sábado, 19 de julho de 2008

Há muito tempo venho convidando meu amigo, colega de trabalho e de pedal, Sergio Bezerra ,para estar, também ,em nossos blogs: muraldebugarin.com e bikebook.blogspot.com .

Finalmente pôde êle se apresentar; E não é apenas colaborador, como humildemente se expressou; Mas sim: sócio, dono, proprietário deste espaço, que dividimos com todos os amantes do pedal, dos livros , da alegria, festas, saúde e das boas ações , especialmente os que ele nominou, já da familia cicloativista/cultural/literaria/filantrópica/ecológica......

Muito obrigado , Sérgio. Agora nossos visitantes vão ter mais e melhor o que ver e ler aqui.

Mas, mesmo com chuva saio por aí no pedal. Amanhã, mesmo com tufão, estarei às 09 em frente na Praça Municpal para o nosso pedal.


valci.


Amanhã, dia 20 de julho, teremos mais um passeio. Vamos lá! Tire a bicicleta da garagem e deixe lá o carro descansando. Tenha um domingo de atividade física, respire, solte os bichos numa boa.
Vamos colaborar um pouco neste dia com a atmosfera, com o trânsito.
Vamos fazer novos amigos e, quem sabe, encontrar os antigos PEDALANDO!!!!
(postado por Sérgio Bezerra)
====================
NOTÍCIAS da SECCIONALBoletim on line - 18/07/2008
Seccional disponibiliza petições ajuizadas no CNJ e Relatórios sobre o Turnão e o Judiciário Baiano
A fim de tornar conhecidas suas atividades e providências em busca de melhores condições de trabalho para os Advogados e mais agilidade e qualidade no Poder Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) disponbiliza documentos que registram sua recente atuação.É possível fazer o download na íntegra do Relatório da Análise do Poder Judiciário Bahiano e do Relatório de Fiscalização do Novo Horário do Tribunal de Justiça (TJ-BA), fruto dos trabalhos de duas comissões especiais da OAB-BA. Também é possível baixar os textos completos das representações, ajuizadas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contra o Turnão do TJ-BA e a redução do expediente no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA).
Comemorações marcarão Semana do Advogado
O dia do Advogado - 11 de agosto, está chegando e uma série de eventos acontecerá na semana que o antecede.Abrindo as comemorações, às 15h do dia 05, será inaugurada a Sala dos Advogados, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Às 16h do dia 06, acontece o Curso de Gestão de Escritórios de Advocacia com a presença da especialista Ana Luísa Boranga, no auditório da Ordem. Na noite do dia 07/08, será celebrada uma missa, às 19h, na Igreja da Anunciação, em Ondina e as 20h30, haverá um jantar, promovido pela Associação Bahiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT) que homenageará vários Advogados, no Hotel Blue Tree Tower (localizado na Rua Monte Conselho, 505, no Rio Vermelho). Os convites para o evento podem ser obtidos pelo telefone (71) 3494-9582.A partir das 8h, do dia 11, acontece um torneio de futebol, churrasco, música ao vivo e brindes, no Clube dos Advogados, localizado na Praia do Flamengo. Será um evento especial, voltado para estagiários e Advogados, inscritos e adimplentes com a Ordem. Para participar, estagiários pagam R$ 10 e os advogados R$ 20. As camisas da festa podem ser adquiridas pelo 3321-2777, na ESAD, na CAAB, no Clube dos Advogados, na ABAT e nos escritório virtual (TRT, JF e Fórum).
TST pede revogação do Ato 80/2008 que reduziu expediente do TRT-BA
A Ordem dos Advogados Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) aguarda a "pronta revogação do Ato nº 80/2008" que reduziu o horário de expediente externo do Tribunal Regional de Trabalho - 5ª Região (TRT-5), conforme recomendação feita pelo ministro Corregedor-Geral do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen ao Desembargador Presidente da 5ª Região do Tribunal do Trabalho - Bahia. A orientação para a revogação está publicada na ATA 05-06, disponibilizada, recentemente, no site do Tribunal Superior do Trabalho (TST) como relatório final da correição realizada pelo ministro-corregedor, na Justiça do Trabalho da Bahia, no início do mês passado. Após visitar diversas Varas do Trabalho, o ministro Dalazen concluiu que a medida que estabeleceu o novo horário para o funcionamento da Justiça do Trabalho na Bahia, das 8 às 16h, "afigura-se como um inconveniente intolerável" aos jurisdicionados e advogados, na capital e interior. As considerações foram obtidas durante as atividades de fiscalização da correição bienal, com o objetivo de manter a adequação dos procedimentos administrativos que repercutem na atividade jurisdicional.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Rio de Janeiro é considerado a capital nacional da bicicleta


"
José Lobo

Uma frota de aproximadamente quatro milhões de bicicletas, que corresponde ao dobro do número de carros. Um milhão e duzentas mil bicicletas circulando dentro da cidade. Cento e cinqüenta quilômetros de malha cicloviária. O Rio de Janeiro é considerado a capital nacional da bicicleta e não é para menos. É a cidade do Brasil que mais promove o seu uso, que dispõe de mais bicicletários e que disponibiliza mais legislações específicas para os ciclistas e suas "magrelas".
Esses dados foram fornecidos por José Lobo, presidente da Transporte Ativo, organização não-governamental que tem por objetivo difundir a cultura dos veículos a propulsão humana, como bicicletas, patins, skates e patinetes, como meios de transporte alternativos aos carros e ônibus.
De acordo com José Lobo, a bicicleta é a maneira mais eficiente de se locomover pela cidade. Não contribui para a poluição atmosférica nem sonora. Os automóveis são responsáveis por mais de 50% das emissões de poluentes nas cidades, já a bicicleta não emite nenhum tipo de poluente atmosférico. Além disso, ela reduz os engarrafamentos, os gastos com combustível, dá mais fluidez ao tráfego -- o que favorece os meios de transporte públicos --, ocupa uma área menor que a de um carro -- o que facilita o deslocamento e estacionamento -- e ainda melhora a qualidade de vida e saúde do ciclista, que ao se locomover pela cidade, também se exercita. Metade dos transportes motorizados efetua percursos inferiores a cinco quilômetros, distâncias consideradas curtas e que poderiam ser percorridas de bicicleta.
No bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio, 8% das viagens são feitas de bicicleta. É o maior movimento de ciclistas na cidade, comparável ao de algumas cidades européias. Porém, na opinião de José Lobo, esse grande volume se dá devido ao baixo poder aquisitivo da população do bairro. "Na hora que o morador do bairro começar a ganhar mais dinheiro, ele vai comprar uma moto ou um carro. Ainda falta a conscientização da importância do uso da bicicleta por lá".
Em outras regiões da cidade, a bicicleta é usada principalmente como lazer ou esporte. José Lobo cita a popularidade entre os jovens que ainda não possuem licença para dirigir. Outro público que merece atenção é o das mulheres, que vem crescendo, de acordo com o presidente da Transporte Ativo. "Está crescendo também o número de ciclistas que, assim como eu, não agüentam mais ficar presos em engarrafamento e começam a usar a bicicleta como solução. Vendi o meu carro e uso somente transporte público. E a minha bicicleta, claro". Ele destaca ainda o aumento da conscientização ecológica entre os cariocas, o que incentiva o uso da bicicleta."


VALCI BARRETO,
ADVOGADO, CICLOATIVISTA BAIANO
colaborador do muraldebugarin.com
Folha do Reconcavo
AOS CICLISTAS, POLITICOS E COSTRUTORAS BAIANAS,


Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com
Folha do Recôncavo.


Caros ciclistas, estamos participando de mais um passeio em nossa Capital. Sabem todos os esforços dos ciclistas baianos em favor da educação para o trânsito e outras ações sociais.

Enquanto buscamos, reivindicamos uma política que integre a bicicleta em nossas ruas como alternativa de transporte, por todas as vantagens já demonstradas, até em estudos públicos, continuam os órgão públicos e empresas de construção sem darem a mínima importância. Continuam realizando obras, muitas de elevados custos, sem a reserva mínima em favor das ciclovias , ciclofaixas, banheiros públicos.

Observamos que, apesar das queixas de faltas de recursos , obras grandiosas vêm sendo realizadas em Salvador como as do Iguatemi , nova estrada de acesso ao Porto de Salvador, Metrô, e tantas outras.

São milhões de reais, dólares, euros, aplicados nestas obras e nenhum centavo destinado ao uso da bicicleta.

Já reunimos, facilmente, em nossos passeios comuns mais de mil pessoas, todas elas interessadas no uso de bicicleta como lazer, esporte e meio de transporte.

Está na hora de nos organizamos, usar nossa capacidade de mobilização para:

Escrever, passarmos e-mails, faixas , realizar bicicletadas em direção a estas empresas, bancos financiadores, consórcios de construção, órgãos que liberam estas construções, reivindicando equipamentos ,obras e políticas em favor do uso da bicicleta como meio de transporte.

Não precisa juntar tanta gente, cada grupo organizado pode fazer isto. Se todos se juntarem , melhor. Mas não precisa esperar por isto para pessoas ou grupos organizados realizem bicicletada, caminhada, mobilizações. Uma sugestão: destinem um pedal do mês para este fim. Levem mensagens, cartazes , faixas para todas estas obras que estão sendo e as que serão construídas. Convidem os demais grupos e pessoas. Mesmo indo pouca gente haverá resultado, chamará a atenção.

Marquem com antecedência para que outros interessados possam aderir.

Sugiro que os grupos SUBA AÍ, AMIGOS DE TONY , PEDAIS NA ESTRADA, NARANDIBA, ASBEB , JARAW, ASBB , iniciem este movimento, pela sua capacidade de mobilização e simpatia que gozam nos movimentos ciclistas baianos. Com certeza haverá adesão dos demais. Pelo menos dos comprometidos com estes movimentos.

Tentaremos e estou certo de contarmos, com o apoio da OAB-Bahia, em cujo seio um grande número de colegas apóiam estas reivindicações. Mais na frente, por se tratar de interesse público, tentaremos sensibilizar o Ministério Público Federal, Estadual , órgãos de proteção ambiental.

E contem com meu humilde apoio, participação e colaboração.

A cidade, as ruas, os espaços, não podem ser apenas para os carros. A final, o imposto é pago por todos.

Está na hora de nos envolvermos nestas campanhas.
Estamos, já há muito tempo, falando, escrevendo, pedalando . No entanto, os órgãos públicos, empresas contratantes e contratadas, de obras, bancos financiadores, não nos dão a mínima atenção, mesmo convencidas que já estão da importância da bicicleta, como meio de transporte. Sabemos que nos órgãos públicos da Prefeitura já existem estas preocupações. Três vereadores, que já participam dos nossos pedais, estão sensíveis aos nossos reclamos. E muitos técnicos ,até das hierarquias mais elevadas, têm se manifestado favoráveis aos nossos reclamos.
Vamos fazer uma visita à ASSSEMBLEIA LEGISLATIVA, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONOMICA, BANCOS OFICIAIS E PARTICULARES DE UM MODO GERAL e levarmos nossas reivindicações: não financiar obras que não contemplem a bicicleta.

Vamos estar atentos às construções de estradas, ruas, implantação de equipamentos urbanos e buscarmos os nossos espaços.

Devemos fazer correspondências, cartazes, faixas tentando mobilizar também a nossa imprensa, que sempre demonstrou muita simpatia e atenção às nossas causas.


-Se cada copiar, divulgar, encaminhar este testou, ou de igual conteúdo e espalhar por aí. Ou mesmo fazer o seu próprio texto, ponto o nome do seu grupo, já será uma grande colaboração para nossas mensagens chegar mais longe.


valcibarretoadv@yahoo.com.br

muraldebugarin.com
bikebook.blogspot.com
A população baiana, notadamente as que nessitam andar de bicicleta, precisam reinvindicar ciclovias, ciclofaixas e estacionamentos para bicicletas nestas obras . E que a Prefeitura assuma uma política no sentido de não aprovar obras que não contemplem estes equipamentos.

A bicicleta não pode ser deixada de fora destas contruções.

Vamos passar e mail, para a Prefeitura e para as empresas de construção reivindicando uma política que beneficie o carro, mas também as bicicletas.

Valci Barreto
advogado,
cicloativista
editor do bikebook.blogspot.com
colaborador do muraldebugarin.com
e da Folha do Reconcavo.

============

Recortado de A TARDE ON LINE:
"Cilene Brito, do A Tarde
Leia também:>> Boom imobiliário complica trânsito, diz especialista
Um dia após os transtornos causados com a interdição da Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), o trânsito voltou à sua normalidade na região do Iguatemi, com intensidade de fluxo de veículos nos horários críticos e fluidez no restante do dia. A liberação de duas das três faixas permanecerá até o fim da obra, estimado para o mês de novembro, com possibilidade de novas interdições, segundo o secretário dos Transporte e Infra-Estrutura, Almir Melo.Ele garante que a liberação parcial da LIP não irá atrasar o cronograma de intervenções da prefeitura, que prevê conclusão de duas obras da segunda etapa do projeto do complexo viário do Iguatemi dentro de 30 dias. “Se forem necessárias novas interdições, faremos ampla divulgação para evitar o que aconteceu. As pessoas foram informadas sobre as obras com antecedência, mas não adiantou”, afirma.Se não houver atrasos por conta da chuva, as primeiras obras inauguradas serão a passarela localizada entre a Tend Tudo e a Desenbahia, na Avenida Tancredo Neves, e a via exclusiva para ônibus, que tem início na passarela, próximo ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A nova etapa segue em confluência com a Avenida Paralela (sentido aeroporto) e será construída a partir do Viaduto Nelson Dahia até depois do Viaduto Luís Eduardo Magalhães.A segunda etapa do complexo viário será concluída com a construção de uma pequena ponte entre as lojas Tok & Stok e Romelsa, completando um anel viário interno na Avenida Tancredo Neves. A obra que liga as duas marginais deverá ser entregue dentro de 120 dias.“A obra vai desafogar o trânsito na região da Tancredo Neves e permitir que o motorista possa ir de um ponto a outro da avenida”, explicou o secretário. Outra grande intervenção está prevista para acontecer nas 3ª e 4ª etapas do projeto, que devem ser iniciadas dentro de 120 dias, com duração de oito meses.A obra prevê a construção de uma nova pista, com três faixas, entre a passarela de Pernambués e o início do Viaduto Nelson Dahia, no sentido Aeroporto-Rodoviária. Um pontilhão será construído sobre essa nova via.Também está prevista a construção de um novo pontilhão sobre a pista já existente, no mesmo sentido. Por baixo dela, os veículos terão acesso a um novo mergulho construído a partir do prolongamento da LIP.A intenção, segundo o engenheiro da Odebrecht responsável pelas obras, Sílvio Godoy é ordenar as faixas, direcionando os motoristas para avenida destino, após a saída da Paralela. “Isso evitará que motoristas tentem cortar a pista de um lado para o outro, complicando o trânsito”.Para o coordenador do curso de Urbanismo da Uneb, Juan Moreno Delgado, transtornos como o da última quarta-feira, 16, são causados pela falta de preparo da administração da prefeitura em relação ao tráfego. “Salvador não tem um estudo de nível de serviço do tráfego (fluxo de veículos em relação à capacidade máxima viária de toda a cidade). O resultado é que as obras como essa da LIP são realizadas sem embasamento técnico suficiente. Qualquer intervenção num ponto crítico acaba causando esse tipo de transtorno”, opina.De acordo com o pesquisador, a fragilidade viária de Salvador é causada por três fatores: vulnerabilidade da malha, por causa do relevo acidentado da cidade; concentração de empreendimentos na área do Iguatemi e da Paralela; e o número exacerbado de carros na cidade.
Veja infográfico "

==============================

quinta-feira, 17 de julho de 2008

LIVROS USADOS – em Salvador:

2. Banca o senhor Alfredo, na parte baixa da Ladeira do Funil, Sete Prtas em gente à empresa Resul.

2- Banca do Gaúcho, em frente ao Prédio da Justiça do Trabalho, no Comercio.

O senhor Alfredo e o Gaucho, pessoas himildes, aceitam e agradecem doações.

3-Banca do Indio, na esquina da Araujo Pinho com o Campo Grande.

4. Sebo do Daniel, pequena banca, mas com bom estoque em casa, na Rua da Ajuda, número 03, Centro, entre a Igreja da Ajuda e Gidi Antiguidades, terminal de ônibus da Rua Chile. Também aceita doações.


5. Berinjela, rua Chile, edf. Martins Catharino, terminal de ônibus da Rua Chile.
6. Diadorim, Galeria em frente ao Forte de São Pedro, próximo à padaria A Favorita.
7. ERALDO, Terminal de ônibus da Lapa, sobe um escada. Há uma placa indicando.
8-PAPYRO, um ponto antes do Terminal da Lapa.
9-SEBO DO SENHOR JUVENIL, dentro do Terminal da Lapa.
10-LIVROS USADOS, AV CENTENÁRIO, em frente ao Posto de Gasolina, subida para a Graça, lado contrário à entrada do Calabar.

1. LIVROS USADOS EM FOZ DO IGUAÇU:

2. Sebo Amadeus; possui loja, no Centro e vende livros, discos de vinil, em feira de artesanato, aos domingos. Veja foto e fone aqui neste site, em” postagens antigas.”

3. COLECIONISMO

4. SELOS, POSTAIS: Rubem Pinheiro, sede dos Correios, na Pituba, aos sábados, das 09 às 12 horas. E, de segunda a sexta, na Rua Barros Falcão, 505, s107, primeiro andar, Salvador - Bahia. 82121796 32760956 .

5. DISCOS DE VINIL , GRAVAÇÃO DE VINIL PARA CD: Rui, Rua do Paraíso, próximo ao Lê Bisquit, Centro.


==============

quarta-feira, 16 de julho de 2008

PEDAIS, POLÍTICOS NOS PEDAIS.

Valci Barreto
Advogado
Cicloativista

Editor do bikebook.blogspot.com
colaborador do muraldebugarin.com

Em nossos pedais, como em todas as relações humanas, há divergências de pensar e de atuar. Uma das polêmicas é quanto ao envolvimento dos políticos nos pedais. Uns contra, outros a favor, outros em cima do muro.

Acho todas as opiniões e posições respeitáveis. Não gosto muito dos que ficam em cima do muro porque são normalmente de pessoas que não precisam de ninguém , que se bastam e que também não gostam de ajudar. São perfeitas. Sendo eu cheio de defeitos a estes gosto de me agregar para tentar melhorar sempre.

Não temos que cobrar atitudes de ninguém. A final, cada um é dono de suas opiniões e atitudes.

Por menos que façam os políticos, se vierem ou não as ciclovias, só virão através do Estado. E este atua somente com ações políticas dos cidadão e dos seus candidatos.

Mas estes jamais realizarão algo sem as nossas ações e reivindicações. Se quisermos algo, temos que estar envolvidos, permanentemente, na luta. Os próprios políticos reconhecem esta necessidade.

Sempre fui e serei favorável ao ingresso dos políticos em nossos passeios, reuniões, conversas, palestras, estudos, observações. É importante que eles conheçam, de preferência pedalando, as nossas necessidades.

Mesmo que uns não queiram, mesmo que neles não se votem, acho por demais positivo ter chegado até os nossos movimentos os vereadores VALDENOR CARDOSO, EVERALDO AUGUTO, REGINALDO OLIVEIRA e tantos outros que pretenderem agregar-se aos movimentos ciclísticos.

Reclamam alguns grupos e pedalantes que eles nada fizeram até aqui. Que nenhuma medida prática foi executada para o bem dos ciclistas.

Acho que algo já foi feito: já colocamos para eles os nossos problemas e muitas reuniões, com promessas de soluções , junto aos órgãos públicos, já foram realizadas intermediados por eles. Sabendo que o Estado demora para implantar equipamentos públicos ,o que temos que fazer é esperar e continuar em nossas reivindicações. Mas já foram implementados bicicletários, a ciclovia da orla está sendo aumentada, na periferia já se fez algo, e o movimento é animador.

Sem os políticos, nem isto teria acontecido.

O vereador Everaldo Augusto vem realizado passeios na Cidade Baixa, reunindo até mais de mil pessoas, demonstrando que sua atuação não é apenas como político mas , também, como um apaixonado pelos passeios e sua dinâmica.

O Vereador Valdenor Cardoso, está com planos de realizar algum evento, em breve ,e nos tem comunicado a respeito.

No dia 20.07, teremos um passeio dos comerciários, nascido de uma vontade antiga da classe, gestada, animada, pelo Vereador Reginaldo Oliveira. Será, sem qualquer dúvida, um grande evento ciclístico.

A realização de passeios, trilhas, reivindicações, criação e organização de grupos não é monopólio de ninguém, nem de um grupo apenas. Todas as possibilidades estão abertas.

Exemplo que tem frutificado é do AMIGOS DO TONY, hoje um símbolo de simpatia, capacidade de agregação, festividade, bom humor, flantropia, e relacionamento estreito com os políticos, trazendo-os , com competência, para os seus movimentos, independentemente de compromissos políticos de votos.

Sem qualquer dúvida, o Amigos do Tony, mesmo não sendo o grupo com maior número de membros, é o que, sem dúvida, realizou mais eventos em pouco tempo.

O Tony, e seu grupo, não apenas pedala: vai bem mais longe: agrega, recebe, participa, atua, colabora, se faz presente onde é convidado; e mantém uma elogiável conduta de respeito à atuação dos vereadores já enganjados no mundo das bicicletas baianas.

Eu, particularmente , não tenho nenhum receio de assim me manifestar; É o maior agregador, festivo, bem humorado, construtor, atuante do movimento cicloativista.

E mais importante, sempre se relacionando com os grupos mais humildes, compostos de pessoas que, sem qualquer dúvida, mais necessitam de pedais nas ruas como meio de transporte.

Não falo pelo grupo do Amigos do Tony, não tenho procuração dele. Mas, na condição de seu amigo e admirador, não posso deixar de manifestar, publicamente, este meu sentimento.

Não estou me referindo, nestas considerações, ao grupo ASBEB o que mais tem contribuído para o crescimento dos pedais. Nenhum grupo a ela pode ser comparado em poder de mobilização e importância: Colocar, todos os meses , mais de mil pessoas nas ruas não é qualquer outro que faz. E o faz com muita humildade, caracterísica peculiar a um dos seus membros, o Mauricio.

E a ASBEB, que tem entre seus componentes as mais diversas tendências políticas, vereadores,deputados, jamais deixou de acolher qualquer pessoa, candidato ou não, que tenha o desejo de pedalar. Todos são acolhidos com delicadeza e respeito.

Não há prejuízo em um novo pedalante se agregar a estes grupos, seja ele político, empresário. Ao contrário, temos é que festejar.

Porque os políticos dariam algum prejuízo, especialmente no caso dos citados que também gostam de pedalar?

Há pessoas que, quando convidamos para um passeio organizado por algum político, ou que tenha participação de algum, torce o nariz. Muitos não tem a menor cerimônia de afirmar: “vou nada, este negócio de político, eles querem é voto”.

O mais curioso é que, estas mesmas pessoas, não poucas vezes, quando precisam de dinheiro, ajuda ou mesmo um simples apoio para algum evento que esteja organizando, lembram-se , em primeiro plano, de pedir dinheiro ou apoio aos mesmos que condenou. E ainda reclamam que o político não deu nada , não dá nada, não ajuda em nada.

Ora pessoal, vamos ser coerentes: com ou sem políticos, com ou sem grana deles, com ou sem ciclovias feitas pelos políticos, vamos apoiar todas as suas manifestações em favor das bicicletas nas ruas de Salvador. Todos nós, pedalantes, entre os quais estão os vereadores citados, estamos fazendo o bem para nós mesmos, ainda que apenas pedalando.

Quem apenas pedala, faz corridas, trilhas, usa a bicicleta apenas para exercício físicos, realiza um pedal fechado para pessoas especificas e não quer atuar, merecem o mesmo respeito. Quem achar melhor, deve até pedalar sozinho por aí. Todos estão buscando seus caminhos.

Porém, não está correto quem, desmerecendo os políticos, grupos ou pessoas, a eles acorrem quando precisam de algo, ainda que de um mero apoio.

Sou igual ao Tony, suba ai, e muitos outros: vou a todos. Porque não aos dos políticos?

Por isto, estarei pedalando, apoiando, divulgando, respeitando, ajudando no que estiver ao meu alcance , o PEDAL DO CENTRO, OU PEDAL DOS COMERCIÁRIOS, esperando que ele tenha o maior sucesso possível.

Quem pensar igual a mim e ao Tony, vamos procurar o Reginaldo, Luciene, os organizadores do Pedal do dia 20.07, para darmos a nossa contribuição, de acordo com nossas possibilidades. A mínima que podemos dar é estarmos presentes e pedir aos pedalantes para cicular com atenção respeito aos demais, ao transito e ao pedestre.

E assim procedo, independetemente, de esperar dinheiro, benesses, patrocínio em meu favor, ou de amigos meus.

Podemos fazer do pedal dos comerciários mais um grandioso ,que possa permanecer em nosso calendário permanente, como já é o da ASBB e o da ASBEB.

Só depende de nós. Muito mais do que dos políticos. Mas que estes sejam sempre bem vindos, independentemente do que possam oferecer. Se eles querem votos, o que é normal.

Os ciclistas saberão escolher os que merecerem o seu voto. Assim o é com qualquer canditato. Porque será diferentes com os vereadores citados?

O mesmo vale para o nosso cicloativista Gilson Cunha, que já tem história conhecida nos pedais, agora também canditado a vereador , pelo PDT.

Acho que todos nós que pedalamos, sejam ou não políticos, estamos contribuindo para a incorporação da bicicleta como meio de transporte em nossa Capital, que sempre será mais bela se visitada, conhecida, curtida, em cima de uma bicicleta.

Todos, então, convidados para o PEDAL DO CENTRO, DO DIA 20.07, COM BRINDES, sorteios de bicicletas e distribuição de camiseta.

Procurem as lojas de bicicletas que já receberam o material para iscrição ou Luciene, do Gabinete do Vereador Reginaldo Oliveira
.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Queridos, o espetáculo teatral O Mentiroso (Terças e Quartas de agosto, 20h, espaço Xisto Bahia), aprovado no edital Quintas do Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, realizará uma oficina de teatro gratuita chamada: Comédia de Arte. Esta oficina tem a pretensão de formar um grupo de teatro no bairro do Cassange, em Salvador. O Objetivo da Oficina é revelar o panorama geral da Comedia dell'Arte no seu tempo e local de origem, assim como falar da máscara e da sua utilização: desde a máscara neutra, passando pela expressiva até a improvisação do nascimento da máscara.
O Objetivo Geral deste projeto é revelar uma técnica e um modus operandis, é discutir o fazer teatral, os processos de criação. Colocaremos nosso trabalho em O Mentiroso como estímulo as produções teatrais em Salvador e na Bahia na discussão de formas, linguagens e concepções no teatro, criando uma discussão saudável no meio artístico de forma que haja uma troca e um estímulo mútuo entre os grupos.
Oficina de Teatro Comédia de Arte
Ministrante: Marcus Villa GóisPúblico alvo: a partir dos 16 anosDia 02 de Agosto, Sábado, 14 horasendereços e inscrições: http://groups.msn.com/artetodaparteLocal: Morro das Artes Informações: 71-82114678
Marcus Villa Góis
preservativo do seculo dezesseis é encontrado em biblioteca. Publicado no UOL, HOJE,15.07.208 :

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/assistir.jhtm?media=preservativo-do-seculo-19-e-achado-dentro-de-biblioteca-040268CCB10327 (filme reportagem)


"Reportagem da agência EFE mostra preservativos encontrados dentro de um livro de medicina do século 16 na biblioteca da Universidade de Salamanca, Espanha; eles foram descobertos durante a catalogação de uma parte dos fundos históricos da biblioteca."

Valci Barreto, advogado, cicloativista
editor do bikebook.blogspot.com
colaborador do muraldebugarin.com
Folha do Reconcavo

-desenvolve ações em favor das bicicletas como meio de transporte.
-ações estimuladoras da leitura, distribuição, troca, venda e doações de livros usados.

FOTOS JABUTIS EM MISCELANIA!!

Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com

Sob o título, de Miscelânia, o muraldebugarin.com apresenta 188 fotos do passeio jabutis de domingo, 13.07 e outras sobre variados temas: casarões, anuncios em placas, corredores da competição da rua, que aconteceu no Comércio, pesca e pescadores, gente na rua,prédios reformados e "em pedaços", anjos barrocos das vitrines do comercio, nosso amigos pedalante, segurança do Plano Gonçalves, o deserto do Comercio aos domingos, milho assado, mingau, gente do povo, ruas do povo, Rose , eu, mar da Bahia, tempo nublado, turistas no Farol da Barra , ciclistas solitários, (um dos corredores, mal exemplo de barriguinha é nosso amigo de pedal, mas prometeu diminui-la para dar bom exemplo!!),
A BICICLETA DO MUNDÃO, QUE O levará até Bom Jesus da Lapa, _ VEJA A FOTO DA BIKE, COMPLETA, DO JEITO que o levará, no meado de agosto de 2008. SE ALGUEM QUISER ACOMPANHA´-LO NESTA ROMARIA CICLISTICA, É SO LIGAR PARA ELE.
Ou procurá-lo no ARENOSO> Ele vai de bicicleta e volta no caminhão de romeiros da região de Palmeiras, do município de Sapeaçu.
TEM AINDA: A HONROSA VISITA QUE NOS FIZERAM GILSON CUNHA, que nos autorizou a informar que é candidato a vereador em Salvador, pelo PDT, e o ARY GIL, cheio de programações ciclisticas e culturais. Aproveitamos para fotografar o caderno que registra todas as suas pedaladas, até quando vai ao banheiro!

Tem ainda Ary Gil, com seu idolo Gilberto Gil e a loura do Tchan, Sheila Melo!! Etá Ary Gil danado!

Têm paciencia? Pois bem, há, ainda , coletenea de caricaturas de revista PUNCH, fundada em 1841 por H.P.Grattan quando preso, cumprindo pena por dívida. Criou-a com a ajuda do editor Henry Mayhew.

Há mais: ilustração do famoso livro que originou um grande filme de cow boy: Rstros de Ódio.
Também a visita que fizemos ao Presidente da Camara de Vereadores ,Valedenor Cardoso, junto ao Tony, para convidá-lo para a SIRIZADA e para nos ajudar ,junto aos seus colegas, criando medidas que criem mais segurança para poder-se pedalar nas ruas de Salvador. Lá estavam líderes comunitários e uma cantora, já famosa na Bahia, que ficou de nos avisar dos seus shows.

-para ver as postagens mais antigas, do bikebook.blogspot.com, clicque abaixo no icone

"postagens antigas"

veja milhões de fotos de passeios ciclisticos e outros eventos no no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos".
============

segunda-feira, 14 de julho de 2008

BISTRO PORTO DO SOL.

Valci Barreto

O Reinhard Lckinger é proprietário do Bistrô Porto do Sol. É um pequeno(no espaço geométrico) pedaço do IMPERIO AUSTRO/HUNGARO NA BAHIA. A comida é gostosa e, por incrivel que pareça, de preços por demais camaradas.

Os pratos são exemplares raros da comida austriaca com receitas caseiras , herdadadas por Reinhard dos pais, avós, tios. A decoração é composta por mesas simples em tudo, na madeira, feitio e enfeite. As paredes abrigam quadros, fotos de artistas que fizeram a história do cinema. O fundo musical são também dos clássicos do cinema da mesma época, anos 50, notadamente.

No Bistro Porto do Sol, onde vou com frequencia, voce se sente nas tabernas da Áustria, Hungria, dos tempos que não voltam mais. Os tempos , não, mas a comida, garante o Reinhard ,tem receitas daquelas eras. Se o Reinhard o atender de mal humor, não se preocupe: faz parte do charme dos taverneiros puro sangue. É do ritual . Mas não ponha os pés nas mesas, nem fique bebum. É que mais aborece o nosso taverneiro. A lei seca é implantada no bistrô desde o início da sua história. O cliente pode beber à vontade. Não vale é perturbar o Reinhard. Aliás, não o perturbe, mesmo se voce estiver bebendo apenas suco.

Adoro o PORTO DO SOL; até a cara fechada do escritor, cozinheiro, taverneiro, limpador de prato, garçom, ouvinte, arrumador de mesa , dono e faz tudo do Bistrô,como faz questão de se apresentar. Na feitura e direção de tudo, conta apenas com a espsa e uma scretaria, sempre sorrindente, bem humorada, o que compensa eventual "embirramento" do patrão.

Todos os amigos a quem apresentei, adoraram o Bistrô.


valci barreto,

editor do bikebook.blogspot.com
colaborador do muraldebugarin.com
Folha do Recôncavo

==============
De: Reinhard Lackinger

Para: valci.rosangela@uol.com.br Data: 14/07/2008 09:34Assunto: Blindagem PortoSol
Ninguém merece comer petiscos e pratos austríacos e húngaros do Bistrô PortoSol bebendo CocaCola!Para dar um jeito nessa situação, o titio taverneiro anda pesquisando suquinhos industrializados para adicionar em pequenas doses ao guaraná e até à água com gás.Venha até o Bistrô PortoSol e experimente você também a Cerveja sem álcool turbinada com lúpulo do titio taverneiro!Obs.: A Cerveja sem álcool contém menos de 0,5% de álcool. Até um suco de frutas pode ter um teor de álcool semelhante!!!Outro detalhe que merece ser considerado... os petiscos e pratos austríacos por terem mais "sustânça" facilitam e apressam a recuparação de quem ingeriu alguma quantidade de álcool... a exemplo de uma Fritada tirolesa, de uma Prato anos 40,de um belo salsichão... blindando qualquer um, que por descuido tenha bebido apenas uma cervejinha!Quem não conseguiu fugir de um copinho e tem medo do bafômetro, nada melhor do que vir ao Bistrô PortoSol para comer um petisco ou prato austro-húngaro e dar um tempo... Não há outra comida melhor para blindar o organismo... a não ser que você queira encarar uma feijoada caprichada ou um mocotó à noite a antes de dormir...abraços abstêmios de quem se preocupa com o seu bafo... ;-) Reinhard Lackingero taverneiro do Bistrô PortoSol... pensando seriamente em distribuir adesivos para frequentadores habitués colocarem no carro do tipo... Só Jesus salva ou Deus é fiel ... aí os "homi" pensam que você é crente e nem te param na blitz... ;-) aberto de terça feira a sábado a partir das 18:37horasRua Cézar Zama, 51, Porto da Barra... defronte onde era o Manga Rosa( 71 ) 3264-7339, 9963-6433

www.reg.combr.net/bistro.htm

=====================================================

JABUTIS NOS DIAS NUBLADOS DA BAHIA( 13.07.2008)


Valci Barreto
colaboradorr do muraldebugarin.com
editor do bikebook.blogspot.com
colaborador da folha do reconcavo

Apesar dos chuviscos, eu e Rose nos dirigimos para a região do Comércio, conforme programado. Nos dias de domingos e feriados, como se sabe, aquelas ruas ficam desertas. Para quem gosta de "jabutizar" , é um ouro: ruas e becos livres para a pedalada.
Neste último domingo acontecia uma corrida rústica. Apesar de várias pessoas terem prometido participar do Jabutis de hoje, apenas eu e Rose estávamos presentes.
Rose tem problemas de sinusite, o que determina um cuidado para não tomar chuva. Mesmo assim, decidimos seguir, parando e seguindo ,conforme chuviscava ou não. Leves estes, seguimos pela Centenário. No viaduto, antes do túnel, pegamos a pista em direção à Ladeira do Contorno e alcaçamos o Elevador Lacerda. Ficamos ciculando por um bom tempo, parando aqui, ali, conversando com vendedores de caldo de cana, mingau, milho assado e assistimos algumas passagens dos corredores. As ruas eram todas nossas. Rose vibrava com o seu primeiro passeio por aquela região. Projetamos muitos outros, inclusive para a ilha de Itaparica, Nazaré das Farinhas, Município da Barra, onde ela nasceu, enfim: pedais, pedais, pedais. Conversa , conversa, conversa.
Paramos na Rampa do Mercado para fotos. Aqui, um casal, apaixonado por pescaria, aguardavam o tempo melhorar para pescarem no quebra mar .Abordamos-os para que nos falassem sobre suas paixões pela pesca e como faziam . Disseram-nos que alugam um barco simples , de barqueiros dali da Rampa que os levam pela manhã para o muro do “quebra mar”. Ficam lá até as 16 horas , quando o barco os apanha de volta. Fazem isto há anos.Quando minha filha Mariana era pequena, levei-a para uma pescaria desta. Até hoje ela se recorda como uma boa lembrança. Não sou muito de pescaria. Prefiro as bicicletas. Porém, mesmo para quem não se apaixonou por pescaria, deve, mesmo no sacrifício, ensinar aos filhos, crianças, netos, amigos, sobrinhos, que estas coisas existem, estão disponíveis e são muito divertidas; apaixonates, até, para muitos. São ótimas experiências para a vida.
Estivemos no Plano Gonçalves para saber a respeito da evolução do acesso para bicicletas. Estava fechado. Aos domingos não abre. Foi o que nos informou um atencioso e educado segurança que ali trabalha e que nada sabia a respeito das nossas reivindicações. Afirma que também pedala. Convidamos-o para participar dos nossos grupos de pedais , deixando com ele os nossos sites para visita.

Após a pedadala do Comércio, iniciamos a subida da Contorno. Iríamos em direção à Sirizada do Amigos do Tony. Entramos na Marina da Contorno: Rose queria comer um crepe em um novo bar ali instalado, nas proximidades do Soho. Foi que fizemos. Muito gostoso, o marzão de um lado, o velho casario do outro, beleza por todo o canto. Recomendamos o loca porque ótimo para um bom bate papo, namorar, jogar conversa fora , happy hour e os endinheirados baianos embarcar e desembarcar em suas belas lanchas , que ali estavam com jeito de "esperando o verão". Degustado o crepe, depois de muita conversa e projetos de futuros pedais, iniciamos a subida da Contorno.
O tempo ainda nublado, dava um encanto especial, diferente dos dias de verão. Nem por isto de menor beleza. Após o crepe, subida da Contorno até o acesso para a Graça;descemos a Princesa Isabel, até o Farol da Barra. Um vento muito forte e uma boa movimentação de turistas que o visitavam. Conversamos com alguns e os convidamos para conhecer, no pedal, a nossa Salvador.
O pessoal da Rua de Lazer já recolhia, antecipadamente, os seus equipamentos.
Seguimos em direção à Cabana da Jane. Sucede que, no Rio Vermelho, a ameaça de um chuvisco e o vento muito forte inibiu Rose, por conta da sua sinusite. Desistimos, então, de irmos para a Cabana, apesar da vontade.
Ficamos, então ,dando voltas pelo Rio Vermelho, região dos hotéis, Mercado do Peixe, no Rio Vermelho e retornamos para nossas casas.Apesar de não termos ido à Cabana da Jane, de não aparecer no Jabutis as pessoas que espeávamos, fizemos um belo, emocionante e proveitoso pedal, com mais descobertas e surpresas. As fotos casal, do barqueiro, e dos locais por onde passamos vão estar no muraldebugarin.com , em galeria de fotos.
Ainda não tive notícias da Sirizada. Porém, como haveria siri, bicicleta e amigosdoTony, temos a certeza da alegria, da festa que este grupo sabe fazer tão bem.
Sei que vamos estar desculpados.


Milhares de fotos das matérias deste blog são publicadas no muraldebugarin.com, blog pioneiro na divulgação de passeios ciclísticos na Bahia, editado por Alberto bugarin.
=============================
Em um quadro acima desta pagina, há local para pesquisa do que aqui está publicado. Escolha o tema o clique OK.

Para ver as postagens mais antigas, clique em baixo"publicaçoes antigas".

Todos os dias há grupos de passeios ciclisticos em Salvador, para saber sobre eles, pesquise em
PASSEIOS CICLISTICOS.

VEJA TAMBÉM: PERFIL DO JABUTIS VAGAROSOS.
É SÓ POR A FRASE, A PALAVRA E CLICAR EM OK.
SINDIMOTO_Recebemos de Wilson, esta colaboração para nosso blog, pela qual agradecemos.


SOU BAIANO

Nizan Guanaes

Quando eu conheci Jorge Amado em Paris, ele me levou para almoçar num bistrô perto do seu apartamento no Marais.
Ao longo do caminho, fiquei pensando em algo bem inteligente para impressionar o grande escritor.
Ao sentarmos à mesa ele disparou: 'Nizan, você já reparou como a bunda da mãe Cleusa é grande?'A Bahia é assim. Desconcertante. Pense num absurdo, multiplique por dois: na Bahia já aconteceu. Há em Salvador uma casa funerária que se chama Decorativa e uma companhia de táxi aéreo que se chama BATA (Bahia Táxi Aéreo).
É dentro deste espírito esportivo que a Bahia surpreende desde 1500.Caetano Veloso me disse rindo que os baianos e os judeus se julgam raças eleitas e (sic) que ambos têm razão.
Se somos ou não raça eleita, há controvérsias. Mas que é uma raça privilegiada não há dúvida. Castro Alves, Rui Barbosa, Jorge Amado, Assis Valente, João Gilberto, Caetano, Gal, Gil, Betânia, Daniela Mercury, Glauber Rocha, Dorival e Nana Caymmi, Raul Seixas, Ivete Sangalo e agora Piti. Não pode ser coincidência. E não é.
É fruto da energia que o índio enterrou e que o português descobriu misturado com o axé que o negro trouxe.
É essa energia que buscam os cansados, os estressados, os sem esperança, os de alma ou cadeira dura. E a Bahia os escolhe com sua graça e sua benção.
Dianne Vreeland diz na peça Full Gallop, grande sucesso na Broadway, que o azul mais bonito é o céu da Bahia
Tudo na Bahia tem luz, sobretudo as pessoas.
Que em sua simplicidade, com sua fé, com suas peles negras e dentes alvos, dançam, cantam e iluminam um mundo rico, mas cada vez mais pobre.Um desses endinheirados, mas pobre de espírito, certa vez resolveu pegar no meu pé, numa festa, e me perguntou:
- Se a Bahia é tão boa, porque você não mora lá?'.
O Orixá me ajudou e eu respondi na lata:
- Porque lá não me destaco, todos são baianos.
Nizan Guanaes (1958 - ), publicitário baiano, fundador da holding Ypy - renomeada ABC -, que conta com as agências Africa, e é acionista das agências DM9DDB, Loducca e MPM, além de atuar, através de outras empresas, nos segmentos de Serviços Especializados de Marketing (below-the-line) e Conteúdo.Nizan é uma das figuras mais polêmicas da propaganda brasileira, misturando seu alto critério criativo (por ser redator) com um espírito extremamente empreendedor. Administrador formado pela Universidade Federal da Bahia, começou a carreira em Salvador, na DM9, de Duda Mendonça. Transferiu-se para Artplan, na década de 80. Já trabalhou ao lado de Washington Olivetto na W/Brasil, antes de fundar a DM9 em São Paulo, com João Augusto Valente.Sob seu comando, a DM9 se transformou numa das maiores agências do país (e uma das mais premiadas). Venderia sua parte da agência para a DDB Needham, em 1997, tornando-se DM9DDB. Nizan foi o fundador do portal iG e se manteve no comando da empresa por dois anos.Hoje, preside a Africa, uma das maiores do mercado brasileiro, com uma estrutura diferente das outras agências do mercado, marcada por poucos e poderosos clientes; entre eles Vivo, Itaú, Nivea e Gradiente


Wilson A. JrEasy Rider