============================================================================
JABUTIS VAGAROSOS DE 13.12.2008.Ver Editar
O conteúdo Post do blog foi atualizado.
sab, 13/12/2008 - 23:35 — valci barreto
Valci Barreto
Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Mais uma vez o Jabutis Vagarosos improvisou tudo, excetuando a precisão do local e horário de saída. Marcado com a pontualidade britânica para saída do Largo da Graça, às 15 .30 eu estava lá, rodando pela região. Faltando mais ou menos 15 para as 16 , dirigia-me para a Banca de Revista , junto da sinaleira, quando vem de lá, toda elétrica, de carro , conduzindo a sua bicicleta, a querida Elena Orge , cuja presença , antes, estava descartada. Disse ela que não agüentou : cancelou alguma programação para participar deste nosso Jabuti de hoje.
Faltando 10 para as 16, aparece Rose, como sempre espalhando bom humor e muita conversa por todos os cantos. Dezesseis horas, pontualmente, nos dirigimos para o centro da cidade, arriscando encontrar Eraldo, na Erva Ciclo, para colocar o bagageiro na bike de Rose. Mas já estava fechado. Atravessamos o Largo Dois de Julho, cheio de gente comendo, bebendo, festejando um fim de tarde de Sábado.
Percorremos a Av. Sete de Setembro, com gente e carro que que sempre nos lembram as tomadas das ruas da China que estamos acostumados a ver no cinema. Passarmos no Sebo do Daniel, que ostenta em sua banca uma foto que fizemos ali em um dos seus passeios, deixando muito felizes as Jabutis de carteirinha, Rose e Elena. Eu já vira a foto, mas não avisara a nenhuma delas para fazer-lhes a surpresa que hoje aconteceu.
A foto é mostrada orgulhosamente pelo querido Daniel a todos os seus clientes de livros usados, exatamente na Rua da Ajuda, número 3. Seguimos até o Pelourinho, bastante movimentado, com muitos turistas e baianos que participam de várias atividades culturais neste período de Natal, inclusive teatro com motivos cristãos, natalinos.
Fui mostrar para as jabuticas a minha recente descoberta no Pelourinho: a padaria PÃO DO PELÕ, que fica em um cantinho escondido, na esquina da Rua Gregório de Matos, bem próximo do prédio onde atualmente funciona a Fundação Cultural do Estado da Bahia, nas proximidades da séde de ensaios do Olodum, em frente ao CINE XII, próximo ao Teatro XVIII.
O Pão do Pelô é um pequeno espaço, mas com um grandioso atendimento realizado por funcionários e proprietários que deve fazer palestras ensinando como atender bem. Passei a freqüentá-la após a mudança da Fundação Cultural para o Pelourinho. Eu e meus colegas nos apaixonamos pelo local. Queijadas, biscoitos, pães comuns e com os mais variados recheios de chocolates, cerejas, doces de vários tipos que tem feito a alegria dos novos vizinhos, funcionários da FUNCEB. Tudo é feito ali mesmo mesmo, pelos familiares e funcionários. Quem gostar de leitura, dê um passeio por Proust. No Pão do Pelô pode estar a sua madaleine. A queijadinha da minha infancia está ali. Pena que com menos côco...Mas adorei; e tem sido minha preferência.
Apesar de nenhum de nós estarmos com fome, pedimos algo para experimentar: pão de milho com queijo, para Elena e queijada, lembranças da minha infância, para mim e para Rose . Serviu a paradinha também para conversas sobre nossos futuros jabutis e programação para o pedal que faremos em final deste mês para o Vale do Jequiriçá, idéia genial do “bonitão do dique”,George Argolo.
Vale a pena sentar e fazer uma merenda no PÃO DO PELÔ, que funciona de domingo a domingo. Não fecha um dia sequer nem mesmo na sexta feira santa. Será , com certeza, um dos meus pontos preferidos do Pelô e parada dos Jabutis quando por ali passar.
Deixamos o Pão do Pelô e nos dirigimos para a SORVETERIA LAPORTE. Estômago cheio, fomos apenas visitar LIDIANE, uma das proprietários que, como sempre nos atendeu com a alegria e simpatia incomum e foi logo nos avisando: sua filha(Luciana) e seu genro estiveram aqui. Já trouxeram toda a família : sogro, sogra, amigos, só não trouxeram ainda o E já trouxeram mais pessoas. Só não trouxeram Juliana e o Miguel(gato de Luciana) É assim a SORVETARIA LA PORTE: não há quem não se apaixone pelo sorvete e pela simpatia do atendimento.
Desta vez, por conta do Pão do Pelô, não tomamos sorvete. Mas pedimos um cafezinho, até mesmo para fazermos de cnta que estávamos em Pariz. Coincientemente, ao nosso lado, estava um fotógrafo , com jeito de profissional de grande currículo e uma moça que, magrinha , elegante, tipo intelectual, escritora ou jornalsita, que fazia leitura , com a paciência de quem tem mais idade e está setada em algum café da Cidade Luz. Como vêm, tudo era Paris, transportada para o Pelô, sem o frio de lá e a pobreza daqui.
Deixando para traz o Laporte, após as fotos , despedidas, turistas, e a bela iluminação da Catedral , voltamos para nossas casas, prontinhos para mais um Jabuti amanhã domingo, que, de certo, apenas o horário e local de saída: frente do Bom Preço, ao lado do Shopping Barra e da ciclovia da Centenário, 8.30 da manhã.
No retorno , na esquina do Largo Dois Julho com a Carlos Gomes, fomos saudados por um dos nossos queridos componentes do Jarraw! Abração meus amigos!
Itana,volte logo!
======
As fotos estarão postadas em “galeria de fotos” do muraldebugarin.com
FAÇAM O QUE MANDA O BUGA: DEIXE SEU CARRO EM CASA E VÁ DE BIKE!
PARTICIPE, NESTE DOMINGO, DA FEIJOADA DA LAJE DO JUNIOR, PIRATAS DE BIKE. Veja nota no muraldebugarin.com
Valcibarretoadv@yahoo.com.br
PARABENS O MURALDEBUGARIN.COM PELO NOVO FORMATO.
VISTIEM O
Bikebook.com.br
E muraldebugarin.com