortavelmente e com eficiência, além de conseguir adaptar sua posição de pedal quando necessário.
Se você só pratica o ciclismo é necessário considerar os músculos e ligamentos que você não usa para pedalar. Deixá-los esquecidos por completo também diminui a flexibilidade geral.
Não há uma receita que sirva para todos os ciclistas. A chave para os exercícios de alongamento para quem pedala é reverter à posição assumida em cima do selim. Segundo alguns ciclistas mais experientes, a Yoga é um perfeito complemento.
Perguntas freqüentes sobre alongamentos.
Quando é o momento para alongar? Antes do pedal não é um bom momento. Seus músculos estão frios, mais sujeitos a contusões. Além disso, o alongamento estático (no qual você segura uma posição fixa) pode reduzir a potência das pernas por até uma hora. Antes do pedal, você deve se valer dos alongamentos dinâmicos para esquentar um pouco a musculatura. Procure exercícios para movimentar as juntas.
A série de yoga “Saudação ao Sol” é uma boa dica para aquecer o corpo e alongar em geral os músculos. Depois do pedal, uma série de alongamentos estáticos ajuda a retornar os músculos à posição de repouso e ajuda a desenvolver o comprimento em músculos encurtados.
Por quanto tempo eu devo alongar? Você deve dar o tempo para que o alongamento se estabeleça.Isso acontece quando o músculo relaxa e para de tentar se “proteger” do esticamento. O mínimo deve ser 20 segundos, mas 60 segundos ou mais incrementa a flexibilidade.
Quantas vezes devo alongar cada músculo? O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) recomenda que cada alongamento deve ser feito de duas a quarto vezes.
O quanto eu devo forçar no alongamento? Alongar não deve ser doloroso, mas deve haver algum desconforto e tensão. Você deve sentir que esta esticando.
Com que frequência eu devo alongar? A recomendação é de no mínimo duas vezes por semana.
Alongamentos indicados para ciclistas com base na yoga
Oito posições de yoga que proporcionam um alongamento eficiente pra ciclistas
Alongamento de panturrilha contra a parede
Após um breve aquecimento, comece com essa pose de yoga muito comum usada por corredores e em diversas modalidades. Fique contra a parede com as palmas das mãos apoiadas na altura dos ombros e os pés apontados para frente. Leve uma perna para trás cerca de meio metro e faça com que o calcanhar toque o solo também. Sempre mantendo o pé apontado reto para frente.
Lentamente dobre a perna da frente mantendo o joelho da perna de trás esticado e a planta do é colada ao solo. Você deve sentir o maior músculo da panturrilha sendo esticado. Se você dobrar levemente o joelho da perna de trás vai sentir a parte mais perto do tornozelo. Segure por 20 segundos em cada posição. Depois troque de perna e repita o alongamento pra outra perna.
Posição do cachorro (Adho Mukha Svanasana)
Uma posição para múltiplos alongamentos. Ela alonga e alivia as tensões ao longo da espinha dorsal, abrem os quadris e estica a parte de trás das pernas. Se o músculo posterior da coxa estiver muito contraído, você pode deixar as pernas mais afastadas e/ou dobre levemente os joelhos. Comece ajoelhado apoiando as mãos no chão e os pés com os dedos dobrados.
Soltando o ar, e mantendo os dedos dobrados, suba os joelhos do solo estendendo as pernas e levantando seu traseiro. Tente fazer com que os calcanhares toquem o solo. Para isso, use os braços empurrando seu corpo para trás e o peito em direção aos joelhos. Tente ao máximo projetar o traseiro pra trás. Repita algumas vezes o movimento respirando umas cinco vezes em cada vez que formar a pose.
Pernas expandidas (Prasarita Padottanasana)
Comece com os pés bem afastados (quando mais você afastar as pernas, mais fácil vai ser para o posterior da coxa). Colocando as mãos no quadril, inspire fundo e vá descendo o tronco soltando o ar e avnçando o máximo que puder. Se os posteriores estiverem muito ruins, dobre um pouco os joelhos.
Variação A: Coloque suas mãos numa cadeira ou pilha de livros que esteja em nível inferior aos ombros. Vá avançando até posicionar as mãos entre os pés. Se conseguir desça até os antebraços encostarem no chão.
Alongamento de quadril
Este alongamento é um preparatório para as costas. Este exercício foca no quadríceps e flexores do quadril. Eventualmente ajuda na coluna, em abrir o peito e nos músculos do ombro. Comece ajoelhado.Coloque um tapete ou cobertor sob os joelhos se ficar desconfortável demais direto no chão. Tire o joelho direito do chão levando-o a frente e posicionando o pé plantado ao chão e apontado para frente. Mantenha a postura ereta e levante a canela que ficou encostada no chão apontando o pé para o teto.
Observe que a canela da perna a frete deve formar um ângulo reto com o chão. Para forçar mais, basta que o pé a frete fique mais longe do quadril.
Posição do Camelo (Ustrasana)
Esta posição de yoga alonga a virilha, coxas e as costas. Ainda estica o peitoral, ombros e o pescoço.Comece de joelhos sentado sobre os calcanhares. Apoie as mãos nos pés e comece a elevar o corpo projetando o quadril a frente e deixando a cabeça pender para trás.
Inspire e comece a levantar enquanto expira. Tente olhar para a parede atrás de você. Se caso não conseguir a flexibilidade para manter as mãos nos calcanhares, use uma pilha de livros atrás de você para apoiar. Na posição final, respire umas cinco vezes.
Alongamento do glúteo e quadril
Esse passo proporciona um alongamento profundo nos glúteos e abre o quadril. Sentado em uma cadeira, mantenha o pé bem plantado ao chão e direcionado a para frente. Cruze a outra perna sobre a coxa, inspire e mantendo a coluna reta avance dobrando o tronco à frente sobre a perna dobrada. Solte o ar ao dobrar o tronco.
Respire ao menos 5 vezes e tente abraçar a perna dobrada.
Torção de tronco (Athara Parivartanasana)
Esta posição é boa para quem tem as costas durinhas. Ela relaxa completamente a espinha dorsal, quadril e ombros. E ainda alivia a lombar. Deite sobre o chão com os joelhos dobrados e próximos ao peito. Inspire e ao soltar o ar leve os joelhos para um dos lados torcendo o tronco. Mantenha os braços abertos para segurar o ombro encostado no solo e repita o movimento do outro lado.
Posição angulada (Salamba Supta Baddha Khonasana)
Este posição de yoga ajuda a relaxar a zona mais exigida nos ciclistas. Você pode ficar nela o tempo que quiser. Comece sentado e posicione as plantas dos pés uma contra a outra. Mantenha os pés na posição e deite. Tente ficar entre 5 a 10 minutos assim.
Pronto, você estará alongado para pedalar mais e melhor.