sábado, 5 de fevereiro de 2011

SERGIO BEZERRA ESTÁ EM BRASILIA E PRECISA DE UMA BIKE

Nosso parceiro de bike, sergio bezerra está em Brasilia para encontro literário e pede uma bicicleta emprestada. Se alguem tiver algum amigo por lá, vejam se pode ajudar.

Mandei e mail para alguns amigos, uma filha , mas ainda não conseguimos.

o fone de bezerra está no topo desta pagina. Seu e mail também.

abraçao para todos.


===AMANHA, DOMINGO,DIA 06.02.2011, TEREMOS O PEDAL DA ASBEB. estarei lá!!!!

Valci Barreto.

RENATA FALZONI ESCREVE SOBRE O CIDADE BICICLETA.

Veja no link abaixo, a visita que nos fez a Renata Falzoni e o que escreveu sobre o projeto CIDADE BICICLEETA. Copie, cole e abra o site.

======= ===================  ========================



http://espn.estadao.com.br/renatafalzoni/post/165698_SALVADOR+MARCA+GOL+DE+BICICLETA

====================================== =================       =============

BIKE FOLIA. - E PASSEIO DA ASBEB

BIKE FOLIA.

Valci Barreto
Advogado
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com e




Todos os anos, nas manhãs do período e carnaval, Lazaro reúne amigos no bairro de Marechal Rondon  e vem pedalando para o centro da cidade onde novos bicicleteiras aderem ao seu BIKE FOLIA. O bike folia é passeio ciclistico comum, que tem este nome, criado por Lazaro,  porque realizado no período de carnaval. 

Quando não viajo participo de BIKEFOLIA , de Lazaro ,que muitas vezes deixa Salvador e se dirige , em passios mais longos, para municipios e localidades vizinhas da nossa Capital, como Candeias, Lauro de Freitas, Simões Filho e outros locais da nossa aprazível Bahia de Todos os Santos.

Este ano Gilson Cunha também fará o seu  BIKE FOLIA,em dois dias de carnaval, sendo um deles desfilando na Lavagem do Garcia, com uma “bicicleta elétrica”, (bicicleta com caixas de som).

Estáo ai duas dicas para os amantes do pedal.
===============================

AMANHA, DIA 06.02.2011, acontece mais um passeio ciclistico da ASBEB, saindo às 09 horas do Dique do Tororó.
=Infelizmente não pude comparecer a este belo passeio. Desejo um belo passeio para todos voces.!!
====================
Meus amigos do pedal da asbeb. Muita gente me pergunta porque não tenho ido aos passeios da ASBEB. Respondo a todos o seguinte: estando em salvador, só não vou aos passeios da asbebe se houve um motivo muito forte me impedindo.No mais, estarei sempre presente, apoiando e dizendo a todos que é o passeio baiano mais alegre, mais democrático , que mais agrega , que mais ensina aos pedalantes da Bahia , que leva mais longe nossas mensagens e exemplos em favor das bicicletas nas ruas e que mais anima as pessoas a pedalar. Vamos sempre estar juntos, apoiar e participar deste belo passeio. Mais uma vez não pude participar deste de hoje.

valcibarretoadv@yahoo.com.br
Peço aos amigos para mandarem as fotos para o alberto.bugarin@gmail.com, a fim de postá-las no muraldebugarin.com

Um bom passeio e um forte abraço para todos!

valci.
valci barreto

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MOTORISTAS NA FRENTE DAS ESCOLAS.



MOTORISTAS NA FRENTE DAS ESCOLAS.

Valci Barreto
Advogado, cicloativista baiano
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br

A imprensa tem noticiado, e somos testemunhas, dos incômodos causados pelos motoristas ao levarem seus filhos para as escolas. As pessoas se curvaram tanto aos encantos e  comodidades oferecidas pelos carros que se imaginam incapazes de irem a pé comprar um pão, um remédio, um jornal a cem metros de casa . O elevado numero de veículos nas grandes cidades,  com  estacionamentos limitados,  ruas estreitas e curtas, os veículos engarrafam, estacionam sobre passeios públicos, agridem, incomodam e, somados a outros fatores, tornam a vida urbana mais agressiva.

Os condutores de veículos desenvolveram uma cultura de que as avenidas, passeios públicos, todos os espaços, enfim,  são exclusivos para seus veículos; de que, quem está em sua frente, mesmo dirigindo em velocidade regular, está incomodando, atrasando suas tarefas, “atrasando meu baba”, como popularmente se fala ,  e  impõem  ao cidadão comum , especialmente aos pedestres, uma situação de  refém da sua ira e egoísmo.

“Estou com pressa”, “tenho o que fazer”, “estão me empatando”, “sai da frente”. são frases que lhes martelam a cabeça a qualquer hora que estejam dirigindo,  mesmo que em suas casas sejam as mais doces das criaturas.

Os transtornos causados pelos engarrafamentos em frente das escolas são agravados pelas agressivas buzinadas.

Ninguém quer parar a alguns metros antes ou depois da  escola para facilitar o transito de veículos e pessoas. Nem conseguem implantar o transporte solidário. Ao contrário, se não houver um portão e seguranças impedindo, limitando a sua passagem, certamente  abrirão as portas do seu veiculo já ao lado das cadeiras onde sentam os seus filhos.

Ao usar as buzinas de forma agressiva em qualquer lugar, os motoristas não se importam com nada ao seu redor, muito menos com os residentes nas vizinhanças, muitos deles  idosos, doentes, que necessitam e têm direito ao silencio.

Além de promoverem todo um mal estar, estes motoristas estão ensinando seus filhos a fazerem o mesmo, ou pior, quando, no futuro, também levarem os seus filhos  para as escolas.


Reproduzindo esta incivilidade no uso da buzinas; das  vias publicas ; como se todos os espaços lhes pertencessem, e como se todos sejam obrigados a se renderem aos seus desejos, será bem mais fácil para seus filhos aprenderem o que não deve ser feito quando na direção de um carro.

Os motoristas levam  seus filhos para as escolas para que eles aprendam, também, normas de civilidade.  Contraditòriamente , estes mesmos  senhores,  já na porta das instituições de ensino,  destroem  todas as lições por aqueles recebidas, aos lhes ensinarem a usarem a buzina, não como instrumento de segurança, de alerta contra perigo , mas para dizer, “gritando”:

 para o  filho:

“corre logo,meu filho”

“já tô aqui ,meu filho”.

E para os demais que estejam em sua frente:

“Saí da frente, porra!”

“Sai da frente, desgraça!”

“sai da frente filho da puta!”

 ==================================================
==========================
Buga, infelizmente não posso fazer doação de sangue. Espeero que as pessoas atendam ao apelo da doente e dos seus familiares.
Fé em Deus.

Como ultrapassar mais de 100 carros em 5 minutos

vá de bike

adolfo ferreira to

                                               ATENÇÃO AMANTES DA BOA MÚSICA E DANÇA.
Todos os domingos, das 09:00 ás 12:00 no largo da madragôa, na Ribeira, venha curtir e apreciar música de qualidade com a banda AMIGOS DE ITAPAGIPE, sob a regencia do maestro Pugliese. Nada melhor para descontrair que uma boa musica, em um ambiente calmo e arejado, e o que é melhor. É de graça, para todos, é na praça. Venha conferir e traga sua familia, e convide os amigos. Vamos dar valor ao que é nosso.
 
dica de adolfo, do ITAPAGIPE É DO PEDAL

VA DE BIKE NESTE FINAL DE SEMANA.


VA DE BIKE NESTE FINAL DE SEMANA.

Valci Barreto
advogado, cicloativista baiano
bikebook.blospot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br 

GRANDE PASSEIO DA ASBEB, VEJA ROTEIRO NO MURALDEBUGARIN.COM; SAINDO DA FONTE NOVA, DIQUEI DO TORORO, 09 DA MANHA, todo primeiro domingo do mês. O do próximo domingo já está no muraldebugarin.com

TEATRO DO SESI, SABADO E DOMINGO, ATÉ 27.02.2011 A PEÇA DE GARCIA LORCA, “A CASA DE BERNARDA ALBA”, 20 horas.

=canto da praça, tocando e cantando de graça no jardim de Nazaré, das 09 às 12 horas.

=museu de arte moderna da Bahia, no domingo leve suas crianças a partir das 15 horas para pintar , de graça, com artista plástico Maninho. Tinta, pincel, tudo de graça.

=coleções de selos, postais, fotos antigas, na sede dos correios na pituba.

=café da manha, de domingo a domingo, na seasa do rio vermelho , e na albane, na Pituba.
Ambos com banana da terra, mingaus, sucos, frutas, carne do sol, e muitas outras iguarias.

=vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando por bikebook.blogspot.com
============================

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PRECISA-SE DE SANQUE URGENTE

Amigos tenho uma  colega Carla Gatis encontra-se com um parente necessitando de sangue URGENTE de qualquer tipo.Salientamos que  a mesma encontra-se na UTI em estado grave com chance de 2% de vida
As doações deverão ser feitas no IEBA na Rua da Florida - Graça

 em Nome de Sanjaya Mara Pena Gatis.

Doação é um ato de AMOR.

Agradecida


Teresinha Bugarim
3115-6577
8791-4637/9935-0435

DOAÇÃO DE LIVROS EM SALVAOR

Alguns locais e pessoas que aceitam doações de livros:

1-Senhor Alfredo, na Sete Portas, Ladeira do Funil, ao lado do Mercado da Sete Portas.

2-Lau, ou lazarao, projeto leitura na praça, no largo da cruz da redenção, final de linha de brotas.

3-Igreja da Vitoria, Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba; Alemão, ou Gaucho, no Comercio, em frente à Faculdade Unijorge, Convento da Lapa;

4-Caju, em frente à Biblioteca Pública dos Barris.

5-Professora Nilza, na Lapinha.

6-Biblioteca Comunitária do Calabar.

Não jogue livros nem revistas no lixo; Faça doações.

=Brinquedos também, mesmo quebrados, muitas crianças mais humildes aproveitam para suas brincadeiras, reciclam, inventam e reinvam os brinquedos que seus filhos não usam mais.

GARCIA LORCA NO SESI DO RIO VERMELHO


GARCIA LORCA NO SESI DO RIO VERMELHO

Valci Barreto,

Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br


A companhia e escola de teatro VANACONTRAMÃO, estará apresentando no Teatro do Sesi do Rio Vermelho, Salvador Bahia, todos os sábados e domingos, às 20 horas, DO DIA 29.01.2011 A 27.02.2011, a peça A CASA DE BERNARDA ALBA, do escritor espanhol, Federico Garcia Lorca.

“O poeta Federico García Lorca nasceu na região de Granada, na Espanha, e levou para sua poesia muito da paisagem e dos costumes de sua terra natal.
Estudou direito e letras na Universidade de Granada. Seu primeiro livro foi publicado em 1918, com o título "Impressões e Paisagens". No ano seguinte, Garcia Lorca mudou-se para Madri, onde viveu até 1928. Em Madri tornou-se amigo de vários artistas, como Luis Buňuel, Salvador Dali e Pedro Salinas. Em 1920 estreou no teatro, com a peça "O Malefício da Mariposa", e em 1921 publicou "Livro de Poemas".
García Lorca viveu dois anos em Nova York. De volta à Espanha, em 1931, criou a companhia teatral "La Barraca", que passou a se apresentar por todo país encenando autores clássicos espanhóis, como Lope de Vega e Cervantes. Tornou-se também um grande dramaturgo e criou peças que ficaram conhecidas no mundo inteiro. Entre suas obras mais encenadas estão "Bodas de Sangue", "Yerma" e "A Casa de Bernarda Alba".
Como poeta, Lorca publicou mais de uma dezena de livros, entre eles "Romance Cigano", "Poeta em Nova York", "Seis Poemas Galegos" e "Cantares Populares". A poesia de Garcia Lorca é simples e direta, e seu estilo doce e comovente tem encantado gerações de leitores. Sua poesia tocante também registrou o modo de viver das pessoas mais simples e buscou resistir contra todo tipo de opressão.”
Garcia Lorca foi assassinado pela ditadura franquista, na Espanha.
A respeito do escritor espanhol, assim se expressou o poeta chileno PABLO NERUDA, em suas memórias, Confesso Que Vivi”:

“Que poeta! Nunca vi reunidas como nele a graça e o gênio, o coração alado e a cascata cristalina. ...Igênuo e brincalhão, cômico e provinciano, esplendido, ...radiante e gentil....”
 

Fotos de Lázaro Bike

Estão postadas no muraldebugarin.com dentro do albun Festa de Iemanjá



Postado por Bugarin

PRA QUE TRIO ELETRICO NA FESTA DO RIO VERMELHO?

Valci Barreto
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br


Vi as fotos do nosso querido buga, postadas no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos". Não sei para que trio eletrico em festa como a do Rio Vermelho. Uma das fotos mostradas, parece exibir um trio, pequeno mas trio. Não sei se as pessoas de um modo geral, aprovam estas máquinas de fazer barulos em festas como a do Rio Vermelho, estreitas, apertadas, movimentadas. Além de outros incomodos para a circulação de pessoas, ainda produzem o infernal barulho.

Se as pessoas de um modo geral, notadamente as do bairro, não aprovam os trios em suas festas, deveriam fazer algo para afastá-los, definitivamente, de festa como a do Rio Vermelho que, como a do Bonfim, seria bem melhor sem eles. Acho eu.

ASSALTO NA REGIÃO DO SHOPING SALVADOR - CICLOVIA PRECISA DE LIMPEZA

Parabéns pelo presente que nos tem dado o Buga com suas fotos novas e antigas, algumas não tão antigas. Parabéns a Itana pelo excelente texto sobre o transito.

=Aviso para todos: fomos informados que um marginal, com uma faca, facão ou peixeira, não importa. Esconde-se em uma vegetação nas imediações da passarela do Shopping Salvador e vem sistematicamente atacando quem passa por ali. Fonte que merece nosso crédito nos telefonou que já sabia do fato, por ouvir dizer. Agora ele , passando de bicicleta, presenciou um ataque. Lamentavelmente nada pode fazer , vez que não encontrou nenhum policial no local. E não enfrentar marginal armado de faca.

 Por favor, repassem esta informação para seus contatos.

=======================================


CICLOVIA DO DIQUE DE MARECHAL RONDOM.

O Dique de Marechal Rondom dispoõe de seis quilometros de ciclovias. Porém, ainda não foi asfaltada , está muito maltratada e esburacada. A comunidade local, notadamente crianças ligadas ao NATURABIKE AÇÃO, se propoe a passar a enxada no local, deixar tudo arrumado para que algum orgão providencie o asfalto.

Vamos ajudar aquela comundade, e aos ciclistas da região, passando esta informação para o maior número possivel de pessoas. Quem sabe algum orgão não venha a se interessar pelo caso?
O professor de bicicleta, Lazaro, do Naturabikeação, propoe-se a colaborar, levando crianças do bairro , com autorização dos pais, para UM DIA DE ENXADA NO DIQUE DE MARECHAL RONDOM.

MAIORIDADE PARA DIRIGIR



(Texto: Itana Mangieri)

Todo mundo quer ter um carro ! Mesmo antes de aprender a dirigir.
A população de veículos cresce e entope ruas e avenidas e o trânsito está a cada dia mais febril, irritado, negligente e mais violento.
Uma pequena porcentagem da população sabe que bebida e direção não combinam, mas a maioria dos motoristas gosta dessa mistura explosiva.
Uma das matérias-primas da mídia são os acidentes de trânsito: ferro retorcido X vidas perdidas. Isso dá ibope: A curiosidade sangrenta.
Campanhas educativas de segurança no trânsito são divulgadas sem resultados e as estatísticas provam que os jovem se “encantam” com bebidas alcoólicas cada vez mais cedo.
Mas a mídia, que ora mostra os resultados trágicos, ora também incentiva o consumo inconsciente e distorce o conceito/lógica de locomoção automotiva.
E isso é fácil verificar através da necessidade social de status com carros de luxo, como se eles lhe dessem um poder sobrenatural e de admiração. Dessa forma, muitos motoristas interpretam que, por dirigirem um modelo de luxo nacional ou importado, possuem prioridades no trânsito, que manobras radicais e perigosas são permitidas, que as leis de trânsito por eles não precisam ser respeitadas e que a vida de pedestres não tem importância por não se locomoverem sobre rodas e carcaças com design luxuosos.
Se com um carro popular 1.0 ou 1.4 muitos não assimilam regras de segurança e trânsito, quando conquistam o privilégio de dirigir qualquer modelo com motor 1.6 ou 1.8 ou 2.0 sentem-se superiores (pilotos aéreos).
E pra comemorar, brindam antes, durante e depois de misturar direção e bebida alcoólica.
Outro fato fácil de se verificar é a idéia de que é a bebida que diverte. As propagandas induzem a isso. Não importa a companhia numa festa, num bom papo de boteco, na reunião de amigos, no almoço de domingo, etc.
Em fotos das redes de relacionamentos da internet o que mais se vê são imagens de pessoas exibindo latas de cervejas como troféus da alegria.
Agora é verão e as festas e ensaios carnavalescos aumentam o consumo de bebidas alcoólicas e a campanha de "Se beber não dirija. Vá de taxi" se intensifica.
E quem nos garante que, com essa "suposta isenção", alguns profissionais do trânsito também não bebam e dirijam ? Em blitz, esses motoristas são analisados quando transitam com seus clientes ?
É só uma hipótese que pode ser analisada !
E por falar em “blitz” essas tornaram sazonais em alguns feriados prolongados e de uns
tempos para cá, raramente semestrais.
Há também alguns aprendizes de seres humanos que causam acidentes de trânsito com
gestos simples como jogar latas de alumínio pela janela do carro, cigarros, garrafas, sacos plásticos ou até o(a) carona ao lado. Itens descartáveis que combinam com o asfalto !
Outros são os suicidas que se revoltam com algum fato desagradável e desabafam no volante, em alta velocidade e desgovernados.
Como se isso resolvesse !!!... Pena que os acidentes causados por este estereótipo não lesa somente a ele(a). Infelizmente lesa e/ou leva consigo outras vidas.
Campanhas educativas podiam combater a vaidade: que carrões não dão poderes e que bebida alcoólica não é diversão.
Mas neste país ainda falta investimentos educacionais básicos !
Para sossegar os anseios do povo, dá-lhes diversão (bebida) e cria-se necessidades de status (carrões).

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

2011_02_02 Festa de Iemanja

Parte de trz da Igreja do rio Vermelho


Tadeu


Bin Laden, Bugarin, Everaldo, Gerreiro

Na festa de Iemanjá e na feijoada de Everaldo Augusto
Mais fotos no muraldebugarin.com

Postado por bugarin

FESTA RIO VERMELHO, NÃO DEU PARA MIM.

Infelizmente, por razões de trabalho não pude ir para a festa do Rio Vermelho nem para a feijoada do Everaldo. Uma boa festa , feijoada e pedalada para todos.

Perdão ao meu amigo Tadeu , da equipe de Everaldo, a quem prometi fazer-me presente na festa.


Valci

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Foto antiga mas não muito

Eu era assim e tinha esse nome você sabia?



100 comentários.

Postado por Bugarin

1ª Etapa do Campeonato Baiano de Speed 2011

Enviado por Tio LU

Olá meus amigos, dia 20 de fevereiro teremos a 1ª etapa do Camp.
Baiano de ciclismo, mas dessa vez teremos a categoria Kids, quem poder
comparecer com os filhos, sobrinhos..etc aguardo todos lá..

Abraço!!!!


Marcelo Cavalcante


Prezados atletas,

A Federação Baiana de Ciclismo informa que a nossa 1ª etapa do
campeonato baiano de speed será realizada no dia 20 de fevereiro na
Avenida Magalhães Neto e a prova será do tipo "australiana". A grande
novidade dessa prova é que terá a categoria "KIDS" (7 a 8 anos/9 a 10
anos/11 a 12 anos). Convidem seus filhos (as), sobrinhos (as),
vizinhos (as), enfim, a criançada fará um bela festa na Magalhães
Neto. Ah, a inscrição dessa categoria será gratuita, vamos incentivar
a galerinha! A FBC lembra a todos que a entrega da premiação dos
campeões/vice e entrega de certificados para os atletas de speed serão
entregues no final da 1ª etapa do baiano de speed no dia 20/02. A
premiação do Mountain Bike será feita na 1ª etapa do baiano de MTB.

Grata
--
          Vanessa Michaelsen
       Assessoria de Comunicação
 Federação Baiana de Ciclismo (FBC)
 e-mail: assessoria.fbc@gmail.com
     site: www.fbciclismo.com.br
   Facebook: Vanessa Michaelsen
          Twitter: @fbciclismo
Contato: 71 8836 -1965/8218-7808


Postado por Bugarin

ESCOLA DE BIKE PROFESSOR LAZARO - PEDAL FOLIA

ESCOLA DE BIKE PROFESSOR LAZARO.

Valci Barreto

bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br



Competência, dedicação, sensibilidade, disciplina , bom humor. Este é o perfil do Professor Lázaro, que ensina a montar bicicleta. Ele vai até a sua casa  e no local que ele ou você escolher acontecerão  as aulas.

O professor Lázaro é inscrito como instrutor nos órgãos competentes.

Se esta informação serve para animar alguem que se preocupa com idade, está na biografia de Leon Tolstoi que este escritor aprendeu a andar de bicicleta aos 66 anos de idade.

Lázaro estará dando aula no dia 02.02 a uma das suas alunas. Após a aula, pedalará pela região do Rio Vermelho e garantiu sua presença na feijoada do Everaldo Augusto, da SECOPA, também no Rio Vermelho.

Cheio de projetos e ações, Lázaro estará, mais uma vez , durante o período de carnaval, com a sua cria, o BIKE FOLIA, que todo os anos acontece nas manhãs do período de carnaval.

Fundo do baú

Se alguem não reconheceu este prédio, ele é a antiga radio Sociedade na Rua Carlos Gomes Salvador - Ba.

E por um acaso alguem pois para secar a Bandeira do Brasil e esqueceu de pega-la a mais de 40 anos


na época me tomaram a copia em papel e o negativo para que não mostrasse
hoje já fora de contexto vale como lembrança das minha andadas por Salvador fotografando tudo. 
Agora só lembranças.

Postado por Bugarin

Ferry Boat fica à deriva durante travessia Itaparica-Salvador

Leiam a noticia neste blog http://www.blogdailha.org/itaparica/01/02/2011/ferry-boat-fica-a-deriva-durante-travessia-itaparica-salvador/ 

Postado por Bugarin

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Som Do Roque

"Livro, cinema e música no Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha

· Lançamento do Livro “Encontros e Debates” do VI Panorama

· Exibição de 5 curtas baianos premiados

· Festa Confraria Du Balanço

No dia 04/02, às 21h, o Coisa de Cinema lança o segundo livro “Encontros e Debates”, publicação que contem conversas e reflexões que tiveram lugar na última edição do Panorama, que ocorreu entre maio e junho de 2010.

Um material rico, informações e pensamentos sobre o passado, presente e futuro do cinema brasileiro e mundial.

No livro, há uma longa entrevista com Orlando Sena, homenageado pelos seus 70 anos. O cineasta espanhol José Luís Guérin fala sobre o Tempo e a Memória no Cinema. Vincent Carelli e Francisco Serafim conversam sobre a trajetória do “Vídeo nas Aldeias”, em seus mais de 20 anos. Os atores João Miguel, Luis Carlos Vasconcelos e Irandhir Santos debatem com os cineastas Marcelo Gomes e Cao Guimarães sobre a relação complexa entre ator e diretor no cinema. Kleber Mendonça, Gabriel Mascaro, Daniel Lisboa e Silvana Olivieri falam da relação cinema e cidade, entre outros textos.

Na noite do lançamento, haverá exibição de cinco curtas baianos premiados em dezenas de festivais nos dois últimos anos. As 100 primeiras pessoas que retirarem bilhetes para assistir aos curtas receberão um exemplar do livro.

Doido Lelé, de Ceci Alves; Sarcófago, de Daniel Lisboa; Cães, de Moacyr Gramacho e Adler Fernandes (Kibe), e; Carreto e Nego Fugido, de Cláudio Marques e Marília Hughes, curtas que circularam por festivais brasileiros e estrangeiros, conquistando mais de 50 prêmios num ano marcado por excelente safra do curta nacional.

Nego Fugido foi considerado Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no XVI Festival de Vitória. Carreto foi eleito o Melhor Curta e Melhor Roteiro no 38º Festival de Gramado. Há mais de vinte anos um filme baiano não ganhava o principal prêmio no tradicional festival latino-americano.

Cães foi considerado Melhor Fotografia, Melhor Ator (Hilton Cobra) e Melhor Filme, pelo júri da crítica do 41º Festival de Cinema de Brasília.

Sarcófago, entre outros, foi eleito um dos três melhores filmes do 11º Festival Internacional de Belo Horizonte.

Doido Lelé foi considerado pelo público o Melhor Curta do 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Esses são alguns dos principais prêmios conquistados por esses curtas, que serão exibidos em clima de manifesto pelo formato na Bahia. O curta-metragem é extremamente importante para o desenvolvimento do cinema, para a formação e intercâmbio dos cineastas. Pernambuco, por exemplo, possui uma forte política de apoio ao curta. Em 2011, ao menos 15 filmes curtos serão produzidos por lá, enquanto que aqui na Bahia teremos menos de 5.

Depois da sessão de cinema, haverá ainda a festa da Confraria Du Balanço, em sua 8ª edição. A Confraria du Balanço é um Coletivo de DJs (Netuno, Som do Roque e Suzi 4 Tons) e VJs (Drica Rocha) que se utiliza de uma variedade de linguagens artísticas nos seus encontros.

Na Confraria, diferentes ritmos como funk, soul, afrobeat, cumbia, hip hop, dub são sempre regados à muita música brasileira dançante de todos os tempos.

Mais uma vez, a festa será num dos mais importantes espaços culturais de Salvador, o Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, que reúne no seu prédio cinema, livraria, café, e que fica localizado num dos cartões postais da Bahia, a Praça Castro Alves.

Nesta edição, DJs e VJs confrades irão participar do balanço com todos nós em frente à "praça do Poeta" celebrando o verão. O balanço te chama... Diga sim!

Serviço:

Lançamento do Livro “Encontros e Debates”; exibição de curtas baianos e festa Confraria Du Balanço

Espaço Unibanco de Cinema - Glauber Rocha - Praça Castro Alves - Salvador - Bahia

Quando: sexta, 04 de fevereiro, a partir das 21h

Entrada para os curtas: gratuita

Entrada para a Confraria Du Balanço: R$ 10,00 (Lista amiga: R$ 8,00, deixando um comentário no blog)


Postado por Bugarin

    • Gostaria de convidar todos vocês para a 8ª edição da Confraria du Balanço. Estamos preparando tudo com muito carinho para que a noite seja super divertida.
      Mais uma vez estaremos no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves - Salvador - Bahia. Sexta, dia 04, esperamos todos vocês lá.

      http://confrariadubalanco.blogs...Ver mais