sábado, 11 de dezembro de 2010

Jabutis vagarosos canta noel rosa!

Jabutis Vagorosos, com o senhor Acionório, brincam no Largo Dois de Julho. Com este vídeo, bem singelo, como é o Jabutis Vagarosos, homenageamos os cem anos de nascimento de Noel Rosa , imortal do nosso cancioneiro popular.

"O sol da vila é triste, samba não assiste,
Porque a gente implora
Sol , pelo amor de Deus
não vem agora
porque as morenas, vão logo embora""

Lindo demais, não?

CICLISTA ASSASSINADO NA BOCA DO RIO.


=====================================================================
CICLISTA ASSASSINADO NA BOCA DO RIO.

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com




Fico curioso em saber como é que alguém tem coragem de andar nas ruas de Salvador, em qualquer lugar , com algum objeto de valor como relógios, óculos, maquinas fotográficas, celulares caros. Não há lugar em Salvador por onde não esteja passando um marginal. Muitos deles são imperceptíveis  olheiros  cuja missão no mundo do crime todos sabem.

 Gente, não se pode mais andar com objetos caros. Usar objetos atrativos para a marginalidade, é um quase suicídio. Se a pessoa está a pé, de bicicleta, dentro de um ônibus, o riscos são ainda maiores.

Perguntado ao assassino  da  jornalista Luciana Barreto, seqüestrada dentro de um Shopping em São Paulo porque a escolheu para sua ação criminosa,  respondeu o óbvio: tipo de carro , bolsa, roupa de academia indicativos de que tinha recursos para pagar o  resgate.

Hoje, o Jornal Correio  publica noticia do assassinato de um ciclista na Boca do Rio . Pela nota, foram roubados: corrente (não diz que tipo de corrente) , o relógio e a bicicleta.

Os marginais estão matando por um, dois  reais, suficientes para a compra da droga daquele minuto. Porém, se a vitima estiver com uma corrente, uma bicicleta, um celular, as possibilidades do assalto são infinitamente maiores, aumentando ainda mais com a aparência  de maior valor daqueles objetos.


Muitos jovens, algumas vezes com aprovação dos pais,  outras vezes não, notadamente os mais vaidosos, alguns arrogantes até,  com total descaso em relação à  violência, expõem relógios, correntes , tênis, celulares, objetos que fascinam. Vejo com muita preocupação, ainda nos dias de hoje, ver senhoras passeando na região do Porto do Porto e Farol da Barra , Jardim dos Namorados, com correntes de ouro.

Minha gente, os tempos de hoje não mais combinam com este tipo de comportamento.

Recentemente, ouvi de um amigo o seguinte: seus filhos, um casal , apesar de orientados pelos pais,  se recusavam a usar celulares , roupas e  tênis mais simples;  e deixar a corrente de ouro em casa.

Pois bem, ambos filhos tiveram arrancados  por um marginal: corrente, celular, tênis, blusa e camisa. De quebra, ainda receberam murros  do assaltante. Hoje , não só deixaram de usar objetos caros como são vítimas de pânico: não conseguem andar sozinhos nem mesmo em frente da sua casa. Lição cruel, mas os pais festejam porque não receberam tiros nem ficaram aleijados.O fato aconteceu na Sabino Silva, região Ondina/Barra.

Esta é a realidade, minha gente. Por isto , quem andar de bicicleta sozinho pelas nossas ruas, jamais o façam em bicicletas caras. Nem levem relógios , correntes , celulares que atraiam os marginais. Você pode morrer até mesmo por estar sem um real no bolso. Mas os riscos por  estarem  com coisas caras são infinitamente maiores.

Tenha sempre duas bicicletas: uma bem enferrujada, barata, velha ,  de ferro, para quando você pedalar  sozinho. A boa, use somente em pedais compostos por mais pessoas. Relógio, use o de dez reais, de plástico, vendido pelos camelôs.Você pode ser assassinado também por estar com objetos baratos.  Mas as possibilidades de isto acontecer diminuem muito, pois o marginal , como você, sabe o preço das coisas, têm os mesmos desejos seus ; e bem mais aguçados  pela necessidade da droga

Fico imaginando que se seguissem estes rituais, a jovem e bela jornalista paulista e tantas outras pessoas , estariam entre os seus entes queridos.E olhe que o caso dela aconteceu dentro de um shopping, com toda a segurança que se conhece., bem diferente das nosas ruas entregues à marginalidade.

Lamentamos, profundamente, mais um brutal assassinato em nossas ruas, desta vez de ítalo, de apenas 19 anos!






sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

VÁ DE BIKE












Grupo de passeio ciclistico de Salvador,Jabutis Vagarosos,  almoçando no Restaurante Escorial, Na Barra, na compahia do jornalista paulista Marcelo Rudini, após cicloturismo em Salvador. Jornalista, fotógrafo, cicloativisa, cicloturista,edita o site. pedalando.com e o Bike Brasil.

 Para quem estiver pedalando em Salvador, algumas dicas de lugares interessantes:

Soveteria da Ribeira.

Feira de selos, moedas antigas,cartões postaris, fotografias,cartões telefonicos, colecionismo em geral: Todos os sabados, das 09 às 12 horas, na Séde dos Correios, na Pituba.

veja o video:

http://www.youtube.com/watch?v=PTDZnTMKrI8http://www.youtube.com/watch?v=PTDZnTMKrI8
=====================================================
RESTAURANTE ESCORIAL, comida caseira, ao lado da Associação Atlética da Bahia, na Barra.

===========================================================

A partrir das 18.50,  "lugar" , para comer é o BISTRO PORTO DO SOL, na Porto da Barra,na Rua do Tamarineiro. Além da deliciosa comida autro hungaro, feita pelo casal proprietário, a decoração, com fotos de filmes antigos, fundo musical sob o mesmo tema, já o suficiente para uma visita ao Porto do Sol. O proprietário Reinhard Lackinger, é um figuraço; mas não cheguem ali pondo pés em cima de cadeira, falando alto, embriagado, nem passe a noite tomando uma  cerveja e gritando. Aí o  Reindard vai reclmar e, acho eu, com muita razão. O Bistro não é práia. Não é melhor nem pior do que nossas praias . É diferente. É um dos meus lugares preferidos em Salvador, tanto pelo ambiente quando pelas comidas



=========================================

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA, NA LADEIRA DO CONTORNO, não paga nada para entrar. E pode-se adentrar no museu, ver as artes e o belo cenário com sua propria roupa de ciclista. Aos sabados à note tem jazz . O jazz em local reservado, é pago. Mas os demais espaços são gratuitos.

===========================

No domingo, tem o canto da praça, musicos amadores e profissionais tocando e cantando de graça para o publico. Vejam vídeos no you tube, prodcurando por Canto da Praça.

=======================

Visitem nossos sebos: só no Terminal da Lapa são tres. Eraldo, Juvenil e Papyro.
vejam também videos no you tube, procurando por valci barreto , livros usados, muraldebugarin.com

================================


CAFE DA MANHA

Delicatessem Albany, na Pituba, e almoço com coisas também do interior: banana da terra cozida, frita, farofas, bolos e sucos .

Ceasa do Rio Veremlho, no DONANA de domingo a domingo, com todas as iguarias, inclusive mocoto, sarapatel, aos sabados e domingos o café é reforçado.

=======================================

BIBLIOTECA PÚBLICA DOS BARRIS, que funciona também aos sabados e domingos. Sabados e domingos até as 16 horas.

=====================================

Cine Glauber Roclha com um café e livraria encatadora.

======================

Vejam mais, acessando www.coisasprafazeremsalvador.com.br

Secretaria de Cultura anuncia vencedores do Concurso de fotos sobre o Centro Antigo de Salvador

Uma exposição com as fotos vencedoras será instalada no Palácio Rio Branco na próxima sexta-feira (17/12). De Novo o Centro – A História do Brasil Vive Aqui premiou 24 fotógrafos amadores.
 Confira os nomes dos autores e o título das imagens selecionadas:

  • Flavia Maria Figueiredo Conceição – O Palco do Poeta
  • Luciano Bastos da Anunciação – Deus proteja a Bahia
  • Cristiane de S.S. Matusita – Poste Antigo – Cubana
  • Joyce Barbosa de Freitas – Ordem Terceira São Francisco
  • Vitor Mota Pereira da Silva – Baía Dourada
  • Peterson Trindade Sintônio – Escadaria do Paço
  • Thiago da Silva Pereira – Do Outro Lado do Lacerda
  • Marina Cecília Espírito Santo Alfaya – Tempo Velho
  • Leandro Rocha de Sousa – Eu Estou Aqui! Zumbi
  • Pablo Vieira Florentino – Duelo de Gigantes
  • Adilson Soares Trindade – Museu do MAM
  • Antônio José Brandão de Lima – Subindo a ladeira
  • Florian Boccia – Cruzamento
  • Edilson Barreto dos Santos – Ladeira da Saúde
  • Lucas Reis de Souza – Faraó
  • Giuseppe Fiorentino – Contraluz
  • Evaldo Pereira Melo – Lacerda em Movimento
  • Rui Garcia de LIma – De Geração em Geração
  • José Carlos Pereira de Santana – Igreja do Carmo
  • Ana Caroline da Rocha Freitas – Cores da Cidade ou Após o Carnaval
  • Ernesto Victoriano Molinero – Fragmento da Espera
  • Felipe Musse de Oliveira – Marujada
  • Fernando Correia Gomes – Três em Uma
  • Renata Silva de Carvalho Albuquerque – Reverência ao Imortal









Renata Preza
------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (ERCAS) - SecultBA
Rua Gregório de Mattos, 41
Pelourinho - CEP: 40025-060 - Salvador/BA - Brasil
+55 (71) 3116-0500 /3116-0500 / Fax (71) 3116-6681
www.centroantigo.ba.gov.br
Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3412 / 3103-3442
(71) 9983-5278 / 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br

====================================
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Gabinete do Secretário
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia

CUPOM DA SORTE - SHOPPING PARALELA

Hermínio Maia Rocha é o ganhador do terceiro carro do “Natal Premiado Shopping Paralela”. O engenheiro agrônomo, de 73 anos, foi sorteado ontem, 08/12, e levou pra casa um KIA Soul zero quilômetro. Ainda dá tempo de concorrer aos outros três carros da promoção: dois KIA Soul e mais um Sorento. Os cupons são cumulativos e os sorteios acontecerão nos dias 15, 22 e 29 de dezembro, às 20h, na loja de troca de cupons, piso L2. Para participar, o cliente deve trocar R$ 100 em notas fiscais, de compras feitas no Shopping Paralela, no período da promoção, por um cupom. E não há limite, o cliente pode trocar quantas notas desejar.

euclides da cunha na bahia, oleone coelho fontes

Escritores Oleone Coelho Fontes e José Dionísio Nobrega, , na Saraiva do Shopping Barra falam para Valci Barreto , do www.folhadoreconcavo.com.br, em 10.12.2010

LIVROS RAROS

Posted by Picasa

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

LIVROS USADOS EM SALVADOR

  •  
  •  
  • LIVROS USADOS EM SALVADOR
  • VALCI BARRETO
           bikebook.blogspot.com
           muraldebugarin.com
           www.folhadoreconcavo.com.br


  •  Alguns sebos, lojas e pontos de livros usados em Salvador:
  •  
  • No terminal da Lapa há tres, sendo dois no prorprio terminal antes de chegar ao estacionamento do Sopping Piedade e outro dentro do próprio terminal, após subir as escadas, ao lado da loja de tecidos Bahia. Os dois primeiros são SEBO DE ERALDO, o segundo PAPYRO.
  •  
  •  
  • No Pelourinho, ao lado da Igreja Rosário dos Pretos, em frente à Praça do Regay, com o nome de Livro de Ouro, de prpriedadade de Babá.

  •  Alfredo, na Ladeira do Funil, Sete Portas, em frente empresa RESUL, Sete Portas.

  • Caju,em frente às grades da Biblioteca dos Barris.

  • Ao lado do Teatro Vila Velha

  • Na centenário, em frente ao Posto de gasolina.

  • Praia dos livros, no Porto da Barra, mesmo prédio do Instituo Mauá, ao  lado do Posto Policial. Além de Sebo é um espaço cultural onde são lançados livros e artistas se apresentam em shows performaticos. www.praiadoslivros.com.br

  • Um na Pituba, nas proximidades do antigo  prédio da Perini.

  • -Sebo do Daniel, Edfo. Barreiros, ao lado e GIDI ANTIGUIDADES,  terminal de ônibus da praça da Sé

  • Berinjela, no teminal da Praça da Sé.

  • Brandão, Edfo. Haia, Rua Ruy Barbosa.

  • O Gaucho, em frente ao prédio da Faculdade  Unijorge, no comercio,

  • Farol dos Livros, na Pituba.
  •  
  • No Canela, em frente à escola de teatro da Ufba.
  • Banca do Indio, esquina do Campo grande, em frente ao prédio de Procuradoria Geral do Estado.

  • Todos os sebos de Salvador que conhecemos estão catalogados no bikebook.blogspot.com. De alguem conhecer mais algum e mandar endereço publicaremos com prazer.
      

Concerto de Natal do NEOJIBA 2010

Enviado por Paulo Pitta

Postado por Bugarin

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CORAIS LEVAM A MAGIA DO NATAL AO SHOPPING PARALELA


Foto-legenda sugerida: Coral Infantil da Escola Municipal Eloyna Barradas é uma das atrações desta semana no Shopping Paralela.
Crédito: Divulgação

Esta semana quatro corais irão se apresentar no Shopping Paralela, dando continuidade à programação musical de Natal que prossegue durante o mês de dezembro. Na quinta-feira, 09/12, é a vez do Coral Associação dos Empregados do Hospital Sarah (AEPS) levar a magia da festa ao shopping. O grupo, composto por vinte e sete integrantes, interpretará canções de artistas consagrados da Música Popular Brasileira (MPB) como Tom Jobim, Renato Russo, Milton Nascimento e Gilberto Gil, além de ícones internacionais como John Lennon e Paul McCartney. O grupo terá regência do maestro Marcio Medeiros.

Já na sexta-feira, 10/12, dois corais irão se apresentar, o Coral da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) e, pela segunda vez, o Coral Infantil da Escola Municipal Eloyna Barradas. O ALBA reúne vinte e dois coralistas e exibirá canções que lembram as festas de fim de ano, além de clássicos da MPB. As cinqüenta e cinco crianças que compõe o grupo da escola Eloína Barradas preparam para esta semana um novo repertório também com lindas canções de Natal, músicas eruditas e de artistas brasileiros e internacionais. Os dois corais são liderados pelo maestro Rogério Moraes.

Para o sábado, 11/12, o Coral Igreja Batista Metropolitana (IBAM), composto de cinqüenta e oito integrantes, preparou um repertório especial apenas com canções natalinas chamado “Musical Espírito e Natal”. O grupo tem a regência de Cleide de Oliveira e promete uma apresentação singular, compartilhando o clima de paz e harmonia entre as pessoas.

As próximas apresentações acontecerão nas seguintes datas:
16/12 - Coral do GACC;
17 e 18/12 - Coral Intimidade Soul;
20/12 - Coral do Desenbahia.

CONVITE NAIRZINHA - PROGRAMA CIRANDANDO BRASIL

Presente Presença 2010
 
A Associação Sons do Bem - Programa Cirandando Brasil convida TODOS OS AMIGOS E PARCEIROS para participarem da culminância 2010. Este ano estaremos  "Comemorando os 10 anos do Projeto Memória da Brincadeira". Sua presença é o nosso melhor presente. 
 
Local: Colégio Marista de Patamares dia 19/12/2010 das 17h às 19h. Segue em anexo convite eletrônico.
 
A Associação Sons do Bem desde 2000 realiza o Projeto Memória da Brincadeira e no final do ano corrente promove um evento de culminância para dar visibilidade as ações realizadas de cunho social, de arte, cultura e educação , que educa 300 crianças e adolescentes de duas comunidades carentes de Salvador.Ba. No contra turno escolar eles têm acesso a cultura da brincadeira através das Oficinas (música, capoeira, dança, literatura, coral e artes cênicas). 
Aproveitamos este momento para prestar contas a sociedade e aos parceiros do compromisso social assumido e realizado durante todo o ano. 
 
ATENÇÃO: É condição fundamental para participação sua presença, lembramos que esse evento tem a finalidade de dar visibilidade as crianças e  fazer uma aproximação entre a criança e o padrinho pois como diz Paulo Freire e Gilberto de Dimenstein                
                                                        "A invisibilidade é a mãe da miséria"
 
A reflexão sobre o incentivo ao consumo e cultura das marcas (tão presente na nossa sociedade atual) acontece durante todo o ano no nosso trabalho com as crianças. Assim, neste final de ano atual, decidimos juntamente com elas que os presentes serão da escolha do padrinho/madrinha. Indicamos somente que custem cerca de R$ 50,00 (cinquenta reais) para que, assim, todas as crianças recebam presentes de semelhante qualidade. Estamos enviando também número de sapato e roupa que fica opcional, caso o padrinho queira acrescentar ao presente.
 
Este Projeto é chancelado pelo UNESCO e pela UNICEF;
Reconhecimento do Prêmio Cultura Viva 2007 e 2010 - MINC;
Reconhecimento do Prêmio: Rodrigo Melo Franco de Andrade - Categoria Educação Patrimonial. IPHAN;
Prêmio Ludicidade Pontinhos de Cultura – Espaços do Brincar em 2008– MINC;
Prêmio Cidadão Voluntário do ano (2009) entregue a Nairzinha pela Câmara Municipal de Salvador pelo trabalho social de arte e educação que desenvolve na Associação Sons do Bem;
Certificado como Tecnologia Social reaplicável pela Fundação Banco do Brasil em 2009. 
Registro nos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador.  
 
Atenciosamente,
Saionara Bonfim
Associação Sons do Bem
Secretaria
Telefax. (71)3354-6594
Cel. (71) 9989-4494
www.sonsdobem.org.br
"É preciso ter esperança de esperançar, e não de esperar". Paulo Freire

LIVREIRO ADEMIR FESTEJA


O livreiro Ademir, que atualmente tem seu ponto de venda no prédio da Justiça do Trabalho, no Comércio,  está festejando mais uma vitória dos seus filhos,  Antonio Vinicius, que  conclui o curso de Direito, e Diego, aprovado no vestibular do mesmo curso , na Unime.

Clientes, amigos , notadamente da área jurídica, desejam  o mais absoluto sucesso para toda a família do simpático e competente livreiro.

Valci Barreto



SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA

Bugarin, do muraldebugarin.com, pioneiro em passeios e site ciclistico de Salvador, pedalando no Pelourinho, em Salvador. Buga pedala em todos os grupos da Bahia, especialmente no Jabutis Vagarosos. Contato: Alberto.bugarin@gmail.com

Valci Barreto,
advogado,  cicloativista baiano.
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br



O excessivo uso do carro  fechou os olhos das pessoas para as possibilidades  da bicicleta como meio de transporte.  Salvador é  plana para uso da bicicleta: pode-se pedalar de Praias do Flamengo até a Suburbana, passando pelo Bonfim; Ribeira, sem subir uma ladeira sequer.

O acesso para a   “cidade alta”, como Praça Municipal, Avenida Sete, Terreiro de Jesus, Piedade, pode ser feito através de  pequenos  aclives como Contorno, Montanha, Pelourinho, Ladeira da Preguiça , Taboão, São Raimundo,  em menos de dez minutos, empurrando a bicicleta, sem se cansar.  Este tempo é, na maioria dos casos,  menor do que a espera por um ônibus. Se a Prefeitura liberar o acesso de bicicleta pelo plano inclinado e escadarias da Lapa, para a chamada Cidade Alta, as facilidades serão ainda maiores.

Não está mais de acordo com nossos tempos a pessoa morar na  Pituba, Bonocô, Rio Vermelho e só poder ir ao Iguatemi ,  Shopping Barra de carro.

As pessoas não mais imaginam ser possível ir de bicicleta comprar  um remédio; pão; tomar um sorvete ; dirigir-se a uma praia com distancia entre dois a cinco  quilômetros de casa, tão dependentes que se tornaram do veículo motorizado.

BICICLETA É PARA QUEM QUER PEDALAR; NÃO É PARA QUALQUER PESSOA.

Há pessoas que se acostumaram tanto em andar de carro que sequer se imaginam em cima de uma bicicleta. Outras não se vêem chegando a uma loja,  padaria, farmácia,  com  cabelo desalinhado pelo capacete ,vento , suor misturando com seus perfumes caros, bolsas e sapatos de desfile de moda.  São milhares de pessoas com este jeito de ser  que, mesmo para ir tomar um sorvete, ou ira à academia ao lado da casa não se  desgruda do carro . A bicicleta não é para estas pessoas. Pode até ser, mas para uma voltinha em um condomínio fechado; esportes, mas para uso como meio de transporte, jamais. Pelo menos em Salvador não é. Porém, são milhares de pessoas que, mesmo gostando de carro, coisas finas, perfumes franceses, bons e caros restaurantes , vestes formais, desejam pedalar, querem  desgrudar-se um pouco do carro pelo menos para algumas  atividades do seu dia a dia.  E muitas destas querem pedalar , inclusive como meio de transporte; mas são desencorajadas por outras razões ,notadamente por conta da falta de educação dos nossos motoristas que não respeitam os ciclistas. Aliás, nossos motoristas só respeitam multa alta e soldado apontando-lhe uma metralhadora. Quando isto acontece ficam bonzinhos. Fora daí, é agredindo, buzinando, acionando motores e luzes como a dizer: saiam da minha frente que quero passar; a falta de educação e egoísmo destas pessoas fazem na agir e pensar como se as pessoas em sua frente fossem obrigadas a dirigir em sua velocidade; como  se seu direito fosse maior do que o dos outros. Muitos , para compensar a falta de organização, o seu atraso imprimindo velocidade , dirigindo perigosamente, pondo em risco outras pessoas e contribuindo para todo tipo de agressividade no transito cujos riscos todos conhecem.

Nossos textos são feitos para dizer às pessoas que , apesar de toda esta agressividade no transito é possível pedalar em Salvador e que, há muitos anos já fazemos isto. E o fazemos, cada vez com maior intensidade .

A RUA NÃO É SÓ DO CARRO.
-Autoriza o código de transito nacional que a bicicleta circule na mesma pista destinada aos carros.
-No transito, a preferência é da bicicleta e  não do carro.
-o ciclista, empurrando a bicicleta, goza do mesmo direito que é atribuído ao pedestre.

QUEM MATA E ATRAPALHA O TRANSITO É O CARRO.

-quem atrapalha o transito é o carro, não é a bicicleta.
-Quem mata, estressa, engarrafa, mutila pessoas, não é a bicicleta e sim o carro.

Os maiores inibidores para as pessoas pedalar  em Salvador não são as ladeiras, suor e outros inconvenientes; porém,  a brutalidade, a falta de educação, a falta de respeito do motorista de carro.

Pensam eles motoristas que a rua é somente do carro, que todos são obrigados a sair da sua frente; que o ciclista está atrapalhando o transito. Por isto,  acionam agressivamente motores, buzinas e sinais de luzes, assustando,  pondo em perigo o ciclista. 

Houvessem  menos carros e mais bicicletas nas ruas, os engarrafamentos seriam menores. Se as pessoas pudessem circular com segurança em nossas ruas, seriam mais pessoas trocando o carro pela bicicleta em muitas tarefas e passeios diários.

O medo de pedalar, por conta da brutalidade dos nossos motoristas não é ignorado por nós que andamos de bicicleta a passeio , esporte ou meio de transporte em Salvador. O perigo existe e procuramos dele nos defender. Por isto, não aconselhamos ninguém a iniciar-se nas ruas sem as devidas cautelas , observação, cuidados. Aconselhamos aos iniciantes a formarem grupos de amigos , escolherem  locais menos movimentados para adquirirem  confiança; procurarem grupos já organizados para se orientarem.
Muitas pessoas começam sozinhas e acertam;outras,  em grupo também aprendem e se desenvolvem. Muitas outras começam e param. Os  que continuam somente se arrependem por não terem começado antes.

Todos os dias , inclusive domingos e feriados, há passeios ciclísticos em Salvador com grupos organizados. Descubra qual o que tem mais afinidade com seu jeito de ser, de pedalar e agregue-se a ele.

PEDAL DA ASBEB.
Todo primeiro domingo do mês acontece um grande pedal em Salvador. É o pedal da Asbeb-Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia, saindo da Fonte Nova, Dique do Tororó, às 09 horas da manhã.

É um passeio democrático, participando  pessoas de todas as cores, credos, com qualquer tipo de roupa de uso comum e com qualquer bicicleta, desde que rode.

È um passeio lento, vem gente dos bairros mais afastados da cidade e até de cidades vizinhas como Candeias, Lauro de Freitas, Camaçari, Ilha de Itaparica, sempre com mais de mil pessoas pedalando. Número que diminui no período de chuvas.

Quem tiver interesse no mundo do pedal baiano, acesse nossos sites: muraldebugarin.com – bikebook.blogspot.com muraldeaventuras.com.br

Vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando em:

Bikebook.com.br –
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com/

O passeio da ASBEB é gratuito, tem apoio da Policia Militar, DETRAN, Pelotão Águia , Transalvador. Pede a doação de alimentos, que são entregues , no próprio pesseio, a entidades filantrópicas. Quem faz a doação, além do passeio, participa de sorteios de bicicletas, peças e brindes ao final de cada passeio. É uma festa que fazem os ciclistas, todos  primei

É recomendado o uso de capacete e luvas para maior segurança do ciclista.

-Todos os dias há passeios noturnos e sempre nos finais de semanas muitos grupos realizam passeios por toda a Salvador e cidades vizinhas, inclusive Praia do Forte, Ilha de Itaparica, Guarajuba, Candeias, Santo Amaro.
===============================

NOSSOS SITES E BLOGS.

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Bikebook.com.br
Muraldeaventuras.com.br


GRUPOS DE PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR:

PEDALADADANOITE
SINCRONIA
FAROL LIGHT
ITAPAGIPE E DO PEDAL
GRUPO NARANDIBA
AMIGOS DE BIKE
OGUNJA
JABUTIS VAGAROSOS
ASBB
ASBEB
PEDAL DE OURO
AMIGOS DE TONY
JARRAW.
SEM DESTINO
MURALDEAVENTURAS e muitos outros, todos que conhecemos têm perfil publicado no  bikebook.com.br e no muraldebugarin.com
Bikemania rua pau da lima, Beto bikemania rua artugr gonzles, 157, Pau da lima.32132410
==========================
=Não jogue livros usados no lixo, faça doações.

=Leve seus filhos para descobrir o mundo das coleções de moedas, selos, cartões e fotos antigas na sede dos correios, na PITUBA, todos os sábados, das 09 às 12 horas. Seus filhos vão agradecer o presente.

VIDEOS DE PASSEIOS E AÇOES CICLOATIVISTAS NO YOU TUBE.

Vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando em:

Bikebook.com.br –
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com/
valci barreto
passeio ciclístico em salvador

=SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL

Muraldebugarin.com
Bikebook.blogspot.com


BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE EM SALVADOR.


Valci Barreto
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com




Lápis, bicicleta, caneta, livro usado são itens que, apensar de comuns, simples e baratos, resolvem muitas coisas na vida da gente. Quantos  não já perdeu um negócio, viu fugir quem sabe o amor da sua vida por não ter anotado o fone , endereço, nome de alguém  em um destes encontros únicos que a vida promove e deixamos escapulir? Quantos não perderam um negocio, um programa pelo mesmo motivo? Quantas pessoas poderiam fazer belos passeios usando uma coisa tão simples como uma bicicleta? Quantos não deixaram de se emocionar com uma historia por ter deixado de abrir um livro, ou tido paciência para escutar alguém?  Tenho o  cuidado de ter estes poderosos instrumentos ao meu redor, mesmo nestes tempos de avião barato, metrôs, internet e livros de capas tentadoras nas prateleiras das livrarias.

Há certas coisas que a classe média, o novo rico, somente vai usar se um dos seus pares o fizer. Ou, especialmente, se a imagem aparecer em alguma novela.  O requisito para muita gente usar algum objeto, morar em algum bairro, é ser  aprovado pelo uso de alguma celebridade, notadamente artistas e atletas. Se aparecer na novela, então, aí é certo que no dia seguinte tem gente “chic” fazendo o mesmo. Outra forma é aparecer alguém e afirmar: “é a ultima moda Europa”. Chegou dos Estados Unidos. Se for da China, não vale. Senão, todo brasileiro usava bicicleta.

Raramente assisto a algum capitulo de novela.  Nada tenho contra elas, tendo-as, inclusive, como um grande gênero cultural que muito ensina à nossa população. As restrições que faço é que demoram muito para a trama ser contada, a  maioria dos diálogos não me interessam e nos horários eu prefiro sempre ler, ver revista ou fazer alguma atividade física, ainda que andando na garagem. Ultimamente a bicicleta tem entrado nas novelas, o que me tem agradado muito, principalmente porque nelas pedalam  personagem que representam classes de media para cima. Estas cenas, sem duvida, levarão mais pessoas a pedalar, A revista Caras, fotografando artistas circulando em bicicleta nas praias das celebridades do Rio de Janeiro e também no exterior têm prestado  grande serviço em favor das bicicletas.

Antes, você podia andar  até de paletó em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro ,de bicicleta. Em um outro momento, seria “vergonhosa”, “coisa de pobre”. Chic, como ainda é  a  CAMINHONETONA!! De preferência preta

Hoje, pela manhã, precisava resolver um problema no cartório da Barra. Com nestas repartições não se pode entrar de bermuda, vesti uma camisa manga comprida, calça , meia e sapato social e assim me dirigi para o cartório. Resolvi tudo de forma rápida , sem estress, sem pressa, e, como era antes das dez, sem suar. Não é a primeira vez que assim procedo. Se fosse de carro, e até de moto, considerando outros lugares que tive de parar, teria demorado bem mais, encontrado flanelinhas chatos(há os bons, educados, sim) e outras mazelas que encontram quem anda de carro pelo centro.

Não quero lançar moda. Não tenho vocação nem perfil para  o ramo. Não sendo jogador de futebol, pastor, autoridade, ninguém vai andar de bicicleta “porque valci também anda”.

Porém , para os que tem vontade, e espera alguma celebridade assim proceder, já há um motivo bem forte  que  acredito farão mais gente da classe media encarar a magrela como meio de transporte alternativo: trata-se do social bike, que parecer vir também para ficar

 Vejam o vídeo abaixo para entender  melhor do que estou falando. Agora a moda vem da Dinamarca. Só que lá nunca foi moda: é do dia a dia das pessoas. Mas pondo como “moda vinda da Dinamarca”, tem um lado mais chic para ser considerado. Não seria o mesmo se dissesse: vem da China ,  Nigéria ou do México.  Para quem tiver alguma dúvida, acesse o vídeo abaixo:



Comercio de Salvador , ótimo e tranqüilo local para pedalar em domingos e feriados.


restaurante Juarez mercado do ouro

canto da praça, entrevista a Nivaldo.





café da manha, no mercado do rio vermelhom de domingo a domingo




fazenda real , Simões filho, entrevista a diogentes e crianças e a senhora

==========================================

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CIDADE BICICLETA - APRESENTAÇÃO DO PROJETO


PROJETO CIDADE BICICLETA

Valci Barreto
Muraldebugarin.com




O Código Nacional de Transito Brasileiro permite que a bicicleta circule na mesma pista destinada aos carros. Havendo ciclovia no espaço, porém, deve o ciclista andar por ela. Ontem fui assistir a apresentação do projeto CIDADE BICICLETA, no Palácio Rio Branco, em Salvador, em evento comemorativo dos 25 anos da titulação do Pelourinho como Patrimônio da Humanidade.

A apresentação do Cidade Bicicleta se deu por vídeo publicitário de curta duração que mostrou apenas faixas por onde passaria a ciclovia anunciada que,  somada a que já temos, alcançaria  180 km. Pelo que o vídeo apresentou é muito pouco. Diz-se  que não se pode fazer tudo de uma só vez. É  verdade. Mas, para nós, que já usamos a bicicleta para muitas atividades, mesmo no centro e enfrentando a brutalidade dos nossos motoristas de carros; de motos e até dos ciclistas mal educados, a ciclovia propagada  terá muito pouco significado. Sabemos que é impossível implantar ciclovias em todos os espaços urbanos; que a bicicleta deve ser incorporada e sincronizada com os outros meios de transportes . Assim, em relação às ciclovias ,o projeto   é por demais tímido.

Porém, devemos comemorar porque, se vier  acompanhada de campanhas educativas para o transito, com mensagens  em favor das bicicletas nas  ruas ; que façam os motoristas entenderem que em cima de uma bicicleta está uma vida; de  ações que reduzam a velocidade dos carros em nossa cidade e de aplicação das penalidades aos infratores, o tamanho da ciclovia será o menos importante.

Com educação e respeito da nossa população, nem há necessidade de ciclovia porque motos , carros e bicicletas podem conviver na mesma pista asfaltica, nas mesmas ruas que hoje é agressivamente usada pelos motoristas que não respeitam, nem mesmo os passeios públicos e espaços destinados aos pedestres . 
Comemoramos qualquer espaço de ciclovia e ou de ciclofaixa que for implementada , Porém sem campanhas educativas e punição dos infratores,  não é de duvidar que os motoristas transformem a ciclovia em mais um estacionamento para seus veículos e os pedestres façam dela locais para passeios, reuniões e treinamento de corridas,  como já acontece, desde a sua implantação, com a da Centenário, tomada que já foi por academias de ginatica, pedestes e ambulantes. Não há o mínimo de respeito pelas faixas indicativas de exlusividade de alguns espaços para ciclistas, apesar de maior espaço destinado a pedestres.Lamentavelmente, a coisa é generalizada e , sem dúvida, a grande maioria só respeita regras se tiver a certeza de punição ou um soldado armado apontando-lhe uma metralhadora. Este comportamento é que tem que ser mudado; senão, assisitiremos o que todos os dias constatamos, só para citar um exemplo: na Rua da Argentina, entre a Justiça do Trabalho e a Junta Comercial, há um espaço exclusivo para motos. Pois bem, os motoristas estacionam seus carros em frente àquele estacionamento , impedindo-as de sair ou de entrar. Aprisionados entre os carros e o passeio, com receio de falar e ser agredido pelo motorista e tendo que sair, é obrigado a subir o passeio, desrespeitando, assim, o pedestre. De um modo geral, prepostos da Transalvador passam pelo local e nenhuma penalidade aplica aos infratores que têm a conivência de “guardadores de veículos” ; os motociclistas, por sua vez,  não reagem com medo de agressões por parte de alguns motoristas .

Houvesse educação, respeito, bicicletas e pedestres  poderiam conviver bem em uma pista como a da Centenário. Porém, cada um se sente com mais direito do que o outro, independente das faixas permissivas ou proibitivas para um ou para outro.
O recado que damos a que nos lê é que, com ou sem ciclovias, com ou sem ciclofaixas, mesmo com este transito agressivo, criminoso até, estamos sempre pedalando por aí. E quanto mais carros engarrafando as ruas, melhor para o nós que, aos  poucos vamos conseguindo nos defender, fugindo deles e da sua agressividade .

Mudança de mentalidade que já passou do tempo de ter início em casa, nas escolas e no trabalho é do que mais precisamos. Mas comemoramos qualquer tamanho de ciclovia que vier. Se acompanhada de campanhas educativas e de  punição aos infratores das leis de transito, a festa será ainda melhor.



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CIDADE BICICLETA-EVENTO DE HOJE

CIDADE BICICLETA-EVENTO DE HOJE-05.12.2010


Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com.
Muraldebugarin.com


Segundo anunciado aqui, em função de releases que recebemos, hoje seria apresentado o projeto Cidade Bicicleta, no Palácio do Rio Branco, a partir das 14 horas. Neste horário eu já estava lá. O evento, porém, começou às 15.05 horas, o que consideramos um atraso desrespeitoso para com o publico convidado. De alguns presentes ouvi igual opinião.


Não aguardo tanto tempo por nenhum evento. Mesmo sem estress, sem zanga, passou o atraso de vinte minutos eu prefiro ir embora, fazer coisas mais prazerosas do que esperar retardatários. Porem, como reservei a tarde toda para dele participar, e levei um bom livro para ler durante a espera, não me senti tão prejudicado.

Feito este registro, considero que os bicicleteiros que não compareceram nada perderam porque o  evento , na verdade, era a comemoração dos  25 anos da declaração da UNESCO que considerou o Pelourinho como Patrimônio da Humanidade.Em relação a este item considerei proveitosa a exposição dos palestrantes.
 ]
Em relação   relação ao “cidade Bicicleta” no entanto, não senti maires esclarecimentos nem utilidade  vez  que  foi apresentado apenas um vídeo publicitário,  onde aparecem algumas poucas pessoas, cinco ou seis, possíveis voluntários, pedalando em pequenos espaços da orla e do Parque de Pituaçú.

O único dado significativo que extrai é que será implantada ciclovia de 180 km em Salvador, considerando neste número o que já existe.

Certamente o material apresentado está em algum site ou agência de publicidade do Governo para atender a quem desejar conhecê-lo.

Cumpri o prometido e fui até lá na intenção de repassar informes mais interessantes aos companheiros de pedal. Ficará para outro evento que certamente virá com mais detalhamento.

Mas não vamos desanimar. Continuaremos atentos, participando e apoiando todas e quaisquer ações que permitam o uso da bicicleta como meio de transporte em nossa Capital.

Fiz um pequeno vídeo registrando os presentes, o qual será postado no you tube.

Os professors Lucas, de Psicologia; e Kalil, de Arquitetura, estavam presentes.


CESAR ARNAUT, ADVOGADO E MUSICO NO MARIA MARIA

O cantor malásiano, Sham, faz uma apresentação no próximo sábado dia 11 de dezembro no Maria Maria, Travessa Marquês do Leão, 89, Barra às 21.30hs. Tel: 3264 7115. Couvert artístico R$10,00.

O estilo é um pop-romântico sofisticado. No roteiro há músicas de Luís Miguel, Tom Jobim, Roberto Carlos, Beyoncé, Lady Gaga, Kd Lang, Englebert Humperdick, Maria Bethânia, Lionel Ritchie, Stevie Wonder, Rod Stewart, Jason Mraz, Kelly Rowland e David Guetta.

Convidados especiais: o ator/cantor Diogo Lopes Filho e os bailarinos de salsa Marystela Lins e Emanuel Santana.

Isaias Rabelo no teclado e Dinho no percussão. Participações especiais: Cesar Arnaut no violão e a voz de Claudia Martins

Itana Apresenta Solange aos ciclistas do mundo

Solange é uma senhora que vende amendoim no Farol da Barra há mais de 30 anos. De pouca fala mas muito querida, Solange não deixa o Faol sem amendoim. A jabuti / merendeira , Itana Mangieri com sua camara de prontidão apresenta solange no café da manha da torcida VIBRAÇAO TRICOLOR

VIBRACAO TRICOLOR

Telmo Brasileiro , Presidente da torcida  "Vibração Tricolor", fala para os Jabutis Vagarosos (Bugarin, valci , Itana) no Café da manhã em comemoração ao acesso do Bahia à série A, no Tik Tok Bara, no Farol da Barra.

domingo, 5 de dezembro de 2010

VERÃO EM SALVADOR!!!!

Basta que os primeiros batuques de atabaques ecoem em Salvador para que a temporada de promoções sentimentais se encerrem, dando lugar a uma outra fase,a da piriguetagem desvairada de verão. Assim que os primeiros refrões das canções de carnaval se instalam nas nossas mentes, começamos a repensar nossos namoros. Vale a pena trocar uma relação estável pelos prazeres da vadiagem carnavalesca?

Aliás, vocês já repararam que várias músicas de carnaval falam sobre casais que se separaram? ('se for ficar sem seu amor, eu piro', 'não vale a pena te esquecer', 'foi eterno em quanto durou,foi sincero nosso amor, mas chegou ao fim').
 Setembro começa, e os casais permanecem estáveis. Basta analisar o orkut para perceber que todos os meus amigos e amigas foram tragados pelo furacão amoroso do inverno, buscando companhia estável, colo  quentinho para deitar nas tardes de frio. Quando os primeiros pacotes do Sauípe Folia começam a ser vendidos começa a fase das separações. O colo quentinho passa a fazer calor, e as mãos dadas começam a suar, fazendo com que muitos admitam: Asa de Águia gera divórcios.

 Afinal ASA é ASA... ahuuhahua E milhares deixam seus amores em busca de um espacinho sob a Trivela maravilhosa. Alguns casais resistem, persistem em acreditar que a paixão verdadeira não é coisa que se encontra em cada esquina, e que as relações estáveis têm - de fato- um preço alto, mas que valem a pena. Algumas relações não há Mastercad que possa comprar. ...Por isso, seguem rumo ao próximo obstáculo. É quando lançam os pacotes do Sauípe Fest, Negra Cor surge com seus primorosos ensaios e convidados mais doque especiais, Jammil lança DVD com mega show... Enfim, o sol sobe mais, a praia fica mais cheia, as saias encurtam, os bombados tiram as camisas... O calor aumenta. Seu orkut exibe a comprovação da teoria. Todo mundo quer ficar solteiro no verão!!  

Quer cantar 'sou praieiro' ou 'ai, ai, ai, tô solteiro emSalvador', ou 'aqui ninguém é de ninguém'... enfim,quer cair mesmo é na putaria. Os mais apaixonados resistem aos primeiros ensaios de verão, ainda em novembro, e se contorcem no mês de dezembro.
 Quando surge a melhor segunda feira do mundo com o Harmonia, domingo com Motumbá e Quintas com Vixe Mainha, rs, enfim, Chega o Reveillon, Morro de São Paulo, Itacaré, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda,Paratinga. Então, aquele amor já não lhe parece tão grande, ou aquele relacionamento, estável.

Você  briga mais, se irrita mais, e se incomoda imensamente com cada defeito. Se estressa com cada mancada dela ou dele, e vai buscando justificativas para entrar o ano como o diabo gosta: livre-leve-e-solto! Chega a TRIVELA, o BonfimLight, Farol Folia, Lavagem de Ondina, Festival de Verão, Ensaio Geral do Camaleão, Cerveja e Cia Summer com Ivetona todos em Praia do Forte, Carnaval.

Em janeiro então os casais do orkut são raros. O que vale é o beijo vazio,gratuito nos blocos e becos. É o sexo sem sentimento,sem afetividade. O coração palpitante dos romances incertos de verão. A noite povoada pelos amigos, As Cariocas, As paulistas,As mineiras,As gringas e até mesmo As baianas... Então o que era fardo antes do verão transforma-se em saudade.
O que era excesso te faz uma falta...! E aquela namorada ou namorado que você dispensou para curtir o verão te deixa com saudade.
'Amor de praia não sobe serra e o verão passou, já era!' E bate aquele arrependimento de quem acabou de comer duas pizzas em pleno regime... haha aquela malhação segura antes do carnaval já não é mais tão frequente hehe

Ahhh verão traiçoeiro! Uma Iara que canta para seus ouvidos e te encanta. Assim é o carnaval daBahia, assim é o coração dos baianos...  hahuahuahua

Assim, se você tem um colinho bom e quentinho... vale a pena lembrar ... o inverno vai voltar.