Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 28 de agosto de 2010
CANDIDATOS QUE NÃO MERECEM NOSSO VOTO
3-É agressor quem contrata motoristas agresssores, que não respeitam o ciclista, os cidadãos, as leis de transito e quem se utiliza de veiculos com sons elevados, tanto os candidatos quanto seus cabos eleitorais e prestadores de serviços.
O voto é uma arma poderosa. Vamos usá-lo em favor do bem.
PASSEIO DA ASBEB
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA
SALVADOR
É PLANA PARA BICICLETA
CICLSITA É OBRIGADO TAMBÉM A CUMPRIR A LEI DE TRANSITO.
O caos do transito é patrocinado pela falta de compromisso dos nossos governantes com a mobilidade urbana. Constroem muitas pistas, estacionamentos e equipamentos urbanos para motoristas e nenhum para bicicleta.
Conclamamos os cicloativistas baianos a só votar em candidatos que tenham compromissos em favor da bicicleta como meio de transporte e da educação para o transito, ficarem atento e denunciar os motoristas de campanha politica que dirigem com som alto e dirigem agressivamente. Não votem em candidatos que tenham motoristas mal educados em sua campanha. Se contratam , não orientam e permitem motoristas agressivos nas ruas é porque também não respeitarão os seus eleitores.
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA
SALVADOR
É PLANA PARA BICICLETA
O caos do transito é patrocinado pela falta de compromisso dos nossos governantes com a mobilidade urbana. Constroem muitas pistas para veículos e nenhuma para bicicleta.
Conclamamos os cicloativistas baianos a só votar em candidatos que tenham compromissos em favor da bicicleta como meio de transporte e da educação para o transito.
JABUTIS VAGAROSOS NA IMPLOSAO DA FONTE NOVA.
Os ciclistas baianos devem marcar presença: não esperem por grupos, por organizações, por comandos ou lideranças: se voce já é treinado em andar nas ruas, pegue sua bike e vá prá lá. Se não é reuna amigos e participe deste momento histórico para a nossa Bahia, preparando-se para a Copa, que também iremos de bike.
valci barreto
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
SHOPPING PARALELA PROMOVE EXPOSIÇÃO SUSI NA MODA
Susi vestida de noiva, por Ronaldo Esper
Susi com vestido feito com cristais swarovsky
O Shopping Paralela, em Salvador/BA, abre seu calendário de Moda Primavera-Verão com a exposição Susi na Moda, de 29 de agosto a 15 de setembro, que traz a mostra com 63 bonecas vestidas por estilistas e marcas brasileiras. Os visitantes também conhecerão a história da boneca fabricada desde 1966, tornando-se um dos maiores sucessos da indústria de brinquedos, atravessando gerações e até hoje é objeto de desejo de crianças e adultos.
O evento acontecerá na Praça de Eventos, piso L1, e conta com painéis com depoimentos de experts em moda, que contarão um pouco da sua relação com a boneca Susi. Além disso, uma promoção faz parte da programação. Os clientes que realizarem as compras no Shopping Paralela, no período da promoção, podem trocar R$ 200,00 em notas fiscais e acrescentar R$ 15,00 para ganhar uma boneca Susi que será customizada com roupinhas e acessórios com a orientação especial dos alunos do Curso de Moda da Unifacs. O balcão de troca dos cupons ficará no piso L2 e o espaço de customização ficará no local da exposição.
A boneca Susi sempre foi uma referência na linha de brinquedos. Cheia de estilo e com looks supertransados foi caracterizada em mais de quatrocentas versões, sempre acompanhando as tendências da moda, fascinando as mulheres das muitas gerações que a acompanha.
Linha do tempo - No closet da sempre elegante Susi, nas décadas de 60 a 80, figuravam os vestidos para festa, baby dolls de malha jérsei, conjuntos de anáguas, longos colares coloridos, calcinhas e sutiãs. Além disso, com forte influência das discotecas, ela também vestia peças com brilhantes, composições com leggings e muitos acessórios, que incluíam também os patins de quatro rodas, hit daquela geração.
Nos anos 90 a boneca também vestia modelitos da moda e, já no finalzinho desta década, Susi ganhou um acessório, do qual logo se tornou inseparável, o celular. Foi neste período que a fabricante lançou uma novidade, o Beto, o “namorado” da Susi. Em 2000 um novo up grade. A partir daí a boneca passou a usar biquínis e maiôs nas cores e modelos do verão, e foi caracterizada com as profissões: fotógrafa, veterinária e professora. Em suas últimas versões, Susi assumiu um estilo agitado: da prática de esporte a super-heroína.
SERVIÇO:
O QUE: Exposição Susi na Moda
ONDE: Shopping Paralela (Praça de Eventos, piso L1)
QUANDO: 29 de agosto a 15 de setembro
Balcão de troca de cupons: Piso L2
Customização das roupas para a Boneca Susi: No local da exposição
ACESSO GRATUITO
VOTO NULO
Em nosso regime democrático, vários partidos políticos exercem o direito de oferecer a seus candidatos a disputa eleitoral. Em contrapartida, cabe aos cidadãos avaliarem e escolherem quais seriam os candidatos mais adequados aos seus interesses e anseios. Mediante a ampla variedade de opções, chegamos à conclusão de que vivemos em um regime político dotado de amplas liberdades, onde o cidadão tem acesso a todo tipo de discurso e proposta.
Contudo, quando nos lembramos do quão grave é o problema da corrupção entre os nossos representantes, acabamos por enfrentar um dilema. Afinal, qual seria o sentido de ser perder tempo avaliando e escolhendo um candidato que, mais cedo ou mais tarde, seria denunciado (ou não!) pela participação em algum esquema de corrupção ou no desvio de verbas públicas? É mediante esse questionamento que vários eleitores acabam fazendo opção pelo voto nulo.
Ultimamente, correram vários boatos de que o voto nulo seria capaz de invalidar todo um processo eleitoral. No caso, se mais da metade dos eleitores votassem nulo, deveria acontecer um novo processo eleitoral formado por outros candidatos. A premissa dessa hipótese se assenta no artigo 224 do Código Eleitoral, que diz que “se a nulidade atingir mais da metade dos votos do país nas eleições, (...) o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias".
Para muitos, esse artigo faz com que o voto nulo se transforme não só em uma arma de protesto, mas também em uma forma de se alterar a configuração do cenário eleitoral. Entretanto, de acordo com uma recente interpretação do TSE, essa nulidade só invalida as eleições quando os votos são anulados por causa de alguma fraude que determine sua desconsideração. Por tanto, se mais de cinquenta por cento dos votos dos cidadãos optam pelo voto nulo, prevalece a escolha daqueles que votaram em algum candidato.
Dessa forma, quando um cidadão vota nulo, ele acaba abrindo brecha para que um candidato ruim acabe vencendo a eleição com um número menor de votos necessários. Assim, acaba sendo preferível depositar suas esperanças em candidato ou legenda que sejam parcialmente satisfatórios do que facilitar a vida de um candidato com perfil questionável. No final das contas, a opção pelo voto nulo acaba se transformando em um ato de passividade mediante o cenário político vigente.
Ainda assim, existem aqueles que persistem em votar nulo por outras razões de ordem ideológica. Os anarquistas, por exemplo, optam pelo voto nulo por não reconhecerem a necessidade de autoridades e políticos capazes de interferirem na vida em sociedade. Dessa forma, expressam o seu repúdio ao Estado, às leis e governantes indicando que não se interessam naquilo que eles têm a oferecer. Certos ou errados, a atitude dos anarquistas também prova outra faceta de nossa democracia: a não escolha.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola
2010_08_25 JABUTI NOTURNO
PENHORA SOBRE HONORARIOS ADVOCATICIOS.
PEDAL DAS BANDEIRANTES
Prezado Valci
Conforme contato telefônico estaremos realizando o VII Passeio
Ciclístico do Movimento Bandeirante, no dia 17 de outubro (domingo), na cidade
baixa. Contactamos Ruy de Itapagipe e já lhe passamos um e-mail pedindo orientações sobre o roteiro.
O Passeio Ciclístico tem como objetivo estimular o exercício da
cidadania integrando o Movimento Bandeirante com a comunidade para que
as nossas crianças e jovens assimilem valores de solidariedade,
afetividade e respeito e assim melhorando suas atitudes na construção
de um mundo melhor.
Serão arrecadados alimentos para Instituições beneficientes, através
da troca de 02kg de alimentos não perecíveis pela camisa do evento.
Mas uma vez contamos com sua colaboração para a realização deste evento.
Atenciosamente,
Alcy Gervania
AMIGOS DE BIKE CONVIDA
AOS CICLISTAS E SIMPATIZANTES
“ código de Trânsito Brasileiro - CAPÍTULO III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
JABUTIS VAGAROSOS NA IMPLOSÃO DA FONTE NOVA
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br
O próximo domingo será o dia da implosão da nossa Fonte Nova. O Jabutis estará pedalando e se fixará em um ponto de onde poderá melhor ver o espetáculo em que será transformado o evento.
Conclamos todos os ciclistas baianos para pegarem suas bicicletas e fazerem o mesmo. Vamos marcar a presença das magrelas no evento.
Cada um sai com sua bicicleta ou com seu grupo e procure o melhor angulo para as fotos e videos.
Nós , do Jabutis vagarosos estaremos lá, com certeza. Só não sabemos ainda em qual ponto nos fixaremos. Depois da "festa", sairemos pedalando pela cidade em nossas bicicletas. Façam o mesmo, sós ou acompanhados!
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
DIA MUNDIAL SEM CARRO
Para comemorar o dia , o amigos de bike , grupo de passeio ciclistico de salvador, está convidando os pedalantes baianos para um pedal, saindo da Fonte Nova às 19 horas em direção à Ciclovia da Centenário.
Eu, pessoalmente, terei dificuldade de participar, vez que tenho compromissos à noite, de segunda a sexta. Como a data ainda está distante, até lá decidirei.
Defendemos sempre que :
Todos os dias devem ser de carro, moto, bicicleta , pedestre, avião, barco, navio, canoa, helicoptero.
Que devemos desenvolver a cultura em favor das bicicletas nas ruas, como meio de transporte, em todos dias, em todos os momentos.
Que carro e bicicleta devem compatilhar as mesmas ruas, mesmo sem ciclovias.
Que o maior problema nosso não é falta de ciclovia e sim a forma agressiva, violenta, desrespeitosa como dirigem os nossos motoristas que acham que todos os espaços urbanos são destinados tão somente para seus carros.
Apoiamos todos os movimentos em favor das bicicletas, incluisve o passeio do dia 22.09, às 19 horas, do amigos de bike, emboara entendemos que melhor resultado seria se fosse ralizado no sabado ou domingo, mesmo não sendo no dia 22.09.
Mas está ai o aviso: passeio do amigos de bike, saindo da fonte nova, às 19 horas, em direção à Ciclovia da Centenário, no dia 22.09.2010. Todos lá, então.
===================================
.
Lançamento do "Curso de Direito do Trabalho", Luciano Martinez
Estimados amigos da lista “jurídicas”
Gostaria de lembrá-los que o lançamento do meu “Curso de Direito do Trabalho: relações individuais, sindicais e coletivas” acontecerá no dia 27/08/2010, sexta-feira, às 11h30min, no intervalo do Congresso de Magistrados do Trabalho da 5ª Região, no Hotel Othon, no bairro de Ondina, Salvador - Bahia. Não é necessário estar inscrito no evento para comparecer ao lançamento. Aguardo vocês lá.
Abraços fraternais,
Luciano Martinez
terça-feira, 24 de agosto de 2010
AGLAÉ E TÂNIA ABSOLVIDAS
Queridas e queridos
Nesta terça-feira, 24 de agosto de 2010 do ano da graça do senhor, eis que a Praia dos Livros se fará catedral das artes cênicas. Explico: Diário de um Sedutor, do glorioso Júlio Góes, lá será encenado, a partir das 22 horas. Para quem não sabe, trata-se de uma peça que correu alguns dos principais teatros baianos e, por fim, na nossa livraria predileta aportará. Quem segura o monólogo é o impagável Marcos Machado, dando vida a um texto saboroso, vibrante, erótico, pornográfico, surpreendente! Mais: depois de vê-lo, talvez você, minha querida, venha a dizer: "Sim, no meu corpinho habita uma sedutora, também!". E você, meu querido, vai ver que alguém finalmente levou aos palcos as suas perversões mais abjetas, não?
Mais: antes e depois do espetáculo, vou servir as imbatíveis pastas ao pomodoro e ao molho pesto, acompanhadas pelo vinho da casa, em noite gelada, de inverno cruel, pelo menos para os parâmetros soteropolitanos.
Portanto, os espero para noitada cênica e gastronômica...
Raul Moreira
Diário de um Sedutor
Texto e direção Júlio Góes
Com Marcos Machado
Terça-feira, 24 de agosto
22 horas
Preço único: R$10,00
Proibido para menores de 23 anos
Praia dos Livros - Largo do Porto da Barra
Reservas 3015 0093
GRANDE PASSEIO CICLISTICO DAS BANDEIRANTES
Valci Barreto
Muraldebugarin.com.
Pela sétima vez acontecerá o PASSEIO CICLISTICO DAS BANDEIRANTES, já com data marcada para 17.10.2010 que desta vez acontecerá na cidade baixa, saindo do Largo da Madragoa.
A data já está agendada. Os detalhes serão postados no muraldebugarin.com, no bikebook.com.br , rádios, jornais, TV.
Fiquem atentos. Os cicloativistas baianos não podem faltar. As duvidas podem ser tiradas com através de nossos e mais e da própria federação das bandeirantes em salvador.
==============================
Audioteca Sal e Luz
Caros amigos,
Mas o que seria isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3. E agora, você está se perguntando: o que eu tenho a ver com isso? É simples. |
Nos ajude divulgando.
Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho. DIVULGUE!
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.
A outra opção , foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade.
Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.
A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.
Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...
Ajudem-nos. Divulguem!
Atenciosamente,
Christiane BlumeAudioteca Sal e LuzRua Primeiro de Março, 125- 7o Andar.Centro- RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007
Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas
http://audioteca.org.br/noticias.htm
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Visitas guiadas promovem a história da Bahia
O Projeto Visitas Guiadas integra as ações de educação patrimonial do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador – CAS, desenvolvido sob a coordenação da SECULT, através do Escritório de Referência para o CAS / ERCAS em parceria com a Prefeitura de Salvador, o Governo Federal e a UNESCO. O Projeto envolve parcerias entre órgãos públicos, a Arquidiocese de Salvador, as Irmandades do Rosário e do Pilar, além da Casa Pia e Órfãos de São Joaquim. O Diretor Geral do IPAC, Dr. Frederico Mendonça acrescenta que essa ação “surgiu da necessidade de informar a população da importância da preservação dos nossos monumentos que foram restaurados com recursos do Ministério do Turismo, do Banco do Nordeste e do Governo da Bahia”.
A programação de visitas guiadas por técnicos responsáveis pelas obras de restauro dos imóveis e de seus bens móveis integrados da próxima terça-feira (17) abrange a Igreja de Nossa Senhora do Pilar e seu cemitério, às 9h; Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, às 11h e Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, às 14h30, no qual serão. Às 16 horas era realizada uma visita guiada à “Casa das Sete Mortes”, quando o IPAC assinará a devolução do imóvel restaurado a seus proprietários, a Casa Pia e Órfãos de São Joaquim, na presença de convidados do Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e autoridades governamentais, civis e eclesiásticas.
A partir da primeira semana de setembro, as visitas guiadas aos monumentos serão realizadas uma quinta-feira por mês até dezembro deste ano, conforme programação:
Casa das Sete Mortes - 02.09 / 30.09 / 28.10 / 25.11, às 15h;
Igreja de N.Sra. da Conceição do Boqueirão – 09.09 / 07.10 / 04.11 / 02.12, às 15h;
Igreja de N.Sra. do Pilar – 16.09 / 14.10 / 11.11 / 09.12, às 09h;
Igreja de N.Sra. do Rosário dos Homens Pretos - 23.09 / 21.10 / 18.11 / 16.12, às 15h.
O Palácio Rio Branco apresenta uma programação específica de visitas guiadas por monitores auxiliados por técnicos da Fundação Pedro Calmon, através do Memorial dos Governadores, em parceria com o IPAC. Elas transcorrem todas as terças e quintas, às 10h e 15h, e sábados, às 13h30.
As visitas podem ser agendadas por grupos de até 40 indivíduos através dos telefones (71) 3117-6491/92 ou pelo endereço eletrônico visitasguiadas.ipac@gmail.com. No caso do Palácio Rio Branco, poderão ser agendadas pessoalmente, também, junto aos atendentes do Memorial dos Governadores.
FESTIVAL DA CULTURA JAPONESA - AABB 28 E 29 AGOSTO
Mais uma vez a Bahia vai ser palco do Festival da Cultura Japonesa, que acontece entre os dias 28 e 29 de agosto, na Associação Atlética Banco do Brasil – localizado no bairro de Piatã. Na cerimônia de abertura, que acontece no dia 28, o público poderá brindar o festival com saquê e assistir a tradicional quebra do taru, onde os organizadores da festa abrem um tonel de saquê e quebram a tampa de madeira como forma de celebração. O evento é realizado pela Associação Cultural Nipo Brasileira de Salvador e conta mais uma vez com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA através do Fundo de Cultura.
Durante dois dias os visitantes poderão conhecer diversos aspectos da cultura japonesa, a exemplo da religião, dança, música, gastronomia e artes marciais. Na programação do evento o público poderá conhecer shows de música e dança japonesa com grupos de Salvador e São Paulo como o Taiko, Bon Odori, Matsuri Dance, Odori e o popular Karaokê com músicas japonesas.
Mais Informações:
(71) 3353-8791 – Associação Cultural Nipo Brasileira de Salvador
PROPOSTA- Dia Mundial sem carro
Enviado por Amigos de Bike
ATENÇÃO CICLISTAS E SIMPATIZANTES
Dia Mundial Sem Carro
Dia 22 de setembro
É um movimento que começou na Europa e vem se espalhando pelo mundo, na
intenção de demonstrar que precisamos do nosso espaço que está rapidamente
sendo tomado pelo uso intensivo dos automóveis, principalmente nos grandes
centros urbanos, como é o caso da cidade de Salvador.
Este manifesto que, na verdade é uma reflexão que busca chamar a atenção da
comunidade e das autoridades sobre problemas causados pelo uso incessante
dos automóveis como se fosse a única forma de deslocamento, desprezando-se o
uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
Com esta motivação convidamos a todos que puderem
concentração que faremos no simbólico dia mundial sem carro.
Partiremos do Dique do Tororó em direção a Praça da Centenário, onde lá existe
um “pedaço” de ciclovia, no canteiro do meio, onde faremos uma parada com
nosso carro de som.
participar
Horário de saída: 19 h
Pedimos a todos os participantes ajuda no sentido de que se estabeleça a
tranqüilidade necessária que o evento requer, lembrando que nossas bicicletas
também são consideradas como veículo e fazem parte do trânsito,embora isso
aqui em nossa cidade ainda está longe de se estabelecer, pois sofremos com a
falta de conscientização política que fomentam incessantemente a utilização
de veículos, gerando o caos que vemos crescer a cada momento, com centenas
de carros “cuspidos” a cada semana.
Para que possamos ser respeitados,
precisamos fazer nossa parte. Precisaremos de muita tranquilidade, respeito e
cordialidade para com os pedestres e motoristas.
Utilizaremos placas e cartazes/faixas educativos/panfletagem
Que podem ser afixadas nos guidons das bicicletas, etc. O próprio ciclista pode
confeccionar. Como exemplo, as frases:
ü OCUPE MENOS ESPAÇO!
ü VÁ DE BIKE!
ü ESSE É O MELHOR VEÍCULO!
ü PERCA PESO!
ü VEICULO NÃO POLUENTE!
ü SIMPLIFIQUE SUA VIDA!
ü VEÍCULO SIMPLES!
ü VEÍCULO INTELIGENTE!
ü SEJA MAGRINHO!
Delegacia Digital em Salvador
Enviado por Maurício Vergne
A Delegacia Digital, lançada nesta terça-feira, 9.Através da unidade virtual, a população poderá registrar, pela internet, furto de veículos, objetos e documentos, perda e extravio de documentos e objetos e desaparecimento de pessoas maiores de idade. Não poderão ser registradas ocorrências de roubo quando há ameaça à vítima, ou furto ou perda de produtos controlados pela polícias, como armas, explosivos, carteira funcional policial e coletes. Outra restrição é que o fato denunciado também precisa ter acontecido no território Baiano.
Cerca de 30 minutos após o registro, o internauta recebe a ocorrência por
e-mail. Também é possível acompanhar o caso pela internet.
Cinco equipes serão responsáveis pelo registro e por encaminhar a ocorrência
para a delegacia responsável.
A Delegacia Digital foi apresentada nesta terça pelo secretário de Segurança
Pública, César Nunes. A cúpula das polícias civil e militar também estavam
presentes. Este modelo de delegacia já é utilizado em São Paulo, Rio de Janeiro,
Curitiba e Rio Grande do Sul. O objetivo é facilitar o registro da ocorrência,
já que dispensa a presença da pessoa na delegacia.
Site da delegacia:
http://www.delegaciadigital.
domingo, 22 de agosto de 2010
Carta aberta , de Eliane Sinhasique, para Renato Aragão, o Didi.
Marcus Aragão Vergne
71 87876714 / 75 81969890
|