sábado, 13 de setembro de 2008

SUGESTÃO AOS CICLOATIVISTAS QUE ESTEJAM TOMANDO CURSO DE DIREÇÃO.
























RECEBEMOS DE ELENA, do JABUTIS VAGAROSOS, esta menagem, muito importante. Todos que forem tomar curso de direção, para tirar ou renovar carteira de motorista ou de motociclista, pedirem aos seus professores para tratar deste tema, tão importante para todos nós.

Minha cara elena, conforme conversamos, faz parte dos nossos projetos este tipo de ação. Vamos fazer juntos, ainda que somente nós.

mas, certeamente outros abraçarão esta causa.

forte abraço,

valci.


De: Elena Orge Pimenta Machado
Assunto: AUTO-ESCOLAS
Para: valcibarretoadv@yahoo.com.br
Data: Terça-feira, 9 de Setembro de 2008, 12:57

Valci,

Vejo sempre no Bikebook e no Mural de Bugarin a sua incansável defesa pelo respeito ao ciclista que deveria haver por parte dos motoristas.

Nunca dei “fechada” em bicicletas, nunca “tirei fino”, sempre procurei desviar, mas antes de ser “jabuti” eu pensava: “que louco, andar de bicicleta numa rua movimentada como esta!” E acho que esse é o pensamento da maioria. Confesso que, hoje, quando estou ao volante, vejo o ciclista com outros olhos!



Pois bem, em junho passado, fiz o curso para renovação da Carteira de Habilitação, o que achei de grande valia. Só que eu ainda não era uma "jabuti" e não via o trânsito como vejo hoje: incluindo os ciclistas. E agora que, orgulhosamente, sou uma jabuti, percebo que no curso não houve referências aos ciclistas. Houve omissão.


Valci, será que com a sua representatividade teríamos acesso às auto-escolas para pedir a inclusão dos ciclistas como participantes do trânsito? Solicitar às auto-escolas que faça parte do programa a conscientização dos alunos, como já é feito junto às empresas de ônibus e taxistas para que o ciclista também seja aceito no trânsito?

Conte comigo se você achar que vale a pena visitar as auto-escolas e se achar que ajuda a companhia dos seus jabutis.

Um abraço da jabuti

Elena

==elena, vamos , não somente visitar como já estams pedindo, aqui agora que os ciclistas acolham suas susgetões, pedindo aos professores para tratar do assunto. e Vamos fazer as visitas, sim.

obrigado e um forte abraço.

Valci.
valcibarretoadv@yahoo.com.br

SUGESTÃO PARA OS VARIOS PEDALANTES E GRUPOS DE PASSEIOS CICLISTICOS

Valci Barreto
Editor do bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br
alberto.bugarin@gmail.com





Quem está acostumado a pedalar sozinho, ou em pequenos grupos pelas ruas de Salvador, já sabem o que fazer: pega sua bicicleta e sai por aí. Você pode desfrutar de grandes prazeres e desprazeres, conforme você pedala sozinho ou em grupos.

Quem já pedala sozinho por aí, eu mesmo faço isto normalmente, fica mais livre para pedalar, parar, fazer o que bem der na cabeça.

Em grupos, forma que mais gosto de circular em meus pedais, há dificuldades geradas por problemas econômicos , cultura, ritimo , preço da roupa, ou da bicicleta.

Outra dificuldades encontradas para organização dos grupos é a disciplina, segurança, custos, e cumprimento de horário.

Cada um gosta de um jeito. Há, porém aquelas pessoas que somente pedalam quando há grandes eventos, como G Barbosa, ASBEB, ASSBB, só para citar alguns.

Todos os pedais são importantes. Há , porém, pessoas muito dependentes de outros grupos para pedalar. Há, inclusive, pequenos grupos, que somente pedalam quando se agregam a outros.

Este tipo de comportamento é uma prática interessante, porque busca a agregação; Mas não é condição para realização de um pedal . Há pessoas e grupos que só conseguem sair se tiver grupo de quarenta, cinquenta ou mais pessoas.

Sentem-se “meninos abandonados”, quando comparece pouca gente.

Na minha opinião, deveriam pensar diferente. É que grupos com pequeno número de pessoas, tipo quatro, cinco, bem organizados, com destinos horários, propósitos semelhantes, são mais produtivos, mais divertidos, menos caro, gera bem menos conflitos no trajeto, do que aqueles de muita gemnte.

Os grupos númerosos , para terem segurança, tem que dipor de toda uma estrutura: policiamentos, batedores, carro de som, radio comunicador e outros ingredientes, que terminam fazendo crescer e nem sempre proporcionam os mesmos prazeres de grupos menores. Aí são gerados custos que alguem tem que bancar: patrocinadores ou os proprios pedalantes.

Todos devem ser estimulados os grandes e os pequentos. Cada um tem sua função.

Porém, entre quatro a dez pessoas, podem ser realizados belos passeios pelas ruas de Salvador, ou até mesmo para fora.

Quem estiver em dúvida, chame seus amigos para pedalar e façam as experiências. Todos terão gratas surpresas: mais fácil de administrar, mais fácil de agregar, mais fácil de escolher os destinos e os propósitos do grupo. Não precisa comprar camiseta padronizada para pedalar. Pedale com qualquer uma. Até as de uso comum; e com qualquer bicicleta, desde que rode.

São muitas as vantagens dos pedais de poucos componentes. É uma das mais importantes que eu acho: você valoriza o seu grupo, as suas pessoas, o seu jeito de pedalar. E para pedalar, voce não tem que ficar aguardado , muitas vezes, horas e horas, que o outro grupo maior inicie o pedal. Voce não tem que se submeter a regras, caprichos, estress, ritimos e preço de bicicleta dos outros grupos. Nem ter que pagar para outros grupos. Voce paga para o seu proprio.

Há grupos que, ao realizar um passeio ciclístico, convida “todos os grupos”. Aparecem lá pessoas humildes, com bicicletas e camisetas baratas, sem condições de almoçar ou lanchar em alguns locais mais caros, gerando e alimentando, preconceitos e constrangimentos desnecessários.

O mais chato, na minha opinião, no meu caso pessoal, é ir para um pedal de grupo maior e ter que esperar a hora que ele bem quiser para começar o passeio. Muitas vezes a espera é para aguardar um político, um artista, uma "vedete" qualquer.Claro que, nos grandes grupos, espero um pouco, tipo o da ASBEB , ASBB. Estes dependem de muitos ingredientes, inclusive o apoio de órgãos públicos , que nem sempre estão prontos no horário e local.Mas nos outros grupos, não; eu sempre vou preferir pedalar do que esperar.

Como também, nem sempre me interessa pagar, comprar camisetas, entrar em locais e restaurantes que não me interessam, sejam pela comida seja pelo preço. Quero escolher meus locais para parar e o momento de parar ou de seguir.

Pedalar para mim e uma coisa muito simples: basta subir em uma bicicleta e sair por ai. Aprendi a andar sozinho na rua sem me agregar a qualquer grupo ou pessoas. Peguei a minha bike fui olhando com atenção os becos, espaços, movimento dos carros, descendo, parando, olhando, comportando-me como ciclista e como pedestre, conforme a situação.

Por isto, não acho que para aprender a pedalar nas ruas tenha alguém que se submeter a regras de grupos com os quais não se tem afinidade.

O ideal no pedal em grupos são as afinidades e simpatias que você tem com as outras pessoas. A cultura, a educação , o respeito às regras de comportamento do grupo, a condição de pedalar de cada um, o jeito de ser, em todos os aspectos, os locais que gostam de estar, se gosta de beber uma cerveja ou não, se gosta de bater um baba durante o passeio ou não. Isto, para mim, é o que faz o pedal feliz. Jamais o preço da roupa, bicicleta, ou a condição econômica dos seus componentes.

Tenho o maior prazer em pedalar da forma do JABUTIS VAGAROSOS, que criei e estou aperfeiçoando para ser O MEU PEDAL. E O PEDAL DOS MEUS AMIGOS, sempre aberto a todos que estejam de acordo com A CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS, publicada no muraldebugarin.com e no bikebook.com.br

Muitos vezes o Jabutis é apenas uma só pessoa montada em uma bicicleta para um passesio. Na maioria das vezes o número de pessoas no JABUTIS não passa de cinco.Vamos com qualquer camiseta, qualquer bicicleta, desde que rode, capacete, luva, para segurança. Mesmo sem radio comunicador, camisetas padronizadas, carro de som, batedores profissionais, policiais e outros equipamentos ,humanos ou não, para mim é o melhor pedal que realizo. PORQUE É O “MEU PEDAL”. Este “meu pedal” é também dos amigos que concordam com nosso jeito de pedalar.

Faço este texto com um propósito: em vez de reclamar de outros grupos, do preço que cada um pode cobrar pela camiseta, do tipo de bicicleta que lhe exigem, tipo de restaurante escolhido para parar, reclamar do atraso e ritimo dos outros, faça o ‘SEU PEDAL”, do seu jeito e saia por aí. Com apenas quatro ou cinco pessoas você fará muito mais por você e pelos pedais nas ruas do que agregar-se a outros com os quais você não tenha afinidade. Ele pode até ser um grande e interessante grupo de pedal. Mas o “seu”, o que você faz para você, do seu jeito, será sempre o melhor. É só experimentar.

Iniciamos, há alguns anos atrás, algumas bicicletadas. Vamos retomar este movimento. E, quanto menos dependermos de “lideranças”, “chefes”, “grupos organizados”, “camisetas e bicicletas caras”, melhor. Isto porque, vários grupos de cinco, dez, saindo de vários cantos da cidade, em direção a um ponto de encontro , e não a um grupo especifico de pedal, será muito mais produtivo.

Aguardem, então, sugestões para estes movimentos, que, já no mês de setembro, começarão a acontecer em Salvador: sem lideres, sem comando, sem chefia, sem camiseta , bicicletas ou locais caros de parada.Fçam também as suas sugestões.

Faça a “sua bicicletada”. Pode até começar logo. Nem espere os avisos.

Sugestões de locais de encontros: Pelourinho, nos dias de feira, Largo do Garcia, Largo da Lapinha, Jardim de Nazaré aos domingos pela manhã. Isto para os grupos do centro da nossa Capital. Os bairros periféricos escolhem os locais e nos avisem que nos dirigiremos para lá também. Faremos uma multi bicicletada, sem precisar ninguém ficar “acorrentado” aos horários, caprichos, estress, atrasos , pressas ou paradeiros dos outros.

Jabutis já começou a fazer a sua: dias 13 e 14 , no centro da Cidade: Pelourinho e Cacau Show, no Center Lapa, para degustarmos um chocolate de um real.(Festival de Trufas).

No Pelourinho, feira multicultural, com shows, troca troca , compra/compra e nossas bicicletas!

Pelo menos as do Jabutis Vagarosos , lá estarão. Na maior alegria.

Publicado no muraldebugarin.com e
No bikebook.com.br
valcibarretoadv@yahoo.comb


MAIS DE MIL PESSOAS COMPARECEM A ESTE PEDAL DO G BARBOSA, ORGANIZADO POR GILSON CUNHA, DA ASBB-ASSOCIAÇÃO DOS BICICLETEIROS DO ESTADO DA BAHIA.

Vários grupos de pedais se encontram para pedalar. É uma festa.

No mesmo dia é o aniversário de TONY,DO GRUPO AMIGOSDETONY, do bairro do Retiro, em Salvador.

dia 12.10, Tony realiza um grande festa para as crianças, no bairro da Jaqueira.


valcibarretoadv@yahoo.com.br

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

JABUTIS VAGAROSOS VAI ESTAR PRESENTE

É PARA LA QUE VAMOS COM OS JABUTIS VAGAROSOS!!!
valcibarretoadv@yahoo.com.br



Feiras Criativas no Pelô: artesanato e carros antigos movimentam o local


Ana Cristina Pereira | Redação CORREIO | Foto: Léo Reis / div.
É preciso disposição para andar e procurar. Mas quem gosta de uma boa feira ao ar livre sabe que vale a pena brincar de arqueólogo. A partir desse fim de semana, o Programa Pelourinho Cultural inicia o projeto Feiras Criativas, que vai promover vários pontos de encontro para troca, compra ou apreciação de apresentações culturais e exposições.


Para começar no clima bem descontraído, a largada acontece com a feira de troca O Escambal, hoje, das 17h às 20h, no Largo de Pedro Archanjo. A idéia é que público e expositores possam negociar produtos e serviços. Vale o poder de barganha e a lábia de cada um. Às 19h, haverá apresentação do espetáculo Sagrada folia. Amanhã, o Largo de Tereza Batista recebe a Feira Hype, agora itinerante. O evento se sagrou como ponto de encontro entre alternativos ou daqueles que querem fazer umas comprinhas diferenciadas e, ao mesmo tempo, participar de palestras, assistir shows, performances e vídeos. Das 14h às 22h, vão rolar apresentações de Capitão Parafina & Os Haoles ,Os Irmãos da Bailarina, DJs e o espetáculo Larilará Macunaíma Saravá, com Os Cinquentões.

Já os amantes de carros antigos vão encontrar parceiros no Largo do Pelô, das 14h às 18h. A exposição do Veteran Car Club do Brasil reúne cerca de 30 veículos dos anos 20 aos 70.Umpoucoantesdofinal,às 17h30, o público poderá conferir a peça Marama, do grupo Ereotá.



PROJETO PERMANENTE

Nas semanas seguintes, outras feiras ganham espaço no Pelourinho. Segundo Ivanna Soutto, diretora do Pelourinho Cultural, a idéia é que elas tomem parte da programação fixa do Centro Histórico. 'Já temos agenda até o fim do ano. A partir deste mês, alguns projetos serão realizados de forma contínua, a fim de fidelizar a vinda do público', afirma.

Entre as feiras confirmadas estão o Bazar dos Nômades (dia 20, Largo de Tereza Batista) e a Feira de Artesanato do Mauá (27 e 28, no Cruzeiro de São Francisco). Outras atividades programadas são o Pinte no Pelô, em outubro, com oficinas de pintura; e o Jornadas Literárias (27 e 28, na Praça das Artes) com oficinas que visam incentivar a leitura.
JABUTIS NO CAFE DA MANHA DE LUCIENE.

— valci barreto

Não vou poder ir ao pedal de Mata de São João. Desejo a Anderson e a todos os pedalanes, um feliz passeio.

E, como não vou sair de Salvador, fica então decidido:

SAIDA PONTUAL, NOVE HORAS DE SABADO, DA PADARIA APIPÃO, Sabino Silva, EM DIREÇÃO AO CENTRO DA CIDADE, PASSANDO PELO CACAU SHOW.

Conforme a situação, visitaremos o Gregor, que está no Hospital Portugues para cirurgia cardíaca. Ligaremos antes para saber das possibilidades e conveniencia da visita.

Seguiremos por aí. De certo, a visita ao cacau show, sem compromisso com horário, e feira do Pelourinho.
isto no sabado.
===

No domingo, saída pontual, 09 horas, da frente da padaria apipão, na Sabino Silva, em direção ao Sindicato dos Comerciários, para darmos o abraço em Luciene. Se o café já tiver acabado, não há problema: deixaremos a marca da nossa visita.

Todos convidados, menos os apressados, estressados, mal humorados, os que não tem paciencia com quem pedala fraco. Para quem gosta de correr, de trilhas, e outros tipos de pedais, veja os grupos e sites postados no muraldebugarin.com

pedimos, ler antes, a CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS, publicada no bikebook.com.br
e no
bikebook.com.br

valcibarretoadv@yahoo.com.br

BICICLETA MALUCONA!!!


Já vimos conceitos de bicicletas muito malucas, mas a Di-Cycle é um conceito que lembra mais uma cadeira de rodas do que uma bicicleta. Este veículo de duas rodas foi criado especialmente para funcionar como modo de transporte sobre terra e água.

Não há idéia de quaisquer outras características sobre a Di-Cycle, mas estacioná-la certamente será um desafio.

A foto acima mostra a Di-Cycle com rodas diferenciadas e uma superfície que parece destinada à flutuação, portanto talvez seja necessária uma metamorfose antes de colocá-la dentro d’água.

O objetivo do veículo é de ser funcional na cidade de Helmond, na Alemanha, que possui uma extensa rede de ruas e canais. Ela poderá oferecer um novo tipo de tour pela cidade. Mas não esqueça, não importa o tipo de veículo de duas rodas que você pilota, use capacete. [GBO]

JABUTIS VAGAROSOS =FESTIVAL DE TRUFAS E FEIRAS

No dia 13.09 o grupo de passeios ciclisticos JABUTIS VAGAROSOS estará passeando pelo centro de Salvador. Dois locais serão visitados: o festival de trufas, no Center Lapa e a feira do Pelourinho.

Quem quiser saber o que é o JABUTIS VAGAROSOS, leia a cartilha dos Jabutis, publicada no muraldebugarin.com e no bikebook.com.br

se não achar pode pedir por e mail:
valcibarretoadv@yahoo.com.br

CASA DA MUSICA, EVENTOS-ANIVERSÁRIO



==================================================

Festival de Trufas , a um real, na loja CACAU SHOW, NO CENTER LAPA. O grupo ciclistico JABUTIS VAGAROSOS vai marcar presença.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

BICICLETADA ,VAMOS FAZER A NOSSA!


PEDAIS E MAIS PEDAIS PARA VOCES:

Valcibarreto

Editor do bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br
alberto.bugarin@gmail.com


14.09= pedal para mata de são JOÃO, DO AMIGO ANDERSON: um grande pedal, UMA GRANDE FESTA.

14.09=CAFÉ DA MANHA, NO sindicato dos comerciarios, atras do Colégio Central,ANIVERSÁRIO DE LUCIENE.

21.09: GRANDE PEDAL DO G BARBOSA. AS INSCRIÇÕES JÁ PODEM SER FEITAS NO G BARBOSA E NAS OFICINAS DE BICICLETAS JÁ CREDENCIADAS.

R L CICLOPEÇAS, NA VASCO DA GAMA, ENTRADA DO OGUJIÁ FONE 33562548 JÁ ESTÁ ACEITANDO AS INSCRIÇÕES PARA RECEBER CAMISETAS E CONCORRER AO SORTEIROS.

PORTÃO BONFIM, TABMÉM JÁ GARANTIDO

CONTATOS COM GILSON CUNHA: 33562548 99827014

SABADO AGORA DIA 13.09 jabutis irá para o CACAU SHOW, NO CENTER LAPA. CENTER LAPA TEM LUGAR PARA AMARRAR AS BICICLETAS. LEVE SUAS TRANCAS. NO SHOPPIN PIEDADE TAMBÉM TEM BICICLETÁRIO.

QUEM QUER IR COM JABUTI É CONVIDADO. QUEM NÃO QUISER PODE SE DIRIGIR PARA LA E COMER TRUFAS DE UM REAL CADA.

SETEMBRO , MÊS DAS BICICLETADAS: NÃO PRECISA PROCURAR NENHUM GRUPO, FORME O SEU E SAIA PEDALANDO POR AI. MAS SE QUISER SE AGREGAR, VÁ TAMBÉM QUANTO MAIS GENTE MELHOR. QUANTO MAIS GRUPOS PEDALANDO SEPARADO NO MESMO DIA MELHOR AINDA.

JABUTIS FARá QUE JÁ FAZ: TODOS OS SABADOS E DOMINGOS, É SO LER AS CARTILHAS DOS JABUTIS. jabjutis não faz questão de muita gente: faz questão de muitas festas, muitos pedais, muito bom humor,muiras paradas, conversas, visitas e fotos. Com raileide, que so iguala o lindo olhar, ficou ainda mais facil para os fotografos!

dia primeiro de outubro teremos festa: cestinha de bolo e flores : é aniversário de RAILEIDE, NO PEDAL DOS JABUTIS.

PARA MELHORAR , AUMENTAR AS BICICLETAS NAS RUAS, NÃO FIQUE ESPERANDO ESTE OU AQUELE GRUPO SAir. Organize o seu, saia por aí: FAÇA O SEU .. OCUPEM AS RUAS. COM CINCO PESSOAS JÁ DÁ PARA FAZER MUITA FESTA NO PEDAL. É A MAIS FACIL DO QUE REUNIR UM MONTE DE GENTE EM UM SÓ.

MAS PARTICIPE TAMBÉM DOS GRANDES: G BARBOSA, MATA DE SÃO JOAO, PORTAO/bonfim.E O PAI DE TODOS ASBEB!

PARTICIPE DOS NOTURNOS: VEJA A RELAÇÃO DE TODOS, NO MURALDEBUGARIN.COM

TOME SORVETE NA SORVETERIA LAPORTE, NO PELOURINHO, EM FRENTE Á LOJA DA CENTRAL DO CARNAVAL: VOCE TOMA SEU SORVETE SETADINHO. TUDO DE FRUTAS VERDADEIRA. E NÃO TEM AQUELES ASSEDIOS COMUNS NO PELOURINHO.

JABUTIS IRÁ AO CACAU SHOW NESTE SABADO. e TABMÉM ÁS FEIRAS DO PELÔ!

E SE EU NÃO VIAJAR, OU FOR PARA O DE MATA DE SÃO JOÃO, IREI AO CAFÉ DA MANHÃ, DA LUCIENE.

LEIA A CARTILHA DOS JABUTIS. SE NÃO GOSTAR, FAÇA O SEU PEDAL. O SEU PEDAL, O SEU GRUPO, O QUE VOCE CONSTRUIR, SERÁ SEMPRE O MELHOR. NEM O JABUTIS SERÁ MELHOR DO QUE O SEU, COM CERTEZA! Faça e experimente!!!

JABUTiS VAI TAMBÉM AO PELOURINHO NO SÁBADO.

JABUTI É ASSIM: ATÉ COM UMA PESSOA ELE SAI. E faz festa! Mas nunca sai só! FELIZMENTE.


E SEMPRE INOVANDO: VEM AI O GRUPO DE TEATRO DO JABUTIS. VAMOS ESMAGAR, TRITURAR, DETONAR OS CONCORRENTES.!!!!!! GARANTEM SERGIO E RAILEIDE!

OS CONCORRENTES DOS JABUTIS ESTÃO TREMENDO!!!!!! NÃO CONSEGUEM FAZER IGUAL!!!!

NEM GILSON CUNHA, QUE REUNE QUATRO MIL PESSOADS NO DIA DO CICLISMO TÁ CONSEGUINDO “BATER “ NOS JABUTIS!!!!!

E VAMOS AO PEDAL DO G BARBOSA, COM UMA SURPRESA::


VIVANE ARAUJO VAI ESTAR PRESENTE!!

ALO THIAGO, VOCE QUE ESTÁ EM TODOS, NÃO PERCA ESTE DO G BARBOSA!!! e cuidado para não cair da bicicleta!


SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL!!!!

Podem começar as bicicletadas. JABUTIS JÁ´COMEÇOU!!!! Há muito tempo!!!

CORRAM LOGO PARA AS RUAS COM AS FAIXAS E AS BICICLETAS. CADA GRUPO FAZ SUA BICICLETATA. ATÉ COM TRES PESSOAS VOCE PODE EM SINALEIRAS: DIVULGAR SEU GRUPO, SUA EQUIPE, E FAZER O SEU PEDAL. PELA MENOS CARROS NAS RUAS. E MAIS BICICLETAS!

SINCRONIA, PIRATAS DE BIKE, PEDAIS DE OURO, NARANDIBA, SUBA AI, AMIGOSDETONY, ESTAO ESPARANDO O QUE PESSOA???

VEM AI ANIVERSARIO DE TONY. JÁ ESTÁ NO MURALDEBUGARIN.COM

MANDEM NOTICIAS E FOTOS, BUGA PUBLICA TUDO, ATÉ BATIZADO DE BONECA!!!
E NÃO COBRA NADA.

Vejam bikebook.com.br

valcibarretoadv@yahoo.com.br
MURALDEBUGARIN.COM
Bikebook.com.br

ACONTECERÁ O CAFÉ DA MANHÃ NESTE DOMINGO DIA 14 SET NO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Ei Pessoal,
Luciene solicita o aviso importante:

HAVERÁ O CAFÉ DA MANHÃ NESTE DOMINGO
DIA 14 AS 8 HORAS
NO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS


Pede desculpas pelos imprevistos que acometeram o cancelamento anterior, a compreensão e o comparecimento de todos
para saborear este delicioso café da manhã
em sua companhia e comemoração de seu aniversário !

terça-feira, 9 de setembro de 2008

JOGUE LIMPO

SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL!

O muraldebugarin.com, editado por Alberto Bugarin mantem dados de todos os grupos de pedais de Salvdor. Mantem links de outros sites , de todos os cantos do pais. Publica tudo de eventos ciclisticos. Milhares de fotos são publicadas na galeria de fotos , lado direito da pagina do mural.

Visite o
muraldebugarin.com
E VEJA NELE A GALERIA DE FOTOS.

SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL!

VALCI BARRETO NA INAGURAÇÃO DO COMITE DE GILSON CUNHA



muitas outras fotos de materias aqui publicadas estão postadas no muraldebugarin.com , em galeria de fotos.
valcibarretoadv@yahoo.com.br

JABUTIS VAGAROSOS ESTARÁ NO CACAU SHOW



valcibarretoadv@yahoo.com.br

JABUTIS NO FESTIVAL DE TRUFAS E NAS FEIRAS DO PELÔ



Nosso mestre em biologia e fotografo amador, no passeio da asbeb.

PROGRAMA QUE É A CARA DOS JABUTIS VAGAROSOS!

JABUTIS VAGAROSOS VAI MARCAR PRESENÇA CONSTANTE.

valcibarreto
editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com



Feiras Criativas são destaque da programação cultural do Pelô

A partir deste mês, a agenda do Pelourinho será incrementada pelas tradicionais feiras livres e eventos culturais para toda a família

A agenda cultural do Pelourinho ganhou novidades em setembro que prometem agradar a toda família. Charmosas pela variedade e, muitas vezes, raridade de seus produtos, delicadeza e originalidade dos trabalhos manuais, as tradicionais feiras livres, que reúnem centenas de pessoas num clima de descontração e harmonia, agora também acontecem no Pelô, acompanhadas de teatro de rua e de bonecos, atrações musicais e projetos como o Pinte no Pelô, para as crianças.

A iniciativa é do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura da Bahia. "As feiras devem se tornar uma programação fixa no Pelourinho. Já temos agenda até o final do ano. A partir deste mês, alguns projetos serão realizados de forma contínua, a fim de fidelizar a vinda do público ao Pelourinho", anuncia a Diretora do Programa, Ivanna Soutto.

Em setembro, o público vai poder conferir a feira de trocas O Escambal (12), na Galeria Pedro Archanjo; a Exposição de Carros Antigos (13), no Largo do Pelourinho; a Feira Hype (13) e o Bazar dos Nômades (20), no Largo Tereza Batista, e a Feira de Artesanato do Mauá (27 e 28), no Cruzeiro de São Francisco.

Uma novidade é a realização da primeira edição, em Salvador, da Feira de Antiguidades (dia 20), que acontecerá no Cruzeiro de São Francisco, com participação de 16 antiquários do Centro Histórico. A idéia é divulgar as peculiaridades dos antiquários da região e atrair novos expositores para as próximas edições, que devem ocorrer sempre no terceiro sábado de cada mês. O público também poderá acompanhar, nessa primeira edição, o repertório musical do grupo instrumental Janela Brasileira, que inclui chorinho, samba, polca e frevo.

Na Feira Hype (dia 13) também acontecem shows musicais, além de oficinas, palestras e mostras de vídeos. E outra atração que já causa expectativas no público é a cantora Thati, destaque do Bazar dos Nômades (dia 20).

A programação das feiras no Pelô inclui teatro de bonecos e de rua, numa parceria com a Diretoria de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O público vai conferir espetáculos como Sagrada Folia, da companhia Finos Trapos; Marama, do grupo Ereoatá; e Macunaíma, de Os Cinquentões.

Quem visitar as Feiras Criativas que ocorrem nos últimos dois sábados de setembro (20 e 27) pode levar as crianças para participar do Pinte no Pelô, projeto de pintura livre que busca incentivar, de forma lúdica, o encontro do público - sobretudo infantil - com o universo das artes. O projeto, que será realizado, a partir de outubro, em todos os sábados do mês, à tarde, no Cruzeiro de São Francisco, é fruto de uma parceria com a Diretoria de Museus do IPAC e o Museu de Arte Moderna da Bahia, que idealizou o bem sucedido Pinte no MAM.

No último final de semana de cada mês, as Feiras Criativas do Pelô contarão ainda com outra atração que vai envolver toda a família: a Jornadas Literárias, projeto desenvolvido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), outra unidade da Secult. O projeto, que visa incentivar a leitura através de oficinas de literatura de cordel, xilogravura, rap e confecção de brinquedos, chega agora ao coração do Centro Antigo de Salvador, ocorrendo, este mês, em paralelo à Feria de Artesanato do Mauá, nos dias 27 e 28 de setembro, a partir das 9h, na Praça das Artes, e no largo Tereza Batista, às 14h do dia 28.

Para Dimitri Ganzelevitch, Presidente da Associação Cultural Viva Salvador e um dos entusiastas da realização de feiras livres no Centro Histórico, o projeto vai conquistar tanto o público quanto a classe artística, que terá uma oportunidade de expor o seu trabalho. "A nossa Associação ficou honrada em ver suas sugestões acatadas pelo IPAC e o Pelourinho Cultural. Manifestações organizadas como estas já são tradicionais em capitais como o Rio de Janeiro, São Paulo, Montevidéu, México, Madri, Lisboa, Paris e tantas outras. As feiras irão motivar as pessoas a procurar o Pelourinho nos momentos de lazer", destaca.

O secretário de Cultura, Márcio Meirelles, chama atenção para o novo perfil da programação do Pelourinho Cultural, que agora passa a contar com a parceria de todas as unidades da Secult, com projetos semanais e mensais regulares ligados às linguagens artísticas, à literatura e memória, rádio e audiovisual, patrimônio e museus, além de uma ampla programação de cursos e workshops. "O Pelourinho é de todos os baianos, é o coração do Centro Antigo de Salvador. A idéia é atrair públicos cada vez mais diferenciados para esse espaço, que deve ser um lugar de encontro entre pessoas do mundo inteiro".

Confira abaixo mais detalhes sobre as Feiras Criativas:

* O Escambal

Artesanato, roupas, livros, discos, brinquedos, miniaturas, maquiagens, móveis, postais, vidros e pinturas. Estes são apenas alguns dos produtos da rede de troca da feira O Escambal. Público, profissionais e expositores poderão negociar suas mercadorias e até serviços na feira, que tem como principal objetivo a interatividade das classes.

Onde: Galeria do largo Pedro Archanjo

Quando: Sexta (12)

Hora: 17h às 20h

Atração: Espetáculo Sagrada Folia, às 19h.

Gratuito

* Exposição de Carros Antigos

A Veteran Car Club do Brasil - Bahia leva para o Pelourinho uma coleção de carros antigos. São cerca de 30 veículos dos anos 20 aos anos 70. O público vai conferir clássicos como o Galaxie 500, a Pick-up F1 e o Fusca. Participam da exposição relíquias de marcas Chevrolet, Ford, Citroen, entre outras. A exposição busca reunir proprietários e admiradores de veículos antigos para a troca de idéias e informações.

Onde: Largo do Pelourinho

Quando: Sábado (13)

Hora: 14h às 18h

Atração: Espetáculo Marama, às 17h30.

Gratuito

* Hype

Comercializar artigos como roupas, discos, livros, vídeos e objetos de arte, além de favorecer o intercâmbio dos mais variados segmentos da cultura pop/tech é a proposta da feira Hype. A expectativa é que público, lojistas, artistas, e produtores culturais se integrem no evento, que também oferece palestras, mostra de vídeos, oficinas e shows musicais.

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: Sábado (13)

Hora: 14h às 22h

Atração: Capitão Parafina & os Haoles, Banda de Rock, Os Irmãos da Bailarina, além de DJs e o espetáculo Larilará Macunaíma Saravá, às 16h.

Gratuito

* Antiguidades

Em sua primeira edição, a feira de antiguidades do Pelô vai exibir louças, cristais, santos, objetos de arte e móveis. Composta por 16 expositores, tem como propósito aproximar o público da história da Bahia, através da exposição de objetos que retratam a cultura de um povo e revelam riquezas de diferentes épocas e estilos. O público confere ainda à apresentação musical de chorinho, samba, polca e frevo. O repertório inclui obras de compositores como Pixinguinha, Ari Barroso, Villa-Lobos, Dorival Caymmi, entre outros.

Onde: Cruzeiro de São Francisco

Quando: Sábado (20)

Hora: 10h às 17h

Atração: Grupo Janela Brasileira, às 15h, e o recital Ver-a-cidade com-tradições, às 14h.

Gratuito

* Bazar dos Nômades

Evento itinerante, o Bazar promete movimentar a cena alternativa do Pelourinho. Composto por 40 expositores, oferece produtos como acessórios, objetos de decoração e roupas de estilistas baianos e de outros estados brasileiros. A feira contará ainda com a participação especial da cantora Thati.

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: Sábado (20)

Hora: 15h às 20h

Atração: Thati, às 21h, e o espetáculo Plano Z, às 16h.

Gratuito

* Feira de Artesanato do Mauá

Promover o setor artesanal na Bahia, valorizar o artesão e preservar suas tradições é o objetivo da feira do Instituto Mauá. Qualidade e criatividade são a marca da feira que contará com 20 expositores credenciados pelo Instituto. O público encontrará objetos em cerâmica, metal, couro, madeira e fibras naturais, além de bordados, rendas e tecelagem.

Onde: Cruzeiro de São Francisco

Quando: Sábado e Domingo (27 e 28)

Hora: 11h às 17h

Atração: Dia 27 - Aloísio Menezes, às 15h, e o espetáculo O nariz do poeta, às 14h. Dia 28 - Catadinho do Samba, às 15h, e o espetáculo Gargalhadas, às 14h.

Gratuito

Mais informações:

Assessoria de Comunicação – Pelourinho Cultural: (71) 3117-1509

Largo do Pelourinho, Nº 12 – Salvador / BA. CEP – 40025 - 280

Telefone: 3117–1509 / 3117-6452

Daniela Lustosa
Assessora de Comunicação
PELOURINHO CULTURAL - IPAC
Secretaria de Cultura da Bahia - Secult
Contato: (71) 3117-1509/ (71) 9157-9717
E-mail: danielalustosa.ascom@gmail.com

--
Juliana Drummond
71 99682908
juliana.drumond@gmail.com

Blog de abug Adicionar novo comentário
Comentários
ter, 09/09/2008 - 18:52 — Anônimo
Essas feiras são a cara dos
Essas feiras são a cara dos Jabutis !!!
Vamos agendar de ir jabutisticamente ! rsrs
Itana

responder


mantando saudades!

Um dos pedais do dia do ciclismo!
O jabutis posta seus avisos de saida nas quintas feiras. Mas , em homenagem ao nosso amigo Tulio , do site "concorrente: "SINCRONIA,".

O JABUTIS VAGAROSOS ESTÁ ANTECIPANDO: neste sabado, um dos destinos será o CACAU SHOW: VAMOS COMER TRUFAS DE UM REAL. Coisas de um real, é a cara dos Jabutis.

ESTA FEIRA DO PELO, SUPONHO QUE TENHA SIDO criada por alguem que conhece o JABUTIS. e TEM TUDO PARA SER: juliana e sergio são colegas da fundação cultural.

Estaremos lá juliana . estaremos lá tulio!

então, já está decidido; DIATORIAMENTE PELO GRUPO JABUTIS:

saida pontual da frente da padaria apipão, para destinos vários. Mas com uma passada no CACAU SHOW.

VEJA CARTAZ NO BIKEBOOK.COM.BR, que buga publicará aqui também.

E trufas antes e uma banana depois, ou tudo misturado acho uma delicia.

AVANTE JABUTIS!!

=JÁ FICAM AVISADOS: os mal educados, mal humorads, quem não tem paciencia, nem apareçam.

os jabutis de carteirinhas já sabem de tudo . os demais, não vir sem ler a CARTILHA DOS JABUTIS , publicada no bikebook.com.br e no
muraldebugarin.com

quem não encontrar,pedir um exemplar através dos nossos e mails.


valcibarretoadv@yahoo.com.br
alberto.bugarin@gmail.com



Bom dia, Aproveite o Festival das Trufas R$ 1,00. Você terá excelentes motivos para saborear mais de 20 sabores por apenas R$ 1,00 cada. Mas, corra que é por tempo limitado, o Festival só vai até 28 de setembro.


Cacau Show, um show de chocolate. AtenciosamenteCacau Show Center LapaTEL: (71) 3328-0153

CAFE DA MANHA CANCELADO.

Luciene comunica a todos os ciclistas que teve que cancelar o café da manha previsto para 14.09, pedindo a compreensão de todos.

Lembrando: 14.09, passeio para mata de são joao. veja materia neste site e no muraldebuarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br

DELEGACIA DIGITAL

==============================================
Delegacia Digital será apresentada nesta terça
A TARDE On Line


Será apresentada, nesta terça-feira, 9, a Delegacia Digital, que possibilita o registro de furto, perda e extravio de objetos e documentos, além de desaparecimento de pessoas através do site da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A promessa é que o internauta receba a ocorrência por e-mail 30 minutos depois do registro.

A Delegacia Digital funcionará 24 horas e cinco equipes acompanharão os registros. A unidade virtual será apresentada nesta terça, às 9 horas, pelo secretário da SSP, César Nunes.

publicado no A TARDE ON LINE DE HOJE.

=================================

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bikescambo: começaram a surgir pedidos, confira!!

Quero capacete novo ou em ótimo estado. Branco ou azul.
e-mail para: homiziado@gmail.com
(Lucas)


(postado por Sérgio Bezerra)
comentários:
Sérgio Bezerra disse...
Só postarei meu relato do jabuti de sábado mediante fotos!

abç
=SERGIO, ISTO É CHANTAGEM!

dE TODO JEITO, AGUARDAR EU LOCALIZAR O CABO E LUCIANA MANDAR AS QUE ELA FEZ. ISTO É PRÁ JÁ!
valci

CURSO ACESSÍVEL DE IDIOMAS. CENTRO DA CIDADE.



postado por SÉRGIO BEZERRA, parceiro do bikebook.com.br

BICICLETAS EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA, COMITE DE GILSON CUNHA.








GILSON CUNHA, COMITE, EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA

Gilson Cunha é um dos mais atuantes cicloativistas da Bahia. Mantem a associação ASBB. È Candiato a vereador. O seu escritório de campanha contem uma exposiçao fotografica de passeios e eventos ciclisticos que conta uma boa parte da história dos passeios ciclisticos de Salvador.

publicamos aqui algumas fotos do evento. Muitas outras já foram e mais ainda serão postadas no muraldebugarin.com, em galeria de fotos.

Temos uma pareceria com o muraldebugarin.com. Este além do texto, privilegia fotos. São milhares postadas na "galeria de fotos." As mais antigas podem ser vistas, naquele mural, clicando em "proxima".

Façam uma visita ao muraldebugarin.com

e ao Comite de Gilson, na Vasco da Gama, entrada para o Ogunjá.

PIRATAS DE BIKE, NO PEDAL DA GRANDE FAMILIA




Todas as quintas feiras, às 19 horas, acontece, a partir do Jardim dos Namorados, o passeio ciclistico A GRANDE FAMILIA.

Organizado por Gilson Cunha, era o tipo de pedal que faltava em Salvador.

Na foto, o grupo PIRATAS DE BIKE, da Rotula do Abacaxi, presente a um dos passeios.

Leve sua familia para pedalar neste passio do Gilsom. Leve seus filhos, mesmo pequenos.

veja informaçoes no muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br

domingo, 7 de setembro de 2008

JABUTIS VAGAROSOS DO DIA 06.09.2008.

— valci barreto
Editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com


O Jabutis tinha saída prevista para as 09 horas, no dia 06.09.2008. Seria o batizado de Kelly, sobrinha da já “associada", Elena. O pedal era, como todos os batizados, feito para a batizanda. O comando, determinação, roteiro, ritmo seria por ela ditado.

Antes do horário, uma linda, lindíssima, garota estava retirando a bike do carro: era a Kelly. Manifestando nossa sincera e respeitosa admiração, levamos orgulho para a tia coruja, que assim se expressou: "não é por ser minha sobrinha, mas não é linda mesmo!?" E é.

Ajudando a retirar as bikes, aparece o Diógenes e em seguida, não sei saido de onde, uma figura que, dizia ele, sempre passava por aqui e não via o Jabutis saindo; que achava muito interessante a nossa proposta de pedal, havia lido e concordado com a Cartilha dos Jabutis Vagarosos. Tratava-se do Deraldo, que conhecíamos de vista dos pedais e de passagem aqui pela rua. É veterano nos pedais, vai longe, uma figura incorporada aos nossos movimentos mas que ainda não conhecia o Jabutis.

Antes da partida, pedi a Kelly para dar uma volta por uma certa extensão: ritual primeiro dos batizados nos Jabutis. Dada a volta, antes do tempo e extensão pretendida, vi tudo, "nem precisa ir mais, Kelly. Melhor impossível. Bom jogador se conhece no “arriar das malas”. Vi que Kelly tem o domínio absoluto da magrela, postura e condicionamento físico mais do que suficiente para o Jabutis. Nem precisou continuar.

Iniciamos, então, de imediato o pedal: Sabino Silva, orla, em direção a Ondina e Rio Vermelho.

Aqui, aparece não se sabe também de onde nem como, o que é comum ele fazer, o nosso querido, parceiro de pedal e de bikebook, SÉRGIO BEZERRA. Comemorando o encontro, que aconteceu após termos visitado os restaurantes do Mercado de Peixe do Rio Vermelho, muito admirado por Elena ao avistar a capelinha que desconhecia, compramos uma luva na Erva Ciclo do Rio Vermelho e seguimos em direçao à Pituba onde visitamos O CANTINHO DO SEBO, tiramos algumas fotos e seguimos para a sede dos Correios, onde todos os sábados, das 09 às 12:30min acontece feira de moedas antigas, selos, cartões, fotografias. Em seguida, fomos tomar uma água e fazermos uma merenda na ALBANY. O papo rolou fácil, sempre sobre bike e nossos projetos de pedais mais longos, agora que o sol começa a ajudar.

Estávamos adiantados para chegarmos às 13 horas na exposição de veículos antigos, como programado. Resolvi, então, fazer uma supresa, visitando minhas filhas em sua casa. Já no meio do caminho, uma delas, Mariana, de carro, aparece no caminho; fizemos a festa do encontro. Ela seguiu de carro e nós, da melhor forma, de bike.

Em frente da morada delas, peço ao porteiro:

“Interfone para o Clube da PREGUIÇA DE ANDAR DE BIKE”. Já sabendo onde era, liga e elas aparecem , junto com a secretária Conceição, para saudar os ciclistas; acenos e festas da visita!

Desceu a nossoa “literata, fotógrafa, jornalista e advogada, Luciana, Presidente do Clube DA PREGUIÇA DE ANDAR DE BIKE. Foi a salvação: fez-se acompanhar da máquina “profissional” para nos fotografar.

Graças a Lu, verão voces o belo grupo dos Jabutis! e “capa da revista”, em close a pedido de todos,” da batizanda.

Despedimo-nos e fomos para a exposição: Itaigara, Parque da Cidade. Lá encontramos um dos diretores do Clube de Carros Antigos de Salvador, meu querido amigo Gouveia, muito nervoso, estressado: “vontade de arrumar, de organizar o evento.” Demos o tempo para ele “DESESTRESSE” que, como sabíamos, veio a contecer; Após, veio nos abraçar e nos apresentar aos demais membros do Clube. Mais festas para o Jabutis.

Passamos pouco tempo, pois nossa querida Elena tinha compromissos familiares. Antes “apresentamos” ao grupo o Bar do Mário, ou PROSA E VIOLA, para onde faremos um JABUTI NOTURNO, segundo a sugestão no nosso querido DERALDINHO(NÃO CONFUNDIR COM O OUTRO DERALDO, QUE É DIAS, OU PROFESSOR DERALDO, QUE NÃO VEIO).

Antes de chegar ao Bar do Mario, encontramos e cumprimentamos um dos grandes compositares da bahia, nosso querido Walmir Palma, com o seu violão, em um bar vizinho ao de Mario. Ele é também da "diretoria" do "Prosa e Viola", no final de linha do Parque Julio Cezar.

Após a exposição e visita rápida ao Prosa e Viola, retornamos para casa, deixando Sérgio no Rio Vermelho.

Foi mais um belo Jabutis, agora com mais dois incorporados à nossa missão, ao nossos pedais, com festas, abraços, encontros, papos, descobertas e divulgação do que pode ser visto de bike em nossa Bahia.

Da batizanda, além de uma beleza , simpatia, educação incomum, com certeza, é uma grande pedalante. Pode participar de qualquer trilha, grandes pedais, sem nenhuma dúvida. É ciclista pronta para qualquer pedal. E qualquer capa de revista de belas garotas!

Muito obrigado a todos que me deram mais este dia de alegria: Diogenes, Sérgio, Deraldinho, Elena e Kelly)

Virão muitos ainda por aí. E preparem-se: brevemente, Ilha de Itaparica, Nazaré das Farinhas e Milagres.

As poucas fotos serão postadas depois.

As que minha filha tirou, vou chorar muito antes, mas ela mandará ...um dia!

As poucas que fizemos, cheias de defeitos, melhoradas graças ao Dr. PARDAL DOS JABUTIS, SERGIO BEZERRA, serão postadas logo, logo.

Pela primeira vez a cestinha de Elena se desgrudou do bagageiro. Mas o Sérgio estava lá: com um cordão, uma tesoura e um parafuso o homem é capaz de construir até barco e avião!

Ficamos com saudade dos demais Jabutis que não compareceram. Especialmente - não fiquem com ciúmes - dos mais constantes: Rose, Itana e Bugarin.

Muito obrigado ao querido Gouveia pela referência à nossa visita à sua exposição, à qual, em um futuro próximo, vamos agregar bicicletas antigas. Já temos algumas; e muitas pessoas interessadas no tema.

Quem tiver bicicleta antiga, vai juntando, restaurando, pintando, para fazermos bonito, brevemente.

Um belo Jabuti. Amei mais este!

ASBEB PRESENTE NA EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS

Amigos antigomobilistas:

Ontem tivemos uma agradável tarde de encontro mensal.

Muitos estiveram presentes, e prestigiaram com aproximadamente cem carros. A visitação foi surpreendente.

Tendo sido encarregado de auxiliar na coordenação do evento, quero, em nome de todos os que trabalharam conosco, os que nos apoiaram, os que nos patrocinaram, agradecer por terem feito acontecer de forma tão festiva.

Um especial agradecimento ao nosso presidente Jorginho, que com sua forma democrática e participativa, nos deixa a vontade para agir e apóia incondicionalmente as decisões tomadas. A ele, todo o mérito do sucesso.

Aos convidados, aos participantes do OFF-ROAD na Bahia, ao Jeep Clube da Bahia, ao Clube Terrible, nosso fraternal abraço, e a certeza de que, foram o ponto de destaque no evento, com suas possantes, simpáticas e barulhentas máquinas.

A imprensa, nosso agradecimento, pois sem apoio dela, o brilho se ofusca.

A seguir, correndo o risco de omissão involuntária, uma relação dos nossos parceiros do encontro mensal da primavera:

Rede Bandeirantes

Rede Aratu

Jornal A Tarde

Correio da Bahia

Radio Excelsior

Radio Metrópole

Limpurb

Polícia Militar

Turma da Bike – ASBEB –Valci Barreto -Muraldebugarin.com - JABUTIS VAGAROSOS (Valci Barreto)

Oficina Recicla - 33813080

Autoar refrigeração automotiva - 32409818

Mille auto-peças 99990010

Monobloco – alinhamentos 32071020

Motel Del Rey -

Sojepe peças - 33139544

Cone Alimentos - 91147892