sábado, 24 de janeiro de 2009

Esquadra Brasileira no porto de Salvador



O público pode visitar a partir deste sábado, 24, as embarcações da Esquadra Brasileira, que ficam atracadas no Porto de Salvador até a próxima terça, 27. A visitação está aberta até segunda-feira, 26, das 13h30 às 17h. Das nove embarcações, apenas o submarino não poderá ser visto pelo público.
A Esquadra conta com fragatas, corvetas, navio transporte de tropas, navio-tanque, navio desembarque-doca e um submarino. As embarcações participam de uma Operação, chamada de Aspirantex-09, iniciada no porto do Rio de Janeiro. Serão simuladas situações de guerra, com tiros, manobras e trânsito em áreas de ameaças.

DICAS DE PEDAIS NESTE DOMINGO

Alguns locais interessantes para os ciclistas visitar neste final de semana:

Canto da Praça, no jardim de nazaré: um grupo de cantores, amadores e profissionais, se reunem das 09 às 12.30, para cantar e tocar. sempre há convidados supresa.

Uma visita, à tarde, no museu de arte moderna , na contorno.

Farol da Barra, Jardim da Piedade, Dique do tororo: projeto rua de lazer com jogos, brincadeiras, dança.

Milk Shake, à tarde, no Doce Lar, no Canal do Rio Vermelho.

Sorveteria Laporte, terreiro de Jesus.

Pelourinho, já cheio de turistas.

Missa com cantigos gregorianos, na Igrea de São Bento.

Caixa Cultural, na Carlos Gomes.

Parque da Cidade(mas com muito cuidado, pois lá dentro e quase certo um assalto. É so para passar.

Parque de Pituaçu, so se for em grupos grandes, senão, é assalto certo , principalmente se a bicicleta for cara: eles adoram.
Passeio público, Campo grande, Cogresso da Une.

Comer frutas no largo dois de julho.

E , sempre, sempre: Ribeira e Ponta de Humaitá(está bem policiado)

Quem quiser mandar mais dica de locais interessantes para ir de bike em salvador, é so mandar e mail:

valcibarretoadv@yahoo.com.br

INFELIZMENTE AMANHA, DOMINGO, DEVO PEDALAR, MAS NÃO POSSO MARCAR NADA COM NINGUEM. VOU A CANDEIRAS E NÃO SEI A HORA QUE VOLTO. POR ISTO, FAÇAM SEUS PEDAIS, MESMO QUE EU MORRA DE INVEJA DE VOCES!

Parabens ao Trilhas e aventuras e ao sincronia pelos belos pedas que tem realizado.

valci barreto
editor do bikebook.com.br

aguadem: em março, o bicicloteca o pedal para nazaré das farinhas.

dia 01.02.209, é pedalão da asbeb, 09 horas no dique do tororó.

Amanha inguguração em do Pituaçu: vá de bike, em grupo, para maior segurança.

Bons pedais para todos.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

"GUARDADORES DE CARRO" APRONTAM NO CENTRO.

Um advogado tenta estacionar seu veículo , em frente à Prefeitura Municipal de Salvador, para assistir à posse dos novos conselheiros da Associação dos Advogados Trabalhistas. Antes mesmo de parar o véículo, acena-lhe um "guardador". Mal abre a porta, a abordagem é bem mais objetiva e, com "bilhete de estacionamento" em mãos, entrega-o para o advogado com anotação e verbalização de "dez real", acrescida da incisiva sentença: "tem que pagar adiantado".


Conversa prá lá , conversa prá cá, o advogado, que não é nenhum bobo, questiona preço e adiantamento. Meia hora de blá-blá, chegam a um acordo: dimini o preço mas o advogado "tem que pagar adiantado".

Concorda com o adiantameto. Porém, ambos sem se lembrar qual o valor diminuido, entrega o advogado ao "guadador" o valor de dos reais despertando a ira deste:"dois "real?", "qual é,coroa"?! "Quer me desmaralizar?. "Não sou "ismolé não!Decidido, o advogado recolhe os dois reais , pondo-os no bolso.O "guardador" recua e, mesmo enraivecido, resolve receber.

Esta cena, com mais ou menos agressividade, a não ser que se pague o que deseja o "guardador", é a mais corriqueira em todo o centro da nossa cidade.Nos shows e práias é ainda pior. Em dias de espétáculs do Teatro Castro Alves, Concha Acustica, o "loteamento" é garantido. E o preço é o mesmo ou maior do que em estacionamento pago.

Muita gente, com medo, submete-se às agressões, assédios e provocações destes "senhores" do espaço público.

Já que os órgãos fiscalizadores não tomam uma providencia, fazer o que no Centro Histórico?

Apreciando o bolinho de arroz da Cubana, passando sempre por ali , por força do meu trabaho, prefiro sempre deixar para depois. Por a mão na carteira, é mesmo que jogar um boi ferido em rio cheio de piranha! Sentar em uma daquelas mesas para tomar um sorvete, nem pensar. Não há genorosidade que aguente tanta pressão dos pedintes, muitos total e visivelmente drogados, sem qualquer controle dos seus atos, gestos e falas.O sorvete, doce, gostoso, passa a amargar, mal a gente pede um.

Há poucos dias, cena igual à do colega passou-se comigo em frente ao restaurante/bar Raso da Catarina, no Campo Grande. Ao sair, já tendo dado a gorjeta a um guardador, este gentil, merecedor até, sigo em direção ao carro, junto com genro e filhas, quando, segundos depois, sou ,literalmente cercado por dois agressivos "guardadores".Argumentei que já havia pago ao colega deles. Não adiantou:"ele é ele nós é nóis" . "os guardadô daqui é nóis". Preferi negociar, aguentar a pressão. As filhas, que mantive afastadas , estavam assustadas, óbvio. Mas há momentos que não se consgue , como também não se deve, ceder a estes abusos. Foi o que preferi fazer, mesmo correndo os riscos que se conhece.


O próprio Sindicato dos Guardadores, que normalmente disciplina os seus membros para este tipo de serviço, tem seus membros acuados por estes "guardadores clandestinos", "vitimas da sociedade" que cada dia aumantam o grau de violencia e preço nestas abordagens. Há responsabilidade dos proprietários de veiculos que, por medo, "generosidade", seja lá o que for, alimementa este tipo de "atividade" e de comportamento.

Mais sofrem os nossos turistas. Por isto mesmo, com muita razão, muitos deles não querem nem saber de andar por aquelas bandas, principalmente à noite. Quando vai uma vez, normalmente aliciados pela propaganda enganosa da "Bahia da alegria e do amor", jamais querem retornar.

Já encontrei por ali,muitas famílias com seus filhos assustados pelas abordagens dos personagens que povoam aquela região. Vejo com uma certa tranquilidade apenas os turistas conduzidos por agêntes de viagens.

E podem anotar, pelo menos a médio prazo, vai piorar. E muito.


Um caos.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

BIENAL DA UNE, VEJA ABAIXO.

Veja, abaixo, BIENAL DA UNE, que acontece em Salvador. Vá de bike, muitas atrações no PASSEIO PUBLICO, atras do Palário da Aclamaçao. O acess é gratuito.

veja centenas de outras reortagens na pagina abaixo, clicando em "posagens mais antigas".

visitem milhares defotos de passseios ciclisticos no muraldebugarin.com, em galeria de fotos

valcibarretoadv@yahoo.com.br

JUSSILENE SANTANA LANÇA LIVRO

Veja materia abaixo sobre lançamento do livro de Jussilene Santana, escritora, jornalsta e atriz residente em Salvador.

JABUTIS VAGAROSOS CONVIDA: Iremos a este lançamento de bicicleta. Se ninguem aparecer, irei só. MAS GOSTARIA DE CONTAR COM TODOS OS PEDALANTES INTERESSADOS EM DIVULGAR NOSSAS AÇÕES CICLOATIVSTAS, NOTADAMENTE OS QUE JÁ PEDALAM NO JABUTIS.

Quem não puder ou não quiser, não precisa comprar o livro. Após a visita à livraria sairemos pedalando pelo centro da cidade.

Não precisa marcarmos local de saída: às 17 horas nos encontraremos na propria livraria.

Todos convidados a pedalar neste Jabuti cultural.

JUNTEM LIVROS E REVISTAS USADAS PARA FAZERMOS, EM MARÇO, O NOSSO BICICLOTECA. SERÁ UM PASSEIO PARA A SUBURBANA. FIQUEM ATENTOS AO MURALDEBUGARIN.COM, ONDE TUDO É PUBLICADO.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

JUSSILENE SANTANA LANÇA LIVRO

Transcrito da TRIBUNA DA BAHIA de 22.01.2009:

* A atriz Jussilene Santana, vencedora do Prêmio Braskem de Melhor Atriz de 2004, autografa seu livro” Impressões Modernas – Teatro e Jornalismo na Bahia” dia 5 de fevereiro, às 17h, na Livraria LDM, na Piedade. No livro, que tem o selo da editora Vento Leste, a autora analisa o teatro como temática na imprensa baiana e as mudanças que ocorreram tanto no exercício do teatro, quanto na cobertura jornalística entre os anos de 1956 a 1961.
-publicado na Tribuna da Bahia de 22.01.2009.

--
Aos bicicleteiros baianos: podemos ir de bicicleta. Mesmo quem não pode ou não queira comprar o livro, pode ir ver a festa.
SE EU NÃO VIAJAR,não ficar doente ou alguma forçaa maior me impedir, estrei no lançamento. E irei de bicicleta, de preferencia na companhia de mais pessoas.Andar pelo centro de Salvdor, de bike é mais fácil,saudável e divertido. Após o lançamento podemos dar ainda uma esticaa até o Pelourinho.

Vamos com uma toalhinha molhada para limparmos o rosto, peito, etc. trocamos a blusa ou camisa. Quem quiser aprender, vá comigo neste dia. ´´E muito fácil e a jornalista/escritora/atriz irá, com certeza, adorar a nossa presença.


valcibarretoadv@yahoo.com.br
editor do bikebook.com.br

JABUTIS VAGAROSOS NESTE FINAL DE SEMANA.

sex, 23/01/2009 - 09:49 — valci barreto
No proximo sabado, dia 24.01.2009, terei que levar familar para exame médico, já marcado para 11 horas. Significa que dez horas tenho que estar em casa.

Vou pedalar das 07.30 às 10 horas, dez horas chegando em casa.

então, todos convidados: saida pontual, 07.30 na ciclova dacentenário, frente do super mercado bom preço, ao lado do shopping barra.

Farei um pedal pela região da barra, ondina, tendo quer estar às 10 em minha casa.

Mas ninguem é obrigado a parar às dez,pode e deve continuar. Quem chegar às 7.30 vaime encontrar na ciclovia, quem chegar depois não me encontra mais. Estou covidando e deixando claro o nosso pedal. Mas todos estão convidados, ainda que para trocarmos ideias do que fazer no domingo quando também pedalarei. No sábado será um ótimo passeio para quem, já pedalando um pouco, possa começar a perder o medo das ruas.

Daremos uma voltinha na ciclovia da centenário, e levaremos livros para a biblioteca do calabar. Já tenho livros e revistas. Mas quem quiser e puder, traga livros e revistas usadas, pode ser um apeanas. É apenas manifestação de nosso desejo de colaborar com a manutenção da biblioteca comunitária.

No domingo pedalarei também. Porém, não poderei ainda marcar horario e roteiro.

Favor , quem não conhece o nosso grupo ,antes de vir ler a CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS, publicada no muraldebugarin.com e no bikebook.com.br

=TODO PRIMEIRO DOMINGO DO MES, GRANDE PASSEIO CICLISTICO COM SAIDA ÀS 09 HORAS ,DA FONTE NOVA, DIQUE DO TORORO. Centenas de ciclistas pedalando pelas ruas de salvador, em um passeio educaivo e festivo.

PEDAIS EM SALVADOR:
terças, 21 horas, saida do aeroclube, amigos de bike.

=tODA QUINTA FEIRA, FAROL LIGT , COM SAIDA 21 HORAS, FRENTE DO FAROL DA BARRA.

=QUARTAS FEIRAS, SINCRONIA, SAIDA DA CHAMINÉ DO RIO VERMELHO. 20.30.

=trilhas e aventuras, um novo grupo que está agitando os pedalates baianos.
===
as ruas não são somente dos carros. A lei autoriza bicicleta circular nas mesmas vias dos carros. O motorista tem a obrigação de afastar-se um metro e meio do ciclista e respeitar a preferencia da bicicleta. Não é favor. Está na lei.

congresso da une, e lançamentos de livros, vamos de bike, veja no bikebook.com.br
=SE tem pedal, tá no mural.

======

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

UBALDO PORTO LANÇA LIVRO NO RIO VERMELHO


Sessão literária

Ubaldo Marques Porto Filho autografa o livro “Dois de Fevereiro no Rio Vermelho” na terça-feira , 27, a partir das 18h no restaurante Casa da Dinha do Acarajé, no Largo de Santana. A publicação que recebeu patrocínio da Casa de Cultura Carolina Taboada, presidida pelo empresário Nelson Taboada, responsável pelo seu prefácio, gira em torno da festa de Yemanjá e é a primeira de outras sete com lançamentos previstos para 2009, ano que marca os 500 anos da chegada de Diogo Álvares Corrêa, o célebre Caramuru ao Rio Vermelho.

fOTO E TEXTO PUBLICADOS NA TRIBUNA DA BAHIA, COLUNA JANETE FREITAS

==

Pode-se ir de bike. Vamos de bike, marcar nossa presença nestes eventos.
valcibarretodv@yahoo.com.br
editor do bikebook.com.br

JUSSILENE SANTANA LANÇA LIVRO

* A atriz Jussilene Santana, vencedora do Prêmio Braskem de Melhor Atriz de 2004, autografa seu livro” Impressões Modernas – Teatro e Jornalismo na Bahia” dia 5 de fevereiro, às 17h, na Livraria LDM, na Piedade. No livro, que tem o selo da editora Vento Leste, a autora analisa o teatro como temática na imprensa baiana e as mudanças que ocorreram tanto no exercício do teatro, quanto na cobertura jornalística entre os anos de 1956 a 1961.
-publicado na Tribuna da Bahia de 22.01.2009.

--
Aos bicicleteiros baianos: podemos ir de bicicleta. Mesmo quem não pode ou não queira comprar o livro, pode ir ver a festa.
SE EU NÃO VIAJAR,não ficar doente ou alguma forçaa maior me impedir, estrei no lançamento. E irei de bicicleta, de preferencia na companhia de mais pessoas.Andar pelo centro de Salvdor, de bike é mais fácil,saudável e divertido. Após o lançamento podemos dar ainda uma esticaa até o Pelourinho.

Vamos com uma toalhinha molhada para limparmos o rosto, peito, etc. trocamos a blusa ou camisa. Quem quiser aprender, vá comigo neste dia. ´´E muito fácil e a jornalista/escritora/atriz irá, com certeza, adorar a nossa presença.


valcibarretoadv@yahoo.com.br
editor do bikebook.com.br

Bienal da UNE - dá pra ir de bike; é de graça!


Margareth Menezes, Renegado e Alceu Valença são algumas das várias atrações da 6ª Bienal de Cultura da UNE, cuja programação artística começou, ontem, quarta (21) e segue até sábado (24).
A Bienal encerra-se no domingo (25), com atrações em vários cantos da cidade: Centro Histórico, TCA, Instituto Feminino, Jardim de Alá, Escola de Belas Artes da UFBA, Escola de Teatro da UFBA, ambas no Canela.

Todos os eventos têm entrada franca ao público.

Dentro da programação, a Bienal dá destaque ao trabalho do artista plástico Cildo Meireles, que apresenta no Palácio da Aclamação, no Campo Grande a exposição ''No território vasto'', apresentada meses atrás na galeria Tate Modern, em Nova York.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Vamos pedalar nas noites - nova proposta

Valci Barreto

Muita gente deseja pedalar. Cada um tem um jeito, um ritmo, um objetivo.

O perfil Jabutis todos já sabem como é. É a forma que encontrei, que mais gosto, que mais tem a ver com meu jeito de ser em cima de uma bicicleta. Os Jabutis de carteirinhas, os que já pedalaram conosco também já conhecem a nossa história.

Sucede que, principalmente no verão, há condições de ficarmos rodando por aqui pelo centro da cidade, curtindo nossos pontos históricos, barzinhos, restaurantes, água de coco, bistrô porto do sol, raso da Catarina, teatros, padarias, encostadas em balaustradas e até banho de mar noturno.

Estou propondo o seguinte: marcamos um local em que as pessoas chegam, com ou sem compromissos de chegar, para nos encontrarmos e batermos papos, sairmos por aí, ou não. Quem quiser vai, quem não quiser fica parado, uma coisa um pouco diferente do que está aí já consagrado por outros grupos como sincronia, amigos de bike, pedalada da noite, erva ciclo e farol light.

Faríamos uma coisa tipo clube de carros antigos: um local para nos encontrar ficar rodando de acordo com o que der na cabeça de cada um. Não seria um grupo organizado de pedal, como os que já existem. Seria um local para encontro dos bicicleteiros. Ai, cada um vai pedalar do jeito que achar melhor, chamar seus companheiros, seus a fins, ou, se também quiser, organzar uma saida com todos.

Tudo, claro, sem estresse, mau humor, gritarias, pressas e correrias. E sem bebedeira. Havendo qualquer destes itens, estou fora. Mas quem quiser, fica livre para fazer o seu, óbvio. Apenas não participo.

A minha sugestão é um local de encontro tipo “clube da bicicleta”, onde faríamos uma movimentação, sem líder, sem comando, sem “aqui quem manda sou eu”, "este grupo é meu.", "tem que fazer assim" etc.

A finalidade é ocupar as ruas com nossas bicicletas,passear pelas ruas da bahia, mesmo em pequenos grupos que se formariam até mesmo no próprio local.

Muita gente se reune nos barzinhos e restaurates para comer e beber. Mas há muita gente que quer sair, quer se movimentar, mas não quer beber nem comer nos restaurantes; e que gosta de pedalar. O encontro seria para estas pessoas, como é o meu caso.

Niguém teria compromisso para chegar tal ou qual hora. Sair tal ou qual hora. A agregação para pedalar ou nao seria de cada pessoa ou de cada grupo ali formado. Uma coisa mais livre, leve, solta.

Algumas sugestões de locais: speede lanches, em ondina, farol da barra, porto da barra, campo grande, pelourinho, dique do Tororó.

As pessoas de bairros mais afastados também poderiam fazer reuniões iguais , ficaríamos trocando visitas. O local do encontro deve ser fixo e deve ter algum atrativo para que, enquanto se aguarda chegada das pessoas, para pedalar ou não, possamos fazer algo, até simplesmente coversar ou ler uma revistinha.

Sugiro até, o que já comprei, cada um traga um banquinho ou cadeirinha na propria bike, tipo de pescador, para sentar em algum lugar a fim de não enraivecer os garçons por falta de consumo.

Enquanto vocês pensam, já estou dizendo: Vou ficar indo ao SPEED LANCHES, banca cultural, que fica aberta 24 horas. Mas sem nenhum compromisso, nem mesmo com o horario de chegar e sair.

Está lançada a idéia. Quem quiser vai se manifestando, organizando sua vida ciclística, sugerindo a forma, o jeito, local e horario aproximado.

em relação a horario, mnha sugestão é:

horario dos encontros: das 20 às 21 horas. No mais é o que for acontecendo.

O sucesso só vai depender de nós. Daqui a pouco já estou indo rodar por ai, em direção ao Centro da cidade, passando pelo Campo Grande, Teatro Castro Alves e Passeio Público.

Os comentários de Itana e Íris me animaram mais ainda a tocar este "PROJETO"


=

BICICLOTECA

-Fiquem atentos, juntem livros ou entreguem na Estação Criança, ao lado da Creperia Mariposa, pois, logo depois do carnaval vamos fazer mais um bicicloteca, desta vez om participação do Rotary Club.

Já confirmaram presença e participação:

Gilson Cuna (asbb), Itana Mangiere, George Argolo, Amigos do Tony, Grupo do Ogunja, Naturabikeação, Sérgio Bezerra, Paulo Vilares; e muitos pedalantes individuais já nos passaram e mail confirmando que já estão juntando livros e revistas usadas para levar no dia do pedal.

===============================

Os livros serão levados para a Suburbana

FEIJOADA DO AMIGOS DO TONY:

Amigos do Tony fará uma homenagem a companheiro do seu grupo de pedal que está indo morar e trabalhar em Marabá.A homengem será uma feijoada no dia 01.02,2009. Pedalará por um tempo na ASBEB e em seguida fará a homenagem com uma bela feijoada.

Quem quiser participar e colaborar com os ingredientes da feijoada, o Tony recebe e agradece. Todos estão convidados.

Conte comigo meu caro Tony. Mesmo que eu viaje, deixarei a minha colaboração. Você merece.

valcibarretoadv@yahoo.com.br
==========================================

= Repassem estes e-mail para amigos que gostam, mesmo para aqueles que ainda não tomaram coragem de enfrentar as ruas. Vamos dar coragem a todos.
JABUTI SOLITARIO.


Valci Barreto


21.40, desci para fazer umas arrumações de alguns livros que estão na garagem, pegar um Proust( que metidez!) para dar uma lida após a arrumação.. Olhei para minha cecisinha amarela, com a cestinha branca , que estava com o pneu vazio, implorando atenções.

A cabeça me futucando: dê uma voltinha, faça-lhe uma caridade!a bichinha ta triste, o tempo está bom, tem revista nova na Banca Cultural...

Atendendo aos apelos, da magrela e do coração, resolvo subir o elevador, pego a bombinha quebra/galho , capacete e desço. Encho o pneu dou uma voltinha na garagem, relutando em enfrentar os motoristas endiabrados, malfeitores , motoboys que assaltam e todos os perigos que nos rondam nas ruas da Bahia. Com a natural relutância, apesar da vontade incontida, peço ao porteiro para abrir a garagem. Com capacete , sandália haviana, saio na intenção de apenas dar uma volta pela pracinha ao lado da Creperia Mariposa, em Ondina.

À medida que vou olhando as ruas, restaurantes e bares movimentados ainda, apesar das ruas vazias, a coragem vai tomando o espaço dos medos e dúvidas. Resolvo encher um pouco mais o pneu na posto em frente aos hotéis de Ondina. Faço isto e sigo para a Banca Cultural, ao lado do Ondina Apart Hotel, que fica aberta 24 horas, para mais uma folheada nas revistas . Alguns policiais fazem um plantão no nas imdiações, a lanchonete ao lado com bastante pessoas; deixo a banca e sigo em direção à minha casa. Mas em vez de entrar no prédio, segui em direção ao Shopping Barra, pela Sabino Silva, Alcanço o mesmo shopping e vou seguindo , pela pista da Centenário, em direção à entrada do Calabar. Entro no primeiro retorno com os carros, como sempre, apesar de poucos e de muito espaço à disposição deles, tiram fino e buzinam dizendo como sempre: "saia da frente” , adentro a rua entre o Shopping Barra e o Bom Preço e sigo em direção à Associação Atlética, passando pelos bares e botecos cheio de gente jovem tomando suas biritas, paquerando, comendo. E lá vou eu.Pego a parte baixa da Princesa Isabel, atravesso a sinaleira, com os bares da região cheios, gente na balaustrada, Praia do Porto bem iluminada e varias pessoas sentadas em cadeiras na areia, tomando banho, coisas inimagináveis , mesmo para nós que moramos nesta Bahia que insiste em acolher a violência, assalto,sujeira, droga e outras mazelas.

Um belo navio, todo iluminando, embeleza a nossa Bahia abrindo-me o caminho para mil fantasias.

Olhando o navio, sem parar,vou pealando tranqüilamente, beijado por um ventinho gostoso do nosso mar, alcançando o Farol, onde se reunia o Clube do Fusca expondo suas preciosidades enquanto as baianas, vendedores de caldo de cana , de coco, atendem a vários turistas que circulam por aquele espaço. Os bares,quando não cheios, estão com bastante fregueses, entre eles o Caranguejo do Farol , Caranguejo de Sergipe e o Barravento.

Após o Barravento, as ruas vazias, alguns turistas , talvez acreditando na santidade baiana, tiravam fotos despreocupados, enquanto, quase em frente ao Clube Espanhol, nas imediações das quadras de futebol e tênis, um casal, visivelmente turista, bem arrumados, ensaiando uma briguinha, dão umas leves cambaleadas atestadoras de umas cervejinhas a mais. Local deserto, não há o que fantasiar de bom e penso: Deus ajude que não passe um daqueles motoboys que saem pelas nossas ruas em busca do alheio.

Alcanço a sinaleira, retorno em frente à Prefeitura da Aeronáutica e sigo a Sabino Silva.

Na Creperia Mariposa, um bom número de cliente, resolvo dar uma esticadinha, no pedal, pela mesma pracinha onde está a Estação Criança e o excelente Restaurante Lisboa. Pedalo por mais 20 minutos, devidamente cronometrado. Após isto, chego em casa, suadinho, certo do dever cumprido e morrendo de vontade de ver outros companheiros de pedal faendo o mesmo, para desvendarmos aqueles segredos das noites da Barra que não são contados nos bares nem dentros dos carros apressados. Conclamo os pedalantes da região para curtimos este tipo de passeio, especialmente nesta semana de Bienal da Une, para onde podemos ir de bicicleta. Mas nada de assistir ao compridos, chatos , desnecessários e improdutivos discussos , notadamente de academicos e politico. Politica e conhecimento sim, lenga lenga demorado, improdutivo, "carimbatico" ou "carbonco", tô fora. Prefiro os livros. Estes ensinam melhor. Muito melhor e sem as vaidades dos "pavões" de sempre.

Vamos ocupar as ruas com nossas bicicletas. Pelo menos para mim, acho bem melhor do que ficar o tempo todo comendo, bebendo ou vendo televisão.
Quem se habilita?

Valci Barreto,
Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com
20.01.2009

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Começa HOJE a Bienal da UNE - é de graça!


Confira a programação da 6ª Bienal da UNE _União Nacional dos Estudantes

Ainda nesta semana, estudantes de todo o País viverão a 6 Bienal de Cultura da UNE. Serão cinco dias intensos de troca de experiências, traduzidos em debates com intelectuais e especialista de diversas áreas, oficinas, mini-cursos, exibições de cinema, apresentações de teatro, shows e demais atividades que promoverão a reflexão sobre a temática desta edição do festival: Raízes do Brasil - Formação e Sentido do Povo Brasileiro.

Entre os dias 20 a 25 deste mês, a região do Passeio Público será palco de uma verdadeira ocupação cultural. Para não perder nada, acompanhe abaixo a programação do festival e faça seu roteiro.
20 de Janeiro - Terça-feira
CREDENCIAMENTO
HORÁRIO: 09h00 às 18h00LOCAL: Passeio Público
Recepção, credenciamento e alojamento das delegações
ATENÇÃO! Inscrições das oficinas e mini-cursos na tenda de informações localizada no Passeio Público
ABERTURA
HORÁRIO: 18h00 às 23h00 LOCAL: TCA (Teatro Castro Alves) e Escola de Teatro da UFBA
Abertura oficial da 6ª Bienal de Cultura da UNE e 1ª Trienal de Cultura e Arte da OCLAE: espetáculo multimídia em comemoração aos 30 anos do congresso de reconstrução da UNE
Presenças: Aldo Arantes (ex-presidente da UNE – 1961/62); Javier Alfaya (ex-presidente da UNE – 1981/82);Sérgio Mamberti (MinC), Paulo Abraão (Comissão de Anistia); Ismael Cardoso (presidente da UBES); Hugo Valadares (presidente da ANPG); Wagner Gomes (Presidente da CTB)
Trio Elétrico: (campo Grande – Praça Castro Alves) – Armandinho, Dodô e OsmarPalco (Largo do Pelourinho): Cordel do Fogo Encantado e O Quadro
Espetáculo com projeções de vídeo, encenação Teatral, música e toda a diversidade que cabe na Bienal de Cultura da UNE, dando início ao maior festival cultural dos estudantes. Este espetáculo pretende reviver momentos importantes da história da UNE e do próprio país, homenageando todos aqueles que fizeram e fazem parte desta história através da imagem do ex-presidente da UNE, desaparecido em 1973, Honestino Guimarães. Apesar de muita resistência, a UNE foi completamente dissolvida, voltando a existir em 1979, quando ocorreu o congresso de reconstrução da entidade em Salvador.

OFICINAS e MINI-CURSOS - 21 a 23 de Janeiro - 9h00 às 12h00
Espaço CUCA
01 - Vivência da pedagogia griô e trilhas griôs urbanasAção Griô Nacional Local: Espaço Mestre Pastinha (Passeio Público)
02 - Samba de pareia de mussucaSamba de MussucaLocal:Espaço CUCA - Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
03 – Cultura TupinambáColetivo de índios tupinambásLocal: Espaço Tupinambás (Passeio Público)
04 – GrafiteNação Hip-Hop Brasil Local: Coreto do Passeio Público
05 – Maquinário para Cinema e TVAcartes Local: Oficina coletiva (Passeio Público)
APENAS 23 de Janeiro (Espaço CUCA)
Oficina de batucada da Marcha Mundial de Mulheres (MMM)Local: Espaço Diversidades (Passeio Público)
APENAS 24 de Janeiro (Espaço CUCA)
01 – Caminhada Griô Urbana ao Ponto de Cultura Fundação Pierre VergerLocal: Espaço Mestre Pastinha (Passeio Público)
02 – Caminhada Griô Urbana ao Ponto de Cultura BankomaLocal: Espaço Mestre Pastinha (Passeio Público)
03 - Oficina : Montado sua drag! com rainha Loulou Local: Espaço CUCA – Diversidades (Passeio Público)
Artes Cênicas
01 – MamulengoAline Bussatto e Marcelo SantostoLocal: TCA (Teatro Castro Alves) – centro técnico
02 – Danças CircularesPatricia Ferraz Local: TEA (Escola de Teatro da UFBA) – sala 1
03 – PalhaçoPalhaço Xuxu (Luís Carlos Vasconcelos)Local: Teatro Vila Velha (Passeio Público)
04 – Dança AfroBalé Folclórico da BahiaLocal: TCA (Teatro Castro Alves) – sala de ensaio 1
Artes Visuais
01 - Poéticas da rede Cláudio BuenoLocal: EBA (Escola de Belas Artes da UFBA) – sala 4
02 - Fotografia Pin hole Bianca Portugal Local: EBA (Escola de Belas Artes da UFBA) – sala de escultura
03 - MonotipiaEvandro Sybini Local: EBA (Escola de Belas Artes da UFBA) – sala de gravura
04 - Iniciação teórico-prática à Crítica Institucional dos Coletivos de Arte na contemporaneidade desse momento atual, ou seja, hojeGrupo de Interferência Ambiental – GIA Local: EBA (Escola de Belas Artes da UFBa) – sala da cantina
Cinema
01 – Cineclubismo Hermano Figueiredo Local: Instituto Feminino - auditório
02 –Edição de vídeo em software livreElielson Barbosa Local: Teatro Vila Velha - foyer (Passeio Público)
03 – Roteiro Roberto Duarte Local: TEA (Escola Teatro da UFBA) – sala 2
05 - Vídeo de BolsoNelson Antônio Local: EBA (Escola de Belas Artes da UFBA) – sala 14
Literatura
01 – Epigramas Elieser César Local: Teatro Vila Velha – Café Literário (Passeio Público)
02 – Poesia ritmada James Martins Local: Escola de Música - pátio
03 – Fanzine Mauricio Tavares Local: EBA (Escola de Belas Artes da UFBA) - laboratório
04 – Adaptação cinematográfica de romances nacionais André Setaro Local: Teatro da Gamboa
APENAS 24 de Janeiro (Literatura)
Oficina do Instituto Cubano de Indústria e Arte Cinematográfica (ICAIC)Local: Teatro Vila Velha – Café Literário (Passeio Público)
Música
01 – Percussão corporal Barbatuques Local: TCA (Teatro Castro Alves) – sala de ensaio 2
02 – Vivência Musical IndígenaJoão José FelixLocal: Palácio da Aclamação – jardim (Passeio Público)
03 – Música e a rede Software Livre – Produção MusicalMarcos di Silva Cristiano Figueiró Local: Escola de Música – sala 102
04 – Ritmos afro-descendentes Orquestra Rum Pi Lezz Local: Escola de Música – auditório
MOSTRA JOSUÉ DE CASTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - 21 a 23 de Janeiro – 09h00 às 12h00
01 - Cultura e Alimentação Lígia Amparo Local: Escola de Nutrição da UFBa (ENU)
02 - Semiótica Diana Domingues Local: Palácio da Aclamação (Passeio Público) – sala do conselho
03 – Plantas medicinais, reconhecimento, cultivo e manipulaçãoGrupo de Extensão Permanente Farmácia da Terra Local: Palácio da Aclamação (Passeio Público) – cozinha
Cronograma de visitas aos Pontos de Cultura – Espaço CUCA 24 de Janeiro - 09h00 às 12h00 Concentração: ESPAÇO CUCA (Passeio Público)Local e programação:Engenho Velho Brotas: Ponto de Cultura Cine Teatro Solar Boa VistaParque Pituassu: Espaço Mário CravoTerreiro de Candomblé: Terreiro da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Terreiro MokamboAmaralina: Associação de Surf de AmaralinaSimões Filho: Ponto de Cultura Terra Mirim
MOSTRA ESTUDANTIL NOVOS BAIANOS DE MÚSICA - 21 a 24 de Janeiro - 12h00 às 14h00
LOCAL: Espaço CUCA – Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
21 de Janeiro12h – 14h: Mostra EstudantilLocal: Espaço CUCA - Palco Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
01 - Na Sala do Sino02 - Preto Tu03 - Xocós
22 de Janeiro
12h – 14h: Mostra EstudantilLocal: Espaço CUCA - Palco Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
01 – Josyara Silva 02 – Rodrigo de Almeida 03 – Ana Luisa 04 – Sol 05 – Cesar Silva
23 de Janeiro
12h – 14h: Mostra EstudantilLocal: Espaço CUCA - Palco Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
01 – Dj Gerson de Veras 02 – Visão Urbana 03 – Coletivo Dinamite 04 – Flauer
24 de Janeiro12h – 14h: Mostra EstudantilLocal: Espaço CUCA - Palco Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
01 – Opanijé 02 – João Lins 03 – Silas Giron 04 – Acord
DEBATES SIMULTÂNEOS - (ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFBA) - 21 a 24 de Janeiro - 14h00 às 16h00
Debates Simultâneos - 21 de Janeiro – 14h00 às 16h00
Debates gerais
1) UNE e cultura: 10 anos de bienal - balanço dos avanços e desafios da construção da rede brasileira e latino americana Luiz Parras; Aldo Arantes; Ana Cristina Petta (Tininha); Tiago Alves, Javier AlfayaLocal: Palácio da Aclamação – jardim (Passeio Público)
2) A AL e as relações Sul-Sul – Integração dos povos e desenvolvimentoRoberto Garcia (pres. OCLAE - Cuba); Diego Alarcon (OCLAE – Equador); Renan Moreira (OCLAE-UNE); Sixto Silva (OCLAE – Nicarágua); Rubens Diniz (Cebrapaz - Brasil)Local: TCA – espaço Darcy Ribeiro
3) Esporte na Formação do Povo Brasileiro Cássia Damiani (Ministério do Esporte); Prof. Vinícius Ruas; Prof. Vitor MarinhoLocal: EC Raul Seixas
4) Juventude e Políticas Públicas (Atividade do 3º Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis)Beto Cury (Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal); Dep. Manuela D’Ávila (PCdoB/RS); Rodrigo Abel (Superintendente de Juventude do RJ); Marcelo Brito – Gavião (UJS / CONJUVE), Roberto Tross (Coord. Especial de Juventude de MG); Henrique Carballal (vereador PT/Salvador)Local: Espaço Mestre Pastinha (Passeio Público)
5) Hip-Hop como elemento político social Aliado G (Nação Hip-Hop Brasil); Lamartina Silva (MHHOB); Preto Zezé (CUFA)Local: Espaço CUCA – Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
Debate Espaço CUCA - DiversidadesRediscutindo a atuação da juventude LGBTLocal: Espaço CUCA – Diversidades ( Passeio Público)
Debate de Artes CênicasO que é artes cênicas? Mapeamento da produção brasileira e latino-americanaLuciane Borges (MG), Maurício Dantas (DF), Clara Trigo (BA)Local: TCA (Teatro Castro Alves) – sala do coro
Debate de Artes visuaisTempo: memória individual e socialJosué Rufino (PB),Daniel Rangel (BA), Alejandra Muñoz (BA)Local: EBA (Escola de Belas Artes da UFBA) – sala Riolan Coutinho
Debate de Ciência e TecnologiaJosué de Castro: cidadão do mundoSilvio Tendler (RJ), Renato Carvalheira (RJ)Local: Instituto Feminino – auditório
Debate de CinemaLeis e editais: conhecendo políticas públicasSolange Lima (BA), Daniel Lisboa (BA), Mediador: Lula OliveiraLocal: Escola de Música - auditório
Debate de LiteraturaAs variedades do português Américo Venâncio (BA), Rosa Virgínia Mattos e Silva (BA) e Marcos Bagno (SP)Local: Teatro Vila Velha – Café Literário (Passeio Público)
Debate de MúsicaO semba, o samba e as vertentes originadas Juliana Ribeiro (BA), Rosildo Risério (BA), Magarymediação: Estevam DantasLocal: Palácio da Aclamação – sala do conselho (Passeio Público)
Debates Simultâneos - 22 de Janeiro – 14h00 às 16h00
Debates gerais1) Caravana da UNE - saúde, educação e culturaEmival Dalat (UNE); Jussara Cony (GHC Porto Alegre/RS); Ministro José Gomes Temporão (Saúde)
2) Leis de anistia no Brasil e América Latina- a questão da tortura e a abertura dos arquivos das ditadurasMin. Paulo Vannuchi (SEDH); Paulo Abrão (presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça); Lúcia Stumpf, Cézar Brito (OAB)Local: EC Raul Seixas
2) Democratização dos meios de comunicaçãoRaimundo Pereira (jornalista): Intervozes; Prof. Jorge Almeida (UFBa)Local: ENU (ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UFBA)
3) Reformar a Universidade, para um projeto de integração latino americanaErasto Fortes de Mendonça (SEDH); Helgio Trindade (UNILA); Rafael Garga (AUGM); Deborah Ramos (Iesalc/Unesco) Local: TCA (Teatro Castro Alves) – espaço Darcy Ribeiro
4) Educação e Cultura: meia-entrada e acesso aos bens culturaisTico Santa Cruz (músico); Odilon Wagner (ator); Queiroga (prod. cultural); Ismael Cardoso (UBES); Sen. Inácio Arruda (Comissão de Educação e Cultura)Local: Espaço Mestre Pastinha (Passeio Público)
5) A cultura corporal, o Esporte Universitário e políticas públicas de incentivo à sua práticaRovilson Portela (CEMJ); Luisa Rangel (Ministério do Esporte); Prof. Fernando Mascarenhas (CBCE;) Gustavo Petta (Secretário Municipal de Esporte e Lazer de CampinasLocal: Espaço Diversidades (Passeio Público)
Espaço CUCA
9h00-20h00: Atividades do 3º Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (vide "programação complementar")
Debate de Artes Cênicas
Profissionalização no TEA (Escola de Teatro da UFBa)troLuis Carlos Vasconcelos (PB), Fernando Marinho (BA), Celso Júnior (BA), Tainã Andrade (BA), mediação: Giovani Baroni Local: TCA (Teatro Castro Alves) – sala do couro
Debate de Artes visuais
FronteirasDiana Domingues (RS), Pasqualino Magnavita (BA), Ivani Santana (BA)Local: EBA (Escola de Belas Artes UFBA) – sala Riolan Coutinho
Debate de Ciência e Tecnologia
Ciência e Universidade para além dos murosNaomar Almeida (BA), Ronaldo Mota (DF), Lucia Stumpf (SP), Bruno Teribio (ANPG -MG)Local: Palácio da Aclamação – auditório do conselho (Passeio Público)
Debate de Cinema
O Cinema BrasileiroNelson Pereira dos Santos (RJ), Silvio Tendler ( RJ), Eryk Rocha (RJ)Mediadora: Alessandra StroppLocal: Instituto Feminino – auditório
Debate de Literatura
Escritores jovens, estreantes e a dificuldade de publicaçãoPatrick Brock (BA), Vladmir Casé (RJ)Local: Teatro Vila Velha – Café Literário (Passeio Público)
Debate de Música
Música e RitualXavier Vatin (BA), Liliane Neves (BA), Vanessa Maria (PR), João José Félix (PR) mediação: Thiago PondéLocal: Escola de Música – auditório
CONFERÊNCIA "RAÍZES DO BRASIL: FORMAÇÃO E SENTIDO DO POVO BRASILEIRO"Dia 23 de Janeiro - 15h00 – Local: Concha Acústica
cultura. Com: Jorge Mautner, Mestre Duda, Nelson Jacobina e convidados surpresaDireção artística: Alexandre Santini (CUCA)
Jorge Mautner, Mestre Duda e Nelson Jacobina emprestam seu maracatu e sua brasilidade ao EBA (Escola de Belas Artes da UFBa)te central desta Bienal, que é a conferência "Raízes do Brasil: formação e sentido do povo brasileiro". Por meio de um diálogo cantado entre estes mestres de cerimônia e seus ilustres convidados farão um passeio pelas raízes e formação do nosso povo e da nossa cultura.
Debates Simultâneos - 24 de Janeiro – 14h00 às 16h00
Debates gerais
1) O esporte enquanto elemento de integração entre os povosLuis Erlanger (Rede Globo); Nega Giza (CUFA); Fabiana Costa (CEMJ); Celso Athaide (CUFA); Luíza Rangel (Ministério dos Esportes); Nilton Vasconcelos (Secr. Trabalho e Esporte da Bahia); Lúcia Stumpf (UNE)Local: Palácio da Aclamação – jardim (Passeio Público)
2) O Indígena nas raízes do Brasil e da América LatinaDélio Firmo Alves (COIAB); Nádia Cauã (Fórum Estadual de Educação Indígena)Local: Espaço Diversidades (Passeio Público)
3) A mulher nas raízes do Brasil – sem as mulheres outra América não é possívelDaniele Costa (União Brasileira de Mulheres); Joana(Marcha Mundial de Mulheres); Profª Iole Vanin (UFBA);Professora Estela Aquino (UFBA)4) Financiamento da Cultura: Mudanças na Lei RouanetVeridiana Negrini (Instituto Polis / CNPC); Fábio Cesnik (advogado); Alexandre Santini (CUCA)Local: EC Raul Seixas
5) O Movimento Social Cultural: Formação de Redes Latino-AmericanaCélio Turino (MinC); Líllian Pacheco (Griô), CUCA-BA; Local: TCA – espaço Darcy Ribeiro
6) O povo brasileiro e as etnias na sua formaçãoElói Araújo (Ministro Interino na Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR); Zulu Araújo (Fundação Cultural Palmares); Valter Altino (Atitude Quilombola); Olívia Santana (Vereadora / UNEGROLocal: Teatro Vila Velha (Passeio Público)
Debate Espaço CUCA - Diversidades16h - Roda de Conversa: participação da mulher nos espaços de poderLocal: Espaço CUCA - Diversidades (Passeio Público)
Debate de Artes Cênicas
O que é artes cênicas: mapeamento da produção latino americanaLuciene Borges (MG), Maurício Dantas (DF), Clara Trigo (BA)Local: TCA (Teatro Castro Alves) – sala do couro
Debate de Artes visuais
Espaço da Arte ContemporâneaXiclet (SP), Rafael Leonard (SP)Local: EBA (Escola de Belas Artes da UFBA) – sala Riolan Coutinho
Debate de Ciência e Tecnologia
Propriedade IntelectualAntonio Cabral (RJ), Jussara Cony (RS)Local: Palácio da Aclamação – auditório do conselho (Passeio Público)
Debate de CinemaCineclubismo, cinema e educaçãoSílvio Tendler (RJ),Sérgio (BA), Milene (BA), Lu Cachoeira (BA), mediadora: Gisela TapiocaLocal: Espaço Mestre Pastinha (Passeio Público)
Debate de Música
Música Popular na UniversidadePedro Augusto Dias, Paulo Costa Lima, Estevam Dantas mediador: João WeberLocal: Escola de Música - auditório
Mostras Convidadas de todas as áreas - A partir das 17h00
Mostra do Espaço Cuca – 21 de JaneiroLocal: Passeio Público
17h00-18h00: Ponto de Cultura APAE – BA – Cia de Dança Opaxorô – Espetáculo: "Orquestra de Atabaques"Local: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
17h00-18h00: Cine Babado – mostra de filmes com temática LGBTLocal: Espaço Diversidades (Passeio Público)
18h00-18h30: Coletivo CUCA CircoLocal: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
18h30-19h30: Solange to aberta (RJ)Local: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
19h30-20h30: Coletivo CUCA CircoLocal: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
20h-21h00: Ponto de Cultura Pracatum (BA) / banda Cordel vira-mundoLocal: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
20h00-21h30: Cia. de TEA (Escola de Teatro da UFBa)tro Solidários de Brotas – peça de Teatro do Oprimido "S.O.S. Hospital"Local: Teatro Vila Velha (Passeio Público)
Mostra do Espaço Cuca – 22 de JaneiroLocal: Passeio Público
17h00-18h00: Sambadeiras de Lata de Tijuaçu (BA)Local: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
17h00: Cine Lilás – mostra de cinema com temática de gêneroLocal: Espaço Diversidades (Passeio Público)
18h00-18h30: Coletivo CUCA CircoLocal: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
18h30-19h30: Samba de Pareia de Mussuca (SE)}Local: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
19h30-20h00: Coletivo CUCA CircoLocal: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
20h00-21h30: Ponto de Cultura Casa do Samba – Grupo Coisas de BerimbauLocal: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
20h00-21h30: OCALE – Danças Tradicionais do EquadorLocal: Teatro Vila Velha (Passeio Público)
Mostra do Espaço CUCA – 23 de JaneiroLocal: Passeio Público
17h00: Cine CUCA Memória do Movimento EstudantilLocal:Espaço Diversidades (Passeio Público)
18h00-18h30: O Quadro (hip-hop – BA)Local: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
18h30-19h30: 1 Konto (hip-hop – BA)Local: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
20h00-21h00: Clã Nordestino (hip-hop – MA)Local: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
20h00-21h30: Espetáculo "Dia 14" – Cia. Teatral Abdias do Nascimento (BA)Local: Teatro Vila Velha – palco (Passeio Público)
Mostra do Espaço CUCA – 24 de Janeiro
17h00-18h00: Ponto de cultura invenção brasileira Mamulengo sem fronteirasLocal: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
17h00-18h00: Cine Quilombola – exibição de filmes com temática afro-descendenteLocal: Espaço Diversidades (Passeio Público)
18h00 – 18h30: PC casa do homem do Kariri – Abanda (ce)Local: Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
19h30 – 20h30: OJT-Unirio – Tá Na Rua: Teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papelLocal: Concentração na Praça do Campo Grande para cortejo até o Passeio Público. Apresentação no espaço Espaço Maestro Moacir Santos (Passeio Público)
18h30-20h00: Celebração: dando pinta no pôr do sol – DJLocal: Espaço Diversidades (Passeio Público)
20h00-21h30: Ponto de Cultura Fundação Pierre Verger – Espetáculo "Sambas dos Engenhos"Local: Teatro Vila Velha – palco
Mostra de Artes Cênicas – 21 de Janeiro
16h30: Distribuição da publicação do Galpão Cine HortoLocal: TCA (Teatro Castro Alves) - entrada da sala do coro
17h00: Mostra estudantil: Grupo Folclórico Nova Geração (PB)Local: Teatro Vila Velha – palco (Passeio Público)18h00: Mostra estudantil: Jogo dos 7 errosLocal: Teatro Vila Velha – corredor (Passeio Público)
18h00: Mostra Estudantil: Escape (BA)Local: TCA (Teatro Castro Alves) – sala do coro
19h00: Mostra Estudantil: Local: Teatro da Gamboa
20h00: Mostra Estudantil: Teatro do oprimidoLocal: Teatro Vila Velha – palco (Passeio Público)
20h00: Mostra Estudantil: Local: Rua
Mostra de Artes Cênicas – 22 de Janeiro
16h30: Distribuição da publicação do Galpão Cine HortoLocal: TCA (Teatro Castro Alves) – entrada da sala do coro
17h00: Mostra Estudantil – Ensaio nº 1 sobre CatrumanoLocal: Teatro Vila Velha – palco (Passeio Público)
17h00: Mostra Estudantil – Tá na RuaLocal: Largo dos aflitos
18h00: Mostra estudantil – ClownLocal: TCA (Teatro Castro Alves) – sala do coro
19h00: Mostra Estudantil Local: Teatro da Gamboa
19h00: Mostra EstudantilLocal: Rua
19h00: Mostra Convidada: Nego FugidoLocal: Largo do Pelourinho
Mostra de Artes Cênicas – 23 de Janeiro
18h: Mostra Estudantil: Pequenino Menino OstraLocal: TCA (Teatro Castro Alves) - entrada da sala do coro
19h30: Mostra Estudantil: O DiaLocal: Teatro Vila Velha – palco (Passeio Público)
20h00: Mostra Convidada: "Entre o Céu e a Terra" – Cia. do Latão (SP)Local: TCA (Teatro Castro Alves) – sala principal
Mostra de Artes Cênicas – 24 de Janeiro
17h00: Mostra Estudantil: Ensaio ou Saio (AP)Local: Teatro Vila Velha – palco (Passeio Público)
18h00: Mostra Estudantil: Parafusos (SE)Local: TCA (Teatro Castro Alves) – sala do coro
Mostra de Artes Visuais – 20 a 24 de Janeiro
Dia 20 – 16h: Abertura da Mostra convidada "No território vasto", de Cildo Meireles e convidados
Mostra estudantil Cildo MeirelesLocal: EBA (Escola de Belas Artes da UFBA) - Casarão
50 Anos da Revolução Cubana – OCLAE Local: EBA (Escola de Belas Artes da UFBA) Galeria Cañizares
Mostra de Cinema – 21 de Janeiro
16h30-19h30: Mostra EstudantilLocal: Instituto Feminino - auditório
20h00: Mostra convidada Local: TCA (Teatro Castro Alves) – palco principal
01 - "Cães" - Adler Paz e Moayr Gramacho 02 – "Como era gostoso meu francês" – com a presença do diretor Nelson Pereira dos Santos
Mostra de Cinema – 22 de janeiro
16h30-19h30: Mostra EstudantilLocal: Instituto Feminino - auditório
20h00: Mostra Convidada – OCLAELocal: TCA (Teatro Castro Alves) – palco principal
01 - Di glauber - Glauber Rocha02 - Pachamama – Eryk Rocha03 - Lançamento DVD BOX – Glauber Rocha
Mostra de Cinema – 23 de Janeiro
16h30-19h30: Mostra EstudantilLocal: Instituto Feminino - auditório
20h00: Mostra Estudantil: "TEA (Escola de Teatro da UFBa)tro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel". - grupo OJT – UNIRIOLocal: PP Espaço Maestro Moacir Santos
20h00: Mostra convidadaLocal: Instituto Feminino – auditório
01 – "Meu Compadre Zé Keti" - Nelson Pereira dos Santos02 - "Rio 40 graus" - Nelson Pereira dos Santos
Mostra de Cinema – 24 de Janeiro
16h30-19h30: Mostra EstudantilLocal: Instituto Feminino - auditório
20h00: Mostra Convidada "leão de sete cabeças" - Glauber RochaLocal: Instituto Feminino - auditórioMostra de Literatura – 21 de JaneiroLocal: Teatro Vila Velha – Café Literário (Passeio Público)
17h00 – 18h00: Mostra "Olho no ponto": curta metragens produzidos por pontos de cultura18h30 – 19h30: Cria poesia (Ponto de Cultura CRIA)19h30 – 20h30: Lançamento do livro de crítica de arte de Almandrade
Mostra de Literatura – 22 de Janeiro
Local: Teatro Vila Velha – Café Literário (Passeio Público)
17h00 – 18h00: Mostra "Olho no ponto": curta metragens produzidos por pontos de cultura
Mostra de Literatura – 23 de Janeiro
Local: Teatro Vila Velha – Café Literário (Passeio Público)
17h00 – 18h00: Mostra "Olho no ponto": curta metragens produzidos por pontos de cultura
Mostra de Literatura – 24 de Janeiro
Local: Teatro Vila Velha – Café Literário (Passeio Público)
17h00 – 18h00: Mostra "Olho no ponto": curta metragens produzidos por pontos de cultura18h30 – 19h30: Bate papo Célio Turino, autor do livro "Na Trilha do Macunaíma", roda de conversa sobre ócio e trabalho
Mostra convidada de música - 21 a 24 de Janeiro
A partir das 21h
Dia 21 de Janeiro
21h00: Mostra ConvidadaLocal: Largo do Pelourinho
01 - Ponto de Cultura Casa do Samba GRUPO Coisas de Berimbau02 -Diogo Nogueira03 -Fantasmão
Dia 22 de Janeiro21h00: Mostra convidadaLocal: Largo do Pelourinho
01 – Ponto de Cultura Pracatum02 – Jorge Mautner e Maracatu Estrela de Ouro03 – Marcelo D2
Dia 23 de Janeiro
21h00: Mostra convidadaLocal: Largo do Pelourinho
01 – Renegado02 – Orquestra Rum Pi Lezz 03 – Margareth Menezes
Dia 24 de Janeiro
21h00: Mostra Convidada Local: Jardim de Alá
LUAU com:01 – Alceu Valença02 – DJ Marcelinho da Lua
Dia 25 de Janeiro
8h00 -"PELADA DOS NOVOS BAIANOS"- na praia de OndinaHomenagem da Mostra de MúsicaCom banho de mangueira,som e caipirinha para confraternizarmos no espírito desse grupo transcendental
10h00 – CULTURATA – Caminhada cultural
Após 5 dias de debates, esporte, música, literatura, exposições, encenações, folclore, trocas, chegamos ao momento de encerrar com chave de ouro a 6ª Bienal de Cultura da UNE. Iniciando o dia com a "pelada dos Novos Baianos", seguiremos na contra-mão do circuito do carnaval de Salvador, seguindo nosso trio elétrico pelo circuito Ondina-Barra, em defesa da meia-entrada para estudantes em atividades culturais e esportivas e de mudanças estratégicas no financiamento da cultura em nosso País. Depois de realizar mais uma Bienal que ajuda a consolidar e estimular a produção cultural nas universidades e escolas, que contribui para a formação de redes culturais e que aos poucos se desenham como um movimento social, vamos com muita animação, pois atrás do trio-elétrico, só não vai quem já morreu!
14h00/14h40Encerramento da 6ª Bienal de Cultura da UNE e 1ª Trienal de Cultura e Arte da OCLAE com fogos de artifício e grande ciranda no Farol da Barra
ESPAÇOS/MOSTRAS PERMANENTES
20 a 24 de Janeiro – 9h ás 18h
Espaço CUCA – Oficina Coletivaoficina de livre expressão - PIA (programa de intervenção ambiental) CUCA DA UNE:EIA(SP)Política do Impossível (SP)Poro (MG)Acasa (MG)Vivarte (AC)Coletivo Camaradas (CE)Fernando Lopes (BA)João Ramos (BA)Tuti Minervino (BA)Laís (BA)Movimento Panamby (MT)Espaço CUCA - Diversidades (Passeio Público)
TENDA ARMADA: exposição de fotos homoeróticas do acervo de Luiz MottExposição de Fotos "Somos mulheres e não mercadoria"Exposição Fotográfica Quilombo de TijuaçuExposição Memória do Movimento EstudantilPasseio PúblicoTenda da Caravana de Saúde da UNEInterações Estéticas: Piassa (Campinas-SP)Exposição sobre cultura tupinambá no espaço do grupo TEA (Escola de Teatro da UFBa)tro popular Filhos de RuaTrienal da OCLAEEspaço Darcy Ribeiro – OCLAELocal: TCA – vão livre
Espaço José Varona – OCLAE Local: TCA – vão livre
PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR:
Dia 24 de Janeiro – 17h – 21hReunião Representativa da OCLAELocal: Espaço CUCA – Espaço Maestro Moacir Santos – Passeio Público
Dia 24 de Janeiro – 9h – 12hAssembleía Geral do 9º Seminário Nacional dos CUCA da UNE Local: Arenhinha (Passeio Público)
Dias 21 e 22 de Janeiro – 3º DIÁLOGO NACIONAL DE MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES JUVENIS Local: Passeio Público
21/01 (quarta-feira)9h – Posse do Conselho Estadual de Juventude da BahiaLocal: IAT – Instituto Anísio Teixeira – Centro Administrativo da Bahia
12h – Almoço
14h – Conferência "Juventude e Políticas Públicas"Beto Cury – Secretário Nacional de JuventudeAlejo Ramirez – Organização Ibero Americana de Juventude (OIJ)Rodrigo Abel – Superintendente de Políticas de Juventude do governo do Estado do Rio de JaneiroManuela D´ávila – Deputada Federal (PCdoB/RS)Marcelo Brito – Gavião (UJS / CONJUVE)Roberto Tross – Coordenador Especiald e Juventude do governo do estado de Minas GeraisHenrique Carballal – vereador de Salvador (PT)Local: Espaço da 6ª Bienal da UNE
20h – Atividade Cultural da 6ª Bienal de Arte e Cultura da UNE
22/01 (quinta-feira)
9h – Mesa "Balanço e Perspectivas das Políticas Públicas de Juventude no Brasil"- Danilo Moreira – Pesidente do Conselho Nacional de Juventude/Secretário Adjunto da SNJ- Josbertini Clementino – Secretário de Juventude/Prefeitura de Maracanaú (CE)- Éden Valadares – Coordenador de Juventude do Governo do Estado da Bahia- Luciana Martinelli – Conselho Nacional de Juventude/AracatiLocal: Espaço Cuca – Espaço Diversidades
12h- Almoço
14h – Mesa "Juventude e Participação"- Mirian Abramoway – Pesquisadora*- Paulo Henrique Lustosa – Deputado Federal (PMDB/CE)/Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude*- Gabriel Medina – FMMOJ- Lúcia Stumpf - Presidente da UNE- Juremar Oliveira – Presdidente do Conselho Estadual de Juventude da Bahia
17h – Encerramento e aprovação da "Carta Aberta do 3º Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis"Local: Espaço Cuca – Espaço Mestre Pastinha (Espaço Mestre Pastinha)
20h – Atividade Cultural da 6ª Bienal de Arte e Cultura da UNE
Circuito de Museus
Da Redação

domingo, 18 de janeiro de 2009

BICICLETAS, PASSEIO JABUTIS, 18.01.2009

O jabutis deste domingo, 18.01.2009, foi de pequeno tempo e extensão mas muito proveitoso; principalmente pelo primeiro contato feito com mais uma dupla de futuros pedalantes: Eduardo Luedy, que já pedala , e seu filho Gustavo que muito promete.

Na minha saida de casa, fui surprrendido pela presença do grande Tio Lu que, junto comigo e Diógenes, seguimos para o Farol da Barra onde cobinamos encontrar com Eduardo e Gustavo, respectivamente, pai e filho, para um pedal básico. Queriamos ver como os dois se comportavam no transito. Chegamos ao Farol antes das oito trinta e ficamos pedalando pela região do Farol e Porto da Barra. Precisamente, às 8.30, estávamos no Farol como garantido em nosso site. Como o Eduardo não estava, seguimos em direção ao Rio Vermelho. Tio Lu já no Farol, recebeu um telefonema de Lazaro que informava que o seu grupo estava subindo a Contorno, ou Ladeira da Montanha, instigando o Tio Lu a ir ao seu encontro, o que foi feito. Eu e Diógenes nos dirigimos ao Rio Vermelho. Ao retornarmos, em frente ao Salvador Práia Hotel, mesmo ainda não os conhecendo, percebemos que a dupla que passva por nos, no outro lado da pista, era Eduardo /Gustavo que, também pelos nossos sinais, nos reconheceu.
Diogenes encerrou ali o seu pedal,seguindo para sua casa. Segui, então , com Eduardo e Gustavo para o Farol onde encontramos o Lázaro e sua equipe . Eu Gustavo e Eduardo seguimos oe pedalantes do Naturabikeação. Porém, nas imediações do Cristo, percebi que seria impossivel para o Gustavo seguir em frente . O próprio, após uma pequena parada, afirmou que queria ir para casa.
Despedi-me deles ,fazendo-os cientes de que: o nosso encontro foi importante para nos conheceremos; para prometer-lhs um Jabuti para o centro em uma outra oportunidade.O Eduardo já pedala pelas nossas ruas, mas pretende agregar-se aos grupos.
Registrei aqui estes fatos para dizer que , com certeza, temos mais duas pessoas educadas, típicos jabutis que, se continuarem, com certeza enriquecerão muito os nossos pedais.

Despedi-me deles e segui em busca do Lázaro . Fui até Amaralinha. Não os encontrando, preferi retornar porque, mesmo se os encontrass eu não iria além da Pituba , conforme deixamos clara nossa intenção.

Foi , assim, muito proveitoso, apesar de pequeno, o Jabuti de hoje. De todo jeito, pedalei das 8 às 11 horas entre Ondina, Farol, Porto e Rio Vermelho.

Muito amável o encontro que tivemos, no inicio do passeio, com a equipe do "Rua de Lazer," no Farol da Barra, onde "trocamos figurinhas", para futuras parcerias e agregações dos nossos movimentos em favor das bikes nas ruas. Aproveitou o tio Lu a oportunidade para sugerir cursos de primeiros socorros na Rua de Lazer. Muito obrigado ao pessoal da Rua de Lazer pela atenção. Voltaremos lá.

Meu pedal de hoje não teve fotos.

Mas vejam fotos dos nossos passeios em galeria de fotos do muraldebugarin.com

valcibarretoadv@yahoo.com.br