sábado, 18 de setembro de 2010

silvinha do mingau

Valci Barreto
bikebook.com.br



Silvinha do Mingau, ou Silvinha Adonay, acorda entre 3 , 4 horas da manhã para fazer o seu mingau. Em seguida é aguardada em cada esquina pela fiel clientela , sempre de ouvidos atentos ao seu grito de guerra. A incansável Silvinha vende mingau pela manhã, mais tarde  picolé; à noite  sopinha e nos finais de semana trabalha de garçonete em casas de eventos. Sua garra premiou-a  com a casa própria , para onde munda neste domingo, dia 19.09.2010. Sonhando em apresentar-se no Faustão e Programa do Jô, seus fregueses garantem que ela chega lá. Está ai, também para os bicicleteiros baianos, o Gagau da Silvinha, nas ruas da Pituba,  entre a Manoel Dias da Silva e  orla maritima. Seu grito de guerra é ouvido de longe. Todo o sucesso do mundo para a  Guerreira do Mingau, sopa e picolé da Pituba. Mais uma dica do nosso site para os bicicleteiros da Bahia.muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br

ANIVERSÁRIO ITAPAGIPE É DO PEDAL

Neste domingo, 19.02, passeio ciclistico, aniversário do grupo Itapagipe é do pedal, que será comemorado com um grande passeio, saindo do Farol da Barra às 09 horas. Veja mais detalhes, em postagens neste mesmo site e no muraldebuarin.com. Teremos a companhia de Everaldo Augusto e Daniel Almeida.

PARABENS AO MURAL DE AVENTURAS


Muitas pedaladas para este grupo que muito engradece, que honra o ciclismo baiano.



Olá Pessoal,
Chegou o grande dia!
Vamos comemorar o Aniversário do Mural de Aventuras, comer bolo e fazer uma grande aventura, o Corujão IV!
Logo mais às 15h começa tudo isso, vamos chegar no horário marcado!
Mais informações no link abaixo:
Até,
Mural de Aventuras

DIA MUNDIAL SEM CARRO, NA UFBA

http://4.bp.blogspot.com/_GJGmISZpZ6c/TJS3whF_6cI/AAAAAAAABIA/hhIk_PZF0HY/s1600/WEB.jpg

AOS CICLISTAS BAIANOS

PREZADOS CICLISTAS DE SALVADOR,

CONVIDAMOS A TODOS A PARTICIPAR DO CICLO DE PALESTRAS PROMOVIDO PELO NMOB (NÚCLEO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE URBANA -
http://www.nmob.org ) QUE ACONTECERÁ NO DIA 22 DE SETEMBRO NA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UFBA. SERÁ UM IMENSO PRAZER TÊ-LOS CONOSCO NAS PALESTRAS E NO DEBATE.

Abaixo segue a programação

Dia Mundial sem Carro - 22 de setembro 2010
FAUFBA:

Rua Caetano Moura, 121,

Federação

9:00 às 12:00 – Palestras na Mastaba
  • 9:00 – 9:20 - Abertura do Evento
  • 9:20 – 9:40 - Avaliação quantitativa do espaço público consumido pelo automóvel nas cidades
    Clément Vialle (MEAU - UFBA)
  • 9:40 – 10:00 - Transmobilidade e espaço público ampliado: notas para o direito a cidade no século XXI
    Marcos Rodrigues (FAUFBA)
  • 10:00 – 10:20 - Sem carro em uma metrópole latinoamericana: impressões de Bogotá
    César Matos (FAUFBA)
  • 10:20 – 10:40 - O outro no mesmo: a potência política do movimento na cidade subjetiva
    Gabriel Schvarsberg
  • 10:40 – 11:00 - E o que dizem os ciclistas?
    Rosa Ribeiro (FAUFBA)
  • 11:00 – 12:00 - Debate
=muito importante a participação de todos os cicloativistas neste evento.

Estarei presente.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ALO MULHERES BAIANAS


Mulheres baianas, chics ou não: ESTÁ NA HORA DE IMITAR AS DINAMARQUESAS!

A DINAMARCA PODE SER AQUI. SO DEPENDE DE VOCES!

visitem o blog abaixo:
================

http://somdoroque.blogspot.co
m/2010/09/cycle-chic.html

============================

codigo de transito, relacionado a bicicleta

O CARRO É QUE ATRAPALHA O TRANSITO E NÃO A BICICLETA. A BICICLETA TEM DIREITO DE CIRCULAR NA MESMA PISTA DO CARRO, TEM DIREITO DE PREFERENCIA E O CARRO, AO ULTRAPASSAR UM CICLISTA , DEVE AFASTAR-SE POR UM METRO E MEIO.

TUDO ISTO ESTÁ NO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO MAS NÃO É ENSINADO NAS ESCOLAS PARA MOTORISTAS.

NEM MESMO NAS PALESTRAS PARA TAXISTAS E MOTORISTAS DE CAMINHÕES É ENSINADA ESTA PARTE DO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO.

TRANSMITAM ESTA MENSAGEM PARA TODOS OS MOTORISTAS DE TODOS OS VEICULOS.

MUITA GENTE NÃO SABE DISSO.

CUMPRE A SUA PARTE, DIVULGANDO, ATÉ CHEGAR ESTA MENSAGEM ÀS ESCOLAS PARA MOTORISTAS.

bikebook.com.br

muraldebugarin.com

ITAPAGIPE E DO PEDAL, NO DIA 19.09.2010

ATENÇÃO BICICLETEIROS, NO PROXIMO DOMINGO, DIA 19.09, ANIVERSÁRIO DO ITAPAGIPE É DO PEDAL. MUITA GENTE NOVA ESTARÁ NESTE MARAVILHOSO PEDAL. Teremos a honrosa companhia do candidato e Deputado Federal, pelo PT, Daniel Almeida, e do ex vereador e membro da SECOPA, Everaldo Augusto. O Itapagipe sairá do Largo da Madragoa, passará no Farol da Barra , de onde partirá, entre 8.30 e 09 horas, em direção a STELLA MARIS. Na Boca do Rio será incorporado ao pedal o GRUPO NARANDIBA, seguindo todos até o STELLA. Vai e volta . No final do passeio, em Stella, haverá uma surpresa para os pedalantes.

Todos convidados para a festa. Revisem suas bicicletas.

SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.

Muraldebugarin.com.br
bikebook.com.br

=

GUERRA AOS CARROS, MAS SEM GUILHOTINA


Valci Barreto

WWW.bikebook.com.br

Muraldebugarin.com

WWW.folhadoreconcavo.com.br

Nasceu mais uma REVOLUÇÃO na França e desta vez o inimigo é o carro. Bastou um frances promover o DIA MUNDIAL SEM CARRO para desejarmos instituir o nosso.A própria classe média já está de prontidão:” se vem da França, é coisa boa, bonita , perfumada e gostosa;então, participarei...”

Não precisava vir da França uma ordem para andar de bicicleta, para criação de um dia mundial sem carro. Bastava qualquer um pegar sua bicicleta e sair por ai, em qualquer dia e hora.

Mas foi bom ter vindo da França para estimular mais pessoas para o pedal, notadamente os apreciadores das coisas “mais finas”. Se partisse da China a ordem, não teria o mesmo encanto, o mesmo respeito, o mesmo glamour , o mesmo charme destinado às magrelas. Há muito que Feira de Santana e Cruz das Almas fazem todos os dias o seu DIA SEM CARRO; ou o seu DIA DE BICICLETA.

O dia sem carro de muita gente é todo dia, vez que nem carros possuem. São os silenciosos da revolução, iniciada bem antes do DIA MUNDIAL SEM CARRO, Frances.

Visa o movimento, também, chamar a atenção para as questões de poluição. Mas ninguém deixará o conforto, o glamour, a tranqüilidade, o ar condicionado, a segurança, o charme, o poder que ostenta os motoristas e proprietários de veículos , para andar de bicicleta em respeito ao meio ambiente, por tomada de consciência ecológica. Vai-se andar de bicicleta porque em pouco tempo, será inviável o uso de carro em muitos horários , locais e centros urbanos. Os custos e dificuldades de locomoção que serão criados, inclusive pelos governos, em relação ao uso do carro nos grandes centros , levarão as pessoas a outros meios de locomoção, sendo um deles, sem dúvida, a bicicleta, ainda que motorizada.

Não será, portanto, a consciência ecológica nem o DIA MUNDIAL SEM CARRO que fará o motorista afastar-se do seu veículo motorizado.

Porém, a mobilização gerada pelo movimento ,nascido na França, que se espalhou pelo mundo e chegou à Capital baiana, chamará mais a atenção de pessoas, influenciáveis por tais eventos, para as possibilidades que a bicicleta oferece. Mesmo em transito caótico como o nosso, muitas pessoas já vão de bicicleta para locais antes inimagináveis.

De repente , este movimento parece querer deflagrar uma guerra contra os carros, como se pregassem a inutilidade destes. Não é assim. O que se quer dizer e se tem dito é: não há necessidade de usar carro para tudo, como para tomar um sorvete , comprar um pão ou o remédio que está a metros da esquina da casa.

Movimento frances, perfume frances, cafés de Paris e a obra inesquecível, de Hemingway,Paris é uma Festa, tem tudo a ver com bicicleta. Pois bem, já que a França mandou, vamos pedalar.

Então, no dia mundial sem carro, na sua cidade, bairro, rua, ande a pé, de ônibu; reúna amigos e, sozinho ou acompanhado, e faça o SEU DIA SEM CARRO: uma revolução sem baionetas, canhões nem guilhotinas; desta vez só de bicicleta ; Os carros que se cuidem: não serão condenados ao lixo, nem os motoristas à forca nesta nova revolução francesa, mas serão por gosto ou não, instados a aprender que os espaços das ruas terão que ser partilhados; e não destinados apenas aos carros , notadamente para o transporte egoísta, anti-social de uma pessoa só. Para estes, nos grandes centros, seus dias estão contados.

Alguns eventos estão programados para o DIA MUNDIAL SEM CARRO, em Salvador. Um deles será um passeio ciclístico saindo do DIQUE DO TORORÓ, às 19 horas, em direção à Ciclovia da Centenário, no dia 22.09. Todos convidados. Vá com qualquer bicicleta, desde que rode.

Pedimos aos motoristas que não atrapalhem o nosso DIA MUNDIAL SEM CARRO.

E aos ciclistas , o recado: não esperem por líderes, comandos, nem recados da França. Ninguém precisa disso para pedalar. Andar de bicicleta é muito simples ; é como tomar um cafezinho , no mais sofisticado café parisiense, ou na mais humilde das padarias , acompanhado do pãozinho frances, que tem este nome mesmo quando fabricado na mais humildes das nossas padarias. Nem por isto menos gostoso, se a “alma não é pequena”.

Acompanhem também o movimento, social bike. Embora eu prefira o movimento de Feira de Santana e Cruz das Almas, este vem da Dinamarca. Tudo a ver com nossa “classe media copiadora”, que também tem seus encantos:

===========================

=Vejam mais dicas de movimentos cicloativistas baianos no bikebook.com.br, e no muraldebugarin.com.

PEDAL IMPERDIVEL

PEDAL IMPERDIVEL

Enviado por Guy Ferreira

Como avisado anteriormente, neste próximo domingo dia 19/09/2010 acontecerá o pedal de aniversário do grupo ITAPAGIPE É DO PEDAL.

ANIVERSARIO DO GRUPO ITAPAGIPE E DO PEDAL

O passeio será no dia 19.09.2010 , saindo 07:30hs do Largo da Madragôa, na Ribeira, passando pela Calçada, São Joaquim, Comercio, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Campo Grande, Corredor da Vitoria, Ladeira da Barra, chegando ao Farol da Barra por volta das 08:45, onde nos encontraremos com o pessoal de Everaldo Augusto e Daniel Almeida, e sairemos ás 09:00hs pedalando pela orla indo até Stella Maris, onde acontecerá os sorteios e a confraternização. Nas quadras da Boca do Rio nos reuniremos ao grande e simpático grupo de Narandiba.
Esperamos contar com a presença de todos que sempre nos prestigiam, pedalantes anônimos e grupos organizados, a exemplo de grupo SUBAÍ, NARANDIBA, PEDAL SEM DESTINO, JARRAW, JABUTIS VAGAROSOS, ANJOS DE BYKE, AMIGOS DE BYKE, JOVAP, LINHA 8, OGUNJÁ, AMIGOS DE TONY, e tantos outros que fazem as ruas de Salvador mais coloridas e democráticas.
Venham pedalar para o bem de sua saude, e conscientizar a todos que as ruas não são só dos carros.

Jabutis Vagarosos já garantiu a presença.

ADOLFO FERREIRA Itapagipe é do Pedal

REUNIÃO CONDER

A reunião na CONDER para a apresentação do Projeto Cidade Bicicleta será no dia 21 (terça) as 17h e não 20 como anunciado.
Esperamos contar com todos.
Um abraço,
Itamar Kalil
Coordenador do Projeto

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PARABENS AO PROGRAMA SOTEROPOLIS

Parabens e muito obrigado ao programa SOTEROPOLIS pela divulgação das bicicletas no programa de hoje. As imagens, as antrevistas , os comentários colaboram em muito para o estimulo do uso da bicicleta como meio de transporte.

Ouvir pessoas , como a professora de Arquitetura da UFBA, pesquisadora e também cicloativista Rosa Ribeiro, foi fundamental para dar o grande recado: é possível andar de bicicleta em nossa Capital, mesmo no transito caótico e desrespeitoso dos motoristas de veículos. O programa ouviu quem conhece o carro, a nossa cidade e universo que nos abre a bicicleta.

Parabens a todos que fizeram e que participaram do programa.

valci barreto,
do grupo jabutis vagarosos e sites
bikebook.com.br
muraldebugarin.com

ESSA É PARA ITANA MANGIERI


Pois é, quando vi me lembrei logo da merendeira, é a nossa cara.
Essa placa está em Praia do Forte.
Bugarin
Mais fotos no muraldebugarin.com galeria de fotos.

ª BICICLETADA NAGÔ

ª BICICLETADA NAGÔ

Divulguem, participem!

Junto com outras metrópoles mundiais, Salvador passa a ter Bicicletada

Movimento sai nas ruas em horário de pico reivindicando melhorias no sistema cicloviário e mobilidade urbana.


Acontece nas ruas de Salvador no dia 24 de setembro (2 dias após o Dia Mundial Sem Carro - 22 de setembro) a 1ª Bicicletada Nagô, com cidadãos usuários da bicicleta como meio de transporte preferencial dentro da cidade. Sem se autodenominar ciclistas ou ciclo ativistas, o grupo pretende realizar coletivamente, num trajeto que vai do Shopping Iguatemi ao Largo de Santana no Rio Vermelho, o que já fazem no seu dia-dia: sair nas ruas de Salvador pedalando. O objetivo é chamar atenção para a presença da bicicleta no trânsito, estimular a sua inserção no cotidiano urbano como um meio de transporte eficiente e prazeroso e incentivar a inclusão deste modal no planejamento da mobilidade urbana de Salvador......(materia completa abaixo, no bikebook.com.br

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO PROJETO SEMENTE

Clique na imagem para ampliar !

AMANHÃ - 17 SET - ESTRÉIA O HAPPY BOAT NO SHOPP.PARALELA



­­­­­Amanhã, 17/09, o Shopping Paralela estreia uma atração especial para crianças a partir de dois anos. Trata-se do Happy Boat, um bate-bate aquático onde os pequeninos se divertem em mini-lanchas motorizadas em uma piscina de 9,70m de diâmetro.
O ticket para a brincadeira custa R$10, por cinco minutos de muita diversão.
O evento permanecerá no shopping até 19/Outubro.

Pela primeira vez em um shopping de Salvador, o evento também contará com uma pista de autorama de trinta metros com oito carros para uma saudável e animada competição. Na pista, podem brincar crianças a partir de dois anos, e o ticket custa R$10 por dez minutos.
Para estimular a competição entre os participantes, o autorama é monitorado através de um computador, e ao final, os corredores saberão quem alcançou a maior velocidade.
A brincadeira funcionará na Praça de Eventos, piso L1, durante o funcionamento do shopping. Os tickets poderão ser adquiridos no local do evento.

SERVIÇO: Atração: Happy Boat (bate-bate aquático e autorama)
Onde: Praça de Eventos do Shopping Paralela, piso L1
Quando: 17/09 a 17/10
Ticket do bate-bate aquático R$10 por cinco minutos
Ticket do autorama R$10 por dez minutos

GUERRA AOS CARROS

Valci Barreto

WWW.bikebook.com.br

Muraldebugarin.com

WWW.folhadoreconcavo.com.br

Nasceu mais uma REVOLUÇÃO na França e desta vez o inimigo é o carro. Bastou um frances promover o DIA MUNDIAL SEM CARRO para desejarmos fazer também o nosso.A própria classe média já está de prontidão: se vem da França, é coisa boa, bonita , perfumada e gostosa;então, participarei...

Não precisava vir da França uma ordem para andar de bicicleta, para criação de um dia mundial sem carro. Bastava qualquer um pegar sua bicicleta e sair por ai, qualquer dia e hora.

Mas foi bom ter vindo da França para estimular mais pessoas para o pedal. Se partisse da China não teria o mesmo encanto, o mesmo respeito, o mesmo glamour destinado às magrelas. Há muito que Feira de Santana e Cruz das Almas fazem de todos os dias o seu DIA SEM CARRO; ou o seu DIA DE BICICLETA.

Muitas pessoas já fazem , todos os dias, seu DIA SEM CARRO pois nem carro possuem. São os silenciosos da revolução, iniciada bem antes do DIA MUNDIAL SEM CARRO, Frances.

Por consciência ecológica ninguém vai deixar o conforto, o glamour, a tranqüilidade, o ar condicionado, a segurança, o charme, tudo em fim que o carro oferece, para andar de bicicleta. Vai-se andar de bicicleta porque em pouco tempo, será inviável o uso de carro em muitas circuntâncias, horários e locais.

Ninguém deixará seu carro em favor do meio ambiente, mesmo vindo da França a ordem.

Porém, o dia sem carro mobilizará mais pessoas, chamará mais a atenção de pessoas para as possibilidades que a bicicleta oferece. Mesmo em transito caótico como o nosso, muitas pessoas já vão de bicicletas para locais antes inimagináveis, mesmo nos grandes centros como Salvador.

De repente , este movimento parece querer deflagrar uma guerra contra os carros, como se pregassem a inutilidade destes. Não é assim. O que se quer dizer e se tem dito é: não há necessidade de usar carro para tudo, como para tomar um sorvete , comprar um pão ou o remédio que está a metros da esquina da casa.

Movimento frances, perfume frances, cafés de Paris e a obra inesquecível, de Hemingway,Paris é uma Festa; tudo a ver com bicicleta. Pois bem, já que a França mandou, vamos pedalar.

Então, no dia mundial sem carro, na sua rua, no seu bairro, ande a pé, de ônibus, reúna amigos, sozinho ou acompanhado e faça o SEU DIA SEM CARRO: uma revolução sem baionetas, canhões nem guilhotinas; desta vez só de bicicleta , tudo bem simples como o pãozinho , também Frances, mesmo quando fabricado nos bairros mais humildes.

Os carros que se cuidem: não serão condenados ao lixo, nem os motoristas à forca; a nova revolução ensinará que os espaços das ruas terão que ser partilhados. Não será apenas para os carros, notadamente para o transporte de uma pessoa só. Estes dias estão contatos, pelo menos para uma boa parte dos dopados pelos encantos e poder que ainda ostem em seus veiculos.

Pedimos aos motoristas que não atrapalhem o nosso DIA MUNDIAL SEM CARRO.

Meus caros ciclistas, não espere por líderes, comandos, nem recados da França. Você não precisa de nada disso; pedalar é simples, barato, igual a tomar um cafezinho, acompanhado do pãozinho frances das nossas padarias.

Há várias programações em Salvador para o DIA MUNDIAL SEM CARRO; uma delas será um passeio saindo do DIQUE DO TORORÓ, às 19 horas, em direção à Ciclovia da Centenário, no dia 22.09. Todos convidados.

SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.

Muraldebugarin.com

Bikebook.com.br

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AUTO ESCOLAS , EMPRESAS DE TAXIS

Valci Barreto
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br


Motoristas de ônibus, taxis, cursos para renovação de carteira de motoristas NÃO ESTÃO INFORMANDO AOS SEUS ALUNOS , NEM AOS SEUS PARCEIROS E EMPREGADOS QUE A BICICLETA, SEGUNDO O CODIGO NACIONAL DE TRANSITO, TEM DIREITO DE CIRCULAR NAS MESMAS PISTAS DO CARRO.

NÃO ENSINAM QUE A BICICLETA TEM PREFERENCIA NO TRANSITO.

NÃO ENSINAM QUE O MOTORISTA DEVE AFASTAR-SE UM METRO E MEIO DE DISTANCIA DA BICICLETA AO ULTRAPASSAR UM CICLISTA.

TUDO ISTO ESTÁ NO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO E NENHUM PROFESSOR REPASSA ISTO PARA OS ALUNOS.

VAMOS, ENTÃO, FAZER RECICLAGEM DOS PROFESSORES, DOS MINISTRANTES DE CURSOS PARA MOTORISTAS.



=QUEM ATRAPALHA O TRANSITO É O CARRO, NÃO É A BICICLETA.

Façam estas informaçoes chegarem a todos os motoristas de todo tipo de veiculo, principalmente de taxis, onibus . Um bom numero de motoristas da Prefeitura Municipal de Salvador, joga durissimo contra os ciclistas e motociclistas. Quem quiser dar um flagra,é so montar uma camera na região do Glauber Rocha.

===================
Quem atrpalha o transito é o carro; não é a bicicleta.


=========================

Todos atentos à proposta da PEDALADA NAGÔ, e avisem aos motoristas: os carros é que estão atrapalhando as bicicletas. deixe seu carro em casa, e vá de bike.

=SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.

muraldebugarin.com

========================================

============================

videobicicleta

Contribuição do jornalista , Albenisio Fonseca, para os nossos sites de bicicleta. Vejam o video bicicleta.

Obrigado Albenisio.



valci.

===
http://www.videosdebicicleta.com.br/

===========================

PEDAL IMPERDIVEL

Enviado por Guy Ferreira

Como avisado anteriormente, neste próximo domingo dia 19/09/2010 acontecerá o pedal de aniversário do grupo ITAPAGIPE É DO PEDAL.

ANIVERSARIO DO GRUPO ITAPAGIPE E DO PEDAL

O passeio será no dia 19.09.2010 , saindo 07:30hs do Largo da Madragôa, na Ribeira, passando pela Calçada, São Joaquim, Comercio, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Campo Grande, Corredor da Vitoria, Ladeira da Barra, chegando ao Farol da Barra por volta das 08:45, onde nos encontraremos com o pessoal de Everaldo Augusto e Daniel Almeida, e sairemos ás 09:00hs pedalando pela orla indo até Stella Maris, onde acontecerá os sorteios e a confraternização. Nas quadras da Boca do Rio nos reuniremos ao grande e simpático grupo de Narandiba.
Esperamos contar com a presença de todos que sempre nos prestigiam, pedalantes anônimos e grupos organizados, a exemplo de grupo SUBAÍ, NARANDIBA, PEDAL SEM DESTINO, JARRAW, JABUTIS VAGAROSOS, ANJOS DE BYKE, AMIGOS DE BYKE, JOVAP, LINHA 8, OGUNJÁ, AMIGOS DE TONY, e tantos outros que fazem as ruas de Salvador mais coloridas e democráticas.
Venham pedalar para o bem de sua saude, e conscientizar a todos que as ruas não são só dos carros.

Jabutis Vagarosos já garantiu a presença.

ADOLFO FERREIRA Itapagipe é do Pedal

Bete acompanha passeio de ciclistas do Dique até Cajazeiras

Bete acompanha passeio de ciclistas do Dique até Cajazeiras

Centenas de ciclistas de diversas associações na Bahia participaram do passeio em defesa de uma melhor mobilidade urbana em Salvador, no domingo (12). O grupo partiu do Dique do Tororó, às 9h, com destino ao Bairro de Cajazeiras VI, mas precisamente para a localidade denominada Cidade de Plástico, onde foi recebido com animação pelos moradores.

Antes da largada, os “bicicleteiros” – como gostam de serem chamados – receberam como convidada a candidata a deputada Estadual pelo PV, Bete Wagner. Ela fez um pronunciamento sobre os problemas enfrentados na cidade por conta da falta de opções de mobilidade urbana e ganhou adeptos de imediato. Há dois anos participando da Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia – ASBEB, Ronaldo Costa elogiou as propostas de Bete: “já ganhou o meu voto, pude ver que ela tem propostas de políticas públicas para os ciclistas”, elogiou.

Bete Wagner assumiu ser praticante de esportes e demonstrou entender, tanto na prática esportiva, quanto como ambientalista, a importância de mais espaços específicos para o trânsito de bicicletas em Salvador. “Fazia remo aqui nesta lagoa (Dique), tenho um em casa e já andei muito de bicicleta, até já me acidentei (mostrou a cicatriz com orgulho sob a identificação dos bicicleteiros), parei devido a campanha, mas pretendo voltar”. Sobre o volume crescente de automóveis nas cidades garantiu o propósito de que “pretendemos fazer a inspeção veicular, anualmente, para verificar a adaptação de filtros nos escapamentos. O objetivo é diminuir a emissão de poluentes”, propôs.

Inúmeras pessoas que faziam o cooper matinal em torno do Dique, pararam para cumprimentar Bete pelas suas palavras no carro de som. “São poucos os candidatos que assumem propostas desse tipo, parabéns Bete, estou com você, parabenizou dona Marlene. Não foi diferente com um dos organizadores do evento, Valci Barreto, que por diversas vezes gravou depoimentos de Bete por entender a importância das palavras da candidata à Assembléia Legislativa.

Barreto já divulga todo o material de gravação nos sites das entidades ciclísticas de Salvador que faz parte. “É uma grande honra ter a companhia da candidata a deputada Estadual, Bete Wagner, nos acompanhando desde a Fonte Nova até a Cidade de Plástico. Ela demonstra o seu interesse em atuar em favor das bicicletas nas ruas de Salvador como meio de transporte”, pontuou Barreto.

Durante o percurso, Bete Wagner constatou a falta de segurança, aliada ao desrespeito dos motoristas para com os ciclistas e cobrou segurança no trânsito. “Durante o nosso passeio, pude constatar a ausência e faixas exclusivas e diversas agressões contra os ciclistas. Segundo ela, por conta disso existem muitas pessoas que querem andar de bicicleta e não se sentem seguras com um trânsito com esse”, indignou-se Bete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



1ª BICICLETADA NAGÔ

Divulguem, participem!

Junto com outras metrópoles mundiais, Salvador passa a ter Bicicletada

Movimento sai nas ruas em horário de pico reivindicando melhorias no sistema cicloviário e mobilidade urbana.


Acontece nas ruas de Salvador no dia 24 de setembro (2 dias após o Dia Mundial Sem Carro - 22 de setembro) a 1ª Bicicletada Nagô, com cidadãos usuários da bicicleta como meio de transporte preferencial dentro da cidade. Sem se autodenominar ciclistas ou ciclo ativistas, o grupo pretende realizar coletivamente, num trajeto que vai do Shopping Iguatemi ao Largo de Santana no Rio Vermelho, o que já fazem no seu dia-dia: sair nas ruas de Salvador pedalando. O objetivo é chamar atenção para a presença da bicicleta no trânsito, estimular a sua inserção no cotidiano urbano como um meio de transporte eficiente e prazeroso e incentivar a inclusão deste modal no planejamento da mobilidade urbana de Salvador.

Não há fontes seguras sobre o número de usuários de bicicleta como meio de transporte em Salvador. No entanto, nota-se que este público é expressivo, principalmente entre a população de baixa renda, o que contrasta radicalmente com o investimento dos órgãos competentes para a inclusão de quem pedala nos planos de transporte urbano.

Falta um planejamento cicloviário ostensivo para a capital baiana, que inclua Lei Orgânica do Sistema Cicloviário (que, por exemplo, obriga estabelecimentos comerciais a terem um número mínimo de vagas em bicicletário, proporcional ao número de vagas de carro), sinalização de compartilhamento de vias e calçadas, ciclofaixas demarcadas, as ciclovias segregadas existentes são poucas, a maior partedestinadas prioritariamente ao lazer. Não há interligação entre o modal bicicleta e outros meios de transporte, como ônibus, trens, barcos e elevadores municipais e bondes planos-inclinados. Sobretudo, fica evidente que Salvador é uma cidade largamente organizada em função do tráfego de veículos motorizados, deixando para os usuários de bicicleta e pedestres uma grande insegurança.

O grupo sairá da praça em frente ao Shopping Iguatemi, na avenida ACM, chegando até o Largo de Santana, no Rio Vermelho, reunindo-se para a partida às 18 horas, buscando atingir o grande número de pessoas que enfrenta o horário de pico no trânsito soteropolitano. Inspirada nas bicicletadas realizadas mundialmente nas grandes capitais, a bicicletada Nagô acontecerá todo mês, sempre na última sexta-feira.

O movimento Bicicletada acontece em outras grandes metrópoles como Nova York, São Paulo, Los Angeles, e mesmo em cidades menores, como Aracajú, há quase uma década. Em outros países, é mais conhecido como critical mass, que significa massa crítica referindo-se à quantidade númerica e qualidade intelectual dos participantes. Quando uma bicicletada intervém no trânsito em horário de pico, espera intencionalmente piorar algo que já é bagunçado, para que assim possa melhorar. O movimento convida todas pessoas que pedalam e que se interessem pelas causas defendidas.

Serviço:

O quê: 1ª Bicicletada Nagô

Quando: Dia 24 de setembro, às 18h

Onde: Partindo do canteiro central da Avenida ACM en direção ao Rio Vermelho

OBS: Aberta aos cidadãos que pedalam na cidade e aos que desejam pedalar.

Mais informações:

Lucas Jerzy Portela http://ultimobaile.com, lucasjerzy@gmail.com

Pablo Florentino pablovf@gmail.com - 88727353

terça-feira, 14 de setembro de 2010

fotografo, faculdade da cidade

palestra de jaime lerner sobre mobilidade urbana

Enviado por Lucas Jerzy Portela

Eleito pela revista americana Times um dos 25 pensadores mais influentes do mundo, o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, estará em Salvador, na próxima segunda-feira (20), para falar aos baianos sobre "Mobilidade Urbana". O encontro será no café da manhã da Semana do Trânsito, promovido pela Prefeitura do Salvador, às 7h30, na Associação Comercial da Bahia. O arquiteto e urbanista Jaime Lerner é reconhecido internacionalmente pelo legado produzido na área de sustentabilidade urbana, tendo se tornado consultor em urbanismo da Organização das Nações Unidas. Entre suas soluções mais festejadas está o sistema de ônibus expressos, adotado em mais de 100 cidades no mundo.

biblioteca anisio teixeira

biblioteca anisio teixeira III

Posted by Picasa

PEDAL ASBEB DE 12.09.2010

Video com depoimentos de Guerreiro; Alencar, da Federação Baiana de Ciclismo; O senhor Alfredo, com 71 anos, fez todo o trajeito: Fonte Nova - Cajazeira, montado em uma bicicleta simples. Depoimento do Lider comunitário, e Pastor, Josué; e a Declaração emocionada de  Alan, corretor de imóvel e já rádicado na Bahia. O jabutis vagarosos garante: fará novo passeio àquela comunidade, com um pedal BICICLOTECA. Fiquem os interessados bem atentos.

BIKEBOOK.COM.BR

O bikebook.com.br e muraldebugarin.com, são parceiros em todas as postagens e ações desenvolvidas enquanto website, notadamente relacionadas ao mundo dos livros, das bicicletas, dos esportes, da cultura em geral.

As fotos dos nossos eventos, link de videos postados no you tube em sua maior quantide estão postadas no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos". Clicando em galeria do mural, no muraldebugarin.com, as fotos vão aparecendo; clicando mais de uma vez em cada foto elas são ampliadas. clicando, embaixo da pagina do mural, na palavra "proxima" vão aparecendo milhares de fotos já publicadas sobre os mais variados eventos.

Para pesquisar no bikebook.com.br, clique embaixo da página em "postagens mais antigas" ou, através do tema a ser buscado, ponha a palavra chave no quadrilatero branco, em cima da página e clique no desenho da Lupa.

Nossos videos no you tube são postados sob nomes: valci barreto, bikebook.com.br, muraldebugarin.com , passeio asbeb, itana mangieri, www.folha do reconcavo.com.br

Vejam abaixo, e no muraldebugarin.com, as fotos e videos do último passeio da asbeb, no qual tivemos a honrosa companhia da candidata a deputada estadual BETE WAGNER. Clciando nas fotos elas são ampliadas.

Tudo que fazemos é postado no mural de bugarin.com e ou no bikebook.com.br.
Fotos e videos podem ser usados livremente por qualquer interessado. Só pedimos a gentileza de citar a nossa fonte: bikebook.com.br, muraldebugarin.com. Citando apenas o mural a gentileza já está cumprida.

SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.

muraldebugarin.com
bikebook.com.br
www.folhadoreconcavo.com.br

BETE WAGNER NO PEDAL DA ASBEB


Posted by Picasa

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MAIS UM GRANDE PASSEIO. TODOS CONVIDADOS.

AOS PEDALEIROS BAIANOS:

Próximo dia 19.09.2010, estaremos pedalando em um dos mais queridos, simpaticos e agregadores  grupos de bicicleta de Salvador, o Itapagipe é do Pedal, que sai  da Ribeira até Stella Maris, com parada no Farol da Barra onde se juntará para um passeio ciclistico até STELLA MARIS .

Já está garantida a participação de vários grupos, entre eles, amigos do tony, jabutis vagarosos, sites muraldebugarin.com e bikebook.com.br, Narandiba e muitos outros . O evento faz parte das comemorações do aniversãro do Itapagipe e terá a presença de Daniel Almeida, Everaldo Augusto e sua equipe.

Uma supresa, em Stella Maris, aguarda os pedalantes.

Todos os ciclsitas baianos estão convidados para esta festa.
Detalhes de horarios serão aqui publicados podendo também ser obtidos com o Ruy:

Grupo Itapagipe é do pedal.
contatos:
itapagipeedopedal@gmail.com
8194-2894 - 9948-5503

BETE WAGNER APOIA LUTA DOS CICLISTAS

 Valci Barreto
bikebook.com.br
muraldebugarin.com.
www.folhadoreconcavo.com.br





Convidada pelos cicloativistas baianos, a candidata a Deputada Estadual , Bete Vagner, acompanhou o pedal da ASBEB que ontem teve como finalidade visitar a comunidade Cidade de Plástico, em Cajazeiras VI. Com educação, respeito e simpatia, as lideranças daquela comunidade e os ciclistas ouviram com atenção a candidata , também incorporada aos movimentos do cicloativismo baiano. Vejam outros videos do evento, no you tube, pesquisando por valci barreto, bikebook.com.br, muraldebugarin.com, passeio ASBEB. Fotos do evento e textos no bikebook.com.br e no muraldebugarin.com


vejam mais videos do evento: tambem postados no muraldebugarin.com
http://www.youtube.com/watch?v=elglO4w_y38 http://www.youtube.com/watch?v=Y-90ohQUr8U
http://www.youtube.com/watch?v=cakg5DER_gQ
http://www.youtube.com/watch?v=0Ck82RIIwrA

EDUCAÇÃO DISPENSA MULTA E METRALHADORA

Valci Barreto

Bikebook.com.br

Muraldebugarin.com

WWW.folha do recôncavo.com.br

Nos passeios ciclísticos organizados, do centro de Salvador, mesmo quando a Policia não se faz presente, já conseguimos circular em nossas bicicletas com relativa segurança, que é feita por voluntários bicicleteiros.

O passeio de ontem, apesar de uma equipe  de policiais fortemente  armada e organizada, vivenciamos , o que é comum, a agressividade , o egoismo , a falta de informação e de respeito por parte de muitos motoristas de veículos, inclusive de motociclistas.

Na paralela, observamos trechos com cinco pistas para veiculos. Ocupávamos, como já é da nossa cultura, apenas uma, a da direita, autorizada por lei, e deixavamos quatro para o transito   fluir normalmente. Apesar disso, motoristas agressivos, que acham que a rua é só do carro, ainda nos agrediam, ameaçavam, forçavam passagem entre os pedalantes,sinalizando e acionando agressivamente os motores, como a dizer::"sai da minha frente, que estou com pressa, que quero ir para a praia, para o bar, para o trabalho porque aqui é lugar de carro e não de bicicleta....."

Comportamento brutal, revelador da falta de educação e de informação do que diz o código de transito, as leis constitucionais e administrativas que autorizam estes eventos e a circulação de bicicletas nas ruas.

Motoristas , arrogantes, "donos da rua", entendem que , quem estiver em sua frente deve ser expulso da pista de qualquer jeito, como quem diz:" a pista é de minha exclusiva propriedade. Comprei, paguei, é minha."

Mas não é. Felizmente ontem, como muitas vezes ocorre, contamos com o apoio da Polícia Militar no passeio da ASBEB. Por conta disso, muitos motoristas ensaiavam agredir , atropelar os ciclistas. Porém, ao perceber a presença dos policiais, alguns com metralhadoras, ficavam quetinhos, bozinhos, educados até. Porque estas pessoas, tão embrutecidas, tão nervosas, ficam tão calmas em frente a um grupo do polical bem aramado?

Infelizmente, um bom número de egoistas , embrutecidos motoristas,  só entendem a liguagem da multa e da metralhadora. Para estas pessoas e para nós, a presença do policiamento foi muito importante para irmos e voltarmos de Cajazeiras  em segurança.

Não fossem os motoristas que matam, atropelam, invadem sinais, estacionam em passeios, agridem pessoas, seria dispensável a policia nestes eventos para que ela se ocupasse das inúmeras outras questões de violencia que a cidade enfrenta.

Porém, como assim não é , foi por demais importante a presença do policiamento em nosso passeio de ontem, principalmente para aqueles motoristas que ,para se comportar , respeitar outras pessoas, esperam por uma multa ou um soldado mostrando ou apontando-lhes uma arma. Os códigos de leis, de ordem, de respeito ao próximo não lhe dizem respeito.
Estas mesmas lições são destinadas também a ciclistas que desrespeitam as leis de transito, que agridem pedestres, sobem em passeios , fazem ziguezagues e querem fazer da rua pistas de corridas, pondo pessoas em risco, inclusive eles proprios.
 
Aproveitamos este  espaço para agradecer o apoio  que nos deram a   equipe da Policia Militar ao nos acompanhar até Cajazeiras, dando-nos a segurança de que estamos sempre precisando. Esperamos que um dia as pessoas entendam esta mensgem, que visa a paz no transito.

Hoje os jornais noticiam as mortes e violências corriqueiras do nosso transito.Lamentável.

=quem atrapalha, engarrafa o transito, mata , mutila no transito é o carro.  Não é o pedestre nem a bicicleta.
Publicado no bikebook.com.br
Muraldebugarin.com

domingo, 12 de setembro de 2010

FOTOS E VIDEOS DO PASSEIO DA ASBEB , NO DIA 12.09.2010

Este site funciona junto ao muraldebugarin.com. As fotos que fizemos do passeio da ASBEB, de 12.09.2010, já estão publicadas no muraldebugarin.com.

Para ver as fotos, abra o muraldebugarin.com. Em seguida,  abra o link do mural, em cima da página  "galeria de fotos do mural,. Apos isto, aparecem as fotos, ai voce vai clicandonos albuns, em seguida em cada uma das fotos. Embaixo, há a expressão "proxima",clique nelta também. AI TODAS AS FOTOS VÃO APRECEENDO, inclusive as antigas , de outros passeios e eventos dos quais já participamos.

Já estão postadas muitas fotos do passeio e outras serão ainda publicadas, à medida que os amigos do pedal vão mandando.


Os videos já estão no you tube. Em seguinda publicaremos os links aqui.

Muito obrigado ao pastor Josue e a todas os membros da comunidade Cidade de Plastico, de Cajazeiras VI, pelo delicioso churasco e cortesia revelada em nos receber.

Voltaremos aí brevemente.

PARABENS, ASBEB


Valci  Barreto
Muraldebugarin.com



O passeio de hoje, 12.09.2010, organizado pela  ASBEB,  não poderia ter sido melhor. De inicio, nossos parabéns pelo local escolhido: Bairro de Cajazeira VI, localidade Cidade de Deus, ou Cidade de Plástico, que nos recebeu com uma simpatia, vibração, alegria contagiante, acompanhada de um delicioso e farto churrasco. Ficamos realmente comovidos. O americano, radicado na Bahia, corretor de imóvel, Alan , que participou de todo o pedal,  emocionou-se com o que estava vendo, descobrindo,  com aquelas pessoas, naquele local, tipo de comunidade que desconhecia.

Os lideres comunitários,  membros de entidade como os Sem Teto, apesar de todas as dificuldades  da sua forma de viver,  com suas casas ainda apenas esboçadas em terreno quase virgem, pantanoso, deram-nos lições de solidariedade, humildade,  luta e de esperanças, apoiados por lideres e pastores que apoiam e convivem com os membros daquela comunidade.

Foi um dos melhores passeios da ASBEB dos que participei,  por tudo que ele ofereceu. Só não fiquei mais feliz porque, por razões de organização do passeio  ciclístico, não podíamos permanecer mais tempo ali. 

Pedimos desculpas ao candidato Josias Gomes, também organizador do evento na Cidade de Deus,  por não termos podido esperá-lo; e sinta-se convidado para, também, participar dos nossos passeios ciclísticos.
Participaram os sempre presentes, Guerreiro; Alencar; Ruy, do Itapagipe é do pedal; escribiker, Itana Mangieri; Bugarin; o incansável Jorge do Apito; Amigos de Bike;  toda a equipe de Narandiba; Jarraw; Edvaldo, do Sincronia; membros dos mais variados grupos organizados de passeios ciclísticos e do trio que vem estudando, formulando projetos para incorporação da bicicleta como meio de transporte em nossa Capital, cujos trabalhos já circulam nos meios acadêmicos: o frances, Clément; Arquiteta, Rosa Ribeiro e a historiadora Adriana.

Registro como meu herói  maior, do dia de hoje, o senhor Valfredo que, com 71 anos, em bicicleta simples, fez todo o trajeto Fonte Nova/ Cajazeiras, ida e volta. Os poucos empurrõezinhos que recebeu dos amigos nos aclives maiores, não tirou o brilho da sua façanha. Um exemplo a ser seguido.

Além de todos os ingredientes: pontualidade, distancia, local escolhido, churrasco oferecido pela comunidade da Cidade de Deus,  tivemos ainda a honra da companhia da candidata a Deputada Estadual Bete Wagner, que nos acompanhou desde a Fonte Nova até a Cidade de Plástico, ou Cidade de Deus, demonstrando, a todo o momento, seu interesse em atuar em favor das bicicletas nas ruas de Salvador, como meio de transporte. Ex Diretora do IMA,  detem  a candidata  Bete Wagner uma vasta experiência nas  questões ambientais, que tem a bicicleta como um item de grande importância.


De parabéns a ASBEB e  todos os pedaleiros baianos.

Muito obrigado ao Edson pela atenção , carinho e apoio à minha pessoa : no retorno de Cajazeira, esgotado, desidratado, tive que dar uma paradinha para um pequeno descanso e reidratação. Atrasou Edson o seu trajeto para prestar-me  apoio e solidariedade. Muito obrigado, grande Edson.

Edson, após a sua saída, já ao lado dos dois Jabutis de carteirinha: Buga e Itana, reidratei-me no posto de gasolina da Paralela, dei uma descansada e seguimos , agora já quase lebres, até nosso ponto final na Padaria Apipão, na Sabino Silva. Se não finalizarmos desta forma, tanto Buga como Itana acham que não pedalaram, ficam muito mal humorados, reclamam de tudo, apaixonados que são pelo ritual final: salame italiano, presunto, pão, limão , frutas e acertos para novos pedais, na PADARIA APIPÃO, Sabino Silva.


Muito obrigado aos amigos pedalantes  por mais este dia maravilhoso.

A participação da candidata Bete Wagner deu um brilho especial ao evento e nos deixaram certos de que é mais uma  atuante política que se incorpora às nossas ações em favor das bicicletas nas ruas de Salvador, como já fazem Everaldo Augusto, Reginaldo Oliveira, Valdenor Cardoso, Daniel Almeida.

Todos são bem vindos aos nossos pedais, especialmente ao mais querido de todos: O PEDAL DA ASBEB.

=============================
Vejam dezenas de fotos do passeio de hoje,  no muraldebugarin.com, em galeria de fotos; e vídeos no you tube, pesquisando por : muraldebugarin.com, valci barreto, bikebook.com.br, pedal da asbeb, passeio asbeb
==========================
“SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL”