quarta-feira, 4 de setembro de 2013

APITAÇO – FAREI DIFERENTE.

Valci Barreto
Na mesma senda aberta pelos protestos em geral do pais, bicicleteiros baianos estão se mobilizando para uma pedalada , tipo apitaço ciclístico no Campo Grande.

Cobrado por amigos do pedal, quanto ä minha posição , deixo clara que não comungo com o apitaço nem com bicicletas em meio a pedestres, a exemplo do 7 de setembro.
Estou de acordo com manifestações em favor de melhorias da nossa cidade, incluindo ai as ações facilitadoras do uso da bicicleta como meio de transporte.
Minha atuação, porem, segue, no caso, em outra direçao: no cobrança de comportamentos de motoristas de um modo geral, e dos próprios bicicleteiros em especial, no item educação para o transito. Faltam ciclovias, ciclofaixas, mas sobretudo, FALTA EDUCACAO EM NOSSOS MOTORISTAS. E isto, ao meu ver, não deve ser buscado em um apitaço no dia 7 de setembro, onde milhares de pessoas , sejam quais forem as razões, ali estarão , com seus familiares, focadas no desfile. E a presença dos bicicletas entre eles abrem possibilidades de incômodos e de acidentes.
Ao meu ver, uma pedalada em direção äs garagens das empresas de ônibus, de taxi, empresas que usam transportes de um modo geral, grandes condomínios, shoppings com panfletos educativos serão mais produtivos.
O tipo de ação que ora sugiro, pode e deve ser feita em todos os dias e horas, por grandes ou pequenos grupos de pedalantes.
Ao meu ver, ações sócio educativas em garagens, escolas de motoristas, terminais de ônibus, elevadores, resultarão em bem mais benefícios para o movimento cicloativista , porque marcado pela educação, proximidade do ciclista com os diversos seguimentos sociais, do que a inserção de apitaço , em bicicleta, no 7 de setembro, entre pedestres, com todos os incômodos que poderão resultar.
Eu preferirei pedalar do que ficar com as bicicletas paradas para as fotos dos jornais. Ou, com elas, incomodar os pedestres .
O encontro de ciclistas no 7 de setembro e 2 de Julho, já uma marca. Mas com forma de participação que não é o apitaço que esta sendo proposto.
Desejo sucesso ao movimento, mas farei diferente.
Uma das formas de se obter algo em movimentos sociais é a conquista das pessoas a uma causa. E esta, em relação äs bicicletas, será muito mais bem feita, produtiva, respeitosa em relação ä população, fora de aglomerações como 2 de Julho e 7 de Setembro.
Aqui estou dando apenas uma satisfação aos amigos que me pedem a companhia no apitaço programado para o 7 de Setembro.
Sou favorável a um apitaço, até mesmo no dia 7 de setembro, com um passeio ciclístico pela cidade. No Campo Grande, centro da cidade, no dia do desfile não. Acho desrespeito a quem para ali vai , seja qual for a razão, assistir ao desfile comemorativo da data.
-AQUI , COMO SEMPRE, VAI SEM REVISAO. MAS NÃO CREIO HAVER PREJUIZO PARA A COMPREENSAO.
BOMDIA E BOAS PEDALADAS!!
=SUGESTAO: UMA PEDALADA FORA DO SETE DE SETEMBRO, PELA ABERTURA DOS ELEVADORES E ESCADARIAS DA LAPA PARA AS BICICLETAS. SEM APITO E SEM GRITARIA. NÃO PODEMOS COLABORAR PARA PREMIAR SALVADOR, MAIS UMA VEZ, COMO A CIDADE MAIS BARULHENTA DO PAIS. OU DO MUNDO.


Valci Barreto, advogado, Jornalista,  Procurador da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
ESCRITORIO DE ADVOCACIA: Rua Djalma Dultra, 350, Shopping Sete Portas,  em frente a CLAUDIO SOM, box 06 - CEP : 40.255.000
Salvador Bahia.

fones:
99999221 tim
87401214 - oi
34888410 - livre
facebook/valcibarreto
bikebook.blogspot.com
bikebook.blogspot.com.br

Hora marcada por fones ou e mail.


facebook/valcibarreto

Nenhum comentário: