sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SHOPPING BARRA E CICLOVIA DA CENTENÁRIO: DOIS TERMOMETROS DA FALTA DE EDUCAÇÃO.

Mais matérias este site podereão ser vistas clicando em "postagens mais antigas"

valcibarretoadv@yahoo.com.br
Implantada a ciclovia da Avenida Centenário, mal foi inaugurada , muita gente aproveitou e ainda aproveita o espaço para revelar o seu egoísmo, falta de cuidado com o semelhante, educação, e de respeito às sinalizações: O local está com faixas , sinais e desenhos bem visíveis informando: “faixa exclusiva para bicicletas”.Porém, como se elas não existissem, muita gente usa aquele espaço, para caminhadas, cooper e treinamento de corrida de rua. Muitos ciclistas, por sua vez, deixam de pedalar na ciclovia para ocupar os espaços do pedestre.

Infelizmente, há pessoas que só atendem a ordem de policial armado, chicote ou multa alta. Que é isto , gente, vamos nos educar!
=================================================================================
SHOPPING BARRA ,OTIMO LOCAL PARA ESTUDO DE COMPORTAMENTO.

Um local, que não é freqüentado por “baixa renda” , “ pivetes” , perfeito , portanto, para medir a falta de educação da nossa classe média para cima é o elevador do Shopping Barra.
Quem ficar alguns minutos observando o movimento em suas duas portas térreas, de acesso aos elevadores, ficará surpreso com o comportamento grosseiro, arrogante e também cômico de um monte de gente:

Elas apertam o botão como se quisessem furar a parede. Entram apressadas, arrogantes, sem um bom dia para as ascensoristas. Ficam na “tocaia” nas portas; e quando uma delas se abre debandam em sua direção com vontade de passar por cima de todo mundo. A lei do Gerson fica escancarada.

Já vi gente passando por cima de carrinhos de bebê. Uma das vitimas foi a filha de um dos mais famosos artistas da Bahia. Educada, discreta, com movimentos lentos, leves e nobres, tentou e conseguiu proteger a criança, demonstrando, a final , uma reflexão como quem pensou: "dizer o que para estas pessoas?"

Ao passar por ali, observem o movimento naquelas duas entradas. Vocês vão se surpreender!

Sugiro ao SHOPPING BARRA, colocar um banquinho bem em frente daquelas portas, com pelos menos uns 10 assentos, como um excelente local para estudo de comportamento humano e mais um atrativo para o shopping. Não tenho dúvida do sucesso que farão. Com certeza será visitado pelo PROGRAMA DO JÔ.

Que é isto gente, não precisa ir a Paris dos livros , filmes, romances e imaginário popular para aprender lições tão simples, como o respeito a quem chegou antes para aguardar a abertura de uma porta de elevador!...

Imagino o comportamento destas pessoas em outros locais do seu diaa dia...
===================

ELAS PODERIAM NÃO TER NASCIDO, ESMAGADAS POR MAQUINAS NAS PRAIAS.


QUADRICICLOS, TRICICLOS,MOTOS NAS PRAIAS, UMA MALDADE

Há quem goste de barulho,som alto, falta de educação e de respeito às pessoas, animais à vida.

Porém, há aqueles que gostam do silêncio, paz, sossego. Por isto se afastam para locais mais mais distantes dos barulhentos.Como exemplo, na Bahia, as praias de Guarajuba e Práia do Forte,são escolhidas em função da segurança e tranquilidade que antes ofereciam. Mas os barulhentos não dão sossego.

As práias de Guarajuba, só para citar um exemplo, e seus condomínios, de repente passaram a ser invadidas por bugres, motos, quadriciclos e um infernal barulho de som de carro em suas praças e condominios.

Como é sabido,aquelas areias são ambientes escolhidos, há séculos , pelas tatarugas marinhas para reprodução.

É ampla a publicidade e estudos sobre o tema. No entanto, mesmo quem sabe que é a assim, não têm a menor cerimônia para nelas trafegarem com seus bugres,qudricilos, triciclos, cada vez mais barulhentos, maiores, mais velozes, assustadores e arrogantes.

Uma maldade! Insensíveis, ai de quem for ter uma conversa a respeito do tema, com motorista daquelas máquinas.

Por isto, devem os orgãos públicos, tomarem a firme decisão de proibir a prática e punir os teimosos em maltratar, ainda que sem intenção, pessoas e meio ambiente.

Nada contra carro, moto, bugre quadriciclo. O combate deve ser permanente contra a falta de educaçã, contra a perniciosa forma como estes equipamentos são usados: mostrar poder, arrogancia, egoismo, falta de educação e de respeito ao proximo e ao meio ambiente.

Alguma coisa deve ser feita para afastar o mal,notadamente nas praias mais povoadas por gente, animais e que mereçam a proteção ambiental, a exemplo das de Guarajuba e Práia do Forte.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
editor do bikebook.com.br
Olá pessoal!

"Nenhuma circunstância exterior substitui a experiência interna. E é só à luz dos acontecimentos internos que entendo a mim mesmo. São eles que constituem a singularidade de minha vida" (Jung, 1947).

Convido a todos para participarem dessa incrível viagem interna através da percepção junguiana. Dia 16/02/09 iniciaremos a 12ª. Turma do Curso de Extensão em Psicologia Junguiana – em LUANDA- AO!!! Este é um Curso que cada vez mais vem tomando corpo, forma e conquistando a todos e ao mundo!...Venha você também, faça parte dessa turma!

Peço, se possível, que divulguem entre seus amigos angolanos.

Sejam bem-vindos!

Carolina Azevedo e Iurca Couto.
 
Posted by Picasa

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

HISTORIAS EM QUADRINHOS=TEX


"Quem acha que spaghetti-western é só no cinema precisa conhecer um certo cowboy dos quadrinhos. Um dos mais famosos heróis do velho oeste nos gibis, se não o mais famoso de todos, é italiano: Tex Willer.
Criado em 1948 por Giovanni Luigi Bonelli (roteiro) e Aurelio Galleppini (arte), há mais de meio século o destemido Tex cavalga pelas páginas de revistas de todo o mundo encantando gerações de leitores com suas aventuras. A primeira história, publicada em 30 de setembro de 1948, chamava-se O Totem Misterioso e foi um grande sucesso na Itália recém-saída da Segunda Guerra Mundial. No início, Tex era um cowboy solitário, acompanhado somente por seu cavalo, que mais tarde seria batizado de Dinamite. Com o desenrolar da série, foi-se desenvolvendo a personalidade do herói, que ganhou, aos poucos, uma coleção de companheiros, entre eles o índio Jack Tigre, o batedor Kit Carson, e até mesmo um filho, Kit Willer (filho da índia Lírio Branco e neto do chefe navajo Flecha Vermelha).
Aurelio Galleppini, também conhecido como Galep, desenhou Tex durante muitos anos. Com o sucesso e o aumento da produção, entraram em campo como assistentes Virgilio Muzzi, Francesco Gamba, Mario Uggeri, Guido Zamperoni e Lino Jeva. Na década de sessenta, vários novos desenhistas passam a assinar a série, como Jesus Blasco, Ferdinando Fusco e Claudio Villa, entre outros. Garantindo uma unidade visual, estavam sempre presentes os roteiros de Bonelli, com decupagens cinematográficas e uma narrativa com ritmo todo próprio.
Tex Willer é um herói clássico, mais clássico até que muitos cowboys do cinema norte-americano. De caráter imaculado, luta sempre pelo que é "certo", independente de recompensas ou outros interesses pessoais. Com muitos amigos índios e um filho mestiço, não discrimina as pessoas por sua raça ou origem. Mesmo às acusações de machismo, Tex tem um álibi perfeito: é simplesmente um cavalheiro à moda antiga.
Tex Willer e seus amigos enfrentaram muitos ladrões de cavalos e de bancos, lutaram contra a exploração do homem branco sobre o povo indígena, e destruiram muitos planos de barões do gado querendo enriquecer à custa alheia. Mas grandes heróis precisam de grandes vilões, e a série Tex teve o seu na figura do mago Mefisto. No que parecia ser um choque de gêneros, o grande inimigo do cowboy era um mestre do sobrenatural. Graças à habilidade de Bonelli, porém, os roteiros não pareciam forçados, nem mesmo quando Mefisto passou o cargo de vilão-mor para seu filho Yama, outro bruxo.
No Brasil, Tex teve estréia na década de cinqüenta na revista Júnior, da Rio Gráfica Editora. Em 1970, a série foi relançada pela Editora Vecchi em revista própria, com a história O Signo da Serpente na edição inaugural (e um arco e flecha de brinquedo como brinde). Durante muitos anos, Tex foi um grande sucesso de vendas, mas em 1983 a editora, com sérios problemas financeiros, fechou as portas. No mesmo ano, a Rio Gráfica, agora com o nome de Editora Globo, retomou o título, e publicou o personagem no Brasil até 1998, em séries e edições especiais. Depois disso, os direitos de Tex passaram para a Mythos Editora."

=Não jogue livros nem revistas usadas no lixo. Faça doações. Veja onde no site bikebook.com.br

valcibarretoadv@yahoo.com.br
========================================================

PEDAL DA ASBEB, TODO PRIMEIRO DOMINGO DO MES.



Todo primeiro domingo do mes, em Salvador, acontece um grande passeio ciclistico. Mais de mil pessoas saem pedalando pelas ruas de Salvador. O ciclista pode ir com qualquer biciceta, desde rode. O passeio é gratuito. Os organizadores pedem coaboração em alimentos nao perecíveis que são entregues, no proprio passeio a entidade carente.
Recomenda-se o uso de luva e capacete.

saida nove da manha, da fonte nova, dique do tororó.

O passeio é uma festa!

veja fotos no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos". Faça como o genio da física: dê uma pedaalada...
========================================

UM SANTO GUERREIRO CHAMADO BARACK OBAMA

Nivaldo Pereira

O Presidente dos E.E.U. U BARACK HUSSEIN OBAMA, conseguiu um feito ao meu ver de muita importância para a família negra e para o povo negro deste planeta. Filho de mãe branca e pai negro, queniano; avôs maternos brancos conseguem um feito de ter se casado com uma senhora negra e vai mostrar para o mundo a família negra dentro da casa branca, que poderia ser casa negra.
Muitas críticas ele recebeu por ter sido fruto de uma relação de etnia diferente feitas pelos negros (as) americanos e por que não dizer de outras partes do mundo. No entanto é um homem de coragem, construiu uma família negra e deu esse presente para o mundo, no sentido que todos aqueles (as) que pensavam que no recinto poderoso jamais chegaria um grupo negro.
Talvez alguns negros radicais ou regras não tivessem essa mesma sorte, tivessem lá com uma mulher branca ou um homem branco.
Mas o que me levou a escrever este ensaio na realidade foi eu achar que o Presidente dos estados unidos da América é de ogum. Pois a vitória da sua eleição se deu numa terça-feira e sua posse também coincidentemente aconteceu numa terça-feira Claro que eu não sei se a cultura dele faz parte desse universo espiritual ou outra força que os mais entendidos denominam de força da natureza.
Entretanto, para a nossa realidade, eu posso dizer que Ogum e Oxossi estão no comando já que lhe deu força necessária para a sua vitória e dará para mandato já que a posse também caiu numa terça-feira.
Digo isso porque Ogum é o desbravador. Entre os Orixás da floresta, Ogum é pioneiro: o primeiro e maior entre todos os caçadores, o Orixá que abre os caminhos que conduze a humanidade ao progresso.
O Presidente Barack Obama tem perfis semelhantes á Ogum, pois é o Orixá do avanço, da vanguarda. O perfil do Presidente Barack Obama que jamais desiste de uma batalha sem antes atingir seus objetivos tem haver com o de Ogum que é o Orixá que insiste onde outro desiste, por isso seu nome tornou-se sinônimo de guerra e vitória. Pois espero que as suas propostas de liberdade, solidariedade e tolerância sejam prova desse seu perfil com o Orixá mencionado, mesmo sem saber qual é o seu Universo de crenças. E é bem possível que talvez não tenha no seu universo de conhecimento a figura desse Orixá.

NIVALDO PEREIRA
ADVOGADO, Pós Graduado em Direitos Humanos pelo Ministério Público do Estado da Bahia e Faculdade 2 de Julho, Pós Graduado em Direito Constitucional para os Afro Descendentes pela Uneb e Pós Graduado em História e Cultura Afro Brasileira e Africana pela Faculdade Visconde de Cairú, Participante e Testemunha Ocular da Luta do Calabar e um dos Fundadores da ANAAD – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ADVOGADOS (AS) AFRO DESCENDENTES, EX- VICE PRESIDENTE DO CDCN – CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE DO ESTADO DA BAHIA, MEMBRO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS, MEMBRO DA COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DO OBA/BA. – MEMBRO DO DISQUE RACISMO E MEMRO DO INSTITUTO NÉLSON MANDELA, EX-MEMBRO DA COMISSÃO DE DIREITO E PROTEÇÃO DOS AFROS DESCENDENTES DA OAB/BA.
SALVADOR, 29 DE JANEIFRO DE 2009.

Mostra Clássicos do cinema dos anos 20 - GRATUITA

Três clássicos do cinema da década de 1920 voltam a cartaz de 23 a 29 de janeiro. Da produção alemã, com o expressionista "Gabinete das Figuras de Cera" e o inesquecível "Anjo Azul", com Marlene Dietrich; ao gênio da comédia norte-americana, Buster Keaton, no raro "Herói do Rio". A pequena mostra percorre gêneros e personalidades das primeiras décadas do cinema.

Programação:
O Gabinete das Figuras de Cera (Das Wachsfigurenkabinett, Alemanha, 1923) - Às 15h Direção: Paul Leni Elenco: Emil Jannings, Conrad Veidt, Werner Krauss e William Dieterle Duração: 83 min. Sinopse: Realizado no auge do Expressionismo Alemão, O Gabinete das Figuras de Cera apresenta três episódios entrelaçados contados por um jovem poeta que foi contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos: o califa Haron al-Haschid; Ivã, o Terrível; e Jack, o Estripador.

O Herói do Rio (Steamboat Bill, Jr., Estados Unidos, 1928) - Às 17h30 Direção: Buster KeatonElenco: Buster Keaton e Tom Maguire Duração: 72 min. Censura: Livre
Sinopse: O pai de Bill Junior, um marinheiro alto e robusto, trabalha numa barcaça comercial antiga que ainda funciona muito bem, mas é obrigado a competir com um ricaço que adquire um esplêndido e novíssimo barco. Bill tem esperanças de afrontar seu forte oponente com seu filho, que não via desde pequeno, imaginando-o alto e forte, se enquadrando perfeitamente ao papel que tem que desempenhar. Porém, Bill Junior tem pouca estatura e simplesmente é mestre em todos os tipos de tropeços e tombos. Entretanto, no final, transforma-se num herói e salvador.

O Anjo Azul (Der Blaue Engel, Alemanha, 1929) - Às 20h Direção: Josef Von Sternberg Elenco: Emil Jannings, Marlene Dietrich, Kurt Gerron, Rose Valetti e Hans Albers Duração: 94 min. Censura: Livre Sinopse: Immanuel Rath é professor de literatura inglesa num colégio, onde é respeitado e temido pelos alunos. Um homem sério e turrão, porém sexual e emocionalmente reprimido. Certo dia, descobre que seus alunos estão fascinados por Lola, uma cantora do cabaré "Der Blauer Engel". Ele decide visitar a boate para surpreender seus pupilos na farra. Ao sentar-se à mesa e pedir uma bebida, se vê envolvido pela atmosfera e por Lola. Começa então a sua decadência.

ENDEREÇO:
Rua General Labatut, 27, subsolo da Biblioteca Central - Barris. Tel: Tel: (71)3116-8100.
Flmes Legendados
Mostra de Filmes 15:00; 17:30; 20:00
Endereços na internet :
Site :
http://www.dimas.ba.gov.br/
E-mail : dimas@funceb.ba.gov.br

Valor do ingresso :
Entrada Franca.

Exposição "Água Grande" no Armazém 1 da CODEBA


A exposição do artista, Água Grande, foi prorrogada até o dia 15 de fevereiro. A mostra está em cartaz no Armazém 1 da Codeba, no Comércio (próximo ao Mercado Modelo) e pode ser vista diariamente, das 10h às 12h.

As 40 esculturas apresentadas são de grande porte, foram feitas com 100 toneladas de aço carbono e trazem como tema a Baía de Todos os Santos e suas embarcações.

Defensor da preservação dos saveiros, Bel Borba usa suas criações como uma forma de alertar para a importância dessa tradição. Os trabalhos também foram exibidos, entre os dias 19 e 25 de janeiro, na 2ª Semana do Saveiro.


Dá para ir de bike e é de graça!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mateus Aleluia ministra palestra musical afro-barroca na Casa da Música

O próximo Bate-papo musicado, dia 30 de janeiro, às 14h, terá como tema a Palestra Musical Afro-Barroca, ministrada pelo Sr. Mateus Aleluia.
Autor, compositor de música popular brasileira, instrumentista, cantor, remanescente do grupo vocal Os Tincoãs, onde foi um dos condutores do perfil artístico ideológico do grupo.
Com o trabalho musical dos Tincoãs, constatou-se a influência africana por meio dos cantos e ritmos das senzalas e também nos seus momentos ritualísticos. Os cantos oriundos de música sacra e do popular puseram dentro do entendimento espontâneo todo um sincretismo cultural religioso bem patente em algumas das suas obras registradas. Este casamento de culturas ancestrais dentro de um trabalho musical conferiu ao grupo, por autoridades antropológicas, históricas, jornalísticas e musicais, a condição de reanimadores da ancestralidade musical afro-barroca, brasileira. Mateus Aleluia é natural de Cachoeira, cidade onde há um grande número de terreiros – Mateus decreta que quem nasce por lá não escapa da influência religiosa. “Em Cachoeira, mesmo quem não é, é. A informação é cromossômica, foi programada a 400, 500 anos”.

O Bate-papo musicado acontece todas as sextas-feiras, com uma temática definida previamente ou escolhida de forma espontânea pelos participantes, segundo seus interesses e perfis.



Serviço
O quê: Bate-papo Musicado
Onde: Casa da Música, Parque Metropolitano do Abaeté s/n Itapuã.
Tel.: 71 3116-1511
Quando: 30 de janeiro, 14h
Quanto: Grátis
Realização: Casa da Música

QUADRICICLOS EM NOSSAS PRAIAIS

Como se não bastassem os carros tomando conta do planeta, matando, esmagando gente e coisas pelas nossas ruas, eles agora invadem as nossas praias, sob a forma de quadriciclos, cada vez maiores , mais rápidos e mais arrogantes,normalmente sob o comando de crianças e adolescentes ainda despreocupados com os males que causam estas maquinas em nossas areias .

Há brinquedos melhores para alegrar a vida, de porbre ou de rico. Se a brincadeira só poder ser em quadricilos, que não seja em nossas práias.

Em muitas práias, com muita razão, são proibidos até jogos inocentes como frescobol, pelo perigo que uma bolada mais forte pode provocar em alguem. Muito maior, então, a razão para que seja proibido, radicalmente, o transito de quadiciclos em nossas areias .

Além de poluir, estressar, promover perigo em pessoas, pisoteiam, esmagam destroem ovos de animais como os das tartarugas marinhas.

Insensíveis, os pais estimulam seus filhos a esta prática; e os que são contrários não tomam qualquer providencia para coibir os abusos, sendo, portanto,por ação ou omissão, coniventes.

Está na hora de uma atuação firme do poder público para proibir a ciculação de bugres , quadriciclos e motos em nossas práias, pelo menos naquelas povoadas por pessoas e animais, protegidos ou não pela legislação ambiental.

As leis que justificam a intevenção já existem. É sé executá-las.

valcibarretadv@yahoo.com.br

FARSAS

Contra um monte besteiras que circulam na internet, está aí um bom antídoto. Adorei este site.

http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=28


valcibarretoadv@yahoo.com.br

Pré-vestibular Steve Biko inscreve até sexta, 30/01


fonte: Leônidas Junior A TARDE online

As inscrições para o curso pré-vestibular 2009 do Instituto Steve Biko foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 30. Este ano, serão oferecidas 140 vagas, sendo 70 pela manhã e 70 à tarde. O curso é voltado para a preparação de estudantes negros de baixa renda que desejam ingressar em uma universidade.
Além das disciplinas exigidas nos exames de vestibular, o aluno recebe curso de formação política ministrado na disciplina cidadania e consciência negra (CCN), que visa elevar a autoestima do jovem por meio do conhecimento da sua ancestralidade e a ampliação do seu conceito de cidadania.
As inscrições continuam sendo feitas na sede do instituto, que fica na Rua do Paço, 4, Largo do Carmo, 2º andar, no Pelourinho. O horário de atendimento é das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

A taxa de inscrição é de R$ 20 e o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: original do comprovante de conclusão do ensino médio ou de que deverá concluí-lo no ano de 2009; original da carteira de identidade e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); comprovante de residência, além de uma foto 3x4 atual.
As aulas estão previstas para começar no dia 9 de março, na sede do instituto. Mais informações estão disponíveis no site da instituição ou no telefone (71) 3241-8708.

PEDAL BICICLOTECA, PREVISÃO DE MAIS DE MIL PEDALANTES EM DIREÇÃO A PARIPE

A todos os grupos de cicloativismo baiano, inclusive a querida asbeb:

Em março, em dia que será anunciado, haverá um grande pedal na cidade baixa. Será um bicicloteca especial, com distribuição gratuita de camisetas, lanches, carro de apoio.

Há muito que a cidade baixa merece um pedal deste, em torno de mil pedalantes, nos moldes do pedal da asbeb, em direção a suburbana, paripe.

Todos estão convidados. Os grupos serão convidados para uma reunião quando tudo estiver mais ou menos desenhando.

Só nao será uma grande festa do pedal se os bicicleteiros baianos não quiserem ou não apoiarem.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

LITERATURA , ARTES, TEXTOS, FOTOS

ATENÇÃO!!!
Olha ai amigos por favor
DIVULGUEM...
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está
prestes a ser desactivada por falta de acessos.
Imaginem um lugar onde nós podemos, gratuitamente:

* Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;

* Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;

* Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;

* Ter acesso às melhores histórias infantis e vídeos da TV ESCOLA e muito
mais.

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação do Brasil, disponibiliza tudo isso, basta aceder ao
site:
www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desactivar o projecto por
desuso, já que o número de acesso é muito pequeno.

Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos,
parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de
disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulguem!
Obrigado,
rubem pinheiro.

-colaboraçao do nosso amigo rubem pinheiro, que mora na Europa,(frança), mas que em todos os carnavais está entre nós.

obrigado grande rubem.

=============================

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

CENTRAL DO CARNAVAL LOJA NO AEROPORTO

Mais uma loja da Central do Carnaval será inaugurada hoje no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, onde estarão à venda os mais variados itens de lembranças, lembranças, camisetas, chaveiros, canetas, camel back , bonés mochilas e vários outros itens.

Os amantes do carnaval, dos artistas do Camaleão, Nana Banana, Chiclete com Banana dispõe de mais este endereço para adquirir os mais variados itens da maior festa do planeta.

Visite as lojas da Central: Aeroporto Luiz Eduardo Magalhaes, Shopping Aeroclube, Shopping Iguatemi, Shopping Barra, e no Terreiro de Jesus, em frente à Sorveteria Laporte, ao lado da Igreja do São Francisco, Centro Histórico, Salvador-Bahia.

viste o site:
www.centraldocarnaval.com.br

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

BIKE, ADRIANO CARNEIRO

"PEDALANDO DE SALVADOR ATÉ PETRÓPOLIS

(*) Fernando J G Marinho

Enquanto estou confortavelmente sentado diante do computador, me preparando para escrever o artigo desta semana, um companheiro de ideais, lá da longínqua capital da Bahia deve estar se preparando para o início de uma extraordinária aventura que planejou com muito entusiasmo e seriedade. Trata-se do esperantista Adriano Carneiro, que se dispôs a participar do 36° Congresso Brasileiro de Esperanto, como um dos nossos conferencistas e que utilizará como meio de transporte para chegar a esta cidade o veículo que mais prazer lhe oferece: a bicicleta. Eis o interessante "Plano de Viagem " , que acabamos de receber, pela Internet, do Professor Adriano:

"1.0- OBJETIVO

Comemorar os 451 anos da cidade de Salvador, 500 anos do descobrimento do Brasil; desenvolvimento do cicloturismo e respeito à ecologia;

Divulgar a Bahia no 36º Congresso Brasileiro de Esperanto, bem como nos 11 (onze) dias de viagem pelas cidades que passarei até Petrópolis - RJ

2.0 A BIOGRAFIA

Adriano Carneiro - 39 anos, professor graduado em Educação Física e Filosofia. Viajante que encontrou no Esperanto não só uma alternativa de língua, mas um suporte filosófico e humanístico.

Dentre as principais viagens em prol do Esperanto, podemos mencionar a de 1986 onde percorreu a Guiana Francesa, Suriname e Guiana.

Em 1989 percorreu parte do Brasil de bicicleta, junto com o irmão Alexandre, quase 4.000 km - Salvador - Brasília - São Paulo - RJ. Neste mesmo ano foram para a Europa onde puderam sentir a praticidade da língua Internacional. Os países visitados foram Itália, Suíça, Alemanha, Romênia, Bulgária, Grécia, Hungria, Turquia, Croácia, Eslovênia, Bósnia e Rússia.

Em 1994 pedalou até Natal para 30º Congresso Brasileiro de Esperanto; em 1995 pedalou até Juiz de Fora para o 31º Congresso; em 1966 pedalou até Ribeirão Preto para o 32º Congresso; em 1997 pedalou até Curitiba para o 33º Congresso e viajou também para a Rússia onde participou de círculos de estudos com esperantistas de Moscou.

3.0 A VIAGEM

A viagem terá início em 30 de junho chegando a Petrópolis no dia 11 de julho. Serão 12 dias de viagem passando pela região Sul da Bahia, cruzando todo o estado do Espírito Santo e parte do Rio de Janeiro.


Roteiro:


30/06 SALVADOR-BA a Nilo Peçanha-BA 127 km


01/07 Nilo Peçanha-BA a Ubaitaba-BA 105 km


02/07 Ubaitaba-BA a S.João Panelinha-BA 133 km


03/07 S.João Panelinha-BA a Eunápolis-BA 140 km


04/07 Eunápolis-BA a Teixeira de Freitas-BA 162 km


05/07 Teixeira de Freitas-BA a São Mateus-ES 139 km


06/07 São Mateus-ES a Ibiruçu-ES 134 km


07/07 Ibiruçu-ES a Jabaquara-ES 160 km


08/07 Jabaquara-ES a Travessão-RJ 156 km


09/07 Travessão-RJ a Casemiro de Abreu-RJ 163 km


10/07 Casemiro de Abreu-RJ a Magé-RJ 101 km


11/07 Magé-RJ a PETROPOLIS-RJ 40 km


Total de 12 dias em aproximadamente 1.560 km - média de 120 km/dia.

4.0 O CONGRESSO

De 12 a 16 de julho ocorrerá o Congresso onde farei uma palestra sobre a viagem, bem como minhas vivências pelo Brasil e Europa. Mostrarei uma fita com imagens e encontros com professores europeus, minha última viagem à Rússia.

5.0 CONTATO

Adriano Carneiro - Rua Manoel Barreto, 98, apto 202- Graça

40.140-000 Salvador -BA - Tel. 247.9780

Alexandre Carneiro - Rua Pacífico Pereira, 159, apto 504B,Garcia

40.100-170 Salvador -BA - Tel. 328.3539 "

Só nos resta desejar ao Prof. Adriano que tudo transcorra como foi cuidadosamente planejado e que, durante o longo percurso a ser vencido, receba sempre o apoio e o carinho da população, da imprensa, das instituições públicas e privadas, enfim, de todos que tiverem a oportunidade de conhecer o seu trabalho. "

=publicado no bikebook.com.br, copiado do npoint.com.br

VÁ DE BIKE

Dica de Elena Orge, nossa Jabuti de carteirinha. Mais um local para bicicleteiros ou não, que gosta de ambientes culturais.

obrigado Elena


"
Pessoal,
Não sou de ficar divulgando espaço, mas este merece toda e qualquer atenção para isso!
Para quem gosta de frequentar cinema num espaço especial que lhe permita desfrutar de um bom café antes da sessão (deliciosos doces e salgados, inclusive torta strudel!), ver/folhear/comprar livros selecionados numa livraria de mesma rede existente em Buenos Aires e, além disso, ser muito bem atendido por pessoal treinado para lidar com o público em geral, vale à pena ir ao Espaço Unibanco de Cinema - Glauber Rocha.
O espaço ainda tem um terraço com uma vista maravilhosa da Baía de Todos os Santos (vale o pôr-do-sol!), onde posteriormente será montado um bar-café, além de um espaço no segundo piso onde já está sendo já montado um restaurante.
Com isso, indico a todos sair um pouco do espaço "Shopping Center", quando o objetivo é cinema, e experimentar algo diferente, novo e, confesso, viciante!
As programações semanais poderão ser verificadas no site http://www.cineinsite.com.br/ e um pouquinho sobre o espaço pode ser visto no site http://www.mostra.org/blog/?p=109
Visitem e divulguem a seus amigos! Não podemos deixar um espaço tão delicado e requintadamente montado sem a visitação merecida!
Boa diversão a todos!
ANTONIO C. S. PETERSEN"
=====

RENATA FALZONI . AGENDEM! ASSISTAM!

VIAGEM DE BIKE NA TOSCANA, ITALIA NA ESPN/BRASIL

Ainda é tempo de rever o especial de bicicleta na Toscana, Itália, no Aventuras com Renata Falzoni

Horários:

dia 28 de janeiro quarta feira 21 horas
dia 29 de janeiro quinta feira 9 horas

Não percam!

vejam também notícias do cicloativismo e outras história no blog:

blogs.espn.com.br/renatafalzoni

Bike abraços,

Renata

TÁ COM PRESSA?
VÁ DE BIKE!

Renata Falzoni
http://www.falzoni.com
rfalzoni@uol.com.br

SALVADOR BELAS FOTOS

Oi Pessoal!

Pra quem gosta de fotografia e ama a nossa cidade recomendo esse site que tem uma coleção de fotos sensacionais de Salvador!
Vamos divulgar e dar valor a nossa cultura, nossa história, nosso patrimônio!

www.soteropoli.com

bijinhos - Mi

"Notável" para sempre. Em breve...


VEJA NESTE SITE-LANÇAMENTOS LIVROS

Clique em POSTAGENS MAIS ANTIGAS, neste site, lançamento de livros de JUSSILENE SANTANA.

Quem souber de lançamento de livros, feiras de brechós, bibliotecas comunitárias, exposições de carros, bicicletas, feiras de igrejas que queiram anunciar, encaminhem e mail para nós que divulgaremos.

a divulgação é gratuita.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

AGUARDEM, BICICLOTECA, EM MARÇO E PEDAL PARA NAZARÉ DAS FARINAS , TAMBÉM EM MARÇO.

veja muraldebugarin.com .

Fotos dos Navios de Guerra da Marinha do Brasil







































Domingo de sol, muito calor e aquela vontade de passear... Como apaixonado pelo mar e tudo que tem relação à vida náutica, fui ver, em família, os 8 navios e o submarino Tupi da Esquedra Brasileira que estavam ancorados no porto de Salvador desde a sexta-feira passada. A entrada é franca nessas visitações e sempre há a possibilidade de ir pedalando, desde que você tenha um bom cadeado e trava para prender a magrela em alguma grade interna do Porto.

Havia algumas filas, mas apenas por uma questão normal de ordenamento e disciplina - coisa que muito nos falta hoje em dia - encontrada na vida militar. Muito interessantes os tanques e equipamentos expostos aos visitantes. havia um deles aberto ao público e podíamos sentar na cabine de direção e na posição de tiro, logo acima dela. Muita gente fotografando e as crianças encantadas com todo aquele material que só conhecemos nos brinquedos e filmes da TV.

Mas a vida militar não é brincadeira e as armas são mortais e não brinquedos - não nos esqueçamos disso. Todos os marinheiros, independente da patente, muito gentis com o público. Não vi ninguém de mau-humor nem má-vontade. Ponto pra Marinha Brasileira!
Visitei primeiro o aparentemente maior navio de todos, o NDD Rio de Janeiro (Navio de desembarque doca), com seus tanques blindados e armamentos de assalto. O soldado Ulisses, gentilmente fazia explicação sobre as armas e munições expostas no convés inferior. Algumas bem esquisitas - e perigosas - segundo ele. Tive a oportunidade de sentar numa bateria de canhões e tirar uma foto. Há uma sensação estranha em estar a postos num equipamento daquele. Mas o que importa numa visita dessas não são as armas nem os tanques, apenas o caráter lúdico de desvendar um conjunto militar flutuante e a vida de nossos valorosos irmãos militares do Brasil.

O nome Rio de Janeiro, homenageia o estado e a cidade brasileira de mesmo nome. Em seu Brasão vê-se um golfinho, mamífero aquático muito encontrado na área da Baía de Guanabara e na boca da barra do Rio de Janeiro.
Este é o quarto navio da Marinha brasileira a utilizar este nome. Os outros barcos foram: Encouraçado Rio de Janeiro (1866), Encouraçado Rio de Janeiro (1913) e o submarino S Rio de Janeiro (S-13) 1945. Estes navios são conhecidos como NDD - navios de desembarque de doca por possuírem uma doca alagável interna. As embarcações de desembarque transportadas dentro da mesma podem ser lançadas ao mar quando esta é inundada. Em uma operação anfíbia, isto permite que os navios não precisem se aproximar da praia, somente as embarcações menores que levarão os fuzileiros e veículos para ocupar a praia.

Construido pelo estaleiro americano Ingalls Shipbuilding, em Pascagoula, Mississippi, foi lançado ao mar em 20 de janeiro de 1956. Serviu a Marinha americana no período de 24 de agosto de 1956 a 28 de setembro de 1989, com o nome de USS Alamo (LSD-33).
Foi incorporado à Marinha do Brasil em 21 de novembro de 1990.

SUBMARINO
Em seguida, descemos e fomos ver o submarino Tupi. A entrada não era permitida, mas havia uma balsa e as fotos e perguntas aos marinheiros era livre. O Submarino Tupi - S 30, foi o terceiro navio e o segundo submarino a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao guerreiro e à nação indígena Tupi. Foi batizado e lançado em 28 de abril de 1987, tendo como madrinha a Sra. Heloísa Fonseca, esposa do ex-Ministro da Marinha Almirante-de-Esquadra Maximiano da Silva Fonseca. Foi entregue pela HDW (empresa construtora) em 20 de dezembro de 1988, sendo incorporado à Marinha do Brasil, a partir dai ficou como "navio isolado", assumindo a função de Encarregado das Provas, Testes e Adestramento do Submarino, o Capitão-de-Fragata Paulo Sérgio Silveira da Costa. Depois de realizar provas de mar e treinamento da tripulação no mar Báltico, foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado a Armada em Kiel, na Alemanha em 6 de maio de 1989, segundo a Portaria n.º 1055 de 20 de dezembro de 1988.

domingo, 25 de janeiro de 2009

VÁ DE BIKE: VOCE VE MELHOR E DESCOBRE MAIS COISAS QUE A PRESSA DO CARRO ESCONDE.

Valci Barreto
Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com

Alguns locais interessantes para os ciclistas que estiver circulando pelas ruas de Salvador, especialmnte nos finais de semana:

-O Restaurante e Loja de presentes Escorial, é a grande novidade da Barra: delicioso café da manhã, almoço, sopas, mingaus, inclusive aos domingos .(domingos abre apenas para o almoço, até as 16 horas) . Cozidos, sarapatel ,sanduiwish de pernil, bacalhau e muito mais.

-Hoje, 25.01.2009, almocei lá , em família. Deliciei-me com o com sarapatel e cozido.
-Comida caseira, da mais fina qualidade, e preço abaixo do que se vê por aí. O atendimento, pelos próprios familiares, é da forma mais simpática que se pode conhecer. Dona Elvira e seu filho Francisco fizeram-nos pensar que éramos também proprietários e da mesma familia Escorial. Ou, pelo menos, amigos de longas gerações. Outros clientes, com os quais conversamos,manifestaram o mesmo sentimento.
-Já mereceu reportagens de À Tarde, inclusive da Revista Muito, encarte dominical do mesmo jornal.
-Adoramos ;e será mais um destino dos nossos pedais . Aguardem fotos no muraldebugarin.com.Fica na Alameda Antunes, 22, ao lado do portão de entrada de veiculos da Associação Atlética da Bahia ,na Barra, próximo à Delegacia de Polícia e Caixa Econômica Federal, Entrega em domicílio na regão da Barra: fone 32672192.
============
-Canto da Praça, no Jardim de Nazaré: um grupo de cantores, amadores e profissionais, se reunem das 09 às 12.30, para cantar e tocar. Sempre há convidados surpresa .(NÃO PAGA NADA)
-Museu de Arte Moderna da Bahia, na Contorno.(TAMBÉM DE GRAÇA).
-Farol da Barra, Jardim da Piedade, Dique do Tororó: projeto Rua de Lazer, com jogos, brincadeiras, dança.(DE GRAÇA)
-Milk Shake, mesmo aos domingos, à tarde, no Doce Lar, no Canal do Rio Vermelho.
-Sorveteria Laporte, Terreiro de Jesus.
-Pelourinho, já cheio de turistas.
Missa, com cantos gregorianos, na Igreja de São Bento.(DE GRAÇA)
-Caixa Cultural, na Carlos Gomes.)(DE GRAÇA)
-Parque da Cidade(mas com muito cuidado, pois lá dentro é quase certo um assalto.
-Parque de Pituaçu, só se for em grupos grandes, senão será também assaltado, principalmente se a bicicleta for cara: eles adoram.
-Comer frutas no Largo dois de Julho.(Só PAGA O QUE COMER RSS)
-E , sempre, sempre: Ribeira e Ponta de Humaitá(está bem policiada)
-Quem quiser sugerir locais interessantes para ir de bike em Salvador, é só mandar e mail para :
-valcibarretoadv@yahoo.com.br
-Parabens ao Trilhas e Aventuras e ao Sincronia pelos belos pedais que têm realizado.
-aguadem: em março, o bicicloteca e pedal para Nazaré das Farinhas.
-dia 01.02.209, é o pedalão da asbeb, 09 horas, no Dique do Tororó.
Pastel de Jorge, ou KI DELICIA, no Pau Miúdo.

=Na loja da CENTRAL DO CARNAVAL, NO TERREIRO DE JESUS, PROXIMO À IGREJA DO SÃO FANCISCO, ESTÁ SENDO VENIDO CAMEL BACK. Mais uma opção para o ciclista baiano comprar seu.
-Bons pedais para todos.
=======================================

DJALMA LEANDRO e PAULO VILARES CONTINUAM ARRECADANDO LIVROS PARA DOAÇOES A BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS.

Podem ser entregues na Estação Criança, em Ondina, para Paulo Vilares ,e no edfo. Cidade do Crato,Comérico, para Djalma.

Jean advogado,com escritorio no Edfo. Cidade de Salvador , tabém os recebe para levar Jaguaqura.

Não jogue seus livros no lixo, faça doações.


==========================

Simm abre 1.830 vagas de trabalho para o Carnaval

A TARDE On Line

As pessoas interessadas em trabalhar durante o período do Carnaval devem ficar atentas às oportunidades oferecidas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), que dispõe de 1.830 vagas para o período.
São oportunidades para seguranças, coordenadores, vigilantes, fiscais e cordeiros.
O candidato deve apresentar a carteira de trabalho, RG, uma foto 3x4 e comprovante de residência.

O valor das diárias ainda não foi definido.

Os interessados podem se dirigir à sede do Simm, na Rua Miguel Calmon, 382, Comércio ou ao posto de atendimento no Cabula VI, Praça da Mangueira, 84.
As unidades do Simm funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

É necessário apresentar carteira de trabalho, RG, comprovantes de residência e de escolaridade.

Em 11 meses, SP multa UM por desrespeito a ciclista


Agencia Estado


Leis não faltam para pensar e inserir o ciclista no trânsito de São Paulo. O difícil é levá-las para a realidade. Segundo o Artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que "deixar de guardar a distância lateral de 1,50 metro ao passar/ultrapassar bicicleta" deve ser multado em R$ 85.

No período de dezembro de 2007 a novembro do ano passado, no entanto, apenas uma pessoa foi autuada na cidade com base nessa resolução, segundo pesquisa da Gerência de Suporte à Fiscalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Esse número ínfimo vem a se somar a uma série de falhas nas políticas públicas que deveriam incentivar o uso de bicicletas em São Paulo - ao invés de abrir possibilidades para acidentes como o que matou a massagista Márcia Regina de Andrade Prado, de 40 anos, atropelada há menos de duas semanas por um ônibus na Avenida Paulista. Márcia, atuante nos movimentos que defendem o uso de bicicletas, sempre dizia para os amigos: "Eu não preciso nem de 1,5 metro. Se os carros dessem 20 centímetros para eu pedalar, já teríamos tranquilidade. Mas nem isso temos."

A informação sobre o número de autuações com base no Artigo 201 foi repassada pela CET no fim do ano passado a um grupo de ciclistas por e-mail, ao qual o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso. Procurada, a Assessoria de Imprensa do órgão não respondeu aos questionamentos da reportagem e também não informou como um motorista foi multado - já que os prepostos não carregam uma fita métrica para medir a distância entre carros e bicicletas.

"Parece até piada isso" , diz o presidente da Comissão de Assuntos e Estudos sobre Direito de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção São Paulo, Cyro Vidal. "Não precisamos de mais leis, precisamos de conhecimento e comprometimento."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.