Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 7 de maio de 2011
sexta-feira, 6 de maio de 2011
DIA DAS MAES, HEPPY HOUR
NESTE DOMINGO O HAPPY HOUR INTIMISTA SERÁ EM HOMENAGEM AS MÃES NO CAFÉ & COGNAC, A PARTIR DAS 17:00 HORAS.
(RUA FONTE DO BOI Nº 05, RIO VERMELHO (RUA QUE VAI EM DIREÇÃO AO HOTEL PESTANA)
TEREMOS O SOM DE CÉSAR ARNAUT E CONVIDADOS
NÃO PERCAM.
FORTE ABRAÇO
(RUA FONTE DO BOI Nº 05, RIO VERMELHO (RUA QUE VAI EM DIREÇÃO AO HOTEL PESTANA)
TEREMOS O SOM DE CÉSAR ARNAUT E CONVIDADOS
NÃO PERCAM.
FORTE ABRAÇO
Supremo reconhece união estável de homossexuais.
Recortado do uol on line
Supremo reconhece união estável de homossexuais
Maurício SavareseDo UOL Notícias
Em Brasília
LEIA MAIS
- "O amor venceu", comemora presidente da associação GLBT
- Reunidos em Aparecida, bispos da CNBB dizem se preocupar com a "base da família"
- Relator diz que decisão sobre união estável gay terá consequências imprevisíveis
- Decisão do STF facilita adoção e pensão para gays
- Censo contabiliza 60 mil casais gays; metade mora no Sudeste
- Número de homossexuais assassinados no Brasil é "absurdo", diz ministra de Direitos Humanos
- Decisão favorável sobre união homossexual pode reverter restrição de 111 direitos
- Governo regulamenta visita íntima para homossexuais em presídios do Rio de Janeiro
- Homossexualidade ainda é tabu na conversa entre pais e filhos; veja como amenizar situação
Em um julgamento histórico e por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (5) reconhecer as uniões estáveis de homossexuais no país. Os dez ministros presentes entenderam que casais gays devem desfrutar de direitos semelhantes aos de pares heterossexuais, como pensões, aposentadorias e inclusão em planos de saúde. A decisão pode ainda facilitar a adoção, por exemplo.
Foram analisados dois pedidos no julgamento: um deles do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), para que funcionários públicos homossexuais estendam benefícios a seus parceiros, e o outro da Procuradoria-Geral da República (PGR), para admitir casais gays como “entidade familiar”. A decisão do Supremo terá efeito vinculante, ou seja, será aplicada em outros tribunais para casos semelhantes.
Na sessão de hoje não votou apenas o ministro José Antônio Dias Tóffoli, que se declarou impedido de participar, já que atuou no processo quando era da Advocacia-Geral da União. O ministro Carlos Ayres Britto foi o relator, acompanhado pelos demais colegas para definir a vitória dos movimentos homossexuais.
O julgamento começou na quarta-feira (4), quando falaram o relator e cinco defensores da iniciativa, além de dois adversários –um deles representante da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Os ministros, no entanto, evitaram listar todos os benefícios que os casais gays passariam a receber
quinta-feira, 5 de maio de 2011
DESARMAMENTO
VALCI BARRETO
ADVOGADO,
estudante de jornalismo em Salvador.
A gente nuca sabe, embora imagine, a quem interessa a campanha do desarmamento. Todos nós poderíamos ser favoráveis ao desarmamento. Mas ao desarmamento dos marginais.
Do jeito que estão as coisas, sou contra o desarmamento porque os marginais , sem citar os elevados íncides de matança nas capitais, estão ivadindo, saqueando, matando pessoas de em suas fazendas, roças sítios. Ninguém quer mais morar em roças, fazendas. Migram para as cidades maiores por se sentirem mais protegidos. Dizem que é o bolsa família que está promovendo este tipo de migração. Mas conheço muitas pessoas que não dormem mais em seus sítios e fazendas. Pois bem, o marginal entra em qualquer uma roça e, certo de que todo mundo está desarmado, fazem a festa. Não policia, e o marginal sabe que ali ninguém, está armado, com medo da Lei.
Uma pessoa com uma arma, para se defender, inibe, sim, o marginal.
Recentemente, só para citar um caso, que me foi contado por alguém de uma cidade do interior, um fazendeiro saiu de uma cidade para outra, levando dinheiro. Mas estava armado e em uma veiculo blindado. Estavam enganados os marginais, ao imaginar que, havendo proibição de uso de arma, certamente aquele fazendeiro estaria desarmado. Alguem pode imaginar que, tivessem os marginais conhecimento de que aquele senhor estava bem municiado, eles iriam atacar ? Pelo menos naquele local e hora , tenho certeza que não.
Pois bem, no caminho , foi atacado por quatro ou cinco motoqueiros, que começaram a atirar. Um ou dois postou-se na frente da camionete, pedindo para o fazendeiro descer. Este desceu, mas atirando: matou tres ou quatro. Um deles fugiu, foi para dentro do mato. Foi encontrado morto, com os urubus cumprindo o seu papel. Ninguem quer ver uma cena desta, Ninguém quer morte nem tragédias. Mas o mundo está assim, e o mal não pode vencer. Então, que morram os que atacam para roubar e não os alvos das suas maldades.
Segundo quem me contou, os assaltantes mortos eram filhos de fazendeiros, pessoas ricas da região onde os fatos aconteceram. O fazendeiro que atirou, é pai de um medico que mora no exterior e está passando uma temporada com seu filho depois desta tragédia, da qual apenas escapou. O ato do fazendeiro contou com o apoio dos cidadãos da cidade. Mas, como é da Lei, vai ter que comparecer aos tribunais, responder processos, olhar para os pais e familiares dos marginais com as consequências que tais tragédias promovem.
Se não tivesse armado, os bandidos até hoje estavam ai, com queixas contra eles nas Delegacias ou com processo no forum que terminam prescritos ou julgados em favor dos marginais por falta de provas: ninguem tem coragem de testemunhar contra marginais. Por mais que o goveno tenha programas de protação a testemunhas, ninguem acredita nisso, nenhuma testemunha se sente protegida.
Pois bem, se todo cidadão de bem usasse uma arma, mais marginais seriam mortos. No entanto, o que se vê é o cidadão refém da marginalidade que impunemente circulam por todos os cantos, deixando refens de suas investidas pobres cidadãos que não tem mais coragem de morar em seus sitios e fazendas, porque, ao buscarem as suas pensoes e voltarem para casa, pode nesta não chegar. E se chegar serão mortos.
O que está acontecendo no interior, minha gente, foge a qualquer ideia do que fazemos do que é crime. E isto não aparece na midia: lá não tem jornal nem tv para dar o destaque. Mas a situação é muito grave.
Se um soldado armado, pode se defender de um marginal, por ser treinado, é só permitir o uso que o cidadão vai também se aprimorar no uso de armamento de defesa.
No Brasil, um cidadão de bem, para obter uma licença para usar uma arma, é uma missão quase impossível: testes, boa vontade das autoridades, burocracias que são feitas para dizer: VOCE PODE USAR UMA ARMA, MAS EU NÃO VOU AUTORIZAR. E SE USÁ-LA SEM AUTORIZAÇÃO VAI PRESO , PAGA MULTA E PERDE A ARMA.
O marginal não precisa de nada disso. Todos eles estão armados para fazer melhor o seu oficio. Todos os dias onibus são assaltados por marginais armados. Nenhum deles assaltam apenas gritando: "me de a grana": nem com arma de brinquedo.
Votarei contra o desarmamento ; contra esta campanha hipócrita que não resolve o problema da violência, jamais!
Vão aproveitar o que aconteceu na escola do Rio de Janeiro para mais uma hipocrisia: centenas de crianças estão sendo mortas todos os dias, por armas, crack, drogas de toda a especie, sem que o governo consiga vencer a guerra. Todos lamentamos qualquer morte, a das crianças da escola do Rio de Janeiro , poderia ser usada para pensar, não apenas nelas , mas em milhares que têm suas vidas ceifadas e que não aparecem nas contas para melhorias. Comparando, apesar de todas as dores, o numero das que morreram em função de tiros de um louco, é insginificante. E as armas foram parar nas mãos de dois senhores que estão sendo processados, com muita razão, mas que estavam em mãos de infratores que as obtiveram sem qualquer licença, sem qualquer carimbo. E assim as teriam em mãos, mesmo com Lei de Desarmamento aprovada.
Cidadão de bem desarmado, é uma vitima facil para os marginais com armas, que as aduquirem como quem compra aguar mineral em quitanda.
Voto contra o desarmamento, mesmo que eu não venha nunca a usar uma arma.
Quem estiver de acordo, repassem . Vamos usar este instrumento democratico que é a internet, contra estas campanhas hipócritas que usam atores famosos para convencer os cidadãos de bem de que eles não tem capacidade para manusear uma arma. E se não não sabem, permitam que eles aprendem a usá-la e a combater junto à Policia, como uma força a mais em favor do bem que que a Polícia, por mais boa vontade e competencia, não está dando conta de tanta gente, do mal, com armamentos e o cidadão comum refém absoluto dos marginais armados, com ou sem lei , com ou sem licença para uso-los.
UM NÃO AO DESARMAMENTO DOS CIDADÃOS DE BEM.
UM SIM AO DEARMAMENTO DOS MARGINAIS.
Valci Barreto
salvador bahia
ADVOGADO,
estudante de jornalismo em Salvador.
A gente nuca sabe, embora imagine, a quem interessa a campanha do desarmamento. Todos nós poderíamos ser favoráveis ao desarmamento. Mas ao desarmamento dos marginais.
Do jeito que estão as coisas, sou contra o desarmamento porque os marginais , sem citar os elevados íncides de matança nas capitais, estão ivadindo, saqueando, matando pessoas de em suas fazendas, roças sítios. Ninguém quer mais morar em roças, fazendas. Migram para as cidades maiores por se sentirem mais protegidos. Dizem que é o bolsa família que está promovendo este tipo de migração. Mas conheço muitas pessoas que não dormem mais em seus sítios e fazendas. Pois bem, o marginal entra em qualquer uma roça e, certo de que todo mundo está desarmado, fazem a festa. Não policia, e o marginal sabe que ali ninguém, está armado, com medo da Lei.
Uma pessoa com uma arma, para se defender, inibe, sim, o marginal.
Recentemente, só para citar um caso, que me foi contado por alguém de uma cidade do interior, um fazendeiro saiu de uma cidade para outra, levando dinheiro. Mas estava armado e em uma veiculo blindado. Estavam enganados os marginais, ao imaginar que, havendo proibição de uso de arma, certamente aquele fazendeiro estaria desarmado. Alguem pode imaginar que, tivessem os marginais conhecimento de que aquele senhor estava bem municiado, eles iriam atacar ? Pelo menos naquele local e hora , tenho certeza que não.
Pois bem, no caminho , foi atacado por quatro ou cinco motoqueiros, que começaram a atirar. Um ou dois postou-se na frente da camionete, pedindo para o fazendeiro descer. Este desceu, mas atirando: matou tres ou quatro. Um deles fugiu, foi para dentro do mato. Foi encontrado morto, com os urubus cumprindo o seu papel. Ninguem quer ver uma cena desta, Ninguém quer morte nem tragédias. Mas o mundo está assim, e o mal não pode vencer. Então, que morram os que atacam para roubar e não os alvos das suas maldades.
Segundo quem me contou, os assaltantes mortos eram filhos de fazendeiros, pessoas ricas da região onde os fatos aconteceram. O fazendeiro que atirou, é pai de um medico que mora no exterior e está passando uma temporada com seu filho depois desta tragédia, da qual apenas escapou. O ato do fazendeiro contou com o apoio dos cidadãos da cidade. Mas, como é da Lei, vai ter que comparecer aos tribunais, responder processos, olhar para os pais e familiares dos marginais com as consequências que tais tragédias promovem.
Se não tivesse armado, os bandidos até hoje estavam ai, com queixas contra eles nas Delegacias ou com processo no forum que terminam prescritos ou julgados em favor dos marginais por falta de provas: ninguem tem coragem de testemunhar contra marginais. Por mais que o goveno tenha programas de protação a testemunhas, ninguem acredita nisso, nenhuma testemunha se sente protegida.
Pois bem, se todo cidadão de bem usasse uma arma, mais marginais seriam mortos. No entanto, o que se vê é o cidadão refém da marginalidade que impunemente circulam por todos os cantos, deixando refens de suas investidas pobres cidadãos que não tem mais coragem de morar em seus sitios e fazendas, porque, ao buscarem as suas pensoes e voltarem para casa, pode nesta não chegar. E se chegar serão mortos.
O que está acontecendo no interior, minha gente, foge a qualquer ideia do que fazemos do que é crime. E isto não aparece na midia: lá não tem jornal nem tv para dar o destaque. Mas a situação é muito grave.
Se um soldado armado, pode se defender de um marginal, por ser treinado, é só permitir o uso que o cidadão vai também se aprimorar no uso de armamento de defesa.
No Brasil, um cidadão de bem, para obter uma licença para usar uma arma, é uma missão quase impossível: testes, boa vontade das autoridades, burocracias que são feitas para dizer: VOCE PODE USAR UMA ARMA, MAS EU NÃO VOU AUTORIZAR. E SE USÁ-LA SEM AUTORIZAÇÃO VAI PRESO , PAGA MULTA E PERDE A ARMA.
O marginal não precisa de nada disso. Todos eles estão armados para fazer melhor o seu oficio. Todos os dias onibus são assaltados por marginais armados. Nenhum deles assaltam apenas gritando: "me de a grana": nem com arma de brinquedo.
Votarei contra o desarmamento ; contra esta campanha hipócrita que não resolve o problema da violência, jamais!
Vão aproveitar o que aconteceu na escola do Rio de Janeiro para mais uma hipocrisia: centenas de crianças estão sendo mortas todos os dias, por armas, crack, drogas de toda a especie, sem que o governo consiga vencer a guerra. Todos lamentamos qualquer morte, a das crianças da escola do Rio de Janeiro , poderia ser usada para pensar, não apenas nelas , mas em milhares que têm suas vidas ceifadas e que não aparecem nas contas para melhorias. Comparando, apesar de todas as dores, o numero das que morreram em função de tiros de um louco, é insginificante. E as armas foram parar nas mãos de dois senhores que estão sendo processados, com muita razão, mas que estavam em mãos de infratores que as obtiveram sem qualquer licença, sem qualquer carimbo. E assim as teriam em mãos, mesmo com Lei de Desarmamento aprovada.
Cidadão de bem desarmado, é uma vitima facil para os marginais com armas, que as aduquirem como quem compra aguar mineral em quitanda.
Voto contra o desarmamento, mesmo que eu não venha nunca a usar uma arma.
Quem estiver de acordo, repassem . Vamos usar este instrumento democratico que é a internet, contra estas campanhas hipócritas que usam atores famosos para convencer os cidadãos de bem de que eles não tem capacidade para manusear uma arma. E se não não sabem, permitam que eles aprendem a usá-la e a combater junto à Policia, como uma força a mais em favor do bem que que a Polícia, por mais boa vontade e competencia, não está dando conta de tanta gente, do mal, com armamentos e o cidadão comum refém absoluto dos marginais armados, com ou sem lei , com ou sem licença para uso-los.
UM NÃO AO DESARMAMENTO DOS CIDADÃOS DE BEM.
UM SIM AO DEARMAMENTO DOS MARGINAIS.
Valci Barreto
salvador bahia
Convite feito por Guy Itapagipe é do pedal
Deus os salve.
Sábado, dia 07 de maio de 2011, estará sendo celebrada uma missa na igreja de N. Senhora, no imbuí, entrada do marback, ás 09:30hs, e nesta missa acontecerá a solenidade de consagração de varios fiéis, terá a Santa Crisma, e 44 membros dos Araútos do Evangelho estará recebendo a túnica de terciário, dentre eles, EU serei agraciado. Me sentiria muito honrado com sua presença, motivo pelo qual te envio este convite, esperando em Deus poder contar com sua presença.
Que Deus te abençoe e proteja.
Postado por Bugarin
Sábado, dia 07 de maio de 2011, estará sendo celebrada uma missa na igreja de N. Senhora, no imbuí, entrada do marback, ás 09:30hs, e nesta missa acontecerá a solenidade de consagração de varios fiéis, terá a Santa Crisma, e 44 membros dos Araútos do Evangelho estará recebendo a túnica de terciário, dentre eles, EU serei agraciado. Me sentiria muito honrado com sua presença, motivo pelo qual te envio este convite, esperando em Deus poder contar com sua presença.
Que Deus te abençoe e proteja.
Postado por Bugarin
Esse é Digo Moreno fotografo que não gosta de ser fotografado, só deixou depois que falei que era do Brasil de Salvador Bahia, ai ele sorrio e disse que gostaria de vir para o carnaval.
Achei as fotografias muito interessante, por isso estou posando aqui a ficha dele.
Diego Moreno
Fotos feitas em Fevereiro de 2010
E-mail: intinerante_dm@yahoo.com
Vejam as fotos se gostarem e quiser adquirir Diego manda pelos correios, os preços são em Pesos Argentinos muito barato.
Postado por Bugarin
PASSEIO DO DIA DAS MÃES
Lembrando que no 2º (segundo) domingo do mês acontece o pedal do grupo ITAPAGIPE É DO PEDAL, e como este domingo dia 08/05/2011, é o dia das mâes, não poderíamos deixar passar em branco, de forma que realizaremos nosso pedal, um tanto curto, para que todos possam estar com as mamães para o almoço. Assim sendo, estaremos saindo do Largo da Madragôa ás 08:00hs (oito horas) impreterivelmente, e faremos o seguinte roteiro:
Saida da Madragôa, Vila Rui Barbosa, viaduto dos motoristas, Largo do Tanque, Av. San Martin, Av. Luis Eduardo Magalhães, Paralela, Av. Jorge Amado, Boca do Rio, seguindo pela orla até o Farol da Barra, indo até o inicio da ciclovia da Av. Centenario, onde faremos uma parada para confraternização. Sairemos de retorno ás 11:00hs, passando pela Av. Centenário, Vale do Canela, Contorno, Comercio, Av. Jequitáia, Calçada, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Caminho de Areia, chegando de retorno á Ribeira.
Aguardamos todos, e desejamos um feliz dia para as mamães.
Postado por Bugarin
Amazonense pedala 23 mil km
e dá a volta ao país em 347 dias
Valdeni Pinheiro saiu de casa, em Humaitá (AM), em 17 de maio de 2010.
Ele quer entrar no livro dos recordes após terminar o trajeto. Glauco Araújo Do G1, em São Paulo
O ciclista amazonense Valdeni Pinheiro Alves, 32 anos, completou 23 mil quilômetros de viagem e passou pelas 26 capitais do país e o Distrito Federal em 347 dias. Ele saiu de casa, em Humaitá (AM), em 17 de maio de 2010 e chegou ao último destino da viagem nesta sexta-feira (29), em Macapá.
Após o feito, ele contou ao G1 que está "ilhado" na cidade, de onde não consegue voltar para casa, pois o caminho é impossível de ser feito de bicicleta. "Me prometeram uma passagem aérea de Macapá para Porto Velho, mas não recebi nada. A minha meta eu consegui completar, que era dar a volta pelas capitais do país em menos de um ano. Terminei o trajeto aqui [Macapá], mas agora quero chegar a minha casa antes do Dia das Mães, pois quero estar com minha mãe, que sempre me incentivou. De Porto Velho eu sigo de bicicleta para casa", disse Pinheiro.
Valdeni abraça a mãe, dona Raimunda das Chagas,
durante passagem por Humaitá, antes de encerrar
trajeto (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro)
Ele já tinha feito uma viagem semelhante em 2008, quando percorreu nove estados em cinco meses. "Depois de abraçar minha mãe, quero ver se consigo entrar no livro dos recordes. Por isso registrei toda a viagem em um caderno, como se fosse um diário de viagem, com carimbos de estabelecimentos comerciais, instituições e postos policiais por onde passava", afirmou o ciclista.
O aventureiro disse ainda que procurou registrar todos trechos com fotografias. "Eu colocava tudo no Orkut. Depois de tantar fotos, comecei a fazer algumas poses diferentes para deixá-las mais engraçadas."
saiba mais
Para conseguir o feito, ele seguia a rotina de pedalar, no mínimo, 100 quilômetros por dia. "O máximo que pedalei em um dia foram 220 quilômetros, de Água Clara (MS) até Carneirinho (MG). Normalmente eu acordava às 6h e já começava a pedalar. Quando estava atrasado ou precisava adiantar a viagem, saía logo às 4h. Sempre tinha um horário para começar, mas nunca tinha hora para parar."Valdeni Pinheiro na linha do Equador, no Amapá, no fim do trajeto por todas as capitais do país (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro)
Depois que saiu de casa, Pinheiro seguiu para Porto Velho, depois pedalou para Rio Branco, voltando em seguida para Porto Velho, de onde saiu para Cuiabá, Goiânia, Palmas, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Vitória e Rio de Janeiro.
Em seguida, ele foi para São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, voltou para Florianópolis, Curitiba, passou por Campo Grande, Belo Horizonte, Distrito Federal e Goiânia. Pinheiro voltou a pedalar por Cuiabá, Porto Velho, Manaus, Boa Vista e Macapá.
"Agora, preciso de um avião ir até Porto Velho, de onde pedalo mais 210 quilômetros para ver minha mãe, em Humaitá. Estou com saudades dela. Não comprei presente, mas acho que ela vai gostar de me receber como presente para ela. Vou dar minha bicicleta, que usei por toda a viagem, para ela", disse Pinheiro.
Ciclista pedala 8 meses (Foto: Glauco Araújo/G1)
Assalto
Em Porto Velho, Pinheiro passou pelo primeiro problema sério em sua trajetória. “Fui assaltado. Levaram meu capacete e meu diário de viagem. Fui assaltado de novo, em São Luís. Passei um período da viagem sem capacete. Eu pedia para as pessoas me ajudarem a arrumar um capacete, mas tive de andar dez capitais sem essa segurança.”
O ciclista lembrou do amigo que fez durante a viagem, quando passou pela Praia de Copacabana. “Foi um vendedor ambulante que me deu um capacete novo. Ele se chama Ligeirinho. Sou muito agradecido a ele por esse capacete.”
Dificuldades
Pinheiro afirmou que o pneu da bicicleta furou 45 vezes durante a viagem. "Foram seis jogos de catraca, coroa, rolamento e corrente. Troquei de selim uma vez, troquei um par de aro, quatro eixos, seis rolamentos de cubo e um calção. O meu rasgou no caminho. O capacete também é outro, desde o assalto."
No guidão, o ciclista levou fotografias de pessoas queridas, adesivos de estabelecimentos comerciais que o apoiaram, além de um reservatório de água. No bagageiro, apenas poucas peças de roupas e os cadernos de anotações.
Enviado por Edilson Baraúna (Jarraw) e postado por Bugarin
Valdeni Pinheiro saiu de casa, em Humaitá (AM), em 17 de maio de 2010.
Ele quer entrar no livro dos recordes após terminar o trajeto. Glauco Araújo Do G1, em São Paulo
O ciclista amazonense Valdeni Pinheiro Alves, 32 anos, completou 23 mil quilômetros de viagem e passou pelas 26 capitais do país e o Distrito Federal em 347 dias. Ele saiu de casa, em Humaitá (AM), em 17 de maio de 2010 e chegou ao último destino da viagem nesta sexta-feira (29), em Macapá.
Após o feito, ele contou ao G1 que está "ilhado" na cidade, de onde não consegue voltar para casa, pois o caminho é impossível de ser feito de bicicleta. "Me prometeram uma passagem aérea de Macapá para Porto Velho, mas não recebi nada. A minha meta eu consegui completar, que era dar a volta pelas capitais do país em menos de um ano. Terminei o trajeto aqui [Macapá], mas agora quero chegar a minha casa antes do Dia das Mães, pois quero estar com minha mãe, que sempre me incentivou. De Porto Velho eu sigo de bicicleta para casa", disse Pinheiro.
Valdeni abraça a mãe, dona Raimunda das Chagas,
durante passagem por Humaitá, antes de encerrar
trajeto (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro)
Ele já tinha feito uma viagem semelhante em 2008, quando percorreu nove estados em cinco meses. "Depois de abraçar minha mãe, quero ver se consigo entrar no livro dos recordes. Por isso registrei toda a viagem em um caderno, como se fosse um diário de viagem, com carimbos de estabelecimentos comerciais, instituições e postos policiais por onde passava", afirmou o ciclista.
O aventureiro disse ainda que procurou registrar todos trechos com fotografias. "Eu colocava tudo no Orkut. Depois de tantar fotos, comecei a fazer algumas poses diferentes para deixá-las mais engraçadas."
saiba mais
Para conseguir o feito, ele seguia a rotina de pedalar, no mínimo, 100 quilômetros por dia. "O máximo que pedalei em um dia foram 220 quilômetros, de Água Clara (MS) até Carneirinho (MG). Normalmente eu acordava às 6h e já começava a pedalar. Quando estava atrasado ou precisava adiantar a viagem, saía logo às 4h. Sempre tinha um horário para começar, mas nunca tinha hora para parar."Valdeni Pinheiro na linha do Equador, no Amapá, no fim do trajeto por todas as capitais do país (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro)
Depois que saiu de casa, Pinheiro seguiu para Porto Velho, depois pedalou para Rio Branco, voltando em seguida para Porto Velho, de onde saiu para Cuiabá, Goiânia, Palmas, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Vitória e Rio de Janeiro.
Em seguida, ele foi para São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, voltou para Florianópolis, Curitiba, passou por Campo Grande, Belo Horizonte, Distrito Federal e Goiânia. Pinheiro voltou a pedalar por Cuiabá, Porto Velho, Manaus, Boa Vista e Macapá.
"Agora, preciso de um avião ir até Porto Velho, de onde pedalo mais 210 quilômetros para ver minha mãe, em Humaitá. Estou com saudades dela. Não comprei presente, mas acho que ela vai gostar de me receber como presente para ela. Vou dar minha bicicleta, que usei por toda a viagem, para ela", disse Pinheiro.
Ciclista pedala 8 meses (Foto: Glauco Araújo/G1)
Assalto
Em Porto Velho, Pinheiro passou pelo primeiro problema sério em sua trajetória. “Fui assaltado. Levaram meu capacete e meu diário de viagem. Fui assaltado de novo, em São Luís. Passei um período da viagem sem capacete. Eu pedia para as pessoas me ajudarem a arrumar um capacete, mas tive de andar dez capitais sem essa segurança.”
O ciclista lembrou do amigo que fez durante a viagem, quando passou pela Praia de Copacabana. “Foi um vendedor ambulante que me deu um capacete novo. Ele se chama Ligeirinho. Sou muito agradecido a ele por esse capacete.”
Dificuldades
Pinheiro afirmou que o pneu da bicicleta furou 45 vezes durante a viagem. "Foram seis jogos de catraca, coroa, rolamento e corrente. Troquei de selim uma vez, troquei um par de aro, quatro eixos, seis rolamentos de cubo e um calção. O meu rasgou no caminho. O capacete também é outro, desde o assalto."
No guidão, o ciclista levou fotografias de pessoas queridas, adesivos de estabelecimentos comerciais que o apoiaram, além de um reservatório de água. No bagageiro, apenas poucas peças de roupas e os cadernos de anotações.
Enviado por Edilson Baraúna (Jarraw) e postado por Bugarin
PASSEIOS DE BICICLETA EM SALVADOR
SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA
Valci Barreto,
advogado, cicloativista baiano.
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br
-O excessivo uso do carro fechou os olhos das pessoas para as possibilidades da bicicleta como meio de transporte e como um dos grandes instrumentos de lazer. Salvador é plana para uso da bicicleta: pode-se pedalar de Praias do Flamengo até a Suburbana, passando pelo Bonfim; Ribeira, sem subir uma ladeira sequer. O acesso para à “cidade alta”, como Praça Municipal, Avenida Sete, Terreiro de Jesus, Piedade, pode ser feito através de pequenos aclives como Contorno, Montanha, Pelourinho, Ladeira da Preguiça , Taboão, São Raimundo, em menos de dez minutos, empurrando a bicicleta, sem se cansar. Este tempo é, na maioria dos casos, menor do que a espera por um ônibus. Se a Prefeitura liberar o acesso de bicicleta pelo plano inclinado e escadarias da Lapa para a denominada Cidade Alta, as facilidades serão ainda maiores.
-Não está mais de acordo com nossos tempos a pessoa morar na Pituba, Bonocô, Rio Vermelho e só poder ir ao Iguatemi , Shopping Barra, Terminal da Lapa, de carro.
-As pessoas não mais imaginam ser possível ir de bicicleta comprar um remédio, pão; tomar um sorvete ; dirigir-se a uma praia com distancia entre dois a cinco quilômetros de casa, tão dependentes que se tornaram do veículo motorizado.
BICICLETA É PARA QUEM QUER PEDALAR; NÃO É PARA QUALQUER PESSOA.
Há pessoas que se acostumaram tanto em andar de carro que sequer se imaginam em cima de uma bicicleta. Outras não se vêem chegando a uma loja; padaria; farmácia, com cabelo desalinhado pelo capacete ;vento ; suor misturando com seus perfumes caros;
Há, porém, milhares de pessoas que, mesmo gostando de carro, coisas finas, perfumes franceses, bons e caros restaurantes , vestes formais, desejam pedalar; querem-se desgrudar um pouco do carro pelo menos para algumas atividades do seu dia a dia. Mas são desencorajadas por muitas razões ,notadamente por conta da falta de educação dos nossos motoristas que não respeitam os ciclistas.
Aliás, nossos motoristas, só respeitam regras de transito, com ameaça de multa e soldado apontando-lhe uma metralhadora. Fora destas hipóteses, estacionam em locais proibidos, até em frente de garagens de prédios; passeios públicos. Placas dizendo “proibido estacionar” se não houver um agente publico fiscalizando, impedindo, ele lê assim: “por um pouquinho eu posso estacionar; e este pouquinho pode ser o dia todo.
Quando um motorista vê uma bicicleta ou moto em sua frente, mesmo que elas estejam circulando dentro da lei, das normas de transito, o motorista entende que eles são estorvos; que têm que sair correndo da sua frente. Então, o motorista aciona agressivamente buzinas, motores, luzes, fazem ultrapassagem perigosas sem o mínimo de respeito pela vida alheia.
É como se dissessem: “saiam da frente que toda a pista é para o “meu carro”.
A falta de educação e egoísmo destas pessoas fazem-nas agir e pensar como se as pessoas em sua frente fossem obrigadas a se submeter às suas grosserias , como se o seu direito fosse maior do que o dos demais . Muitos , para compensar o seu atraso , a sua desorganização, dirigem perigosamente, expondo outras pessoas a acidentes, alimentando de forma continua a cultura do “sai da frente”.
Porém, apesar destes motoristas agressivos, violentos, egoístas, desrespeitosos, é possível pedalar em Salvador com relativa segurança.
Nossos textos são feitos para as pessoas que têm vontade de pedalar e não têm coragem de enfrentar as nossas ruas.
A RUA NÃO É SÓ DO CARRO.
-Autoriza o código de transito nacional que a bicicleta circule na mesma pista destinada aos carros.
-No transito, a preferência é da bicicleta e não do carro.
-o ciclista, empurrando a bicicleta, goza do mesmo direito que é atribuído ao pedestre.
O QUE ENGARRFA O TRANSITO É O CARRO.
-quem atrapalha o transito é o carro, não é a bicicleta.
-Quem mata, estressa, engarrafa, mutila pessoas, não é a bicicleta e sim o carro.
-Os maiores inibidores para as pessoas pedalar em Salvador não são as ladeiras, suor e outros inconvenientes; porém, a brutalidade; a falta de educação da nossa gente no transito.
-Agem eles, motoristas, como se todos os espaços fossem destinados ao seu carro. Por isto, para eles, todos os espaços são pequenos. Daí estacionarem em locais proibidos, subirem e estacionarem em passeios, sem jamais se importarem em obstruir passagens de quem quer que seja. O direito dos outros não lhe interessam. Pensam e agem como se todos os espaços públicos estivessem à disposição de seus veículos. Por isto, ao ver uma bicicleta em sua frente, em vez de aguardar o momento seguro para a ultrapassagem, aceleram, , acionam agressivamente luzes e buzinas, tiram fino, gritam, xingam, atropelam, mutilam, matam .Em países onde a bicicleta é respeitada como meio natural de transporte, os motoristas de ônibus, de veículos de um modo geral dirigem atrás da bicicleta, sem qualquer agressão; e aguarda o momento da ultrapassagem segura. O ciclista, por sua vez, oferece a passagem na primeira oportunidade. Tudo é feito de forma natural, ganhando todos com a mobilidade mais humana na cidade. Socialmente, todos lucram.
Mesmo com a quantidade de carros que temos nas ruas de Salvador, se não houvesse a brutalidade dos motoristas, muitas pessoas iriam fazer muitos dos seus trajetos diários em bicicleta, especialmente nas regiões mais planas como as avenidas de vales e a orla. Se as pessoas pudessem pedalar com segurança em nossas ruas, haveriam mais pessoas trocando o carro pela bicicleta em muitas tarefas e passeios diários. Gestos simples como estes, em muito diminuiria a quantidade de carros nas ruas. Seriam milhares de pessoas que não mais iriam usar carros para os pequenos trajetos e pequenas tarefas. São milhares de pessoas que diariamente pegam o carro somente para ir a uma academia, shopping, tomar sorvete, ir a um cinema, comprar pão, remédio, em distancia de até duzentos metros. Este comportamento há muito já deveria ter sido sepultado. E não precisa de ciclovias nem de ciclofaixas . A educação, a mudança de mentalidade, a civilidade, o respeito, a boa maneira, o compromisso com a cidadania é o que está faltando. Grandes campanhas educativas, começando na escola, em casa, trabalho, congressos , TV, rádio, jornais, podem ajudar na mudança de mentalidade da nossa gente para que a bicicleta seja incorporada como meio de transporte nos grandes centros, como uma das soluções para os gritantes problemas do transito.
Nós, que amamos bicicleta, que já a usamos como lazer e meio de transportem, mesmo de forma limitada, não temos dúvida de que melhoras virão. Se não por mudança de mentalidade, virão pela necessidade: andar de carro em muitas áreas urbanas, dentro de pouco tempo, será uma ação tão incomoda que para muitas tarefas as pessoas serão obrigadas a fazer a pé ou em bicicleta.
O medo de pedalar, por conta da brutalidade dos nossos motoristas, não é ignorado por nós que andamos de bicicleta a passeio , esporte ou lazer. O perigo existe e procuramos dele nos defender. Por isto, não aconselhamos ninguém a iniciar-se nas ruas sem as devidas cautelas , observação, cuidados. Aconselhamos aos iniciantes a formarem grupos de amigos , escolherem locais menos movimentados para adquirirem confiança; procurarem grupos já organizados para se orientarem.
Muitas pessoas começam sozinhas e acertam; outras, em grupo também aprendem e se desenvolvem .
Todos os dias , inclusive domingos e feriados, há passeios ciclísticos em Salvador, com grupos organizados. Descubra qual o que tem mais afinidade com seu jeito de ser, de pedalar e agregue-se a ele.
PASSEIOS URBANOS EM BICICLETA E DICAS DE LOCAIS PARA VISITAR EM SALVADOR.
Para quem estiver pedalando em Salvador, algumas dicas de lugares interessantes:
CENTRO HISTORICO- Terreiro de Jesus, Pelourinho, Taboão, Bairro da Saúde, Comercio, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Contorno, com visita ao Museu de Arte Moderna da Bahia. Bairro da Calçada e Ribeira. Nesta, a sorveteria mais famosa de Salvador que tem o nome de Sorveteria da Ribeira. Cada um destes locais, andando de bicicleta , a pessoa descobre coisas, cantos, pessoas, locais de comer, sorveterias, padarias, barrcas de frutas, lojas de livros usados, museus, pontinhos de vendas de coisas interessantes, que jamais imaginavam existir.
CENTRO HISTORICO- Terreiro de Jesus, Pelourinho, Taboão, Bairro da Saúde, Comercio, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Contorno, com visita ao Museu de Arte Moderna da Bahia. Bairro da Calçada e Ribeira. Nesta, a sorveteria mais famosa de Salvador que tem o nome de Sorveteria da Ribeira. Cada um destes locais, andando de bicicleta , a pessoa descobre coisas, cantos, pessoas, locais de comer, sorveterias, padarias, barrcas de frutas, lojas de livros usados, museus, pontinhos de vendas de coisas interessantes, que jamais imaginavam existir.
MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA, na Avenida Contorno.
O museu fica na Avenida Contorno. De bicicleta, em uma manhã, mesmo devagar, você visita Campo Grande, Museu de Arte Moderna, que não cobra ingresso para ter acesso e possui uma das mais lindas vistas da Bahia; Feira de São Joaquim; Calçada e Ribeira. Toda esta região ,nos domingos e feriados ficam quase vazias de carro, permitindo um passeio muito tranqüilo. Na Calçada você pode pegar um trem e , com ou sem bicicleta, comer em um dos restaurantes mais populares da Bahia: O Boca de Galinha, na Suburbana. Perguntando, todos sabem onde fica. O boca é especializado em frutos do mar e tem indicação na Veja; no bikebook.blogspot.com e no muraldebugarin.com.
CANTO DA PRAÇA , NO LARGO DE NAZARÉ. Todos os domingos, das 09 às 12 horas, um grupo de músicos, amadores e profissionais, tocam e cantam, gratuitamente chorinhos, sambas e velhos carnavais.
COLECIONISMO – coleções de selos, moedas antigas,cartões postais, , fotografias,cartões telefonicos, colecionismo em geral: Todos os sábados, das 09 às 12 horas, na Séde dos Correios, na Pituba.
veja o video:
veja o video:
Copie e cole para ver os vídeos.
http://www.youtube.com/watch?v=PTDZnTMKrI8http://www.youtube.com/watch?v=PTDZnTMKrI8
=====================================================
RESTAURANTE ESCORIAL, comida caseira, ao lado da Associação Atlética da Bahia, na Barra.
===========================================================
UM PEDAÇO DO IMPERIO AUSTRO HUNGARO NA BAHIA.
A partir das 18.50, o "lugar" , para comer é o BISTRO PORTO DO SOL, na Porto da Barra,na Rua do Tamarineiro. Além da deliciosa comida autro - hungara, feita pelo casal proprietário, a decoração, com fotos de filmes antigos, fundo musical sob o mesmo tema, já é suficiente para uma visita-lo, O proprietário Reinhard Lackinger, é um figuraço; mas não cheguem ali pondo pés em cima de cadeira, falando alto, embriagado, nem passe a noite tomando uma cerveja e gritando. Aí o Reinhard vai reclamar e, acho eu, com muita razão. O Bistrô não é barraca de praia, para você sentar sem camisa, por os pés em cima da mesa, sujá-la com restos de comida. Não é melhor nem pior do que nossas praias . É diferente. É um dos meus lugares preferidos em Salvador, tanto pelo ambiente quando pelas comidas.
===========================
=======================
SEBOS, LOJAS DE LIVROS USADOS.
Visitem nossos sebos: só no Terminal da Lapa são tres. Eraldo, Juvenil e Papyro.
vejam também videos no you tube, procurando por valci barreto , livros usados, muraldebugarin.com
================================
CAFE DA MANHA
Delicatessem Albane, na Pituba, e almoço com coisas também do interior: banana da terra cozida, frita, farofas, bolos e sucos .
Ceasa do Rio Vermelho, no DONANA de domingo a domingo, com todas as iguarias, inclusive mocotó, sarapatel, aos sábados e domingos o café é reforçado.
=======================================
BIBLIOTECA PÚBLICA DOS BARRIS, que funciona também aos sábados e domingos. Sábados e domingos até as 16 horas.
=====================================
Cine Glauber Rocha com um café e livraria encantadora.
-vejam bem mais, sobre nossos pedais em salvaor, acessando:
Procurem por
Valci barreto ; muraldebugarin.com; bikebook.blogspot.com; passeios de bicicleta em salvador; canto da praça; Jabutis Vagarosos, pedalando em salvador; pedal da asbeb, no
You tube, Google, yahoo, que vocês poderão um dia perguntar: “Porque não comecei antes?”
Não esqueçam: Salvador é plana para andar de bicicleta; e quando estamos pedalando, a nossa capital fica pequeninha em tamanha e se agiganta em locais encantadores que jamais conheceremos se não for a pé ou em bicicleta.
======================
Vejam mais, acessando www.coisasprafazeremsalvador.com.br
PEDAL DA ASBEB.
Todo primeiro domingo do mês acontece um grande pedal em Salvador. É o pedal da Asbeb-Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia, que acontece todo primeiro domingo do mês, saindo às 09 horas sai às 09 horas da manhã, da frente da Fonte Nova, Dique do Tororó,
É um passeio democrático, participando pessoas de todas as cores, credos, com qualquer tipo de roupa de uso comum e com qualquer bicicleta, desde que rode.
É um passeio lento, vem gente dos bairros mais afastados da cidade e até de municípios vizinhos como Candeias, Lauro de Freitas, Camaçari, Ilha de Itaparica, sempre com mais de mil pessoas pedalando Este numero pode diminuir quando chove e no dias de sol muito forte porque, nesta ultima hipótese muistos se deslocam realizam passeis mains longos para praias e municípios vizinhos.
É recomendado o uso de capacete e luvas para maior segurança do ciclista. Os organizadores pedem doação de alimentos não perecíveis. Quem doa um kg de alimentos recebe ticket e concorre a sorteios que ocorrem no final de cada passeio. No próprio passeio o alimento arrecadado é entregue a uma entidade filantrópica.
OUTROS PASSESIOS CICLISTICOS EM SALVADOR.
-Todos os dias há passeios noturnos em Salvador.
Quem tiver interesse no mundo do pedal baiano, acesse nossos sites:
bikebook.blogspot.com muraldeaventuras.com.br.
Vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando em:
Bikebook.com.br –
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
valci barreto
passeios de bicicleta
============================
GRUPOS DE PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR:
PEDALADADANOITE
SINCRONIA
FAROL LIGHT
ITAPAGIPE É DO PEDAL
GRUPO NARANDIBA
AMIGOS DE BIKE
OGUNJA
JABUTIS VAGAROSOS
ASBB
ASBEB
PEDAL DE OURO
AMIGOS DE TONY
JARRAW.
SEM DESTINO
MURALDEAVENTURAS e muitos outros. Todos que conhecemos têm perfil publicado no bikebook.com.br e no muraldebugarin.com.
OFICINAS SIMPLES DE BICICLETAS EM SALVADOR.
MARCELO , ex competidor de ciclismo, no Bairro da Barra ao lado da Perini, Rua Diniz Gonçalves, em frente ao Posto de gasolina. . Além de consertar, muitas vezes ele tem bicicleta e peças usadas à vendas, deixadas pelos seus clientes.
REGIS, NA VASCO DA GAMA.- SPORT CICLO-
na Vasco da Gama, em frente a O BARATÃO, inicio do viaduto da Vasco da Gama que dá acesso à Praça dos Reis Católicos.
Bikemania Beto bikemania Rua Artur Gonzales, 157, Pau da Lima
ERVACICLO, no Rio Vermelho, nas proximidades da entrada do Hotel Pestana.
==========================
COLEÇÕES DE SELOS , POSTAIS, MOEDAS ANTIGAS.
=Leve seus filhos para descobrir o mundo das coleções de moedas, selos, cartões e fotos antigas na sede dos Correios, na PITUBA, todos os sábados, das 09 às 12 horas. Seus filhos vão agradecer o presente.
HUMBERTO ANTIGUIDADES, no Orixás Center: moedas, discos de vinil, relógios, fotos antigas.
ADATEMDETUDO: Na Rua do Gravatá e na Ladeira da Praça, nas proximidades do prédio do Corpo de Bombeiros. O filho de ADA , rapaz novo é marceneiro e faz reformas de móveis.
Em Ada há muitos objetos antigos: moveis de todo tipo, santos, candelabros, relógios, porcelanas, moedas, cédulas, vejam fotos de seus produtos, da sua loja, seu telefone, no muraldebugarin.com
VIDEOS DE PASSEIOS E AÇOES CICLOATIVISTAS NO YOU TUBE.
Vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando em:
Bikebook.com.br –
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com/
valci barreto
passeio ciclístico em salvador
Lápis, bicicleta, caneta, livro usado são itens que, apensar de comuns, simples e baratos, resolvem muitas coisas na vida da gente. Quanta gente não já perdeu um negócio, viu fugir quem sabe o amor da sua vida por não ter anotado o seu telefone? Nome ou endereço em um destes encontros únicos que a vida promove e deixamos escapulir? Quantos não perderam um negocio, um programa pelo mesmo motivo? Quantas pessoas poderiam fazer belos passeios usando uma coisa tão simples como uma bicicleta? Quantos não deixaram de se emocionar com uma historia por ter deixado de abrir um livro, ou tido paciência para escutar alguém? Tenho o cuidado de ter estes poderosos instrumentos ao meu redor, mesmo nestes tempos de avião barato, metrôs, internet e livros de capas tentadoras nas prateleiras das livrarias.
Há certas coisas que a classe média, o novo rico, somente vai usar se um dos seus pares o fizer. Ou, especialmente, se a imagem aparecer em alguma novela. O requisito para muita gente usar algum objeto, morar em algum bairro, é ser aprovado por alguma celebridade, notadamente artistas e atletas. Se aparecer na novela, então, aí é certo que no dia seguinte tem gente “chic” fazendo o mesmo. Outra forma é aparecer alguém e afirmar: “é a ultima moda na Europa”. Chegou dos Estados Unidos. Se for da China, não vale. Senão, todo brasileiro usava bicicleta.
Raramente assisto a algum capitulo de novela. Nada tenho contra elas, tendo-as, inclusive, como um grande gênero cultural que muito ensina à nossa população. As restrições que faço é que demoram muito para a trama ser contada, a maioria dos diálogos não me interessam e nos horários eu prefiro sempre ler, ver revista ou fazer alguma atividade física, ainda que andando na esteira ou pedalando na ergométrica. Ultimamente a bicicleta tem entrado nas novelas, o que me tem agradado muito, principalmente porque nelas pedalam personagem que representam classes de media para cima. Estas cenas, sem duvida, levarão mais pessoas a pedalar, A revista Caras, fotografando artistas circulando em bicicleta nas praias das celebridades do Rio de Janeiro e também no exterior têm prestado grande serviço em favor das magrelas.
Antes, você podia andar até de paletó em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro ,em bicicleta. Em um outro momento, seria “vergonhosa”, “coisa de pobre”. Chic, como ainda é a CAMINHONETONA, de preferencia em cor preta.
Hoje, pela manhã, precisava resolver um problema no cartório da Barra. Com nestas repartições não se pode entrar de bermuda, vesti uma camisa manga comprida, calça , meia e sapato social e assim me dirigi para o cartório. Resolvi tudo de forma rápida , sem estress, sem pressa, e, como era antes das dez, sem suar. Não é a primeira vez que assim procedo. Se fosse de carro, e até de moto, considerando outros lugares que tive de parar, teria demorado bem mais, encontrado flanelinhas chatos(há os bons, educados, sim) e outras mazelas que encontram quem anda de carro pelo centro.
Não quero lançar moda. Não tenho vocação nem perfil para o ramo. Não sendo jogador de futebol, pastor, autoridade, ninguém vai andar de bicicleta “porque valci também anda”.
Porém , para os que tem vontade, e espera alguma celebridade assim proceder, já há um motivo bem forte que acredito farão mais gente da classe media encarar a magrela como meio de transporte alternativo: trata-se do social bike, que parecer vir também para ficar
Vejam o vídeo abaixo para entender melhor do que estou falando. Agora a moda vem da Dinamarca. Só que lá nunca foi moda: é do dia a dia das pessoas. Mas pondo como “moda vinda da Dinamarca”, tem um lado mais chic para ser considerado. Não seria o mesmo se dissesse: vem da China , Nigéria ou do México. Para quem tiver alguma dúvida, acesse o vídeo abaixo:
Comercio de Salvador , ótimo e tranqüilo local para pedalar em domingos e feriados.
restaurante Juarez mercado do ouro
canto da praça, entrevista a Nivaldo.
café da manha, no mercado do rio vermelhom de domingo a domingo
fazenda real , Simões filho, entrevista a diogentes e crianças e a senhora
LOJAS E PONTOS DE LIVROS USADOS EM SALVADOR.
-O gaucho, em frente à Faculdade UNIJORGE, no Comercio. Vende livros usados. Pequeno ponto, aceita doações de livros usados.
-Daniel Sebo, na Rua da Ajuda, edfo. Barreiros, atrás da Camara de Vereadores, ao lado de Gidi Antiguidades e do terminal de ônibus da Rua Chile, fone 91229368. Também aceita doações. Pessoa simpática, simples, há muitos anos vende livros naquela rua.
-Senhor Alfredo, na SETE PORTAS, parte baixa da Ladeira do Funil. Pessoa humilde, está no batente de domingo a domingo.
-Caju, ao lado da Biblioteca Publica dos Barris.
-Eraldo, senhor Juvenil e Papyro: todos no teminal da Lapa e nas imediçoes dos pontos de ônibus.
Não jogue livros no lixo: faça doações a pessoas que gostam de ler, bibliotecas comunitárias ou a pequenos sebos como os do Gaucho, Daniel e Sem hor Alfredo.
LIVROS USADOS DO BABA, no Pelourinho em frente à Praça do Reguay, na sede dos artesãos do centro histórico , ao lado da Igreja Rosário dos Pretos.
=grupo de amantes de passeios ciclísticos, JABUTIS VAGAROSOS, realiza passeios por toda a cidade de Savador, notadamente nos domingos e feriados e não falta aos festejos do Bonfim , pedalando também no período de carnaval.
=============================================================
SEBO SUBAÉ,LIVROS USADOS, EM SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO
Há mais de dez anos, O sebo Subaé , em Santo Amaro da Purificação, compra vende, troca e recebe doações de livros usados.
Segundo seu proprietário, figura simpática, alegre, humilde, comunicativa, os livros mais vendidos no Sebo Subaé são os romances Julia e Sabrina.
Mantém, porém, um grande estoque de livros e revistas sobre os mais variados assuntos , romances, livros didáticos, revistas do Reader s Digest e muitas coleções.
O seu endereço é o mais fácil possível: Rua Marcilio Dias, Centro, ao lado do Banco do Brasil , Cine Bahia e em frente à Farmácia Senhora do Rosário.
Está aí mais um endereço de locais onde comprar e fazer doações de livros usados.
Fones do Sebo Subaé, em Santo Amaro da Purificação (75) 81628737 99633376 (mas ponham o DD DE SANTO AMARO.
========================================================
Mesmo no carnaval é possível pedalar nas manhas dos dias de folia quando as ruas estão fechadas para o transito e os foliões descansam . Ai, todo o espaço fica para nosssas bicicletas.
========================================================
TEATRO-
O grupo e escola de teatro VANACONTRAMAO, nos dias 29 e 30.01 ; e nos dias 06, 12 e 20 de fevereiro, estará apresentando a peça
A CASA DE BERNARDA ALBA, um dos mais conhecidos textos do poeta e dramaturgo espanhol Garcia Lorca, no Teatro SESI do Rio Vermelho.
Ingressos à venda no próprio teatro do SESI, RIO VERMELHO.
“a peça retém a genial composição dramática de Garcia Lorca em uma casa só visitada por mulheres após a morte do varão. Cinco filhas, a viúva e duas empregadas vivem emparedadas, remoendo as ambições de se libertarem do jugo dos limites em que estão cerceadas. Enlutadas pelos próximos oito anos dividem fantasias, expectativas e falhas humanas que as obrigam a se amarem e se odiarem simultaneamente.”
Imperdível.
================================================
ALUGUEL DE APART EM GENIPABU, GUARAJUBA , SALVADOR.
Em Guarajuba está situado um dos mais aprazíveis condomínios de Salvador, tipo apart. É o GENIPABU SUMMER HOUSE, com piscina, quadras poli esportivas, bem junto ao mar de Garajuba; bar, restaurante, estacionamento, sala de jogos e prefeito para família com crianças.
Valci e ou Rosangela Cariccio possui um dos apart e o aluga para temporada ou permanente.
87079715
NÃO JOGUEM LIVROS NEM REVISTAS USADAS NO LIXO.
Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Muitas pessoas não tem acesso à leitura. Especialmente no interior ou mesmo nos bairros afastados dos grandes centros, porque simplesmente não há livros nem revistas para ler.
Há professoras de escolas publicas que emprestam livros para seus alunos e insistem para que elas os devolvam a fim de não faltar para as demais.
No entanto, muita gente por falta de espaço, para não dar mofo, para limpar a casa, simplesmente pegam livros e revistas usadas e jogam no lixo. Com certeza não é uma boa prática.
Livros e revistas são usadas para atividades lúdicas, psicosociais em entidades e clínicas psiquiátricas, alimentar a carência de livros e revistas em bibliotecas comunitárias. Há pessoas que gostam de ler e não tem condições econômicas para comprar livros novos.
Há pessoas humildes que driblam o desemprego vendendo o mesmo material.
Como se vê, são muitas as destinações que podem ser atribuídas aos livros e revistas usadas. Apesar disso, muito gente os joga no lixo, provocando os mais variados problemas de ordem ecológica, privando ainda muita gente de ter acesso à leitura.
Assim, em vez de jogar este material no lixo, melhor fazer doações a bibliotecas comunitárias, igrejas, crianças e famílias que gostam de ler ou a pequenos pontos de vendas de livros usados.
Alguns pontos para doações de livros que recomendamos:
Igreja Católica da Vitória, Ingreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba, Mosteiro da Lapa, na Joana Angélica, bibliotecas comunitárias , como a do Calabar, entrada da Avenida Centenário.
Recomendamos ainda fazer doações para pessoas como:
Projeto LEITURA NA PRAÇA, na Cruz da redenção, Brotas. Neste projeto, Lazaro recebe livros e os distribui gratuitamente em praias, eventos, rodoviária. Todos na Cruz da Redenção sabe onde fica o Lazaro, ou Lau.
Daniel Sebo, na Rua da Ajuda, ao lado de Gidi Antiguidades, edfo. Barreiros, Térreo, atrás da Câmara de Vereadores de Salvador- 91229368
Senhor Alfredo, que vende livros usados na Ladeira do Funil, Sete Portas, em frente à empresa Resul.
Alemão, ou Gaucho, que vende livros usados em frente à Faculdade Unijorge, no Comercio.
Caju, que os vende em frente à Biblioteca pública dos Barris.
E, em Santo Amaro, no Sebo Subaé, cujo proprietário com sua simpatia e humildade vende livros há mais de dezn anos em Santo Amaro da Purificação, ao lado do Banco do Brasil e do Cine Bahia, bem no Centro da cidade.
As igrejas citadas fazem feiras anuais e vendem os livros recebidos das doações.
Os senhores Alfredo, Alemão são pessoas humildes que aceitam e agradecem as doações; o mesmo ocorre com o proprietário do Sebo Subaé, em Santo Amaro.
Ao viajar, leve alguns livros, revistas usadas e entregue para crianças que estejam brincando nas ruas: Elas fazem uma festa. E não esqueçam de ensinar para estas crianças: “ cuide, destes livros e revistas; depois que lerem, repassem para outras crianças”
Pode ser que elas obedeçam e, quando crescerem, façam o mesmo .
Doando livros e revista é a melhor, mais fácil, mais civilizada e producente forma para “limpar” sua casa de livros e revistas dos quais você não mais precisa.
13-LIVROS USADOS, para quem gosta de livros, há vários sebos em Salvador:
tres no terminal da Lapa, dentro e fora do terminal: Papyro, Eraldo e senhor Juvenil, os dois primeiros no terminal de ônibus. O do senhor juvenil ao lado da Loja de Tecidos Bahia.
Pelourinho, ao lado da Igreja Rosário dos Pretos, em frente à Praça do Regay; na sede da Associação dos Artesãos do Centro Histórico.
Centenário, próximo ao Posto de Gasolina, Subida para a Graça.
senhor Alfredo, na Sete Portas, parte baixa da Ladeira do Funil;
Caju, em frente à Biblioteca Pública dos Barris.
Ao lado do Teatro Vila Velha
Praia dos livros, no Porto da Barra, mesmo prédio do Instituo Mauá. Ao lado do Posto Policial.
Um na Pituba, nas proximidades do antigo prédio da Perini.
-Sebo do Daniel, Edfo. Barreiros, ao lado e Gide Antiguidades, terminal de ônibus da praça da fone : 91229368
Berinjela, no Teminal da Praça da Sé.
Brandão, Edfo. Haia, Rua Ruy Barbosa.
O gaucho, o O Alemão, em frente ao prédio da Unijorge, no Comercio, quase em frente ao Prédio da Justiça do Trabalho.
Farol dos Livros, na Pituba.
todos os sebos de Salvador que conhecemos estão catalogados no bikebook.blogspot.com.
ESCOLA DE BIKE PROFESSOR LAZARO.
Competência, dedicação, sensibilidade, disciplina , bom humor. Este é o perfil do Professor Lázaro, que ensina a montar bicicleta. Ele vai até a sua casa , no local que ele ou você escolher acontecerão as aulas.
O professor Lázaro é inscrito como instrutor nos órgãos competentes.
Se esta informação serve para animar alguem que se preocupa com idade, está na biografia de Leon Tolstoi que este escritor aprendeu a andar de bicicleta aos 66 anos de idade.
Lázaro estará dando aula no dia 02.02 a uma das suas alunas. Após a aula, pedalará pela região do Rio Vermelho e garantiu sua presença na feijoada do Everaldo Augusto, da SECOPA, também no Rio Vermelho.
Cheio de projetos e ações, Lázaro estará mais uma vez , durante o período de carnaval, com a sua cria, o BIKE FOLIA, que todo os anos acontece nas manhãs do período de carnaval.
Alguns viedeos nossos
Se clicar e não abrir, copie e cole, ou abra no you tube:
Valci barreto
Muraldebugarin.com
Bikebook.blogspotl.com
pedalando no corpus cristie pela cidade de salvador, valci e rose
passeio da asbeb, Lívia, filha de alan
-PARTICIPE DO MASSA CRITIA E MENINAS AO VENTO EM SALVADOR: Uma nova revolução acontecendo em favor das bicicletas e uma grande festa.
Assinar:
Postagens (Atom)