sexta-feira, 4 de abril de 2008

A RUA É DO CARRO, MOTO, BICICLETA E PEDESTRE.

VALCI BARRETO,advogado, cicloativista

editor do bikebook.blogspot.com
editor do MEU ZINE, link do muraldebugarin.com
colaborador do muraldebugarin.com
colaborador da Folha do Reconcavo.


O motorista acha que a rua é só dele. Que é só do carro. Que todos têm que sair da sua frente quando ele dirige. Esta atitude é mais acentuada pelos motoristas de ônibus, táxi, mauricinhos e patricinhas que saem atrasados para escola , baladas ou para devolver o carro para alguém da família.
Um bom número de carros utilitários e de órgãos públicos mantém uma atitude hostil em relação a quem está em sua frente: buzina, aciona motores e faróis, agressivamente, para que todos saiam correndo da sua frente. Criam, com estas atitudes, um mundo agressivo, mal educado, perigoso, estressante.
O Brasil mata mais gente no trânsito do que muitas guerras em nosso planeta.Muitos estão mortos, mutilados, inutilizada para uma vida normal por causa de motoristas irresponsáveis. A maioria das mortes e mutilações são causadas pelo uso do alcóol , sono, excesso de velocidade.
Vamos ajudar a modificar estas atitudes. A mudança é boa para todos.
O ciclista , a moto, ou mesmo outro carro, não é obrigado a sair da frente a se jogar no passeio porque um motorista assim o deseja. A bicicleta, por lei, tem preferência e direito de circular na mesma pista do carro. Não há pista exclusiva para carro, salvo as exceções reguladoras dos órgãos dos órgãos de trânsito. É da lei. Por lei, também, a preferencia no transito é da bicicleta.
Vamos ocupar os espaços das ruas com nossas bicicletas, independentemente de ciclovias e de ciclofaixas. Que elas venham para segurança de todos. Mas , se o motorista respeitar as leis de trânsito, respeitar o semelhante, ainda que através de um policiamento ou multa alta, não há necessidades de ciclovias nem de ciclofaixas. Jamais governo de lugar nenhum do mundo irá implantar ciclovias ou ciclofaixas em todas as extensões de qualquer cidade grande. Estas nascem crescem, se desenvolvem privilegiando os carros em detrimento do ciclista e do pedestre.
Salvador é plana para bicicleta. Podemos pedalar de Stella Maris até a Suburbana, passando pelo Bonfim, Ribeira, sem subir uma ladeira sequer.
As ladeiras do centro de Salvador são pequenas e podem ser vencidas facilmente empurrando a bicicleta por alguns poucos minutos.Ninguém é obrigado a subir as ladeiras montados.
Quem mata , estressa, mutila é o carro. Quem atrapalha o trânsito é o carro; O carro está matando as cidades. A bicicleta está querendo ressuscitá-las.
Mais bicicletas e menos carros nas Ruas, para o bem de todos.
Campanha do blog:
BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM
MURALDEBUGARIN.COM
MEU ZINE

...
GRUPOS CICLISTICOS DE SALVADORLescolha o seu):
JABUTIS VAGAROSOS - ASBEB - ASBBB - NATURABIKEAÇÃO -AMIGOSDETONI - PEDALSUBAAI - AMIGOSDEBIKE - SINCRONIA - FAROLIGHT-PEDALNIHGHT-PEDAISDEOURO-AMIGOSDETONY-NARANDIBA-PEDAISNAESTRADA-PEDALDELAS-PEDALADADANOITE- e muitos outros que estão surgindo.
Participe dos nossos passeios e ações em favor das bicicletas nas ruas de Salvador. Veja como, nos sites e blogs:
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
Em galeria de fotos, do muraldebugarin.com,milhões de fotos de passeios e eventos ciclísticos.
===========================
A CENTRAL DO CARNAVAL POSSUI LOJAS DE PRESENTES, LEMBRANÇAS, BOLSAS, CAMISETAS, NO PELOURINHO,(Ao lado da Igreja do São Francisco, Terreiro de Jesus); SHOPPING BARRA E AEROCLUBE. TUDO COM A MARCA DO CAMALEÃO, NANA BANANA E OUTROS BLOCOS BAIANOS.
===========================
A loja e oficina de bicicleta de Regis, na Vasco da Gama, funciona também aos domingos até as 13 horas. Ao lado do viaduto, em frente a "O Baratão".
==================================
Leia a FOLHA DO RECONCAVO, jornal de Candeias.
Viste o ACAREJÁ DA JÓ, no Largo dos Paranhos, em frente à FULL TIME.
======================================
Não jogue livros no lixo. Faça doações. Locais que aceitam: O Gaucho, frente ao prédio da Justiça do Trabalho, Comércio;
Senhor Alfredo, parte baixa da Ladeira do Funil, ao lado do Mercado da Sete Portas, inclusive aos sábados e
domingos pela manhã.
Rádio Excelsior, Garcia - Igreja da Vitória - Igreja Nossa Senhora da Luz, Pituba.
========================================================
DICA DE LEITURA: A Sombra do Vento , Carlos Ruiz Zafón - Editora Objetiva, Saraiva, Shopping Barra

quinta-feira, 3 de abril de 2008

JABUTIS VAGAROSOS NA VOLTA CICLISTICA ITAPAGIPANA E NO DESAFIO CICLISTICO







A primeira foto é o encontro dos amigos, Tiu Lu e Sued; Assis, Sandro, George Argolo, Leonardo, Valci Barreto; Paulo e Claudio com o Jabutis Vagarosos, no momento da partida para a III Volta Ciclística Itapagipana.

No Mercado Modelo, por sugestão anterior de George Argolo, deixamos a Volta e fomos para o Farol da Barra, ver o show de motos e chegada dos atletas do Desafio Ciclistico. No farol, encontramos ANJOS DE BIKE e toda a sua equipe: Tio Lu, Sued, Jafe, e a familia da Academia/Pedal/Stilus.

Foto 2:Chico, Elzira, do Sincronia e um monte de gente nova já pedalando por aí, junto com eles, segundo nos iformaram.

Deixamos os atletas , o pessoal do show de motos, para clicar pessoas da platéia, a exemplo desta família bonita e simpática(foto 2) que nos permitiu fotografá-los para enfeitar nossos sites e blgos. Convidamos todos para nosssos pedais.

Flagramos o Franklin, da ASBEB, fazendo o registro fotográfico do evento, enquanto a bela criança ri para nosso fotógrafo. Franklin, mande as fotos para o Buga que ele publicará. O rapaz não pode ver uma foto "rodando por ai".


Aí está, também, a turma da RUA DE LAZER,(foto 4) projeto que envolve convenio SHOPPING BARRA/PREFEITURA, na realização de eventos para crianças de 7 a 70, ou mais anos, todos os domingos, das 09 às 14 horas, no Farol da Barra, adminstrado pela Publicitária Karina, do Marketing do Shoping Barra. Parabens Karina: cada dia melhor a rua de Lazer. Lembro do nosso primeiro contato , dos primeiros dias da Rua de Lazer, da qual nunca me afastei. Nem me afastarei. Abração.

Vejam mais de duzentas fotos destes eventos no muraldebugairn.com . No mural ,clique em galeria de fotos, em seguida em cada foto; vá clicando, até a chegar na sua. Mais de duzentas fotos no mural, só deste evento! Divirtam-se!

bikeabraços,

valci

segunda-feira, 31 de março de 2008

BICICLETA - BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM - III Volta Ciclistica Itapagiapana

A Volta Ciclistica Itapagipana , organizada pelo Gabinete do Vereador Everaldo Augusto, reune centenas de pedalantes circulando por um dos mais belos cenários da capital baiana.A cada evento a VOLTA CICLISTICA ITAPAGIPANA agrega maior número de participantes.




Vereador Everaldo Augusto, advogado e cicloativista Valci Barreto e Assessor Cleber leite no início da III VOLTA CICLISTICA ITAPAGIPANA.

Centenas de outras fotos estão no muraldebugarin.com, em galeria de fotos. é só clicar. Clique mais de uma vez em cada foto da "galeria"

Valci Barreto, editor do
bikebook.blogspot.com

==========================================================================
================================================================================
Simone Saggioro, jornalista paulista, experimenta um pedal em SAMPA. Parece que a brilhante jornalista andou lendo a resenha dos JABUTIS VAGAROSOS , do bikebook.blogspot.com. rss. A matéria que segue, publicada na revista Viagem e Turismo, gentilmente nos foi encaminhada por nossa pedalante Daniela e George Argolo. Agradecemos a colaboração. E mandem mais!




Por: Simone Saggioro | Foto: Marcelo de Andrade
Matéria publicada na Revista Viagem e Turismo


No viaduto do Chá com muitas pedaladas

Nossa repórter enferrujada encarou um ROTEIRO CICLÍSTICO pela cidade

Um dia de bicicleta por São Paulo. Esse foi o desafio dessa repórter aqui, que não pedalava havia pelo menos cinco anos. Meu Deus! Para onde ir? E os carros, ônibus, pedestres, ladeiras? Um desafio, no mínimo, assustador. Optei por fazer o passeio num domingo, quando o trânsito é mais calmo e há poucas pessoas nas ruas. Com a ajuda de um mapa turístico de São Paulo, tracei um roteiro que passasse por algumas das principais atrações da região central (veja mapa). Era só tirar o pó da bike e encher os pneus (que vergonha, o frentista até lavou a bicicleta).

Saí de casa em direção à estação do metrô Vila Madalena. É que, desde fevereiro, o metrô liberou a entrada de bicicletas nas estações em fins de semana e feriados (sáb 15h/20h e dom e feriados 8h/20h). Resolvi aproveitar a nova norma e tomar como ponto de partida a Avenida Paulista. Já cansada por causa das ladeiras da Vila Madalena, achei que descansaria na estação. Engano meu. Imaginava que não seria possível montar na bicicleta ali dentro, mas banir o uso da escada rolante é sacanagem... Esse é o único inconveniente do roteiro. Tive de carregar a bike no muque para subir e descer as escadas. Outra regra: bicicletas só podem circular no último vagão. Concordei com as normas. Uma distração e ela pode escorregar e machucar os outros transeuntes.

Saltei na estação Trianon-Masp. Mais alguns lances de escada e cheguei à Paulista. A poucas pedaladas dali, está a tradicional feira de antiguidades que ocorre todos os domingos, no Vão Livre do Masp (no 1578, 3251-5644; ter/dom 11h/18h; masp.art.com.br). Só pude olhar. Minha falta de habilidade não permitiu pedalar com uma sacola na mão. Passei por atrações como o Instituto Itaú Cultural, Casa das Rosas, Parque Trianon... Não parei porque queria mesmo era curtir o passeio. Mais alguns metros e estava na Bela Cintra. Arborizada e tranqüila, a rua abriga um dos mais gostosos restaurantes de comida brasileira, o Tordesilhas (no 465, 3107-7444). Em dias ensolarados como esse, as mesinhas no quintal do colorido sobrado convidam para o almoço. Achei que ainda era cedo para comer, mas descobri que o restaurante autoriza deixar de graça a bicicleta com os manobristas. Segui, então, rumo ao centro. Fui ao Theatro Municipal, Largo e Mosteiro de São Bento, Viaduto do Chá...

Para terminar o passeio, fui até a Estação da Luz. No estacionamento da Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 2, 3324-1000), tem um lugar especial para bicicletas, mas está longe de ser perfeito. Embora o segurança fique por ali, não tem onde prender o ca-deado. Então, tive de fechá-lo nela mesmo. Além de visitar os salões do museu, parei no café da Pinacoteca para tomar um suco e recompor as energias com as comidinhas leves, como saladas e carpaccio, que são vendidas ali. Comi e descansei um pouco antes de enfrentar as escadarias do metrô no caminho de volta. No dia seguinte - ai, o dia seguinte... -, apesar das dores no corpo, comecei a planejar novos roteiros urbanos. Prova de que passei no teste!

ANOTE AÍ
- Para traçar seu próprio roteiro, além de um mapa você pode consultar o site do metrô (metro.sp.gov.br), onde há mais informações sobre o uso de bicicleta e uma lista das atrações perto das estações.
- Quase nenhum local de São Paulo tem espaço específico para guardar bicicletas. O jeito é conversar com os seguranças, porteiros e vigias e negociar um lugar para deixá-las trancadas com cadeado- que você vai levar sempre consigo, junto com o capacete e água, muita água!

Para terminar o passeio, fui até a Estação da Luz. No estacionamento da Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 2, 3324-1000), tem um lugar especial para bicicletas, mas está longe de ser perfeito. Embora o segurança fique por ali, não tem onde prender o ca-deado. Então, tive de fechá-lo nela mesmo. Além de visitar os salões do museu, parei no café da Pinacoteca para tomar um suco e recompor as energias com as comidinhas leves, como saladas e carpaccio, que são vendidas ali. Comi e descansei um pouco antes de enfrentar as escadarias do metrô no caminho de volta. No dia seguinte - ai, o dia seguinte... -, apesar das dores no corpo, comecei a planejar novos roteiros urbanos. Prova de que passei no teste!

ANOTE AÍ
- Para traçar seu próprio roteiro, além de um mapa você pode consultar o site do metrô (metro.sp.gov.br), onde há mais informações sobre o uso de bicicleta e uma lista das atrações perto das estações.
- Quase nenhum local de São Paulo tem espaço específico para guardar bicicletas. O jeito é conversar com os seguranças, porteiros e vigias e negociar um lugar para deixá-las trancadas com cadeado- que você vai levar sempre consigo, junto com o capacete e água, muita água




============================================xxxxxxxxxxxx===================
GUILHERME TUDE==================================



Do meu colega em Direito, Guilherme Tude, recebi o gentil e mail abaixo. Decidimos publicá-lo, não para alimentar vaidade que não tenho. Mas como forma de agredecer o carinho do amigo que conheci quando almoçava tocando violão em um pequeno restaurante em Brotas. Dali nasceu uma grande amizade, mantida até hoje, alimentada pela paixão pelos livros e bicicleta.

Caro Tude,

Muito obrigado pela suas palavras. Digo o mesmo ao seu respeito, meu caro.

Ontem foi um dia especial para o ativismo ciclistíco baiano:

Desafio Ciclistico, competição amplamante divulgada na imprensa. Passeio Ciclistico do Gilson Cunha, ASBB, na Barra e a III Volta Cicilistica Itapagipana, da qual participei.

Mas não sei qual foi o grupo que voce está se referindo. Certo é que os grupos de passeios, para nossa sorte, estão se reproduzindo aceleradamente. Muitos outros virão.

A III Volta Ciclística Itapagipana foi sucesso absoluto. Publiquei materia no muraldebugarin.com as fotos estão postadas até o final de semana em galeriad e fotos do muraldebugarin.com

Um grande abraço,

valci Barreto


E MAIL DO TUDDE:


Bom dia, meu nobre.

Acho massa sua capacidade
de articulação. Você é o advogado do futuro:
atuando nos problemas na sua
gênese e de forma coletiva e não depois que a
pipoca estoura na esfera judicial
e de forma casuística.

Olha, ontem estava em Brotas
e passei pelo restaurante
em que te conheci. Muitas lembranças
antigas e boas, com direito
a pesquisa de boca de urna
de caixão do Lázaro (Lau dos
livros) sobre a qualidade dos
nossos políticos. Passei o sábado
na casa da princes, que estava dengada.
Na volta pra casa no domingo
vi passando na pista na frente do Iguatemi
um grupo de ciclistas por volta das 9:30.

Sabes que grupo era?
Como foi a volta de Itapagipe?

Mande relatório detalhado, por favor.

Um abraço,

Tude"

======================================X==========================

domingo, 30 de março de 2008

VOLTA CICLISTICA ITAPAGIPANA - (As fotos estarão no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos"

Valci Barreto

Editor do bikebook.blogspot.com
meu zine
colaborador do muraldebugarin e
da FOLHA DO RECONCAVO.

Marcada para 8 horas da manhã a saida do Jabuti (e de quem mais aparecesse),civilizadamente, às 7.20, já chegavam em nossa casa Sandro e Leonardo, dois jovens do pedal, ex funcionários do setor de esportes da Centaurus. Seguimos de imediato para o posto de gasolina em frente ao Vitória Center. Logo que chegamos, antes das oito, foram aparecendo os companheiros Cláudio, do Sincronia; George Argolo ; Assis, " Rei do Arrocha." ;Paulo, nosso "embaixador espanhol", também do Sincronia.

Como previsto, pontualmente , às oito horas,estávamos montados em nossas bicicletas, seguindo em direção à III Volta Ciclistica Itapagipana. No caminho , outras pessoas e grupos iam se agregando, transformando-nos em um "caudaloso" pedal.

Antes das 9 estávamos no local marcado para a saída.Todos se surpreenderam com o elevado número de ciclistas presentes ao passeio. As crianças, esperanças de muitos futuros pedais, foram presenças marcantes.

Já estavam a postos os grandes e organizados grupos de pedal: SUBA AI, AMIGOS DO TONI, PEDAL DE OURO, MEMBROS DA TURMA DO IAPAI, NATURABIKEAÇÃO; PEDAIS NA ESTRADA, REPRESENTADO POR SIMON; "Limãzinho", distribuindo simpatia e firmeza no pedal.Em seguida aparece Guerreirão, com um bom numero de membros da turma de Narandiba; e , como sempre, transportando um grande volume de alimentos para doação; O fotógrafo Leo Ornelas; Cleber e toda a equipe do Everaldo Augusto. Presentes Honório , Jorge do Apito, Nestor e muita gente dos velhos pedais.

Voltou aos pedais, acompanahado dos seus filhos, o professor Deraldo Brandão, dizendo que está firme para os próximos.

O grande Alecar, da Federação Baiana de Ciclismo, como sempre apoiando, ajudando, incentivando estes movimentos ciclisticos.

Presente o artista Pelé do Tonel, com a sua simpatia.

Não sei o número de participantes, mas pelas fotos que agora examino, creio que ter havido mais de mil pessoas.

Os motoristas de carros, especialmente de ônibus, continuam achando que a rua é sómente deles. Alguns forçando passagem , buzinando agressivamente, tirando finos nos ciclistas.

O exemplo pior que registramos foi o do motorista do ônibus de placa JOZ, registros 4667 e 1608, da empresa Beira Mar, conforme está em foto na "galeria de fotos" do muraldebugarin.com.

Alguns ciclistas chegaram a se dirigir ao motoristas com expressões como : ",motor, voce não tem coração não?" "O que é isto?.

Era a reação contra o motorista agressor. A concentração de alguns ciclistas em frente ao ônibus para uma abordagem mais firme, fez com que o condutor do ônibus recuasse em sua atitude grosseira.

Vamos, todos nós, mandar e mail, correpondencia ou telefonar para a Beira Mar a fim de de que esta passe alguma orientação aos seus motoritas, fazendo-os entender que a rua noão foi implantada apenas para ônibus; e que, do mesmo jeito que o ônibus é autorizado a rodar, o passeio era , e sempre vo é, autorizado pelo poder público para acontecer.

Por parte dos ciclistas, continua um bom numero deles fazendo muito barulho com suas buzinas ensurdecedoras, trafegando na pista da esquerda, fazendo zigueszagues e ultrapassagem perigosa entre os pedalantes. Normalmente é atitde dos novos que ainda não entenderam que nossos passeios primam pela beleza, segurança, tranquilidade, respeito a todos que pedalam e também aos aos carros e pedestres.

Deixamos os amigos da Volta Ciclistica no Mercado Modelo, como haviamos programado, para assistirmos ao final do evento "Desafio Ciclistico".

Encontramos na Barra muitos amigos de pedal: Elzira; Olivia; já agarradinha ao "santo George"; Francisco, toda a turma do Tio Lu, Jafé, da Academia Stilus e familia do Anjos de Bike, que juntamente com sued (movida a energia atômica) faziam a festa. Gilson Cunha e sua equipe comemroando o exito da sua participação , do seu apoio ao Desafio Ciclistico.

Estamos fazendo uma revolução em Salvador. Vamos fazer de Salvador a CAPITAL DAS BICICLETAS. Que perdoem nosso assumido "baianismo"; "barrismo ": Estamos fazendo grandes e alegres pedais. E mais faremos. Vamos fazer com nossas bicicletas o que já se fez com o carnaval: a maior festa do planeta!

Parabéns ao Everado pelo grande passeio, agora, sem qualquer dúvida, fazendo parte do calendario dos passeios de bicicleta da nossa Capital, realizado em um dos mais belos cartões postaris da Bahia.

Ficamos emocionados com um grupo de franceses , que estavam em frente ao Terminal Maritimo , fotografando, filmando e aplaudindo a nossa passagem. Aproveitei para entregar nossos panfeltos, "msquitinhos", ao animado grupo.

Meus caros ciclistas: aprendam a trafegar apenas pela pista da esquerda; deixare fluir o trafego de carros; não subir em passeios ; não fazer zigueszagues e ter cuidado com os pedestres. E não há razão para tanta buzina.

A pista pode ser do carro e da bicicleta, basta desenvolvermos atitudes de respeito mútuo.

Há uma falta de educação quando se pensa que o pedestre e o ciclista atrapalham o transito. É o contrário: O CARRO É QUE ATRAPALHA as pessoas andar e de pedalar com segurança.

VAMOS PASSSAR , IMPRIMIR, DIVULGAR FRASES COMO AS QUE SEGUEM:

"O CARRO ESTÁ ATRAPALHANDO A BICICLETA".

"A BICICLETA NÃO ATRAPALHA O TRANSITO."

"O CARRO ESTÁ MATANDO AS CIDADES, A BICICLETA VAI RESSUSCIITÁ-LAS."

"ACIDENTE DE CARRO MATA MAIS NO BRASIL DO QUE MUITAS GUERRAS DO PLANETA. E A CULPA NÃO É DA BICICLETA"
VOLTA CICLISTICA ITAPAGIPANA - (As fotos estarão no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos"

Valci Barreto

Editor do bikebook.blogspot.com
meu zine
colaborador do muraldebugarin e
da FOLHA DO RECONCAVO.

Marcada para 8 horas da manhã a saida do Jabuti (e quem mais aparecesse),civilizadamente, às 7.20, apareceram Sandro e Leonardo, dois jovens do pedal, ex funcionários do setor de esportes da Centaurus. Seguimos de imediato para o posto de gasolina em frente ao Vitória Center. Logo que chegamos, antes das oito, fooram aparecendo os companheiros, Cláudio do Sincronia, George Argolo e Assis, " Rei do Arrocha." e Paulo, nosso "embaixador espanhol", também do Sincronia.

Como previsto, pontualmente , às oito horas,estávamos montados em nossas bicicletas, seguindo em direção à III Volta Ciclistica Itapagipana. No caminho , outras pessoas e grupos iam se agregando, transformando-nos em um "caudaloso" pedal.

Antes das 9 estávamos no local marcado para a saída.Todos se surpreenderam com o elevado número de ciclistas presentes ao passeio. As crianças, esperanças de muitos futuros pedais, foram presenças marcantes.

Já estavam a postos os grandes e organizados grupos de pedal: SUBA AI, AMIGOS DO TONI, PEDAL DE OURO, MEMBROS DA TURMA DO IAPAI, NATURABIKEAÇÃO; PEDAIS NA ESTRADA, REPRESENTADO POR SIMON; "Limãzinho", distribuindo simpatia e firmeza no pedal.Em seguida aparece Guerreirão, com um bom numero de membros da turma de Narandiba, e , como sempre, transportando um grande volume de alimentos para doação; O fotógrafo Leo Ornelas; Cleber e toda a equipe do Everaldo Augusto. Presentes Honório , Jorge do Apito, Nestor e muita gente dos velhos pedais.

Voltou aos pedais, acompanahado dos seus filhos, o professor Deraldo Brandão, dizendo que está firme para os próximos.

O grande Alecar da Federação Baiana de Ciclismo, como sempre apoiando, ajudando, incentivando estes movimentos ciclisticos.

Presente o artista Pelé do Tonel, com a sua simpatia.

Não sei o número de participantes, mas pelas fotos que agora examino, creio que ultrapassou a mil.

Os motoristas de carros, especialmente de ônibus, continuam achando que a rua é sómente deles. Algunss forçando passagem , buzinando agressivamente, tirando finos nos ciclistas.

O exemplo pior que registramos foi o do motorista do ônibus de placa JOZ, registros 4667 e 1608, da empresa Beira Mar, conforme está em foto na "galeria de fotos" do muraldebugarin.com.

Alguns ciclistas chegaram a se dirigir ao motoristas com expressões como : ",motor, voce não tem coração não?" "O que é isto?.

Era a reação contra o motorista agressor. Concentrando-se alguns ciclistas em frente a este ônubus para uma abordagem mais firme, fazendo com que o mesmo recuasse naquela reprovável atitude.

Vamos, todos nós, mandar e mail, correpondencia ou telefonar para a Beira Mar a fim de dar alguma orientação àquele motorista , fazendo-o entender que a rua foi feita apenas para ônibus; e que, do mesmo jeito que o ônibus é autorizado a rodar, o passeio era , e sempre é, autorizado pelo poder público.

Por parte dos ciclistas, continuam o bom numero destes fazendo muito barulho com suas buzinas ensurdecedoras, trafegando da esquerda, subir em passeios, e fazer zigueszagues e ultrapassagem perigosa no meio do passeio. Normalmente é atitde de novos pedalantes que ainda não entenderam que nossos passeios primam pela beleza, segurança, tranquilidade, respeito a todos que pedalam e também aos aos carros e pedestres.

Deixamos os amigos da Volta Ciclistica no Mercado Modelo, como haviamos programado, para assistirmos ao final do evento "Desafio Ciclistico".

Encontramos na Barra muitos amigos de pedal: Elzira, Olivia, já agarradinha ao "santo George", Francisco, toda a turma do Tio Lu, Jafé, da Academia Stilus e toda a familia do Anjos de Bike, que juntamente com sued (movida a energia atômica) faziam a festa. Gilson Cunha e sua equipe comemroando o exito da sua participação , do seu apoio ao Desafio Ciclistico.

Estamos fazendo uma revolução com as bicicletas em Salvador. Vamos fazer de Salvador a CAPITAL DAS BICICLETAS. Que perdoem nosso assumido "baianismo"; "barrismo ". Já somos e seremos sempre mais nos pedais! Vamos fazer com nossas bicicletas o que já se fez com o carnaval: a maior festa do planta!

Parabéns ao Everado pelo grande passeio, agora, sem qualquer dúvida, pertencente ao nosso calendário de passeios ciclísticos, realziado em um dos mais belos cartões postais da Bahia: região itapagipana.

Ficamos emocionados com um grupo de franceses , em frente ao Terminal Maritimo , fotografando, filmando e aplaudindo a nossa passagem.

Meus caros ciclistas: aprendam a trafegar apenas pela pista da esquerda, deixare fluir o trafego de carros, não subir em passeios, fazer zigues zagues, asustar os pedestres. E não há razão para tanta buzina.

A pista pode ser do carro e da bicicleta, basta desenvolvermos atitudes de respeito mútuo.

Há uma falta de educação quando se pensa que o pedestre e o ciclista atrapalham o transito. É o contrário: O CARRO É QUE ATRAPALHA O TRANSITO.

VAMOS PASSSAR , IMPRIMIR, DIVULGAR FRASES COMO AS QUE SEGUEM:

"O CARRO ESTÁ ATRAPALHANDO A BICICLETA".

"A BICICLETA NÃO ATRAPALHA O TRANSITO."

"O CARRO ESTÁ MATANDO AS CIDADES, A BICICLETA VAI RESSUSCIITÁ-LAS."

"ACIDENTE DE CARRO MATA MAIS NO BRASIL DO QUE MUITAS GUERRAS DO PLANETA. E A CULPA NÃO É DA BICICLETA"
FOTOS, FOTOS , FOTOS

Neste final de semana, fizemos muitas fotos:

Do passeio ciclistico da III Volta Ciclistica Itapagipana e de pessoas que estavam no Farol da Barra no final do Desafio Ciclístico .

As fotos estarão postadas em "galeria de fotos" no muraldebugarin.com

é so acessar: muraldebugarin.com em seguida clique em "galeria de fotos" e mais de uma vez em cada foto para outras aparecerem ou serem ampliadas. Todas as fotos serão postadas é só clicar.