sábado, 17 de abril de 2010

+ VÁ DE BIKE! ++

A bicicleta como meio de transporte no país do automóvel

09/04/2010 - 17:23

Ônibus com suporte para bicicletas começa a circular em duas cidades


Ônibus com suporte para
bicicletas em São Paulo
Foto : Luis F. Gallo,
via Flickr do CBNSP

Em Bagé, serviço já entrou em operação

Na cidade de Bagé (RS), um ônibus com um rack dianteiro para carregar duas bicicletas por vez já está em operação desde o início dessa semana. A reportagem diz que leva apenas 15 segundos para prender a bicicleta no rack.

O gerente da empresa acha que o ciclista vai embarcar nesse ônibus para ir passear na ciclovia: “de repente, as pessoas querem ir pedalar na ciclovia e pegam o ônibus para chegar até lá”. Afinal, é pra isso que serve ciclovia, né? E é pra isso que as pessoas usam bicicleta: pra passear na ciclovia… Apesar de bem intencionado, ele ainda vê a questão por detrás do parabrisa do carro.

Já o trabalhador que usa a bicicleta foi mais realista: “O pneu da minha bicicleta fura muito. Agora, é só botar no suporte do ônibus, não preciso ir empurrando até em casa.”

Em São Paulo, testes no próximo fim de semana

Na capital paulista, sistema semelhante começará a ser testado no dia 17. Segundo a SPTrans, prender a bicicleta no rack é uma operação que deve levar cerca de um minuto. Ela será então travada pelo motorista, para evitar roubos.

As linhas que participarão do teste não foram divulgadas. O serviço funcionará “apenas aos finais de semana e em poucas linhas que passem por parques”. Claro, afinal é para isso que serve bicicleta: para pedalar dentro de parque no final de semana…

Uso maior da bicicleta é para trabalho

Segundo dados da Abraciclo, cerca de 77% das bicicletas utilizadas por adultos são usadas como meio de transporte. Sem contar que as que são utilizadas para lazer muitas vezes passam meses encostadas sem circular.

E a pesquisa Origem/Destino realizada pelo Metrô-SP em 2007 mostrou que 70% das 304 mil viagens diárias de bicicleta eram para ir ao trabalho. O uso para lazer foi declarado em apenas 4% das respostas.

Por isso é mais do que pertinente a frase do André Pasqualini, do Instituto CicloBR, na matéria do Estadão: “os testes deveriam ser feitos com quem utiliza as bicicletas para trabalhar, que é a maioria dos deslocamentos”.

Autor: Willian Cruz - Categoria(s): . A Bicicleta em São Paulo ., . Bicicleta é transporte .


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Campeonato Baiano de Remo 2010


Salvador, 13 de Abril de 2010.

MUDANÇAS AGITAM O REMO BAIANO EM 2010

No dia 25 de Abril, a Federação dos Clubes de Regatas da Bahia estará realizando a 1ª Etapa do campeonato Baiano de Remo 2010, a partir das 09 horas da manhã, na Enseada dos Tainheiros, com a presença confirmada em mais de 100 atletas, disputando provas nas categorias júnior, peso-leve, sênior, máster, masculino e feminino, numa bonita festa para os atletas no local de disputas.

Com a expectativa de grandes remadas, já que a Bahia detém a hegemonia na região, com conquistas e ótimos resultados, o Campeonato Baiano de Remo 2010 está sendo bastante aguardado em função das mudanças de atletas promovidas pelos clubes, aumentando a rivalidade, movimentando a torcida que comparece em peso nos dias de regatas, deixando a Enseada dos Tainheiros pequena.

O Esporte Clube Vitória, querendo manter a hegemonia do remo baiano e nordestino, investiu pesado na aquisição de remadores de ponta, com destaque para Fábio Moreira, bi campeão brasileiro e Seleção Brasileira de Remo, além de outros atletas. O Clube de Natação e Regatas São Salvador também não ficou parado, pois, além de melhorar a estrutura do clube, dando um maior conforto aos seus atletas, trouxe os destaques das temporadas passadas pelo rubro negro, Marilene Barbosa e Bethânia Barreto, aumentando seu poderio e partir forte para quebrar a seqüência de títulos do Campeão de Terra e Mar. Os clubes Itapagipe e Santa Cruz também querem conquistar provas, melhorando o nível de disputa da 1ª regata do ano de 2010.

A 355ª regata mantém as tradições de um esporte forte e competitivo, praticado desde o início do século XX, tendo o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Embasa, Sorveteria da Ribeira, Lanches Jóia, Delitutti Delicatessen e apoio da Marinha do Brasil, Crefi-13, Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Salvador, Lojão das Tintas, Andequip, Auto Escola Novo Rio e Instituto Cultura Brasil – Itália Europa.


SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM VERA CRUZ (??)


Bom dia, amigos(as) – COM CÓPIA PARA A CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO!!

Soube hoje (14.4.2010), perplexo, que o nosso Município (Vera Cruz), decretou situação de emergência, devido às fortes chuvas que castigam todo o país.

Estranhamente, Itaparica, também aqui na Ilha e que igualmente à Vera Cruz e outras tantas cidades do recôncavo baiano, que sofrem com a frente-fria que atingiu nosso estado desde a última quinta-feira, não lançou mão do decreto e, por sua vez, põe dúvidas gritantes na sociedade local de toda Ilha (Itaparica e Vera Cruz).

Recordo-me, por exemplo, que ano passado, Vera cruz, já na gestão do atual Prefeito Magno do PT, lançou idêntico decreto que fora rechaçado pelo governo Federal, que também é do PT.

Será que desta feita ocorrerá o mesmo ??

Vejam os senhores que este signatário é MEMBRO VOLUNTÁRIO/EFETIVO DA DEFESA CIVIL NACIONAL, diplomado pela Universidade Federal de Santana Catarina e, desde a época da desastrada gestão do ex-prefeito Nicandro, em Vera Cruz, e de Cláudio Neves (cuja gestão NÃO foi, ao que nos parece, tão desastrada como a atual que governa Itaparica), ingressou com farta documentação junto às Prefeituras de ambos os Municípios (todas protocolizadas nas sedes das respectivas Prefeituras), repassando farto material disponibilizado pelo Governo Federal, a fim de que as CONDECS fossem criadas e, assim, tivéssemos as situações regularizadas para, em caso de acidentes naturais, todo processo de assistência por parte da Defesa Civil Nacional, inclusive liberação de verbas, ocorressem sem maiores delongas. FIZERAM (E FAZEM) LETRA MORTA DA REGULARIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE.

Infelizmente, nada aconteceu.

As possíveis “comissões” que “dizem” instaladas em Vera Cruz e Itaparica, além de despreparadas do ponto de vista PRÁTICO e TEÓRICO, estão eivadas de equívocos, vícios e nulidades.

Portanto, senhores, fico a me questionar:

HÁ INTERESSE EM SE RESOLVER A SITUAÇÃO EMERGENCIAL DO NOSSO MUNICÍPIO OU, TÃO SOMENTE, OBTENÇÃO DE LIBERAÇÃO DE RECURSOS / VERBAS ($$$$$$$$$$$) ????? Que cada um dos senhores analise em “per si” as reais situações.

Uma tristeza tudo isso.....

Baraúna

s.barauna@uol.com.br


Nova Imagem

Lançamento Documentário A BAHIA DE EUCLIDES DA CUNHA


"HOJE, 14.04.2010, APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTARIO DE CARLOS PROZATO SOBRE CANUDOS ,NO CENTRO CULTURAL DA PREFEITURA MUNICIPAL, ENTRADA GRATUITA, 17 HORAS, HOJE. o CENTRO CULTURAL É AO LADO DA SORVETERIA A CUBANA, PARTE ALTA DO ELEVADOR LACERDA.

NO MESMO EVENTO, LANÇAMENTO DO LIVRO DE OLEONE COELHO FONTES, SOBRE A PASSAGEM DE EUCLIDES DA CUNHA NA BAHIA QUANDO DA GUERRA DE CANUDOS."

domingo, 11 de abril de 2010

CAMILA PITANGA E HELOISA PERISSE SÃO MADRINHAS DO "PROJETO BICICLOTECA" NO RJ



Reportagem: Tony Andrade e Thyago Andrade/AgNews - Fonte: Hotmail.com


RIO DE JANEIRO - Madrinhas do “Projeto Bicicloteca”, idealizado pela roteirista Manuela Dias, da ONG CUFA (Central Única de Favelas), Camila Pitanga e Heloísa Périssé foram neste domingo (11) até a Associação de Moradores da Cidade de Deus para a inauguração da biblioteca ambulante.

A ideia do projeto é de levar, de bicicleta, livros a pessoas carentes. Deste modo, crianças, jovens e adultos poderão escolher os exemplares que quiserem na porta de casa. A bicicleta idealizada pelo projeto é equipada por estantes e comporta até 70 livros de uma só vez. O “biciclotecário”, garoto que dirige a “bicicloteca”, vai passar semanalmente por diferentes ruas da comunidade com um alto-falante.