sábado, 12 de dezembro de 2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

clique nas fotos para ampliar

CLIQUE EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS " PARA VER MAIS MATERIAS PUBLICADAS NESTE SITE.

VEJA ABAIXO, FOTOS E VIDEOS DO LANÇAMENTO DO LIVRO DE SEBASTIÃO NERY

JABUTIS VAGAROSOS NO DIA 13.12.2009

VÁ DE BIKE NESTE FINAL DE SEMANA.

Varios eventos gratuitos acontecendo em toda a cidade, aos quais podemos ir de bicicleta. Vejam no site COISASPRAFAZEREMSALVADOR.COM.BR

NO SABADO, 12.12, tem PAROANO, A PARTIR DAS 13 HORAS, NA BARRACA DO LUCIANO, PROXIMO AO CIRCO PICOLINO. IMPERDIVEL.

===================================



TEREMOS JABUTIS VAGAROSOS NO PROXIMO DOMINGO, 13.12.2009:

Temos as seguintes opções para o jabutis de domingo, dia 13.12.2009:

FORRO NO PARQUE DA CIDADE,
FEIRA DO LIVRO NO TCA


Minha sugestão: PASSADA NO TCA E EM SEGUIDA, PARQUE DA CIDADE: ALÉM DE MAIS PERTO, É DE GRAÇA!

É O QUE DESEJO FAZER.

FICA, ENTÃO JÁ MARCADO: SAIDA 09 HORAS, DA CICLOVIA DA CENTENÁRIO, tudo de acordo com a cartilha dos JABUTIS VAGAROSOS. Na hora decidiremos o caminho.

TODOS CONVIDADOS. No sabado não posso marcar nada porque tenho tarefas caseiras e sociais que farei de bike mas que não posso marcar horario. Então, no sabado sairei sozinho por aí, e no domingo já fica marcado: estarei 09 horas, na ciclovia da centenario, já pedalando às 09 horas.



====================
RASO DA CATARINA – UM BAR ESCONDIDO.


Freqüentado por estudantes, intelectuais , com forte presença de gente do interior da Bahia, já mereceu passeata dos seus antigos freqüentadores por ocasião da mudança de sua administração, denominado Movimento dos Sem Bar com direito a destaque na imprensa baiana.

Fica ao lado do Palácio da Aclamação, próximo ao Hotel da Bahia. Após descer uma pequena escada do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos, estão dispostas as cadeiras e a presença de poetas, boêmios, alguns tocando violão, cujo instrumento está sempre disponível aos seus freqüentadores.

É também onde se fica sabendo das programações festeiras e culturais do interior baiano. Por conta das novas exigências, nos dias de semana mantém almoço normal, a peso.

========================

LUAR DO SERTÃO, com show ao Vivo, no Rio Vermelho.
=======================

NO MUNICIPIO DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS,

A pedida éa Barraca de Tereza, Centro da Cidade, na Feira: peixe frito, passarinha. E na venda de Joaquim Pereira, na Fazenda Murici.

===================================

BARRACA DO LUCIANO,

Neste 12.12, a partir das 12 horas, apresenta-se o grupo CANTO DE RUA, IMPERDIVEIL.
Próximo ao circo Picolino: quartas culturais: MPB, apresentação de filmes, palestras, lançamento de livro , comida e atendimento de nobre . O Luciano é um figuraço, cheio de viagem, experiência, talento culinário e ativista cultural.

Na deixem de conhecer, principalmente em noite de lua cheia.

==================

DOMINGO, NO PARQUE DA CIDADE, TEREMOS UM DIA DE FORRO. Vários forrozeiros se apresentarão.

========================

FEIRA DE LIVROS NO TCA, NO DOMINGO, dia 13.12.
==========================
Vejam mais programas no
COISASPRAFEZEREMSALVADOR.COM.BR

SEBASTIÃO NERY, LANÇAMENTO DO LIVRO " A NUVEM"

No dia 09.10.2009 foi lançado no Museu da Misericordia, em Salvador, o livro do jornalista baiano SEABSTIÃO NERY. Presentes ao evento familiares, amigos, conterraneos do jornalista/escritor: empresários como Luiz Gonzaga, Carlos Andrade, Glicério, José Acurcio; Hirton, Joaguim Nery, pai e filho, Casal Joaquim/Mara Nery; publicitário Walter Barreto; Marcelo Nery; Joacy Goes; políticos como Marcelo Cordeiro, Helio Duque, Jorge Medauar. Muita gente não conseguiu autógrafo vez que foram poucos os livros para o número de admiradores, leitores, presentes ao evento.

Fotos e vídeos nesta pagina do bikebook.com.br

Serão ainda postados outros vídeos e fotos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

OLEONE COELHO FONTES, LIVRO, COMENTARIO.

Rodrigo Prestes deixou um novo comentário sobre a sua postagem "LIVRO, OLEONE COELHO FONTES, LANÇAMENTO":

Interessante o tema do livro. É mais uma obra a enriquecer a enorme bibliografia euclidiana.

Licinio Prestes, neto do menino sobrevivente de canudos, trazido para São Paulo por Euclides da Cunha.


=obrigado pelo comentário, Licinio/Rodrigo.

CICLOTURISMO EM SALVADOR, JABUTIS VAGAROSOS.

Valci Barreto
Editor do bikebook.eom.br
Colaborador do muraldebugarin.om
Colaborador da Folha do Recôncavo.



(CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR-vejam mais fotos no muradebugarin.com em "galeria de fotos"



mario, Itana, Rubens, Valci, Ines: cicloturismo urbano em Salvador.


JABUTIS VAGAROSOS COM ARQUITETOS PAULISTAS-CICLOTURISMO URBANO.







Há alguns dias, através dos nossos sites , iniciou-se uma troca de e mails entre nós e um casal de arquitetos paulistas (Rubens(Binho) e Maria Inês, que manifestavam interesse em conhecer, em passeio ciclístico, nossa cidade, notadamente os museus , centro histórico, arquitetura, monumentos.









Não tivemos dúvidas de que, modéstia à parte, “acertaram na mosca”, contactando o JABUTIS VAGAROSOS, que já se divertem fazendo este tipo de passeio. Apesar de praticarem um ciclismo mais arrojado, correndo, subindo montanhas, o casal é portador de espírito jabutis: adoram também os passeios lentos, contemplativos, as paradas para as frutas e merendas, a busca de conhecimentos dos espaços e história do lugar por onde andam.

Acordados com nossa Cartilha do Jabutis Vagarosos, publicada no muraldebugarin.com e no bikebook.com.br, combinamos que às 09 do dia 05.12.2009 estaríamos no OTHON para pegá-los para mais um ciclosturismo urbano em nossa Capital.

Convidamos todos os jabutis para sairmos 8.30 da frente da PADARIA APIPÃO, para as 09 horas estarmos no Othon, e tudo foi cumprido, comparecendo Valci, Itana, Bugarin e Mário.

Como imaginávamos pelos nossos e mails, duas simpáticas, alegres, descontraídas figuras, estavam nos aguardando para nosso Jabuti.

Feitas as apresentações, dados os abraços de boas vindas, fotos, iniciamos nossos jabutis fazendo o seguinte roteiro: Cristo da Barra, Farol, Porto, entrada até o Yate Clube da Bahia, subimos a ladeira da Barra , entramos na Igreja da Vitória, segundo para visita à exposição de Rodin. Após esta, o Mário nos deixou, para atender a outros compromissos e seguimos pela Vitória, deliciando-nos com o frescor de seu vento e sombra das suas arvores, centenárias, observado o que resta dos casarões daquele corredor, dando uma volta no Campo Grande para visitar à exposição de carros antigos que ali aconteceu no sábado e domingo. Entramos e paramos no passeio público , cuja arquitetura e arvores encantaram os paulistas e seguimos para o Largo Dois de Julho, na intenção de matar o incontido desejo de Binho de chupar mangas, despertado pelos frutos pendurados nas arvores dos nossos caminhos, notadamente as do Passeio Público. Não poderíamos passar em melhor lugar: dirigimo-nos para o Largo Dois Julho, para a parada na barraca de Frutas do Renan, ponto tradicional dos jabutis. Aí fizemos a festa: manga, abacaxi, uva, melancia, abastacendo todo mundo pelo custo de dez reais.

Deixamos o Largo para mostrar em seguido o tradicional restaurante PORTO DO MOREIRA, na praça das flores. “Milagre” maior não poderia acontecer: na primeira mesa, na porta da entrada, estava o grande cantor, compositor, NELSON RUBINO, autor de celebres canções como VERDADE, (descobri que te amo demais, descobri em voz minha paz, descobri sem querer, a vida.. e de “todo menino é um rei, eu também já fui rei, mas quá, despertei” ), entre mais de quinhentos cantadas pelos mais expressivos artistas do bom samba brasileiros como Zeca Pagodinho. Foi emocionante o encontro, com o artista atencioso, cheio de dengo, doçura e meiguice da poesia baiana incorporados na sua pessoa.

Fotos, abraços, despedidas, seguimos pela Avenida Sete, Ladeira de São Bento, Rua Chile, Elevador Lacerda, Misericórdia, Terreiro de Jesus, onde almoçamos no Rama: comida a peso, deliciosa. Após o almoço, Itana e Buga nos deixaram . Seguimos os três descendo o Pelourinho, subimos para o Santo Antonio Além do Carmo, retornamos para descer o Tabuão, percorremos a Av. Estados Unidos, andando devagar para a visão mais atenta do que resta do nosso casario da região do Comercio, com parada no Mercado Modelo, subimos a Contorno, descemos a Marina para visitar os novos bares e restaurantes da região, seguimos para o Solar do Unhão cujo Museu infelizmente estava apenas com duas exposições, em organização de novas , mas abertos os portões e café permitindo-nos a bela visão do Lugar.

Concluímos a Contorno, alcançamos o Vale do Canela, Centenário, Shopping Barra, Sabino Silva, deixando os nossos visitantes, no Hotel às 19.30 horas.

Combinamos, por opção do casal, que o domingo seria em direção à praia pois não queriam sair daqui sem um mergulho em nosso mar.

Pretendiam descansar e não queriam sair muito cedo. Combinamos, então, a saída para as 9.30, o que nos impedia de estarmos às 09 no Dique do Tororó para sairmos juntos com o pedal da ASBEB.

DOMINGO, DIA 06.12.2009

Às 09.30, como sempre pontualmente, saiamos do Othon em direção à orla de Salvador, Ondina, Rio Vermelho. Neste, na Rua do Barro Vermelho, estávamos subindo o acesso para mostrar ao casal a Praia do Barrocão e casa de Carlinhos Brown, quando, olhando trás, avisado por alguém ao nosso lado, avistamos muitos ciclistas passando. De imediato identificamos como a turma da ASBEB!

Não vacilamos; deixamos para trás a Praia do Barrocão e seguimos os ciclistas, onde, mesmo pedalando, formos recebendo as carinhosas manifestações dos nossos companheiros de pedal! Uma bela festa!

Os nossos convidados paulistas não esconderam a emoção e aos poucos iam nos dizendo: QUE ALEGRIA, QUE FESTA O BAIANO SABE FAZER! E Acrescentavam: pedalamos em muitos cantos , pedalamos em vários grupos da capital paulista e nenhum é igual, admirando o fato de termos à frente um carro de son animando o pedal com sua musicalidade.

Na parada no jardim dos Namorados, então, aí foi a festa dos abraços, apresentações, fotos , convites para os passeios e a fala do Binho conclamando os ciclistas baianos a continuarem na luta pela utilização da bicicleta como lazer e meio de transporte, estimulando-os a ocuparem as ruas com as nossas magrelas, para o bem do planeta.

Após as fotos, despedimo-nos do pessoal da ASBEB, uma vez que os paulistas não poderiam sair da Bahia sem um mergulho em nosso mar, ainda mais com o lindo sol que nos visita todos os dias, em nosso verão.

Fomos vencendo as práias no sentido Itapuã. Encontramos Gilson Cunha, com um impaciente Binho querendo se jogar em qualquer praia que íamos ultrapassando, não entendendo ele que cada pedacinho do nosso mar tem um nome, um mistério, uma característica, o mesmo acontecendo com as barracas. Para ele, que ainda não conhecia, era tudo igual. E realmente parece, porque a beleza é uma só do mar e céus infinitamente azuis da nossa Bahia. Abraços e fotos com Gilson que ofereceu ao casal, de presente, camisetas e bonés da ASBB. Despedimos dele. Apesar de o Binho demonstrar impaciência, querendo se jogar em qualquer lugar das nossas praias, seguíamos em frente, buscando oferecer o melhor espaço para os nossos visitantes.

Por isto, fomos seguindo e paramos na BARRCA DO LUCIANO, que não é apenas uma barraca de praia, mas ponto aconchegante de bom papo, ponto cultural, boa praia e excelentes comidas , feitas pelo próprio, com mesas arrumadas em distancias umas das outras que permitem uma circulação e conforto maior dos seus freqüentadores, e sem aqueles barulhos, tão comuns em outras .

Estávamos já acomodados quando recebemos um telefonema do casal DERALDO-TEREZA, jabutis de carteirinha, que nos procuravam. Eles já estavam perto e nos encontramos para o bate papo, troca de informações cicloativistas, com a agradável companhia do Luciano, que deixou a cozinha para o papo com os visitantes paulistas nutrindo-os com mimos como textos de Gregório de Matos , poesias de visitantes, Fernando pessoa, CDs e DVDs que contam parte da historia da Bahia e da própria Barraca do Luciano, inclusive a sua celebre “Constituição”, “mandamentos” , “conselhos, “ rituais, da saudável boemia/poética que a freqüenta.

Não tenho dúvidas de que foi melhor não permitir ao casal Paulista, mergulhar em pontos anterirores ou posteriores àquela barraca.

Matados desejos do estomago e do mergulho, iniciamos nossos retorno, com um ventinho nos ajudando a vencer a ciclovia, onde um “papuco” bateu na bicicleta de Deraldo, aterrisando no cimento, sem nenhuma conseqüência para ambos. O irresponsável estava fazendo da cicloivia pista de corrida, pondo em risco pessoas e ele próprio, o que é comum na ciclovia nos dias de sol.

No retorno, visitamos o Café, ponto cultural, do Portela, que incluiu na sua decoração uma bicicleta dos anos quarenta.

Em rítimo jabuti, deixamos o casal no Othon, com os abraços e votos de bom retorno. Deixamos o convite permanente para nossos visitarmos nos visitar, inclusive para pedaladas pelo nosso interior, como o Vale do Jequiriça, visita às nossas cidades históricas como Santo Amaro, Cachoeira e Nazeré das Farinhas, Chapada Diamantina.

Bom retorno par os nossos queridos visitantes ,dizendo-lhes que toda a nossas Bahia e nossos grupos de pedais estão de braços abertos para visitantes como eles. Esperamos que tenham gostado e que voltem mais e mais vezes.

Assim terminou nosso jabutis de sábado e domingo.

E há pessoas que ainda insistem em dizer que não dá para pedalar em Salvador. Nós, pedalantes baianos, temos pena delas!

=As fotos estão postadas no muraldebugarin.com, em galeria de fotos.

Obs: O casal pedala em vários grupos de passeios noturnos paulistas, como SAMPA S BIKE, lideerado por uma das mais animada, competente, cinegrafista, cicloativita, esportista, fotografa, apresentadora de programas de esportes radicais, RENATA FALZONI, realizadora de grandes reportagens divulgadas no canal de TV ESPN.

Pedala o casal, também, no grupo de Olavo, ambos com sites que podem ser buscados no Google.

Esperamos pedalarmos um dia com a Renata, pelas ruas e vales do interior da nossa Bahia.

=================================

Valci, seguem os 2 vídeos (de principiante) que tirei com minha maquininha.

http://www.youtube.com/watch?v=k3Tod_dPEWw

http://www.youtube.com/watch?v=tur5PCdxo_U

Abraços

Maria Ines

=VALEU INES!!!

FOI VAPT VUPT.

ACABEI DE DE VER O SITE E MUITOS VIDEOS DA RENATA FALZONI.

AGORA VOU VER OS NOSSOS, FEITOS POR VOCE.

ABRAÇAO.

====================================================================



Oi Valci, no Youtube eu coloquei como título BIKE SALVADOR 171 2009 e BIKE SALVADOR 172 2009, que são os numeros das fotos, mas não apareceram os videios por lá.

Conseguindo enviar por email já é legal!

Aqui em SP tá a maior chuva!!!

Olhei no site Climatempo e aí tá o maior soll!!

Fazer o quê, neh?rss

Estava olhando as fotos e como é bonito aquele ex pal[acio do governo!! que coisa linda! nem dá pra acreditar que fica no Brasil.

Abraços

MInes

Toledo, Tiezzi Arquitetos
Rua Haddock Lobo,n.846
Cj. 204/B São Paulo,S.P.
Tel / Fax: 11-3081-6367

Quando o video, escrevo e mail. Quanto à beleza dos nossos monumentos, muito mais há aqui para ser visto. UM MES NÃO DÁ!, pois ainda temos o casario e espaços para serem visitados, inclusive no interior da nossa Bahia. Vamos conhecer tudo: e de bicicleta.

Vi o estrago provocado pelas chuvas poe AÍ. Aqui faz muito sol, é feriado, dia de festa: Nossa Senhora da Conceição e aniversario de formatura da minha turma. SO FESTA E PEDAL!

Mas vou trabalhar um pouco também.

Forte abraço.

valci
===================================== video video video