sábado, 24 de julho de 2010

BUGA, MEU HEROI!!





Buga , Alberto Bugarin, é pioneiro em grupos organizados de passeios e de blogs  ciclisticos em Salvador. Muito querido em nosso meio , e até em outras searas, como fotografia, motociclismo, mergulho, ativismo ecologico, por onde passa a pé, de bicicleta, carro, avião canoa, voando ou na paleta  é motivo para muitas saudações. Se algum politico andasse  com ele pelas ruas, os transeutes iriam perguntar: "Quem é este que está com voce, Buga?". Todos admiram este figuraço. Mas confesso que tenho medo quando vejo o Buga pedalando ao lado, em frente, próximo aos carros, notadamente ônibus, achando que alguem, em carro,irá  respeitá-lo. Buga é um dos grandes parceiros do Jabutis Vagarosos os quais, entre eles eu,  se assustam com a sua coragem , enfretando os inimigos dos pedais, nossos motoristas mal educados. Confesso que não tenho medo de pedalar nas ruas de Salvador,  mesmo nas mais  movimentadas de carros.  Mas destes me protejo, fugindo, descendo da bicicleta, empurrando-a em locais mais apertados, confusos,  agressivos. Confesso que, pedalar do jeito que o Buga relata, no texto abaixo,  enfrentando os "animais " do nosso transito,  jamais! Ainda bem que nós, eu Itana, Rose e outros companheiros de pedal  não o acompanhamos na guerra que hoje ele travou em busca de utilitarios domésticos. Faria o mesmo trajeto em minha bike; jamais, porém, guerreando como ele descreve.
Peço aos nossos leitores, aos que têm compromisso com a boa educação , respeito pelo próximo e pela vida, para repassarem para seus amigos, parentes, primos, cabelereiros, todos enfim, motoristas ou passageiros, vamos respeitar a vida, as pessoas, o ciclista. Todos nós pagamos os impostos que permitem a construção e conservaçao das pistas, passseios, bens públicos. Digam, por favor, a todos: a  rua não é só do carro . A lei autoriza que o ciclista pedale nas mesmas pistas destinadas aos carros. No transito a bicicleta tem preferencia; o motorista, ao ultrapassar um cicista deve manter uma distancia de um metro e meio . ISTO É GARANTIDO PELO CONDIGO NASCIONAL DE TRANSITO. Acho que as escolas, os pais , a familia, o patrão, as escolas de transito esquecem de passar estas lições para seus alunos; ou nossos motoristas, não todos, claro, são animais irracionais, embrutecidos, irresponsáveis, que matam  mais gente no transito do que morrem pessoas em muitas guerras declaradas em nosso planeta. O Brasil é um dos paises que mais mata gente no transito.

Recentemente, mais um morte decorrente de acidente, envolvendo o filho de uma das mais queridas atrizes do Brasil.  Esta é uma cena comum em nosso País. A mairia só ficamos sabendo quando envolve pessoas conheidas, ou em caso de grandes tragédias envolvendo número elevado de pessoas.  Mas este fato, lamentavelmente, por demais comum, em todas as horas, dias, minutos. Apos agredir ou matar alguem no transito, o motorista  apresenta-se a uma delegacia ,vai para casa, um pouco triste, talvez, na primeira semana após o fato para em seguida, não poucas vezes, voltar ao volante para agedir, matar, mutilar pessoas. Não são poucas as reincidencia de agressões , mortes causadas pelo mesmo motorista.É só examinar as  estatisticas.

Confesso Buga, não tenho coragem de enfrentar, do seu jeito, estes animais.
Ainda bem que herói não morre!!

2010_07_23 UM JABUTI SUPER VAGAROSO

Na estrada do côco, saindo do antigo quatro rodas hoje o Hotel Deville em direção ao Estella a fim de comprar um chuveiro, como tinha que parar em muitos lugares fui de bike, não encontrando no Estella fui adiante, praia do Flamengo nada, peguei a orla passei pelo cartodomo e entrei em Lauro de Freitas percorrendo toda e indo sair na Estrada do Côco em frente ao bom preço rsss, aproveitando para passar na Deca e nada continuei pela via em direção a Itapoã, ai imaginei como estaria o jabuti Valci naquele inferno de carros apresados, acho que pararia a cada centímetro, mais a frente resolvi subir Itinga que ladeira saltei e empurrei kkkk sem trauma, indo até ao Contrumix achado ali o chuveiro, comprei botei na muchila e de volata a pista principal, para trocar de faixa não tem sinaleira, nem ponte, nada, tem que ser na tora e risco, passando pelo viaduto em direção a Alameda da Praia onde tem uma ciclofaixa, seria tranquila se os motoristas a respeitassem, tive que vir ligado e mandando os motorista para a faixa de rolamento deles, alguns se tocavam e pediam desculpas, e lá fui eu até em casa, mais ou menos uns 40 km.

Para quem estava meio parado pela chuva e outros compromisso, não estava tão ruim assim.

A próxima pedalada será neste domingo pelo centro se Deus quiser e S. Pedro permitir rsss.

Sem fotos

Alberto Bugarin

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Click no link para ver tudo

http://www.salvadorupdate.com/salvadorupdate/index.php?option=com_k2&view=itemlist&layout=category&task=category&id=43&Itemid=70#


ALMA SECRETA, DE ANA LUCIA MARIZ

Alma Secreta (Carandiru) foto Ana Lucia Mariz

Alma Secreta (Carandiru) foto Ana Lucia Mariz


Aexposição de Ana Lucia Mariz composta por cerca de 30 imagens, todas em preto e branco, feitas a partir da técnica light painting, cria um mundo imaginário extraído de sonhos e da realidade cotidiana. Sob curadoria de Diógenes Moura, a série de fotografias de Ana Lucia Mariz traz justamente uma posição inversa a esses processos de tempo perdido. A fotógrafa percorreu ruínas e demolições em São Paulo, capital, e cidades do interior: de Santos, Sorocaba e Rio Claro, e na Bahia, em Salvador, Praia do Forte, Cachoeira e Ilha de Itaparica.
O A Gosto da Fotografia chega ao sexto ano com uma programação de exposições, palestras, filmes e oficinas nos principais museus e espaços culturais da capital baiana. O projeto é realizado pelo Instituto Casa da Photographia, de Salvador, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e patrocinado pela Oi e Fazcultura, programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e tem apoio da Oi Futuro.

Por Sidney Rocharte

O quê: Alma Secreta
Quando: De 3/08 até 12/09, terça a sexta, 14h às 19h. Sábado, domingo e feriados: 14h30 ás 18h30.
Onde: Museu da Misericórdia, Rua Da Misericórdia, nº 6, Centro (Praça da Sé) - Salvador – Bahia
Quanto: Entrada Gratuita



doção livros

doaçao de livros.

LIVROS USADOS, DOAÇÃO


Aproveitamos tres horas sem audiencias e sem pedal, nesta sexta feira, e fomos buscar livros doados pela Escola Batista Brasileira, através da simpáticas bibliotecaria Mary e advogada Neuza Rezede. Estes livros são destinados à formação da FUNDAÇÃO INSTRUIR, com sede já definida e estatuto em elaboração. Um dos membros é o advogado Paulo Vilares.
==============================================
Mary , bibliotecária da Escola Batista Brasileira, recebe e faz doações de livros.

Neste vídeo, doação para a fundação INSTRUIR, em formação, através dos advogados Paulo e Valci Barreto.


click nos links nos links abaixo.

Olhar Crítico




Estamos na época de votar, vejam que o prefeito e governador que dê uma olhada para o centro histórico, e o centro histórico começa na praça Castro Alves subindo tem a Rua da Ajuda mas a frente tem uma igreja gótica, do lado direito da igreja tem a Rua do Tesouro que está interditado mas a frente tem outra rua que se encontra, esta foto panorâmica do lado esquerdo este prédio pintado de azul era um Bilhar com mesas de mogno oficial bolas de marfim e um bar, de frente tem um casarão amarelo de junto já foi um cartório por muitos anos, mas estão desabando, hoje é uma estacionamento.
A outra foto é de um prédio de linda arquitetura que segundo um amigo agora será museu afro, que pelo menos foi recuperado e logo sera liberado para visitação.
Então pense bem, seu voto é muito importante para a recuperação da cidade, você pode achar que isso é só para beneficiar turista, mas você também ganha tanto em visitação e cultura como também em dinheiro, em média o turista gasta por dia 250 dolares e esse dinheiro vai girar por todo canto.
Bugarin





quinta-feira, 22 de julho de 2010

DIA DE CHUVA NA AV.PARALELA

(Texto: Itana Mangieri)
Motivos que nos fazem atrasar na chegada ao trabalho pela manhã em dias de chuva:
- Preguiça na cama ouvindo barulho da chuva;
- Banho um pouco mais demorado;
- Aguardar um ônibus atrasado e lotado;
- Ruas esburacadas;
- Veículos colididos, quebrados ou com pneus furados;
- Trânsito leeeeeeeento;
- Discussões banais;
- Taxistas malabaristas;
- Motoqueiros e motoristas estressados;
- Via exclusiva para ônibus !!!!!!!!

Via exclusiva para ônibus ??????
E isso funciona ?????? rsrs









Convite - Série Sementes de Luz!

OLá!

Gostaria de agradecer a todos que compareceram ao dia 17/07 - Muita luz a todos!!!
E Espero você para um novo encontro no dia 24/07. Iremos conversar, debater e ouvir muito sobre temas convidativos.
A entrada é Franca e todos são bem vindos!

24/07/2010 - 15:00 às 18:00h

4- Oráculos”

Antônio Brandão – Tarólogo.

5- “Fisiognomia – A Linguagem do Rosto

RiCáBarros – Terapeuta Ayurvédico.

6- “Astrologia Kármica e Humanística”

Gicele Alakija – Psicóloga, Astróloga.


O local:

Ed. Tropicália, nº 81, sala 301 - A. Simon Bolivar / Rua Anquises Reis - Jardim Armação (Ao lado do centro de Convenções).

Informações: 8219.7683

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PESSIMO TITULO PARA NOSSA CAPITAL

salvador é a capital do País com maior índice de mortes por arma de fogo


Cidade turística, conhecida pelas belezas naturais, sofre com elevados índices de violência

Salvador é a capital brasileira com o maior índice de mortes causadas por armas de fogo. A conclusão partiu de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A pesquisa revelou que o uso de armas de fogo não diminuiu com a promulgação do Estatuto do Desarmamento, em 2003, e que o número de homicídios continua crescendo. Em algumas partes do Brasil é equivalente ao número de mortes em períodos de guerra.



O levantamento avalia dados entre 1996 e 2008 e identifica que o uso de armas na prática de homicídios cresceu 12%.

A Bahia é o terceiro estado no ranking das armas de fogo, com 80,1%, dos 1.878 casos. Em primeiro lugar está Alagoas com 84,6% e em segundo está o Rio de Janeiro com 81,4%. Nas capitais, os dados preliminares de 2008 apontam que Salvador (BA) lidera o ranking. Do total de 1.720 homicídios, 92,6% foram praticados com arma de fogo. Maceió, que foi líder da lista em 2007, caiu para segundo com o índice de 92,1%. Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) completam o topo: 89,4%, 88,6% e 88%, respectivamente.


MAIS DETALHE NO WWW.FOLHADORECONCAVO.COM.BR

MUNDAO PEDALARÁ ATÉ BOM JESUS DA LAPA.

http://1.bp.blogspot.com/_7gR1BB1QB5o/SKN6Mb06GPI/AAAAAAAABAw/qS8PG7WSR-4/s400/mundao.jpgEntre Valci e Dona Deja está Mundão, que pedalará de Salvador até Bom Jesus da Lapa.

Sapiranga 25/0

enviado por Pedalada da Noite
Ola Turma
Domingo 25 de julho tem trilha em Sapiranga
A trilha: 30km, Ponto de partida e chegada na Igreja de Malhada – Mata de São João, Parte da trilha na reserva de Sapiranga e Itacimirim, travessia do rio Pojuca em dois pontos, estradão, Singles Tracks e Mata Fechada
Característica da trilha:
DATA: 25/07/2010 (Domingo).
LOCAL DE ENCONTRO: Bompreço Lauro de Freitas após entrada de Buraquinho.
HORÁRIO: Concentração as 06:30h, Saída as 07:00h.
DIFICULDADE: MÉDIO PARA QUEM ESTA ACOSTUMADO A PEDALAR.
Mais detalhes no blog Pedalada da Noite http://pedaladadanoite.blog.terra.com.br

terça-feira, 20 de julho de 2010

MUNDAO, DE SALVADOR A BOM JEUS DA LAPA PEDALANDO.


Valci Barreto
Advogado, cicloativista baiano
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br


Todos os anos, no início de agosto, Mundão, funcionário da Fundação Cultural do Estado da Bahia, vai pedalando  de Salvador até as romarias de Bom Jesus da Lapa iniciando a pedalada de 820 quilometros no dia no dia  11.08.2010, em sua Barra Circular .

Já é a terceira pedalada do Mundão até a Lapa. E desta vez, diferente das outras, vai e volta pedalando.

Quem quiser participar, Mundão aceita companhia 92023472

Valcibarretoadv@yahoo.com.br


2 horas, 4 minutos atrás
O filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas, morreu na manhã de hoje após ser atropelado de madrugada quando andava de skate no Túnel Acústico, zona sul do Rio de Janeiro, na pista sentido Gávea. A informação foi confirmada pela Central Globo de Comunicação (CGCom). A via estava fechada para obras de reparo. O acidente ocorreu por volta de 1h50 na madrugada de hoje.
PUBLICIDADE
O rapaz, de 18 anos, deu entrada no Hospital Miguel Couto com politraumatismo na cabeça, no tórax, nos braços e nas pernas. A vítima chegou a ser operada, mas não resistiu e morreu pela manhã. A CGCom informou que a família ainda não definiu o horário do velório e do enterro.

EUCLIDES DA CUNHA E O SERTÃO DE CANUDOS.


LANÇAMENTO DE LIVRO EM SALVADOR

Valci Barreto
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com


No dia 21 de julho de 2010, será lançado, no Instituto Histórico e Geográfico, em Salvador, o livro EUCLIDES DA CUNHA E O SERTÃO DE CANUDOS, do escritor Dioniso da Nóbrega.

Com orelha do escritor baiano Oleone Colho Fontes, o evento será a partir das 18 horas.

Todos convidados.

WWW.FOLHADORECONCAVO.COM.BR

lEIA A FOLHADORECONCAVO.COM.BR

VISITE OS VIDEOS DE BIKEBOOK.COM.BR


Noticia triste para o jornalismo brasileiro: Grande reduto, uma das maiores escolas do nosso jornalismo, não mais está circulando a edição impressa do Jornal do Brasil. Será apenas um site.

leia a folhado reconcavo.com.br. Veja nossos videos, pesquisando em bikebook.com.br, muraldebugarin.com, valci barreto
WWW.FOLHADORECONCAVO.COM.BR

DIA DO AMIGO

Parabéns pelo DIA DO AMIGO.
Temos tantos amigos, tão próximos, tão distantes, tão silenciosos, tão amados,
tão queridos, tão, tão, tão ....
Deixo aqui registrado o carinho especial que tenho e divido com os Jabutis.
Encontrei uma imagem que me identifica com o clima, com o respeito, com
as sensações, com as alegrias e com as intenções com que nos dedicamos,
nos comunicamos e nos encontramos nos bastidores do
Mural de Bugarin e BikeBook !!!
Muito bom ter AMIGOS JABUTIS assim !!!

Itaninha

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO, MINGAU DE GAL

Atras da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro da Purificação, todas as manhãs estão lá dona Lia, Gal e o senhor Maroto, este último um seresteiro conhecido em todo o Reconcavo Baiano, vendendo um delicioso mingau.

Quando passo por lá, notadamente quando vou para audiencias na Justiça do Trabalho me deliciou com o Mingal da Gal, ou Mingau de Gal, ou Mingau da Lia, seja qual for o nome, o mingau e muncunzá são deliciosos, temperados ainda com a simpatia e bom humor da turma. Está aí o video da turma.

http://www.youtube.com/watch?v=1UIO4x2o3jY

Cinqüentão começa corrida de Paris a Pequim



Philippe Fuchs, um engenheiro de minas de 57 anos, começou em Paris um périplo de cerca de 10 mil quilômetros em direção a Pequim. Ele pretende chegar à capital da China no mês de agosto, na época dos Jogos Olímpicos. Para isso, planeja correr me média 85 quilômetros por dia durante 20 semanas.
Fuchs já tem no seu currículo façanhas como os percursos Paris-Barcelona e Paris-Atenas. Com essas experiências, ele afirma que não teme o cansaço. "Isso pode parecer surpreendente, mas o esforço que terei de fazer não será tão intenso como vocês imaginam. Se vocês pensarem no que fazia um mineiro ou um agricultor há um século e meio, antes da mecanização do trabalho, eles tinham que se esforçar muito mais do que nós", declarou Fuchs à agência Reuters antes de sua partida, em Paris, na sexta-feira passada (foto).
"Tenho uma passada bem curta, perto do chão, muito econômica e uma grande facilidade de recuperação", acrescentou.
Patrocinado pela Dassault Systémes, o desafio a ser enfrentado por Fuchs servirá também para estudos científicos. Seu pé será acompanhado em três dmensões e serão observadas as conseqüências da fadiga e das contrações físicas durante uma corrida de longa distância.
A análise dos resultados poderá ajudar a melhorar a concepção de próteses, o desenvolvimento de novos modelos de sapatos esportivos ou a elaboração de programas de treinamento para esportistas de alto nível.


domingo, 18 de julho de 2010

VA DE BIKE



Valci Barreto, advogado, cicloativista baiano, editor do bikebook.com.br.
Muraldebugarin.com.
Folhadoreconcavo.com.br
--para ver mais matérias deste site, clique, embaixo da página em”postagens mais antigas”
valcibarretoadv@yahoo.com.br

Dia nublado e feriado pela manhã é o melhor para pedalar.

.Aqui vão algumas sugestões para quem estiver pedalando na Capital baiana.


PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR.

Todo primeiro domingo do mês  há um passeio ciclístico em Salvador, envolvendo mais de mil pedalantes, com saída às 09 horas, do Dique do Tororó. O passeio é lento,  com qualquer roupa de uso comum, gratuito, educativo, filantrópico, participam pessoas de todas as idades e com  qualquer tipo de bicicleta, desde que rode. Maiores informações, inclusive roteiro, ver no  bikebook.com.br, e ou no muraldebugarin.com

DICAS PARA PASSEIOS de cicloturismo urbano em Salvador.

-Museu da Arte Moderna da Bahia, na Avenida Contorno, além das exposições , há um belo cenário em seu entorno.

-Exposição de Veículos Antigos, todo primeiro sábado de cada mês, normalmente no Parque da Cidade.

-Canto da Praça, das 09 às 12.30, O Canto da Praça,   grupo de músicos, amadores e profissionais, cantando de graça, chorinhos, sambas, MPB.

-Parque da Cidade, notadamente nos dias de shows, que são sempre gratuitos.

-Alto de Santo Antonio, Pelourinho, Dique do Tororo.

-Rua de Lazer, todo domingo, das 09 às 14 horas, ruas fechadas para o transito. Há várias atrações para todas as idades, pônei, jogos, quadriciclos, caminhadas. As crianças fazem a festas.

-Caixa Cultural, na Carlos Gomes.

-Passeio Público, Campo Grande,

-Teatro Castro Alves, nos dias de feira de livros, sempre um domingo por mês.

-Café da manhã e almoço, na Delicatessem Albane, na Pituba. Um verdadeiro café de interior: cuzcuz, banana da terra, frutas, carne do sol, ovos , variados tipos de queijos. Uma delicia. Café , almoço e janta. Em frente à sede dos Correios, inclusive domingos e feriados.

-Almoço na Escorial: comida verdadeiramente caseira,na Barra, ao lado da Associação Atlética e da Delegacia de Polícia.

SELOS, POSTAIS, MOEDAS ANTIGAS e cédulas antigas.

Em frente aos Correios, na Pituba, todos os sábados, até o meio dia, feira destes itens. Leve seus filhos que com certeza vão adorar o passeio.

Oganizando um pequeno grupo, um grande passeio é uma pedalada até Praia do Forte. Se não quiser ir pedalando, põe-se a bicicleta no bagageiro de ônibus e fica pedalando entre guarajuba e praia do forte. Em guarajuba também pode-se pegar um ônibus que leva bicicleta e pedala em Paria do Forte.

Igual passeio pode ser feito para Santo Amaro da Purificação, São Felix, cidades históricas do Recôncavo baiano.



Vejam vídeos dos nossos passeios de bicicleta em Salvador:

Jabutis vagarosos na Ribeira-


Rua de Lazer, no Farol da Barra, Wilson com  seu  pônei “faz a festa” para crianças.


Rua de lazer, farol da barra, gravado em 20.06.2010

http://www.youtube.com/watch?v=UsMu1fccPcc

=vejam outros videos nossos,no you tube, pesquisando por valci barreto, bikebook.com.br, muraldebugarin.com, passeiso ciclisticos.



viste o muraldebugarin.com e veja a galeria de fotos.

Alongamento para ciclistas


imageAlongamento para ciclistas

Ciclistas são renomados por suas grande capacidade cardiovascular e coxas monstruosas, mas quando o assunto é alongamento as coisas não são nada fenomenais.

Quando pensamos nos movimentos que fazemos durante o pedal temos apenas uma ação repetitiva com uma amplitude limitada. As pernas nunca se estendem ou flexionam completamente. As suas juntas nunca são acionadas completamente. Com o tempo, isso pode resultar em um “encurtamento” das fibras musculares. Para alguns, isso não importa muito, pois não afeta na potência, mas olhando por outro lado pode ser problema.

Cientistas ainda debatem fortemente se o alongamento é benéfico ou prejudicial para os atletas, ou ainda, se não faz diferença alguma. Uma recente pesquisa publicada no Journal of Strength and Conditioning, relatou que os piores atletas testados quanto a alongamentos das costa e flexibilidade em geral foram os melhores no consumo de energias para correr.

No ciclismo os movimentos envolvidos no pedalar são diferente da corrida e caminhada. Menos naturais eles provocam um desbalanceamento muscular e mudança de postura.

Como exemplo, a posição inclinada à frente dos speedeiros tende a fazer os músculos flexores do quadríl mais curtos e tensos. Isto causa uma inclinação pélvica e um excessivo arqueamento da parte inferior das costas.

Este tipo de mudança de postura pode levar a problemas crônicos na parte inferior das costas causando dores que afetam o dia a dia. Isto sem contar a diminuição do desempenho pedalando. Com a musculatura contraída, os ossos saem de alinhamento podendo causar dores e risco de contusões. Para conseguir uma boa postura aerodinâmica na bike é necessária uma boa amplitude de movimento dos quadris e costas, afirmam os fisioterapeutas.

Sem essa flexibilidade de costas e quadris sua potência de pernas fica reduzida porque os músculos do glúteo não produzem o máximo que podem. Fora isso, a rigidez da parte inferior das costas provoca uma sobrecarga dos braços, ombros e pescoço provocando dores nesses pontos.

Em modalidades como BMX o alongamento é essencial, pois a movimentação de quadris e joelhos não é reta como na speed. E mesmo para quem pedala speed dentro de triátlon, estar alongado beneficia as outras modalidades da prova, como a corrida e a natação.

O alongamento sugerido para o ciclismo não tem nada a ver com passar as pernas pelos ombros ou tocar os calcanhares virando para trás. O que você precisa é manter uma amplitude de movimentos de quadril e costas que lhe permita pedalar confortavelmente e com eficiência, além de conseguir adaptar sua posição de pedal quando necessário.

Se você só pratica o ciclismo é necessário considerar os músculos e ligamentos que você não usa para pedalar. Deixá-los esquecidos por completo também diminui a flexibilidade geral.

Não há uma receita que sirva para todos os ciclistas. A chave para os exercícios de alongamento para quem pedala é reverter à posição assumida em cima do selim. Segundo alguns ciclistas mais experientes, a Yoga é um perfeito complemento.

Perguntas freqüentes sobre alongamentos.

Quando é o momento para alongar? Antes do pedal não é um bom momento. Seus músculos estão frios, mais sujeitos a contusões. Além disso, o alongamento estático (no qual você segura uma posição fixa) pode reduzir a potência das pernas por até uma hora. Antes do pedal, você deve se valer dos alongamentos dinâmicos para esquentar um pouco a musculatura. Procure exercícios para movimentar as juntas.

A série de yoga “Saudação ao Sol” é uma boa dica para aquecer o corpo e alongar em geral os músculos. Depois do pedal, uma série de alongamentos estáticos ajuda a retornar os músculos à posição de repouso e ajuda a desenvolver o comprimento em músculos encurtados.

Por quanto tempo eu devo alongar? Você deve dar o tempo para que o alongamento se estabeleça.Isso acontece quando o músculo relaxa e para de tentar se “proteger” do esticamento. O mínimo deve ser 20 segundos, mas 60 segundos ou mais incrementa a flexibilidade.

Quantas vezes devo alongar cada músculo? O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) recomenda que cada alongamento deve ser feito de duas a quarto vezes.

O quanto eu devo forçar no alongamento? Alongar não deve ser doloroso, mas deve haver algum desconforto e tensão. Você deve sentir que esta esticando.

Com que frequência eu devo alongar? A recomendação é de no mínimo duas vezes por semana.

Alongamentos indicados para ciclistas com base na yoga