Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 4 de junho de 2011
MENINAS AO VENTO
Ana Elisa , Cris e Cintia ; abaixo: Cris e seu look Meninas ao Vento. Mais fotos no facebook , muraldebugarin.com e videos no you tube.
MENIAS AO VENTO DE 04.06.2011
MENINAS AO VENTO, 04.06.2011
MENINAS AO VENTO, 04.06.2011
Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
O grupo de passeio ciclístico baiano, Meninas ao Vento é que de mais revolucionário está acontecendo no movimento cicloativista baiano. A maioria dos grupos de pedais, normalmente agregam pessoas que querem fazer exercício físico e passeios noturnos normalmente rápidos, com visita a um ponto determinado e retorno imediato.
As Meninas ao Vento vão mais longe: querem vencer obstáculos como, medo da brutalidade dos motoristas de veículos, medo do movimento de carros, medo de suor e ladeira. Tudo isto estão buscando desmitificar . E estão conseguindo, vez que muitas delas já fazem o uso normal, diário de bicicleta como meio de transporte, inclusive indo a lugares antes em Salvador impensáveis como restaurantes, boates, cinemas , teatro , eventos culturais, visitas a amigos. Alem do medo, vencem os preconceitos em relação ao tipo de bicicleta e sobretudo os tipos de roupa para pedalar que podem, sim, combinar com muito charme e elegância. Muitos bicicleteiros e bicicleteiras, têm preconceitos em relação a bicicletas sem marchas; com cestinhas, buzina trintim e descanso. As Meninas ao vento, ao contrario, usam e estimulam estes equipamentos tão importantes para quem usa a bicicleta em passeios urbanos ou como meio de transporte.
Por tudo isto, não tenho duvidas de afirmar que o Meninas ao Vento não é onda passageira: veio para ficar. Os depoimentos delas, após vencidas as primeiras etapas , notadamente do medo dos carros, são animadores.
Hoje, o grupo marcou uma oficina para ensinar a passar marchas em bicicleta. Saí junto com Ana Elisa, Roque e Cintia do Porto da Barra em direção ao Jardim dos namorados local escolhido para as aulas.
No Rio Veremelho, agregaram-se outras pedalantes como Márcia, Claudia e Cris e seguimos até o Jardim dos Namorados onde comparecerem outras interessadas no movimento.
Após algumas horas de aula, o pessoal foi tomar água de coco e virou fresta, tanto para os pedalantes quanto para curiosos que passavam e paravam para tomarem informações de como fazer para entrar no mundo dos pedais.
Ajudando no alto astral da turma, apareceu Petra , uma cadelinha tão charmosa quanto as Meninas ao Vento. Papaparicagem prá lá, paparicagem prá lá, Petra, foi eleita a a mascote , madrinha do grupo e garantida a sua presença no pedal junino do meninas ao vento e irá produzida de caipira. Muita gente não se comporta tão bem em uma bicicelta , como Petra que, segundo a “mãe” ela nunca havia subindo antes em uma bicicleta.
Petra , simplesmente, fez o pessoal esquecer que estavam em aula!
Após os festejos e garantia de Pedra no pedral junino,muitas promessas de mais pessoas participar dos futuros pedais do Meninas ao Vento, retornamos para nossas casas, deixando cada uma das “Meninas” em suas casas ou nas proximidades e nos despedidos em Ondina que éramos os mesmso que iniciaram o pedal no Porto: Ana , Cintia, Roque e Valci.
Dia 05, amanha, às 09 horas, tem mais Meninas ao Vento, acompanhando o PEDAL ASBEB-IMA, a partir do Farol da Barra.
Pelo menos um Jabuti estará lá também
Vídeos e fotos podem ser vistos no muraldebugarin.com, muraldebugarin.com e face book.
Procurem por valci barreto, muraldebugarin.com, Som do Roque e Meninas ao Vento.
Apesar do nome, o Meninas agrega homens também. Eu me senti um rei, com tatá amabilidade do pessoal. Alguns outros marmanjos afirmaram setirem, verdadeiras Meninas ao Vento...de cor de rosa!
-Não revisei o texto. Vai assim mesmo.
Muito obrigado a vocês todas/os.
Agora terão que me aturar!!
Recital Orquestra Jovem do CAS - Livraria Cultura - Salvador Shopping
Imperdível!
Segunda-feira, 6 de junho às 19h
Tema: Recital Orquestra Jovem do CAS
Músicos: Alunos da Orquestra Jovem do CAS (Colégio Adventista de Salvador)
Paulo Pitta Filho – Saxofone Tenor: Sexteto de sopros e Solo em Samba de verão de Marcos Valle (acompanhado de violão)
Teatro Livraria Cultura
Salvador Shopping
Sujeito a lotação. Capacidade de 204 lugares.
Abraços,
Paulo Pitta
71 8809-3074
ORGANIZAÇÃO DE ALMOXARIFADOS
“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos” Vinícius de Moraes
Postado por Bugarin
O QUE É UM PALÍNDROMO ????
Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário.
Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido:
SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.
Diante do interesse pelo assunto (confesse, já leu a frase ao contrário), selecionamos alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões...
ANOTARAM A DATA DA MARATONA
ASSIM A AIA IA A MISSA
A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA
A DROGA DA GORDA
A MALA NADA NA LAMA
A TORRE DA DERROTA
LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA: ANIL É COR AZUL
O CÉU SUECO
O GALO AMA O LAGO
O LOBO AMA O BOLO
O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO
RIR, O BREVE VERBO RIR
A CARA RAJADA DA JARARACA
SAIRAM O TIO E OITO MARIAS
ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ
........ FANTÁSTICO ........
BAZAR ESPECIAL II
BAZAR ESPECIAL IIOportunidades variadas de produtos bacanas!
03/6 (sexta) a partir das 16h
04/6 (sábado) das 9h ás 18h
Produtos Novos com preços especiais.
Natura, lingeries, roupas masculinas e femininas, bolsas, sapatos masculinos e femininos, óculos, relógios...
Artesanatos variados, Nescesséries, Sousplats, Sequilhos, Trufas, Salgados.
Novidade! Moda Branca (para área de saúde)
Produtos Eróticos (para dia dos namorados)
LOCAL
Rua Rodrigo Argolo, 335
Ed Maison Belle Vue (Salão de festas)
RIO VERMELHO
lorenagilsiqueira@hotmail.com71 8828.6952 TIM
sexta-feira, 3 de junho de 2011
ANA ELISA COMENTA
A jornalista , cicloativista baiana, comenta:
-----------
anaÊ deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ATENÇÃO CICLISTAS DE SALVADOR":
É isso mesmo, Valci! Desmistificando a bike em Salvador!
abraços pedalantes,
Ana
===========
procure ana elisa no mennas ao vento, no facebook
==
obrigado ana.
==
spaghetti no praia dos livros veja no www.praiadoslivros.com.br
===
-----------
anaÊ deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ATENÇÃO CICLISTAS DE SALVADOR":
É isso mesmo, Valci! Desmistificando a bike em Salvador!
abraços pedalantes,
Ana
===========
procure ana elisa no mennas ao vento, no facebook
==
obrigado ana.
==
spaghetti no praia dos livros veja no www.praiadoslivros.com.br
===
MENINAS AO VENTO
Bicicleteiros baianos: O MENINAS AO VENTO ESTÁ REVOLUCIONANDO O MOVIMENTO CICLOATIVISTA BAIANO. ESTA É , sem qualquer dúvida, a maior e mais importante novidade para todos nós: homens e mulheres pedalando nós já tiamos. Mas elas avançaram para afirmar, fazendo, que beleza, cheiro, elengancia, leveza e elegância feminina podem conviver muito bem com bicicletas em nossa Capital. Como sempre, as mulheres é nos levam as coisas mais radicais da vida. Vivam as mulheres do meninas ao vento: com elas , entre outras conquistas, os nossos agressivos motoristas certamente aplacarão sua ira ante uma bicicleta e, com certeza, notarão que em uma bicicleta há também belas mulheres para serem contempladas . A docura, beleza, elengancia das MENINAS AO VENTO, dobrarão, com certeza, nossos embrutecidos motoristas de carro.Está aberto para a humanização dos nossos motoristas. Agora , até motorista cego enchergará uma bicicicleta nas ruas baianas!
Apesar do nome, o MENINAS AO VENTO é aberto à participação masculina. Apenas, como sempre, nós, machos, como sempre, as obedeceremos.
Clique no nome ANA ELISA, link abaixo para conhecer algumas das belas do MEININAS AO VENTO:
=========================
Ana Elisa (101)
==================================================
Todos os jabutis convidados: estarei 13.30 , no porto da barra, aguardando as MENINAS AO VENTO para nos dirigirmos para o jardim dos namorados para a oficina de marchas.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
===========================================================
Apesar do nome, o MENINAS AO VENTO é aberto à participação masculina. Apenas, como sempre, nós, machos, como sempre, as obedeceremos.
Clique no nome ANA ELISA, link abaixo para conhecer algumas das belas do MEININAS AO VENTO:
=========================
Ana Elisa (101)
==================================================
Todos os jabutis convidados: estarei 13.30 , no porto da barra, aguardando as MENINAS AO VENTO para nos dirigirmos para o jardim dos namorados para a oficina de marchas.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
===========================================================
ATENÇÃO CICLISTAS DE SALVADOR
Aos ciclistas baianos: muita gente confundo dois grupos de ciclismo baiano, por conta da semelhança de nomes.
ASBB- criado e mantido por Gilson Cunha e seus parceiros.
ASBEB- criado e mantido por comerciantes , lojas, representantes do segumento de bicicletas, peças e acessórios. Tem como umdos líderes Mauricio.
O passeio da ASBEB acontece todo primeiro domingo do mes. De um modo geral, todos os anos, no DIA MUNICIPAL DO CICLISTA, 06 de junho, os dois grupos saem juntos. Este ano, porém, recebemos a seguinte informação do muraldebugarin.com:
"Por motivo de força maior, o passeio da ASBB não acontecerá. Mas está mantido o da ASBEB, que sairá às 09 horas, do Farol da Barra, aliado ao passeio ecológico / ciclistico do IBABAMA.
informa a ASBEB que por conta da agregação: IBAMA / ASBEB, não acontecerão os sorteios, uma das marcas do passeio da ASBEB.
Maurício Bike
Bugarin
=====================================
O MENINAS AO VENTO PROMOVE, AMANHÃ, DIA 04.06 OFICINA PARA ENSINAR CICLISTAS A PASSAREM MARCHAS EM BICICLETA.
-NOTA DE VALCI BARRETO, EDITOR DO BIKEBOOK: as marchas são úteis em bicicleta. Porém, não devem serem endeusadas como um item sem o qual é impossível pedalar em Salvador. Muita gente pensa que somente é possível pedalar em Salvador se estiver em bicicleta com marcha. Marcha é item importante .
Mas em regiões planas como a da nossa Capital, a marcha pode ser dispensada porque,com as bicicletas cada vez mais leves, é melhor descer da bicicleta e conduzi-la empurrando do que subir pedalando. É como eu e muita gente fazemos. Dou este aviso porque muita gente deixa de andar de bicicleta pensando que sé é possível fazê-lo em bicicletas com marcha.
Ando por ai com bicicleta sem marcha, com cestinha, retrovisor e descanso. Para passeios urbanos, acho estes itens bem mais importantes do que as marchas.
Resumindo, marcha é bom e é bom aprender a passar. Mas não é essencial. Querem prova maior: um baiano, com 18 anos, pedalou de Salvador até Nova York , de 1927 a 1929, em bicicleta OPEL, tipo as Barra Circular de hoje , sem marcha e pesadona. Em bicicleta com marcha ele poderia fazer em menor tempo. Mas aí é outra estória.
A viagem de Rubens Pinheiro, cujo filho ainda está vivo e o conhecemos, é contada em livro que dispomos e que divulgaremos em breve em nossos sites.
A capa do livro está publicada no link do biekbook.blogspot.com MEU ZINE BAHIA.
Jabutis vagarosos estará presente nos seguintes passeios neste final de semana: Meninas ao Vento, às 15 horas,no Jardim dos Namorados, para ajudar na oficina de marcha.
No passeio ASBEB-IBAMA, com saída às 09 horas, do Farol da Barra.
FIQUEM ATENTOS Á PROGRAMAÇÃO SEMANA DA COMUNICAÇÃO EM SALVADOR, QUE TEM INICIO EM 13.06.2011. Veja programaçao completa no BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM, WWW.FOLHADORECONCAVO.COM.BR. AS OFICINAS E PALESTRAS SERÃO GRATUITAS. DESFILE DE MODA NO CENTRO CULTURAL DA BARROQUINHA.
Os e mais e fones para contato também estão la.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Son do Roque Chama vcs para participar
Atenção, garotas de Salvador, nesta segunda feira, 06 de junho, mais uma edição da Pedalada mais charmosa da cidade, Meninas ao Vento - Cycle Chic Tropical.
Concentração: 18:30, próximo ao Acarajé de Cira, no Largo da Mariquita, Rio Vermelho. Gratuito. Pedal leve. Vá de bike. Compartilhe a rua.
JABUTIS VAGAROSOS NO JARDIM DOS NAMORADOS
Recado especial para os JABUTIS VAGAROSOS, DE CARTEIRINHA OU NÃO:
EU ESTAREI NO JARDIM DOS NAMORADOS no evento do MENINAS AO VENTO, PROXIMO SABADO, 15 HORAS.
FAÇO UMA SUGESTÃO A TODOS OS CICLISTAS DA REGIÃOD A BARRA, CENTRO DA CIDADE, RIO VERMELHO ETC. QUE DESEJAREM PARTICIPAR DESTE EVENTO o seguinte:
sairmos 13.40 da frente da quadra de esporte de ondina, ao lado do ONDINA APART HOTEL SPEED LANCHES.
postarei aqui até a decisão de como sairei. aviso a quem não me conhece: marcado um local e horario, é dali que sairei. não espero, não atendo celular, sigo em frente, mesmo sozinho, conforme está na CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS, PUBLICADA NESTE NOSSO BLOG, NO MURALDEBUGARIN.COM E NO GOOGLE.
FAZER ALGUEM ESPERAR É FALTA DE RESPEITO AO TEMPO DO OUTRO,salvo as exceções a ser examinada em cada caso.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
O MENINAS AO VENTO É O GRUPO QUE ESTÁ FAZENDO ACONTECER OS PEDAIS. É A NOVA REVOLUÇÃO NOS PEDAIS BAIANOS: ESPORTE, LAZER, CHARME, FESTA, BELEZA , PERFUME , BOM HUMOR, ARTE. OU SEJA, TUDO DE BOM QUE PODEMOS CONSTRUIR PARA FAZER UM MUNDO MELHOR.
apaixonei-me pelo MENINAS AO VENTO!!!
NÃO SEI SE SERÃO TÃO BOAS NO CUMPRIMENTO DE HORARIO DE SAIDA, O QUE ACHO MUITO IMPORTANTE.
EU ESTAREI NO JARDIM DOS NAMORADOS no evento do MENINAS AO VENTO, PROXIMO SABADO, 15 HORAS.
FAÇO UMA SUGESTÃO A TODOS OS CICLISTAS DA REGIÃOD A BARRA, CENTRO DA CIDADE, RIO VERMELHO ETC. QUE DESEJAREM PARTICIPAR DESTE EVENTO o seguinte:
sairmos 13.40 da frente da quadra de esporte de ondina, ao lado do ONDINA APART HOTEL SPEED LANCHES.
postarei aqui até a decisão de como sairei. aviso a quem não me conhece: marcado um local e horario, é dali que sairei. não espero, não atendo celular, sigo em frente, mesmo sozinho, conforme está na CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS, PUBLICADA NESTE NOSSO BLOG, NO MURALDEBUGARIN.COM E NO GOOGLE.
FAZER ALGUEM ESPERAR É FALTA DE RESPEITO AO TEMPO DO OUTRO,salvo as exceções a ser examinada em cada caso.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
O MENINAS AO VENTO É O GRUPO QUE ESTÁ FAZENDO ACONTECER OS PEDAIS. É A NOVA REVOLUÇÃO NOS PEDAIS BAIANOS: ESPORTE, LAZER, CHARME, FESTA, BELEZA , PERFUME , BOM HUMOR, ARTE. OU SEJA, TUDO DE BOM QUE PODEMOS CONSTRUIR PARA FAZER UM MUNDO MELHOR.
apaixonei-me pelo MENINAS AO VENTO!!!
NÃO SEI SE SERÃO TÃO BOAS NO CUMPRIMENTO DE HORARIO DE SAIDA, O QUE ACHO MUITO IMPORTANTE.
PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR – BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE – BRUTALIDADE DOS MOTORISTAS DE VEICULOS.
PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR – BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE – BRUTALIDADE DOS MOTORISTAS DE VEICULOS.
VALCI BARRETO
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
VALCI BARRETO
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Todo primeiro domingo do mês acontece em Salvador um passeio ciclístico, saindo da Fonte Nova , Dique do Tororó, 09 da manhã. É um passeio lento, gratuito, participando pessoas de todas as idades, roupas de uso comum, com qualquer bicicleta, desde que rode; e tem apoio da Policia Militar, Transalvador e Pelotão Águia. Quem doar um kl de alimentos concorre a bicicletas e equipamentos em sorteios que são realizados no final do passeio. O roteiro é sempre publicado no muraldebugarin.com e no bikebook.blogspot.com
=====MENINAS AO VENTO====
Formado por jornalistas, intelectuais, pessoas do povo, empresários, profissionais liberais, sai toda ultima sexta feira do mês. É o grupo que está revolucionando o ciclismo na Bahia. Além de pedalar, mantém uma atitude política voltada para ecologia; estimulo ao uso da bicicleta como meio de transporte , reivindicações de melhorias de espaços públicos para pedestres e bicicletas e ampla atuação em favor da educação para o transito. Apesar do nome, agrega homens e mulheres. Sua agenda é publicada no facebook onde estão todas as informações. O passeio é gratuito, pode ir com qualquer roupa e tipo de bicicleta. Costumam irem as mulheres bem vestidas para provar que o charme feminino combina muito bem com bicicleta.
O MENINAS AO VENTO acompanha o MASSACRITICASALVADOR. Apesar do nome , homens também participam. Façam contatos com
========================
DIA MUNICIPAL DO CICLISTA EM SALVADOR
Em 06 DE JUNHO é comemorado em Salvador o DIA MUNICIPAL DO CICLISTA E SEMPRE É COMEMORADO COM UM GRANDE PASSEIO EM BICICLETA. Fiquem atentos, pois publicaremos matérias a respeito.
JABUTIS VAGAROSOS.
Não tem dia certo para pedalar. Mas os seus passeios acontecem em quase todos os finais de semana e feriados. Muitas vezes o Jabutis Vagarosos é composto por apenas uma pessoa. De um modo geral sai com duas a cinco pessoas, que se comunicam por e mail ou por postagem no bikebook.blogspot.com e no muraldebugarin.com.Não há compromissos de roteiros. A única certeza é quanto à pontualidade de local e hora de saída. Milita em favor da educação para o transito, estimulo à leitura e doação de livros. É um dos mais atuantes no cicloturismo urbano. Os interessados em participar devem ler a CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS, publicada no bikebook.blogspot.com e muraldebugarin.com . O interessado pode comparecer com qualquer roupa de uso comum e qualquer tipo de bicicleta, desde que rode.
O perfil deste passeio está publicado no muraldebugarim.com, bikebook.blogspot.com e no Google, procurando por CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS.
Todo primeiro domingo do mês acontece em Salvador um passeio ciclístico, saindo da Fonte Nova , Dique do Tororó, 09 da manhã. É um passeio lento, gratuito, participando pessoas de todas as idades, roupas de uso comum, com qualquer bicicleta, desde que rode; e tem apoio da Policia Militar, Transalvador e Pelotão Águia. Quem doar um kl de alimentos concorre a bicicletas e equipamentos em sorteios que são realizados no final do passeio. O roteiro é sempre publicado no muraldebugarin.com e no bikebook.blogspot.com
=====MENINAS AO VENTO====
Formado por jornalistas, intelectuais, pessoas do povo, empresários, profissionais liberais, sai toda ultima sexta feira do mês. É o grupo que está revolucionando o ciclismo na Bahia. Além de pedalar, mantém uma atitude política voltada para ecologia; estimulo ao uso da bicicleta como meio de transporte , reivindicações de melhorias de espaços públicos para pedestres e bicicletas e ampla atuação em favor da educação para o transito. Apesar do nome, agrega homens e mulheres. Sua agenda é publicada no facebook onde estão todas as informações. O passeio é gratuito, pode ir com qualquer roupa e tipo de bicicleta. Costumam irem as mulheres bem vestidas para provar que o charme feminino combina muito bem com bicicleta.
O MENINAS AO VENTO acompanha o MASSACRITICASALVADOR. Apesar do nome , homens também participam. Façam contatos com
========================
DIA MUNICIPAL DO CICLISTA EM SALVADOR
Em 06 DE JUNHO é comemorado em Salvador o DIA MUNICIPAL DO CICLISTA E SEMPRE É COMEMORADO COM UM GRANDE PASSEIO EM BICICLETA. Fiquem atentos, pois publicaremos matérias a respeito.
JABUTIS VAGAROSOS.
Não tem dia certo para pedalar. Mas os seus passeios acontecem em quase todos os finais de semana e feriados. Muitas vezes o Jabutis Vagarosos é composto por apenas uma pessoa. De um modo geral sai com duas a cinco pessoas, que se comunicam por e mail ou por postagem no bikebook.blogspot.com e no muraldebugarin.com.Não há compromissos de roteiros. A única certeza é quanto à pontualidade de local e hora de saída. Milita em favor da educação para o transito, estimulo à leitura e doação de livros. É um dos mais atuantes no cicloturismo urbano. Os interessados em participar devem ler a CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS, publicada no bikebook.blogspot.com e muraldebugarin.com . O interessado pode comparecer com qualquer roupa de uso comum e qualquer tipo de bicicleta, desde que rode.
O perfil deste passeio está publicado no muraldebugarim.com, bikebook.blogspot.com e no Google, procurando por CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS.
=================
Luagares visitados constantemente pelo Jabutis:
=Canto da Praça: um grupo de chorinho , samba, MPB, tocando e cantando, de graça, no Jardim de Nazaré, todos os domingos, das 09 às 12 horasm Salvador Bahia.
......................
COLECIONISMO - SELOS , FOTOS MOEDAS ANTIGAS=
=Todos os sábados, das 09 às 12 horas, exposição e vendas de selos, cartões postais, e de moedas antigas, na séde dos Correios , na Pituba.
..............
=Café da manhã, reforçado, no mercado da Ceasa do Rio Vermelho, do Donana. Mocotó, ensopado, sucos, bolos.
=Delicatessem ALBANE, na Pituba, nas proximidades da Sede dos Correios=Almoço, café da manhã, tipo nordestino, reforçado, de domingo a domingos: bolos cuscuz , mingaus, banana cozida e frita; mocotó rabada.
=Biblioteca comunitária do CALABAR, onde sempre vamos fazer doações de livros e revistas.
=SEBOS, BARRACAS DE FRUTAS, FÉRIAS DE TODOS OS TIPOS, INCLUSIVE FEIRAS LIVRES, DE LIVROS , EVENTOS DE RUA DE UM MODO GERAL.
=BAR DO BONITAO, NA AVENIDA SETE, ONE COMEMEMOS CHURRASCO DE GATO, CAMARAO NO ESPETO, FRUTAS E REQUEIJAO.
-----------------------------------------------------
...............DOAÇÕES DE LIVROS EM SALVADOR===
=Livros usados, ponto de vendas, na Ladeira de Funil, Sete Portas, ao lado do Mercado da Sete Portas, em frente à empresa Resul, de domingo a domingos. Se você tiver livros e revistas usadas das quais não mais necessita, leve para doá-las ao senhor Alfredo, pessoa humilde, que agradece as doações.
................................................................
=No Farol da Barra e no Dique do Tororó, Rua de Lazer: as ruas ficam fechadas para o transito e livres para as crianças pessoas de todas as idades curtirem uma rua sem carro, com bicicletas, caminhadas, danças, quadriciclos e atrações surpresas.
......................................................................
=Museu de Arte Moderna da Bahia; leve suas crianças, aos domingos, a partir das 15 horas para pintar , de graça, com o artista plástico Maninho. Tinta, material, tudo de graça. Todos os domingos, a partir das 15 horas até o por do sol.
.....................................................................
=vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando por bikebook.blogspot.com, valci barreto, muraldebugarin.com
..................................................................
=Palacete das Artes, na Graça, sempre exposições surpreendentes, inclusive de Rodin. E café que nada deve aos europeus.
.................................................................
NÃO JOGUE LIVROS NEM BRINQUEDOS NO LIXO = LOCAIS QUE RECEBEM DOAÇÕES:
=Não jogue livros, revistas nem brinquedos usados no lixo: faça doações para entidades que os recebem como :
...............
=LIVROS, BRIQUEDOS, OBJETOS EM GERAL: Igrejas da Vitória ; Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba; Rádio Excelsior;
...................
LIVROS E REVISTAS USADAS: senhor Alfredo, na Sete Portas, de domingo a domingo, menos quando está chovendo. Pessoa humilde vive dos livros que recebe de doações;
..................
LIVROS: o Gaucho, no Comércio, em frente à Faculdade Unijorge, Rua Miguel Calmon. Pessoa humilde, vive também de venda de livros usados.
...................
=Quando viajar para o interior ou para as periferias da sua cidade, leve livros e revistas usadas e entregue para crianças, pedindo que elas as conservem. É uma forma de ensinar a ler, a propagar a cultura e exercitar a cidadania.
Não há necessidade de ONG, IGREJAS , OU ENTIDADES PARA VOCE FAZER O BEM. Reserve para estas as grandes operações como ajuda a vítimas de catástrofes, por exemplo . Você pode fazer o bem, sem se cansar, levando um livro, um brinquedo, um doce para uma criança cuja doação você pode fazer no próprio caminho. Não precisa você pegar um carro, deslocar-se para longe , para levar estas coisas a algum lugar: por onde você passa , onde trabalha, há sempre alguém que gostaria de receber o que você quer jogar no lixo. Descubra, por onde você andar, no seu próprio trajeto, no seu trabalho, pessoas que gostam de ler, o que gostam de ler e faça a doação do livro que você não quer mais em sua casa.
.................
=Em Jaguaquara, no Hotel Irmãos Vaz, o vigia da noite, Moisés, gosta de ler. Está formando uma biblioteca em sua própria casa, no bairro da Casca . Quem for para Jaguaquara, leve livros ou revistas para ele. Qualquer livro. O Que ele não quiser ele mesmo repassará para outras pessoas ou para a biblioteca do Município, que é vizinha ao seu trabalho.
Crianças adoram revistinhas infantis.
=veja no you tube, vídeos nossos, procurando por
Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Pedalando em Salvador.
=============================
BRUTALIDADE DOS NOSSOS MOTORISTAS.
Na semana santa a Bahia foi campeã em acidentes de veículos. Segundo a mídia, até a ONU se referiu a este fato, através de seus órgãos competentes. Normalmente as pessoas culpam estradas e defeitos do veiculo . As estatísticas demonstram que os itens que mais contribuem para a violência no transito é a má educação, a desatenção, o uso de bebidas alcoólicas ao voltante, uso de celular, e dirigir com sono .
BICICLETA TEM DIREITO DE ANDAR NA MESMA PISTA DO CARRO.
O ciclista tem o direito de circular na mesma posta do veÍculo. O ciclista não é obrigado a sair da frente do veiculo para ele passar. Ao contrario, o carro tem o dever de aguardar o momento seguro para ultrapassar por que, no transito, a bicicleta tem preferência em relação ao carro e moto. O ciclista deve conduzir sua bicicleta do lado direito da pista e no mesmo sentido dos carros. A cessão de passagem deve ser dada em local seguro, usando os mesmos princípios relacionados ao carro.
Segundo opinião dos ciclistas baianos, os mais embrutecidos no transito, em relação à bicicleta, são motoristas de ônibus, taxis e utilitários, ganhando , disparado, os motoristas de ônibus no item falta de respeito ao ciclista.
Qualquer veiculo, ao ultrapassar um ciclista, deve guardar distancia não inferior a um metro e meio.
Você que anda de taxi, ônibus, que tem parentes dirigindo veículos, repassem estas informações. Tente passar esta mensagem para seus amigos e parentes, notadamente os que dirigem taxis e ônibus, porque as escolas de direção e muitos cursos destinados a motoristas não tratam destes itens tão importantes para a melhor educação para o trânsito.
Quando estiver como passageiro de taxi e este não respeitar as regras de transito, não respeitar o ciclista que está sem sua frente, contribua por uma vida melhor para todos, pedindo que eles respeitem quem está em bicicleta. O direito de circular do ciclista não é menor do que o do motorista de qualquer veículo. O taxista que não respeita o ciclista será o mesmo que não respeita o passageiro quando este circula na condição de pedestre.
Quando estiver tomando curso de motorista, renovando ou tirando carteira, peça ao instrutor para falar sobre o direito do ciclista pedalar nas mesmas ruas usadas pelo carro.
=================
Luagares visitados constantemente pelo Jabutis:
=Canto da Praça: um grupo de chorinho , samba, MPB, tocando e cantando, de graça, no Jardim de Nazaré, todos os domingos, das 09 às 12 horasm Salvador Bahia.
......................
COLECIONISMO - SELOS , FOTOS MOEDAS ANTIGAS=
=Todos os sábados, das 09 às 12 horas, exposição e vendas de selos, cartões postais, e de moedas antigas, na séde dos Correios , na Pituba.
..............
=Café da manhã, reforçado, no mercado da Ceasa do Rio Vermelho, do Donana. Mocotó, ensopado, sucos, bolos.
=Delicatessem ALBANE, na Pituba, nas proximidades da Sede dos Correios=Almoço, café da manhã, tipo nordestino, reforçado, de domingo a domingos: bolos cuscuz , mingaus, banana cozida e frita; mocotó rabada.
=Biblioteca comunitária do CALABAR, onde sempre vamos fazer doações de livros e revistas.
=SEBOS, BARRACAS DE FRUTAS, FÉRIAS DE TODOS OS TIPOS, INCLUSIVE FEIRAS LIVRES, DE LIVROS , EVENTOS DE RUA DE UM MODO GERAL.
=BAR DO BONITAO, NA AVENIDA SETE, ONE COMEMEMOS CHURRASCO DE GATO, CAMARAO NO ESPETO, FRUTAS E REQUEIJAO.
-----------------------------------------------------
...............DOAÇÕES DE LIVROS EM SALVADOR===
=Livros usados, ponto de vendas, na Ladeira de Funil, Sete Portas, ao lado do Mercado da Sete Portas, em frente à empresa Resul, de domingo a domingos. Se você tiver livros e revistas usadas das quais não mais necessita, leve para doá-las ao senhor Alfredo, pessoa humilde, que agradece as doações.
................................................................
=No Farol da Barra e no Dique do Tororó, Rua de Lazer: as ruas ficam fechadas para o transito e livres para as crianças pessoas de todas as idades curtirem uma rua sem carro, com bicicletas, caminhadas, danças, quadriciclos e atrações surpresas.
......................................................................
=Museu de Arte Moderna da Bahia; leve suas crianças, aos domingos, a partir das 15 horas para pintar , de graça, com o artista plástico Maninho. Tinta, material, tudo de graça. Todos os domingos, a partir das 15 horas até o por do sol.
.....................................................................
=vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando por bikebook.blogspot.com, valci barreto, muraldebugarin.com
..................................................................
=Palacete das Artes, na Graça, sempre exposições surpreendentes, inclusive de Rodin. E café que nada deve aos europeus.
.................................................................
NÃO JOGUE LIVROS NEM BRINQUEDOS NO LIXO = LOCAIS QUE RECEBEM DOAÇÕES:
=Não jogue livros, revistas nem brinquedos usados no lixo: faça doações para entidades que os recebem como :
...............
=LIVROS, BRIQUEDOS, OBJETOS EM GERAL: Igrejas da Vitória ; Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba; Rádio Excelsior;
...................
LIVROS E REVISTAS USADAS: senhor Alfredo, na Sete Portas, de domingo a domingo, menos quando está chovendo. Pessoa humilde vive dos livros que recebe de doações;
..................
LIVROS: o Gaucho, no Comércio, em frente à Faculdade Unijorge, Rua Miguel Calmon. Pessoa humilde, vive também de venda de livros usados.
...................
=Quando viajar para o interior ou para as periferias da sua cidade, leve livros e revistas usadas e entregue para crianças, pedindo que elas as conservem. É uma forma de ensinar a ler, a propagar a cultura e exercitar a cidadania.
Não há necessidade de ONG, IGREJAS , OU ENTIDADES PARA VOCE FAZER O BEM. Reserve para estas as grandes operações como ajuda a vítimas de catástrofes, por exemplo . Você pode fazer o bem, sem se cansar, levando um livro, um brinquedo, um doce para uma criança cuja doação você pode fazer no próprio caminho. Não precisa você pegar um carro, deslocar-se para longe , para levar estas coisas a algum lugar: por onde você passa , onde trabalha, há sempre alguém que gostaria de receber o que você quer jogar no lixo. Descubra, por onde você andar, no seu próprio trajeto, no seu trabalho, pessoas que gostam de ler, o que gostam de ler e faça a doação do livro que você não quer mais em sua casa.
.................
=Em Jaguaquara, no Hotel Irmãos Vaz, o vigia da noite, Moisés, gosta de ler. Está formando uma biblioteca em sua própria casa, no bairro da Casca . Quem for para Jaguaquara, leve livros ou revistas para ele. Qualquer livro. O Que ele não quiser ele mesmo repassará para outras pessoas ou para a biblioteca do Município, que é vizinha ao seu trabalho.
Crianças adoram revistinhas infantis.
=veja no you tube, vídeos nossos, procurando por
Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Pedalando em Salvador.
=============================
BRUTALIDADE DOS NOSSOS MOTORISTAS.
Na semana santa a Bahia foi campeã em acidentes de veículos. Segundo a mídia, até a ONU se referiu a este fato, através de seus órgãos competentes. Normalmente as pessoas culpam estradas e defeitos do veiculo . As estatísticas demonstram que os itens que mais contribuem para a violência no transito é a má educação, a desatenção, o uso de bebidas alcoólicas ao voltante, uso de celular, e dirigir com sono .
BICICLETA TEM DIREITO DE ANDAR NA MESMA PISTA DO CARRO.
O ciclista tem o direito de circular na mesma posta do veÍculo. O ciclista não é obrigado a sair da frente do veiculo para ele passar. Ao contrario, o carro tem o dever de aguardar o momento seguro para ultrapassar por que, no transito, a bicicleta tem preferência em relação ao carro e moto. O ciclista deve conduzir sua bicicleta do lado direito da pista e no mesmo sentido dos carros. A cessão de passagem deve ser dada em local seguro, usando os mesmos princípios relacionados ao carro.
Segundo opinião dos ciclistas baianos, os mais embrutecidos no transito, em relação à bicicleta, são motoristas de ônibus, taxis e utilitários, ganhando , disparado, os motoristas de ônibus no item falta de respeito ao ciclista.
Qualquer veiculo, ao ultrapassar um ciclista, deve guardar distancia não inferior a um metro e meio.
Você que anda de taxi, ônibus, que tem parentes dirigindo veículos, repassem estas informações. Tente passar esta mensagem para seus amigos e parentes, notadamente os que dirigem taxis e ônibus, porque as escolas de direção e muitos cursos destinados a motoristas não tratam destes itens tão importantes para a melhor educação para o trânsito.
Quando estiver como passageiro de taxi e este não respeitar as regras de transito, não respeitar o ciclista que está sem sua frente, contribua por uma vida melhor para todos, pedindo que eles respeitem quem está em bicicleta. O direito de circular do ciclista não é menor do que o do motorista de qualquer veículo. O taxista que não respeita o ciclista será o mesmo que não respeita o passageiro quando este circula na condição de pedestre.
Quando estiver tomando curso de motorista, renovando ou tirando carteira, peça ao instrutor para falar sobre o direito do ciclista pedalar nas mesmas ruas usadas pelo carro.
SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA
Salvador é plana para bicicletas e, mesmo com a brutalidade dos nossos motoristas, há alternativas para pedalar em muitos espaços da nossa capital. O caos já implantado em nosso transito, com seus gigantescos engarrafamentos, criará o momento em que não será possível trafegar de carro em muitos espaços. Os donos de carros não deixarão seus veículos por questão ecológica, pelo amor ao planeta nem pelo “ desconforto” de andar de bicicleta ou a pé. As pessoas de um modo geral também não trocarão ônibus por bicicleta, mesmo para trajetos pequenos. De um modo geral estas pessoas vão preferir mudar de cidade do que mudar de estilo de vida em relação ao carro e ônibus. Muitas delas, porém, como funcionários públicos, empregados de um modo geral do comercio, não podem escolher onde morar enquanto estiverem trabalhando. Terão, então, que conviver com um sistema de transporte de massa cada vez mais difícil, demorado, desconfortável. Porém, muita gente está disposta a usar a bicicleta como uma alternativa de transporte para pequenas distâncias; Estas pessoas é que poderão fazer a revolução das bicicletas em nossa Capital. Mas a maioria delas transitar de bicicleta em nossas ruas por conta das ladeiras, calor e , sobretudo, falta de respeito por parte dos motoristas de veículos.
O calor pode ser vencido com uma simples toalha molhada, pelo menos como um paliativo na falta de um banho de chuveiro.
As ladeiras , elas não existem em Salvador para as bicicletas. A nossa cidade é plana: pedala-se de Praias do Flamengo até a Ribeira, Bonfim, Comercio, Vasco da Gama, Pituba, sem subir uma ladeira sequer. Os pequenos aclives para a parte alta da cidade, como Contorno, Montanha, Taboão, São Raimundo, o ciclista pode vence-las simplesmente empurrando a bicicleta que hoje são muito leves. A maioria das nossas ladeiras como Barra, Contono, Montanha, Taboão, Vale do Canela, Vale de Nazaré pode ser vencida , empurrando bem devagar a bicicleta em menos de dez minutos em cada uma, tempo menor do que a espera por ônibus.
BRUTALIDADE, ESTUPIDEZ, FALTA DE RESPEITO DO MOTORISTA DE CARRO.
Para quem já anda de bicicleta em Salvador, este é o único problema; é o único limitador . Porém, se cada um de nós, ciclistas, levarmos um bilhete , e deixarmos em carros de um modo geral, estaremos contribuindo por uma melhor educação para o transito. O direito à pressa, ao estress do motorista não é maior do que o direito de andar devagar de quem está em bicicleta. Ninguém é obrigado a se jogar na pista, a sair correndo , quando circulando em bicicleta, para o carro passar.
Uso muito a bicicleta no meu dia a dia. Não preciso de carro nem de moto em todos os momentos e para todos os espaços. O carro é para transportar- me para distancias superiores a cinco quilômetros; carregar peso que a bicicleta não suporta; levar-me a eventos sociais que exijam indumentárias formais; e, no dia a dia de trabalho, o paletó e a gravata também são limitadores. Não por conta da roupa em si, mas pela falta de banheiros adequados em cada lugar que eu tenha que passar.
No mais, faço tudo em bicicleta. E são milhares de pessoas fazendo o mesmo em Salvador. Não faço para ser diferente; faço por que é mais fácil, prazeroso; econômico e, confesso, bem mais simples do que dirigir um carro, procurar estacionamento, enfrentar flanelinhas , engarrafamentos e tantos inconvenientes que só os verdadeiramente apaixonados por carro podem suportar. Nós , que pedalamos, há muito já descobrimos estas possibilidades . E quanto mais gente aderir a esta prática , mais respeito poderá advir , até mesmo pelos mais arrogantes , mal educados e desrespeitosos motoristas.
Vamos continuar aguardando as políticas públicas em favor das bicicletas; comemoramos quando elas foram implementadas. Porém, enquanto não vêm , vamos pedalar do jeito que está aí, sem ciclovias, ciclofaixas , mesmo porque, governo nenhum do mundo vai implantar ciclovias em todos os espaços;
Não tenho duvida de que, quem começar hoje a pedalar, já vai se arrepender por não ter feito antes.
O sucesso das bicicletas nas ruas depende muito mais de nós , ciclistas, cicloativistas, bicicleteiros, amantes do pedal, do que de obras do governo que, com certeza, muitos da nossa geração não alcançarão. Quantos já morreram desde o projeto até a implantação, ainda não ocorrente, do nosso micro-metrô?
Se mais gente fizer como nós, pedalando pelo menos em locais e horários possíveis, nem precisa vir ciclovias: elas já estão aí: nossas ruas, que não é somente do carro.
A poderosa indústria do carro; os poderosos empresários do transporte urbano, de tudo farão para não haver ciclovias , ciclofaixas , nem metrôs ou trens.
Assegurando a lei que transitemos pelas ruas com nossas bicicletas, não há necessidade de esperar por obras públicas em favor das bicicletas. Elas não virão, senão em pequenos espaços . em obras limitadas e de faixadas.
Não somos contra o carro. Somos contra a forma abusiva, desrespeitosa, egoísta, como o carro é usado, patrocinado pelo Estado que tem o dever de implementar políticas em favor de transportes alternativos seguros, como a bicicleta e transporte de massa seguro e barato .
Ocupemos, então os espaços que são do carro, mas são também nossos.
Vocês nos encontram nos passeios ciclísticos e cyberespaço, procurando por:
Valci barreto
Bikebook.blogspot.com
Facebook
Muraldebugarin.com
Twitter
You tube
Google
www.folhadoreconcavo.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)