Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 18 de setembro de 2010
silvinha do mingau
bikebook.com.br
Silvinha do Mingau, ou Silvinha Adonay, acorda entre 3 , 4 horas da manhã para fazer o seu mingau. Em seguida é aguardada em cada esquina pela fiel clientela , sempre de ouvidos atentos ao seu grito de guerra. A incansável Silvinha vende mingau pela manhã, mais tarde picolé; à noite sopinha e nos finais de semana trabalha de garçonete em casas de eventos. Sua garra premiou-a com a casa própria , para onde munda neste domingo, dia 19.09.2010. Sonhando em apresentar-se no Faustão e Programa do Jô, seus fregueses garantem que ela chega lá. Está ai, também para os bicicleteiros baianos, o Gagau da Silvinha, nas ruas da Pituba, entre a Manoel Dias da Silva e orla maritima. Seu grito de guerra é ouvido de longe. Todo o sucesso do mundo para a Guerreira do Mingau, sopa e picolé da Pituba. Mais uma dica do nosso site para os bicicleteiros da Bahia.muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br
ANIVERSÁRIO ITAPAGIPE É DO PEDAL
PARABENS AO MURAL DE AVENTURAS
Muitas pedaladas para este grupo que muito engradece, que honra o ciclismo baiano.
Olá Pessoal,
AOS CICLISTAS BAIANOS
Rua Caetano Moura, 121,
Federação
- 9:00 – 9:20 - Abertura do Evento
- 9:20 – 9:40 - Avaliação quantitativa do espaço público consumido pelo automóvel nas cidades
Clément Vialle (MEAU - UFBA) - 9:40 – 10:00 - Transmobilidade e espaço público ampliado: notas para o direito a cidade no século XXI
Marcos Rodrigues (FAUFBA) - 10:00 – 10:20 - Sem carro em uma metrópole latinoamericana: impressões de Bogotá
César Matos (FAUFBA) - 10:20 – 10:40 - O outro no mesmo: a potência política do movimento na cidade subjetiva
Gabriel Schvarsberg - 10:40 – 11:00 - E o que dizem os ciclistas?
Rosa Ribeiro (FAUFBA) - 11:00 – 12:00 - Debate
Estarei presente.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
ALO MULHERES BAIANAS
Mulheres baianas, chics ou não: ESTÁ NA HORA DE IMITAR AS DINAMARQUESAS!
A DINAMARCA PODE SER AQUI. SO DEPENDE DE VOCES!
visitem o blog abaixo:
================
http://somdoroque.blogspot.com/2010/09/cycle-chic.html
============================
codigo de transito, relacionado a bicicleta
TUDO ISTO ESTÁ NO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO MAS NÃO É ENSINADO NAS ESCOLAS PARA MOTORISTAS.
NEM MESMO NAS PALESTRAS PARA TAXISTAS E MOTORISTAS DE CAMINHÕES É ENSINADA ESTA PARTE DO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO.
TRANSMITAM ESTA MENSAGEM PARA TODOS OS MOTORISTAS DE TODOS OS VEICULOS.
MUITA GENTE NÃO SABE DISSO.
CUMPRE A SUA PARTE, DIVULGANDO, ATÉ CHEGAR ESTA MENSAGEM ÀS ESCOLAS PARA MOTORISTAS.
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
ITAPAGIPE E DO PEDAL, NO DIA 19.09.2010
Todos convidados para a festa. Revisem suas bicicletas.
SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.
Muraldebugarin.com.br
bikebook.com.br
=
GUERRA AOS CARROS, MAS SEM GUILHOTINA
Valci Barreto
Muraldebugarin.com
Nasceu mais uma REVOLUÇÃO na França e desta vez o inimigo é o carro. Bastou um frances promover o DIA MUNDIAL SEM CARRO para desejarmos instituir o nosso.A própria classe média já está de prontidão:” se vem da França, é coisa boa, bonita , perfumada e gostosa;então, participarei...”
Não precisava vir da França uma ordem para andar de bicicleta, para criação de um dia mundial sem carro. Bastava qualquer um pegar sua bicicleta e sair por ai, em qualquer dia e hora.
Mas foi bom ter vindo da França para estimular mais pessoas para o pedal, notadamente os apreciadores das coisas “mais finas”. Se partisse da China a ordem, não teria o mesmo encanto, o mesmo respeito, o mesmo glamour , o mesmo charme destinado às magrelas. Há muito que Feira de Santana e Cruz das Almas fazem todos os dias o seu DIA SEM CARRO; ou o seu DIA DE BICICLETA.
O dia sem carro de muita gente é todo dia, vez que nem carros possuem. São os silenciosos da revolução, iniciada bem antes do DIA MUNDIAL SEM CARRO, Frances.
Visa o movimento, também, chamar a atenção para as questões de poluição. Mas ninguém deixará o conforto, o glamour, a tranqüilidade, o ar condicionado, a segurança, o charme, o poder que ostenta os motoristas e proprietários de veículos , para andar de bicicleta em respeito ao meio ambiente, por tomada de consciência ecológica. Vai-se andar de bicicleta porque em pouco tempo, será inviável o uso de carro em muitos horários , locais e centros urbanos. Os custos e dificuldades de locomoção que serão criados, inclusive pelos governos, em relação ao uso do carro nos grandes centros , levarão as pessoas a outros meios de locomoção, sendo um deles, sem dúvida, a bicicleta, ainda que motorizada.
Não será, portanto, a consciência ecológica nem o DIA MUNDIAL SEM CARRO que fará o motorista afastar-se do seu veículo motorizado.
Porém, a mobilização gerada pelo movimento ,nascido na França, que se espalhou pelo mundo e chegou à Capital baiana, chamará mais a atenção de pessoas, influenciáveis por tais eventos, para as possibilidades que a bicicleta oferece. Mesmo em transito caótico como o nosso, muitas pessoas já vão de bicicleta para locais antes inimagináveis.
De repente , este movimento parece querer deflagrar uma guerra contra os carros, como se pregassem a inutilidade destes. Não é assim. O que se quer dizer e se tem dito é: não há necessidade de usar carro para tudo, como para tomar um sorvete , comprar um pão ou o remédio que está a metros da esquina da casa.
Movimento frances, perfume frances, cafés de Paris e a obra inesquecível, de Hemingway,Paris é uma Festa, tem tudo a ver com bicicleta. Pois bem, já que a França mandou, vamos pedalar.
Então, no dia mundial sem carro, na sua cidade, bairro, rua, ande a pé, de ônibu; reúna amigos e, sozinho ou acompanhado, e faça o SEU DIA SEM CARRO: uma revolução sem baionetas, canhões nem guilhotinas; desta vez só de bicicleta ; Os carros que se cuidem: não serão condenados ao lixo, nem os motoristas à forca nesta nova revolução francesa, mas serão por gosto ou não, instados a aprender que os espaços das ruas terão que ser partilhados; e não destinados apenas aos carros , notadamente para o transporte egoísta, anti-social de uma pessoa só. Para estes, nos grandes centros, seus dias estão contados.
Alguns eventos estão programados para o DIA MUNDIAL SEM CARRO, em Salvador. Um deles será um passeio ciclístico saindo do DIQUE DO TORORÓ, às 19 horas, em direção à Ciclovia da Centenário, no dia 22.09. Todos convidados. Vá com qualquer bicicleta, desde que rode.
Pedimos aos motoristas que não atrapalhem o nosso DIA MUNDIAL SEM CARRO.
E aos ciclistas , o recado: não esperem por líderes, comandos, nem recados da França. Ninguém precisa disso para pedalar. Andar de bicicleta é muito simples ; é como tomar um cafezinho , no mais sofisticado café parisiense, ou na mais humilde das padarias , acompanhado do pãozinho frances, que tem este nome mesmo quando fabricado na mais humildes das nossas padarias. Nem por isto menos gostoso, se a “alma não é pequena”.
Acompanhem também o movimento, social bike. Embora eu prefira o movimento de Feira de Santana e Cruz das Almas, este vem da Dinamarca. Tudo a ver com nossa “classe media copiadora”, que também tem seus encantos:
===========================
=Vejam mais dicas de movimentos cicloativistas baianos no bikebook.com.br, e no muraldebugarin.com.
PEDAL IMPERDIVEL
PEDAL IMPERDIVEL
ANIVERSARIO DO GRUPO ITAPAGIPE E DO PEDAL
Jabutis Vagarosos já garantiu a presença.
ADOLFO FERREIRA Itapagipe é do Pedal
REUNIÃO CONDER
Esperamos contar com todos.
Um abraço,
Itamar Kalil
Coordenador do Projeto
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
PARABENS AO PROGRAMA SOTEROPOLIS
Ouvir pessoas , como a professora de Arquitetura da UFBA, pesquisadora e também cicloativista Rosa Ribeiro, foi fundamental para dar o grande recado: é possível andar de bicicleta em nossa Capital, mesmo no transito caótico e desrespeitoso dos motoristas de veículos. O programa ouviu quem conhece o carro, a nossa cidade e universo que nos abre a bicicleta.
Parabens a todos que fizeram e que participaram do programa.
valci barreto,
do grupo jabutis vagarosos e sites
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
ESSA É PARA ITANA MANGIERI
ª BICICLETADA NAGÔ
ª BICICLETADA NAGÔ
Junto com outras metrópoles mundiais, Salvador passa a ter Bicicletada
Movimento sai nas ruas em horário de pico reivindicando melhorias no sistema cicloviário e mobilidade urbana.
Acontece nas ruas de Salvador no dia 24 de setembro (2 dias após o Dia Mundial Sem Carro - 22 de setembro) a 1ª Bicicletada Nagô, com cidadãos usuários da bicicleta como meio de transporte preferencial dentro da cidade. Sem se autodenominar ciclistas ou ciclo ativistas, o grupo pretende realizar coletivamente, num trajeto que vai do Shopping Iguatemi ao Largo de Santana no Rio Vermelho, o que já fazem no seu dia-dia: sair nas ruas de Salvador pedalando. O objetivo é chamar atenção para a presença da bicicleta no trânsito, estimular a sua inserção no cotidiano urbano como um meio de transporte eficiente e prazeroso e incentivar a inclusão deste modal no planejamento da mobilidade urbana de Salvador......(materia completa abaixo, no bikebook.com.br
AMANHÃ - 17 SET - ESTRÉIA O HAPPY BOAT NO SHOPP.PARALELA
Amanhã, 17/09, o Shopping Paralela estreia uma atração especial para crianças a partir de dois anos. Trata-se do Happy Boat, um bate-bate aquático onde os pequeninos se divertem em mini-lanchas motorizadas em uma piscina de 9,70m de diâmetro.
O ticket para a brincadeira custa R$10, por cinco minutos de muita diversão.
O evento permanecerá no shopping até 19/Outubro.
Pela primeira vez em um shopping de Salvador, o evento também contará com uma pista de autorama de trinta metros com oito carros para uma saudável e animada competição. Na pista, podem brincar crianças a partir de dois anos, e o ticket custa R$10 por dez minutos.
Para estimular a competição entre os participantes, o autorama é monitorado através de um computador, e ao final, os corredores saberão quem alcançou a maior velocidade.
A brincadeira funcionará na Praça de Eventos, piso L1, durante o funcionamento do shopping. Os tickets poderão ser adquiridos no local do evento.
SERVIÇO: Atração: Happy Boat (bate-bate aquático e autorama)
Onde: Praça de Eventos do Shopping Paralela, piso L1
Quando: 17/09 a 17/10
Ticket do bate-bate aquático R$10 por cinco minutos
Ticket do autorama R$10 por dez minutos
GUERRA AOS CARROS
Valci Barreto
Muraldebugarin.com
Nasceu mais uma REVOLUÇÃO na França e desta vez o inimigo é o carro. Bastou um frances promover o DIA MUNDIAL SEM CARRO para desejarmos fazer também o nosso.A própria classe média já está de prontidão: se vem da França, é coisa boa, bonita , perfumada e gostosa;então, participarei...
Não precisava vir da França uma ordem para andar de bicicleta, para criação de um dia mundial sem carro. Bastava qualquer um pegar sua bicicleta e sair por ai, qualquer dia e hora.
Mas foi bom ter vindo da França para estimular mais pessoas para o pedal. Se partisse da China não teria o mesmo encanto, o mesmo respeito, o mesmo glamour destinado às magrelas. Há muito que Feira de Santana e Cruz das Almas fazem de todos os dias o seu DIA SEM CARRO; ou o seu DIA DE BICICLETA.
Muitas pessoas já fazem , todos os dias, seu DIA SEM CARRO pois nem carro possuem. São os silenciosos da revolução, iniciada bem antes do DIA MUNDIAL SEM CARRO, Frances.
Por consciência ecológica ninguém vai deixar o conforto, o glamour, a tranqüilidade, o ar condicionado, a segurança, o charme, tudo em fim que o carro oferece, para andar de bicicleta. Vai-se andar de bicicleta porque em pouco tempo, será inviável o uso de carro em muitas circuntâncias, horários e locais.
Ninguém deixará seu carro em favor do meio ambiente, mesmo vindo da França a ordem.
Porém, o dia sem carro mobilizará mais pessoas, chamará mais a atenção de pessoas para as possibilidades que a bicicleta oferece. Mesmo em transito caótico como o nosso, muitas pessoas já vão de bicicletas para locais antes inimagináveis, mesmo nos grandes centros como Salvador.
De repente , este movimento parece querer deflagrar uma guerra contra os carros, como se pregassem a inutilidade destes. Não é assim. O que se quer dizer e se tem dito é: não há necessidade de usar carro para tudo, como para tomar um sorvete , comprar um pão ou o remédio que está a metros da esquina da casa.
Movimento frances, perfume frances, cafés de Paris e a obra inesquecível, de Hemingway,Paris é uma Festa; tudo a ver com bicicleta. Pois bem, já que a França mandou, vamos pedalar.
Então, no dia mundial sem carro, na sua rua, no seu bairro, ande a pé, de ônibus, reúna amigos, sozinho ou acompanhado e faça o SEU DIA SEM CARRO: uma revolução sem baionetas, canhões nem guilhotinas; desta vez só de bicicleta , tudo bem simples como o pãozinho , também Frances, mesmo quando fabricado nos bairros mais humildes.
Os carros que se cuidem: não serão condenados ao lixo, nem os motoristas à forca; a nova revolução ensinará que os espaços das ruas terão que ser partilhados. Não será apenas para os carros, notadamente para o transporte de uma pessoa só. Estes dias estão contatos, pelo menos para uma boa parte dos dopados pelos encantos e poder que ainda ostem em seus veiculos.
Pedimos aos motoristas que não atrapalhem o nosso DIA MUNDIAL SEM CARRO.
Meus caros ciclistas, não espere por líderes, comandos, nem recados da França. Você não precisa de nada disso; pedalar é simples, barato, igual a tomar um cafezinho, acompanhado do pãozinho frances das nossas padarias.
Há várias programações em Salvador para o DIA MUNDIAL SEM CARRO; uma delas será um passeio saindo do DIQUE DO TORORÓ, às 19 horas, em direção à Ciclovia da Centenário, no dia 22.09. Todos convidados.
SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.
Muraldebugarin.com
Bikebook.com.br
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
AUTO ESCOLAS , EMPRESAS DE TAXIS
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br
Motoristas de ônibus, taxis, cursos para renovação de carteira de motoristas NÃO ESTÃO INFORMANDO AOS SEUS ALUNOS , NEM AOS SEUS PARCEIROS E EMPREGADOS QUE A BICICLETA, SEGUNDO O CODIGO NACIONAL DE TRANSITO, TEM DIREITO DE CIRCULAR NAS MESMAS PISTAS DO CARRO.
NÃO ENSINAM QUE A BICICLETA TEM PREFERENCIA NO TRANSITO.
NÃO ENSINAM QUE O MOTORISTA DEVE AFASTAR-SE UM METRO E MEIO DE DISTANCIA DA BICICLETA AO ULTRAPASSAR UM CICLISTA.
TUDO ISTO ESTÁ NO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO E NENHUM PROFESSOR REPASSA ISTO PARA OS ALUNOS.
VAMOS, ENTÃO, FAZER RECICLAGEM DOS PROFESSORES, DOS MINISTRANTES DE CURSOS PARA MOTORISTAS.
=QUEM ATRAPALHA O TRANSITO É O CARRO, NÃO É A BICICLETA.
Façam estas informaçoes chegarem a todos os motoristas de todo tipo de veiculo, principalmente de taxis, onibus . Um bom numero de motoristas da Prefeitura Municipal de Salvador, joga durissimo contra os ciclistas e motociclistas. Quem quiser dar um flagra,é so montar uma camera na região do Glauber Rocha.
===================
Quem atrpalha o transito é o carro; não é a bicicleta.
=========================
Todos atentos à proposta da PEDALADA NAGÔ, e avisem aos motoristas: os carros é que estão atrapalhando as bicicletas. deixe seu carro em casa, e vá de bike.
=SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.
muraldebugarin.com
========================================
============================
videobicicleta
Obrigado Albenisio.
valci.
===
http://www.videosdebicicleta.com.br/
===========================
PEDAL IMPERDIVEL
ANIVERSARIO DO GRUPO ITAPAGIPE E DO PEDAL
Jabutis Vagarosos já garantiu a presença.
ADOLFO FERREIRA Itapagipe é do Pedal
Bete acompanha passeio de ciclistas do Dique até Cajazeiras
Bete acompanha passeio de ciclistas do Dique até Cajazeiras
Centenas de ciclistas de diversas associações na Bahia participaram do passeio em defesa de uma melhor mobilidade urbana em Salvador, no domingo (12). O grupo partiu do Dique do Tororó, às 9h, com destino ao Bairro de Cajazeiras VI, mas precisamente para a localidade denominada Cidade de Plástico, onde foi recebido com animação pelos moradores.
Antes da largada, os “bicicleteiros” – como gostam de serem chamados – receberam como convidada a candidata a deputada Estadual pelo PV, Bete Wagner. Ela fez um pronunciamento sobre os problemas enfrentados na cidade por conta da falta de opções de mobilidade urbana e ganhou adeptos de imediato. Há dois anos participando da Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia – ASBEB, Ronaldo Costa elogiou as propostas de Bete: “já ganhou o meu voto, pude ver que ela tem propostas de políticas públicas para os ciclistas”, elogiou.
Bete Wagner assumiu ser praticante de esportes e demonstrou entender, tanto na prática esportiva, quanto como ambientalista, a importância de mais espaços específicos para o trânsito de bicicletas em Salvador. “Fazia remo aqui nesta lagoa (Dique), tenho um em casa e já andei muito de bicicleta, até já me acidentei (mostrou a cicatriz com orgulho sob a identificação dos bicicleteiros), parei devido a campanha, mas pretendo voltar”. Sobre o volume crescente de automóveis nas cidades garantiu o propósito de que “pretendemos fazer a inspeção veicular, anualmente, para verificar a adaptação de filtros nos escapamentos. O objetivo é diminuir a emissão de poluentes”, propôs.
Inúmeras pessoas que faziam o cooper matinal em torno do Dique, pararam para cumprimentar Bete pelas suas palavras no carro de som. “São poucos os candidatos que assumem propostas desse tipo, parabéns Bete, estou com você, parabenizou dona Marlene. Não foi diferente com um dos organizadores do evento, Valci Barreto, que por diversas vezes gravou depoimentos de Bete por entender a importância das palavras da candidata à Assembléia Legislativa.
Barreto já divulga todo o material de gravação nos sites das entidades ciclísticas de Salvador que faz parte. “É uma grande honra ter a companhia da candidata a deputada Estadual, Bete Wagner, nos acompanhando desde a Fonte Nova até a Cidade de Plástico. Ela demonstra o seu interesse em atuar em favor das bicicletas nas ruas de Salvador como meio de transporte”, pontuou Barreto.
Durante o percurso, Bete Wagner constatou a falta de segurança, aliada ao desrespeito dos motoristas para com os ciclistas e cobrou segurança no trânsito. “Durante o nosso passeio, pude constatar a ausência e faixas exclusivas e diversas agressões contra os ciclistas. Segundo ela, por conta disso existem muitas pessoas que querem andar de bicicleta e não se sentem seguras com um trânsito com esse”, indignou-se Bete.
1ª BICICLETADA NAGÔ
Junto com outras metrópoles mundiais, Salvador passa a ter Bicicletada
Movimento sai nas ruas em horário de pico reivindicando melhorias no sistema cicloviário e mobilidade urbana.
Acontece nas ruas de Salvador no dia 24 de setembro (2 dias após o Dia Mundial Sem Carro - 22 de setembro) a 1ª Bicicletada Nagô, com cidadãos usuários da bicicleta como meio de transporte preferencial dentro da cidade. Sem se autodenominar ciclistas ou ciclo ativistas, o grupo pretende realizar coletivamente, num trajeto que vai do Shopping Iguatemi ao Largo de Santana no Rio Vermelho, o que já fazem no seu dia-dia: sair nas ruas de Salvador pedalando. O objetivo é chamar atenção para a presença da bicicleta no trânsito, estimular a sua inserção no cotidiano urbano como um meio de transporte eficiente e prazeroso e incentivar a inclusão deste modal no planejamento da mobilidade urbana de Salvador.
Não há fontes seguras sobre o número de usuários de bicicleta como meio de transporte em Salvador. No entanto, nota-se que este público é expressivo, principalmente entre a população de baixa renda, o que contrasta radicalmente com o investimento dos órgãos competentes para a inclusão de quem pedala nos planos de transporte urbano.
Falta um planejamento cicloviário ostensivo para a capital baiana, que inclua Lei Orgânica do Sistema Cicloviário (que, por exemplo, obriga estabelecimentos comerciais a terem um número mínimo de vagas em bicicletário, proporcional ao número de vagas de carro), sinalização de compartilhamento de vias e calçadas, ciclofaixas demarcadas, as ciclovias segregadas existentes são poucas, a maior partedestinadas prioritariamente ao lazer. Não há interligação entre o modal bicicleta e outros meios de transporte, como ônibus, trens, barcos e elevadores municipais e bondes planos-inclinados. Sobretudo, fica evidente que Salvador é uma cidade largamente organizada em função do tráfego de veículos motorizados, deixando para os usuários de bicicleta e pedestres uma grande insegurança.
O grupo sairá da praça em frente ao Shopping Iguatemi, na avenida ACM, chegando até o Largo de Santana, no Rio Vermelho, reunindo-se para a partida às 18 horas, buscando atingir o grande número de pessoas que enfrenta o horário de pico no trânsito soteropolitano. Inspirada nas bicicletadas realizadas mundialmente nas grandes capitais, a bicicletada Nagô acontecerá todo mês, sempre na última sexta-feira.
O movimento Bicicletada acontece em outras grandes metrópoles como Nova York, São Paulo, Los Angeles, e mesmo em cidades menores, como Aracajú, há quase uma década. Em outros países, é mais conhecido como critical mass, que significa massa crítica referindo-se à quantidade númerica e qualidade intelectual dos participantes. Quando uma bicicletada intervém no trânsito em horário de pico, espera intencionalmente piorar algo que já é bagunçado, para que assim possa melhorar. O movimento convida todas pessoas que pedalam e que se interessem pelas causas defendidas.
Serviço:
O quê: 1ª Bicicletada Nagô
Quando: Dia 24 de setembro, às 18h
Onde: Partindo do canteiro central da Avenida ACM en direção ao Rio Vermelho
OBS: Aberta aos cidadãos que pedalam na cidade e aos que desejam pedalar.
Mais informações:
Lucas Jerzy Portela http://ultimobaile.com, lucasjerzy@gmail.com
Pablo Florentino pablovf@gmail.com - 88727353
terça-feira, 14 de setembro de 2010
palestra de jaime lerner sobre mobilidade urbana
PEDAL ASBEB DE 12.09.2010
BIKEBOOK.COM.BR
As fotos dos nossos eventos, link de videos postados no you tube em sua maior quantide estão postadas no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos". Clicando em galeria do mural, no muraldebugarin.com, as fotos vão aparecendo; clicando mais de uma vez em cada foto elas são ampliadas. clicando, embaixo da pagina do mural, na palavra "proxima" vão aparecendo milhares de fotos já publicadas sobre os mais variados eventos.
Para pesquisar no bikebook.com.br, clique embaixo da página em "postagens mais antigas" ou, através do tema a ser buscado, ponha a palavra chave no quadrilatero branco, em cima da página e clique no desenho da Lupa.
Nossos videos no you tube são postados sob nomes: valci barreto, bikebook.com.br, muraldebugarin.com , passeio asbeb, itana mangieri, www.folha do reconcavo.com.br
Vejam abaixo, e no muraldebugarin.com, as fotos e videos do último passeio da asbeb, no qual tivemos a honrosa companhia da candidata a deputada estadual BETE WAGNER. Clciando nas fotos elas são ampliadas.
Tudo que fazemos é postado no mural de bugarin.com e ou no bikebook.com.br.
Fotos e videos podem ser usados livremente por qualquer interessado. Só pedimos a gentileza de citar a nossa fonte: bikebook.com.br, muraldebugarin.com. Citando apenas o mural a gentileza já está cumprida.
SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.
muraldebugarin.com
bikebook.com.br
www.folhadoreconcavo.com.br
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
MAIS UM GRANDE PASSEIO. TODOS CONVIDADOS.
Próximo dia 19.09.2010, estaremos pedalando em um dos mais queridos, simpaticos e agregadores grupos de bicicleta de Salvador, o Itapagipe é do Pedal, que sai da Ribeira até Stella Maris, com parada no Farol da Barra onde se juntará para um passeio ciclistico até STELLA MARIS .
Já está garantida a participação de vários grupos, entre eles, amigos do tony, jabutis vagarosos, sites muraldebugarin.com e bikebook.com.br, Narandiba e muitos outros . O evento faz parte das comemorações do aniversãro do Itapagipe e terá a presença de Daniel Almeida, Everaldo Augusto e sua equipe.
Uma supresa, em Stella Maris, aguarda os pedalantes.
Grupo Itapagipe é do pedal.
contatos:
itapagipeedopedal@gmail.com
8194-2894 - 9948-5503
BETE WAGNER APOIA LUTA DOS CICLISTAS
bikebook.com.br
muraldebugarin.com.
www.folhadoreconcavo.com.br
Convidada pelos cicloativistas baianos, a candidata a Deputada Estadual , Bete Vagner, acompanhou o pedal da ASBEB que ontem teve como finalidade visitar a comunidade Cidade de Plástico, em Cajazeiras VI. Com educação, respeito e simpatia, as lideranças daquela comunidade e os ciclistas ouviram com atenção a candidata , também incorporada aos movimentos do cicloativismo baiano. Vejam outros videos do evento, no you tube, pesquisando por valci barreto, bikebook.com.br, muraldebugarin.com, passeio ASBEB. Fotos do evento e textos no bikebook.com.br e no muraldebugarin.com
vejam mais videos do evento: tambem postados no muraldebugarin.com
http://www.youtube.com/watch?v=elglO4w_y38 http://www.youtube.com/watch?v=Y-90ohQUr8U
http://www.youtube.com/watch?v=cakg5DER_gQ
http://www.youtube.com/watch?v=0Ck82RIIwrA
EDUCAÇÃO DISPENSA MULTA E METRALHADORA
Valci Barreto
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folha do recôncavo.com.br
O passeio de ontem, apesar de uma equipe de policiais fortemente armada e organizada, vivenciamos , o que é comum, a agressividade , o egoismo , a falta de informação e de respeito por parte de muitos motoristas de veículos, inclusive de motociclistas.
Na paralela, observamos trechos com cinco pistas para veiculos. Ocupávamos, como já é da nossa cultura, apenas uma, a da direita, autorizada por lei, e deixavamos quatro para o transito fluir normalmente. Apesar disso, motoristas agressivos, que acham que a rua é só do carro, ainda nos agrediam, ameaçavam, forçavam passagem entre os pedalantes,sinalizando e acionando agressivamente os motores, como a dizer::"sai da minha frente, que estou com pressa, que quero ir para a praia, para o bar, para o trabalho porque aqui é lugar de carro e não de bicicleta....."
Comportamento brutal, revelador da falta de educação e de informação do que diz o código de transito, as leis constitucionais e administrativas que autorizam estes eventos e a circulação de bicicletas nas ruas.
Motoristas , arrogantes, "donos da rua", entendem que , quem estiver em sua frente deve ser expulso da pista de qualquer jeito, como quem diz:" a pista é de minha exclusiva propriedade. Comprei, paguei, é minha."
Mas não é. Felizmente ontem, como muitas vezes ocorre, contamos com o apoio da Polícia Militar no passeio da ASBEB. Por conta disso, muitos motoristas ensaiavam agredir , atropelar os ciclistas. Porém, ao perceber a presença dos policiais, alguns com metralhadoras, ficavam quetinhos, bozinhos, educados até. Porque estas pessoas, tão embrutecidas, tão nervosas, ficam tão calmas em frente a um grupo do polical bem aramado?
Infelizmente, um bom número de egoistas , embrutecidos motoristas, só entendem a liguagem da multa e da metralhadora. Para estas pessoas e para nós, a presença do policiamento foi muito importante para irmos e voltarmos de Cajazeiras em segurança.
Não fossem os motoristas que matam, atropelam, invadem sinais, estacionam em passeios, agridem pessoas, seria dispensável a policia nestes eventos para que ela se ocupasse das inúmeras outras questões de violencia que a cidade enfrenta.
Porém, como assim não é , foi por demais importante a presença do policiamento em nosso passeio de ontem, principalmente para aqueles motoristas que ,para se comportar , respeitar outras pessoas, esperam por uma multa ou um soldado mostrando ou apontando-lhes uma arma. Os códigos de leis, de ordem, de respeito ao próximo não lhe dizem respeito.
Hoje os jornais noticiam as mortes e violências corriqueiras do nosso transito.Lamentável.
domingo, 12 de setembro de 2010
FOTOS E VIDEOS DO PASSEIO DA ASBEB , NO DIA 12.09.2010
Para ver as fotos, abra o muraldebugarin.com. Em seguida, abra o link do mural, em cima da página "galeria de fotos do mural,. Apos isto, aparecem as fotos, ai voce vai clicandonos albuns, em seguida em cada uma das fotos. Embaixo, há a expressão "proxima",clique nelta também. AI TODAS AS FOTOS VÃO APRECEENDO, inclusive as antigas , de outros passeios e eventos dos quais já participamos.
Já estão postadas muitas fotos do passeio e outras serão ainda publicadas, à medida que os amigos do pedal vão mandando.
Os videos já estão no you tube. Em seguinda publicaremos os links aqui.
Muito obrigado ao pastor Josue e a todas os membros da comunidade Cidade de Plastico, de Cajazeiras VI, pelo delicioso churasco e cortesia revelada em nos receber.
Voltaremos aí brevemente.