Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 25 de setembro de 2010
BEIJEI A DELEGATA
Valci Barreto
editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com
www.folhdoreconcavo.com.br
Subindo a ladeira do Pelô, dirigindo-me para a Fundação Cultural, onde trabalho, vinha em direção contrária uma equipe fotografando uma mulher de estonteante beleza que me fez pensar o óbvio: nova campanha de alguma marca poderosa que ocupará os jornais, revistas, cenas de tv, novelas globais, dos próximos dias. Há poucas horas do término da novela, "Caminho das Indias", poderiam ser gravações para as chamadas da que ocuparia o mesmo horário na tela da Globo.Identifiquei a equipe do Correio que fazia a matéria, especialmente a minha amiga fotógrafa que, ao perceber-me fotografando-a, apresentou-me, de cócora: "Me fotografando?!"; dirigindo-se aos companheiros: "Ele também é fotógrafo"! Com a generosa apresentação, senti-me o Cartier Bresson. Naquele momento, identifiquei alguns policiais que circulam em suas ações na região do Pelô. Confesso, porém, que em nenhum momento identifiquei a dra. PatriciaNuno, atual Delegada do Pelô, que ultimamente vem enfeitando, com as imagens da sua beleza, várias reportagens do Correio. Em qualquer revista ou foto que ela aparecesse eu a identificaria de imediato. Vendo-a, em outras circustâncias poderia o mesmo ocorrer; porque, sem qualquer dúvida, todos iriam comentar de quem se tratava. Mas ali, ao vivo, com toda uma produção para as fotos, confesso, jamais! Monitorada" por policiais, acompanhada de fotógrafos, jornalistas, portando uma arma que imaginei de brinquedo para os clicks fotográficos, bateu-me o impulsivo desejo de dar umas clicadas no que seria, até aquele momento, uma modelo, deixando para depois a pergunta de quem se tratava. Ao ver minha amiga , fotógrafa do Correio, em plena atividade profissional, minha atenção se dirigiu de imediato para esta, orgulhoso por vê-la atuando . Meu impulso fotográfico inicial foi homenageá-la com alguns clicks surpresa, o que consegui. Com os naturais cuidados para não desviar a atenção dos trabalhos da equipe, fiz as fotos aqui postadas.
A dificuldade maior para a identificação da modelo estava sendo causada pelo óbvio: ao vivo,a dra. Patricia é muito, e ponha "muito", muitíssimo, mais bonita ao vivo. Ainda mais que ali estavam outros radicais diferenciais em relação ao impresso: movimento, voz, perfil de modelo profissional, intimidade com as câmeras, cabelos acariaciados pelos ventos e .... EM MINHA FRENTE!
A confusão em mim foi crescendo até que uma destas circunstancias que até fotógrafos profissionais em momentos que tais, chamam de sorte, a doutora, ficando bem próximo a mim, dizia-me , através da minha inocente imaginação: "pode fotografar" , dei mais uns cliques e, não resistindo tamanha proximidade e atração que beleza feminina provoca em qualquer ser vivo que tem o nome de macho, aproveitei a "ousadia" que me dera , para ,bem cuidadosamente , através de olhinhos e movimentos tímidos, dizer, sussurrando, a óbvia, doce, melodiosa e imorredora expressão: "voce é linda!". Mais ousados, quiseram os mesmos olhinhos presentear qualquer pedacinho da sua face vizinha: "posso acrescentar um beijinho no rosto"? Minha conveniente e ingênua fantasia , de quase sessentão "captou" um óbvio sim. Medalha de ouro no peito, despedi-me desejando boa sorte para a musa.
Até as 20 horas, olhava as fotos que fizera para saber de quem se tratava. Não conseguindo, aguardei a chegada da minha "consultura" para assuntos de celebridades de tv, moda, biografias de artistas das telas a fim de aplacar minha ansiosa curiosidade. Contei, assim, para minha esposa o que se passara, mostrando-lhe as fotos para a devida identificação. Tornando a busca um pouco mais penosa, nem ela nem o meu enteado, Victor, conseguiram, deixando-me nervoso. Parti, então, para a "ignorância": "Vocês são uns incompetentes, assistem tantos programas de TV e não identificam a "minha modelo"! Dormi certo, porém, de que o Correio me diria, no dia seguinte, quem transportava ,nas ladeiras do Pelô, aquele monumento, aquela "estravagância" da natureza. Não errei: cedinho, ele me disse quem me permitiu a foto; chegar pertinho dela; deu-me o poder de poder de alardear, vaidosa e orgulhosamente para os invejosos e enciumados concorrentes, admiradores da beleza feminina:
"beijei a “delegata!"
Para minha sorte, somente agora percebi que a arma não era de brinquedo!
Caetano Veloso - Livros
Everaldo Augusto, político e bicicleteiro baiano , membro da SECOPA, no passeio em comemoração ao aniversario Itapagipe é do Pedal, fala ao bikebook.com.br, muraldebugarin.com, folhadoreconcavo.com.br, de projetos relacionados à bicicleta para a Copa de 2014,
CASAL BARBERINO DAS FEIJOADAS DELICIOSAS
Se souberem de alguma feijoada feita por este casal, podem ir que o delicioso sabor estará garantido, temperado pela simpatia dos dois. O que é bom a gente deve avisar para os amigos.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Soteropolitanos não aderem ao Dia Mundial sem Carro
Soteropolitanos não aderem ao Dia Mundial sem Carro
A TARDE On LineEsta manhã de terça-feira, 22, quando ativistas do Greenpeace realizam a ação Dia Mundial Sem Carro, foi de trânsito intenso em Salvador. Os soteropolitanos não aderiram ao movimento do grupo ambientalista, que propõe que as pessoas deixem os veículos nas garagens. A reportagem de A TARDE percorreu as avenidas Tancredo Neves, Magalhães Neto, Paralela e Bonocô e constatou fluxo normal de automóveis nas principais vias da cidade.
Ação - Nesta terça, cerca de 15 ativistas ocupam 12 vagas destinadas a carros, das 6h às 13h, na Avenida Terminal da França, no Comércio. A ação, denominada Vagas Vivas, tem o objetivo de chamar atenção para o uso racional do carro. A proposta é que as pessoas usem o transporte coletivo ou bicicleta. Ambientalistas, vestidos de guarda de trânsito, distribuíram panfletos sobre a campanha.
O Greenpeace também propõe que os proprietários de veículos mudem seus hábitos e façam revisões periódicas no automóvel, não comprem utilitários, dêem preferência a combustíveis como álcool e biodiesel e organizem caronas para diminuir o número de veículos circulando nas ruas.
O QUE VAI MUDAR O HÁBITO É A NECESSIDADE.
O QUE MUDA HABITO É A NECESSIDADE.
Valci Barreto
Advogado
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br
Ninguém vai deixar de andar de carro por amor à natureza, por amor à pátria, por amor ao planeta. Ninguém vai trocar o glamour, o poder, o ar condicionado, o conforto , o perfume dos poderosos e poderosos, que “se acham”, pelo suor, esforço físico, sinal de pobreza, “sujeira”, da bicicleta.
Não faltam argumentos para não se andar de bicicleta em Salvador: calor, ladeira, agressividade dos motoristas.
Todos estes obstáculos, serão vencidos à medidas que maiores dificuldades forem sendo criadas para a circulação de veiculos automotores.
Se o transito parar, por conta do excesso do carro, o povo não vai deixar de circular: vai a pé, de transporte público ou de bicicleta. Falam que Salvador não dispõe de transporte público. Quem não pode ter carro, mesmo com todos os incomodos do ônibus, inclusive os apertos , desconfortos, odores insuportáveis, esfrega-esfrega, e não tem coragem de andar de bicicleta, vai é nele mesmo. Quem anda de ônibus é porque não tem carro. Ninguem entra em um deles por achar ótimo. Vai por necessidade.
Mas à medidas que os estacionamentos ficarem mais caros; não atenderem à demanda, o transito de veículos ficar impossível em determinados lugares, muita gente vai optar pela bicileta, pelo menos para as pequenas distancias, assim consideradas até cinco, seis quilometros.
Então , o que vai levar mais gente a escolher a bicicleta, como meio de transporte em muitas situações, será a necessidade; jamais a consciencia ecológica, ou cuidado com o planeta.
Por problemas de custos, comodidades, segurança, as pessoas abandonaram as moradias em casas, com as devidas exceções dos muitos ricos e dos muitos pobres. Fizeram uma troca ,em quase tudo pior, pelo apartamento. E mudaram por necessidade: custo alto, insegurança para quem mora em casa nos grandes centros.
Por conta desta necessidade, e por ter descoberto as possibilidades da bicicleta, muitos pessoas já aderiram a este sistema de transportes para muitas tarefas diárias .Muita gente em Salvador já faz isto.
É possível andar de bicicleta em Salvador, mesmo com as dificuldades que todos conhecem.
É possível andar de bicicleta em Salvador, mesmo com as dificuldades que todos conhecem.
A bicicleta vencerá a guerra em muitos espaços: se não houver carro nenhum na rua ou se houver carro demais, a ponto de impossibilitar a sua circulação. No caso da primeira hipótese, só se conseguirá com medidas públicas. As pessoas irao se acostumando com os engarrafamentos. Pensam elas que, é melhor andar a vinte quilometro dentro de um carro com ar condicionado, do que andar a doze suando em bicicleta. No caso da segunda hipótese, não necessitarão os ciclistas de nenhum esforço: quanto mais carros na rua, melhor para as bicicletas, pois, em determinados momentos, simplesmente não se vai poder circular de carro. Torceremos para que uma ou outra situação ocorra, embora preferíssemos ver funcionar a consciência ecológica, o respeito do motorista pelo ciclista, a consciência de que bicicleta e carro devem ocupar os mesmos espaços, de forma compartilhada, como já prevê a lei.
Melhor que , tanto carro como moto e bicicleta se entendessem. Mas isto é utópico.
Morar em casas ficou muito caro. Andar de carro, em muitas situações também o será. Ai, ou usa o ônibus, mesmo apertado, e as pessoas se esfregando uns aos outros, a pé, ou de bicicleta. A necessidade é quem vai dizer. Quem vai determinar a mudança de hábito é a necessiade. E esta já está ocorrendo.
O que não se espera é começarem os ógãos públicos a taxar caro quem andar de bicicleta. Não se pode também duvida de que isto poderá vir a ocorrer. Mas aí já será outra história.
Salvador é plana para bicicleta. Pode-se pedalar de Prias do Flamengo até a suburbana, passando pelo Comercio, Bonfim, Ribeira, sem subir uma ladeira sequer. Se o poder publico liberar o acesso de bicicleta pelo plano inclinado , escadarias da Lapa, será ainda mais facil para os bicicleteiros baianos e o cicloturismo urbano.
Para quem anda de bicicleta em Salvador, a única dificuldade é a ignorância , a estupidez, a falta de educação de um elevado número de motoristas que acham que a rua é do carro; que não respeita quem está em bicicleta , ou mesm de carro em sua frente. Para quem anda de bicicleta em Salvador, esta é a unica dificuldade.
Apesar deste comportamento de muitos motoristas é possível pedalar em Salvador. Nós já fazemos isto. Quem quiser saber como, acesse nossos sites:
Para quem anda de bicicleta em Salvador, a única dificuldade é a ignorância , a estupidez, a falta de educação de um elevado número de motoristas que acham que a rua é do carro; que não respeita quem está em bicicleta , ou mesm de carro em sua frente. Para quem anda de bicicleta em Salvador, esta é a unica dificuldade.
Apesar deste comportamento de muitos motoristas é possível pedalar em Salvador. Nós já fazemos isto. Quem quiser saber como, acesse nossos sites:
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
DIA MUNDIAL SEM CARRO . NEM PRECISAVA
DIA MUNDIAL SEM CARRO . NEM PRECISAVA
Valci Barreto.
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br
Como todos sabem, o movimento DIA MUNDIAL SEM CARRO, nasceu na França e se espalhou pelo planeta. A intenção dos seus idealizadores é que as pessoas deixem seus carros em casa, vá ao trabalho a pé, de ônibus ou por outro meio de transporte alternativo visando aliviar a poluição do meio ambiente e chamar a atenção das pessoas para o uso excessivo do carro.
Tudo bem, somos favoráveis ao movimento e pregamos que , necessàriamente a bicicleta deve ser incorporada ao dia a dia das grandes cidades como meio de transporte. Que o uso excessivo do carro cegou as pessoas para as possibilidades deste meio de transporte.
O dia mundial sem carro quer chamar a atenção da população para tudo isto, tentando motivar as pessoas para as questões ambientais, no caso, especificamente, para a poluição causada pelo veiculo automotor. Certo é que por consciência ecológica ninguém vai deixar seu carro em casa para ir ao trabalho a pé ou de bicicleta. O crescente número de veículos nas ruas, porém, fatalmente criará grandes obstáculos para o uso do carro. Tudo isto está sendo estudado.
Em Salvador grupos de cicloativistas , há muitos anos , vêm desenvolvendo ações , sem apoio de governo, tudo feito como alegria, festa, boas práticas , ações e discussões pregando e usando a bicicleta como meio de transporte.
Alguns órgãos públicos, especialmente em função da Copa do Mundo , já começam a se movimentar também neste sentido.
Pranchetas, cálculos, projetos, papeis já rolam pelas secretarias das mais variadas entidades e a imprensa começa a chamar a atenção da importância da bicicleta. Neste ano está havendo bem mais divulgação do DIA MUNDIAL SEM CARRO que já começa a dar as naturais “sacudidas “ na população.
Considero que não há necessidade de tantos estudos, tantos carimbos, tantas burocracias para facilitar o uso da bicicleta. Bicicleta é coisa simples: duas rodas e um ciclista pedalando.
Em vez de cálculos mirabolantes, buscas de financiamentos para isto ou para aquilo, leis, atos administrativos , discussões, para por as bicicletas nas ruas. O que precisamos, nós cicloativistas , é uma coisa bem simples: tirar muitos carros das ruas, especialmente aqueles que incham a cidade transportando uma pessoa só, estacionando nas ruas , passeios, ocupado o espaço que é de todos e não somente do carro. Precisamos aproveitar o que já existe: as pistas de carro serem usadas pelas bicicletas. Nada justifica, nos dias de hoje, que uma avenida como a paralela, em alguns trechos tenha cinco pistas para carros e nenhuma para bicicleta. Que na orla, haja duas três pistas para carros em alguns trechos e nenhuma pista para ciclovias. O governo, municipal e estadual deve medir o seguinte: privilegio o carro ou a bicicleta. Faço mais pistas para carros ou incorporo as bicicletas? Se o governo começar a fechar pistas, disciplinar o transito de carro, aplicando multas e tarifas(único remédio que os motoristas de carro entendem, além da arma da policia), elevadas para os infratores do transito.
Um lugar como Avenida Sete e Comercio, não pode conter aquela quantidade de carro que hoje observamos, parada por todo o dia, quase todos eles transportando a maioria deles transportando uma pessoa só.
Então abrindo as ruas para os carros, vai engarrafar mais ainda. E isto não é ruim porque as pessoas,sem multas , sem armas , vão substituindo o carro por outros meios de transporte, a exemplo da bicicleta. Admitindo que o gover nada faça a este respeito, o grande engarrafamento, já existente, vai crescer. Por isto, nós que defendemos o uso da bicicleta vamos também fazer o simples: com respeito, educação, cumprindo as leis de transito, ocupando as ruas. Os riscos são bem menores para todos nós do que imaginamos. Somos milhares ocupando as ruas hoje com nossas bicicletas. Vamos ocupar mais. A rua não é só do carro.
Tudo muito fácil. O que é mesmo difícil é tomar a decisão. Em grandes extensões de Salvador não há necessidade , nenhuma, de construir ciclovias. A ciclovia já existe, desde STELLA MARES, até a Suburbana; e nas entranhas da nossa capital. Mas toda ela está ocupada pelo carro e o motorista tem certeza que o asfalto é só dela. Que a bicicleta em sua frente não é uma pessoa , é um marginal, um estorvo, um inimigo que está atrapalhando o transito, quando o real é ele , motorista, que está engarrafando, agredindo, matando, poluindo. Questão de ângulo de olhar as coisas . Nesta parte e que deveria o governo investir: campanhas educativas. Nada mais. Mas se vierem as ciclovias, aliadas a isto, melhor ainda. Torcemos para que elas venham. Mas não precisa, principalmente se feitas como as que estão aí, pedacinhos de cimento como parque de diversão. Elas são ótimas porque mais crianças vão querer ,com segurança, aprender a andar de bicicleta. Mas são inservíveis como meio de transporte.
As maiores ciclovias que conhecemos aqui em Salvador, estão igual ao metro: tudo em papel. Ou seja tudo muito complicado ainda, quando já podemos , tranquilamente, em uma semana, se o governo decidir em favor das bicicletas, com muitas extensões de nossa cidade em condições usar as bicicletas, mesmo sem ciclovias como querem implantar. Pode fazer devagar. Nos esperamos. Mas enquanto esperamos , meus caros ciclistas, vamos ocupando, como já fazemos, as nossas ruas com as nossas bicicletas. Todos eles , motoristas, vão aprender. Eles são inteligentes. O governo tem em seus quadros também muitas pessoas inteligentes que sabem de tudo isto. Nós já sabemos e já fazemos. Só precisamos fazer mais: ocupar ainda mais os espaços que são de todos. E mais ainda do que já ocupamos. Todos, ao final, vão nos entender, apoiar e pedalar conosco. Só os muito atrasados não vão querer participar da festa. O dia de hoje é importante para mais pessoas saber que pedalar em Salvador é possível. Nós já fazemos isto.
Farei de tudo para estar no ato simbólico do DIA MUNDIAL DE CARRO, idealizado pelo nosso cicloativista CLEMENT, que aplaudimos, e sua equipe de estudos sobre o tema, que realiza na UFBA
Parabéns ao DIA MUNDIAL SEM CARRO e parabéns ao CLEMENT pela incorporação ao nosso calendário em Salvador.
Nem precisava Clement. Mas foi muito melhor ter feito. A repercursão tem sido grande. Parabens pela sua idéia, empenho, desprendimento, dedicação ao DIA MUNDIAL SEM CARRO. e PODE ANOTAR: O DO PROXIMO ANO SERÁ BEM MELHOR.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
OBRIGADO ELSON ESTAMOS JUNTOS NA GUERRA
Olá Pessoal,
Vejam o texto postado por Valci Barreto no Mural de Bugarin sobre o Mural de Aventuras.
Vejam o texto postado por Valci Barreto no Mural de Bugarin sobre o Mural de Aventuras.
Acessem o www.muraldeaventuras.com.br
São declarações desse tipo que nós dão força para seguir em frente e continuar levando para mais pessoas o espírito de aventura, companherismo e amizade.
Esse foi um grande presente de aniversário para o Mural!
Obrigado Valci!
Um forte abraço,
Mural de Aventuras.
Esse foi um grande presente de aniversário para o Mural!
Obrigado Valci!
Um forte abraço,
Mural de Aventuras.
silvinha do mingau, picolé e sopinha
Valci Barreto
bikebook.com.br
Silvinha do Mingau, ou Silvinha Adonay, acorda entre 3 , 4 horas da manhã para fazer o seu mingau. Em seguida é aguardada em cada esquina pela fiel clientela , sempre de ouvidos atentos ao seu grito de guerra. A incansável Silvinha vende mingau pela manhã, mais tarde picolé; à noite sopinha e nos finais de semana trabalha de garçonete em casas de eventos. Sua garra premiou-a com a casa própria , para onde munda neste domingo, dia 19.09.2010. Sonhando em apresentar-se no Faustão e Programa do Jô, seus fregueses garantem que ela chega lá. Está ai, também para os bicicleteiros baianos, o Gagau da Silvinha, nas ruas da Pituba, entre a Manoel Dias da Silva e orla maritima. Seu grito de guerra é ouvido de longe. Todo o sucesso do mundo para a Guerreira do Mingau, sopa e picolé da Pituba. Mais uma dica do nosso site para os bicicleteiros da Bahia.
Faremos, brevemente, o PEDAL DO MINGAU , em direção à Pituba. Aguardem!
Enquanto isto, procurem a Silvinha. Quem quiser saber por onde ela está, na hora de bater vontade de comer o seu gagau , bicolé ou sopinha, está aí o fone da Silvinha:
87019374
bikebook.com.br
Silvinha do Mingau, ou Silvinha Adonay, acorda entre 3 , 4 horas da manhã para fazer o seu mingau. Em seguida é aguardada em cada esquina pela fiel clientela , sempre de ouvidos atentos ao seu grito de guerra. A incansável Silvinha vende mingau pela manhã, mais tarde picolé; à noite sopinha e nos finais de semana trabalha de garçonete em casas de eventos. Sua garra premiou-a com a casa própria , para onde munda neste domingo, dia 19.09.2010. Sonhando em apresentar-se no Faustão e Programa do Jô, seus fregueses garantem que ela chega lá. Está ai, também para os bicicleteiros baianos, o Gagau da Silvinha, nas ruas da Pituba, entre a Manoel Dias da Silva e orla maritima. Seu grito de guerra é ouvido de longe. Todo o sucesso do mundo para a Guerreira do Mingau, sopa e picolé da Pituba. Mais uma dica do nosso site para os bicicleteiros da Bahia.
Faremos, brevemente, o PEDAL DO MINGAU , em direção à Pituba. Aguardem!
Enquanto isto, procurem a Silvinha. Quem quiser saber por onde ela está, na hora de bater vontade de comer o seu gagau , bicolé ou sopinha, está aí o fone da Silvinha:
87019374
Ao ciclistas baianos e orgaos abaixo.
Á CONDER
Á EQUIPE DA UFBA, ROSA RIBEIRO e CLEMONT
Comunico a todos que infelizmente não poderei atender ao convite para participar dos eventos relacionados a bicicleta, progrmados pela Ufba e pela CONDEER. Não poderei , também , participar do passeio FONTE NOVA CENTENARIO, em homenagem ao DIA MUNDIAL SEM CARRO.
Apesar de ausente , por razões de agendamentos profissionais, compromissos inadiáveis, reafirmo meu apoio a todo e qualquer evento que tenha a bicicleta como tema, notadamente em relação ao seu uso como meio de transporte em Salvador.
Sou favorável a instalação de qualquer equipamento ou ação que facilite o uso da bicicleta, como ciclovia, ciclofaixa, banheiros; e estacionamentos para bicicletas. Sobretudo, sou favorável a uma ampla, intensa campanha educativa para que motoristas respeitem a bicicleta nas ruas.
De imediato sugiro que os órgãos públicos de Salvador, liberam o acesso de bicicleta pelos planos inclinados e Elevador Lacerda, aliada a uma campanha educativa para que a bicicleta seja aceita nestes equipamentos. Não há qualquer justificativa que possa impedir o acesso de bicicleta pelo Elevador Lacerda e planos inclinados de Salvador, escadarias da Lapa. Se uma medida tão simples , reividicada por nós há varios anos, até o momento não mereceu a atenção, muito gente pode desacreditar de promessas outras que possam vir do poder público em favor das bicicletas como meio de transporte.
Torço para que , brevemente, possamos andar pelas ruas de Salvador, em bicicleta, com a segurança e respeito que ela tem nos países civilizados .
Autorizo a me representar nos eventos citados, qualquer membro dos grupos que compõem os nossos passeios cicloativistas, como os que nominei acima.
Se Guerreiro estiver presente, está autorizado a falar em meu nome, ratificando este pedido de acesso de bicicleta pelo Elevador Lacerda, planos inclinados e Escadarias da Lapa.
Valci Barreto
do grupo JABUTIS VAGAROSOS
dos sites www.muraldebugarin.com
bikebook.com.br
www.folhadoreconcavo.com.br
do grupo JABUTIS VAGAROSOS
dos sites www.muraldebugarin.com
bikebook.com.br
www.folhadoreconcavo.com.br
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
JAMILE DO ITAPAGIPE É DO PEDAL
Jamile a queridinha do Itapagipe é do Pedal. Garota doce, educada, simpática e com muito pedal. Um exemplo a ser seguido pelas mulheres baianas.
MAURICINHAS E PATRICINHAS BAIANAS , NÃO CHEGUEM ATRASADOS!
Mauricionhos, patricinhas, riquinhas e ricões, NÃO FIQUEM FORA DA MODA!
Não deixem a Bahia de fora!
O movimento social bike ainda não chegou à Bahia. Depende só de voces.
Muitas patricinhas e mauricihas, so se misturam ao povão em eventos que envolvem bebidas, musicas , pagodes , aexes, ensaios de carnaval.
Pegue a carona do novo: não precisa deixar de ir aos lugares de preferencia. Curtam tudo. Mas vão de bike. Ó novo!
Carrões em frente a casas de shows, boates e restaurantes está ficando fora de moda. Qualquer hora poderá ser tão ridiculo como era os mauricionhos da decada de 70 , fazer girar a chave do fusquinha no Porto da Barra.
Carrões para qualquer coisa logo , logo será coisa de mauricinhos caretas. Nada contra os carros , carrões, roupas de grife. Tudo pode. Mas vai poder mais se for de bicicleta.
Não deixem outros estados "passar a perna em voces". Tres quatro horas para chegar a um show como os de Paria do Forte é jogar o precioso tempo da juventude no lixo.
VA DE BIKE!!!
Acompanhem o social bike, que chegou a Curitiba.
O que estão esperando?
http://curitibacyclechic.blogspot.com/
SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA.
viste nossos sites
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
Não deixem a Bahia de fora!
O movimento social bike ainda não chegou à Bahia. Depende só de voces.
Muitas patricinhas e mauricihas, so se misturam ao povão em eventos que envolvem bebidas, musicas , pagodes , aexes, ensaios de carnaval.
Pegue a carona do novo: não precisa deixar de ir aos lugares de preferencia. Curtam tudo. Mas vão de bike. Ó novo!
Carrões em frente a casas de shows, boates e restaurantes está ficando fora de moda. Qualquer hora poderá ser tão ridiculo como era os mauricionhos da decada de 70 , fazer girar a chave do fusquinha no Porto da Barra.
Carrões para qualquer coisa logo , logo será coisa de mauricinhos caretas. Nada contra os carros , carrões, roupas de grife. Tudo pode. Mas vai poder mais se for de bicicleta.
Não deixem outros estados "passar a perna em voces". Tres quatro horas para chegar a um show como os de Paria do Forte é jogar o precioso tempo da juventude no lixo.
VA DE BIKE!!!
Acompanhem o social bike, que chegou a Curitiba.
O que estão esperando?
http://curitibacyclechic.blogspot.com/
SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA.
viste nossos sites
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
GUERRA AOS CARROS, MAS SEM GUILHOTINA
GUERRA AOS CARROS, MAS SEM GUILHOTINA
WWW.bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br
Nasceu mais uma REVOLUÇÃO na França e desta vez o inimigo é o carro. Bastou um frances promover o DIA MUNDIAL SEM CARRO para desejarmos instituir o nosso.A própria classe média já está de prontidão:” se vem da França, é coisa boa, bonita , perfumada e gostosa;então, participarei...”
Não precisava vir da França uma ordem para andar de bicicleta, para criação de um dia mundial sem carro. Bastava qualquer um pegar sua bicicleta e sair por ai, em qualquer dia e hora.
Mas foi bom ter vindo da França para estimular mais pessoas para o pedal, notadamente os apreciadores das coisas “mais finas”. Se partisse da China a ordem, não teria o mesmo encanto, o mesmo respeito, o mesmo glamour , o mesmo charme destinado às magrelas. Há muito que Feira de Santana e Cruz das Almas fazem todos os dias o seu DIA SEM CARRO; ou o seu DIA DE BICICLETA.
O dia sem carro de muita gente é todo dia, vez que nem carros possuem. São os silenciosos da revolução, iniciada bem antes do DIA MUNDIAL SEM CARRO, Frances.
Visa o movimento, também, chamar a atenção para as questões de poluição. Mas ninguém deixará o conforto, o glamour, a tranqüilidade, o ar condicionado, a segurança, o charme, o poder que ostenta os motoristas e proprietários de veículos , para andar de bicicleta em respeito ao meio ambiente, por tomada de consciência ecológica. Vai-se andar de bicicleta porque em pouco tempo será inviável o uso de carro em muitos horários , locais e centros urbanos. Os custos e dificuldades de locomoção que serão criados, inclusive pelos governos, em relação ao uso do carro nos grandes centros , levarão as pessoas a outros meios de locomoção, sendo um deles, sem dúvida, a bicicleta, ainda que motorizada.
Não será, portanto, a consciência ecológica nem o DIA MUNDIAL SEM CARRO que fará o motorista afastar-se do seu veículo motorizado.
Porém, o movimento nascido na França, que se espalhou pelo mundo e chegou à Capital baiana, chamará mais a atenção de pessoas, influenciáveis por tais eventos, para as possibilidades que a bicicleta oferece. Mesmo em transito caótico como o nosso, muitas pessoas já vão de bicicleta para locais antes inimagináveis.
De repente , parecem querer os ciclistas deflagrar uma “guerra santa”, contra os carros, como se pregassem a inutilidade destes. Não é assim. O que se quer dizer, e se tem dito é: não há necessidade de usar carro para tudo, como para tomar um sorvete , comprar um pão ou o remédio que está a metros da esquina da casa.
Movimento frances, perfume frances, cafés de Paris e a obra inesquecível, de Hemingway,Paris é uma Festa, tem tudo a ver com bicicleta. Pois bem, já que a França mandou, vamos pedalar.
Então, no dia mundial sem carro, na sua cidade, bairro, rua, ande a pé, de ônibus; reúna amigos e, sozinho ou acompanhado, faça o SEU DIA SEM CARRO: uma revolução sem baionetas, canhões nem guilhotinas; desta vez só de bicicleta ; Os carros que se cuidem: não serão condenados ao lixo, nem os motoristas à forca nesta nova revolução francesa; mas serão, por gosto ou não, instados a aprender que os espaços das ruas terão que ser partilhados; e não destinados apenas aos carros. O carro, transportando uma pessoa só, em muitos locais , horários, nos grandes centros, está com seus dias contados. Políticas públicas estão sendo desenvolvidas, no mundo inteiro, com esta finalidade. Salvador não ficará de fora destes novos tempos e já possui inúmeros projetos neste sentido, com intenção , inclusive, de implantá-los para a Copa de 2014.
Alguns eventos estão programados para o DIA MUNDIAL SEM CARRO, em Salvador. Um deles será um passeio ciclístico saindo do DIQUE DO TORORÓ, às 19 horas, em direção à Ciclovia da Centenário, no dia 22.09. Todos convidados. Vá com qualquer bicicleta, desde que rode.
Pedimos aos motoristas que não atrapalhem o nosso DIA MUNDIAL SEM CARRO.
E aos ciclistas , o recado: não esperem por líderes, comandos, da frança nem de nenhum outro pais . Ninguém precisa disso para pedalar. Andar de bicicleta é muito simples ; é como tomar um cafezinho , no mais sofisticado café parisiense, ou na mais humilde das padarias , acompanhado do pãozinho frances, que tem este nome mesmo quando fabricado na mais humildes das nossas padarias.
Acompanhem também o movimento, “social bike”. Embora eu prefira o de Feira de Santana e Cruz das Almas, este vem da Dinamarca. Tudo a ver com nossa “classe média copiadora”, que também tem seus encantos vejam o vídeo. Aprender boas práticas nunca é demais.
http://br.especiais.yahoo.com/socialbike/noticias/post/social_bike/16/pedalando-com-estilo.html
PEDAIS E MAIS PEDAIS.
O muraldebugarin.com, pioneiro em divulgação de passeios e ações cicloativistas em Salvador, comandado pelo incansável , generoso e pedalante Alberto Bugarin, divulga com o maior prazer todo e qualquer movimento relacionado a bicicleta: passeios, eventos, palestras, cicloativismo, cicloturismo.
Toda a divulgação é gratuita, o mesmo ocorrendo com o bikebook.com.br.
Quem tiver interesse que seus eventos ciclisticos e culturais sejam divulgados é só nos encaminha as informações por e mail para alberto.bugarin@gmail.com e ou valcibarretoadv@yahoo.com.br
Tambem gratuitamente divulgamos, lojas de livros usados, eventos culturais, quitandas, pontos de vendas de livros usados, oficinas de bicicletas.
Tudo divulgado e anunciado gratutiamente.
===========================================
amigos do tony , o grupo amigos do tony, sempre presente em todos os movimentos ciclisticos de Salvador, está aniversariando no proximo 26.09.2010 e convidando todos os pedalantes para conhecer a famosa laga do seu bairro, um cantinho lindo, escondido dentro de Salvador. Sereá oferecida uma feijoada aos participantes.
Como o grupo é formado de pessoas humildes, sem financiamento de qualquer entidade, quem pudeer ajudar na feijoada, com alguma colaboração em dinheiro ou em material para a feijoada o amigosdotony agradece.
O Jabutis Vagarosos, como sempre, estará presente.
quem quiser mais informações, procurar o Tony, no amigos do Tony.
Quem quiser acompanhar o JABUTIS VAGAROSOS, em direção ao amigosdotony, favor ficar atento ao local e horario da nossa saida, que divulgaremos até quinta feira.
valci barreto
Toda a divulgação é gratuita, o mesmo ocorrendo com o bikebook.com.br.
Quem tiver interesse que seus eventos ciclisticos e culturais sejam divulgados é só nos encaminha as informações por e mail para alberto.bugarin@gmail.com e ou valcibarretoadv@yahoo.com.br
Tambem gratuitamente divulgamos, lojas de livros usados, eventos culturais, quitandas, pontos de vendas de livros usados, oficinas de bicicletas.
Tudo divulgado e anunciado gratutiamente.
===========================================
amigos do tony , o grupo amigos do tony, sempre presente em todos os movimentos ciclisticos de Salvador, está aniversariando no proximo 26.09.2010 e convidando todos os pedalantes para conhecer a famosa laga do seu bairro, um cantinho lindo, escondido dentro de Salvador. Sereá oferecida uma feijoada aos participantes.
Como o grupo é formado de pessoas humildes, sem financiamento de qualquer entidade, quem pudeer ajudar na feijoada, com alguma colaboração em dinheiro ou em material para a feijoada o amigosdotony agradece.
O Jabutis Vagarosos, como sempre, estará presente.
quem quiser mais informações, procurar o Tony, no amigos do Tony.
Quem quiser acompanhar o JABUTIS VAGAROSOS, em direção ao amigosdotony, favor ficar atento ao local e horario da nossa saida, que divulgaremos até quinta feira.
valci barreto
Mural de aventuras
Valci Barreto
Ainda não consegui pedalar no simpatico e atuante mural de aventuras, sob o comando de Elson Siquara.
Porém, todos os comentários que nos chegam exaltam a simpatia do grupo, que recebe todos de braços abertos.
Quando a TV, radio, jornais, nos informam que irão gravar algum programa, é nosso dever estar presente para darmos nosso recado em favor das bicicletas como meio de transporte em Salvador. O trabalho da imprensa é de suma importância para o nosso movimento.
Por isto , recomendamos a quem puder estar com esta turma simpática neste dia , que se faça presente.
Posso garantir que o Mural de Aventuras não faz passeio escondido nem rejeita a presença de qualquer pedalante.
Por isto, tenho certeza de que todos serão bem acolhidos no passeio que será gravado pela tv bahia.
Ainda não será desta vez que irei.
Muito sucesso para esta equipe, cujos passeios acompanho com atenção e muito respeito.
Boa sorte para a equipe.
Não podemos deixar de registrar que, apesar da acolhida simpatica de todas as pessoas que recomendei pedalar no mural, um deles o advogado francisco moscato, que faz a maior propaganda da turma, qualquer ciclsita que for pedalar em grupo que ainda não conhece, deve perguntar como é que funciona, quais as exigencias, velocidade, distancia, a fim de não atrapalhar a programação, o ritimo, a cultura de qualquer grupo.
O jabutis, por exemplo, não aceita gente apressada e mal humorada e não espera, na saída, pelo que chegar atrasado. Marcado dia , local e horario de saida, nem adiante chegar atrasado nem pedir para esperarNosso caso, quando mais vagaroso e bem humorado, melhor.
O mural , apesar de respeitar velocidade dos visitantes, pedala para distancias maiores em finais de semana, a exemplo do grande grupo do Jarraw, da suburbana.
Comuniquem-se, então, antes, com a turma do mural e se informem como funciona. Para o caso da paralela, com certeza todos os bicicleteiros que conhecemos, que pedalam conosco, estão apotos a participar, principalmente neste proximo, destinado à gravação.
forte abraço para todos.
valci
Terça-feira 21/09,
ESPERAMOS TODOS LÁ, SERÁ UM GRANDE ACONTECIMENTO!!!
FAÇA O POSSÍVEL PARA CHEGAR MAIS CEDO!
Mais informações no Mural de Aventuras (www.muraldeaventuras.com.br).
LEVAR PISCA-PISCA.
Venha participar do nosso pedal!!!
Coordenação e Informações:
-Elson Siquara (Mural de Aventuras)
-Jairo Reis (Atlântico Bike)
Coordenação e Informações:
-Elson Siquara (Mural de Aventuras)
-Jairo Reis (Atlântico Bike)
==============================
ANIVERSÁRIO DO ITAPAGIPE É DO PEDAL
Muraldebugarin.com
O passeio ciclistico de hoje, teve a presença de varios grupos, entre eles, Ogunjá; Suba Aí; Amigos do Toni; ASBB; Narandiba; Jabutis Vagarosos; o estreante , Esporte e Saúde, da Djalma Dultra, e foi o que mais se espera de um pedal: alegria, respeito, ações educativas. Além da emoção de qualquer pedal, teve um simbolismo maior por tersido em comemoração ao aniversário do querido, simpático, educado e de grande atuação no cicloativismo baiano, Itapagipe é do Pedal, que saiu da Cidade Baixa, passou pelo Farol da Barra, recebendo adesão dos varios grupos que compuseram a pedalada.
Pedalou conosco , da Barra até o final do passeio, já incorporado ao movimento cicloativista, o ex o ex vereador Everaldo Augusto, membro da Secretaria da Copa, SECOPA. A história de Everaldo nas nossas pedaladas coicide com o nascimento do Itapagipe, motivadora ainda mais da sua participação no pedal de hoje.
Contamos com apoio de carro de som para nossa segurança com apoio de Everaldo e do candidato a Deputado Federal Daniel Almeida.
Apoiadores amigos, pessoas ligadas ao nosso movimento, inclusive com a colaboração de Daniel e Everaldo e toda a sua equipe, ofereceram uma deliciosa feijoada para os festejos do Aniversário do Itapagipe no restaurante Graviola, organizada pelo casal Barmerindo, no belo espaço Graviola, na orla de Salvador.
Após a feijoada, não mais dava vontade de deixar o local pela comida, acolhida, verde do espaço e a harmonia reinante durante todo o evento.
O local também foi ótimo para o congraçamento, as falas sobre nossos passeios, anúncios dos pedais , o crescimento do movimento; Aproveitamos a oportunidade para pedir ao Everaldo que levasse aos canais competentes as nossas reivindicações em favor das bicicletas nas ruas de Salvador, inclusive relacionadas a campanhas educativas para os motoristas que insistem em não respeitar a bicicleta nas ruas.
Proporcionada por toda a ambientação, nunca conseguimos, tanta facilidade de comunicação como a ocorrida no passeio de hoje, especialmente no Graviola. Todos ficamos muito próximos, mais parecendo um encontro familiar onde todos falaram e foram ouvidos com a maior tranqüilidade franqueza, respeito sobre nosso mundo das bikes em Salvador, novas ideais e projetos para nossas ações cicloativistas.
Além disso, chamou-nos a atenção a simpatia com que, várias carreatas, dos mais variados partidos e candidatos, militância de todas as tendências, festejam a nossa passagem com aplausos, buzinadas educadas, sorrisos, fato também verificado pelas militantes portadoras de cartazes em toda a orla.
Podemos afirmar, que nosso passeio uniu hoje todas as tendências políticas da Bahia, com uma anotação, por questão de justiça, a ovação maior que recebemos pela passagem da militância do candidato Zezeu Ribeiro. Pelo que sentimos, mais gente vai usar bicicletas e nossos bicicleiros em suas campanhas;
Deixamos sempre claro que comerciante, médicos, estudantes e também políticos, de qualquer partido , serão sempre bem vindos em nossos pedais. Sentimo-nos honrados com a presença de todos, como nos sentimos hoje com a companhia do Everado Augusto e apoio do Daniel Almeida, o que também experimentamos no emocionante passeio que realizamos para Cajazeiras , no domingo passado, na companhia da candidata Bete Wagner.
Foi uma grande festa os festejos do Aniversário do Itapagipe é do Pedal.
Retornei com grupos de Ogujá, Amigos do Toni e Itapagipe é do Pedal, dos quais me separei na Boca do Rio e no Rio Vermelho. Voltei sozinho, bem devagar, meu estilo preferido, a partir do Largo da Mariquita. Por isto, bem vagaroso, como manda a cartilha do Jabutis, dei uma parada no Largo de Santanta, local do Acarajé da Dinha, para tomar uma água, onde aconteceu um daqueles milagres que somente ocorre quando estamos pedalando bem devagar: a descoberta de biscoitos Holanda Waflles, fabricado ali mesmo, pelo holandez Hans.Enrrolados em saquinhos bem arrumados, com fita e tudo, pedem os biscoitinhos para serem degustados ali mesmo. Mas também que os levemos para presentear a quem gostamos. Confesso, lembrei da nossa querida merendeira,jabuti de carteirinha, Itana Mangieri.
Aí minha gente, eu não poderia deixar de dar esta dica para vocês: aos sábados e domingos, visitem a banca do Hans, no Largo de Santana, e experimentem o bicoito Waffle do Hans: obra prima da culinária holandesa, elaborado ali mesmo, com sabor de babar até despossuido de paladar. É que, basta olhar para a gente querer comê-los.
Quem não passar pelo Rio Vermelho pode encontrar a Iguaria na Albany da Pituba, ou nas feiras mensais que ocorrem na sede dos correios da Pituba, onde também se encontra o Hans, holandês que mora aqui e que um dia, certamente, pedalará conosco . A promessa foi feita.
Bicicleta, Holanda e Waffles foi como terminou o meu passeio de hoje em comemoração ao aniversário do Itapagipe é do pedal.
Como vê, para ser completo o passeio de hoje, só faltou a nossa merendeira Itana Mangieri , que está viajando, para quem trouxe alguns biscoitos, mas já devorados por minha esposa RO que, nem mesmo permitiu que eu os comesse depois que os experimentou, afirmando: nem Itana, você , nem ninguém, têm direito a estes. Gulosamente, concluiu São todos meus meus.!Compre outros para vocês, para Itana, mas estes eu não dou para ninguem.
Ainda bem que sei onde encontrar o Hans.
O pedalante casado com uma daquelas que reclamam de atraso do retorno do pedal já tem um santo remédio contra qualquer stress: Waffles holandês, do Hans: Um santo remédio, encontrado nas tardes de domingo , no Largo de Santana, Rio Vermelho. Com café, é melhor ainda.
Ai está o fone do Hans para quem quiser encomendar para suas festas e para dar de presente os seus waffles: 91086340.
Muito obrigado a todos por este dia maravilhoso; e, mais uma vez, PARABENS AO ITAPAGIPE É DO PEDAL!
Fotos e vídeos serão postados no muraldebugarin.com
cliquem nos videos abaixo do passeio:
cliquem nos videos abaixo do passeio:
SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.
,uraldebugarin.com
Assinar:
Postagens (Atom)