VALCI BARRETO
Editor do bikebook.com.br
colaborador do www.folhadoreconcavo.com.br
muraldebugarin.com
Até o o final dos anos 60, era comum , a prática de alguns esportes em praias baianas como frescobol, vôleibol, futebol, mesmo em regiões como Porto da Barra, Farol da Barra ,Pituba. A partir do meado da década de 70, com o aumento da população urbana, tais esportes ficaram limitados a determinadas áreas em função dos incômodos e perigos causados aos banhistas.
Mesmo após a proibição, era comum a Policia ter que intervir para alguns esportistas a ela se submeter. Finalmente, para o bem , notadamente de crianças e idosos, o problema foi solucionado .
Atualmente, a praga são os bugres, quadriciclos e motos que têm apavorado os banhistas em nossas praias, a exemplo da Ilha de Itaparica, segundo noticias que circulam nos sites de ONGs que ali atuam.
Na Linha Verde, em locais como Guarajuba, apesar dos reclamos , das queixas dos moradores e freqüentadores daquelas praias, os “bugreiros “ não lhes têm dado ouvidos nem sossego.
Há coisas, ações, práticas que são interessantes, bonitas, glamourosas em determinandos ambientes, paisagens e épocas mas que em outras são por demais reprováveis.
No estágio atual dos grandes centros urbanos, a exemplo de Salvador, não é normal alguém transitando de cavalo entre os veículos. Se isto acontecer, os dois estarão se expondo a perigos, sem contabilizar outros inconvenientes.
Fumar em ambientes fechados como lojas, shoppings, além de proibido legalmente, revela uma falta de educação e de respeito ao outro por parte do fumante.
A situação é mais grave quando motoristas dirigem bugres, quadriciclos e motos em praias movimentadas, agredindo, estressando, assustando banhistas em seu merecido momento de lazer.
Evidente que alguns dirigem com mais cuidados, respeito. Mas ao liberar para estes, estar-se-á criando oportunidades também para os agressivos. Alguns fazem das areias das praias verdadeiras pistas de treino para corridas.
Para afastar os babas e frescobol das nossas praias, houve necessidade da atuação policial. Está, assim, já passando da hora , dos órgãos públicos competentes proibirem a pratica do uso de tais veículos em nossas praias. É muito menor o perigo oferecido por frescobol e boladas de futebol do que os que podem ser causados por bugres, triciclos e quadriciclos.
Alguns usuários de bugres , quadriciclos e motos, ao serem abordados por populares, afirmam que não há proibição legal para seu uso. Ainda que não haja proibição expressa de algum texto legal, é dever do Estado utilizar-se do legitimo poder de polícia, para afastar situaçoes de perigos a animais, pessoas e bens públicos; Muitas das prias usadas por motoristas de bugres e quadricicos são locais escolhidos por animais, como a tartaruga marinha, para reprodução e por isto protegidos pela legislação ambientalista.
Como, lamentavelmente ,alguns só tomam consciência dos perigos após tragédias ou ações policiais, vamos esperar que os órgãos públicos tomem as iniciativas para afastar bugres, quadriciclos, motos e outros veículos motorizados das nossas praias.
É o que esperam os banhistas, moradores, ambientalistas ,
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
COLETA DE ASSINATURAS - PETIÇÃO PARA REFORMA E MANUTENÇÃO DA CICLOVIA DA ORLA EM SALVADOR
Eu, Valci e Bugarin registramos uma petição pública a fim de sensibilizarmos a Prefeitura para a realização de reforma e manutenção na ciclovia da Orla de Salvador. Por este motivo, encaminhamos esta petição aos amigos para coleta de assinaturas e apoio nesta causa que merece atenção e importância no meio ciclístico de Salvador.
Caso concorde com esta causa, assine a petição aqui http://www.peticaopublica.com/?pi=CICLOVIA e divulgue-a através de seus contatos.
Obrigada.
JABUTIS VAGAROSOS
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Marilene Comenta
Marilene deixou um novo comentário sobre a sua postagem "UM SANTO GUERREIRO CHAMADO BARACK OBAMA":
Apreciei o texto do Dr Nivaldo por ele ter expressado,de alguma forma, o contentamento que todos nós,negros e negras de norte a sul do Brasil, sentimos com Obama presidente dos EEUU!E conforme suas palavras,que Ogum guerreiro o proteja dos grandes desafios que se apresentam no seu governo.Forte Asé! Marilene Paré.Porto Al
Apreciei o texto do Dr Nivaldo por ele ter expressado,de alguma forma, o contentamento que todos nós,negros e negras de norte a sul do Brasil, sentimos com Obama presidente dos EEUU!E conforme suas palavras,que Ogum guerreiro o proteja dos grandes desafios que se apresentam no seu governo.Forte Asé! Marilene Paré.Porto Al
MAIS UMA VITIMA FATAL NO TRANSITO DE SALVADOR
Valci Barreto
Editor do bikebook.com.br
Colaborador www.folhadoreconcavo.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Na estatística da violência que mutila, mata, provoca dores físicas e psicológicas a tanta gente, está a agressividade, falta de respeito , brutalidade, a forma egoísta como muitos dirigem seus veículos.
Segundo matéria publicada hoje, dia 23.02.2010, no Correio, dirigindo na contra-mão ,mais um motorista vitimou alguém ; e desta vez uma criança ,cheia de vida, com apenas 3 anos de idade.
O bom senso, a busca por melhores dias para todos nós, não deve ser buscada no sentido de abandonarmos as bicicletas. A busca deve ser por ações de governo , da família, da sociedade, no sentido de punir exemplamente não apenas quem mata no transito , mas quem desobedecer às regras básicas, firmadas pelo Estado como necessárias à segurança mínima no transito.
A animalidade dos nossos motoristas é revelada em frente às padarias, escolas, sinaleiras, na falta de respeito a quem está em sua frente, seja de carro, moto,bicicleta ou pedestre.
Mesmo sem incluir as tragédias com ciclistas, os acidentes de transito no Brasil matam bem mais pessoas do que muitas guerras que estão acontecendo em nosso Planeta.
Nossos motoristas utilizam buzinas agressivas para chamar filhos em escolas, pessoas até em décimo segundo andar de um prédio, acionam motores e luzes para que alguém saia correndo da sua frente, seja carro, moto ou bicicleta. Buzinadas são feitas até em portas de hospitais, revelando a falta do mínimo de respeito até por velhos e doentes. Nas sinaleiras, antes mesmo de o sinal abrir para os veículos, motoristas acionam, agressivamente, buzinas luzes e motores.
Elevado número de motoristas, notadamente de ônibus e taxis, sem dúvida os mais agressivos em relação aos ciclistas, jamais respeitam a distancia que deve manter o seu carro de uma bicicleta circulando; não respeitam o direito de preferência, assegurando por lei ao ciclista. Ao contrário, a sua ignorante visão é de que a bicicleta está “atrapalhando o transito”, mesmo quando está a bicicleta circulando em obediência às normas que regulamentam o seu nas vias públicas.
Quem prestar atenção a um ciclista pedalando em locais como Avenida Centenário e Dique do Tororó, dez minutos são suficientes para testemunhar o quanto de brutal é a forma de dirigir de muitos motoristas de ônibus e taxi, quando estes tem a bicicleta em sua frente, ou circulando d e froma correta na pista.Em vez de respeitar as normas , os motoristas “espremem”, “tiram fino”, acionam buzinas e motores agressivamente, ultrapassam-na sem obediência ao dever de afastar-se e de ceder-lhe a preferência imposta por lei. O comportamento é como quem diz: “aqui não é lugar para bicicleta”. “ A rua é só do carro”.
Muitos ciclistas , de igual forma forma, pedalam sem o mínimo de respeito a carros, ciclistas e agridem pedestres; muitos dirigem na contramão, supondo melhor segurança, o que é um grande erro.
Como as lições que já foram ministradas pela lei , imprensa, novelas, pelos cursos de reciclagem estão sendo ignoradas, o caminho é a punição. E para que esta aconteça, toda a coletividade, escolas, imprensa , família, igrejas devem-se envolver na busca de uma efetiva ação do Estado, vez que a regra , lamentavelmente, tem sido a omissão.
Há acidentes de transito que são fatalidades, muitos deles provocados pelo próprio ciclista ou pedestre. A maioria, no entando, demonstram as estatísticas, resulta da brutalidade, falta de atenção, de respeito ao cidadão , aliada à falta de punição ao infrator.
Diz-se que das tragédias são extraídas grandes lições. Vamos torcer para que o Estado, e a sociedade como um todo, não espere por mais tragédias para começarmos a mudar, punindo exemplarmente os motoristas que matam, mutilam, desrespeitam as leis de trânsito; e que sejam punidos os que vitimaram Edmundo e Gabriela porque , se não mataram por vontade, por descuido, por desrespeito à normas de transito, o que o processo irá demonstrar, na melhor das hipóteses para eles, motoristas, cometeram crime de omissão de socorro.
Parabéns, mais uma vez, ao Correio ,e à competente reportagem do jornalista Bruno Menezes , que trazem muitas lições para todos nós.
publicado no bikebook.com.br
e no muraldebugarin.com
Editor do bikebook.com.br
Colaborador www.folhadoreconcavo.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Na estatística da violência que mutila, mata, provoca dores físicas e psicológicas a tanta gente, está a agressividade, falta de respeito , brutalidade, a forma egoísta como muitos dirigem seus veículos.
Segundo matéria publicada hoje, dia 23.02.2010, no Correio, dirigindo na contra-mão ,mais um motorista vitimou alguém ; e desta vez uma criança ,cheia de vida, com apenas 3 anos de idade.
O bom senso, a busca por melhores dias para todos nós, não deve ser buscada no sentido de abandonarmos as bicicletas. A busca deve ser por ações de governo , da família, da sociedade, no sentido de punir exemplamente não apenas quem mata no transito , mas quem desobedecer às regras básicas, firmadas pelo Estado como necessárias à segurança mínima no transito.
A animalidade dos nossos motoristas é revelada em frente às padarias, escolas, sinaleiras, na falta de respeito a quem está em sua frente, seja de carro, moto,bicicleta ou pedestre.
Mesmo sem incluir as tragédias com ciclistas, os acidentes de transito no Brasil matam bem mais pessoas do que muitas guerras que estão acontecendo em nosso Planeta.
Nossos motoristas utilizam buzinas agressivas para chamar filhos em escolas, pessoas até em décimo segundo andar de um prédio, acionam motores e luzes para que alguém saia correndo da sua frente, seja carro, moto ou bicicleta. Buzinadas são feitas até em portas de hospitais, revelando a falta do mínimo de respeito até por velhos e doentes. Nas sinaleiras, antes mesmo de o sinal abrir para os veículos, motoristas acionam, agressivamente, buzinas luzes e motores.
Elevado número de motoristas, notadamente de ônibus e taxis, sem dúvida os mais agressivos em relação aos ciclistas, jamais respeitam a distancia que deve manter o seu carro de uma bicicleta circulando; não respeitam o direito de preferência, assegurando por lei ao ciclista. Ao contrário, a sua ignorante visão é de que a bicicleta está “atrapalhando o transito”, mesmo quando está a bicicleta circulando em obediência às normas que regulamentam o seu nas vias públicas.
Quem prestar atenção a um ciclista pedalando em locais como Avenida Centenário e Dique do Tororó, dez minutos são suficientes para testemunhar o quanto de brutal é a forma de dirigir de muitos motoristas de ônibus e taxi, quando estes tem a bicicleta em sua frente, ou circulando d e froma correta na pista.Em vez de respeitar as normas , os motoristas “espremem”, “tiram fino”, acionam buzinas e motores agressivamente, ultrapassam-na sem obediência ao dever de afastar-se e de ceder-lhe a preferência imposta por lei. O comportamento é como quem diz: “aqui não é lugar para bicicleta”. “ A rua é só do carro”.
Muitos ciclistas , de igual forma forma, pedalam sem o mínimo de respeito a carros, ciclistas e agridem pedestres; muitos dirigem na contramão, supondo melhor segurança, o que é um grande erro.
Como as lições que já foram ministradas pela lei , imprensa, novelas, pelos cursos de reciclagem estão sendo ignoradas, o caminho é a punição. E para que esta aconteça, toda a coletividade, escolas, imprensa , família, igrejas devem-se envolver na busca de uma efetiva ação do Estado, vez que a regra , lamentavelmente, tem sido a omissão.
Há acidentes de transito que são fatalidades, muitos deles provocados pelo próprio ciclista ou pedestre. A maioria, no entando, demonstram as estatísticas, resulta da brutalidade, falta de atenção, de respeito ao cidadão , aliada à falta de punição ao infrator.
Diz-se que das tragédias são extraídas grandes lições. Vamos torcer para que o Estado, e a sociedade como um todo, não espere por mais tragédias para começarmos a mudar, punindo exemplarmente os motoristas que matam, mutilam, desrespeitam as leis de trânsito; e que sejam punidos os que vitimaram Edmundo e Gabriela porque , se não mataram por vontade, por descuido, por desrespeito à normas de transito, o que o processo irá demonstrar, na melhor das hipóteses para eles, motoristas, cometeram crime de omissão de socorro.
Parabéns, mais uma vez, ao Correio ,e à competente reportagem do jornalista Bruno Menezes , que trazem muitas lições para todos nós.
publicado no bikebook.com.br
e no muraldebugarin.com
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
MURALDEBUGARIN.COM , VEJAM MAIS FOTOS.
01-Mais fotos do passeio relatado por Itana Mangieri estão postadas no muraldebugarin.com, em galeria de fotos.
02-Leiam www.folhadoreconcavo.com.br
03-clique nas fotos e imagens para ampliá-las.
04-clique em "postagens mais antigas " para ver mais matérias deste deste site.
02-Leiam www.folhadoreconcavo.com.br
03-clique nas fotos e imagens para ampliá-las.
04-clique em "postagens mais antigas " para ver mais matérias deste deste site.
Jabutis em Stellamares
Resenha: Itana Mangieri
Dia proveitoso dos Jabutis no lado norte de Salvador. Neste domingo, o circuito Barra-Ondina sentiu a ausência do Grilo Falante e Itana e Valci se deslocaram para Itapoan para juntar-se à Buga e Lázaro para mais um pedal Jabuti. Enquanto esperávamos a aula técnica de bike de Lázaro à Lucinha na Alameda da Praia, conversávamos despretensiosamente do tempo, enchendo pneus de bikes e lembrando ditados populares cômicos como: “mais fácil que empurrar minhoca na ladeira” ... rsrs. Depois seguimos para a casa de Buga para os preparativos do nosso pedal. Lucinha e Buga nos convidaram a provar o tão famoso pão que Buga preparou e o iogurte natural de Lucinha. Isso bastou para que Valci se encantasse com os sabores e os lembrasse durante todo o pedal com a promessa de provar de novo rsrs. Seguimos por Stellamares até Aleluia parando para fotos de uma senhora simpática com seus dois filhos sorridentes montados numa carroça puxada por uma Jegue devidamente enfeitada e protegida do sol com chapéu ! rs.
Em seguida paramos nas lagoas de Ipitanga para mais fotos e seguimos para uma pausa no Clube dos Advogados. Um clube muito bem organizado onde fomos bem recepcionados e acolhidos para um banho de piscina e chuveiro, com banda musical (Alexsan) agradável, atendimento profissional dos garçons, acarajés e abarás, água de coco, sucos ... e a promessa de retornarmos para saborear um delicioso “peixe na telha”.
Após este “oásis”, retornamos para a casa de Buga e depois para Barra onde finalizamos nosso pedal na Apipão merendando salame fatiado com limão e coca-cola !
Dia proveitoso dos Jabutis no lado norte de Salvador. Neste domingo, o circuito Barra-Ondina sentiu a ausência do Grilo Falante e Itana e Valci se deslocaram para Itapoan para juntar-se à Buga e Lázaro para mais um pedal Jabuti. Enquanto esperávamos a aula técnica de bike de Lázaro à Lucinha na Alameda da Praia, conversávamos despretensiosamente do tempo, enchendo pneus de bikes e lembrando ditados populares cômicos como: “mais fácil que empurrar minhoca na ladeira” ... rsrs. Depois seguimos para a casa de Buga para os preparativos do nosso pedal. Lucinha e Buga nos convidaram a provar o tão famoso pão que Buga preparou e o iogurte natural de Lucinha. Isso bastou para que Valci se encantasse com os sabores e os lembrasse durante todo o pedal com a promessa de provar de novo rsrs. Seguimos por Stellamares até Aleluia parando para fotos de uma senhora simpática com seus dois filhos sorridentes montados numa carroça puxada por uma Jegue devidamente enfeitada e protegida do sol com chapéu ! rs.
Em seguida paramos nas lagoas de Ipitanga para mais fotos e seguimos para uma pausa no Clube dos Advogados. Um clube muito bem organizado onde fomos bem recepcionados e acolhidos para um banho de piscina e chuveiro, com banda musical (Alexsan) agradável, atendimento profissional dos garçons, acarajés e abarás, água de coco, sucos ... e a promessa de retornarmos para saborear um delicioso “peixe na telha”.
Após este “oásis”, retornamos para a casa de Buga e depois para Barra onde finalizamos nosso pedal na Apipão merendando salame fatiado com limão e coca-cola !
domingo, 21 de fevereiro de 2010
VÁ DE BIKE.
Valci Barreto
Editor do bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
Folhadoreconcavo.com.br
É possível pedalar com segurança em Salvador, mesmo sem ciclofaixas e ciclovias. Muitos dos nossos embrutecidos motoristas não respeitam os ciclistas, como muitos embrutecidos ciclistas não respeitam o pedestre. Mesmo assim, com cuidado e treinos, é possível percorrer toda a cidade em bicicleta. Nós já fazemos isto. Vejam fotos dos passeios, textos, artigos, orientações em nossos sites:
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
Pedaisnaestrada
Pedaladadanote
Amigosdebike.com.br
Muraldeaventuras
Sincronia
==================================
Todo primeiro domingo do mês há um passeio de bicleta em Salvador, com particpação de mais de mil ciclistas, pessoas de todas as idades e com todo tipo de bicicleta. Saída às 09 horas, da Fonte Nova, Dique do Tororó. Pode ir com qualquer bicicleta, desde que rode. Veja fotos deste passeio no muraldebugarin.com , em galeria de fotos.
================================
Todos os domingos, das 09.30 às 12.30, CANTO DA PRAÇA , grupo de músicos, amadores e profissionais apresentam-se gratuitamente no Jardim de Nazaré. Entre os componentes está o advogado João Bandola.
Vejam vídeos no you tube, pesquisando em um destes tópicos: canto da praça, bikebook.com.br, muraldebugarin.com
===================
Comer gostoso, barato, comida caseira, é na ESCORIAL, LOJA e RESTAURANTE em frente ao portão de entrada de veículos da associação Atlética da Bahia, na Barra.
O atendimento é precioso: almoço, janta, sopas, caldo verde; cardápio variado, cozido e sarapatel aos sábados. Abre também aos domingos, sempre a partir das 11 horas E os produtos expostos,além de embelezar o ambiente, estão à venda.
==============
DELICATESSEM ALBANY, NA PITUBA. Em frente aos correios, serve também almoço e café da manha.
O café da manhã, principalmente para quem aprecia comidas da roça como banana frita, carne do sol, farofa, é uma festa para estomago.
=================
FRAN S CAFÉ, 24 horas aberto, em Ondina, em frente ao Ondina Apart hotel.
No Pelourinho, no Museu Tempostal, há exposição permanente de postais antigos, com entrada gratuita.
De parabéns A CAIXA CULTURAL, NA CARLOS GOMES: Além de excelentes atrações, filmes, exposições, sempre gratuitas, tem um pessoal exemplar no atendimento. Ao contrário de outros espaços, os ciclistas são convidados a guardar as bicicletas em local seguro. Se outros espaços copiarem o bom exemplo, será mais gente disposta a conhecer, aprender, visitar nossos museus e espaços culturais sem precisar de carro ou ônibus.
====================
No Museu de Arte Moderna, na Contorno há sempre exposição , pode-se entrar de bermuda e não paga nada. Os ciclistas precisam visitar mais aquele espaço. Muita gente deixa de ir por pensar que o acesso é pago.
Aos domingos, no mesnio mueu, a partir das 15 horas, o artista plástico Maninho, oferece, de graça, tinta , pincel e uma grande tela para a criançada pintar.
====================================
Os bugres, triciclos, quadricilos, motos, circulam livremente nas praias da linha verde, Ilha de Itaparica, destruindo dunas, agredindo ninhadas de animais marinhos, causando danos de toda ordem. Para piorar, as cavalgas noturnas, sobre as areias, tornam a região o pior lugar para as pobres criaturas marinhas que escolheram aquele lugar para fazer ninho. Está na hora de algum órgão público tomar alguma providencia.
Não dá para entender como proibir o frescobol, os jumentos na Mudança do Garcia, os babas em alguma praia e deixar os veículos e cavalos “correrem solto” em nossas praias. Melhor uma bolada na cabeça do que o bugre por cima de alguém, o que não é impossível de acontecer, especialmente nos feriados mais prolongados.
Como sempre, algum órgão está esperando denuncias na imprensa ou acidente grave para as providencias.
========================
Todo mês, há exposição de veículos de carros antigos em Salvador, promovido por grupo de colecionadores de carros antigos. Normalmente o evento acontece no Parque da Cidade. Vejam a programação no site do clube de carros antigos de Salvador.
====================================
Procure o site COISASPRAFAZEREMSALVDOR.BLOGSPOT.COM: MUITOS PROGRAMAS CULTURAIS Á DISPOSIÇÃO, INCLUSIVE MUITOS E MUTOS GRATUITOS E DE PREÇOS POPULARES.
======================
Veja tudo que acontece em pedais baianos, acessando muraldebugarin.com
Bikebook.com.br
Vejam os sites e blogs em links de ambos.
Mande noticias e fotos dos seus pedais que divulgaremos. A divulgação é gratuita.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Alberto.bugarin@gmail.com
Veja nossos vídeos no you tube, pesquisando: passeios ciclísticos, valci Barreto, muraldebugarin.com, bikebook.com.br
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
Folhadoreconcavo.com.br
=Não jogue livros nem revistas usadas no lixo. Faça doações.
=Defendemos a construção de ciclovias e ciclofaixas. Mas o que mata gente no transito , inclusive ciclistas, não é a falta de ciclovia e ciclofaixas. Quem mata, mutila, agride, é o motorista mal educado, embrutecido, que não respeita quem está em sua frente, circulando dentro das normas de transito. Com educação e respeito, não há necessidade de ciclovias e ciclofaixas. Elas serão sempre bem vindas. Porém, nada nos dará mais segurança do que o respeito a quem está pedalando.
Com educação e respeito todos saem ganhando.
Editor do bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
Folhadoreconcavo.com.br
É possível pedalar com segurança em Salvador, mesmo sem ciclofaixas e ciclovias. Muitos dos nossos embrutecidos motoristas não respeitam os ciclistas, como muitos embrutecidos ciclistas não respeitam o pedestre. Mesmo assim, com cuidado e treinos, é possível percorrer toda a cidade em bicicleta. Nós já fazemos isto. Vejam fotos dos passeios, textos, artigos, orientações em nossos sites:
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
Pedaisnaestrada
Pedaladadanote
Amigosdebike.com.br
Muraldeaventuras
Sincronia
==================================
Todo primeiro domingo do mês há um passeio de bicleta em Salvador, com particpação de mais de mil ciclistas, pessoas de todas as idades e com todo tipo de bicicleta. Saída às 09 horas, da Fonte Nova, Dique do Tororó. Pode ir com qualquer bicicleta, desde que rode. Veja fotos deste passeio no muraldebugarin.com , em galeria de fotos.
================================
Todos os domingos, das 09.30 às 12.30, CANTO DA PRAÇA , grupo de músicos, amadores e profissionais apresentam-se gratuitamente no Jardim de Nazaré. Entre os componentes está o advogado João Bandola.
Vejam vídeos no you tube, pesquisando em um destes tópicos: canto da praça, bikebook.com.br, muraldebugarin.com
===================
Comer gostoso, barato, comida caseira, é na ESCORIAL, LOJA e RESTAURANTE em frente ao portão de entrada de veículos da associação Atlética da Bahia, na Barra.
O atendimento é precioso: almoço, janta, sopas, caldo verde; cardápio variado, cozido e sarapatel aos sábados. Abre também aos domingos, sempre a partir das 11 horas E os produtos expostos,além de embelezar o ambiente, estão à venda.
==============
DELICATESSEM ALBANY, NA PITUBA. Em frente aos correios, serve também almoço e café da manha.
O café da manhã, principalmente para quem aprecia comidas da roça como banana frita, carne do sol, farofa, é uma festa para estomago.
=================
FRAN S CAFÉ, 24 horas aberto, em Ondina, em frente ao Ondina Apart hotel.
No Pelourinho, no Museu Tempostal, há exposição permanente de postais antigos, com entrada gratuita.
De parabéns A CAIXA CULTURAL, NA CARLOS GOMES: Além de excelentes atrações, filmes, exposições, sempre gratuitas, tem um pessoal exemplar no atendimento. Ao contrário de outros espaços, os ciclistas são convidados a guardar as bicicletas em local seguro. Se outros espaços copiarem o bom exemplo, será mais gente disposta a conhecer, aprender, visitar nossos museus e espaços culturais sem precisar de carro ou ônibus.
====================
No Museu de Arte Moderna, na Contorno há sempre exposição , pode-se entrar de bermuda e não paga nada. Os ciclistas precisam visitar mais aquele espaço. Muita gente deixa de ir por pensar que o acesso é pago.
Aos domingos, no mesnio mueu, a partir das 15 horas, o artista plástico Maninho, oferece, de graça, tinta , pincel e uma grande tela para a criançada pintar.
====================================
Os bugres, triciclos, quadricilos, motos, circulam livremente nas praias da linha verde, Ilha de Itaparica, destruindo dunas, agredindo ninhadas de animais marinhos, causando danos de toda ordem. Para piorar, as cavalgas noturnas, sobre as areias, tornam a região o pior lugar para as pobres criaturas marinhas que escolheram aquele lugar para fazer ninho. Está na hora de algum órgão público tomar alguma providencia.
Não dá para entender como proibir o frescobol, os jumentos na Mudança do Garcia, os babas em alguma praia e deixar os veículos e cavalos “correrem solto” em nossas praias. Melhor uma bolada na cabeça do que o bugre por cima de alguém, o que não é impossível de acontecer, especialmente nos feriados mais prolongados.
Como sempre, algum órgão está esperando denuncias na imprensa ou acidente grave para as providencias.
========================
Todo mês, há exposição de veículos de carros antigos em Salvador, promovido por grupo de colecionadores de carros antigos. Normalmente o evento acontece no Parque da Cidade. Vejam a programação no site do clube de carros antigos de Salvador.
====================================
Procure o site COISASPRAFAZEREMSALVDOR.BLOGSPOT.COM: MUITOS PROGRAMAS CULTURAIS Á DISPOSIÇÃO, INCLUSIVE MUITOS E MUTOS GRATUITOS E DE PREÇOS POPULARES.
======================
Veja tudo que acontece em pedais baianos, acessando muraldebugarin.com
Bikebook.com.br
Vejam os sites e blogs em links de ambos.
Mande noticias e fotos dos seus pedais que divulgaremos. A divulgação é gratuita.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Alberto.bugarin@gmail.com
Veja nossos vídeos no you tube, pesquisando: passeios ciclísticos, valci Barreto, muraldebugarin.com, bikebook.com.br
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
Folhadoreconcavo.com.br
=Não jogue livros nem revistas usadas no lixo. Faça doações.
=Defendemos a construção de ciclovias e ciclofaixas. Mas o que mata gente no transito , inclusive ciclistas, não é a falta de ciclovia e ciclofaixas. Quem mata, mutila, agride, é o motorista mal educado, embrutecido, que não respeita quem está em sua frente, circulando dentro das normas de transito. Com educação e respeito, não há necessidade de ciclovias e ciclofaixas. Elas serão sempre bem vindas. Porém, nada nos dará mais segurança do que o respeito a quem está pedalando.
Com educação e respeito todos saem ganhando.
PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR
Quase as noites, há grupos organizados de de passeios cicliticos pedalando pelas ruas de Salvador:
segunda: pedaladadanoite, no Imbui, 20.30 horas.
terça:Ervaciclo, saida do Farol da Barra, 21 horas.
terça feira: Amigos de Bike, saida do Aero Clube, 21 horas.
quarta: Sincronia, saindo da Chaminé do Rio Vermelho, 20.30
quinta: Farol Light, 21 horas, Farol da Barra.
Veja o site muraldeaventuras. com.br, que realisa passeios noturnos e trilhas em finais de semana. O link do site está à direita desta pagina do bikebook.com.br
Todo primeiro domingo de cada mes, um grande pedal, com mais de um mil ciclistas saindao às 09 da manhã, do Dique do Tororó, Fonte Nova. É um passeio lento, podendo participar com qualquer bicicleta, desde que rode.
Os demais passeinos noturnos, acima informados, não aconselhamos para quem não esteja treinado.
O da asbeb é lento e há todo um esquema de segurança, participando pessoas de todas as idades. Mesmo sendo lento e de curta distancias, com paradas para descanso, é bom dar uma treinada em sua casa, rua , ou academia para pegar um condicionamento.
Meia hora de treino, duas vezes por semana, até em academia, deixa qualquer um preparadao para o pedal da Fonte Nova, organizado pela ASBEB.
Leiam: muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br
=Não jogue livros nem revistas usadas no lixo, faça doações. Veja onde, à esqurda desta pagina.
Qualquer duvida, comunique-se conosco:
valcibarretoadv@yahoo.com.br
alberto.bugarin@gmail.com
segunda: pedaladadanoite, no Imbui, 20.30 horas.
terça:Ervaciclo, saida do Farol da Barra, 21 horas.
terça feira: Amigos de Bike, saida do Aero Clube, 21 horas.
quarta: Sincronia, saindo da Chaminé do Rio Vermelho, 20.30
quinta: Farol Light, 21 horas, Farol da Barra.
Veja o site muraldeaventuras. com.br, que realisa passeios noturnos e trilhas em finais de semana. O link do site está à direita desta pagina do bikebook.com.br
Todo primeiro domingo de cada mes, um grande pedal, com mais de um mil ciclistas saindao às 09 da manhã, do Dique do Tororó, Fonte Nova. É um passeio lento, podendo participar com qualquer bicicleta, desde que rode.
Os demais passeinos noturnos, acima informados, não aconselhamos para quem não esteja treinado.
O da asbeb é lento e há todo um esquema de segurança, participando pessoas de todas as idades. Mesmo sendo lento e de curta distancias, com paradas para descanso, é bom dar uma treinada em sua casa, rua , ou academia para pegar um condicionamento.
Meia hora de treino, duas vezes por semana, até em academia, deixa qualquer um preparadao para o pedal da Fonte Nova, organizado pela ASBEB.
Leiam: muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br
=Não jogue livros nem revistas usadas no lixo, faça doações. Veja onde, à esqurda desta pagina.
Qualquer duvida, comunique-se conosco:
valcibarretoadv@yahoo.com.br
alberto.bugarin@gmail.com
BOTEQUIM SÃO JORGE, RIO VERMELHO
Um dos restaurantes de musicas mais animadas de Salvador, sem qualquer dúvida é Botequim São, que também oferece excelentes e variada comida.
Veja a programação desta semana, fazendo contato pelos telefones abaixo:
Marcia Alves
Produção de Eventos do Botequim São Jorge
71 9124-6835 / 3334-8181
==========================================================
Veja a programação desta semana, fazendo contato pelos telefones abaixo:
Marcia Alves
Produção de Eventos do Botequim São Jorge
71 9124-6835 / 3334-8181
==========================================================
Assinar:
Postagens (Atom)