sábado, 4 de dezembro de 2010

PARA VER MAIS MATERIAS DESTE BLOG

Para ver mais materias deste blog, clique em "postagens mais antigas" "postagens anteriores", na parte inferior desta pagina.

Milhares de fotos, produzidas por nos e por pessoas que nos encaminham, estão postadas no muraldebugarin.com, em "galaria do mural"

Clicando nas fotos deste blog elas são ampliadas.

WAFFLE CASEIRO NO RIO VERMELHO

O holandez Hans faz e vende Waffle caseiro no Largo de Santana, Rio Vermelho, Salvador Bahia, em todas as tardes de sábados e domingos. Na ultima sexta feira de cada mes, faz o mesmo em uma feirinha que acontece na sede dos Correios, na Pituba.   Em nosso bikebook.blogspot.com.br  há um vídeo em que ele demonstra como fabrica o tradicional  biscoito do seu pais .Hans fornece seus biscoitinhos para eventos e para a Delicatessem Albane, na Pituba. Não chega para quem quer. Os ingredientes são naturais e livres de conservantes.
Posted by Picasa

COPA 2014 II FORUM BAHIA

Posted by Picasa

Passeio Ciclístico no II Fórum Copa Bahia 2014

Passeio Ciclístico no II Fórum Copa Bahia 2014
Amigos, fomos convidado para fazer um pequeno passeio Ciclístico, saindo da Sereia de Itapuã até o local onde acontecerá o II Fórum Copa Bahia 2014, no Gran Hotel Stella Mares, estamos providenciando para entrar no auditório de bicicleta, causando surpresa a boa parte da mesa, como o Prefeito, Governador
e vários Secretários, fortalecendo o projeto Cidade Bicicletas, para que além dos 180 km de ciclovia que estão sendo projetado consigamos fazer um pouco mais e de boa qualidade, já que este projeto já está incluindo como preparativo para copa de 2014.

Espero todos, quem puder pedalar neste dia, dia 15/12/2010, iremos sair às 07h30min da manhã da Sereia de Itapuã, distribuiremos camisa, boné e teremos um café da manhã gratuito, estou estudando a possibilidade de ter almoço também.
Para garantir a inscrição no pedal e ter direito ao seu kit, mande e-mail para asbbesrporte@hotmail.com, ou ligue 9982-7014.
Quem quiser participar só do seminário, mande e-mail para:
forumbahia2014@secopa.ba.gov.br, ou ligue 3115-9933
Maiores informações:
Gilson Cunha
(71)9982-7014 begin_of_the_skype_highlighting              (71)9982-7014      end_of_the_skype_highlighting

CLIQUEM NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS

CIDADE BICICLETA

Ciclistas baianos reivindicam e estão atentos ao projeto CIDADE BICICLETA.

Esperam que as ciclovias prometidas não sejam apenas parques como os instalados na Centenário e na Garibaldi. Esperando grandes avanços, os cicloativistas esperam ciclovias também na Cidade Baixa até a Suburbana.

vejam videos no bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
e no you tube.
Posted by Picasa

CARURU SOLIDARIO

Posted by Picasa

CIDADE BICICLETA

CIDADE BICICLETA

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com




Não pude ainda comparecer às reuniões da Faculdade de Arquitetura da UFBA que tratam do Cidade Bicicleta. Dei minhas justificativas aos companheiros de pedal, inclusive à minha querida amiga, pedalante, professora de Arquitetura da UFBA, Rosa Ribeiro.

Foi com muita alegria, emoção até, que vi e ouvi os depoimentos nos vídeos, atestadores de que as mudanças em favor das bicicletas nas ruas já começaram a acontecer.


Embora sempre entendendo que melhor do que ciclovia e ciclofaixa é a educação do nosso povo, para que alguém de carro, moto , bicicleta ou jumento respeite o seu semelhante , temos que aplaudir estas iniciativas como sementes de ações que , querendo ou não, terão que ser implementadas. Mais do que o próprio projeto, anima-me a preocupação revelada pelos professores Kalil, Rosa Ribeiro e demais participantes do evento. A atuação da  Conder que jamais antes “pensou “ em bicicleta , apesar de ter participando de tantas obras , muitas delas com vultosos investimentos, como vias asfálticas, viadutos, Plano Inclinado da Liberdade, é por demais representativa dos novos tempos.

Coincidentemente, esta  semana a TV brasileira nos trouxe grandes mensagens do que estão fazendo países europeus, como a Itália, para dizer às pessoas: chega de tanta pressa e de tanto carro.

O Cidade Bicicleta, que aplaudo, deve ter em seu bojo o mais importante de todos os itens , : a educação dos motoristas e a redução da velocidade dos carros nos centros urbanos, como bem colocou a senhora que se apresenta como aposentada em um dos vídeos postados no bikebook.blogspot.com.

Além da briga com os motoristas , da necessidade de uma ampla campanha educativa, da necessidade de diminuir a velocidade dos carros nas ruas, teremos que enfrentar os que lucram com as atividades ligadas ao transporte urbano, especialmente proprietários de empresas de transporte de passageiros, taxis e ônibus, especialmente,  sempre bem protegidos por interesses econômicos e políticos que nos  impõem um  transporte urbano caro e perverso. Por isto, os ciclistas , a população deverá se posicionar , escolher entre o caos imposto pelos veículos automotores, e as outras possibilidades que já experimentam cidades européias que optaram pela bicicleta como um dos melhores meios de transporte  urbano. Não somos contra os carros, óbvio. Somos contra a forma violenta, estúpida, incivilizada , atrasada, excessiva,  como o carro é usado e como o poder público o privilegia , em detrimento de outros meios como metrô, ônibus e a bicicleta, esta sempre mais de acordo com nossos tempos para trajeto de até dez quilômentros nos grandes centros urbanos.

Apesar de todos os obstáculos, fiquei feliz com os depoimentos de todos , por  ver a participação dos amigos pedalantes Rosa Ribeiro, Guerreiro, Bugarin, Gilson Cunha Ary Gil, Guy ,sobressaindo o da senhora aposentada  que fala dos motoristas que  atropelam, matam, “fabricam” paraplégicos, deficientes físicos , e alguns dias após sua ação violenta, voltam ao volante como se nada houvesse acontecido. Esta parte não pode ser esquecida no Cidade Bicicleta ;e ao meu ver, é a mais importante a ser inserida no projeto. Como disse aquela senhora , muito pouco proveito terão  outros itens sem as medidas educativas e de diminuição da velocidade dos veículos em nossas cidades. Reportagem do Globo Repórter divulgou que esta parte já está implantada em algumas cidades da Itália. A matéria do Globo Repórter de 03.12.2010 , entre outros temas, obriga-nos a comparar estilos de vida de lá e de cá: Lá , um prefeito vai para casa/ trabalho em bicicleta. Aqui, um prefeito de qualquer pequena cidade do interior, para ir à  Prefeitura, a quinhentos metros de casa ou a um banco , é em uma enorme e cara camionete preta, transportando um monte de “assessores”. E quando vem para a Capital acrescenta à sua comitiva alguns “seguranças”. E quanto maior a cidade, maior o comboio de acompanhamento e maior o carro, tem ele reconhecido o seu poder, a sua influencia política, mesmo que não há uma escola construída em seu município. Esta cultura, onde o valor do carro mede a importância do seu proprietário, e não o serviço público prestado, tem que ter mudança e ser observado também no projeto por que idolatria ao carro tem nela embutida a falta de educação do nosso povo em relação ao uso do carro. Nas cidades modelo da Itália, só para citar aquele país , objeto da reportagem, pessoas de idade levam as crianças a pé para a escola. Aqui, mesmo que uma mãe more a 500 metros da escola, seu filho tem que ser conduzido em carro dos pais, ,motoristas servindo estes como atestado de “superioridade” , de que merece respeito e atenção, quando , em verdade, socialmente trazem mais perdas do que lucros. E o   filho, que ali aprende o mesmo processo, inclusive as buzinadas, jamais se lembrará de que é possível ir de bicicleta comprar o pão na padaria vizinha.

Os participantes do evento, pessoas e entidades, deram-nos  sinais de que as mudanças poderão vir em menos tempo do que muita gente pensa. Mas enquanto não vêm,continuaremos pedalando, com ou sem ciclovia, ciclofaixas e enfrentando a brutalidade, falta de respeito, incivilidade dos nossos motoristas de carro para quem as ruas foram feitas somente para eles.

Obrigado à nossa querida e admirada  Rosa Ribeiro, por lembrar de nós e dos nossos sites. Estaremos sempre juntos e me farei presente na próxima segunda feira  no Palácio Rio Branco, para assistir à anunciada apresentação do Cidade Bicicleta.

Esperamos, como bem disse o nosso Guy, do Itapagipe é do Pedal, que não se pode pensar em um Cidade Bicicleta sem espaços para bicicletas da região tão encantadora, que vai do Comercio até o extremo da Suburbana. As bicicletas não podem ficar de fora desta região. E não precisa construir ciclovia: é só aproveitar as vias asfálticas já existentes, diminuindo o número de áreas dos carros, e sua velocidade,  proibindo estacionar em passeios, privilegiar o transporte público de massa e a bicicleta. Pensar em um Cidade Bicicleta e deixar aquela região de fora, o projeto sob discussão pode ter seu nome de BECO BICICLETA, Metros Bicicleta; Cidade Bicicleta, jamais. Comercio até a região suburbana. E que as ciclovias não sejam apenas os pequenos parques que estão sendo implantados na cidade com o nome de ciclovia. Estas são importantes para o lazer, para pessoas aprender a andar de bicicleta, mas para seu como meio de transporte, não.

Se as ciclovias que nos prometem foram do tipo das implantadas na Centenário, Garibaldi, iremos nos sentir,mais uma vez, enganados. Torçemos para que a ciclovia , ciclofaixa seja algo que nos permita andar, respirar, trafegar em nossa bela capital sem precisar descer a todo momento da bicicleta para esperar milhares de carros passar como únicos e verdadeiros proprietários da cidade. Isto, já adiantamos nem de longe é o que desejamos nem é o que o nosso povo merece e precisa.


Para começar, nem precisa de ciclovia: basta tirar os milhares de carros estacionados durante todo o dia em regiões como a do Comércio, na qual  um motorista passa um dia todo dentro do escritório enquanto seu carro está estacionado nas vias públicas , de graça, ou mediante paga simbólica a um “guadador de carro” as quais devem ser usadas como ciclovias ou vias para pedestre. A região do Comércio, Pituba, Avenida Sete, só para citar estes,  são os piores exemplos do que se poderia chamar uma cidade civilizada: carros parados o dia todo, até em cima de passeios, aguardando oito, dez horas até que o seu proprietário termine seu expediente e volte para casa. Uma operação simples, como a retirada dos carros que transportam uma pessoa só e que passam o dia todo estacionado em ruas como Comercio, Barra, Avenida Sete, já seria um grande espaço viável para bicicleta, sem gastar um centavo em construção de ciclovias . A questão é de políticas públicas que sempre privilegiaram o carro, de uma cultura que o idolatra, que marca território e privilégio do seu proprietário para quem todo o espaço é pequeno nas hora de mostrar  seu poder e prestigio, mesmo sacrificando o social que a todos pertence. Mais importante do que construção de ciclovias, sempre bem vindas, é buscar mudança de comportamento e de mentalidade que privilegie o social, o espaço público que a todos pertencem e não apenas a proprietários de veículos automotores.

Os primeiros passos já estão sendo dados. Caminhemos juntos, participando, sugerindo, reivindicando, tentando mesmo de forma simples, nos educarmos e educar a nossa gente para pensar o carro como um objeto útil e não como símbolo de poder , força, dotado de tanta agressividade de acordo com quem dirige.

 Cabe-nos participar, sugerir, reivindicar, levar nossas mensagens em favor da civilidade, a pé, de carro, moto  ou  bicicleta e dizer a cada motorista pelo menos isto: a rua não é só do carro.

valcibarretoadv@yahoo.com.br
advogado e estudante de jornalismo.
 99999221 - 34913233, das 14 às 17 horas.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CIDADE BICICLETA

CIDADE BICICLETA - ESTAREI LA

Todos nós, cidadãos baianos, notadamente os que desejam andar de bicicleta, devemos conhecer o projeto e dar sugestões , marcar, enfim, nossa presença, sempre que possível.

Estareio lá , no evento abaixo,  com certeza. Não ireio de bicicleta porque  aproveitarei um intervalo de trabalho e a  ele retornarei logo em seguida.


valcibarretoadv@yahoo.com.br

Soteropolitanos ganharão circuitos cicloviários no Centro

O projeto ‘Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos’ conta com três circuitos e será apresentado nesta segunda-feira (06/12). Na ocasião, será comemorado o jubileu do reconhecimento do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio da Humanidade.


Será apresentado, na próxima segunda-feira (06/12), os circuitos cicloviários que integram o projeto Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos. A iniciativa será apresentada durante o evento de comemoração dos 25 anos de reconhecimento do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. Além disso, serão assinados três protocolos de intenções para a requalificação do Centro Antigo de Salvador (CAS).

Uma das premissas do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, desenvolvida em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, o projeto “Cidade Bicicleta” visa desenvolver um sistema que permita superar os problemas de deslocamento em toda a cidade, com destaque para o CAS.
Durante a elaboração do Plano, que contou com a participação de mais de 600 representantes da sociedade, foi discutida a importância de se desenvolver projetos que levassem a construção de circuitos cicloviários. Sustentabilidade, através de excelentes condições de mobilidade e acessibilidade, fomentou o desenvolvimento de todo projeto.
Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos prevê a oferta de infra-estrutura a partir de três modalidades de circuitos cicloviários. Tratam-se de circuitos especiais, principais e secundários. Os circuitos definidos em função de um interesse específico, a exemplo da Copa 2014, serão considerados especiais. Os circutos que estruturam o sistema viário como elementos essenciais e que tendem a facilitar a vida de quem utiliza as vias cotidianamente são classificados como principais.
Dentre a modalidade principais, destaca-se o circuito cultural, que permitirá que o ciclista faça um roteiro repleto de história, arquitetura e religiosidade, através de monumentos, igrejas e museus. O trajeto também poderá ser feito durante um passeio à noite, uma vez que no roteiro, estarão os monumentos beneficiados com nova iluminação artística e cênica, uma das ações propostas pelo Plano que irá beneficiar, além dos monumentos, as ruas de todo o Centro Histórico de Salvador.
O projeto aponta, num primeiro momento, a construção de nove bicicletários, distribuídos nos seguintes locais: Campo Grande, Mercês, Piedade, Castro Alves, Praça Municipal, Terreiro de Jesus, Rua das Laranjeiras (Pelourinho), Campo da Pólvora e Colégio Central, no bairro de Nazaré.
SERVIÇO
O QUÊ: Apresentação do Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos, durante evento de comemoração dos 25 anos de reconhecimentos do CHS como Patrimônio da Humanidade.

QUANDO: Segunda-feira (06/11), a partir das 14h.
ONDE: Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza.

Prof. de Arq.MP4 Cidade Bicicleta Salvador

Rosa.MP4 Cidade Bicicleta Salvador

Ary Gil.MP4 em Cidade Bicicleta

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CICLISTA ATROPELA FUNCIONARIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA.

Confirmada a lamentável ocorrencia: bicicleteiro atropelou e matou funcionária Dinalva, que servia no gabinete da Desembargadora Rosita Falcão, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

mercado do ouro

restaurante juarez

CARURU SOLIDÁRIO

Posted by Picasa

LIVRO DE OURO - SEBO NO PELOURINHO

VÁ DE BIKE

1=Vá de bike
2.Lugares que recomendamos para baianos e turistas que estão circulando, de bicicleta, neste  final de  semana em Salvador:

3.Museu de Arte Moderna da Bahia, na Contorno, acesso gratuito e um dos lugares mais bonitos da Bahia.

4.Porto da Barra, todos os dias durante o dia ;para ver o mar, conhecer os Fortes. Dê uma entrada na estrada de acesso ao Yate Clube da Bahia e se encante com a paisagem que muitos baianos não conhecem. O acesso não é propriedade privativa do Clube. Por isto, muita gente não entra. Vá de bike, de carro voce não conseguirá estacionar. E em algum momento terá que voltar de ré. De bike é mole mole. Na regiao do Porto da Barra à noite, nas sextas e sabados,
há sempre um movimento a mais, com comidas, músicas , bate papo e algum evento no Sebo Praia dos Livros.

5.Café da manhã, na Ceasinha do Rio Vermelho, de domingo a domingo, no DONANA. Café sertanejo aos sábados e domingos. Imperdível.

6.Todos os domingos, o Canto da Praça,  com músicos tocando e cantandom de graça, no Jardim de Nazaré, das 09 as 12.30. Quem estiver a fim, há uma deliciosa , com a família PE DE FEIJÃO, no mesmo espaço e horário.

7.Visitem o Teatro Castro Alves; todo final de mês um programa com preços populares e uma feira de livros, novos e usados.

8.Feira de selos, postais, fotos antigos, na séde dos correios ,na Pitubam todos os sábados, das 09 às 12 horas.

9.Visitem uma barraca de um holandez, nas barracas da igreja de Santana, aos sábados e domingosm a partir das 17 horas,  com deliciosos waffles feitos na hora por um holandez.

10.               Toda última sexta feira do mês, bicicletada, saindo do Itaigara, às 18 horas.

11.               Todo primeiro domingo do mes, pedal da asbeb, com  mais de mil ciclistas saindo da Fonte Nova, Dique do Tororó, às 09 da manha. Pode ir com qualquer bicicleta, desde que rode.



12.               No farol da Barra, dia 05.12, café da manha organizado pela VIBRAÇÃO TRICOLOR, no Bar Tik Tok , 86499046 30115781. O acesso é uma camiseta de 15 reais.

13-LIVROS USADOS, para quem gosta de livros, há varios sebos em Salvador: tres no terminal da Lapa, dentro e fora do terminal, um no pelourinho, ao lado da Igreja Rosário dos Pretos, em frente à Praça do Regay; um na centenário; senhor Alfredo, na Sete Portas, parte baixa da Ladeira do Funil; todos os sebos de Salvador que conhecemos estão catalogados no bikebook.blogspot.com.

vejam nossos videos no you tube.
LEIA WWW.FOLHADORECONCAVO.COM.BR
valcibarretoadv@yahoo.com.br
muraldebugarin.com
itanamangieri@gmail.com
alberto.bugarin@gmail.com

=================================
Vejam nossos vídeos, sobre os temas acima:




14.               Comercio de Salvador , ótimo e tranqüilo local para pedalar em domingos e feriados.


16.               restaurante Juarez mercado do ouro.


17.               http://www.youtube.com/watch?v=jeJ8iAg0UK8

18.               canto da praça, entrevista a Nivaldo.




café da manha, no mercado do rio vermelhom de domingo a domingo



fazenda real , Simões filho, entrevista a diogentes e crianças e a senhora

==========================================

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Susi Rocha, Garage Sale em Brasilia

Susi Rocha, empresaria que organiza Garage Sale(venda em garagem) em Brasilia.

LUCIA BUGARIN – SONHOS E PEDAIS

LUCIA BUGARIN – SONHOS E PEDAIS

LUCIA BUGARIN – SONHOS E PEDAIS

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br



Quando vivenciamos alguma  atividade lúdica, ou mesmo profissional , é muito comum alguém se dirigir para nós e dizer: É meu sonho poder fazer o mesmo.”

Não sou daqueles que se enganam achando que tudo pode ser feito, que tudo é possível. Senão ,no mínimo eu teria tocado e cantado com os Beatles, escrito na qualidade e quantidade de Machado de Assis , jogado na Seleção Brasileira de Futebol , ganho dinheiro como Buffet e namorado Brigite Bardot quando ela tinha vinte anos. Sonhos humildes, não? Pois, nenhum deles realizei.

Mas os sonhei quase todos e com intensidade. O de Buffet ainda sonho, e talvez seja o mais fácil , porque sonhado hoje. O mais intenso, perturbador, confesso, foi com Brigitte Bardot: como esta moça,  tomou- me sonos nas noites frias da minha adolescência da minha Jaguaquara!

O tempo cria e recria sonhos. Por sorte ou azar, não sei bem, ele também os cura das dores que provoca quando não vividos no concreto, no real.
Mas há sonhos que apenas dependem de nós para vivenciá-los que exigem apenas algum  esforço, alguma disciplina. Muitas pessoas os começam devagar e silenciosamente: pensando e fazendo. Apenas sonhando não dá. Senão Brigite teria sido minha.

Costumo brincar com amigos,  afirmando  que não sei como alguém pode viver sem nadar, andar de bicicleta,  ou sem vivenciar a emoção da uma boa leitura. Não seria feliz se fosse privado destas coisas, tão simples, ao alcance de todos. Elas só não me fazem completamente feliz porque não posso dedicar-lhes minhas 24 horas por dia e porque me falta também a grana “que ergue e destroi coisas belas".  “Mas dá pro gasto”, como se diz.

Vamos apenas às bicicletas porque, para dizer estas coisas agora, fui provocado, instigado, pelo que escreveu nossa amiga Lucia Bugarin, esposa do nosso ícone do pedal e dos sites baianos de bicicleta, o querido Buga.

Lucinha não fez apenas um belo texto. Dá-nos muitas lições, especialmente para aqueles que, e são muitos, sabendo da nossa convivência com as bicicletas, chegam até nós para dizer:

 “como eu gostaria de pedalar!”

Pois bem, para estas é que diz o escrito por Lucia: é possível ,mesmo com alguma dificuldade. Depende de vontade, algum esforço e  disciplina.

Vi Lucia Bugarin nas primeiras aulas  dadas por Lázaro, pessoa que sempre recomendo para quem me procura para aprender a andar de bicicleta em Salvador. Não tinha dúvidas de que ela venceria as dificuldades se não parasse o que ali estava começando. No dia, estávamos pedalando pela região de praias do flamengo: eu Buga e Itana; e lá deixamos Lucia com o professor  Lázaro. Isto já faz mais de um ano. Muita gente já teria desistido. Com Brigite, Seleção Brasileira , nem comecei: estavam muito longe. Mas o da bicicleta, que também tanto sonhei ,como qualquer criança, foi muito fácil: estava ali, ao meu lado, me pedindo: “vem aqui. Tô aqui”. E fui. Gostei dela , me apaixonei e até hoje dorme e acorda comigo, mais fiel do que o mais doce dos cães.

O texto de Lucia, entre outras coisas, me fez lembrar um texto publicado na Revista Seleções , Reader s Digest. O autor daquele texto  teria lido um livro  “Quem fez o que e com que idade” e concluiu: “pelo menos em um eu bati: Leon Tolstoi; não estou me referido ao autor de Guerra e Paz, mas o Tolstoi que, aos  66 anos aprendeu a andar de bicicleta para conquistar uma namorada. Eu aprendi aos 7... e sem rodinhas”

Lucia também bateu, e forte em Tolstoi: com bem menos idade. E igual ao autor do texto de Seleções, também sem rodinhas”.

Agora nos ensina que , se não é tão fácil, também não impossível  como foi para mim ter Brigite, Seleção Brasileira e  Beatles . A grana do Buffet, continarei sonhando porque ainda há tempo e disposição. 


Parabéns, Lucia; seu texto não ensina apenas a pedalar; mas também a realizar sonhos; a aprender qualquer coisa , posto para qualquer pessoa que se disponha a fazer algum esforço para alcançá-lo. Se o tivesse conhecido aos 12 anos , quem sabe Brigite não teria passado, pelo menos uma noite longe do Vadin?

Seu suas lições são para a vida muito mais do que para as nossas bicicletas.

COPA DO MUNDO NA BAHIA: VAMOS NO PEDAL

Quem garante é EVERALDO AUGUSTO DA SECOPA

FALTA O QUE PARA NÓS,ALÉM DA EDUCAÇÃO?

SEXTA ERÓTICA... "Do Sensual ao Pornô"

Sexta Feira, 03 de dezembro de 2010. 18h.

Instituto de Letras- UFBA

O Sextas Poéticas Apresenta:

SEXTA ERÓTICA... "Do Sensual ao Pornô"



Resuminho....

LITERATURA ERÓTICA
Gênero literário que inclui toda a literatura licenciosa, dirigida para a libertação do desejo sexual ou do amor sensual, independentemente do grau de licenciosidade, o que levaria, como alguns entendem, a uma distinção entre literatura erótica (menos licenciosa) e literatura pornográfica (abertamente licenciosa). Esta distinção está longe de ser válida para toda a literatura que descreve experiências do desejo sexual e do amor explícito. (...)  



Meu primeiro passeio de bike

Meu primeiro passeio de bike

Liberdade é  um sentimento muito representativo para mim por permitir a abertura para o imprevisível. Andar de bike possibilita uma sensação que acalenta o ego e nos coloca de frente com o mundo rumo ao desconhecido.
Na busca de  alimentar meu espirito aventureiro venho tentado, há algum tempo,  andar de bick, que além de tudo  traz melhoria de qualidade de nossa  vida. E felicidade. Sempre estou a procura dela: tenho em Bug um incentivo constante, me deu uma bick, contratou instrutória com Lázaro, a quem devo minha iniciação no mundo dos pedais, recomendo pela competência e habilidade, sem falar na paciência.  Mas apesar dos incentivos faltava a oportunidade de uma pista que atendessem aos meus requisitos de aprendiz, sem  movimento de carros e pedestres, estes me desestabilizam completamente, por outro lado sou libriana gosto de exclusividade e atenção do companheiro de passeio, isso me da segurança, me sinto confiante. Obrigado Bug pela dedicação e exclusividade de sempre.  Andar em grupo é algo que não me sinto confortável, ainda. Talvez futuramenteeeeee.
Pois bem, eram   oito horas da manha do ultimo domingo (28) de novembro  que aconteceu , inesperadamente  o  grande dia para mim nessa nova atividade de prazer pela vida,  Eu e Bug, depois de uma tentativa sem êxito de pedalada na Vitória, lá aconteceria uma corrida, Bug  sugeriu que  fizemos o percurso de Pituaçú numa manha de sol sob a vegetação daquela reserva urbana da Mata Atlântica.
Foi um passeio  light.
Sem pretensão de chegar rápido ate por que no inicio, eu parava muito por receio de cair devido as irregularidades de alguns trechos da pista.

Paradas prazerosas para saciar a sede com direito a água de coco e conhecer D. Maria,
 O  prazer maior  ainda foi encontrar os amigos e saber como ele estão : Marília , , 



Inesquecível  orientadora no Curso de Consultoria Organizacional- CONSENSO, Edurado Gomes que com  Paulo Aguiar e sua esposa  Sonia e outros  inclusive Bugarin fundaram do MTB que depois derivou para o Farol Light Bike,  antes porem encontramos membros dos Amigos de Bike, nossos amigos  que também incentivaram  continuarmos a pedalar juntos,

Quanto ao cenário: acolhedor.  Com direito as paradas para miradas, da lagoa que está morrendo com o descaso dos poderes governamentais.



Finalmente chegamos. Nos últimos 100 metros empurrei a bike pois era ladeira e o cansaço tomou conta de minhas pernas. Mas me sinto vitoriosa. Valeu Bug, domingo tem mais.



Lucia Bugarin

PROJETO CIDADE BICICLETA / CONDER

Nesta quinta, dia 2 de dezembro, a Conder colocará mais uma vez em debate o Projeto Cidade Bicicleta. Na primeira reunião, ocorrida na sede da Conder em 21/09/2010 pudemos colaborar com o projeto apontando possíveis falhas e sugerindo novos percursos. Para esta segunda rodada de discussão, que desta vez ocorrerá na Faculdade de Arquitetura da UFBA, esperamos poder aprofundar e ampliar as possibilidades de participação daqueles que já usam a bicicleta como meio de transporte e de outros possíveis interessados neste tema. Assim, contamos com a presença de todos e em especial com a participação dos usuários de bicicleta. A nossa participação neste processo de planejamento da infraestrutura para Salvador é de suma importância para a elaboração de uma proposta condizente com os nossos interesses e necessidades. Em anexo segue o cartaz para divulgação com endereço e horário.

PROJETO CIDADE BICICLETA / CONDER
segunda rodada de discussão
2 de dezembro às 18h
Auditório 2 da Faculdade de Arquitetura/UFBA 
Rua Caetano Moura, 121 - Federação 
+ informações no site:  nmob.org



Núcleo de Estudos em Mobilidade Urbana - NMob

Postado por Bugarin já corrigido 


terça-feira, 30 de novembro de 2010

III Encontro Baiano de Veículos Antigos

Amigos (as),

Segue uma dica para a programação do próximo fim de semana.
III Encontro Baiano de Veículos Antigos - dias 04 e 05 de dezembro, na Praça do Campo Grande.
Vale a pena ir apreciar a bela decoração de Natal da praça e os veículos, que são verdadeiras relíquias.

Divulgem, por favor!!

Abraços,

Paulo Pitta
71 8809-3074
ORGANIZAÇÃO DE ALMOXARIFADOS

GABRIEL E JOAO PAULO, EM BRASILIA, FALAM PARA NOSSO SITE

Ciclistas brasilienses falam para nossos sites e convidam Benilio e outros competidores baianos para pedarem  em Brasilia.

Restaurante Servo, em Brasilia

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Nivaldo fala para folha do reconcavo.

ANIVERSARIO JOMAR, JUVENTUDE PARTICIPA

Posted by Picasa

ANIVERSARIO DE JOMAR, BAHIA FERVOROSO.

Jomar reuniu amigos para comemorar seu aniversário no Bar Tik Tok, no Farol da Barra. Fervoroso torcedor do Bahia, recebeu da sua namorada Cristina um bolo todo vestido de tricolor. A mesma turma estará , no mesmbo bar, no café da manhã em comemoração ao acesso do Bahia à série A.



Posted by Picasa




Posted by Picasa

FEIJOADA DOS JORNALISTAS,CATUSSABA

Posted by Picasa

domingo, 28 de novembro de 2010

Posted by Picasa

ORIENTAÇAO PARA O LEITOR

Clicando nas fotos elas serão ampliadas. 

Para ver mais matérias, clique em "postagens mais antigas", embaixo da pagina.

Materias antigas, podem ser pesquisadas no quadrilatero branco, parte superior à esquerda da pagina , clicando na lupa, ou observando os links da direita.

Vejam centenas de fotos de materias aqui publicadas, acessando o muraldebugarin.com, clicando na parte superior do mural. São várias albuns que vão se abrindo, conforme sejam clicados os icones, inclusive a palavra "proxima".

Vejam nosssos videos, também no you tube, pesquisando por valci barreto, bikebook.blogspto.com, muraldebugarin.com

SEDENTOS POR TENIS RETORNAM


Depois de longo jejum , por conta do fechamento da Associação Atlética da Bahia para reforma,   tenistas "pesadinhos"  retonam  às raquetes no primeiro dia de reabertura do clube,  ocorrida em 28.11.2010
Posted by Picasa

CATUSSABA, FEIJOADA DOS JORNALISTAS





Posted by Picasa

CATUSSABA , FEIJOADA DOS JORNALISTAS





Posted by Picasa

CATUSSABA, FEIJOADA E BAHIA.


CATUSSABA, FEIJOADA E BAHIA.

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.



Fechada há mais de ano para reforma, que envolveu a construção de prédios residenciais em boa  parte  do seu  terreno,  finalmente foi reaberta a Associação Atlética da Bahia, na Barra.

Muitos tenistas  do bairro,  acostumados a irem  até mesmo a  pé para as suas quadras,  praticamente abandonaram o esporte para não enfrentare, transito e distancia para jogar em outros clubes.

Alguns , meio “enferrujados” e “ mais “pesadinhos”, como o jornalista e escritor Jolivaldo Freitas,  foram para os festejos da manhã do dia 27 de novembro de 2010 e já na manhã do dia 28 estavam lá, de raquete em punho, experimentando, com toda sede, as novas quadras.

Advogados Emerson Mangabeira e  Fernando, Diretor Jurídico da Azulina;  Marcão; Juscelino; empresário Tony também comemoram o recomeço, agora com quadras cobertas  que  permitirão boas  partidas, mesmo em tempos de chuva.

CATUSSABA, “FEIJOADA DE FATO”.

A “Feijoada de Fato, promovida para jornalistas e para divulgação do Revellion do  Hotel Catussaba foi sucesso absoluto de público e de  animação , garantido por comida, bebida à vontade e pelas bandas Bailinho de Quinta; Eletricaz  e Mamotto.

A equipe da Folha do Recôncavo  se fez presente nas pessoas de  Claudemiro Bispo, Itana mangieri e Valci Barreto.

Clecio Max, Jolivaldo Freitas, Perla Ribeiro, Helô Sampaio , Amaro, do Salvador Acontece ,  estavam lá. Vários profissionais da imprensa mereceram destaque especial em emocionada homenagem prestada pelo Catussaba e AC COMUNICAÇÕES, que produziu o concorrido evento.

 Vejam fotos  no  muraldebugarin.com, em “galeria de fotos”.

MAIS UM , BAHIA.

No dia cinco de dezembro, torcedores do Bahia estarão participando de um café da manhã no Bar , Tik Tok, no Farol da Barra, como parte das comemorações do acesso do tricolor à série A .

O ingresso é a aquisição de uma camiseta , de 15 reais, que pode ser adquirida no próprio bar, em mãos do seu proprietário Tacio.

A família tricolor  da Barra  estará presente e a Folha do Recôncavo fará cobertura do café tricolor.