sábado, 13 de dezembro de 2008

I Festival de Capoeira de Amargosa - fotos

Prof. Passarinho (de frente, no centro)










Amigos, aqui vão algumas fotos do I Festival de Capoeira de Amargosa, promovido pela Associação de Capoeira Lei Áurea no final de semana passado, sob o comando do Mestre Beto Mansinho, natural daquela cidade e radicado em Salvador desde 1980.
Mansinho iniciou seu aprendizado e "formou-se" na capoeira no Forte de Santo Antônio Além do Carmo (hoje chamado de Forte da Capoeira por abrigar uma ong com este nome) com o Mestre João Pequeno de Pastinha, que ainda é vivo e joga capoeira angola. Ele (Beto Mansinho) orienta na capoeira vários professores em Salvador, Amargosa, Milagres e Santo Antônio de Jesus. Além dos discípulos que estão fora do Estado ou do país: Riko, por exemplo, está na Rússia (Moscou), há alguns dias, em sua segunda temporada naquele país, entre outros.
João Pequeno é um dos últimos capoeiristas "daquele tempo", de quando não havia academia, capoeirista era perseguido e mal visto, tendo que suportar discriminação pesada para provar seu valor e idoneidade, sem deixar de lado a malícia das ruas e da sobrevivência na lei do mais forte - ou do mais habilidoso.
Hoje os tempos são outros e a Capoeira modificou-se, transformou-se e foi elevada ao patamar de Patrimônio Cultural Brasileiro.
Axé!!
Mestre Cebolinha, de Salvador, ministrando oficina de berimbau em Amargosa
Quem puder deve ajudar e ainda fazer pedal e festa!

Forte abraço turma do piratas. Sem garatir, farei de tudo para, pelo menos visitá-los.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

===================================
Prezados,

Peço humildemente aqueles que puderem ou até mesmo pedisse aos amigos uma força(braçal), pois no domingo próximo 13/12/2008 a partir das 06:00 da manhã. Estarei batendo minha laje e preciso da ajuda dos amigos, para que, juntos erguêssemos essa laje e ao final comemorarmos com uma bela feijoada e cerveja geladíssima.

Agradeço desde já a compreensão e colaboração.

Telefone: 8707-6132
End.: Rua Valerio Silva, 99 - Barros Reis
Ponto de Referência: Entrada que fica em frente ao Alto Shopping da Rótula do Abacaxi. A rua fica entre uma borracharia e uma sapataria. 1 rua sentindo Rótula do Abacaxi - 7 portas. Na entrada tem um conteiner amarelo.

Campos Júnior
==============================================================

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

FEIRA DE ARTESANATO NO TRT, 12.12.2008=JABUTIS NO PÃO DO PELÕ



============================================================================


JABUTIS VAGAROSOS DE 13.12.2008.Ver Editar
O conteúdo Post do blog foi atualizado.
sab, 13/12/2008 - 23:35 — valci barreto
Valci Barreto
Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br

Mais uma vez o Jabutis Vagarosos improvisou tudo, excetuando a precisão do local e horário de saída. Marcado com a pontualidade britânica para saída do Largo da Graça, às 15 .30 eu estava lá, rodando pela região. Faltando mais ou menos 15 para as 16 , dirigia-me para a Banca de Revista , junto da sinaleira, quando vem de lá, toda elétrica, de carro , conduzindo a sua bicicleta, a querida Elena Orge , cuja presença , antes, estava descartada. Disse ela que não agüentou : cancelou alguma programação para participar deste nosso Jabuti de hoje.
Faltando 10 para as 16, aparece Rose, como sempre espalhando bom humor e muita conversa por todos os cantos. Dezesseis horas, pontualmente, nos dirigimos para o centro da cidade, arriscando encontrar Eraldo, na Erva Ciclo, para colocar o bagageiro na bike de Rose. Mas já estava fechado. Atravessamos o Largo Dois de Julho, cheio de gente comendo, bebendo, festejando um fim de tarde de Sábado.

Percorremos a Av. Sete de Setembro, com gente e carro que que sempre nos lembram as tomadas das ruas da China que estamos acostumados a ver no cinema. Passarmos no Sebo do Daniel, que ostenta em sua banca uma foto que fizemos ali em um dos seus passeios, deixando muito felizes as Jabutis de carteirinha, Rose e Elena. Eu já vira a foto, mas não avisara a nenhuma delas para fazer-lhes a surpresa que hoje aconteceu.

A foto é mostrada orgulhosamente pelo querido Daniel a todos os seus clientes de livros usados, exatamente na Rua da Ajuda, número 3. Seguimos até o Pelourinho, bastante movimentado, com muitos turistas e baianos que participam de várias atividades culturais neste período de Natal, inclusive teatro com motivos cristãos, natalinos.

Fui mostrar para as jabuticas a minha recente descoberta no Pelourinho: a padaria PÃO DO PELÕ, que fica em um cantinho escondido, na esquina da Rua Gregório de Matos, bem próximo do prédio onde atualmente funciona a Fundação Cultural do Estado da Bahia, nas proximidades da séde de ensaios do Olodum, em frente ao CINE XII, próximo ao Teatro XVIII.

O Pão do Pelô é um pequeno espaço, mas com um grandioso atendimento realizado por funcionários e proprietários que deve fazer palestras ensinando como atender bem. Passei a freqüentá-la após a mudança da Fundação Cultural para o Pelourinho. Eu e meus colegas nos apaixonamos pelo local. Queijadas, biscoitos, pães comuns e com os mais variados recheios de chocolates, cerejas, doces de vários tipos que tem feito a alegria dos novos vizinhos, funcionários da FUNCEB. Tudo é feito ali mesmo mesmo, pelos familiares e funcionários. Quem gostar de leitura, dê um passeio por Proust. No Pão do Pelô pode estar a sua madaleine. A queijadinha da minha infancia está ali. Pena que com menos côco...Mas adorei; e tem sido minha preferência.

Apesar de nenhum de nós estarmos com fome, pedimos algo para experimentar: pão de milho com queijo, para Elena e queijada, lembranças da minha infância, para mim e para Rose . Serviu a paradinha também para conversas sobre nossos futuros jabutis e programação para o pedal que faremos em final deste mês para o Vale do Jequiriçá, idéia genial do “bonitão do dique”,George Argolo.

Vale a pena sentar e fazer uma merenda no PÃO DO PELÔ, que funciona de domingo a domingo. Não fecha um dia sequer nem mesmo na sexta feira santa. Será , com certeza, um dos meus pontos preferidos do Pelô e parada dos Jabutis quando por ali passar.

Deixamos o Pão do Pelô e nos dirigimos para a SORVETERIA LAPORTE. Estômago cheio, fomos apenas visitar LIDIANE, uma das proprietários que, como sempre nos atendeu com a alegria e simpatia incomum e foi logo nos avisando: sua filha(Luciana) e seu genro estiveram aqui. Já trouxeram toda a família : sogro, sogra, amigos, só não trouxeram ainda o E já trouxeram mais pessoas. Só não trouxeram Juliana e o Miguel(gato de Luciana) É assim a SORVETARIA LA PORTE: não há quem não se apaixone pelo sorvete e pela simpatia do atendimento.

Desta vez, por conta do Pão do Pelô, não tomamos sorvete. Mas pedimos um cafezinho, até mesmo para fazermos de cnta que estávamos em Pariz. Coincientemente, ao nosso lado, estava um fotógrafo , com jeito de profissional de grande currículo e uma moça que, magrinha , elegante, tipo intelectual, escritora ou jornalsita, que fazia leitura , com a paciência de quem tem mais idade e está setada em algum café da Cidade Luz. Como vêm, tudo era Paris, transportada para o Pelô, sem o frio de lá e a pobreza daqui.

Deixando para traz o Laporte, após as fotos , despedidas, turistas, e a bela iluminação da Catedral , voltamos para nossas casas, prontinhos para mais um Jabuti amanhã domingo, que, de certo, apenas o horário e local de saída: frente do Bom Preço, ao lado do Shopping Barra e da ciclovia da Centenário, 8.30 da manhã.

No retorno , na esquina do Largo Dois Julho com a Carlos Gomes, fomos saudados por um dos nossos queridos componentes do Jarraw! Abração meus amigos!

Itana,volte logo!
======
As fotos estarão postadas em “galeria de fotos” do muraldebugarin.com

FAÇAM O QUE MANDA O BUGA: DEIXE SEU CARRO EM CASA E VÁ DE BIKE!

PARTICIPE, NESTE DOMINGO, DA FEIJOADA DA LAJE DO JUNIOR, PIRATAS DE BIKE. Veja nota no muraldebugarin.com
Valcibarretoadv@yahoo.com.br

PARABENS O MURALDEBUGARIN.COM PELO NOVO FORMATO.
VISTIEM O
Bikebook.com.br
E muraldebugarin.com


Valci Barreto, editor do bikebook.com.br, juntamente com o pareceiro de site e de pedal George Argolo, pedlará 165 quilômetros pelo Vale do Jequiriça, de Amargosa a Jaguaquara, no mesmo roteiro do PROJETOSEMENTE.COM.BR. Estão decidindo se acompanham a dupla: Itana Mangieri, Rosilene Cunha, e Alberto Bugarin, editor do bikebook.com.br

valcibarretoadv@yahoo.com.br
=================================================================

ARTESANATO NO TRT-COMÉRCIO.

No dia 12.12.2008 foi realizada, no Prédio do TRT, no Comércio, uma feira de artesanato onde foram expostos objetos de madeira, barro, brincos, bracelestes, caixinhas de madeira, bonecas, bolsas , cestas ,e muitos outros itens.

Algumas fotos do evento estão postadas neste site. Outras estão no muraldebugarin.com, em

"galeria de fotos".

Vejam programações postadas neste site, clicando abaixo em "postagens mais antigas". Cliquem nas fotos para ampliá-las.Vejam postagens culuturais de SERGIO BEZERRA.

valcibarretoadv@yahoo.com.br
=============================================================
 
Posted by Picasa
 
 
 
 
Posted by Picasa

GEORGE ARGOLO NOVA AVENTURA

 
 
 

Com seu Notebook,e sediado no "Casarão da Castro Neves", George Argolo elabora "com acuidade " o trajeto da nova aventura ciclistica que fará no final de 2008, juntamento com se parceiro Jabuti, Valci Barreto. Na parade do casarão, a classica foto, do seu parceiro Alexandre Machado, registro do pedal de 800 km que realizou na Estrada Real. O do Vale será de apenas 165 km .

A dupla Valci George fará o trajeto em que é realizado o PROJETO SEMENTE.(vejam site projetosemente.com.br)
Há possibilidades de outros cicistas aderirem ao projeto.
========================================================================================
Posted by Picasa

LUIZ MATOS (CACAU)

 

Luiz Matos(Cacau), mandando um sorriso para suas irmãs que moram na França.

valcibarretoadv@yahoo.com.br
=========================================================
Posted by Picasa

ABERTAS INSCRIÇÕES DO FESTIVAL IPITANGA DE TEATRO 2009




REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO DISPONÍVEIS NOS SITES: http://www.vilasmagazine.com.br/ http://www.portalvilas.com.br/


REALIZAÇÃO: SOCIEDADE CULTURAL TÁVOLA


Maiores Informações através dos e-mails:




ou


tavolacultural@hotmail.com

Agenda Cultural da FUNCEB - clique AQUI para baixar o arquivo


Programação cultural de Salvador para o mês de dezembro/2008.
.
.
Se desejar a Programação do Pelourinho Cultural, clique aqui: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/agendacultural/2008/12_dezembro/pdf/pdf_pelo_mes.pdf
divirtam-se!

Concerto de órgão na Catedral Basílica - GRATUITO



clique na imagem para ampliar!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

http://www.projetosemente.com.br/agenda.htm

RECOMENDAMOS UMA VISITA AO SITE ACIMA.

Valci Barreto, George Argolo e mais alguem que se habilitar, segundo criterios que postaremos no muraldebugarin.com. Vamos fazer o percurso indicado pelo projeto semente, mas de bicicleta.

postaremos as informaçoes no muraldebugarin.com
===================================================================================

ARTES, TRABALHOS EM TOALHAS



Andréa é minha colega da Fetag/BA
Abraço,
Simone


--------------------------------------------------------------------------------

Oi, gente!

Estou enviando algumas fotos das toalhas que minha mãe faz para vcs divulgarem, se possivel, para o maior numero de pessoas q puderem. Ela aceita encomendas tb com as cores e modelos q a pessoa preferir. Olha so, as pequenas, mais simples, custam 10,00. As pequenas, de lavabo, aveludadas custam 12,00. O conjunto de duas pequenas com a embalagem custa 21,00 e das aveludadas 25,00. Fica legal p presente, pois custa só 1,00 a embalagem. Tem toalhas de rosto e mãos por 20,00. Nao sao tao pequenas. E os conjuntos, com toalha grande e de rosto e mãos fica por 60,00. Por incrivel q pareça eh o q mais sai. Dependendo da quantidade tb a gente pode dar um desconto.

Bjs, Andréa.dea.castro@click21.com.br71-8194-0295

=======================================


Choro pede passagem e toma conta do Pelourinho

Choro pede passagem e toma conta do Pelourinho

Uma festa para celebrar a importância do chorinho em nossa terra. Esta é a proposta do programa Encontro com Chorinho que irá ao ar na próxima sexta-feira (12/12), ao vivo, direto da Praça Tereza Batista. Aula espetáculo de pandeiro com o mestre Cacau do Pandeiro e roda de choro com a participação de Luiz Caldas e Fred Dantas são algumas das atrações que o programa trará para a festa. O evento cumpre a quarta edição do projeto Educadora FM no Pelô – Se é Bom a Gente Toca que até fevereiro levará para a Praça alguns de seus programas.
A festa começa a partir das 19h com o Mestre Cacau do Pandeiro fazendo uma aula-espetáculo. Às 20h um grupo formado por Juvino Alves, coordenador e curador do evento, na clarineta, Milton Candeias no violão 7 cordas, Leonardo Barros Reis no violão 6 cordas, Messias Britto no cavaquinho e Cacau do Pandeiro, que serão os anfitriões acompanhando os convidados especiais do programa numa grande roda de choro com a participação do Grupo Mandaia, e Fred Menendez. Luiz Caldas marca presença tocando em homenagem ao grupo Os Ingênuos, difusores do choro na Bahia. Às 21h entra ao vivo o programa Encontro com Chorinho com muita música, claro, entrevista, bate-papo e uma homenagem especial aos 35 anos do grupo Os Ingênuos. Os amantes do chorinho que comparecerem à Praça ainda poderão comprar CD's, DVD's e raridades no estande da Pérola Negra.

Apresentado pelo radialista e pesquisador Perfilino Neto, o Encontro com Chorinho está no ar há 18 anos pela Educadora FM. Mas, desde 1970 o pesquisador tem a responsabilidade de divulgar o gênero através das ondas do rádio. Exatamente neste ano ele passou a apresentar o programa Em Tempo de Choro, pela rádio Cultura AM. Em 1984, já na Educadora FM, Perfilino leva ao ar, todos os dias, às seis da manhã, o Chorinho e Chorões que em 1990 recebe o nome e o formato que conhecemos hoje.

Não é exagero dizer que a história de Perfilino e seus programas estão intimamente ligados à história do choro no estado. "Foi no Em Tempo de Choro que apresentei o primeiro grupo deste gênero musical na Bahia. Tocava-se choro, claro, mas Os Ingênuos foram os primeiros a dedicar-se com exclusividade", conta o radialista.

ASCOM IRDEB
71 3116 7359

71 3116 7443

ascom@irdeb.ba.gov.br

assessoriairdeb@gmail.com

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ROSANA DESCOBRE NOSSOS PASSEIOS CICLISTÍCOS



Acostumada a ir de bicicleta para escola e afazres na Europa, onde estudou e morou, Rosana não acreditava ser possivel pedalar pelas ruas de Salvador. Estimulada pela mãe Elena Orge, que começou e não parou mais, descobriu que é possivel pedalar em Salvador. Pelo menos junto aos grupos organizados.

O ciclismo baiano comemora o ingresso de Rosana em nossos pedais. SEu batizado foi no PEDAL DA ASBEB do dia 07.12.2008
======================

vejam matérias e fotos de publicações anteriors no link "postagens mais antigas" na parte inferior desta pagina.


================================================

ELENA ORGE, MAE DE ROSANA, FEZ ESTE COMENTARIO EXALTANDO O PEDAL DA ASBEB E OS GENTIS APOIADORES.


Muito obrigado pela nossa parte Elena.

"Comentários de Elena:


"Meu Querido Mentor,

Pode orgulhar-se da sua pupila: consegui chegar à Ribeira, “morta” mas feliz!

Nunca vou esquecer a descida pelo túnel, naquela escuridão, ouvindo os apitos dos nossos valorosos batedores. Como dizem os jovens, foi pura adrenalina! Eu como os demais a dar gritos, sim, mas de alegria! Zana (minha filha Rosana) me disse que também ela gritou, que há tempo não se divertia assim! Ela falou: “mãe, até parece como quando eu era criança!” E era isso mesmo: parecíamos todos crianças! Acho que a última vez que me diverti assim foi na montanha russa, e faz tempo!!

Ah, tive o prazer de conhecer o famoso Tio Lu que só conhecia através dos sites! Olha, Valci, sua pupila foi super bem cuidada! Tio Lu me orientou o trajeto todo, até a Ribeira! Ele e outro rapaz que esqueci o nome. Eu só ouvia, a todo instante: “cadê Elena?”

Olhe, Valci, os batedores são uns verdadeiros anjos da guarda. Incrível como eles percebem tudo! Na menor dificuldade, já estão eles ali para ajudar. E se alguém faz alguma coisa errada, prontamente advertem o infrator! Vi um casal sendo alertado que não poderiam pedalar em cima do passeio.

Antes de chegarmos a Roma eu já estava muito cansada e tive receio de não conseguir chegar à Ribeira, mas cheguei! E aí, veio a recompensa: o descanso embaixo de uma árvore frondosa, água e, é claro, frutas para as jabutis!

Achei prudente não fazer o trajeto de volta e até pensei em chamar um daqueles taxis que você informou mas esqueci de levar o celular e, assim, não tinha o número. Nem falei nada para Zana para não preocupá-la. Pensei: não vou me precipitar, se eu não estiver em condições de voltar, dá-se um jeito. Mas, após o descanso desfrutando daquela vista maravilhosa e da reconfortante brisa do mar, estava novinha em folha!!

Zana achou uma delícia pedalar na Av. Beiramar e quer voltar lá! Ela falou que eu até me saí bem na volta! Isso até o túnel ... Pois é, meu professor, como eu estava muito cansada por subir o viaduto, não consegui pedalar no túnel. Tive que descer da bicicleta. Pois não é que naquela escuridão tinha alguém de olho em mim? Foi um anjo da guarda chamado Nei. Desceu da bicicleta e veio andando a meu lado. Ao sairmos do túnel, encontramos Zana que me esperava toda preocupada. Eu peguei um táxi, Zana continuou pedalando e Nei foi pedalando com uma mão só e conduzindo com a outra mão a minha bicicleta até o Dique.

Ao chegar no Dique, outro prêmio: descansar à sombra no gramado, água de côco e, como somos realmente jabutis, mais frutas!!

Valci, quero lhe agradecer por tudo isso! Você foi o mentor! Sem você nada disso teria acontecido! Pouquíssimas pessoas teriam a paciência que você teve. Obrigada, de coração!

Como poderia levar a mal os seus conselhos? Graças ao meu personal bike pude realizar a proeza de ontem. Para a maioria das pessoas que ali estavam talvez esse passeio seja de pouca dificuldade mas para mim, representou um grande desafio. E fique tranqüilo que não vou desanimar! Vou comprar os protetores de joelhos e braços pois quero participar de todos os passeios da ASBEB!

Desculpe-me, Valci, por não dar notícias antes mas ontem “apaguei” as 8 horas! Acho que já caí na cama dormindo! Ah, Zana disse que gostou muito de você! Tá vendo? É unanimidade! Ela também quer usar um jabutizinho como amuleto! Tenho que conseguir outro!

Um abraço com muito afeto da jabuti

Elena "

Muito obrigado Elena, por e mail detalharei meus agradecimentos e preocupações, agora afastadas com seu belo comentario,aqui publicado para que mais pessoas venham participar desta grande festa.

Um abraço para voce e toda a sua familia.

valci
===============================================================

COMEMORAÇÃO FORMATURA DA "TURMA LEGAL"






COMEMORAÇÃO FORMATURA.

Valci Barreto

Editor do bikebook.com.br


No dia 08.12.2008O, formados em direito no final da década de 79, início de 1980, pela Universidade Católica do Salvador, denominada TURMA LEGAL, sob o comando dos colegas Gouveia/Almiro, reuniram-se para um congraçamento.

Compõe a turma, pessoas que, já naqueles tempos, se agregavam pelas afinidades intelectuais, morais, opções e jeito de ser, independentemente do ano em que se formaram. Por isto, reúne colegas formados entre os anos de 1978 a 1983, ou anos vizinhos.

Foi escolhido para o evento a bela área de lazer do Quartel de Amaralina, com um delicioso churrasco, servido à vontade. Juizes, advogados, promotores, delegados, operadores do Direito dos mais variados seguimentos jurídicos, libertos das rédeas do formalismo impostas à profissão, cantaram, dançaram, tocaram, formaram corais musicais e contaram as suas histórias, romances, alegres aventuras, vivencias, experiências e, como sempre , as lembranças e saudades , sentimentos sempre presentes nestes congraçamentos.

A forma como se operou a festividade, que substituiu jantares anteriores, foi aplaudida por todos; e deve ser o modelo das futuras comemorações.

A Banda Voa, da qual é componente Gouveia, com sua competência na execução das músicas, elevado grau de simpatia e bom humor, em muito concorreu para a alegria que imperou das 10 às 17 horas daquele dia.

Muitos garantiram que, logo, logo, estarão associados aos passeios ciclísticos ocorrentes em Salvador. Se as promessas se concretizarem teremos em em breve um grande PEDAL JURIDICO, com a Turma Legal, cuja marca mais significativa, além da competência profissional, é alegria, descontração, bom humor e ações sociais.

Voltei para casa muito feliz pelo dia festivo da Turma Legal. Não tenho dúvidas de que todos assim também se sentiram.


No bikebook.com.br, estão algumas fotos do evento. Outras, no muraldebugarin.com.

Valci Barreto

Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
 
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

domingo, 7 de dezembro de 2008

BATIZADO DE ROSANA E ELENA NO PEDAL DA ASBEB

(cliquem nas fotos para ampliá-las). Muitas outras fotos, deste mesmo passeio, serão postadas no muraldebugarin.com , em "galeria de fotos".

Tendo estudado na Europa, pedalado na Alemanha, Paris, Rosana não conhecia nossos pedais. Estimulada pela mãe, nossa querida Jabuti, Elena Jorge,(ao fundo de short preto), ambas foram batizadas no pedal da ASBEB de hoje. Vamos torçer para que não nos deixem nunca!

 
Posted by Picasa