sábado, 27 de agosto de 2011

Fotos de Marcilio e Tv Rua na Bicicletada





Mais fotos no muraldebugarin.com Galeria do mural

Postado por Bugarin

ALTO ASTRAL , BELEZA E MUITO MAIS NA PEDALADA

A pedalada de hoje foi tudo mais do que o esperado: mais gente, mais participação, muita gente nova, as meninas cada vez mais belas e mais produzidas , com suas bicicletas cada vez mais enfeitadas. Uma festa. A equipe de estudantes de jornalismo da Faculdade da Cidade, Luciana Marque, Danubio Trindade, Valci Barreto, que junto com Itana e Bugarin formam a equipe da TV RUA,juntamente com Dayse, estudante da Ufba, todos participando pela  particpando pela primeira, vez, ficaram simplesmente encantados, fotografaram e filmaram quase tudo. 

Além de toda a alegria, contou ainda com a visita, no Largo da Mariquita, de belas garotas , comendada por Fernanda, todas da  Equipe de Marketing do Shopping Barra,  que distribuiu brindes para todos os bicicleteiros. 

Os bicicleteiros baianos pediram e foram atendidos pelo Shopping Barra no sentido de implantar um bicicletario na parte terrea daquele estabelecimento, tendo nascido daí uma simpatia dos amantes do pedal pelo mesmo Shopping. Fernanda e sua equipe, além dos mimos que levou para a turma, garantiu que nos convidará para a inauguração do bicicletário, que já está funcionando. 

Um gesto civilizado , educativo, por demais útil , que esperam os bicicleteiros baianos sere acompanhado pelos demais shoppings , empresas e orgãos públicos da Bahia.

Equipe do Shopping é só nos dizer o dia que nos faremos presentes. A torta , fotos e vídeos são por nossa conta!

os bicicleteiros baianos agradecem.

valci barreto
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br
tv rua

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

2011_08_26 Bicicletada_SSA Agosto




Mais fotos no mualdebugarin.com

Postado por Bugarin


sebo praia dos livros


TALVEZ EU VA:HOJE, sexta-feira: O Spaghetti do Moreira, Messias Bandeira e os amigos literários aguardam todos para brindar o aniversário de Jorge Itaitú. Texto/convite do Raul, ao final deste.rs




Sábado: Nosso espaço estará, das 11:00hs ás 20:00hs, de portas e prateleiras abertas para que possam vir e adquirir "seu" novo livro e companhia para ler a noite.


Leia sempre!!
partilhe o saber...
Boa vida!!!

Daniele Helfstein

Agora um pouco mais de...

Praia dos Livros


Criada em São Paulo, em 2002, a Praia dos Livros é pioneira em um novo conceito de sebos no Brasil. Hoje, conta com três filiais, uma delas em Salvador. O ambiente dispõe de coffeeshop  e Wi-Fi, para maior comodidade dos clientes, além de oferecer um amplo e diversificado acervo de livros, cd's, dvd's e discos de vinil, cerca de 20 mil titulos devidamente higienizados e catalogados nas mais diversas áreas. Também funciona como espaço cultural onde acontecem todas as semanas encontros gastronômicos, filosóficos, poéticos, musicais e teatrais. Aberto de segunda a sábado, das 11 horas às 20 horas (horário oficial da livraria), vendemos, compramos , trocamos e partilhamos, além de avaliarmos com hora marcada. Mais informações  através do (71) 3015 0093, pelo e-mail Praiadoslivros@gmail.com e, também, via facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001573338373

Caros e caros,


Infelizmente, sou a prova cabal de que tratados mefistofélicos podem ser perigosos, sim, senhor. Pois bem, ontem, enquanto dava-me à contemplação do mar Atlântico, palas bandas do Farol da Barra, em tarde chuvosa e melancólica, fui abordado por uma costela garbosa e de expressão enigmática, criatura essa que apresentou-se como uma velha conhecida.
De início, acreditem, não a reconheci, algo estranho, até porque o seu rosto era incomum e, com certeza, caso algum dia a tenha encontrado, jamais poderia esquecê-la. No entanto, com os passar dos minutos, a memória me transportou ao início dos anos 90 do século passado, mais precisamente às bandas do Largo Dois de Julho, no centro da Cidade da Bahia, em casa do senhor Sampaio.
Foi lá, apresentada pelo dito senhor Sampaio, meu guru naquele período, que a conheci, juntamente com um amigo comum, o qual, ao ler este relato, certamente vai lembrar de tudo, desde que o excesso de canábis não tenha corroído o seu cérebro. E, sem mais delongas, informo-lhes que a tal ofereceu o seu corpo para banquete aos três e ainda nos prometeu uma existência repleta de regalias. Mas havia um porém: viria a cobrar a conta caso não a cultivássemos em nossa memória.
Bem, da minha parte, confesso, considerei as suas palavras meras bravatas, como, penso, os outros dois, também. Porém, os vendo hoje, começo a pensar que estejam sob efeito da maldição, por uma série de razões que cá não vou entrar em detalhes. Quanto a mim, há coisa de pouco mais de um mês e meio, o meu vigor desapareceu de uma hora para outra, sem doença aparente que justificasse o declinar físico.
Salvo fui por um poderoso sujeito que lida com forças do desconhecido, depois de um ritual realizado à distância e o qual me fez sentir novamente como um cavalo selvagem de uma pradaria qualquer. Sim, agora, talvez sentindo-se ultrajada com a minha recuperação, Ela, maldita, quer novamente fustigar-me, pois, ao se despedir do nosso encontro de ontem gritou com uma voz que pareceu sair das profundezes que vou pagar o pato na sexta-feira, na Praia dos Livros, no meio da noite.
Sim, pato à moda da casa não vou servir e muito menos serei o tal, mas, sim, vou regalar-lhes, caros e caras, as nossas imbatíveis massas (pomodoro, pesto e abobrinha), a partir das 20h13, na Praia dos Livros, como também esperarei a tal disposto a tudo para salvar a minha pele.
Possível peleja, será musicada pelo glorioso Messias Bandeira, com todos os crucifixos no pescoço, assim como, no cair das horas, o DJ Jorge Taitu vai assumir a bancada, para deleite de seus convivas.
Portanto, os espero em noite que promete panos pra mangas...

Raul Moreira

reservas 30150093

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

2011_08_23 SEBASTIAO NERI ELIANE CATANHEDE MARIO KERTEZJOACY GOES




Mais fotos no muraldebugarin.com

Postado por Bugarin

AKVA _ Assoc. de Karate Vilas do Atlântico

Se você mora em Itapoã, Lauro de Freitas, villas do Atlantico, Abrantes, Portão e Adjacências, e quer praticar esporte como KATATÊ procure AKVA - Ass. de Karate V. do Atlântico. com o companheiro Leonardo Couto ciclista, trilheiro, mergulhador, etc.
Eu recomendo, aqui está o endereço: http://karateakva.blogspot.com/2011/08/akva-video-promocional.html
Bugarin


Mural de Aventuras fecha parceria com CorpoPerfeito


Olá Pessoal,

Fechamos uma parceria com o CorpoPerfeito, líder absoluto nacional em vendas de suplementos alimentares, artigos esportivos e produtos para boa forma.

Para que essa parceria tenha sucesso, acessem o site do CorpoPerfeito a partir do banner inserido na coluna do lado direito no site do Mural de Aventuras. Tem que ser dessa forma para que seja identificado o link com o site do Mural.

Não deixem de verificar os produtos, os preços são bons e o frete a depender do valor é grátis. É mais vantajoso do que os preços praticados por outras lojas como a SNC. 

É SÓ CONFERIR!!!


Postado por Bugarin

PT muda indicação e Sérgio Barradas Carneiro deverá presidir comissão do CPC Vai começar dentro de instantes a reunião da comissão especial que analisa o novo Código de Processo Civil (PL 8046/10) para a eleição do presidente e dos três vice-presidentes do colegiado. A eleição da Mesa e a definição do relator iniciam efetivamente a tramitação da proposta na Câmara, que já foi aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado. O PT tinha indicado na semana passada, o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado João Paulo Cunha (PT-SP), para chefiar a comissão especial. No entanto, o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), disse na manhã de hoje que João Paulo teria desistido do cargo. O partido indicou o deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) para a presidência da comissão. O relator da proposta, que também deve ser anunciado nesta reunião, poderá ser o deputado Eduardo Cunha (PMBD-RJ). A indicação de Cunha – assim como a de João Paulo – teve forte resistência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O órgão defende um deputado jurista como relator do novo Código de Processo Civil. Apesar de já ter sido presidente da CCJ, Eduardo Cunha é economista. João Paulo também não é advogado, ao contrário de Barradas Carneiro, que além de advogado é especializado no área cível. O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), disse ontem que vai manter a indicação do deputado para a relatoria do projeto e, para vencer a resistência, vai sugerir a divisão do projeto em outras sub-relatorias e também a criação de uma comissão de notáveis para assessorar os trabalhos da comissão. “Assim, o relator vai ser coordenador desse trabalho e apresentar ao final o trabalho desses integrantes, democratizando o processo”, disse Alves.



PT muda indicação e Sérgio Barradas Carneiro deverá presidir comissão do CPC

Vai começar dentro de instantes a reunião da comissão especial que analisa o novo Código de Processo Civil (PL 8046/10) para a eleição do presidente e dos três vice-presidentes do colegiado. A eleição da Mesa e a definição do relator iniciam efetivamente a tramitação da proposta na Câmara, que já foi aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado.
O PT tinha indicado na semana passada, o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado João Paulo Cunha (PT-SP), para chefiar a comissão especial. No entanto, o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), disse na manhã de hoje que João Paulo teria desistido do cargo. O partido indicou o deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) para a presidência da comissão.
O relator da proposta, que também deve ser anunciado nesta reunião, poderá ser o deputado Eduardo Cunha (PMBD-RJ). A indicação de Cunha – assim como a de João Paulo – teve forte resistência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O órgão defende um deputado jurista como relator do novo Código de Processo Civil. Apesar de já ter sido presidente da CCJ, Eduardo Cunha é economista. João Paulo também não é advogado, ao contrário de Barradas Carneiro, que além de advogado é especializado no área cível.
O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), disse ontem que vai manter a indicação do deputado para a relatoria do projeto e, para vencer a resistência, vai sugerir a divisão do projeto em outras sub-relatorias e também a criação de uma comissão de notáveis para assessorar os trabalhos da comissão. “Assim, o relator vai ser coordenador desse trabalho e apresentar ao final o trabalho desses integrantes, democratizando o processo”, disse Alves.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

BICICLETAS E CARROS ANTIGOS EXPOSIÇÃO


No primeiro sábado de setembro, dia 3, o VETERAN-BAHIA fará uma homenagem aos veículos 4x4. Lembramos que, anualmente em setembro, dedicamos nosso encontro mensal aos clubes praticantes do off-road.
Na  oportunidade, vamos apresentar ao público em geral,  uma nova linha de preservação cultural em prol da história do automobilismo mundial.
Estaremos lançando o VETBIKE, que é um seguimento do antigomobilismo voltado para os veículos de duas rodas.
Estaremos expondo no estacionamento do Parque da Cidade, Itaigara, a partis das 14 horas, verdadeiras relíquias, bicilcetas da década de 30, 40 e atuais; lambretas e motos raras; triciclos e velocípedes antigos, além de veículos off-road, 4x4, e das maravilhosas máquinas do tempo que são os carros antigos do Veteran-Bahia.
Uma imensa variedade de brilho e encantamento para  deleite do publico em geral.
Participe conosco.
Traga seu 4x4, traga seu veiculo antigo, traga sua bike nova ou antiga, traga sua lambreta ou sua moto antiga.
Lembre-se: FORA DA GARAGEM...A GENTE SE VÊ!

AMARALINHOS DO BONOCO COMEMORA


AMARALINHOS DO BONOCO COMEMORA 

Valci Barreto
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
folhadoreconcavo.com.br
tv rua




A movimentação de taxistas  , funcionários da CHESF, na Rua Luiz Anselmo, deixa curioso quem por ali passa, pela quantidade de pessoas em busca do restaurante ENCONTRO E ENCANTOS.

Certamente, quem for experimentar os pratos ali servidos retornarão sempre; especialmente os apreciadores da comida que, mesmo feita para um grande número de comensais, não perde sua característica genuinamente caseira. 
Sua proprietária, dona Miriam , que aprendeu a cozinhar com a sua mãe, e que transmitiu a arte para suas filhas, Claudia e Cristina, atende à clientela com a mesma paciência destinada à elaboração dos pratos.


 Cozido, dobradinha, strogonoff, feijoada, sarapatel, lombo, arrumadinho, moqueca de peixe são alguns dos atrativos.


Conhecendo cada pedacinho de chão de Salvador, e por isto onde se come bem,  barato e em abundancia  o grupo de mototaxistas , AMARELINHOS DO BONOCÔ, escolheu  aquele endereço para comemorar  o primeiro aniversário  de Cleiton e Andre como membros do grupo. 


Aalém de se deliciarem com os pratos, os Amarelinhos  aproveitaram o momento para fazerem avaliações do  que já conquistaram  de crédito junto aos seus clientes, esboçaram projetos para melhorarem em todos os itens dos seus serviços, como cumprimento de horário, educação no trânsito, disciplina, preços das corridas, organização e tratamento dos clientes,  tonando assim um festivo e produtivo momento. 


Pioneiro em Salvador como grupo autônomo organizado, além dos excelentes serviços que prestam, os Amarelinhos desenvolvem ações sociais, primam pela educação para o transito, reivindicam melhorias para a  cidade e participam das ações do seu Sindicato na busca da regulamentação das atividades de mototaxista na Capital Baiana.

Nossos parabéns aos Amarelinhos do Bonocô e ao ENCONTRO E ENCANTOS que terminaram fazendo uma só festa para Cleiton e André.


O restaurante serve de  segunda a sábado, das  06 da manhã até o ultimo prato ou cliente, em torno das 15 horas.


Aos sábados, é servida uma  deliciosa e generosa feijoada, nunca dispensada pelos taxistas, mototaxistas e moradores da região.


Tudo que ali aconteceu, poderá também inspirar , quem sabe, um acordo de  paz entre taxistas e mototaxistas, nem sempre possível no tenso e complicado transito da Capital baiana. 


RESTAURANTE ENCONTRO E ENCANTOS


End. Rua Luis Anselmo, 537a - Luis Anselmo (ponto de referência, Ladeira da CHESF, Frente à Oficina de Rato).
071 3381 8714  Cláudia, Cristina, Miriam. 


terça-feira, 23 de agosto de 2011

2ª etapa do passeio ciclistico VIVER ITAPAGIPE


Início:     Sep 25, '11 08:00a
Fim:     Sep 25, '11 11:00a
Localização:     Comercio
Será realizado no dia 25 de setembro de 2011, a 2ª etapa do passeio ciclístico VIVER ITAPAGIPE, evento criado pelo SESI CAMINHO DE AREIA que sairá do restaurante CÒLON no comercio, em comemoração aos seus 100 anos de existência, e o grupo Itapagipe é do pedal é um dos convidados que se fará presente para abrilhantar ao evento, colorindo as ruas da cidade baixa. Venha e traga sua família. Sairemos ás 08:00hs do largo da madragôa com destino ao comercio.
aguardamos todos.



Postado por Bugarin

VENCENDO PRECONCEITOS

VENCENDO PRECONCEITOS

Valci Barreto.
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com



São muitos o preconceitos  a vencermos. Um deles é relacionado ao tipo de bicicleta: em alguns passeios, se formos com uma “bicicleta de pobre”, “neguin” olha atravessado, torce o nariz e  só falta dizer:" aqui não é o seu lugar."  Neste ambiente , você chegando com uma daquelas que já estão aí na rua de 15 mil reais, o abraço e a paparicação é certa. A inveja , o ciúme; a  admiração também.

Porém, em quase todos os ambientes dos pedalantes baianos, mesmos nas tribos menos beneficiadas pela grana, ou seja, pobre de dinheiro, há uma rejeição às bicicletas: “de mulher”(quadro baixo arredonando, tipo Ceci); que tenha bagageiro, cestinha, espelho , descanso. E em relação a qualquer uma que tenha  cestinha, bagageiro, retrovisores. Estes acessórias,  para a maioria dos nossos bicicleteiros, é coisa de mulher, de pobre ou de tabaréu.

Não vou dizer que enfrento qualquer agressão preconceituosa. Porém, quando elas estão relacionadas às minhas bicicletas, respondo fácil: foi a única que tive dinheiro para comprar. A cesta é para carregar frutas da feira para casa; o descanso é para não sujar as paredes dos outros e os espelhos porque, além de ser obrigação da lei, são importantes para a segurança.

Vencer preconceito não é tão fácil. Seja ele qual for, porque está relacionado a uma cultura ou falta dela. Daí muita gente a eles se renderem  notadamente os mais fracas.

Já fui vitima de muitos preconceitos, um dos mais sérios, por incrível que pareça, esteve relacionado a um fusca e a um del Rey Guia. O primeiro por causa da placa do interior. O segundo por causa de uns arranhões. Comprei este ultimo , usado , mas em muito bom estado. Usando sempre moto na semana e bicicletas nos finais, tendo-o apenas para transportar feiras e  minhas filhas , ainda crianças, que moravam com a mãe, terminou o carro se transformando em um verdadeiro ferro velho: enferrujado, baratas fazendo ninho e, segundo um amigo, este sempre na base do bom humor, dizia "até pé de cana tem dentro"

Mas o que, confesso, me incomodava não eram as brincadeiras relacionadas ao estado deplorável a que deixei o carro chegar, por descuido e muita ocupação , à época. Viajava em carros do estado para o interior, passando às vezes 15 dias , um mês, e o carro lá tomando sol, chuva, vento e servindo de ninho de barata de um lixo próximo ao condomínio onde morava. Servia também como acento da meninada do Vale das Flores , parte alta, onde eu morei por alguns anos.Ficou famoso o Del Rey, não pela beleza de quando o comprei, mas  pelo  estado a que deixei o bichinho chegar. Mas rodava e isto me bastava.

Pois bem, quando saia, havia brincadeiras , as quais eu “entrava no clima”: “vou jogar no lixo e comprar uma Ferrari.” Dizia.

Mas havia aquelas formulações preconceituosas, agressivas no tom, na forma de olhar, no desprezo, no sarcasmo de alguns. Sempre os há. Mas, pelo menos para estes sempre me considerei forte para enfrentá-los. Se não o suficiente para  vence-los, mas pelo menos manter a “distancia regulamentar” . Assim, foi e é fácil enfrentar os mesmos prenconceitos em relação às “minhas bicicletas” que, para passeios urbanos , tem que ter cestinha  e retrovisor; pelo menos.

Escrevi um texto “as minhas bicicletas” que pode ser lido no Google, muraldebugarin.com e bikebook.blosgspot.com.

Itana fez um texto: “Minha bicicleta tem Cestinha”, que é um clássico em nosso meio em Salvador, pelo menos para os mais antigos bicicleteiros , o qual  fez pessoas olharem com mais respeito o diferente, que é o comum em países civilizados, mas que não se  enquadram no padrão imposto por grana e poder, em outros, que se refletem até no pito de uma bicicleta.

Pode ser até que este preconceito perdure em nossa comunidade baiana. Mas será por muito pouco tempo; porque as “meninas ao vento”,  junto com os “meninos ao lado delas”, “junto a elas”, vieram para as ruas com as suas bicicletas, não apenas para pedalar,mas também para levar a civilidade, o respeito, a beleza e praticidade no uso da bicicleta , que não será a mesma  sem cestinha; retrovisores ; descanso , bagageiro  e buzina trin trin.

A certeza disso é ver uma Clarissa Borges festejando seu reencontro com a sua cecizinha . Antes, nem mesmo mulher queria usar “bicicleta de mulher” nas ruas de  Salvador . Muito menos com cestinha, bagageiro ou retrovisor (este último, obrigado por lei)

Estou vibrando com a limpeza que estão ajudando a fazer em  carros, motos, barcos, bicicletas e,  sobretudo, nas cabeças das pessoas.

Em relação a barcos, assisti a uma palestra de Amyr Klink que anotei:

“conheço um navegador frances que tem um barco todo roto. As velas todas emendadas por ele mesmo com agulha e pano usado. Talvez no bolso não tenha cem dólares; mas pouca gente navega tanto e  tanto faz pela navegação como ele, ensinando crianças a navegar pelo mundo."


Tenho um amigo , apaixonado pelo mar, que tem casa em Cayru e que põe um motor em um canoa de madeira , daquelas bem simples e nela se transporta para viver emoções que , quem escutá-lo chegará a conclusão de Roberto Carlos, importante são "as emoções".


Vi um relato de uma moça que navegou em um caiaque, do Rio de Janeiro a Santos, passou a noite de Revellion navegando, quanto o povo fazia a festa na praia de Copacabana. Este livro me mostrou o que eu não sabia, nem ela antes de da aventura: há pessoas navegando pelo mundo em caiaques.

Tudo a ver com “as minhas bicicletas” e com a cecizainha de Clarissa. Encomedei duas para Regis, uma será para Ana Eliza  que também se apaixonou pela bicicleta que tem tudo a ver com o novo momento das bicicletas nas ruas de Salvador.









doroty comenta


depoimento de stela, no seu primeiro pedal nas ruas clique ou copie o link?

http://bikebook.blogspot.com/
bikebook.blogspot.com
há 8 horas ·  ·  ·  · Ver amizade
  • Dorothy Muniz curtiu isto.
    • Dorothy Muniz Ótimo o depoimento de Stela. Irei comprar uma Bike. Qual você indicaria para mim? Tem um pequeno problema, pedalar sozinha, aqui em Salvador, não tenho coragem. Farei parte do grupo, k? Bjus
      há 2 horas · 
    • Valci Barreto 
      doroty, a grande assessora de bike é nossa querida colega rosi. mas faça assim: vá em duas ou tres oficinas prijmeiro. veja a que lhe interessa. depois que gostar daquela é que voce vai perguntar a um de nos qual a melhor: lugaros para voce...Ver mais
      há 2 horas ·  ·  1 pessoa
    • Valci Barreto visite as lojas primeiro,mas não compre sem uma pessoa que conhece lhe acompanhe. olhe com bem atençao, o tipo, modelo cor etc. depois, vou com voce com todo prazer so pra lhe dizer compre ou não. eu ou pessoas do movimento que realmente já experimentaram todas as bicis
      há 2 horas ·  ·  1 pessoa
    • Dorothy Muniz Ok. Farei isso primeiro e entrarei em contato. Beijos
      há 2 horas · 

2011-08-21 Grupo de Ciclismo Narandiba




Grupo de Ciclismo Narandiba em Buraquinho 21-08-2011, SE QUISER PEDALAR COM O GCN É SIMPLES TODO 1º DOMINGO DO MÊS E 3º DOMINGO SAINDO SEMPRE AS 8HS DE NARANDIBA-SALVADOR-BA


Mais fotos no muraldebugarin.com 


Postado por Bugarin

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

os panteras

STELA, NOVA PEDALANTE, COMENTA.



Acho que todos, ao menos uma vez na vida deviam pedalar. Alias deveriam pedalar,andar de moto,caminhão,Ônibus, enfim, passar por todas as experiências, estar “do outro lado” ao menos uma vez.
 Andando de bicicleta tive a visão de um ciclista, experimentei o que é dividir a rua com os carros e como é a desenvoltura de alguns motoristas para com as bicicletas, e quando entrei em meu carro para dirigir, fiquei mais convalescente e educada com os ciclistas que por ventura dividi a pista depois. A pessoa ao experimentar a realidade do outro, entende mais e necessariamente respeita mais.
Porque entenda, se vc pega ônibus durante muito tempo, e sabe o que é estar na chuva por exemplo, assim que adquire o carro e sai por ai desfilando de bacana, pode fazer mil coisas sem sentido, como rebaixar o carro, colocar uma frase de “cole nada!” atrás, pode até viajar sem roupa( por não caber mala no fundo do carro já que como um bom deficiente auditivo lotou tudo com caixas de som) mas uma coisa é certa, vc terá mais cuidado com os pedestres, terá a sensibilidade de passar devagar na lama para não molhar ninguém.Vc já antevê essas coisas e se afasta ao passar  pelo ponto de ônibus, coisas que para aqueles que nunca pegaram ônibus passam despercebidos, porque não sabem o qt chato é levar jato de água na cara ou na roupa limpa. Valendo ressaltar, claro, que sempre há aqueles que são educados e cuidadosos independente de terem andado ou não de ônibus.
Da mesma forma é se vc é motociclista ,se envolve com alguém que seja ou conviva de uma certa forma com esse tipo de meio de transporte.Se um motociclista pega um carro para dirigir,ele fica atento as buzinas que as motos dão, procura manter-se sempre na própria pista e deixar espaço  para que a moto ultrapasse. Ele respeita mais o motociclista.
Por isso, pedalar além de me trazer bons encontros , sensações maravilhosas, me ensinou que é possível também se educar através das experiências e ao nos colocarmos na posição do outro.
Pedalando me senti  em outro lugar mesmo sabendo que estava em salvador.Parei em sebo e senti o astral do lugar, fui em oficinas de bicicletas, troquei  dedos de prosa depois de tomar um dos sorvetes mais gostosos que já experimentei   conheci pessoas de todos os tipos. É tão bom voltar à inocência do interior, parar na banca de revistas e conversar com algum desconhecido que também comprava algo como se o tempo não estivesse passando.pq vivemos nessa loucura eterna da falta de tempo, de conversas rápidas, de apenas “bons dias” no elevador e pouco olhar para o outro.
Pedalar é estar envolvido num mundo diferente.É não estar em salvador,mesmo estando!É sentir o vento bater no rosto e sentir de novo o gosto de infância, com medo de carros e insegurança ao controlar o guidon novamente. É ainda estar vivendo no interior, parando pra tomar um sorvete ou uma água e conversar sem se preocupar em gastar o tempo e sim em curtir, se deliciar com o tempo que se passa em cada encontro, em cada parada, em cada nova pedalada e paisagem.
Obrigada Valcir pelo presente e por me apresentar um mundo novo. O medo que tinha dos carros, com a prática em si no pedal me vez ver que muitas vezes os obstáculos que colocamos em nossa cabeça é sempre maior do que a realidade fática!
Super indico a todos!
STELA ANDRADE.

============================================================
Pela primeira vez stela enfrentou as ruas de salvador pedalando com o Jabutis Vagarosos, que neste dia contava apenas comigo, valci barreto.
O passeio não foi como aqueles deliciosos das manhas de domingo, porque neste dia Stela tinha compromissos. Fizemos, então, em um sabado pela manha, em um horário em que as ruas estavam cheias de carros  , especialmente na Avenida Sete em que havia muitos pedestres disputando espaços com os carros da movimentada rua.
Não foi assim, "aquele pedal jabuti" quando vamos tomar sorvete na Ribeira, comer frutas no Largo dois julho, comer requeijão, banana, churrasquinho, no Bonitão, tomar café no Rodim, almoçar no shopping barra, comer o sanduiche do Box do Alemão na Ceasa do Rio Veremelho ou partir para Guarajuba, santo amaro, Praia do Forte, ainda que pondo as bicicletas em onibus para pedalar por lá e voltar no mesmo dia ou no dia seguinte. Não, não foi um destes passeios. 
Também não contou com a festa que é o Jabutis com Buga, Sergio Bezerra, Rose, itana e outros que eventualmente aparecem. 
Mesmo assim, mereceu o carinhoso e muito importante depoimento de Stela que muito nos anima a chamar mais pessoas para viver as emoçoes dos pedais, escondidas pelo uso excessivo do Carro.
Nós, das bicicletas, Stela é que agradecemos. Sexta, sábado e domingo tem mais!
Abraçao no coração, extensivo aos pais maravilhosos que voce tem.

valci