sábado, 20 de setembro de 2008

CHICLETE COM BANANA X GUITARRISTA JONNE

Valci Barreto, advogado , cicloativista
editor do bikebook.com.br
muraldebugarin.com



Recebi vários e mails, sobre o tema abaixo. Todos condenando a Banda Chicelte com Banana.Tendo algo a falar a respeito,falarei como cidadão comum, do mesmo jeito que os demais usaram a via digital para emitir suas opiniões.

Vou falar um pouco do que soube, à época. Do que diz minha experiencia, minha curiosiade e vivencia com as coisas de noticias e Justiça, leitor que sou , também de jornais.

Todos conhecem o “Cacique Jonne”, gutarrista genial da Banda Chiclete com Banana. Logo após as noticias de ter sido acometido de doença grave,começou ser veiculada na imprensa que a doença era consequencia de excesso de show a que era submetido o o artista Jonne na Chiclete com Banana.

A banda Chiclete, em função de Jone não mais poder tocar, assegurou para este uma renda, assistência médica e benefícios que receberia mesmo sem mais poder trabalhar. Detalhes dos benefícios eu não conheço. Mas lhe foi assegurado todo o amparo e sua continuidade.

Um ex componente da Banda, musico também genial, há muito havia se afastado da banda, de forma natural, como milhões de artistas trocam de bandas, como jogadores também o fazem no futebol e jornalistas em empresas ou agencias noticiosas.
Uma pessoa, ligada à Banda, da área de produção/administração e show, veio a se afastar, por razoes estritamente profissonais: Não interessava à Banda a sua continuidade. Era direito negociar a saída, ser despdida , pedir demissão, rescidir contrato, seja o que for. Certo é que se afastou.

Aí foi que começou a confusão: estas pessoas não ficaram satisfeitas com a saída. Em vez de cada um cuidar de seus negócios, fundar suas próprias bandas, já que não há estabilidade em emprego em empresa privada, muito menos em grupos de carnaval, banda ou bloco, preferiram procurar a Justiça. É direito da pessoa, procurar a Justiça para solucionar o que não pode ser feito nas negociações.

Porém, não ficou apenas nisso. Uma pessoa, muito ligada a um jornal da Bahia,teria iniciado divulgação constante de materias que comprometiam a imagem da banda, "pelo tratamento dado à doença do Jonne."

A divulação das matérias eram quase que diárias, afirmando ou insinuando que a Banda não estava dando um tratamento digno ao Jonne ou deixando de cumprir obrigaçoes em relação a este artista que procurou a Justiça. Não sei se os demais o fizeram.

As matérias divulgadas na imprensa escrita, pautou um programa televisivo de grande audiência em Salvador, alimentando as memas matérias do Jornal, que atacavam a imagem dos artistas da Chiclete, em relação ao caso Jonne.

Durante um bom tempo, não se ouviu uma palavra do Bel nem dos seus companheiros de Banda.

Chegou-se á conclusão de que não era apenas uma noticia normal, comum, baseada em fatos. Havia pessoa ou pessoas chatageando e usando o nome do “Cacique” para fazer o que muitos fazem, quando tem poder em alguma área da imprensa: influenciar a opinião pública e quem sabe o próprio Judiciário quando do possível julgamento de um ou mais processo.

Componentes da Banda, tentarem levar a sua versão ao jornal mas não conseguiram. A final, era pessoa muito próxima contra o qual não havia arma para conter a continuidade das “reportagens”.

Como há sempre alguém, ligado ao meio da imprensa que faz questão de ouvir os dois lados, chegou-se ao referido programa de tv, a quem foi exposta a situação, identificado , segundo se comentou à época, quem estava por trás das matérias divulgadas e o que buscavam: indenizações milionárias.

O apresentador do programa , após conhecimento dos fatos, fez o devido reparo, publicamente, em seu próprio programa, a respeito da situação do Jonne x Chiclete Com Banana.

Identificados os possíveis alimentadores das reportagens, e o que pretendiam, não mais se tratou do assunto.

Obvio que, com processo ajuizado por jonne , não poderia a Banda manter as mesmas condições prometidas ao grande e reconhecido guitarrista.

Não conheço nenhum dos componentes da Banda em sua intimidade, não acompanhei o processo. Como nenhuma noticia foi mas veiculada na imprensa, de meu conhecimento, estava acreditando que todos os processos já haviam sido extintos, com ou sem julgamento. Agora, através deste e mail é que estou vendo o resultado do que foi por Jonne movido. Não sei se houve outro.

Pelo que conheço, acredito que , mesmo se não fosse problema de ausência à audiência, o processo teria sido julgado contra Jonne. É que a banda não tem obrigação de pagar salários vitalícios, nem pensão , remedios, exceto, nos termos da lei, em caso de acidente de trabalho, que não é a hipótese, ou de estabilidade no emprego, que também não é a hipótese.

Direito, se houvesse, não tenho duvidas de que , se condenada, a Banda pagaria. Não seria o valor impossível de ser pago por uma empresa como a Chiclete com Banana. Não seria ela que iria desobedecer ao Judiciário.

Então, no plano moral, na minha opinião, não pode Jones reclamar da Banda Chiclete com Banana.No plano jurídico também não, porque o processo foi extinto. Não há mais o que discutir.

Não cabe no plano moral porque ninguém vai pagar , indenizar, pagar custos de médicos, alimentos, tratamentos caríssimos, não tendo obrigação para tanto; ainda mais a quem preferiu ,ou foi tentada por outras pessoas, o caminho do processo judicial, com intensa campanha de ofensas morais diariamente publicadas.

O que ninguém lembra, e é bom lembrar, por uma questão de justiça, moral, respeito, é que:

A situação de Jonne é gerada pelas dificuldades do Estado em manter uma previdência , um amparo ao necessitado, seja ou não artista, tenha ou não sido um grande guitarrista.

Todos conhecem a Casa dos Artistas, criada por um grande ator global. A casa abriga ex grandes nomes da música, do teatro, cinema, letras. Muitos foram grandes vedetes, atores consagrados, com valor inestimável para a historia das artes brasileiras. Foram membros de grandes empresas , bem mais importantes, conhecidas e poderosas do que a Chiclete.

E lá vivem de módica pensão, atribuída a qualquer pensionista brasileiro de empresa privada. Muitos nem alcançam a dignidade de morar em algum quarto daquela casa. Vivem as penúrias das ruas. Todos vitimas de uma previdência social que não atende às necessidades básicas .

Seria, então, a Banda Chiclete a única que iria solucionar tais dificuldades, por mais dolorosa que seja?

Se , dos fatos acima narrados, fosse verdadeiro apenas um processo judicial contra a Banda, movido por Jonne, já transitada em julgado, teria a Banda todos os motivos para não dar a Jones mais do que a lei assegurasse.


A própria ausência do Jonne à audiência, para quem conhece este tipo de processo e procedimento, pode-se ter dúvida se seria para ele realmente comparecer ou não.

As pessoas que alimentam o e mail abaixo não sabem o que de fato aconteceu. Se souberem, pelo menos um pouco, certamente refletirão e chegarão a uma conclusão: O Jonne é uma grande vítima de uma fatalidade, de uma dificuldade que , com certeza , não foi causada nem alimentada pela banda Chiclete com Banana.

Se tiverem oportunidade, ouçam a versão de Bel. A final, é principio de |Justiça, que vêm bem antes da Bíblia, em outras palavras: não julgue nem condene sem ouvir os dois lados, as duas partes.

Pelo menos um pouco eu tive a oportunidade de conhecer, de ser informado das versões acima expostas, que acredito verdadeiras, mesmo sem ter conversado com nenhum dos envolvidos na demanda.

Valci Barreto, advogado, cicloativista
Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br


===========================

> >
> > De: Camila ...... > > Assunto: Que Vergonha pra Bel e o Chiclete com
> Banana..
> > Para:
> > Data: Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008, 21:25
> >
> >
> >
> > Chamo-me João Fernandes da Silva Filho, sou
> guitarrista e compositor e
> > mais conhecido como Cacik Jonne. Fui, durante quase 21
> anos ( 1980 a 2001),
> > guitarrista da banda Chiclete com Banana e construtor
> de significativa
> > parcela da história da música baiana. Portador de
> doença- Ataxia Cerebelar-
> > venho sofrendo limitações progressivas de movimentos
> no decorrer dos últimos
> > 8 a 10 anos, um problema de equilíbrio no cerebelo.
> Não pude mais exercer
> > minha profissão. As condições para movimentar-me e
> trabalhar foram ficando
> > cada dia mais difíceis. Em conversa que mantive com
> os dirigentes da banda,
> > ficou acertado, verbalmente, que sairia da banda, mas
> ela assumiria o
> > pagamento de meus honorários como se estivesse
> tocando e depois faríamos um
> > acordo. Como se tratava de um acordo justo aceitei-o.
> Porém, o compromisso
> > verbal não foi cumprido integralmente, porque os
> honorários prometidos foram
> > sendo reduzidos gradativamente. De forma integral o
> acordo foi cumprido
> > apenas no período de junho a dezembro de 2001 a
> janeiro/2002. A partir do
> > carnaval de 2002 os honorários começaram a sofrer
> cortes inexplicáveis. Vale
> > ressaltar que nesse período tentei inúmeros contatos
> com a Banda, mas todos
> > foram em vão. Movido pela necessidade e pelo
> propósito de ter meus direitos
> > restabelecidos e respeitados, busquei a Justiça. Em
> dezembro de 2002 foram
> > instaurados até 2005.Ressalto que a minha saúde, com
> o passar do tempo, foi
> > ficando cada vez mais comprometida. O quadro
> agravou-se e as seqüelas da
> > doença atingiram minha visão, comprometeram minhas
> articulações e afetaram
> > meu andar. passei a necessitar de tratamentos mais
> especializados e
> > onerosos. Mas, como poderia fazê-los se não dispunha
> de recursos financeiros
> > para esse fim?. Meus antigos parceiros permaneceram
> indiferentes e
> > irredutíveis à esta situação, estranhamente, o
> processo foi julgado à
> > revelia, e o mais grave é que eu, vítima, autor da
> ação e principal
> > interessado na agilidade do julgamento e do resultado,
> não soube dessa
> > audiência. Meu advogado recorreu da sentença ao
> Tribunal Superior do
> > Trabalho, TST, onde o processo foi arquivado.
> Atualmente estou sobrevivendo
> > graças à pensão do INSS e da ajuda de amigos. Tudo
> o que almejo é ter o
> > valor de meu trabalho artístico de mais de 20 (vinte)
> anos, interrompidos
> > por motivos alheios à minha vontade, reconhecido
> financeiramente, a fim de
> > que possa custear, sem favores, meu oneroso tratamento
> médico-hospitalar. É
> > justo que alguém que colaborou de forma íntegra a
> uma banda e a uma história
> > musical baiana sofra este processo de constrangimento?
> 'pois pra os ricos
> > nada pega' n ão deixarei de falar até que a
> morte me leve já que sei que a
> > justiça dos homens pode estar perdida, mas a de Deus
> não questiono, pois
> > acredito, cedo ou tarde, Ela vencerá'.
> >
> >
> > Cacik Jonne.

> ------------------------------------------------------------------
> >
> >
> > Jonne é meu cliente, há alguns anos, e morou, por
> muito tempo, no
> > condomínio que eu administrava.
> > Sou testemunha de sua degeneração e dificuldade,
> tendo acompanhado o
> > agravamento de sua doença, até quando mudou-se para
> a casa de seu pai.
> >
> > Atualmente já não dirige, fala com dificuldade e
> se locomove sempre com
> > amparo. De acordo com seu pai, com quem temos contato
> mensalmente, vem
> > caindo muitas vezes e seu estado, por causa desta
> doença, que é
> > degenerativa, vem se agravando. Atualmente é bem mais
> visível a sua piora.
> > Desde o início de seu processo, ele e seu pai
> tentam divulgar a sua
> > história, mas o Chiclete é muito poderoso e rico.
> > Há anos, por causa de Jonne, não vejo, assisto,
> compro ou pratico
> > qualquer outro ato que possa dar mais dinheiro ou
> prestígio ao conjunto que,
> > ao meu ver, trata deste assunto de forma tão
> mesquinha.
> >
> > É realmente uma pena a desconsideração com que é
> tratado pela banda
> > Chiclete com Banana e, com certeza, tem precisado da
> ajuda de pessoas
> > amigas. Seu tratamento é caro e acho que não
> chegará a tempo de socorrê-lo.
> > Ele não tem como custear o que necessita.
> >
> > Tereza Lins
================================================================================

publicado no bikebook.com.br

Encontro de Capoeiristas no Clube dos Oficiais da PM


Nós da Associação de Capoeira Lei Áurea convidamos todos os capoeristas da Bahia para um grande encontro dos amigos do professor Passarinho, amanhã, domingo, dia 21 de setembro.


ABERTURA:

~>Apresentação de grupo de dança

~>Palestra com mestre da velha guarda

~>Três rodas ao mesmo tempo

~>Sorteio de alguns brindes


LOCAL: Clube dos Oficiais da Policia Militar

Bairro: Dendezeiro

HORÁRIO: 8h30min

DATA:21/09/08

Desde já o profº.: Passarinho conta com sua presença!

foto: Sérgio Bezerra

FAÇA O SEU, IMPORTANTE É COMUNICAR




=====================================================================

a LEI AUTORIZA QUE BICICLETA CIRCULE NA MESMA PISTA QUE O ONIBUS, TAXI, QUALQUER CARRO.

LUTE POR SEUS DIREITOS, OCUPE AS RUAS COM AS BICICLETAS, SEGUINDO A LEI DE TRANSITO.

AO TOMAR O CURSO DE MOTORISTA, PEÇA AO PROFESSOR PARA FALAR SOBRE O DIREITO AO USO DAS BICICLETAS NAS RUAS.

FAÇA SEU CARTAZ, BONITO, FEIO, COM QUALQUER MATERIAL, DESDE QUE COMUNIQUE.

FAÇA O SEU, DO SEU JEITO, PONHA O NOME DO SEU GRUPO, DA SUA RUA DA SUA ENTIDADE.

VALORIZE O QUE É SEU. ISTO É TAMBÉM EXERCÍCIO DE CIDADANIA.

CICLISTA, RESPEITO O CARRO, A MOTO O OUTRO CICLISTA E O PEDESTRE.

TODOS SE RESPEITANDO É BOM PARA TODOS.

CAMPANHA DO MURALDEBUGARIN.COM E DO BIKEBOOK.COM.BR, EM FAVOR DAS BICICLETAS NAS RUAS DE SALVADOR.

abaixo desta pagina, clique em postagens mais antigas.

veja o
muraldebugarin.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2008


===============

A foto acima, publicada no yahoo de hoje, é uma verdadeira festa para vida.

JABUTIS VAGAROSOS VAI CURTIR : caruru de lazaro, PRIMAVERA, LIMPEZA DE PRAIA, EXPOSIÇÃO DE FLORES NO CAMPO GRANDE E O QUE MAIS FOR ENCONTRADO. NA HORA DO TRIO OU DO BARULHO, JABUTI ESTARÁ FORA.


veja no muraldebugarin.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

QUERIDA RAILEIDE!

=======================================

Minha querida Jabuti, quem não gosta de elogio? Mesmo exagerado a gente gosta. Por isto , resolvi publicar aqui.

Mas voce precisa ver o outro lado:

Não foi humildade coisa nenhuma: Foi pura esperteza: ENCHERGUE NO AILTON AQUELA FIGURA QUE NO PEDAL VEIO A SE CONFIRMAR:

EDUCADO, BOM PEDALANTE, TREINADO NAS RUAS. TUDO QUE PRECISAVA DE UM JABUTI PARA LEVAR NOSSAS PRINCESAS COM SEGURANÇA!!

De todo jeito, é mais uma pessoa do bem em nossos pedais. Faço questão de estar ao lado destas pessoas: aprendo, não me estresso, e tudo sem pagar, sem carimbo, sem oficio, so na boa fé, bom um humor e bons pedais!





Publiquei aqui, não por vaidade, mas para estimular mais pessoas a pedalar conosco ou com outras pessoas com as quais possam se afinar. Por isto que está cada dia melhor o nosso JABUTI.

E AGORA COM ARTISTA, DA LETRA E DO TEATRO!!

Obrigado a voce pelos elogios e ao nosso Ailton que agora é nosso parceiro, pelo apoio, colaboração e colaboração às nossas JABUTICAS!!!

FORTE ABRAÇO!!!


VALCI.


======
JABUTIS VAGAROSOS E PIRATAS E BIKE, O ENCONTRO QUE DEU CERTO!(14.09.2008) do Mural de Bugarin
dom, 14/09/2008 - 21:27 — valci barreto Valci Barreto
sex, 19/09/2008 - 11:44 — Anônimo
Acabei de falar com Ailton e
Acabei de falar com Ailton e o mesmo está super feliz com o encontro com os Jabutis e Piratas no domingo passado. Combinou de reencontrarmos todos no domingo no pedal do G Barbosa. Fico pensando e refletindo, desculpem-me insitir no mesmo comentário, mas preciso dizer: A INTEGRAÇÃO, A SINERGIA, O ALTO ASTRAL, A SOLIDARIEDADE que tenho visto no pedal dos Jabutis através dessa figura maravilhosa que é esse grande Valci é algo espetacular. Ele na hora que viu o Ailton todo pedalando sozinho, o fez se aproximar, conversando e integrando ao grupo e o melhor de tudo que eu vi, a humildade de Valci que num estante rápido o nomeou como batedor. Ou seja, ele saiu da linha de frente, do nosso comandante e delegou a Ailton (que naquele momento era um estranho para nós) a condição de batedor oficial daquele pedal. Só alguém com tanta humildade, carisma e com alto espírito de solidariedade poderia ter um gesto desse. Não é a toa que eu digo e repito: JAMAIS DEIXARIA DE PARTICIPAR DESSE GRUPO DOS JABUTIS. Abs. Rai

SORVETE DE FRUTAS SEM "ASSEDIOS"


========================


A sorveteria deste folder é uma maravilha. Apos te-la descoberto em nossos passeios jabutisticos, ficamos fregueses.

Além do delicioso sorvete, feitos de frutas ou de doces de frutas, segundo fui informado, podemos sentar à vontade, sem sermos assediados por pedindintes vendedores de fitinhas, etc.(nada contra estas pessoas. Apoiamos qualquer trabalho digno. Mas somos contra a forma agressiva com que muitos nos abordam quando andamos pela região do centro histórico. Os turistas sofrem!!) Nesta sorveteria podemos tomar noso sorvete em paz. De bicielta é bem melhor. È como vamos!

ALBANY SE PRONTIFICA A RECEBER LIVROS USADOS.

Do lado direito desta página estão endereços onde voce pode fazer doações de seus livros usados.

Os amigos da Toca estamos fazendo um movimento para distriuição de livros usados. Uma parte irá para Jaguaquara, outra para bibliotecas comunitárias de Salvador.

Apesar de toda uma operação que estes atos envolvem, espaços, funcionarios, guarda e encaminhamento, o nosso querido sergio se prontificou a colaborar com nosso projeto de doação de livros.

Assim, a ALBANY É UMA DAS PARCEIRAS PRO FORMAÇÃO DE BIBLIOTECAS COMUNITARIAS, INCLUSIVE EM JAGUAQUARA, nossa terra.

Um colga nosso do Lions Club se prontifica a apanhar e levar também para as periferias de Salvador.

Não joguem livros no lixo, façam doações.

valcibarretoadv@yahoo.com.br




Grande Valci;

Estou como sempre estive a disposição para ajudar e coletar livros ou
quaisquer objetos culturais para você ou para ser enviada a nossa querida
Jaguaquara... A ALBANI esta a sua disposição nobre amigo...

Você continua sendo o cara.

Abraço;

Sergio Belleza

PS: mandei revelar aquelas fotos tiradas aqui na ALBANI, e já estão no meu
álbum. Ficaram ótimas.

TERREIRO, DECADA DE 70


===============

LEMBRANÇAS DE JABUTIS!


=
George Argolo , é um dos grandes cicloativistas baianos. Pedala pelos matos, trilhas, pedais mais demorados, participando ainda de competições.

Nesta foto, um dos passeios em que honrou, com uma pedalada, o JABUTIS VAGAROSOS> Na foto, uma das nossas visitas ao SEBO DO ERALDO, no final de Linha do Terminal da Lapa, Salvador-Ba.

George já pedalou na Estrada Real, com os amigos Alex/Alessia.

Está uma "LEMBRANÇAS DE UM JABUTIS"

=VEJA EM "psotagens antigas, embaixo da pagina, mais e mas reportagens de livros, bicicletas e temas culturais.

e não deixem de ver: muraldebugarin.com

===================================
=================================

AMIGOS DA TOCA SE MOBILIZAM PARA CRIAR BIBLIOTECA COMUNITARIA.

Oi Jean,

Não estou mais, ha 1 ano e três meses, trabalhando no Comércio. Agora estou na
Tancredo Neves.
Mas poderei passar pelo Comércio, cedo pela manhã, e deixar o pacote na
portaria
do Ed. Cidade do Salvador, para te entregar.
Te aviso no dia anterior a minha ida. Posso fazer isso?

Grata,
Elba Andrade

Quoting jeantarcio :

> Boa noite Valci e Elba
> Acho que Elba trabalha no mesmo prédio que eu, mas nunca mais a vi.
> Estou indo para Jaguaquara no dia 01/10/2008, antes da eleição.
> Veja qual o melhor lugar para ele deixar os livros, se possível lá
> no escritóri, Ed. Cidade do Salvador, sls 413/414, Comércio.
> Abraços
>
> Jean

NÃO JOGUE LIVROS NO LIXO. FAÇA DOAÇÕES.

NO BIKEBOOK.COM.BR HÁ VARIOS LUGARES PARA VOCE DOAR.

NOSSO 'AMIGODA TOCA", JEAN, ADVOGADO NO COMERCIO, ESTÁ LEVANDO OS LIVROS QUE ESTAMOS ARRECADANDO, PARA FORMAÇAO DE BIBLIOTECA COMUITÁRIA EM JAGUAQUARA.

QUEM TIVER LIVROS PARA DOAR PODEM FAZER NOS ENDEREÇOS DO BIKEBOOK.COM.BR

há outros locais, muitas vezes perto da sua casa.

na duvida, podem ligar o nos comunicar por e mail

jÁ MANDAMOS UM LOTE POR JEAN. AGORA ELBA FAZ O MESMO.

valcibarrtoadv@yahoo.com.br: temos muitos contatos para este fim. E NÃO VENDEMOS NEM FICAMOS COM OS LIVROS. DISTRIBUIMOS COM CERTEZA. ESTÁ AI O EXEMPLO.


FAÇAM O MESMO!
=VEJA PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA, AQUI NO BIKEBOOK.COM.BR, EM "POSTAGENS ANTIGAS".

SERGIO BEZERRA COMENTA!

Sérgio Bezerra deixou um novo comentário sobre a sua postagem " =visita dos Jabutis Vagarosos ao CACAU SHOW, n...":

Não sabia que fotos de sistema de segurança ficavam tão boas!!!!

Os gatunos que se cuidem: devem ir limpos e arrumados. Espero que desistam do crime.

hahahahahaha!!!!

---

Caro Sergio:

Além dos "cuidados" que o ladrão deve ter, ficou ruim para os mentirosos: o sujeito prometer fazer a visita ao cacau show, não visitar e ser "pego na mentira"!!

Ninguem pode dizer que foi sem ir!! O mentiroso também tá "ferrado!"

TRANSITO MATA MAIS CRIANÇAS DO QUE MUITAS DOENÇAS!

No Brasil, trânsito é a principal causa de morte em crianças
Criança e o trânsito é tema da Semana Nacional de Trânsito, que segue até o dia 25 de setembro.(publicado em A TARDE ON LINE)

VAMOS COLABORAR COM A CAMPANHA, ENTRANDO EM ONIBUS, FAZENDO FAIXAS EM FAVOR DA EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

FEIRA DA PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DA LUZ.

JABUTIS VAGAROOS SEMPRE MARCA PRESENÇA NESTA FEIRA PARA COMER, COMPRAR BUGIGANGAS, ESPECIALMENTE LIVROS.

Quem quiser pode ir fazer doações à paroquia: livros, cds, disco de vinil, bonecas, casa de boneca, roupas, sapatos, coisas que não funcionam, coisas de cabelereiros.

FAÇAM DOAÇÕES, VISITEM.

GOSTO DE IR PARA A BARRACA BAIANA, COMER MANIÇOBA. MAS AS DE MINAS , E ESPANHOLAS SÃO OTIMAS. DÁ PARA PASSAR O DIA TODO LA.

SO NÃO GOSTO DOS HORARIOS QUE COLOCAM MUSICAS EM VOLUME ALTO: O POVO MAL ESTE NOSSO PARA EFEITO DE SONORIZAÇÃO!

É UM ABSURDO!

lUGAR DE SOM ALTO, TO FORA. mAS HÁ MOMENTOS BONS NA FEIRA. É QUANDO NÃO HA SOM. NESTE HORARIO EU ESTOU LÁ.

===============================


Olá Pessoal, Estou anunciando com bastante antecedência para que ninguém esqueça! Dias 10, 11 e 12.10.2008, no Parque Costa Azul, será realizada a 14ª Feira de Integração da Paróquia Nossa Senhora da Luz - Pituba. Teremos música, comidas típicas, jogos para a criançada e muita diversão para toda a família. E o precinho, oh! É pequenininho. Não esqueça! estaremos na BARRACA MINEIRA, ansiosos para lhe atender. Lá você vai poder comer uma coimida mineira genuina. Tutu de feijão, queijinho no espeto, espeto de carne e frango (talvez avestruz), feijão tropeiro, angu, frango com quiabo. TUDO DE BOM! Luiz carlosCOSTA

FALTOU DIZER O LOCAL. TODOS OS ANOS É NA SEDE DOS CORREIOS. ESTE ANO EU NÃO SEI,MAS VOU PERGUNTAR. ANO PASSADO FOI NO COSTA AZUL.
==================================================================

FEIRA DA PAROQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ



A feira será instalada no Costa Azul, no espaço ao lado da Cantina Cortile, Grande Serão. Parque dos Golfinhos.

Fácil, facil. Jabutis Vagarosos marcará presença.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

DEZ ANOS DE SALADA MIXTA

PESSOAL, ASSEGURO AOS NOSSOS LEITORES. CONHEÇO ESTA BANDA E POSSO GARANTIR: QUE FOR VER NÃO SE ARREPENDERÁ. BOA MUSICA, SIMPATIA E MUITA ALEGRIA.

ADORO O SALADA MIXTA . E DE TUDO FAREI PARA AS COMEMORAÇÕES.

valcibarrtoadv@yahoo.com.br

=================================


10 ANOS DE SALADA

Acontece neste sábado 20/09 , mais uma edição especial da “NOITE DO SAMBA”, dessa vez comemorando os 10 anos da Banda SALADA MISTA, com um show bastante alegre e participativo.

EVENTO: “NOITE DO SAMBA” nos 10 anos da SALADA MISTA.
LOCAL: Jequitibar Café na varanda do Teatro do SESI / Rio Vermelho.
HORÁRIO: 22:00 h.
COUVERT: R$ 10,00 p/ pessoa

Contatos: Cavalcante : 9156-2777 ( Banda )
Deise ou Zety : 3334-4698 ( Jequitibar)
Foto: Carlos Carrilho

MISSA EM MEMORIA DE MAGNO

Muitas materias que não aparecem na tela podem ser vistas neste blog clicando em
"postagens mais antigas"

Veja abaixo: progrmas culturais, grupos de pedais, artigos de Itana e Sergio Bezerra. E muitas fotos de pedais.

é só clicar.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

QUALIDADE DE VIDA

Texto: Itana Mangieri



Desisti do stress causado pelo atraso e relaxei ! E a cada intervalo de 5 minutos e um avanço de 20 mts, reparava vagarosamente o que via a minha volta debaixo do sol quente e em cima de um viaduto: as obras de um shopping com alguns operários sem capacetes, cintos e clipes de segurança trabalhando num andaime, livres, leves e soltos; fiéis entrando apressadamente num faraônico templo de fé em busca de conforto espiritual; um motoqueiro, com capacete, fumando naturalmente ... (como se fosse natural engolir e reengolir fumaça tóxica) e outros zigue-zagueando ferozmente entre os carros parados no meio da rua por causa do trânsito lento; celulares tocando jingles musicais e cômicos e sendo atendidos para longas conversas entre uma troca e outra de marcha para o avanço de mais alguns metros; casais discutindo em tom nada amigável e pais agoniados para logo deixar ou recolher seus filhos na escola (apesar de que numa situação dessa, qualquer um ficaria desesperado para tirar uma criança do carro).
Entre uma observação e outra, tentava, com meus ouvidos, desprezar o irracional som alto dos carros de propaganda eleitoral. A cada semáforo, alguém se aproximava de mim para distribuir panfletos, folders, cartazes, livretos e jornais de divulgação e comercialização de condomínios imobiliários. Nas esquinas, uma alameda de adolescentes segurando bandeiras de propaganda de candidatos à prefeito ou vereador.
Pedestres atravessando distraidamente a rua fora da faixa de segurança (como se carros parados no trânsito lento não oferecessem riscos). Flanelinhas(ões) insistentes com seus rodinhos e discursos miseráveis por uma moeda, gritos aberradores de vendedores de água, sucos, refrigerantes, cervejas, CD’s, DVD’s, carregadores veiculares, panos-de-chão, laranjas, pinhas, biscoitos, amendoim cozido, cestos de lixo, brinquedos, jornais, crianças malabaris e palhaços vestidos de enfermeiros pedindo doações para um orfanato.
Senti falta da minha bike. Já estava me sentindo impotente parada ai ! Após 1 hora e quarenta minutos cheguei ao meu destino já aguardando alguns narizes tortos e, para minha surpresa, me aliviei ao saber que a reunião tinha sido adiada ! Respirei fundo e lembrei o quanto pude refletir sobre qualidade de vida urbana durante o trajeto.
No final da tarde resolvi ir ao cinema. No caminho de volta pra casa parei num shopping, escolhi o filme, comprei o bilhete e fui dar uma voltinha para relaxar e ocupar o tempo que sobraria até o início da sessão. Deparei-me com um evento do Greenpeace sobre água. Consistia num túnel dividido em quatro etapas onde, cada grupo de mais ou menos 10 pessoas monitoradas por um voluntário apto, adentrava neste túnel e ouviam as explanações de preservação, conscientização e reflexão sobre atitudes com as praias e oceanos e as conseqüências do aquecimento global. Na primeira parte do túnel, havia nas laterais, como cenário, cantoneiras de areia com lixo comum que vemos diariamente em nossas praias como latas de alumínio, embalagens e palitos de picolé, sacos e copos plásticos, cacos de vidro, etc. Para minha surpresa, enquanto o monitor falava sobre nosso comportamento ecológico, um dos curiosos que lá estavam, abriu sua paçoquinha e jogou a embalagem no chão (sic!). Engoli a cena “atravessada” e sem me preocupar com a atenção que o monitor necessitava do grupo, indaguei o indivíduo:
- Ei ? Porque você está jogando lixo aqui no chão ?
- Ué ! Por que aqui já tem lixo ! (respostinha mal-criada ! rrr)
- Mas isso é um cenário. Um cenário da nossa realidade. Você está querendo contribuir mais ainda para termos lixo nas praias e em outros locais ? Não se situou ainda não ? Tá perdido, é ?
Terminando o túnel com os cenários exemplificando os danos causados pelo comportamento do ser-humano e a reação da natureza pelo aquecimento global, seguimos para uma sala para assistir a um vídeo institucional sobre o Greenpeace onde havia, para conforto do grupo, um sofá inflável que furou-se após o cidadão anterior ecologicamente incorreto se jogar sobre ele (sic ! ... tsc, tsc, tsc).
Meu Deus ! Como é difícil pensarmos em conscientização, em hábitos saudáveis e qualidade de vida, sem educação. E ainda tem gente preocupada com as eliminatórias da seleção brasileira de futebol ! Enquanto uns se preocupam com a estrutura de esgoto sanitário municipal, outros fazem xixi e cocô em muros e postes públicos. Enquanto uns se preocupam na melhoria do transporte urbano como metrô, trens, ciclovias e caronas solidárias, outros matam cidadãos atropelados pelo prazer de beber e dirigir.
E o pior é que, com ou sem instrução, estamos todos no mesmo barco !
Seria muita utopia se todos os eleitores votassem em candidatos ou partidos com projetos voltados para a educação básica ?
EDUCAÇÃO vem de berço. É base. Qualidade de vida é conseqüência !

ANA, DE RECIFE, RESPONDE!

Recebemos de ana luiza, nossa querida ANABIKER, que está em Recife. E no muraldebugarin.com... o comentario de que a fesa da paroquia de nossa senhora da luz será novamente no COSTA AZUL.

Obrigado, Ana. E nos econtraremos lá, sim.

forte abraço,

valcibarretoadv@yahoo.com.


Para quem não sabe, Magno pedalava foi atropelado e vitima fatal de acidente de veículo. A sua familia marca presença, em homenagem a Magno, em vários eventos ciclsitas.

Pedimos a quem puder, comparecer a este ato .

valcibarretoadv@yahoo.com.br

VAMOS CICLOATIVAR!!! POR MAIS BICICLETAS E MENOS CARROS NAS RUAS. RESPEITO Á VIDA!

Aos grupos de ciclistas,

Podemos realizar pedaladas, ações educativas para o transito com poucos gastos,pouca gente e, mesmo assim,muito produtivas.

Os cartazes podem ser de papel, pano , lata velha, qualquer coisa que permita a gravação de alguma mensagem.

Os panfletos, idem. Podem ser em xerox, cada um fazendo a quantidade que puder. Se for em gráfica, melhor. Mas é mais caro, dependendo da quantidade.

Como nosso querido Bugarin propaga tudo que para ele enviamos, vamos homenageá-lo e sermos homenageados com as divulgações, colocando o muraldebugarin.com, em nossos panfletos. Qualquer blog, site ou grupo faz o seu. Podem se agregar ou não. Depende das cortesias e mutuas colaborações, em dinheiro ou atitude. Uma pessoa só, em cima de uma bicicleta, pode fazer mais do que centenas de ciclistas em um pedal na cidade.Basta ser criativo, atuante, a exemplo do ary gil que, em cada canto que passa , deixa a sua mesagem.
As faixas podem ser pequenas, porque podem ser levadas na própria bicicleta ; e podem ser exibidas até mesmo por um só ciclista, a exemplo daquelas que as pessoas exibem em jogos de futebol, nas arquibancadas, ou que são exibidas pelas modelos antes de lutas de boxe. Faixas e cartazes em tamanhos pequenos podem ser exibidas até por um ciclista apenas. E pode, um só, fazer um grande movimento. Em cada semáforo, frente de hospitais, garagem de ônubos, lugar de movimento, locais como o Pelourinho, Farol da Barra, que são visitados por pessoas do mundo interiro, pode-se exibir uma sua mensagem em favor das bicicletas nas ruas. Um grupo de apenas tres pessoas pode impor respeito e fazer maior ainda.Nós estamos dispostos a participar, colaborar, estar sempre juntos destes movimentos, destas ações.

Não precisa reunir muita gente que, muitas vezes até atrapalha. Reunindo muita gente, é melhor separar em grupos pela cidade.


faremos assim:

cartazes com papelão.

pano

Panfletos de papel, latas velhas no fundo da bicicleta, tudo vale, desde que haja uma boa mensagem, educação e respeito.
Nada de jogar plasticos, papeis, lixo de qualquer ordem, no chão. Vamos ser civilizados.
======
sugestões de ações:

um cartaz :

"queremos carros e bicicletas nas ruas"

"por mais bicicletas e menos carros nas ruas"

"a rua não é só do carro"

"A lei autoriza a bicicleta circular na mesma pista do carro"

embaixo, ponha o nome do seu grupo ou da sua própria pessoa. Mandem fotos da sua faixa para o muraldebugarin.com que publicaremos e divulgaremos seu evento.


muraldebugarin.com

mande para alberto.bugarin@gmail.com

=================================================


Propague o seu, valorize o seu, valorize o seu movimento, a sua ação, que pode ser feita até por cinco pessoas. E sem nada pagar a ninguem. Contribua com a sua ação, com o seu grupo, fortaleça o seu pedal. Agregue-se a outros que lhe valorize, que tenha afinidade com voce ou com o seu grupo.

Comunique seu movimento para rádios comunitárias, alto falantes, imprensa, tv. Deixe um simples bilhete nas agencias de noticias e jornais. Alguem vai ler e vai divulgar sua ação. Se não divulgar, não se importe. Importante é a mensagem que voce deixou em favor das bicicletas.

Deixe seu recado, exponha sua faixa em frente de garagem de onibus, filas de taxi, estacionamentos.

muraldebugarin.com
==================================================

SUGESTAO PARA PANFLETOS. VOCE PODE MELHORAR, MUDAR, NÃO PRECISA COLOCAR O NOME DE NINGUEM, COLOQUE O SEU. OU DE QUEM VOCE QUISER HOMENAGEAR. ATÉ O GATO DA SUA CASA. COMPATILHE, MAS NÃO SEJA ESCRAVO, DEPENDENTE DAS AÇÕES DOS OUTROS, FAÇA A SUA FAIXA, SEU CARTAZ. O SEU PEDAL.

É ASSIM QUE FAZ O JABUTIS , JARRAW, PIRATAS, AMIGOS DO TONY, SUBA AI , E TANTOS OUTROS.
Sugestão de um panfleto.


"caros motoristas e passageiros de ônibus,

Estamos aqui para tentarmos, juntos, um mundo melhor em nosso dia a dia. Como voces, temos filhos, amigos, parentes, andando nas ruas de carro, moto , bicicleta e a pé.

A rua é do carro, do ônibus, mas é também da bicicleta. A lei permite que as bicicletas circulem na mesma pista que os carros.

Andamos de bicicleta pelas ruas de Salvador como passeio, transporte para o trabalho e lazer. Muito mais gente quer fazer isto, para o nosso bem, dos nossos filhos e do planeta. Mas não têm coragem, principalmente por conta das agressões dos motoristas que acham que a rua é só do do carro.

A lei autoriza bicicleta a circular nas pistas comuns, independentemente de ciclovias e ciclofaixas. A lei assegura a preferencia para a bicicleta; e determina que o carro respeite uma distancia de um metro e meio do ciclista. Quase ninguém respeita esta determinação. Ao contrario, os carros buzinam, agridem, acelaram para que o ciclista saia da sua frente. É uma cultura arrogante do carro, construida por falta de uma educação e de respeito ao próximo.

Nós ,cicloativistas, motoristas e pedestres, podemos mudar isto, se nos respeitarmos. Se tivemos cuidados com a vida dos outros.

Desenvolvemos ações para o uso civilizado da bicicleta. Levamos mensagens ao ciclista para respeitar o seu semelhante e as leis de transito.

Gostariamos de nos juntarmos para uma ação comum em favor da educação e do respeito ao cidadão no trânsito; seja ele motorista, ciclista, motociclsita, pedestre.

A primeira coisa a fazer é nos respeitarmos , começando por nos educar em todos os sentidos, priorizando a vida das pessoas.

As buzinadas, finos, jogos de sinais, para que o ciclista se jogue na calçada ou saia da frente do carro são atitudes despeitosas à lei,à boa educação, à vida.

Podemos andar juntos de bicicletas pelas ruas de Salvador ou em qualquer rua do mundo, se houver respeito e educação mutua, mesmo não havendo ciclovias ou ciclofaixas; lutamos por estas. Porém, se houver respeito, estas são dispensáveis. E governo nenhum vai implantar ciclovias e ciclofaixs em todos lugares. Mas a educação pode ser realizada em qualquer pedaço de chão, onde couber uma pessoa, por mais apertado que seja.

A bicicleta não atrapalha o transito. Quem mata, mutila, engarrafa, polui e atrapalha o trânsito é o carro. Não é a bicicleta.

Por mais bicicletas e menos carros nas ruas.

Campanha do grupo(ciclista, coloque o nome do seu grupo e espalhe esta mensagem por aí.

colaboração do

muraldebugarin.com e do
bikebook.com.br

====================



CAROS CICLISTAS:

COMO DITO, ESTAS CAMPANHAS PODEM SER FEITAS POR APENAS TRES QUATRO CICLISTAS.

Muito grupos pedem colaboração, até em dinheiro, apoio, colaboração mas não colaboram com os demais.Nem participam ou apoiam ações dos outros. Normal. Vamos, cada um de nós fazer a nossa parte.

SEJA FORTE E INTELIGENTE, FAÇA O SEU MOVIMENTO ,VALORIZE O SEU GRUPO, AS PESSOAS QUE PEDALAM COM VOCE.

PARTICIPE DOS OUTROS, MAS MOSTRE A SUA PRESENÇA , A SUA FORÇA, A SUA UNIÃO , A SUA CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO.

MANDE SUA MENSAGENS PARA RADIOS COMUNITARIAS, TV, JORNAL POR E MAIL, CARTAS OU SIMPLES BILHETES DEIXADOS NAS PORTAS DOS JORNAIS, garagens, empresas de onibus, estacionamentos, pontos de taxi.

Deixe também nas caixas postais, portarias , dentro dos taxis e dos ônibus.


Não precisa de ongs, empresas, grupos grandes, orgaõs publicos nem grandes custos para este tipo de movimento.

Se cada grupo fizer o seu em seu bairro, em sua rua, será muito mais util do que reunir muitos ciclisitas em lugar só.


Em Salvador, se avisar ao muraldebugarin.com , estaremos sempre presentes e prontos para divulgar todas as suas ações . Basta nos mandar e mails para:

valcibarretoadv@yahoo.com.br
muraldebugarin.com
alberto.bugarin@gmail.com




Valci Barreto
Advogado,cicloativista
Rua Barros Falcão, 542, Matatu _ Largo dos Paranhos
Salvador - Bahia.
editor do bikebook.blogspot.com
colaborador do muraldebugarin.com
Colaborador do Jornal Folha do Recôncavo
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Fones: (71) 33229705 -(71) 9999-9221


--- Em qua, 17/9/08, Piratas de Bike escreveu:

> De: Piratas de Bike
> Assunto: RE: pedalada
> Para: valcibarretoadv@yahoo.com.br
> Data: Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008, 0:19
> Prezado Valcir,
>
> Pode contar com os Piratas de Bike, é só marcar para
> acertarmos dia, hora, confecção de faixas etc.
> Estaremos juntos nessa empreitada.
>
> Piratas de Bike, Rum.rum,rum
>
>
>
> > Date: Tue, 16 Sep 2008 18:19:23 -0700> From:
> valcibarretoadv@yahoo.com.br> Subject: pedalada> To:
> itanamangieri@gmail.com; raileide@hotmail.com; "S??rgio
> Bezerra oigresbezerra"@hotmail.com;
> piratasdebike@hotmail.com; antonio@brisasol.com.br;
> elenorge@yahoo.com.br> > > Como sabem os amigos,
> não temos nenhum interesse em formamos um grupo de passeio
> com centenas de pessoas. So não limitamos o numero de
> pessoas no jabutis porque se viajarem todos, fico soznho,
> abandonado.rsss..s> > há muito tempo, queremos fazer
> visitas a pontos de onibuos, entrar no onibus,
> "coversar " com os motoristas e passageiros de
> onibus pedindo cuidados com os nossos ciclistas.> >
> para um trabalho deste, que acho muito importante, não
> precisa ter muita gente.> > E PODEMOS FAZER NOS
> DIVERTINDO, PASSEANDO NORMALMENTE.> > A ULTIMA
> "FUSTIGADA" ME FOI DADA POR ELENA E SERGIO.>
> > ENTÃO VAMOS :> > ELABORAR UM PEQUENO
> PANFLETO.> > UMAS FAIXAS PEQUENAS, QUE UMA PESSOA SO
> SEGURA EM UM SEMAFORO, SOMENTE DURANTE A PASSAGEM DE
> SINAIS.> > UMA PARADA EM LOCAL VISIVEL, que pode ser
> no proprio local da merenda.> > FAIXAS ESTAS QUE PODEM
> SER CONDUZIDAS ATÉ EM MOCHILAS.> > NO PROPRIO JABUITS
> VAMOS FAZENDO.> > E VAMOS ESTIMULAR OS GRUPOS A
> FAZEREM O MESMO.> > SE FIZEMOS, OUTROS VÃO FAZER.>
> > COMO HÁ UMA GRANDE AFINIDADE ENTRE JABUTIS, PIRATAS,
> AMIGOS DE TONY.> > PODEMOS JUNTAR COMPONENTES DESTES
> GRUPOS, ARTICULAREMOS UMA FORMA NO SENTIDO DE QUE O TRABALHO
> RELEVE, EXALTE OS NOMES DESTES GRUPOS e de outros grupos que
> participarem.> > TODOS OS EVENTOS DOS QUAIS
> PARTICIPARMOS DEVEMOS EXALTAR OS NOMES DE CADA GRUPO, como
> sempre temos feito.> > O JABUTIS CONTINUARÁ FAZENDO O
> QUE FAZ. SE OUTROS AGREGAREM, MELHOR.> > o MELHOR QUE
> ACHO, NO ENTANTO, É ESTIMULARMOS A TODOS OS GRUPOS A
> FAZEREM O MESMO, SEM PRECISAR DEPENDER DE OUTROS. > >
> GOSTEI DE PEDALAR COM A TURMA DO PIRATAS E DO AMIGOS DE
> TONY, SEMPRE.> > POEMOS NOS JUNTAR EM UMA AÇÃO COMUM
> OU FAZERMOS SEPARADOS.> > SE OS POLITICOS QUESEREM
> ADERIR, OTIMO. MAS SEM COMPROMISSOS . seRÃO PEDALANTES E
> PARTICIPANTES COMUNS.> > O CERTO, PORÉM, É QUE
> JABUTIS FARÁ AS PEDALADAS, sem nenhum sacrificio para a
> forma como já pedalamos: nos divertindo! > > >
> > > > > > > > sugestão para os
> amigo> Valci Barreto> Advogado> Rua Barros Falcão,
> 542, Matatu _ Largo dos Paranhos> Salvador - Bahia.>
> editor do bikebook.blogspot.com> colaborador do
> muraldebugarin.com> Colaborador do Jornal Folha do
> Recôncavo.
VALCI,

FICO FELIZ FAZER PARTE DOS SEUS PROJETOS CICLISTICOS, CONTE COMIGO E ALGUNS
DO GRUPO.

VOU CORRER ATRÁS DE IDEIAS, PARA A BRILHANTAR MAIS AINDA.

TONY
grupo amigos do tony

===============================

GRANDE TONY, TEM TUDO PARA CONTAR.

Um AVISO:

VAMOS EU, VOCE E PIRATAS DE BIKEe quem mais quiser,

ORGANIZAR UM PEDAL EDUCATIVO, COMO JÁ PENSAMOS. MESMO ANTES DO CAFE DA MANHA
COM O PREFEITO.

VAMOS ESTUDAR, POR E MAIL, UMA DATA. DEPOIS DESTA DATA , AGENTE MARCA O
LUGAR DO ENCONTRO PARA LEVAR PANFLETOS, MENSGENS, ENTRARMOS,
EDUCAMENTEMENTE, PAGANDO A PASSAGEM, DENTRO DO ONIBOS.

MINHA SUGESTÃO:

APENAS TRES PESSOAS ENTRA EM CADA ONIBUS:

EU VOCE E JUNIOR.

VOCE JUNIOR E OUTRO

JUNIO OUTRO E OUTRO E PRO AI VAI.

PASSAREMOS UMA MANHA FAZENDO ISTO.

ELENA, ROSE, E ITANA TAMBÉM FARÃO.

É PROJETO ANTIGO.

NÃO PRECISA VIR MILHOES DE PESSOAS.

IMPORTANTE É O RECADO:

FAREMOS PEQUENAS FAIXAS. E PEQUENOS PANFLETOS, DA FORMA MAIS BARATA
POSSÍVEL.

SENDO DO NOSSO JEITO, BEM SIMPLES, EU CUSTEAREI SOZINHO TUDO.

PANFLETOS, FAIXAS E NOSSAS MERENDAS.

SE ALGUM POLITICO,empresa QUISER PARTICIPAR E SEI QUE QUEREM, PEDIREMOS A
COLABORAÇÃO, tipo impressão do panfleto, mas colocando sempre o nome de todos os grupos ou de quem estiver participando.

DEPOIS QUE FIZERMOS O PRIMEIRO, MUITOS GRUPOS VÃO QUERER FAZER TAMBÉM.

SERGIO BEZERRA VAI PARTICPAR.

ISTO SEM PARAR DE PEDALAR!!!

DIVULGAREMOS PARA QUE OUTROS GRUPOS FAÇAM EM SUAS PROPRIAS REGIÕES.

NÃO PRECISA LEVAR MUITA GENTE. 9 PESSOAS DÁ DEMAIS PARA COMEÇAR.

CLARO QUE, SE VIER MAIS, SEM PROBLEMAS, MAS COLoCAREMOS EM OUTROS PONTOS.

se algum poltico quiser vir, participar, colaborar, as portas estarão
abertas. mas sem compromissos de votos, como sempre.


e mais, ninguem vai ficar com compromisso de comparecer , não é trabalho. é
diversão. se estiver somente eu e mais dois, farei assim mesmo.

sozinho não dá. mas com tres ou mais um pouco, certeza.

temos que levar nossas mensagens aos motoristas de onibuos. e esta é uma
grande forma.
forte abraço,

valci.
FAREMOS UMA FESTA.

FAÇAM SUGSTÕES DOS DIAS, MENOS 15 DE NOVEMBRO.



FORTE ABRAÇO,

VALCI.

Valci Barreto
Advogado
Rua Barros Falcão, 542, Matatu _ Largo dos Paranhos
Salvador - Bahia.
editor do bikebook.blogspot.com
colaborador do muraldebugarin.com
Colaborador do Jornal Folha do Recôncavo
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Fones: (71) 33229705 -(71) 9999-9221


--- Em seg, 15/9/08, Amigos do Tony escreveu:

> De: Amigos do Tony
> Assunto: ANIVERSÁRIO DO TONY
> Para: valcibarretoadv@yahoo.com.br
> Data: Segunda-feira, 15 de Setembro de 2008, 6:33
> VALCI,
>
> É COM IMENSO PRAZER QUE TE CONVIDO, PARA O MEU
> ANIVERSÁRIO DIA 21/09/2008 APÓS O PASSEIO GBARBOSA, SERÁ
> REALIZADO NA CABANA DA JANE.
>
> CONTO COM A PRESENÇA DO QUERIDO AMIGO.
>
> UM FORTE ABRAÇO.
>
> ANTONIO SANTOS - 71 3233-6851 NOITE

Semana Nacional de Trânsito começa nesta quinta-feira

Redação CORREIO

A Semana Nacional do Trânsito começa nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 25, tendo como tema “A Criança no Trânsito”.
Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que nos últimos dois anos 21.199 crianças de até 12 anos foram vítimas de acidentes de trânsito.
O objetivo do Departamento Nacional de Trânsito da Bahia (Detran-BA) é sensibilizar os pais e promover ações que tragam segurança para os jovens. Além disso, algumas ações serão voltadas para o público infantil, buscando que este se familiarize com noções da legislação de trânsito.

A programação, com palestras e debates, será toda no auditório do Detran, na avenida ACM, sempre a partir das 9h30.


Vamos deixar o carro em casa esta semana. Ande de bicicleta, a pé. Até de ônibus, porque não? Economize combustível, veja a cidade, encontre as pessoas na calçada e fale com elas. De carro, o máximo que você faz é acenar - quando vê alguém!!!!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

QUALIDADE DE VIDA

Texto: Itana Mangieri



Desisti do stress causado pelo atraso e relaxei ! E a cada intervalo de 5 minutos e um avanço de 20 mts, reparava vagarosamente o que via a minha volta debaixo do sol quente e em cima de um viaduto: as obras de um shopping com alguns operários sem capacetes, cintos e clipes de segurança trabalhando num andaime, livres, leves e soltos; fiéis entrando apressadamente num faraônico templo de fé em busca de conforto espiritual; um motoqueiro, com capacete, fumando naturalmente ... (como se fosse natural engolir e reengolir fumaça tóxica) e outros zigue-zagueando ferozmente entre os carros parados no meio da rua por causa do trânsito lento; celulares tocando jingles musicais e cômicos e sendo atendidos para longas conversas entre uma troca e outra de marcha para o avanço de mais alguns metros; casais discutindo em tom nada amigável e pais agoniados para logo deixar ou recolher seus filhos na escola (apesar de que numa situação dessa, qualquer um ficaria desesperado para tirar uma criança do carro).
Entre uma observação e outra, tentava, com meus ouvidos, desprezar o irracional som alto dos carros de propaganda eleitoral. A cada semáforo, alguém se aproximava de mim para distribuir panfletos, folders, cartazes, livretos e jornais de divulgação e comercialização de condomínios imobiliários. Nas esquinas, uma alameda de adolescentes segurando bandeiras de propaganda de candidatos à prefeito ou vereador.
Pedestres atravessando distraidamente a rua fora da faixa de segurança (como se carros parados no trânsito lento não oferecessem riscos). Flanelinhas(ões) insistentes com seus rodinhos e discursos miseráveis por uma moeda, gritos aberradores de vendedores de água, sucos, refrigerantes, cervejas, CD’s, DVD’s, carregadores veiculares, panos-de-chão, laranjas, pinhas, biscoitos, amendoim cozido, cestos de lixo, brinquedos, jornais, crianças malabaris e palhaços vestidos de enfermeiros pedindo doações para um orfanato.
Senti falta da minha bike. Já estava me sentindo impotente parada ai ! Após 1 hora e quarenta minutos cheguei ao meu destino já aguardando alguns narizes tortos e, para minha surpresa, me aliviei ao saber que a reunião tinha sido adiada ! Respirei fundo e lembrei o quanto pude refletir sobre qualidade de vida urbana durante o trajeto.
No final da tarde resolvi ir ao cinema. No caminho de volta pra casa parei num shopping, escolhi o filme, comprei o bilhete e fui dar uma voltinha para relaxar e ocupar o tempo que sobraria até o início da sessão. Deparei-me com um evento do Greenpeace sobre água. Consistia num túnel dividido em quatro etapas onde, cada grupo de mais ou menos 10 pessoas monitoradas por um voluntário apto, adentrava neste túnel e ouviam as explanações de preservação, conscientização e reflexão sobre atitudes com as praias e oceanos e as conseqüências do aquecimento global. Na primeira parte do túnel, havia nas laterais, como cenário, cantoneiras de areia com lixo comum que vemos diariamente em nossas praias como latas de alumínio, embalagens e palitos de picolé, sacos e copos plásticos, cacos de vidro, etc. Para minha surpresa, enquanto o monitor falava sobre nosso comportamento ecológico, um dos curiosos que lá estavam, abriu sua paçoquinha e jogou a embalagem no chão (sic!). Engoli a cena “atravessada” e sem me preocupar com a atenção que o monitor necessitava do grupo, indaguei o indivíduo:
- Ei ? Porque você está jogando lixo aqui no chão ?
- Ué ! Por que aqui já tem lixo ! (respostinha mal-criada ! rrr)
- Mas isso é um cenário. Um cenário da nossa realidade. Você está querendo contribuir mais ainda para termos lixo nas praias e em outros locais ? Não se situou ainda não ? Tá perdido, é ?
Terminando o túnel com os cenários exemplificando os danos causados pelo comportamento do ser-humano e a reação da natureza pelo aquecimento global, seguimos para uma sala para assistir a um vídeo institucional sobre o Greenpeace onde havia, para conforto do grupo, um sofá inflável que furou-se após o cidadão anterior ecologicamente incorreto se jogar sobre ele (sic ! ... tsc, tsc, tsc).
Meu Deus ! Como é difícil pensarmos em conscientização, em hábitos saudáveis e qualidade de vida, sem educação. E ainda tem gente preocupada com as eliminatórias da seleção brasileira de futebol ! Enquanto uns se preocupam com a estrutura de esgoto sanitário municipal, outros fazem xixi e cocô em muros e postes públicos. Enquanto uns se preocupam na melhoria do transporte urbano como metrô, trens, ciclovias e caronas solidárias, outros matam cidadãos atropelados pelo prazer de beber e dirigir.
E o pior é que, com ou sem instrução, estamos todos no mesmo barco !
Seria muita utopia se todos os eleitores votassem em candidatos ou partidos com projetos voltados para a educação básica ?
EDUCAÇÃO vem de berço. É base. Qualidade de vida é conseqüência !

RAILEIDE EM PARIS, E NA MAGRELA!

Rai,

muito obrigado pela "cessão de direitos" e divisão de emoção.

Voce "escondia o jogo". Só pedalava em Paris!!

Ainda bem que veio para os nossos também!



Val, como sei que vc gosta de escrever igual a mim vou dividir contigo esse texto que fiz em março após ter vindo de Paris. E revendo minhas fotos, resolvi mandar em especial essa pra vc que retrata a minha paixão pela "magrela". abs. Rai Paris encanta!

Escrito por Raileide Rohrs

Março de 2008

Paris encanta! Paris fascina! Paris emociona!

Viajar à Paris é viajar para dentro da história. Cada lugar nos revela uma nova sensação de uma esplendorosa descoberta. Doze dias foram poucos mas o suficiente para entender que Paris não se pode visitar por uma única vez. Ver a Torre Eiffel pela primeira vez do Jardim do Trocadéro foi o momento onde percebi que a minha "ficha" havia caído: eu realmente estava em Paris. Poder caminhar do Trocadéro até os pés da Torre é um misto de euforia com emoção; parece que a torre, com toda sua imponência, vai nos "engolir". Meus olhos não acreditavam no que estavam vendo. Subi na Torre até o segundo andar e ficar olhando a Cidade, que aos poucos ia se iluminando traz um estado de pleno contentamento. As luzes da Torre acenderam e foi um momento tão mágico que esqueci, por um instante, o frio quase perto de zero grau. Já era noite e ao descer da Torre fui caminhando para pegar o bateaux-mouche e fazer o lindo passeio de barco pelo Rio Sena. A paixão pela arte, pela cultura me fascina e visitar, nem que seja uma pequena parte do museu do Louvre, é enriquecedor. Vi o quadro da Monalisa, olhei os aposentos de Napoleão e as antiguidades egípcias, foi como estar perto de um mundo que para mim só existia nos livros.

Apaixonei-me por um homem chamado Rodin que viveu no passado, mas nos deixou hoje suas obras retratando a mais pura expressão do amor, de uma paixão avassaladora que consome a alma e corrói o coração. Muitos os condenaram pelo seu caso de amor com Camile mas eu pude entender o quanto foi grande esse sentimento. Visitar o museu de Rodin localizado na rua de Varenne n 79 é sentir a paixão retratada em suas obras que expressam angústia, inquietudes, reflexões e amor. Algo não me deixava sair de lá.. Para mim ele foi o maior escultor de todos os tempos. Sentar nos jardins do Castelo de Versalhes depois de uma visita por todo seu interior é imaginar-se no passado, num mundo de reis e rainhas. Conhecer Paris é sentir e perceber que a cultura transforma nosso modo de pensar; nos faz repensar e nos inspira a sonhar cada vez mais.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

JABUTI SOLITARIO, NA MAIS BELA E GOSTOSA PRAIA DO MUNDO.

Valci Barreto
editor do bikebook.com.br
muraldebugarin.com

Acordei cedo, o que sempre acontece quando não durmo muito tarde. De sorte que, às seis da manhã já estava saindo para meu " Jabuti Solitário Feliz," pela região da Barra. Pedalando aqui, olhando ali, dei uma entradinha na Banca Cultural, que fica aberta 24 horas, ao lado da Quadra de Esportes de Ondina e do Ondina Apart Hotel. na Banca, abri a Revista Piaui e consegui ler um texto sobre a visita que fez um "escriba " ao escritor Jorge Luiz Borges. Não vou contar a matéria . Apenas recomendo a leitura.

Despeço-me e sigo em direção ao Porto da Barra. Tendo saido sem nada pôr no estomago, parei na Dona Trindade e tomei "aquele mingau", de tapioca, servido junto ao muro da Cabana da Barra.

Estomago quietinho, sigo . No Porto da Barra, "um monte" de triatletas se organizava para um treino com suas bicicletas, alá George e Dimitri. Passo com minha monaretinha e recebo a atenção de um garoto simpático ,que ajudava o pessoal a tirar as "máquinas" dos carros. Ele brinca comigo olhando para minha "brasileirinha":
-" vai acompanhar a gente?"

-"Não, meu amiguinho, voces andam muito devagar...As suas bicicletas são muito lentas...",devolvo com a mesma festa. Prossigo,um pouco chateado por não estar com a minha máquina fotográfica para registrar a turma.

O grupo é de aventuras, corridas, mergulho, triatlon , atletas enfim, que se preparavam para "uma brincadeira", segundo alguns me disseram.

Retorno pelo mesmo caminho, sendo saudado por alguns amigos e conhecidos , colhendo mais frutos do "meu dia global": "Vi você no Rede Bahia Revista"!

Vou contemplando pessoas e a "minha práia", a melhor do mundo.

Sempre achei que o Porto da Barra tinha melhor e mais gostosa praia do mundo. Mas não conhecendo as de outros paises, não me achava com autoridade para sair fazendo esta afirmação. Porém , afastou-se de mim este receio de cometar algum exagero porque, um dia,em campanha para limpeza daquela práia, vi e ouvi Caetano Veloso , na tv ,afirmando contudentemente: "é a melhor e mais bela praia do mundo". Aí, ganhei toda a autoridade de que precisava para assim também afirmar.

Vez em quando alguém para me testar,concorrer, provocar , brincar, questiona: "voce conhece todas as praias do mundo, para dizer isto?"

Respondo fácil: " Eu não , mas Caetano Veloso conhece".

Como sempre , há insatisfeito, espirito de porco, contumazes perguntadores que vão ainda mais longe nos seus questionamentos:

-"Voce tem certeza que Caetano Veloso conhece todas as praias do mundo? Caetano já lhe disse isto?

Aí não tem jeito : o provocador perde todas:

-" Caetano nunca falou comigo". Mas , Gilda Matoso , através de "Assessoria de Encreca", da Ediouro, me deixou certo de que Caetano conhece o mundo inteiro. E o mundo inteiro conhece Caetano Veloso. E Matoso não contou tudo. O livro tem poucas páginas para isto.

Claro que não vou mais perder meu tempo com estes eternos implicantes. Há alguns meses atrás, o escritor e jornalista Jolivado Freitas, também apaixonado pelo Porto da Barra, em uma das suas crônicas, afirmou que o The Guardian , jornal londrino, elegeu o Porto da Barra como uma das mais belas e melhores práias do mundo. Não sei a classificação, mesmo porque para os teimosos nem mesmo a morte lhe deixam certos de que um dia dela receberá a implacável visita...

Antes de Caetano, Joli, The Guadian eu já achava o Porto da Barra a melhor práia do mundo. Bastou eu chegar nela, pela primeira vez, o que conteceu no início dos anos 70, para assim considerá-la. Hoje, mais ainda. Não por causa das tres autoridades , em Porto da Barra, citadas. Bastava, tão sòmente, o meu Jabuti desta manhã.

Acho uma coisa meio criminosa passar de carro usar trios eletricos , carros de som, em eventos que ali se realizam.O Porto é lugar para ir-se de bicicleta e a pé. E quem nenhum som mecanico seja superior ao doce marulhar das suas águas .

Vez emquando os jornais noticiam descobertas de planetas que podem ter água. Se isto acontecer, e também houver práia, nem assim perderá o Porto o seu trono. Foi o que pensei , convicto, mais uma vez, na vista que fiz, em meu Jabuti Solitário, ao "meu Porto".

E olhem que hoje nem pus os pés na suas águas...

publicado no muraldebugarin.com
e no
bikebook.com.br

valcibarretadv@yahoo.com.br

BIKEBOOK.COM.BR e MURALDEBUGARIN.COM

Este site tem parceria com o muraldebugarin.com

No bikebook.com.br, quando ler até embaixo da pagina, vá clicando em "postagens mais antigas". muitas outras materias e fotos estão postadas.


no muraldebugarin.com, para ver as materias antigas, cliquem na palavra "proxima"

Deixe seu carro em casa e vá de bike.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

SEM DESCULPAS! E SERÁ ELENA?

Pedimos, no Pedal das Fraldas para que levassem , quem quisesse e pudesse, claro, fraldas para alexandro/Lázaro.

O pessoal peguntava: como vou levar fraldas na bicicleta?

Levei na minha a minha doação, a de Elena e a de Rose . E ainda agua e alguns apetrechos.

Para os proximos pedais: de fralda, cozinha, mesa, banho, bobons para amigos de tony e livros para o bicicloteca, quem não souber como fazer, é so olhar as fotos abaixo. Eleas ensinam como trasportar pequenos objetos em bicicleta. Depois não venham me perguntar mais como fazer!!!

E a primera foto abaixo, será de Elena. É "a cara dela, andando pela Avenida Sete. Sáo a bike não parece!


TRIO ELETRICO NESTE EVENTO, PRÁ QUE, MINHA GENTE!?

Valci Barreto, advogado, cicloativista
editor do bikebook.com.br
muraldebugarin.com


COM TODO RESPEITO AOS ORGANIZADORES DO EVENTO ABAIXO, NOTICIADO PELO CORREIO DA BAHIA.

APOIAMOS E ESTAREMOS EM ALGUMAS DESTAS ATIVIDADES, COM NOSSAS BICICLETAS, AJUDANDO A DIVULGAR NOSSAS MANIFESTAÇÕES EM FAVOR DE UMA EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO.

MAS TRIO ELETRICO NESTES EVENTOS, NóS CICLISTAS, PELO MENOS OS QUE PENSAM COMIGO, SOMOS TOTALMENTE CONTRA.

NÃO HÁ QUALQUER NECESSIDADE DE TRIO ELETRICO EM UM EVENTO DESTE. AO CONTRARIO, PRECISAMOS É DE SILENCIO, TRANQUILIDADE PARA QUE AS CRIANÇAS CAPTEM MELHOR A CAMPANHA.E para que os moradores e visitantes da
Barra tenham um dia tranquilo. Basta o mar , ceu e ventos maravilhos. Os moradores e amigos da Barra, entre os quais me incluo, não gostam , nem precisam de trios nestes eventos. Precisam descansar seus ouvidos, suas cabeças ter mais tranquilidade para curitir a beleza daquele mar e ceu em sua frente. O trio nao ajuda em nada. AO CONTRARIO, INFENIZAM A VIDA DAS PESSOAS QUE MORAM e que passeim naquele maravilhoço pedacinho da nossa Bahia.

melhor educar as crianças também para a bandinha, a fanfarra, a boa música, o silencio, a musica baixinha. TRIO ELETRICO, JAMAIS. Basta em São, Carnaval, Parada Gay e outros eventos, onde o trio é alma do evento.

Mas neste "dia sem carro", campanha de educação para o transito, com trio eletrico, por melhor que sejam as musicas executadas é totalmente "por fora"!

VOU ESTAR PRESENTE, marcando nossa presença ciclistica, distribuindo panfletos educativos, o que já fazemos no dia a dia.Mas NA HORA QUE O TRIO TOCAR, ESTAREI fora. Não fico de jeito nenhum.

VAMOS , nós cicloativistas, PARTICiPAR, APOIAR. VAMOS MARCAR PRESENÇA COM NOSSOS GRUPOS , UNIDOS OU SEPARADOS. VAMOS NOS MANIFEsTAR, MANDAR NOSSOAS MENSAGENS.

CADA GRUPO FAZ SEU PANFLETO DE APOIO AO DIA SEM CARRO. E seu pedal, sem precisar se agregar a ninguem ou a ndada, senão ao prazer de pedal. A gente se contra por aí e faz o pedal que for acontecendo. Ligue e convide seus amigos, seus grupos, suas namoradas para fazer cada um a sua parte.

COMO SUGIRO, NÃO PRECISA FICAR AGUARDANDO CENTENAS DE CICLISTAS SE REUNIR PARA APOIAR ESTE MOVIMENTO. ou para dele participar.

E, SE ESTIVEREM DE ACORDO, PEÇAM Aos ORGANIZADORES DE eVENTOS COMO ESTE PARA AFASTAR, SEMPRE QUE POSSÍVEL , A FIGURA DO TRIO ELETRICO.
MELHOR SERIA UMA BANDINHA ACOMPANHANDO AS CRIANÇAS.

QUEM ESTIVER DE ACORDO, MANDEM E MAIlS, CARTAS, BILHETES ou telefonem para PARA A SET, dando um NÃO ao trio eletico.

SUA OPINIÃO , NOSSA OPINIÃO É IMPORTANTE.

Todos nós podemos fazer a nossa parte, que, somadas, produzem excelentes resultados.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

==========================================

SET inaugura exposição fotográfica sobre educação no trânsito

Redação CORREIO
A Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) inaugura nesta segunda-feira (15) uma exposição sobre educação no trânsito. A mostra faz parte da Semana Nacional de Trânsito e está nas Biblioteca Pública dos Barris até o dia 26 de setembro. As imagens retratam o trabalho educativo na formação dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio em 2008. A visitação pode ser feita das 8 às 18 horas.

A Semana Nacional de Trânsito tem como tema de 2008 a 'Criança no Trânsito'. Uma Pesquisa realizada pela Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação demonstrou que do total de pedestres atropelados, 39% foram crianças na faixa etária até 5 anos e adolescentes até 15 anos.

Como parte da programação, nos dias 18, 19 e 22, a SET estará com um estande no Parque de Educação do Detran recebendo alunos da rede pública para atividades lúdicas, das 8 às 18 horas. No dia 19, ocorre um curso de primeiros socorros para multiplicadores de educação para o trânsito, na Biblioteca Central dos Barris, das 8 às12 horas e das 14 às 18 horas, tendo como público-alvo educadores graduados de licenciatura.

No dia 20 acontece o desfile Paz no Trânsito, das 8 às 12 horas, com saída do Cristo em direção ao Farol da Barra, em homenagem ao dia internacional da 'Cidade Sem Meu Carro', comemorado no dia 22 de setembro. O evento terá a participação das crianças e será animado pelo trio do Tio Paulinho, grupo Sapecas e fanfarras.

Veja também
A Criança no Trânsito é tema da Semana Nacional do Trânsito

Circo dá Samba! Amanhã, no Circo Picolino, na Orla


Tem Música no Trem





























=============================================================================
Tem Música no Trem para comemorarmos chegada da primavera"

Dia: 21 de setembro.

Horário: 14:00 horas

Embarque: Estação de trem da Calçada

Ingresso: Camiseta R$ 15,00 + um kg de alimento.

Atração: SAUL AVELAR E TRIO SALVADOR. (Música para ouvir e dançar)

Reservas: 3492-0715 - 3314-3074 - 9145-3006 - 8122-6297

OI! sou Mateus, vai me mandar um e-mail, pode mandar,eu responderei dentro de 24
horas. Obrigado.OK!!

COMENTARIOS DO JABUTIS DO DIA 14.09.2008

Valci, Falar dos pedais que
Valci,
Falar dos pedais que tenho feito ao seu lado chega a ser redundante, mas não tenho como esconder a satisfação e alegria que é ser uma Jabuti. O alto astral é tão grande e tudo de bom acontece nesses pedais dos Jabutis. É sempre algo diferente e mágico. Nunca tinha ido ao MAN e você relatou com bastante propriedade toda a emoção que sentimos, das coisas simples como passear pela Ribeira, tomarmos sorvete, conversarmos pedalando e apreciando as coisas belas de Salvador e tudo é claro com o espírito de bom humor, amizade e pessoas agradáveis. Forte abraço. Rai

responder

Jabutis Vagarosos e Piratas de Bike
Prezado Valci,

Não desmerecendo os pedais que já fizemos, torno afirmar, realizamos um pedal que jamais achei que iria faze-lo, passear com pessoas lindas, em tudo: simples, alegres, divertidas, inteligentes e até mesmo tímidas. Onde aprendir muito com você: ser vagaroso, paciente e até mesmo fotografar com técnicas. Pois independente do nosso "convênio" com destino à ilha, faremos outros Jabutis Vagarosos, com certeza professor! Deus lhe ilumine sempre e, lhe dê somente o necessário para ser essa pessoa que é. Parabéns!!!

Abraços Piratas!

Campos Júnior
PiratasdeBike@hotmail.com
==================
responder

RAI E JUNIOR,

Muito obrigado pelo carinho das suas palavras.

Foi tudo de bom porque todos eram amáveis, compreensíveis, sábios e pacientes para ver, ouvir, falar, tocar : gestos simples, que podem ser feitos sem pressa, tranzendo-nos , sempre, mais aprendizado.

Aprendemos juntos.

Eu mesmo, sem voces, certamente teria adiado minha visita ao museu, que , como voces viram, é aberto, não paga nada, pode entrar até de bermuda, o que muita gente não sabe. Com pedal e paciencia para ver, ouvir, falar e pedalar, aprendemos sempre. Pelo menos para quem quer aprender.

Nos todos devemos estar abertos ao conhecimento que podemos adquirir em passeios simples como o nosso.

Sem, voces, o Jabutis seria menos rico. Com certeza.
Graças a voces, não ficamos sem fotos.

Muito obrigado.

De coração,

valci.
valcibarretoadv@yahoo.com.br

Mais fotos da semana passada:




Elena e Kelly com a bicicleta de cipó...

A presidência do Veterans Club e os Jabutis Vagarosos com sua nova jabutica, Kelly

domingo, 14 de setembro de 2008

Jabuti da semana passada: fotos recuperadas!!!






Nossas fotos do Jabuti da semana passada, do batismo de Kelly, sobrinha da ex-escrava do automóvel, nossa gloriosa Elena. Passeio pela orla, Sebo na Pituba, paradas e mais paradas, bem ao estilo jabuti de pedalar. Parada na exposição semanal com venda de selos raros, cédulas, moedas e postais para colecionadores na Sede dos Correios na Pituba; visita à Presidência do Clube das Preguiças (até hoje não nos enviaram as fotos, feitas com câmera profisional. vamos cobrar!), retorno pelo Parque Júlio Cesar em busca de um bar onde reúnem-se, às quartas-feiras à noite artistas, cantores e compositores em serenatas, no Parque da Cidade com exposição do Veterans Club de Carros antigos (mas "uns brincos", umas verdadeiras relíquias ambulantes e potentes!).


As fotos estavam horríveis, mas o Prof. Pardal do Jabutis Vagarosos deu um jeito: não foi a nenhum passeio neste final de semana, mas deu uma melhorada nas fotos anteriores e, de quebra, quase promete entregar a máquina do Valci, acidentada no Passeio da Volta de Itapagipe, prontinha esta semana, (TALVEZ sem mandar para loja de consertos) !!! Tomara que ele consiga!


Abraços amigos!!

JABUTIS E PIRATAS DE BIKE, O ENCONTRO QUE DEU CERTO!(14.09.2008)

Valci Barreto
Editor do bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br




Jabuti teve dois pedais fantásticos: no de sábado, apareceu apenas Elena. Mas houve um fato emocionante: pela primeira vez me chegou aqui uma “outra” Elena gritando: “Liberdade, Liberdade!”. Simplesmente, pela primeira vez, atendeu ao Buga, tomou coragem, deixou o carro e veio de bike, SOZINHA!

Parecia menino recebendo chocolate ou brinquedo preferido. Comemoramos juntos este grande dia!

Após os festejos, às 09 horas iniciamos o nosso passeio tendo como destino primeiro o festival de trufas do Cacau Show, no Center Lapa. Logo na entrada duas garotas, simpatitissimas, (uma de Santo Amaro!), nos orientou onde devíamos colocar as bicicletas: comemoramos mais um bicicletário em Salvador.Os ciclistas não terão dificuldades em guardar suas bicicletas no Center Lapa, Piedade, Shopping Barra. Pelo menos nestes locais há garantia de segurança. Mas levem as travas para amarrar.

Fomos ao CACAU SHOW, muito movimentado, onde duas atendentes, nos serviram deliciosas trufas, de um real(compramos das mais caras também , meu caro Túlio...), participando, assim, do festival anunciado no muraldebugarin.com

Em seguida fomos procurar um caldo de cana, paixão de Elena. Acontece que o que ela procurava, não mais existia no Shopping. Dizia ela,( coisa que nunca observei) era o único que ela conhecia em que o atendente não pegava no dinheiro e na cana para fazer o caldo. Já vi que ando comendo muito micróbio de dinheiro por aí.... Não somente eu...

Tomando conhecimento de que não mais existia o moinho, não desistimos de procurar outros das vizinhanças. Achamos caldo, mas não atendia às condições de higiene que Elena procurava. Vou prestar atenção de agora em diante. Jabuti é assim, vai aprendendo tudo pelo caminho.

Nosso Jabuti de Sábado foi um pouco rápido pois Elena teria que retornar cedo para cuidar de sua mamãe.

Mesmo assim, curtimos os pedaços de caminhos da Av. Sete, Chile, paramos no Sebo do Daniel, Rua da Ajuda, número 03. Deixamos lá a foto em que ele está com nossa turma de Jabuti. Com muito carinho, foi logo postando-a para a vista dos seus clientes e amigos.

Demos uma pedalada no Pelourinho, para nossa surpresa com bastante turistas e perguntamos sobre os novos eventos que lá vão acontecer: feiras de brechós, troca, antiguidades e shows que estão divulgados no muraldebugarin.com

Segundo nos informaram, haverá uma boa movimentação no Pelô, já a partir do mês de setembro.

Retornando para casa, recebi um fone de Ró: queria almoçar conosco, onde estivéssemos e ir comer a trufa do Cacau Show.

Acontece que, quando ligou, já estávamos no Largo da Graça. Elena, a heroína do dia, preferia dar mais uma pedalada de liberdade: “quero voltar sozinha, pedalando a partir da daqui”. E tenho que almoçar em casa, pedindo, sem precisar, as desculpas. Atendi-a e deu certinho: Elena chegou em casa bem sossegada e comemorando mais um pedal liberto do carro!

Fui almoçar no restaurante do TCA, com Ro. Em seguida, fui de novo para o Cacau Show, fazer companhia a Ro. Ela de carro, eu de bicicleta. Claro que cheguei bem antes: já comia mais uma trufa, enquanto ela aguardava, dentro do carro, vaga para estacionar!

Retornamos para casa, tomei meu banhozinho, dei uma breve descansada , e peguei um livrinho para degustar a minha leitura do sábado de tarde: Falkner me convidava para um a leiturinha em “O santuário”, que recomendo aos nossos ciclistas.

Cumprido o Jabuti de sábado, veio o de hoje, domingo. Apareceram:Rosi e a “nossa atriz”, Raileide. O destino, todos já sabiam: Tomar o café do aniversário de Luciene, no Sindicato dos Comerciários.

Demos uma passada no Farol da Barra, com bastante movimento na Rua de Lazer. Pessoas cainhavam, dançavam e nós, meio tristes por estar sem a maquina fotográfica.

Subimos a ladeira da Barra, onde apareceu um jovem ciclista por que já havíamos passado por ele mais cedo. Convidamos-o para nos acompanhar para o café . Ailton, vimos a saber depois, é daqueles que pega sua bike e sai por aí, sozinho ou acompanhado. Rapaz tímido, tranqüilo, boa educação, comunicação fácil, apesar de falar pouco. Ficamos amigos logo nas saudações. Seguiu conosco, sendo, de imediato, nomeado batedor. Demos o aviso de sempre: nós irritamos ciclistas apressados. Tome sua dose de paciência antes, ou siga, se não quiser sofrer com tanta vagaresa. Ele preferiu seguir conosco.

Campo Grande, Avenida Sete toda, chegamos ao Sindicato. Já havia passado por lá mais de 60 ciclistas, segundo Luciene, entre eles o grupo “Piratas de Bike”. Grupo já “intimo” de Raileide, vez que ambos participam do pedal da grande família. Tomando conhecimento da passagem os Piratas por ali, batem telefone pra lá, telefone pra cá, resolve o Piratas aguardar-nos Mercado do Peixe. Deixamos-lo, no entanto, avisados: jabutis só tem horário certo na saída. O resto é o que for acontecendo. Então sé esperem se quiser e até a hora que quiser.

Apesar de os ciclistas já terem “raspado quase tudo”, com muita razão,pois estava uma delicia, não faltou nada para nós: Não agüentei de tanto bolo, suco, doce, salgados. Nota mil para o suco, devorei bonitinho!!!

Cadê a máquina para as fotos? Até agora nada!!!

Vai sem foto mesmo. Dados os abraços as felicitações a Luciene, seguimos. Demos uma parada em um dos nossos pontos jabutísticos: Mercadinho Pague Menos, do “bonitão”, da entrada do Tororó, como sempre nos recebendo com grande apreço e festa. A confraria da casa já começava a colocar o carvão para o churrasco, sagrado nos domingos daquele local.

Dadas as despedidas, seguimos. O próximo destino seria o CANTO DA PRAÇA, no Jardim de Nazaré. A música se espalhava com sua graça e emoções por todos os cantos; e, pela primeira vez, hoje, tiramos uma foto: Uma colega nossa, Silvia Magalhães, estava de maquina. Fizemos várias fotos. Agora é aguardar que ela nos encaminhe. Encontrei, mais uma vez, minhas conterrâneas da família “Jonas Val”. Deixamos o jardim ao som de belas músicas, e seguimos para o Sorvete da Ribeira.

Claro que os Piratas não mais nos aguardavam no Mercado. Nem havia motivo.

Logo que chegamos, uma festa: Amigos do Tony, a turma toda dos nossos pedais: Suba Aí, Guerreiro, Itapagipe é do Pedal, Gilberto, da BIKE BRASIL, e os nossos PIRATAS DE BIKE!

Uma festa!. Era uma passeata , bicicletada, reunião, militância do Everaldo, que montou um mini palanque para dar o seu recado, recebendo-nos, como sempre, com muita simpatia e respeito.

Deixamos o nosso recado: Só vamos votar nos candidatos que:

Alem dos compromissos gerais de qualquer político, os que estejam envolvidos com as políticas públicas para o uso da bicicleta como meio de transporte. Que assumam uma campanha por ciclovias, ciclofaixas, educação para o transito e por menos carros nas ruas.

Everaldo será um dos escolhidos pelos ciclistas, com certeza.

A partir daí, não mais faltou fotos: Cleber, Tadeu, e o imbatível(só perde, por enquanto , para Buga: Junior do Piratas de Bike)

Cumprida nossa missão na manifestação, fomos tomar o sorvete da Riberia e fizemos uma grande descoberta : Raileide nunca havia tomado o SORVETE DA RIBEIRA! Quase ninguém acreditou. Ensaiamos ir ao Boca de Galinha, dali mesmo, pegando a barca, mas desistimos.

Após o sorvete, firmamos um “convenio” com Junior que , para nossa alegria, junto com Careca, e seu grupo, para fazemos o passeio da Ilha de Itaparica.

Após o sorvete, manifestando o Junior o desejo de nos acompanhar para o retorno, fomos logo avisando: preparem seus companheiros: vocês não vão suportar andar com o Jabutis! Vão cansar, andando tão devagar e parando a cada dez metros. Ainda mais agora , que já temos máquina!

Eles preferiam não ouvir nossos conselhos e voltamos juntos, para nossa alegria: Ribeira, Bonfim, parada na Feira de São Joaquim para fotos e mais fotos. Raileide não pode ver flesh.(igual, só “lindo olhar”!) E lá vem Ailton conosco, sem nada falar, mas demonstrando um “tá tudo bem!”

E lá vão os dois grupos “conveniados.” Subindo a ladeira da Contorno, resolvemos descer para vistarmos o MAM. Aí minha gente, foi a consagração!

Que bela, encantadora , informativa, cultural exposições de fotos , pinturas, e toda a ambientação daquele local que deslubra o olhar até dos mais insensíveis. Todos ficaram procurando palavras para manifestar a emoção do que via!.

Emocionei-me quando Ailton , cheio de humildade, chegou para nós, voz baixa e nos confessou: primeiro, quero agradecer a Deus. Depois a vocês por ter-me proporcionado isto. Foi o melhor passeio que já fiz. Não sabia sequer que existia isto aqui. E olhe que já pedalo há muito tempo. Agora eu quero trazer minha mãe para passear e ver a exposição.

Para mim, de tudo, foi o melhor do passeio. As outras coisas eu já conhecia, as pessoas, o museu. Mas só em pensar que Ailton trará sua mãe para ver o que aqui está, me deixou, confesso, muito emocionado.

É o que sempre digo e repito: quanta coisa boa, simples, muitas vezes sem pagar nada, podemos fazer em cima de uma bicicleta em um simples passeio, com poucas pessoas.

Os depoimentos dos demais componentes não foram diferentes. Todos amaram a exposição e a passagem pelo MAM, na Contorno. Fotos e fotos foram tiradas, de todos os ângulos, especialmente na nossa atriz Raileide.

Deixado o Museu, o próximo destino seria dar uma olhada na Parada Gay; de “raspão”. Por isto, subimos os Aflitos. Lá em cima, no entanto, chegamos à conclusão de que não valia a pena nos misturamos com a multidão. Ficamos preocupados com arranhões, empurrões, gente se batendo nas bicicletas e outras coisas mais. Estava muito cheio de gente para arriscarmos. Retornamos pela mesma ladeira e seguimos toda a Contorno, subindo o viaduto em direção à graça para deixarmos Rosi. Todo mundo junto, inclusive o Ailton.

Rosi e Raileide repetia o tempo todo: foi o melhor Jabuti que já fiz. E programado estava apenas o café da manhã.

E ainda tivemos o “salvador”: por conta do Piratas de Bike, o Jabutis de hoje não ficará sem fotos!

Durante o trajeto, havia um permanente comentário: realmente, é possível nos divertir, pedalar, curtir a Bahia, sem precisar de muita gente nos pedais. Cada grupo , mesmo de poucas pessoas, pedalando por aí, produz muito resultado. E fica mais fácil as paradas e decisões do que fazer.

Isto ficou, mais uma vez, muito claro para todos nós. Careca, do Piratas, era o mais entusiasta da tese. Rosi e Raí, fervorosas defensoras da idéia, só poderiam aprovar. Ailton é o exemplo maior: saiu sozinho por aí , nos encontrou, se agregou e terminou fazendo, segundo suas palavras, o melhor pedal da sua vida.

Deixamos Rosi e cada um seguiu seu caminho para nossas casas. Eu e Raí até nosso ponto de partida.

Este é o resumo do Jabutis de hoje. Além de tudo de bom que aconteceu, das emoções curtidas, e muita saudade de itana e Elena que não puderam comparecer, a certeza de que, a parceria do Jabutis com Piratas produzirá grandes frutos. Inclusive no nosso próximo passeio para a ilha de Itaparica que, com certeza, faremos juntos.

Ficamos devendo a visita ao Gregor-Ithea, e a Alexandro/Nice/Lázaro.

Estabelecemos ainda em nosso “convênio”: faremos, irmanamente, mesmo com poucas pessoas, as nossas já programadas bicicletadas.

Obrigado a todos os amigos que me proporcionaram mais dois dias de festa em bicicleta: Elena no sábado, e todos que participaram do de hoje.

Como diz Buga:”Deixe seu carro em casa e vá de bike.”

Ontem e hoje, mais uma vez, atendemos à ordem com a maior alegria!

Bike abraços,

Publicado no muraldebugarin.com e no
Bikebook.com.br