Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 20 de dezembro de 2008
PEDALANDO SEMPRE.
editor do bikebook.com.br
muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Durante os festejos natalinos, carnavalescos, os grupos organizados de pedais de Salvdor, notadamente os noturnos, dão uma parada. Mas isto não significa que ninguém pedala, que os proprios grupos não estejam por ai em cima das suas magrelas. Além dos agendados noturnos, outros grupos e pedalantes individuais continam realizando seus passeios, inclusive para fora de Salvador, a exemplo do Jabutis Vagarosos, Sincronia, Pedais na Estrada, jarraw, só para citar alguns.
Quem não souber como fazer, como se agregar, é só ficar alguns minutos parado em algum ponto da orla, Barra, Praça da Sé, Linha Verde,Pituba, Suburbana, Comércio, que vão observar milhares de pessoas , individualmente ou em grupos circulanto por todos os os espaços da nossa Capital, Ilha e municipios vizinhos.
Eu, por exemplo, como muitos neste período, estou com vários programas , eventos profissionais, familiares, almoços e festas de congraçamento e até casamento , como o lindão de ontem, na Conceição da Práia da minha querida sobrinha de consideração, Paula, filha da minha colega Regina Serra. Tive dois eventos da Fundação Cultural; hoje tenho almoço com amigos da toca e amanhã vou a candeias, assistir missa em latim, com minhas filhas. MAS VOU PEDALAR. Só não posso é marcar horário, pois eles vão acontecendo de acordo com meu dia a dia.
Do mesmo jeito que eu, milhares estão fazendo pequenos ou longos passeios.
Uma dica para os desagregados: um passeio pelo centro de Salvador : Pelourinho, Barra, Dique do Tororó, com visita à sorveteria LAPORTE, no terreiro de Jesus.
Uma passada no canal do Rio Vemelho, para tomar um milk sheik no Doce Lar é programa ótimo para as tardes de sabados e domingos.
A orla marítima é confusa, mas dá para pedalar, especilamente por quem tem experiência. Mas não vá para lá com bicicleta cara: você pode perder sua bike e ainda tomar tapas e garrafadas dos bandidos que atacam sob o olhar de todos, a qualquer hora do dia ou da noite.
Uma visita ao museu de arte moderna da bahia, na contorno ,é outro progama imperdível.Não paga nada para entrar e voce pode ir de de bicicleta e bermuda, sem problemas. E se deslumbra com um dos mais importantes monumentos da nossa história, de visual sem descrição.
Nos domingos, as ruas do centro de Salvador estão convidando para belos passeios ciclisticos sem os complicadores da orla maritima.
Quem estiver em Guarajuba, é so dar uma parada no posto de gazolina que verá milhares de ciclistas passando em direção a todos os cantos da orla , inclusive para Práia do Forte.
A Suburbana está encantadora. Junte duas, tres, cinco pessoas e saia por aí. Tome os cuidados normais com os assaltantes, sempre de olho nas suas magrelas , celulares, mochias e tenis, com preferencia pelas mais caras.
Diminua os riscos, prestando atenção aos movimentos de suspeitos. E, se for sozinho, não tenha vergonha de pilotar uma bem enferrujada, de roda torta, selim furado, com uma cesta bem feia no bagageiro ou em um saco plástico, pendurado na bike, no lugar de uma mochila nike. Os assaltantes vão debochar e, por isto, voce pode até morrer de vergonha dos comentários , mas dificilmente, algum deles vai querer a sua "arabaca".
Para quem não tem experiencia em pedalar sozinho, pedale perto da sua região e evite, de todo jeito, bicicletas e roupas caras. Os bandidos adoram estas coisas.Não deixe sua magrela parada, só porque não achou um grupo do seu jeito. Faça o seu, convide amigos que tenham a ver com seu jeito de ser e de pedalar. Muita gente está fazendo assim, como Rose, Elena , Ary Gil, Guerreiro, Lázaro, George Argolo, Jorge do Apito, Sergio Bezerra e tants outros.Em grupo , o pedal é melhor. Mas sozinho dá também para ser feliz em cima de uma magrela.
Estarei por aí nestes dias: lendo, trabalhando, participando de eventos . Porém, jamais sem dar uma pedaladinha, ainda que dentro da garagem do meu prédio.
Mandem notícias e fotos dos seus pedais e eventos ciclisticos que quiserem anunciar em nossos sites. Os anuncios são gratuitos.
BONS PEDAIS PARA TODOS.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
NOVO 'BAR RUIM" EM SALVADOR
Editor do bikebook.com.br
publicado no bikebook.com.br e no
muraldebugarin.com
O Bar Raso da Catarina, situado nos fundos do SINDICATO DOS ENGENHIROS AGRONOMOS DA BAHIA, Campo Grande, sempre foi abrigo de intelectuais, boêmios, jornalistas, militantes da esquerda poética ,ou da quase esquerda, recebendo, em época de campanha políticas, muitos candidatos “progressistas”. Era a “séde” dos Poetas da Praça, entre eles um dos seus líderes, Antonio Short, já falecido; Os irmãos ,advogados Samapaio, (falecido), e Osvaldo Barreto; o professor de História, Sergio Guerra, tinha cadeira cativa, fazendo ecoar sua alegria e bom humor por todo o espaço, enquanto Jeová de Carvalho com seu vozeirão levava beijos aos pescoços dos seus mais queridos, ao som de cânticos e violões como do poeta/jornalista Rui Espinheira Filho. Dos novos de então, marcavam presença Melquiades,(advogado Petrobras), Paulo Barbosa,(Juiz Criminal ), Carlos Pereira(advogado em Ilheus).
O garçom Valério era outra alegria da casa.
A origem da sua vocação, do espírito do lugar, decorria de circunstancia de uma época e do seu comandante, também poeta, contador e escutador de estórias do sertão, Franco Barreto.
Despejado Franco pelo Sindicato, proprietário do espaço físico, os seus freqüentadores saíram em defesa do Raso da Catarina, com todo tipo de manifesto, artigos,notas e cronicas publicadas nos jornais de Salvador, inclusive assinadas por jornalistas consagrados como Reinivaldo Brito; Até passeata denominada "movimento dos sem bar" ocorreu pelas ruas do centro da capital baiana.
O despejo foi mantido, Franco foi afastado, seguindo-o seus fiéis e solidários companheiros de copo, poesias e estórias. Mas o bar permaneceu no mesmo local, com as mesmas iguarias e denominação mas "sob nova direção." Com a saída do Franco, o Raso da Catarina jamais voltou a ser o mesmo. Segundo alguns poetas malditos, até o gosto do wisky, mesmo de marca, garrafa e ano iguais, tinha mudado de sabor.
Ontem encontrei o Franco Barreto na fila de autógrafos do cd e livro do cantador Elomar e dele ouvi uma notícia que alegrará os poetas saudositas do antigo RASO DA CATARINA:
“Já aluguei a casa, que já está reformada e prontinha para receber, creio eu já na próxima semana, os antigos e novos desejados habitantes.
Emocionado, concluiu: “Estou pagando a promessa que fiz de não morrer sem antes ter o “meu buteco” para poetar com os amigos.”
Está aí a notícia que alegrará os que adoram “bar ruim”; que, segundo crônica de Antonio Prata, tem mesa de lata, copo americano, carne do sol com macacheira , ainda não saiu na vejinha e é adorado pelos meio intelectual , meio esquerda . Não podia haver um local mais apropriado para receber a anunciação do Franco: fila de autógrafo do cantador Elomar, no Teatro Castro Alves, próximo a várias frequentadores e saudosistas do Raso da Catarina que ali estavam, como os professores, prosadores, poetas Camacã, os irmãos, Jurandir e Juracy Souza, ambos de Amargosa, Fabio Paes; e ao lado de minhas filhas e genro Henrique, que formam a nova geração dos adoradores de “bar ruim”.
Ontem, após os autógrafos do cantador Elomar, como programado por nós, fomos ao Raso da Catarina para comermos a farofa d água, caldo verde, alcatra e cebola assada. Tudo continua igual, em relação às iguarias. Mas a alegria, pelo menos para mim, não é a mesma. Passaremos para o novo bar do Franco Barreto. Não irei esperando que tudo seja como antes. Porém, sendo de Franco, virá com poesias, estórias e cantorias, que jamais terão idade, temperado pelas novas gerações dos meio inteclectuais, meio esquerdada, admiradores de “bar ruim”.
-publicado no bikebook.com.br e no
mraldebugarin.com
=========================
A crônica de Antonio Prata, “Bar Ruim é Lindo, Bicho"está publicada no muraldebugarin.com e no
Bikebook.com.br
==================
É SO PESQUISAR NO LOCAL PROPRIO E CLICAR OK, LADO ESQUERDO, parte superior da página de abertura deste site, ou clicar em "postagens mais antigas".
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
JAIR LUZ LANÇA CD
============
Olá amigos!
Gostaria primeiramente de agradecer a Deus, a OBIMUSIC e a todos vcs do fundo do meu coração pelo apóio e carinho com a nossa música. Desde o dia 15 de novembro de 2008 o cd Jair Luz já está nas lojas e em sites importantes de venda em todo o Brasil ( Na Bahia está á venda nas lojas Midia louca (Rua Fonte do Boi- Rio Vermelho) e Pérola Negra(Canela), no Shoping Itaigara na loja Wine music no piso 1 Salvador, loja Wine music Aeroclube, em São Paulo na Livraria Cultura e site e para todo Brasil também no site da nossa gravadora que é www.obimusic.com.br . Agora o sonho é realidade! Cd produzido pelo Paulo Calasans, produtor de Djavan, Jorge Vercillo, Cássia Eller e tantos outros artistas da música brasileira. Esse é meu primeiro projeto nacional com gravadora, com um repertório autoral e baseado na música popular brasileira e suas vertentes. Vcs poderão ouvir e saber mais desse projeto no meu ''MY SPACE'' www.myspace.com/jairluz, www.jairluz.com.br, www.jairluz.com . Gostaria de fazer um pedido e uma sugestão se possível. Como o natal esta chegando, gostaria de pedir que me ajudem. A sugestão é que incluam o meu cd nas suas listas de presente de natal. Eu preciso muito da ajuda de Deus e de todos vcs que sempre me incentivaram de alguma forma. Repassem esta notícia para os seus amigos e familiares.
Um forte abraço,
Jair Luz
=====================================================
PODE IR DE BIKE E NÃO PAGA NADA!
A PARTIR DAS 15 HORAS!!!!!
NO PALCO, O SOM DA BASE
Quatro caras com referências quase antagônicas se juntam para fazer rock sujo em Salvador...um baixista com pegada dos Sex Pistols e Camisa de Vênus, um guitarrista inspirado em Jimi Hendrix e Jimi Page, um batera que se escolou tocando reggae e, um vocal afinado com os timbres que lembram Freddie Mercury e Roy Orbison ao mesmo tempo: Está aí a base da Opus Incertum.
O encontro de Fábio Gomes [baixo], Nino Mendes [bateria], Luciano Presuntinho [guitarra] e Elmo [voz e, violão em algumas canções] aconteceu em 2004. A idéia era transformar diferença e mistura de influências em unidade autoral. Deu certo: o resultado de um pouco de punk e de blues em letras que falam de amor e do cotidiano de gente comum, que precisa de rock para se divertir.
Ao vivo, além das músicas autorais, alguns covers acompanham o repertório dos caras, um bom exemplo é uma das canções de Raul Seixas, que faz a energia ficar ainda mais contagiante. Bem-humorados, eles estão sempre dispostos a tocar até o último maluco cansar de dançar. Ou então de surpreender quando a mistura rende experiências inusitadas como "You Know I'm no Good", de Amy Winehouse. Elmix (como é chamado pelos amigos) solta a voz e consegue fazer a sua versão para um dos hits mais apaixonados da cantora inglesa.
Em dezembro e janeiro a Opus Incertum vai dividir o palco do RockSandwich no Rio Vermelho, com vários convidados. Os shows estão marcados sempre para as sextas-feiras. Além de tocar com amigos, os caras vão divulgar a demo, que deve ser lançada até o final do ano. Gravada no esquema totalmente independente, algumas faixas já estão disponíveis no Myspace [www.myspace.com/opusincertumrock].
"Química Perfeita", um dos melhores momentos do show, é uma delas – baladinha para quem não tem vergonha de falar de amor. Com a empolgação que lhe é peculiar, o vocalista avisa que isso é só o começo "do sonho de quem está a fim de fazer rock nesses tempos caóticos que vivemos".
Vale a pena conferir!
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
A QUEM INTERESSAR (CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR)
=quem estiver pedalando pelo centro, ou mesmo andando a pé, vale a pena uma visita ao CACAU SHOW, no CENTER LAPA.
Deliciosos chocolates com as mais diversas composições. É de propriedade de um dos grandes pedalantes de Salvador, nosso amigo Tulio, do grupo SINCRONIA.
=CACAU SHOW CENTER LAPA:
Aqui é fácil fazer alguém feliz.
TEL: (71) 3328-0153
================
NÃO JOGUE LIVROS NO LIXO
livros usados, onde comprar, vender , trocar e a quem doar. veja lista neste site.
Não jogue livros no lixo. faça doações ou venda para pequenos sebos. Com este gesto voce faz cicular a cultura a preço que todos podem pagar. E ainda ajuda muita gente a driblar o desemprego.
PUBLICADO NO BIKEBOOK.COM.BR
=======================================
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Relançado livro “Títulos de créditos”
O objetivo da publicação é propor um instrumento acessível e prático, preocupado com a teoria e prática do Direito Cambiário, dando uma visão científica dessa questão. Assim, o livro dirige-se aos profissionais da área Jurídica e áreas afins como Economia e Comércio Exterior, nas quais a prática do direito cambiário é imprescindível.
Guia contra a exploração sexual infanto-juvenil da OIT e PRF
Brasil tem 1.819 pontos vulneráveis à exploração de crianças
As rodovias federais brasileiras têm 1.819 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias. Os dados constam do Guia para Localização dos Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual Infanto-Juvenil ao Longo das Rodovias Federais Brasileiras, lançado em agosto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) participa todo o ano, juntamente com diversos parceiros, da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mobilizando caminhoneiros e a população em geral, por meio de atividades nas Unidades do SEST/SENAT e de ações externas, para que denunciem às autoridades competentes qualquer situação de risco ou abuso sexual de crianças e adolescentes.
Regiões e estados
O Sudeste é a região em que foram encontrados mais pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes: 476 trechos.
Minas Gerais é o estado com o maior número de pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes: 290. De acordo com o guia, não foram localizados pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças nas rodovias federais que cortam o Amapá.
O relatório destaca, no entanto, que os pontos podem ter mais de um estabelecimento, como postos de gasolina, hotéis, boates, restaurantes e estacionamentos para caminhões.
Localização
O guia apresenta os pontos de vulnerabilidade de acordo com o estado, a rodovia e o trecho onde eles se encontram. No km 727 da BR-163, em Mato Grosso do Sul, por exemplo, foram localizados um bar, um restaurante e uma boate, todos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Além dos dados referentes à exploração sexual de crianças e adolescentes, o guia também traz os contatos das Centrais de Informações Operacionais e das Superintendências da Polícia Rodoviária Federal.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
PASSEIO PARA A ILHA DE ITAPARICA. IMPERDÍVEL!
INFELIZMENTE NÃO PODEREI PARTICIPAR, POIS ESTAREI FORA DE SALVADOR.
Tony é assim, com pouco ou nenhum dinheiro faz uma bela festa. Este passeio será assim também. É recomendável todos chegarem cedo ao Ferry para evitar dificuldades no transporte das bicicletas ou outro contratempo qualquer.
Apoiamos este belo passeio.
VALCI BARRETO
Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com
PASSEIO DIA 28/12 PARA MAR GRANDE:
PASSAREMOS UM DIA MARAVILHOSO, ONDE TEREMOS UM GUIA PARA JUNTOS CONHECERMOS MELHOR A ILHA (MAR GRANDE). - (PALAVRAS DO ANFITRIÃO)
ENCONTRO JÁ NO TERMINAL DE BOM DESPACHO
SAÍDA ÁS 08:00 - TERMINAL DE BOM DESPACHO
RETORNO PREVISÃO - 16:00 DE MAR GRANDE
POR PESSOA R$ 10,00 (PAGAMENTO ATE DIA 22/12 - COMERCIO OU RETIRO - RUA JAQUEIRA DO CARNEIRO,32 ( TEL.: 3233-6851 A NOITE OU 3319-0810 COM ANTONIO OU 9213-3206/99595669 ROBERTO *BAL* OU 8818-8339 COM A ESPOSA RINEIDA DE TONY) - pode entregar tambem PINHEIRO TURISMO - Rua Marques de Leão em frente ao Bco Itau.
PREÇO INCLUI:
CHURRASCO + * 2 LATINHAS DE CERVEJA OU 2 LATINHAS DE REFRIGERANTE
OBS.:
AO RETIRAR A RODA DIANTEIRA DA BIKE, ELA EMBARCA COMO CARGA OU SEJA NÃO É NECESSÁRIO PAGAMENTO DA MESMA (SEM PAGAR A BIKE), PORQUE SE NÃO TIRAR A PESSOA AO INVÉS DE PAGAR (R$ 4,35 POR PESSOA SOMENTE IDA, RETORNO + R$ 4,35) PAGA A MAIS R$ 12,00 POR TRECHO.
AMIGOS DO TONY - PEDALANDO JUNTOS
CONFIRMADO OS GRUPOS :
PEDAL SUBAI
PEDAL LINHA OITO
BARÃO BIKE
AMIGOS DO TONY E FAMILIARES
OBS.: PODE LEVAR FAMILIARES, PONTO DE ENCONTRO LÁ NO CAIS DE MAR GRANDE, POIS O LOCAL É BEM PRÓXIMO ( UNS 50 METROS )
TEL. DO FERRY : 3254-1020
valcibarretoadv@yahoo.com.br
muraldebugarin.com
NÃO JOGUE LIVROS NO LIXO, FAÇA DOAÇÕES.
Na foto, Terezinha Cardoso, vestido rosa, recebendo doações de livros. Após leitura, ela entrega a crianças ou em bibliotecas comunitárias em Jaguaquara, onde reside.
Doações podem ser encaminhadas pelo correio para TEREZINHA CARDOSO, Rua Otávio Mangabeira, 98-Jaguaquara Bahia.
=====================================
AO LIMPAR SUAS CASAS, NÃO JOGUE LIVROS NO LIXO. FAÇA DOAÇOES OU VENDA PARA PEQUENOS SEBOS, NOS ENDEREÇOS CONSTANTES DO BIKEBOOK.COM.BR
OS ADVOGADOS DJALMA LEANDRO, JEAN TACIO e PAULO VILARES ESTÃO RECEBENDO DOAÇÕES DE LIVROS PARA FORMAÇÃO DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS.
RECEBEM AS DOAÇÕES NOS SEGUINTES LOCAIS:
DJALMA LEANDRO NO EDFO. CIDADE DO CRATO, COMERCIO, ONDE TEM ESCRITÓRIO.
PAULO VILARES, NA ESTAÇÃO CRIANÇA, NA SABINO SILVA, JARDIM APIPEMA.
QUEM FOR PARA ITAJAI, Espírito Santo, LEVE LIVROS DE DIREITO PARA A ESTUDANTE KARINA ALTOFF, CUJO ENDEREÇO ESTÁ NO BIKEBOOK.COM.BR. Ela agradece as doações.
QUEM FOR PARA JAGUAQUARA, podem fazer entrega de livros e revistas usadas para:
-TEREZINHA COSTA, RUA OTAVIO MANGABEIRA, 98. Jaguaquara Bahia.
- Izaias, podendo ser entregue no Hotel Vaz, onde ele é funcionário. São pessoas que recebem e agradecem as doações.
Livros podem ser mandados pelo correio; sem registro e em papel comum fica mais barato.
Livro é pesado, mas levando poucos de cada vez ninguém se cansa; e as bibliotecas e pequenos sebos se alimentam do mesmo jeito.
Doar, vender, ou trocar em pequenos sebos, é forma de distribuir cultura , especialmente entre os menos favorecidos pela economia.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
domingo, 14 de dezembro de 2008
JABUTIS VAGAROSOS NO XO PREGUIÇA
Fomos, com apenas dois pedalantes, de Jabutis Vagarosos. Lá encontramos os bicicleteiros do amigos de bike, Sincronia, Pedalada da Noite, Pedal Delas, LINHA OITO,e mais tarde, o grupo SUBA AI. Todos foram representar o ciclismo no evento.
Foi cedido um espaço/stand para o amigos de bike, que sempre está junto ao XO Preguiça, onde os apaixonados pela magrela estavam reunidos , panfletando, conversando, se alegrando.
Encontramos o mestre Reginaldo, da Academia Energia do Corpo, nosso locutar e pedalante do PEDAL DA ASBEB; Também estava lá o mestre de Karatê, um dos grandes da Bahia, advogado, Vice Diretor do Iceia,Ivo Rangel, proprietário da tradicional academia que tem o seu nome, situada no Politeama.
Deixamos a turma, que iria para o churrasco de confraternização . Nós Jabutis, em dois, fomos pedalar pela região da Ribreira.Após um sorvete, retornamos para nossoas casas, em um dos mais traquilos passeios que já fizemos pela região,com parada na Feira de São Joaquim para comprar e trazer para casa, doces uvas e umbus que sempre nos lembra Itana que , por está fora da Bahia , não nos acompanhou.
Apesar do desejo de fazer uma visita surpresa ao Campos Junior, no PEDAL DA LAJE, não tivemos condições de fazê-lo. Outros compromissos nos obrigaram a voltar mais cedo, além do sol iclemente ao qual eu não poderia me submeter por mais tempo.Certamente foi uma festa para os Piratas e amigos . Vamos, então fazer o PEDAL DA INAUGURAÇAO DA LAJE, meu caro Junior.
Postamos aqui algumas fotos do nosso passeio e do XO PREGUIÇA. As demais que fizemos estarão, como sempre, no muraldebugarin.com, em galeria de fotos.
Vejam também no amigosdebike.com.br e no amigosdebikeblogspot.com
Meu caro George Argolo, não adianta voce pedalar escondido dos juabutis. Sempre vamos descobri-lo. A final, "se tem pedal, tá no mural"
valcibarretoadv@yahoo.com.br
OUTRAS FOTOS ESTÃO NO muraldebugarin.com, em "GALERIA DE FOTOS".
valcibarretoadv@yahoo.com.br
==========================================