Em outubro tem Bicicletada Salvador
Desta vez, o movimento pelo uso da bicicleta como meio de transporte sai do Parque da Cidade
No dia 29 de outubro de 2010 acontece mais uma Bicicletada Salvador, desta vez saindo do Parque da Cidade, com concentração às 18h30. A Bicicletada é um evento periódico, que reúne usuários da bicicleta como meio de transporte preferencial em Salvador, para percorrer juntos um trajeto pré-definido sempre na última sexta-feira do mês. O objetivo é mostrar os benefícios do seu uso, tanto para a vida de quem pedala, quanto para a mobilidade urbana da cidade.
Além disso, a Bicicletada estimula a participação dos usuários da bicicleta na discussão e formulação de políticas públicas e ações voltadas para o tema: um planejamento cicloviário ostensivo, a Lei Orgânica do Sistema Cicloviário (que, por exemplo, obriga estabelecimentos comerciais a terem um número mínimo de vagas em bicicletário, proporcional ao número de vagas de carro), sinalização de compartilhamento de vias e calçadas, ciclofaixas demarcadas,interligação entre o modal bicicleta e ônibus, trens, barcos e elevadores municipais e bondes planos-inclinados.
Os participantes da Bicicletada compartilham as ruas com os automóveis, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, e chamam atenção para a forma como a cidade é organizada, prioritariamente em função do tráfego de veículos motorizados. Na última edição, o movimento conseguiu mobilizar motoristas e pedestres com faixas, cartazes e apitos, numa ação pacífica e inclusiva. Bicicletadas acontecem em outras grandes metrópoles como Nova York, São Paulo, Los Angeles. Também são conhecidas como critical mass, que significa massa crítica, referindo-se à quantidade numérica e a postura pró-ativa e crítica dos seus participantes em relação à mobilidade urbana.
Serviço:
O quê: Bicicletada Salvador
Quando: Dia 29 de outubro, concentração às 18h30, saída ás 19h.
Onde: Partindo do Parque da Cidade
OBS: A Bicicletada acontece sempre na última sexta-feira do mês e é aberta a todos que pedalam e simpatizam com o movimento.
Mais informações: