Mostrando postagens com marcador FAZENDA REAL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FAZENDA REAL. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 29 de setembro de 2009

FAZENDA REAL, CASAL ECOLOGICO

 

Valci Barreto
advogado,cicloativista baiano
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
Folha do Reconcavo.


A Fazenda Real, no Munícipio de Simões Filho, futuro condominio residencial, possui uma lagoa com área tres vez maior do que a Dique do Tororó, que estava praticamente virgem da maldade humana. Pràticamente, porque novos adquirentes e frequentadores daquela Fazenda, sempre de classe média para cima, já começaram a jogar plásticos nas suas águas.

Estávamos, eu e Jackson, empresario de Salvador, contornando de bicicleta a Lagoa e ficamos indignados com o lixo recém jogado , inclusive por crianças acompanhadas dos seus pais. Em um dos pontos da mesma , em compensação, encontramos este casal de agricultores , moradores da vizinhança, pescando e fazendo exatamente o contrário: portavam um recipiente onde acomdavam o lixo produzido por ele e por outras pessoas, afirmando que iram jogá-los no local próprio.Deles, ouvimos ainda um longo depoimento em favor da conservação do meio ambiente, prontinhos para dar lições a muita "gente de bem". Quem desejar aprender algo a respeito dos cuidados que devdmos ter com a natureza, sem ong, propaganda em jornais, tv, sem financiamentos, é só procurar o casal, que sempre nos finais de semana estão pescando por ali. E não cobram nada para ensinar.

=============
TODO PRIMEIRO DOMINGO DO MES, SAINDO DA FONTE NOVA UM GRANDE PASSEIOS CICLISTICO COM MAIS DE MIL PARTICIPANTES EM PEDAL LENTO, COM QUALQUER TIPO DE BICICLETA, FAZENDO FILATROPIA, ESPORTE E LEVANDO MENSAGENS DE EDUCAÇÃO PARA O TRASNITO. AGENDE E PARTICIPE. O PASSEIO É UMA FESTA.


===============
Posted by Picasa

terça-feira, 22 de setembro de 2009

FAZENDA REAL, SIMÕES FILHO

Onde faremos trilhas e passeios, com autorização dos administradores.

Pedimos aos frequentadores da Fazenda Real, visitantes, especialmente quem levar crianças, para nos comunicarmos, incessantememente, no sentido de não deixar lixo na Fazenda. Há famílias que deixam seus filhos , pequenas crianças, brincando com copos plásticos junto à Lagoa. As crianças, ainda sem noção dos danos ecologicos, deixam lá copos e outras vasilhas plásticas. Isto já está acontecendo, LAMENTAVELMENTE!

Há adultos que fazem o mesmo.

Estes cuidados devem ser tomados não somente em relação à Fazenda Real mas a qualquer lugar em que estivermos.

bikebook.com.br
muraldebugarin.com

A Fazenda Real fica a cinco km após Simões Filho, sentido Salvador Feira. Será um condomínio fechado, tipo fazenda.


http://www.youtube.com/watch?v=NQntFEtpmWs

Vamos nos educar, enquanto há tempo.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FAZENDA REAL, SIMOES FILHO, LIXO NA LAGOA

Valci Barreto
advogado, cicloativista baiano
bikebook.com.br
muraldebugarin.com


Estivemos na Fazenda Real, loteamento onde será implantado um Condominio Fechado, com o mesmo nome. O local é muito bonito, com muito verde, uma linda lagoa, a cinco quilômetros de Simões Filho.

Porém, mesmo ainda sem nenhuma casa construída, mas já com muitos compradores visitando o local, e desfutando dos seus encanto já oferecidos pela Natureza, as mazelas da falta de educação e de respeito à natureza já começaram no local.

Ontem, com um amigo que adquiriu um dos lotes, empresario baiano, fizemos um passeio ciclistico de reconhecimento para futuros pedais e já formos surpreendidos com a quantide de lixo, vários tipos de vasilhas de plásticos jogados dentro da lagoa e em sua borda.

Dotadas nossas bicicletas de cestinhas, não couberam nelas o plástico que conseguimos recolher. Os lixos eram novos e recentes, demontrando que as campanhas da tv , das escolas, em favor de uma atitude ecologicamente correta e as noções de higiene continuam não chegando para muitas pessoas, ou não estão sendo entendidas.

Vamos iniciar uma campanha de conscientização, com distribuição de panfletos na entrada do Condominio, que será apoiado pela empresa do Jakson, nosso parceiro no pedal de ontem.

Que os empresários da Fazenda Real tenham logo , também , esta preocupação, inclusive recolher que não conseguimos recolher e que ainda estão lá.

Uma familia , que também já adquiriu lote na Fazenda Real, ao lado da lagoa já manifestava a indignação com copos plasticos recem jogados na Lagoa.

Os moradores, adquirentes de lotes, e mesmo pessoa de fora , em razão do compromisso que todos devem ter com as questões ambientais, devemos cortar o mal pela raiz, fazendo campanha, estabelecendo as sansões possíveis. Bom fazer logo, antes que o mal cresca.

valcibarretoadv@yahoo.com.br


==============================================


comentário:


Valci,

Infelizmente não. Tem algum tempo que não vou a fazenda Real. Você também tem lote lá?
E a trilha é boa?

Obrigado pelas informações. Quero muito participar de algum grupo de cliclistas. Tenho 20 anos e não pratico nenhum esporte, estou sedentário. Eu e um amigo estamos planejando ir a Praia do Forte de bike o que você acha da idéia?

Abraços

=caro luigi, sem treino nao aconselho pedalar até praia do forte, mesmo tendo voce vinte anos.

sou suspeito para lhe falar de local para trilha. Para mim, cabendo uma bicicleta rodando, toda trilha é boa. Acho otima a fazenda real para trilhas de varias tipos. Eu apenas dei uma cirularada pela area em volta da lagoa. E vistei de carro as partes já com estradas abertas . Vale a pena uma ida lá. Quando ao mais, respondo-lhe por e mail.

abraçao e aguardamos voce em nossos pedais.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

========================

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FAZENDA REAL EXCELENTE LOCAL PARA PASSEIO E TRILHA CICLISTICA





Não pedalei no domingo; porém descobri, no Municipio de Simões Filho, um local excepcional para pedalar, caminhar, fazer trilha das mais variadas formas, até mesmo de Jabutis, com muitas frutas, lagoas, pedalinho , tudo isto na Fazenda Real, a 40 km de Salvador, 5 ou 6 km após entrada de Simões Filho, sentido Salvador Feira de Santana. E não paga nada para entrar.

Já vamos marcar uma Trilha Jabuti para lá. Quem quiser fazer igual, é só ligar para a Fazenda, dizer quantas pessoas vão e receber autorização , sem protocolo, sem carimbo, sem burocracia e sem pagar nada. A autorização é só problema de controle de entrada de pessoas. E o local é muito seguro.

Finalmente Rosi realizará o seu sonho : pedalar dentro do mato, tomar banho de lagoa, colher frutas e pescar, a 40 km de Salvador e a 500 metros da pista Salvador Feira de Santana.Nem precisa ir de carro: vai pedalando ou põe a bicicleta em ônibus, pedala só quinhentos metros e já está dentro da Fazenda Real: Um ouro!

Lembrando sempre, nestes passeios, o ciclista civilizado deve retornar com o lixo produzido.Por isto, nossa permanente recomendação: mochila , cestinha ou equipamento para retornar com o lixo que levou, independentemente de lixeiras na Fazenda. Civilidade e compromisso com o meio ambiente é isto.

As fotos dos jabutis e da Fazenda Real, com vídeo, serão postadas no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos".

As fotos acima estão em links da Fazenda real, na Internet.

Fone do corretor para quem quiser comprar lote ou pedir autorização para caminhar e/ ou pedalar na Fazenda Real:
Otàvio: 92347363 87376867.

valcibarretoadv@yahoo.com.br
muraldebugarin.com
bikebook.com.br