sábado, 16 de maio de 2009

Posted by Picasa

COMEMORAÇÃO SETE ANOS DA AMAFRO

Para comemorar os Sete Anos da Amafro, o seu diretor, compositor José Carlos Campinan, reuniu, no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira, Rua do Tesouro número 01, lideranças do movimento negro, artistas, políticos, intelectuais em uma feijoada que homenageou Maria de São Pedro;

Muitas personalidades da história, cultura e movimento negro baiano foram homenageadas na grande festa.

Contou o evento ainda com a apresentações de vários artistas como Mario Ulhoa, Claudinha Cunha, Lula Gazineu, Roberto Mendes.

Dezenas de fotos deste evento estão publicadas no muraldebugarin.com, em galeria de fotos.

Clicando nas fotos elas serão ampliadas. Clicando na palavra "next", outras fotos aparecerão.


Quem tiver dificuldade para ver as fotos, passar e mail para nós.

valcibarretoadv@yahoo.com.br
muraldebugarin.com

DEPOSITARIO INFIEL NÃO MAIS PODE SER PRESO. DECISÃO DO STF

HABEAS CORPUS. DEPOSITÁRIO INFIEL. PRISÃO CIVIL. IMPOSSIBILIDADE. ENTENDIMENTO DO STF. STATUS DE NORMA SUPRALEGAL. PACTO DE SAN JOSE DA COSTA RICA. MODIFICAÇÃO DO ENTENDIMENTO DO STJ. Tendo em conta a adoção pelo STF do entendimento de que os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos, aos quais o Brasil aderiu, gozam status de norma supralegal, deve ser revisto o posicionamento adotado pelo STJ a fim de impossibilitar a prisão civil do depositário infiel. Ordem concedida - HABEAS CORPUS 122.251 - DF (2008/0265144- 6) - STJ - Ministra Nancy Andrighi - Relatora. DJU de 03/03/2009 - (DT – Abril/2009 – vol. 177, p. 147).

sexta-feira, 15 de maio de 2009

LIVROS, LIVROS, LIVROS POR TODOS OS CANTOS


LEVE SEUS FILHOS ÀS LIVRARIAS E SEBOS .

LEVE SEUS FILHOS AS LIVRARIAS E SEBOS .

Valci Barreto,
editor do bikebook.com.br
colaborador do muradebugarin.com

Quando você leva seus filhos para livrarias, bibliotecas e sebos, estão abrindo para eles as portas de um mundo maravilhoso. Por falta de um passeio como esse, muitas crianças jamais descobrirão o prazer da leitura.Há pessoas que dizem não ter espaço para livros em casa. No entanto, na mesma casa põem geladeira, fogão, mesa, pratos, cadeiras, vasos de flores, computador, televisão, sapatos, roupas, mil enfeites e os mais variados tipos de brinquedos. Nunca livros.Livros cabem em qualquer lugar: embaixo de mesas, camas, colchões; em cima de geladeiras, pendurados em paredes, em cima da televisão. Só não podem ser guardados em tres lugares: em cima do fogão, quando aceso; dentro do vaso santitário e embaixo do chuveiro, quando ligado. Até mesmo os buracos de muros e as paredes do mundo inteiro poderiam ser transformadas, sem esforço, em bibliotecas.Há pessoas que, para manter a casa "arrumada", "bonita", "organizada", põem até alguns livros em belas prateleiras, como um adorno de vitrine. E deixam bem no alto como a exigir que a criança para ter acesso a algum tenha que subir em escadas.... Sinto pelos pais que não distribuem livros por toda a casa. Sinto mais ainda pelos filhos, que, por falta de livros ao alcance dos olhos e das mãos, estão jogando fora emoções ,que a grana não paga, e o tempo que jamais retornará.

Tenho muita pena das crianças dessas casas. Muita pena mesmo.

MANAIA CANTANDO NO BAR DO MARIO

Posted by Picasa

CLIQUE ABAIXO EM "postagens mais antigas"

Para ver mais matérias deste site:
clique abaixo em "postagens mais antigas"
pesquise, no quadro em branco, em cima desta pagina, ponha o termo a ser pesquisado e clique em "OK". se o tema já foi publicado ele aparece.

VÁ DE BIKE

VÁ DE BIKE.
Valci barreto
Editor do bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br

O centro de Salvador, como de qualquer grande cidade, esconde pessoas; locais interessantes, curiosos, com atrativos que muitas desconhecem, principalmente aqueles que só andam de carro ou apressados. Nem tudo está em jornais, revistas, tv. Por isto, é preciso descobrir. Com o olhar, corpo, atitude contemplativa, a pé ou de bicicleta , muitas são as descobertas. Muitos serão os prazeres que nos podem proporcionar passeios em nossa cidade, mesmo no tumulto gerado pela pressão e violência do transito. Por incrível que pareça, é possível pedalar por toda Salvador. Muitas são as pessoas que já venceram o medo e pedalam por aí, inclusive usando a magrela como meio normal de transporte. Nós estamos entre elas.
Costumo pedalar pelo centro de Salvador e visitar tais locais, quase sempre de acesso gratuito e nem sempre menos prazeroso.
Experiências que nos proporcional saúde, alegrias, cultura, melhor serão se compartilhadas com mais pessoas. Por isto divulgamos os nossos movimentos em nossas magrelas.
===
Para quem gosta de ler, e não se importa em gastar menos, comprando livros usados, indicamos os sebos e pontos de vendas de livros:
Sebo do Juvenil, no Terminal da Lapa, em uma galeria após subir a escada rolante.
Sebo do Eraldo, também no Terminal, escada do lado esquerdo de quem chega de ônibus ao terminal.
Papiro, loja terra, lado direito de quem chega de ônibus ao terminal.
Senhor Alfredo, na Ladeira do Funil, Sete Portas. No caso de seu Alfredo é uma pequena barraca. Um bom estoque fica exposto na rua, inclusive aos domingos.
De Segunda a sexta, no Comércio, em frente à Justiça do Trabalho, o Alemão mantém uma pequena banca com exemplares semi - novos.
Banca do Índio, esquina entre o Campo Grande a Rua Padre Feijó, vende livros e revistas semi novas.
Na Rua da Ajuda, número três, o Sebo do Daniel, não é de estoque muito grande, mas mantém sempre bem conservados exemplares dos clássicos de literatura.
Sebo Berinjela, no Terminal de Ônibus da Rua Chile.=
Para admiradores, colecionadores de selos, cartões postais, fotos antigas, o local é a séde dos Correios, na Pituba, aos sábados, das 09 às 12 horas.
No Orixás Center, LOJA DE HUMBERTO, há muitas curiosidade, miudezas, fotos antigas de cinema, esportes, lps, maletas , pastas, gramofones.
==
Uma visita ao MAM, um dos locais mais aprazíveis de Salvador, é um presente dos céus para o próprio visitante. Além das artes que podem ser vistas sem nada pagar, o visual é deslumbrante em qualquer hora do dia ou da noite.
Habitualmente, artistas plásticos vão ali realizar oficinas de artes para crianças oferecendo aulas e materiais gratuitos.
================
Aos domingos, das 08 às 14 horas , o espaço a ser visitado, com muitas atrações, é a RUA DE LAZER, no Farol da Barra. Quadriciclos, pula pula, artes , danças, capoeira, músicas. Ótimo local e horário para ensinar crianças a montar bicicletas. Tudo pode ser visitado a pé ou de bicicleta. Eu sempre vou de bicicleta.
==============
Todo primeiro domingo do mês, saindo da Fonte Nova às 09 horas, um grande passeio ciclístico, bem povão, com mais de mil ciclistas pedalando pelas ruas de Salvador, muitos vindo de cidades vizinhas, em passeio lento. Participam crianças, adultos e pode ir com qualquer bicicleta, desde que rode. É uma festa este passeio, organizado pela ASSOCIAÇÃO DOS BICICLETEIROS DO ESTADO DA BAHIA.-ASBEB.
==============
CANTO DA PRAÇA
Todos os domingos, das 09 às 12.30 horas, no Jardim de Nazaré, músicos amadores e profissionais se reúnem para tocar e cantar, gratuitamente, chorinho, mpb, serestas, são as mais tocadas. Se você toca ou canta, será sempre convidado para mostrar o seu talento.
==============
BAR DO MARIO, ou Prosa de Viola, no Parque Julio Cezar, ao lado do Supermercado Ideal: de segunda a sábado, no verão também aos domingos, artistas, amadores e profissionais tocam e cantam, sem nada cobrar. Para quem toca e canta, mesmo sem saber, o espaço é sempre oferecido para o interessado em exibir seu talento; ou falta dele...
==========
A Caixa Cultural, na Carlos Gomes e o

Espaço Unibanco , na Praça Castro Alves são dois espaços que não se pode deixar de visitar. O acesso é gratuito para a maioria dos eventos.
===================
Teatro do Sesi e sua varanda, sempre com atrações musicais e teatrais, com chorinhos, mpb, samba , samba de roda, todos os dias.
===============
Aconchego da Zuzu, final de linha do Garcia, espaço cultural, comida caseira baiana e sempre uma atração musical. Tudo administrado pela própria família, proprietária e moradora do local.
===
Bar e Mercadinho Mini Tem, esquina da Joana Angélica com a entrada do Tororó. Aos sábados e domingos, a partir das 11 horas, churrasquinho de camarão e de carnes. Ou você come um requeijão com frutas, com tempero que você pode fazer na hora, do seu jeito. É um local de bate papo, freqüentado por gente de todo o estado da Bahia, ainda que para uma passada rápida. Maurição, ou “Bonitão”, é um agregador nato.
===
BANCA DE FRUTAS DO RENAN, no Largo Dois de Julho, onde você come sua fruta de fora civilizada: faca, prato, com água para lavar as mãos na pia. Você compra a fruta e pede um pratinho e uma faca, garfo e chupa as mais variadas frutas no espaço.
==
Delicatessem Albany, café da manhã, com vários íntens da comida interiorana, almoço e janta, na Pituba em frente à sede dos Correios.
===
LOJA E RESTAURANTE ESCORIAL, na Barra, em frente ao portão de acesso dos carros da Associação Atlética da Bahia, mesma rua em que está a Caixa Econômica, abre também aos domingos. Aos domingos, só para café da manhã e almoço. Variados pratos, inclusive sarapatel, cozidos, caldo verde; ambiente bem decorado e por demais acolhedor. Veja foto do ambiente, clicando abaixo em “postagens mais antigas”
==
ARMAZEM 45, na Saúde. Este e divino em comida caseira.
================
SORVETERIA LA PORTE, no Pelourinho, Terreiro de Jesus, ao lado da Igreja de São Francisco. Todos os sorvetes feitos da própria fruta pela família proprietária.
Todos estes locais são visitados, são pontos de parada do grupo de passeios ciclitico baiano JABUTIS VAGAROSOS.
==
Veja fotos e vídeos dos nossos passeios em “galeria de fotos”, do muraldebugarin.com
==
Visite nossos vídeos no you tube, pesquisando em “valci Barreto,” muraldebugarin.com, bikebook.com, Jabutis vagarosos.
==================
Quem quiser participar dos passeios do JABUTIS VAGAROSOS, veja “Cartilha do Jabutis Vagarosos", publicada no bikebook.com.br e no muraldebugarin.com.

Encaminhem-nos e- mail , informando locais , pontos curiosos e escondidos da Bahia. Não somente iremos visitá-los como divulgaremos gratuitamente em nosso site.

Não publicamos número de fone porque muitas vezes as pessoas mudam de número e não nos avisam, criando vários transtornos, especialmente para os novos proprietários do número anunciado.
===============================
valcibarretoadv@yahoo.com.br
bikebook.com.br
muraldebugarin.com

MURAL DE BUGARIN.COM

BIKE BOOK.COM.BR:

POR MENOS CARROS E MAIS BICICLETAS NAS RUAS DE SALVADOR.
=====
NÃO JOGUE LIVROS NO LIXO. FAÇA DOAÇÕES. VEJAM ONDE E COMO NO BIKEBOOK.COM.BR.
Acarajé da Jó, no largo dos paranhos, todos os dias , inclusive aos sabados,das 15 às 19 horas. Delicioso acarajé.

================

ESTAMPE A SUA CAMISETA: Marlene, na Rua Barros Falcão, 542, Matatau, Largo dos Paranhos, em frente a FULL TIME , ao lado da Antena da Claro.

CARTILHA DO JABUTIS VAGAROSOS

CARTILHA DO JABUTIS VAGAROSOS.Valci Barreto.

Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br
33229705 - 99999221JABUTIS VAGAROSOS é um grupo de passeio ciclístico de Salvador, gratuito, respeitoso, bem humorado e disciplinado.

O interessado pode vir com bicicleta nova, velha, enferrujada, cara, barata, desde que rode. Pessoalmente, prefiro bicicleta simples, mesmo sem marchas, que tenham buzina “trintrin”, bagageiro, cestinha e descanso. Todos estes equipamentos são muito úteis para passeios urbanos:
O bagageiro, de preferência com cestinha, para recolhimento e condução do lixo produzido pelo ciclista até o depósito mais próximo, transportes de merendas, frutas, coisas que compramos , levamos ou recebemos pelos caminhos.

O descanso, pela facilidade de acomodação nas paradas, especialmente para na sujar paredes .

Há um preconceito contra bicicletas com descanso, bagageiro, cestinha e sem marchas. Nós, do Jabutis Vagarosos, combatemos este tipo de preconceito mesmo quando estamos pedalando em bicicletas mais caras e sem estes equipamentos. Para pedalar no nosso grupo, basta a bicicleta rodar e estar sempre revisada. Importar para nós é o passeio em bicicleta. Venha, assim, com a de qualquer marca e preço.

A roupa pode ser qualquer tipo de camiseta, short, tênis. O jabutis não possui camiseta padronizada. O interessado pode vir com qualquer uma de uso comum.

Recomendamos uso de capacete, luva, tênis para a segurança do ciclista.

PONTUALIDADE DOS JABUTIS:
Marcados local e horário de saída, quem quer vai, quem não quer não vai. Não precisa ficar ligando para saber se o passeio vai acontecer ou não , se as pessoas já chegaram ou não. Marcado horário e local, o passeio vai acontecer naquele local e horário, ainda que com uma pessoa apenas. Não adianta ligar pedindo para esperar. O jabutis não espera, exceto em casos raros: algum acidente, um pneu do ciclista que furou no trajeto, algum dilúvio, coisa assim. Normalmente não há qualquer espera.
E quem chegar ao local e horário, também não precisa esperar por mais ninguém: pode pegar sua bicicleta e sair por aí. Ninguém vai ficar zangado por isto.
Não ligamos para convidar, avisar se vai ou não acontecer o passeio. Os jabutis de carteirinhas já sabem: todas as comunicações são feitas por e mail e avisos que são postados no muraldebugarin.com, até a quinta feira.

Pode haver um passeio do JABUTIS sem postagem no site, quando ele se destinar a apenas algumas pessoas, grupos ou locais . Quando este tipo acontece, os jabutis “de carteirinha” são avisados por seus e mails.Quando é postado o aviso de um passeio no muraldebugarin.com é porque todas as pessoas são convidadas, desde que estejam de acordo com o tipo de passeio, distancias e sempre observados os mandamentos desta cartilha.
O Jabutis Vagarosos é para quem gosta de conversar, visitar livrarias, sebos, espaços culturais, museus, feiras culturais, shows, bibliotecas comunitárias, pequenas quitandas, visitar amigos em hospitais, casa de comadre, compadre, clubes sociais, festas, shows, merendar ou almoçar , normalmente em barracas de frutas, quitandas, restaurantes simples. Tudo sem 'vamo vamo " "tá hora" , "arrocha, arrocha". É também para que não se importa em empurrar as bicicletas onde não se puder pedalar. Quem não tiver condições físicas para subir uma ladeira pedalando, pode subir empurrando . Jabuti gosta muito de empurrar bicicleta, escolhendo este momento para a conversa, contemplação, troca de informações, estreitamento de amizades.

Nada de buzinadas, gritarias, desrespeito às pessoas. Isto nem é pensando nos Jabutis. Simplesmente não acontece.

Quem quiser fotografar, terá o tempo que quiser, especialmente se o fotógrafo for o Bugarin, do muraldebugarin.com. Ninguém pode dar pressa a ninguém. Pode sugerir para sentar, levantar, ir embora, mas sem correrias, stress, nem “vamo vamo.”
Pode vir pobre, bonito, feio, rico, letrado, analfabeto, que terá sempre o respeito do grupo.

Recomendamos para os Jabutis sempre trazer garrafas de água ou camel back para não haver excesso de paradas desnecessárias.

Pedimos para não esquecer os trocados para a merenda que sempre fazemos em barracas de frutas , quitandas ou feirinhas que encontramos pelos caminhos.

As despesas, cada um paga a sua e a amizade continua. Nos passeios, normalmente não há paradas para cervejas ou bebidas alcoólicas. Nada contra quem toma uma cervejinha, desde que não se embriague nem imponha aos outros a espera para a tomada de uma, duas, três ou “todas”.Se quiser tomar todas, nada contra: ele fica bebendo e nós vamos embora pedalando, sem estress, sem zanga, sem cobranças e sem culpa.

Normalmente acontecem os passeios em sábados, domingos e feriados pela manhã. Tudo que fazemos é de forma amadora. Não temos nem queremos fazer camisetas, roupas padronizadas. Se alguém quiser fazer a sua, sem problema, pode usar o nome e desenho do jeito que achar melhor. Jamais cobraremos direitos autorais; mesmo porque o Jabutis é estado de espírito, forma de ser e de pedalar e não marca de passeio.

APRESSADOS, MAL HUMORADOS, INDISCIPLINADOS, PESSOAS QUE NÃO SE ADAPTAM AO CONVÍVIO EM GRUPO,às improvisações decididas no roteiro, pedimos sempre para não comparecer.

Marcado o local e horário de saída, não adianta ligar pedindo para adiar, mudar roteiro ou aguardar. Quando marcado, é porque vai acontecer ainda que com uma pessoa só. E se ninguém ou só alguns aparecer, os que chegarem façam o mesmo: pegue suas bicicletas e façam seu próprio jabutis.
Detestamos aqueles telefonemas: “ todo mundo já chegou?”, "Me espere”,” tô saindo”,” “Já tô chegando”.

Também não atende aquele pedido do “descansado”: “ Se tiver algum passeio me avise” . “Me ligue”. Pedimos desculpas a todos, mas dificilmente ligaremos. Preferimos sempre estarmos pedalando do que telefonando ou atendendo telefonemas.Pedimos a compreensão para dizermos a todos: se formos telefonar para os que nos pedem, teremos que criar ou contratar um call center....

Gentilmente, pedimos sempre: olhe o muraldebugarin.com. Ou então ligue para nós. Se o fone estiver ligado, atenderemos sempre. Mas nunca peça para esperar. Jabutis tem coração mole e vai querer esperar. Os disciplinados que comparecer no horário não devem pagar os incômodos que sempre causam os retardatários.
Temos respeito pelo que cansar. Esperamos o tempo necessário para a recuperação. Se quiser desistir, dependendo de onde o grupo estiver, aconselhamos e indicamos táxi que conduzirá o desistente, pagando este as despesas, ou retornamos para levar a pessoa ao local que esta indicar, tudo sempre feito dentro do consenso, respeito e, sempre e sempre, na mesma festa.

Todas as vezes que precisamos da LIGUE TAXI esta empresa sempre disponibilizou algum táxi para conduzir o passageiro com sua bicicleta. O ciclista deve avisar à empresa que quer um táxi para conduzir um passageiro com bicicleta. Jamais houve qualquer dificuldade. O humorista Jaiminho, ator e motorista de táxi, é um dos que, estando circulando, sempre atende. Conduzido por Jaiminho você ainda se diverte com as estórias deste artista cujo talento vem sendo reconhecido pelo público baiano. No táxi, o show é cortesia.

Apesar de tantas regras, que pode parecer um passeio complicado, elas foram elaboradas para disciplinar, educar as pessoas a terem respeito pelo tempo, alegria e disciplina em grupo. Os disciplinados já conhecem todas estas regras, que são as mínimas para que o passeio seja gostoso, bem humorado, disciplinado, respeitoso e, sempre e sempre, produtivo e alegre.

Mais um aviso: O Jabutis Vagarosos não é escola para aprender a andar de bicicleta. O interessado já deve saber pedalar e estar acostumado a pedalar pelo menos uma hora em academias, perto de casa ou em condomínio. O que tentamos ensinar, a quem não tem ainda a vivencia, é como pedalar nas ruas, mostrar para as pessoas que, apesar de toda a loucura e falta de respeito dos motoristas em relação ao ciclista, com cuidado e atenção é possível andar de bicicleta nas ruas de Salvador. Mostrarmos para todos que Salvador é plana para bicicleta. As pequenas ladeiras do centro da cidade(Montanha, São Raimundo, Ladeira da Barra) podem ser vencidas em menos de dez minutos empurrando , bem devagar, as bicicletas. O exarado uso do carro, a pressa esconde estas informações , tão preciosas para uma vida mais simples e melhor.

Nós, do Jabutis Vagarosos, não fazemos pedais para quem não quer, para quem não gosta de bicicleta. Fazemos para aqueles que tem vontade, mas não tem coragem de enfrentar as ruas. E o fazemos com todos os cuidados que a violência urbana nos impõe. Com nossos pedais, temos vivido momentos e alegrias impossíveis de serem experimentadas dentro de um carro. E isto que queremos ajudar você a fazer.

Não venha para o Jabutis sem antes estar treinando para pedalar pelo menos uma hora. Este treino pode ser feito perto de casa, em academia e até mesmo dentro de uma garagem. Basta criar a disciplina.

Participamos de todos os movimentos cicloativistas baianos.

Vejam nossos sites e blogs:

Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
Veja outros grupos, publicados no muraldebugarin.com e escolha o do seu perfil.

DICAS DE LIVROS:

=Leia bons livros e descubra grandes emoções que a leitura proporciona.

Dica de livro: “Porque Deixei a Microsoft”- de John Wood.
======
=Todos de Machado de Assis.
=Tenda dos Milagres, de Jorge Amado

-Não jogue livros no lixo. Faça doações. Veja onde, no bikebook.com.br

-fotos dos nossos passeios estão publicadas no muraldebugarin.com, em galeria de fotos.
-há videos também no you tube, devendo ser pesquisado: "muraldebugarin.com", bikebook.com.br","jabutis vagarosos"

quinta-feira, 14 de maio de 2009

NOSSOS VIDEOS

Vejam nossos vídeos, publicados no you tube:


http://www.youtube.com/profile?user=valcibarretoadv1&view=videos&sort=v

=========================

ADVOGADOS, SERVIDORES DA JUSTIÇA DO TRABALHO ADEREM Á BICICLETA

ADVOGADOS, SERVIDORES DA JUSTIÇA DO TRABALHO ADEREM Á BICICLETA





Valci Barreto,
advogado, cicloativista baiano.

É com muita alegria que observamos nossos colegas advogados, especialmente os militantes na Justiça do Trabalho, entusiasmados com o movimento cicloativista baiano. Nas filas das secretarias, lanchonetes, restaurantes do Comércio, associação dos advogados, filas dos bancos, um dos temas mais comentados é a bicicleta. Os pretendentes ao movimento estão sempre muito curiosos em descobrir como fazer para começar, qual a bicicleta que compra, dias de passeios; onde e quais distancias costumamos pedalar. Por enquanto , percebe-se que a intenção é só passear, o que já é um grande começo.A todo momento, ouvimos testemunhos de pessoas que já compraram suas bicicletas. É uma onda boa que está crescendo. Pessoas como Dolores Barreiros, Karla Menezes, Djalma Leandro, Rosi (já é veterana!), Francisco Moscato, Orlando, Paulo e Ricardo Vilares, Euripedes Junior,Paulo Marinho, Polibio/Eliene, Marcio Sena, só para citar alguns, já estão agregados e fazendo novos prosélitos. A Procuradora do Estado e Professora de Direito, Cléia, é uma das novas aderentes. Amante da pesca, certamente irá , como diz a música, "de caniço e samborá" ,pedalando para mares e rios baianos. Muitos servidores também se movimentam no mesmo sentido.Sejam todos bem vindos a este movimento, para o bem nosso e do planeta.Qualquer hora deixaremos carros e motos e iremos de bicicleta para a Justiça.É só empresários e órgãos públicos instalarem banheiros arrumados, mesmo cobrando pequena taxa, para muita gente trocar o carro pela bicicleta, mesmo usando paletó e gravata.Quem investir em banheiros na região do comércio não vai se arrepender.Acredito que estamos perto de ver estas coisas acontecendo. Porém, enquanto elas não vêm,vamos pedalando por aí.Quem souber de bares, restaurantes, pastelarias, sorveterias, cantinhos escondidos da Bahia, locais de boa música e comida, mandem e mail para nós que anunciaremos, sempre gratuitamente.Podem mandar fotos também.

PESQUISE EM NOSSO SITE: VÁ DE BIKE: DICAS DE LOCAIS INTERESSANTES PARA SE VISITAR DE BICICLETA

======

PUBLICADO NO BIKEBOOK.COM.BR

MURALDEBUGARIN.COM

alberto.bugarin@gamail.com

valcibarretoadv@yahoo.com.br
==========================================================



Carros são proibidos na maioria das ruas de Vauban e as casas não têm garagens. Foto do The New York Times

Enquanto este projeto não chega para todo mundo, vamos pedalando pelas ladeiras, becos, praias e caminhos da Bahia.

Já pedalamos pelas ruas de Salvador. Quem quiser participar desta festa é so acessar nossos blogs

muraldebugarin.com, que publica os perfis de todos os grupos de pedais da bahia.

se houver algum não cadastrado, quiser publicar é so nos mandar e mail. A divulgação é gratuita.

==

amanha tem jabuti, 09 horas, pontualmente, da frente do Bom Preço, ciclovia da Centenário.

Domingo Jabutis vai até o pedal de jarraw em peripeperi.

VIVIANNE WESTWOOD. CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR.

 


foto publicada na revista CARAS, número 13, de 2009.
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

LIVRO JURIDICO

 



Este livro, do Juiz e Professor de Direito Edilton Meireles pode ser encontrado nas livrarias e no ponto de venda de livros de Ademir, no prédio da Justiça do Trabalho, Comércio, Salvador-Ba.
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

É PRA LÁ QUE VOU SE NÃO FIZEREM O MESMO AQUI.

Comunidade alemã decide ter uma vida sem automóveis e vira referência

o que acham disso?

12/05/2009
Comunidade alemã decide ter uma vida sem automóveis e vira referência

Elisabeth Rosenthal
Em Vauban (Alemanha)
Os moradores desta comunidade afluente são pioneiros suburbanos. Eles superaram a maioria das mães que levam os filhos para jogar futebol ou executivos que fazem todos os dias o trajeto dos subúrbios até o centro da cidade: essas pessoas abriram mão dos seus carros.

Estacionamentos de rua, driveways (pequena estrada que vai geralmente da entrada da garagem até a rua) e garagens são, em geral, proibidas neste novo distrito experimental na periferia de Freiburg, perto da fronteira com a Suíça.

Mulher caminha com sua criança por rua exclusiva para trânsito de pessoas e bicicletas em Vauban

Outra mãe caminha com seu filho em bicicleta pelas tranquilas ruas de um bairro de Vauban

Outros textos do "NYT" traduzidos
Mais textos de jornais internacionais traduzidos
UOL NotíciasNas ruas de Vauban os carros estão totalmente ausentes - com exceção da rua principal, por onde passa o bonde para o centro de Freiburg, e de umas poucas ruas na zona limítrofe da comunidade. A propriedade de automóveis é permitida, mas só há dois locais para estacionamento - grandes garagens localizadas no limite da comunidade, onde os proprietários compram uma vaga, por US$ 40 mil, juntamente com uma casa.

Como resultado, 70% das famílias de Vauban não têm automóveis, e 57% venderam o carro para se mudarem para cá.

"Quando eu tinha carro, estava sempre tensa. Desta forma sou muito mais feliz", afirma Heidrun Walter, profissional de mídia e mãe de dois filhos, enquanto caminha pelas ruas cercadas de verde, onde o ruído das bicicletas e a conversa das crianças que passeiam abafam o barulho ocasional de um motor distante.

Vauban, que foi concluída em 2006, é um exemplo de uma tendência crescente na Europa, nos Estados Unidos e em outros locais. Trata-se da separação entre a vida suburbana e a utilização de automóveis, como parte integrante de um movimento chamado de "planejamento inteligente".

Os automóveis são um fator de coesão dos subúrbios, onde as famílias de classe média de Chicago a Xangai costumam construir as suas residências. E, isso, segundo os especialistas, consiste em um grande obstáculo para os atuais esforços no sentido de reduzir drasticamente as emissões de gases causadores do efeito estufa que saem pelos canos de descarga, com o objetivo de reduzir o aquecimento global. Os carros de passageiros são responsáveis por 12% das emissões de gases causadores do efeito estufa na Europa - uma proporção que só está aumentando, segundo a Agência Ambiental Europeia -, e por até 50% em algumas áreas dos Estados Unidos.

Embora nas duas últimas décadas tenha havido tentativas de tornar as cidades mais densas e mais propícias para as caminhadas, os planejadores urbanos estão levando agora esse conceito para os subúrbios e concentrando-se especificamente em benefícios ambientais como a redução de emissões. Vauban, que tem 5,500 habitantes e uma área aproximada de 2,6 quilômetros quadrados, pode ser a experiência mais avançada em vida suburbana com baixa utilização de automóveis. Mas os seus preceitos básicos estão sendo adotados em todo o mundo em tentativas de tornar os subúrbios mais compactos e mais acessíveis ao transporte público, com menos espaço para estacionamento. Segundo essa nova abordagem, os estabelecimentos comerciais situam-se ao longo de calçadões, ou em uma rua principal, e não em shopping centers à beira de uma auto-estrada distante.

"Todo o nosso desenvolvimento desde a Segunda Guerra Mundial esteve concentrado no automóvel, e isso terá que mudar", afirma David Goldberg, funcionário da Transportation for America, uma coalizão de centenas de grupos nos Estados Unidos - incluindo instituições ambientais, prefeituras e a Associação Americana de Aposentados - que estão promovendo novas comunidades que sejam menos dependentes dos carros. Goldberg acrescenta: "A quantidade de tempo que se passa ao volante de um carro é tão importante quanto possuir um automóvel híbrido".

Levittown e Scarsdale, subúrbios de Nova York com casas de áreas enormes e garagens privadas, eram os bairros dos sonhos na década de 1950, e ainda atraem muita gente. Mas alguns novos subúrbios podem muito bem lembrar mais Vauban, não só nos países desenvolvidos, mas também no mundo subdesenvolvido, onde as emissões da frota cada vez maior de carros particulares da crescente classe média estão sufocando as cidades.

Nos Estados Unidos, a Agência de Proteção Ambiental está promovendo as "comunidades com número reduzido de carros", e os legisladores estão começando a agir, apesar de que com cautela. Muitos especialistas acreditam que o transporte público que atende aos subúrbios desempenhará um papel bem maior em uma nova lei federal de transporte aprovada neste ano, afirma Goldberg. Nas legislações anteriores, 80% das apropriações destinavam-se, por lei, a auto-estradas, e apenas 20% a outras formas de transporte.

Na Califórnia, a Associação de Planejamento da Área de Hayward está desenvolvendo uma comunidade semelhante a Vauban chamada Quarry Village, nos arredores de Oakland. Os seus moradores podem ter acesso sem carro ao sistema de trânsito rápido da Área da Baía e ao campus da Universidade Estadual da Califórnia em Hayward.

Placas como esta foram instaladas pelas ruas do distrito de Vabuan, nos arredores de Freiburg
Sherman Lewis, professor emérito da universidade e líder da associação, diz que "mal pode esperar para mudar-se" para a comunidade, e espera que Quarry Village possibilite que ele venda um dos dois automóveis da família e, quem sabe, até mesmo os dois. Mas o atual sistema ainda conspira contra o projeto, diz ele, observando que os bancos imobiliários temem uma queda do valor de revenda de casas de meio milhão de dólar que não têm lugar para carros. Além disso, a maior parte das leis de zoneamento urbano dos Estados Unidos ainda exige duas vagas para automóveis por unidade residencial. Quarry Village obteve uma isenção dessa exigência junto às autoridades de Hayward.

Além disso, geralmente não é fácil convencer as pessoas a não terem carros.

"Nos Estados Unidos as pessoas são incrivelmente desconfiadas em relação a qualquer ideia de não possuir carros, ou mesmo de ter menos veículos", diz David Ceaser, co-fundador da CarFree City USA, que afirma que nenhum projeto suburbano do tamanho de Vauban banindo os automóveis teve sucesso nos Estados Unidos.

Na Europa, alguns governos estão pensando em escala nacional. Em 2000, o Reino Unido deu início a uma iniciativa ampla no sentido de reformar o planejamento urbano, desencorajando o uso de carros ao exigir que os novos projetos habitacionais fossem acessíveis por transporte público.

"Os módulos urbanos relativos a empregos, compras, lazer e serviços não devem ser projetados e localizados sob a premissa de que o automóvel representará a única forma realista de acesso para a grande maioria das pessoas", afirma o PPG 13, o documento revolucionário de planejamento, lançado pelo governo britânico em 2001. Dezenas de shopping centers, restaurantes de fast-food e complexos residenciais tiveram a licença recusada com base na nova regulamentação britânica.

Na Alemanha, um país que é a pátria da Mercedes-Benz e da Autobahn, a vida em um local onde a presença do automóvel é reduzida, como Vauban, tem o seu próprio clima diferente. A área é longa e relativamente estreita, de forma que o bonde que segue para Freiburg fica a uma distância relativamente curta a pé a partir de todas as casas. Ao contrário do que ocorre em um subúrbio típico, aqui as lojas, restaurantes, bancos e escolas estão mais espalhadas entre as casas. A maioria dos moradores, como Walter, possui carrinhos que são rebocados pelas bicicletas para fazer compras ou levar as crianças para brincar com os amigos.

Para deslocamentos a lojas como a Ikea ou às colinas de esquiação, as famílias compram carros juntas ou usam automóveis arrendados comunitariamente pelo clube de compartilhamento de automóveis de Vauban.

Walter já morou - com carro privado - em Freiburg e nos Estados Unidos.

"Se você tiver um carro, a tendência é usá-lo", diz ela. "Algumas pessoas mudam-se para cá, mas vão embora logo - elas sentem saudade do carro estacionado em frente à porta".

Vauban, local em que se situava uma base do exército nazista, ficou ocupada pelo exército francês do final da Segunda Guerra Mundial até a reunificação da Alemanha, duas décadas atrás. Como foi projetada para ser uma base militar, a sua planta nunca previu o uso de carros privados: as "ruas" eram passagens estreitas entre as instalações militares.

Os prédios originais foram demolidos há muito tempo. As elegantes casas enfileiradas que os substituíram são construções de quatro ou cinco andares, projetados de forma a reduzir a perda de calor e maximizar a eficiência energética. Elas possuem madeiras exóticas e varandas elaboradas; casas isoladas das outras são proibidas.

Por temperamento, as pessoas que compram casas em Vauban tendem as ser "porquinhos da índia verdes" - de fato, mais da metade dos moradores vota no Partido Verde alemão. Mesmo assim, muitos afirmam que o que os faz morar aqui é a qualidade de vida.

Henk Schulz, um cientista que em uma tarde do mês passado observava os três filhos pequenos caminhando por Vauban, lembra-se com entusiasmo da primeira vez que comprou um carro. Agora, ele diz que está feliz por criar os filhos longe dos automóveis; ele não tem que se preocupar muito com a segurança deles nas ruas.

Nos últimos anos, Vauban tonou-se um nicho comunitário bem conhecido, apesar de não ter gerado muitas imitações na Alemanha. Mas não se sabe se este conceito funcionará na Califórnia.

Mais de cem candidatos se inscreveram para comprar uma casa na Quarry Village, e Lewis ainda está procurando um investimento de US$ 2 milhões para dar início ao projeto.

Mas, caso a ideia não dê certo, a sua proposta alternativa é construir no mesmo local um condomínio no qual o uso do automóvel seja totalmente liberado. Ele se chamaria Village d'Italia.


PUBLICADO TAMBÉM NO MURALDEBUGARIN.COM

quarta-feira, 13 de maio de 2009

DINA TAVARES , IMPERDIVEL!!



Aos amantes do pedal, aos amantes da boa música: temos compromisos musicais. Não podemos faltar a estes dois eventos:

Juli medeiros, domingo na Saraiva. Ver nota abaixo.

E a estas duas apresentações de DINA TAVARES. A final, esta é uma das nossas futuras pedalantes. Por esta eu garanto: irá pedalar conosco.

DINA, TENHA CERTEZA, estarei nas suas duas apresentaçoes.

valci

PEDAL DE JARRAW, TUDO PRONTO

O GRUPO DE CICLISMO NARANDIBA-GCN, VEM COMUNICAR A TODOS OS CICLISTAS, QUE PARTICIPARA DO PEDAL CONCIENTIZAÇÃO CONTRA A DENGUE, QUE SERÁ REALIZADO NO PROXIMO DIA 17 DE MAIO DE 2009, NA ÁREA DO GRUPO DE PEDAL JARAW NA SUBURBANA. OUTROSSIM,INFORMAMOS QUE SAIREMOS IMPRETERIVELMENTE AS 07:00HS DA MANHA DE DOMINGO DE NARANDIBA, EM SEGUIDA ENCONTRAREMOS O GRUPO AMIGOS DO TONY NO RETIRO E SEGUIREMOS PELA BR 324 ATÉ A SUBURBANA, ONDE ENCONTRAREMOS OS DEMAIS PARTICIPANTES DO EVENTO, PARA QUALQUER INFORMAÇÃO LIGAR PARA:
EDSON - 8632-5938
NESTOR - 8809-3569
GUERREIRO - 9162-3756

INFORMAÇÕES REFERENTE AO ROTEIRO NA SUBURBANA LIGAR PARA:
3233-6851 - TONI
8137-8118 - JARAW

PARA QUEM GOSTA DE BOA MUSICA.

Aos amantes da boa música:

Estive no ultimo igual evento, gratuito e posso garantir: vale a pena a apresentação, a coversa, o aprendizado musical transmitido.


"VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL PARA PARTICIPAR DO WORKSHOW DE GUITARRA DO CANTOR, GUITARRISTA E COMPOSITOR JULIO MEDEIROS QUE ACONTECERÁ NA LIVRARIA SARAIVA DO SALVADOR SHOPPING NO DIA 16 MAIO DE 2009, ÀS 16 HORAS, COM ENTRADA FRANCA.

NESTE EVENTO, O ARTISTA JULIO MEDEIROS APRESENTARÁ SUAS COMPOSIÇÕES TOCANDO TAMBÉM OS SOLOS DE GUITARRA GRAVADOS POR ELE EM SEU CD E DEMONSTRARÁ UM POUCO DA SUA CONCEPÇÃO MUSICAL FAZENDO ALGUNS IMPROVISOS EM TEMAS INSTRUMENTAIS. TODOS OS PARTICIPANTES CONCORRERÃO A BRINDES.

O WORKSHOW CONTARÁ TAMBÉM COM A PRESENÇA DOS CONVIDADOS ANSELMO CAMPELO ( BAIXISTA) E MÁRCIO KLEBAR (BATERISTA) EM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL COM JULIO MEDEIROS E DOS CONVIDADOS FRANK NEGRÃO E ARTUZINHO AGUIAR ( BAIXISTAS) QUE FARÃO APRESENTAÇÃO INÉDITA DOS SEUS TRABALHOS.

"SERÁ UM WORKSHOW DE MUITA CULTURA, ENTRETENIMENTO E ENRIQUECIMENTO NA ÁREA MUSICAL."

TEREMOS O PRAZER DE RECEBER VOCÊ E SEUS AMIGOS NESTA TARDE (ÀS 16:00H) DO DIA 16 DE MAIO DE 2009 NA LIVRARIA SARAIVA, NO 2º PISO DO SHOPPING SALVADOR, COM ENTRADA FRANCA. AGUARDAMOS A SUA PRESENÇA!

OUÇA AS MÚSICAS NO MYSPACE: www.myspace.com/juliomedeiros

VEJA EM ANEXO O NOVO CD DO ARTISTA QUE PODERÁ SER ADQUIRIDO POR

R$ 10,00 E O CARTAZ COM MAIORES INFORMAÇÕES

CONFIRA O CONTATO DOS NOSSOS PATROCINADORES:

TOQUE DE SOL - MASSOTERAPIA

VISITE O SITE - www.toquedesol.com.br

Cursos e Atendimentos - Massagem, Estética e Eventos
Av.: Maxcenter sala 257 Itaigara, Salvador Bahia.
Tel.:(71) 3492-3600 / 9183-8269


LIVRARIA SARAIVA

VISITE O SITE: www.livrariasaraiva.com.br

Confira nossa programação cultural: www.saraiva.com.br/nossoseventos

SHOPPING SALVADOR - 2º PISO


Pedimos aos leitores a divulaçao deste evento, muito importante para musicos e ouvints.

valci barreto

JAIR LUZ E SEU NOVO CD

Olá Amigos! Gostaria de pedir a vcs que peçam a nossa música ''QUEM DISSE'' na Piata Fm e na Educadora Fm. Desde já agradeço a vcs por tudo. Quem ouve a Piata, por favor peça na Piata, e quem ouve a Educadora por favor peça na Educadora.

Gostaria de avisar a vcs que o nosso cd de estréia ja se encontra disponível na livraria cultura São Paulo. Quem não reside em São Paulo poderá adquirir pelo site www.livrariacultura.com.br ou, www.obimusic.com.br .Comprem para me ajudar pessoal pois quanto mais cds eu vender mais chanse eu terei para me firmar no mercado, se posível reenvie esta mensagem para os seus contatos por gentileza. Desde já eu agradeçoa a todos vcs pela ajudar. Para ouvir o nosso cd entre no nosso site www.jairluz.com.br , para assistir-me, no you tube.

Atenciosamente,

Jair Luz

Obs. O cd Jair Luz esta disponível tb no Maranhão, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Aracaju, Brasilia,bahia dentre outros.

terça-feira, 12 de maio de 2009

JABUTIS E JARRAW NESTE FINAL DE SEMANA!

TEM JABUTIS NO SABADO. E PEDAL DE JARRAW NO DOMINGO. VEJAM NO MURALDEBUGARIN.COM E NO
meuzinebahia-valci.blogspot.com



Mostre para motoristas, principalmente de ônibus e de taxi, o artigo 58 do codigo nacional de transito.

Ciclista, pedale com respeito, educação, cumpra as leis de transito. Leia também o artigo 58 do CODIGO DE TRANSITO NACIONAL.

DELICIOSOS CAFé DA MANHA, sopas , caldo verde, ALMOÇO E JANTA, inclusive aos domingos:

ALBANE NA PITUBA, EM FRENTE AOS CORREIOS

ESCORIAL, NA BARRA, EM FRENTE AO PORTÃO DE ENTRADA DE CARRO DA ASSOCIAÇÃO ATLETICA DA BAHIA, PROXIMO À DELEGACIA DE POLICIA DA BARRA.


http://www.youtube.com/results?search_query=valcibarretoadv1

SOLUÇÃO PARA O TRANSPORTE DE MERCADORIA !!!

Sergio Bezerra pergunta: Para que caminhão!!

mais fotos como solução para o trasporte de cargas estão no meuzinebahia-valci.blogspot.com. Vejam lá, colaboração de SERGIO BEZERRA:


CARTILHA DO JABUTIS VAGAROSOS -NÃO ADMINISTRAMOS EMPRESAS DE TURISMO CICLISTICO. NOSSO NEGOCIO É PEDALAR!



Quem quer pedalar já sabe o que fazer: pega a sua bicicleta e sai por aí.

Quem quiser pedalar em grupo, o que sempre aconselhamos , especialmente para os iniciantes adquirem experiencias e maior segurança, deve escolher o grupo de ciclismo que mais estiver com o seu , geito, perfil,modo de ser e de pedalar. Vários grupos estão no muraldebuarin.com. Escolhe e se agregue ao que mais lhe disser respeio. Todo agrupamento humano tem suas regras. Quem a ele não se ajustar, deve formar o seu. Em bicicleta não é diferente. Se não gostar de nenhum, em vez de reclmar, crie o seu ou saia pedalando sozinho por aí. Muitos assim procedem e não são menos felizes. Estressar, reclamar, contaminar o ambiente de mal humor é que não vale, pelo menos para nós do" jabutis Vagarosos." Aceitamos sutestões para melhorar, claro, mas sem estress.

O grupo Jabutis Vagarosos não telefona para avisar deste ou daquele passeio que fará.

Todos nossos avisos e comunicações são feitas por e mail ou mediante aviso no muraldebuarin.com, a partir das quintas feiras. Quando não há o aviso é porque pode acontecer ou não.

Marcado e avisado, ele contece e sai precisamente do local e no horário combinado. Muita gente fica pedindo para ligarmos avisando os dias e horários em que estaremos pedalando. Infelizmente não podemos atender a estes pedidos porque isto importa em grande perda de tempo, estress, idas e retornos de telefonemas, compromissos para ligarmos, agendamentos. Para o bem nosso e de todos, não assumimos este tipo de compromisso, principalmente porque são muitas as pessoas indisciplinadas, claudicantes, indecisas, que dizem que vão e não vão, que ficam pedindo para esperar, alterar roteiros , horarios e destinos, sem respeitar os que chegam no horario.

Esperamos, sim, mas por motivos justos, como um pneu que fura, uma bicicleta que qubra no caminho. Mas não esperamos por conta de atrasos gerados pelos atrasados e indisciplinados que não estão no local e horário por falta de compromisso com o tempo dos outros.

Buscamo descomplicar. Quem realmente quiser fazer um pedal proveitoso com os Jabutis, abra o muraldebugarin.com, a partir das quintas feiras, que nossos avisos estão lá. Marcado um horário e dia para saida, não adianta ligar pedindo para mudar horário e local. Não mudamos porque o aviso envolve outras pessoas. No passeio, ouvimos, atendemos, negociamos locais para visitar. Certos mesmos são os locais e horarios de saída. O mais é o que for acontecendo.


Aceitamos , acolhemos sugestões, sim, podemos mudar roteiros no curso do passeio, a depender das necessidades, das sugestões. Mas o horario e local de saida são imodificáveis após anunciados.

Bicicleta é para descomplicar. Não compliquem. Não somos administradores de pedais nem de empresa de turismo ciclistico.

Todos são bem vindos aos jabutis vagarosos. Pedimos, no entanto, antes de vir, ler a CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS, PUBLICADA NO MURALDEBUGARIN.COM E NO BIKEBOOK.COM.BR

COMO DIZ O DITADO: se tal grupo é ruim, chato, apressado, anda devagar, tem gente rica, gente pobre, gente feia, gente bonita, FAÇA O SEU E PEDALE. VAMOS FICAR SEMPRE FELIZES vendo mais e mais grupos ciclistico ocupando nossas ruas para nossa alegria e do planeta terra.

No caso dos jabutis vagarosos, detestamos pressa, mal humor, "vamo vamo", "tá na hora," "espera que tô chegando." "aguarde que tô indo". Pedimos sempre aos mal humorados, estressados, apressados, descomprimissadas com as regras de civilidade em grupo para nem comparecer.Gostamos de festa, alegria, bom humor e bicicleta. Se este é o seu caso, voce é nosso convidado.

Nosso pedal não é destinado a ensinar a pedalar. É para quem já sabe pedalar. Pedimos para treinar antes de vir, pelo menos uma hora por dia em academias , garagem ou perto de casa. Quem pedala pelo menos uma hora sem se cansar, mesmo devagar, está prontinho para participar dos nossos jabutis.

E não esqueça: antes de vir para o jabutis, encha peneu e dê uma olhada na magrela para ver se está tudo certinho: camara de ar cheia, marcha , pedal, freio, raios, selim tudo funcionando. E jamais esqueça de deixar suas raivas, mal humor,reclamações, pressa e estres em sua casa.Para nós,do Jabutis, tudo isto é bem mais importante em nossos passeios do que o preço da sua roupa e da sua bicicleta.
valcibarretoadv@yahoo.com.br

VÁ DE BIKE.

VÁ DE BIKE.

Valci Barreto,
Editor do
Bikebook.com.br
Meuzinebahia-valci.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com
14.05.2009.

=========================================

No próximo SABADO, acontece importante evento, no Pelourinho, comandado pelo grande compositor baiano, CAPINAN: feijoada em comemoração aos sete anos da AMAFRO. A homenageada é Maria de São Pedro e terá lugar no Prédio do Tesouro, Centro. Vários artistas se apresentarão: Cláudia Cunha, Roberto Mendes, Mario Ulhoa, Grupo Mandaia.

Ingresso: Camiseta 30 reais.

Imperdível!

IREI DE BICICLETA!

O anúncio está divulgado no Correio da Bahia de hoje. Não diz o endereço nem horário. Mas no Pelourinho todos sabem onde fica.

PARA OS NOVOS: Capinam é autor da música: SOY LOUCO POR TI AMERICA, gravada por Caetano Veloso, que até hoje corre mundo.

=============================

PORQUE NÃO MUDAR E IR DE BIKE?

PORQUE NÃO COMER BANANA, JACA, na rua, em vez de oléo saturado?

Valci Barreto


Você pode ir de bicicleta a qualquer lugar do mundo. Em Salvador, há locais que será bem melhor apreciado se visitarmos de bicicleta. Salvador não tem ladeira para bicicleta: você pode pedalar de Práias do Flamengo até a Suburbana, passando pelo Elevador Lacerda, Bonfim, Ribeira, sem subir uma ladeira sequer.

As pequenas ladeiras do centro, como Montanha, Pelourinho, São Raimundo, que dão acesso à cidade alta, empurrando a bicicelta, bem devagar, não se gasta mais do que 8 a dez minutos.

Mesmo sem ciclovias e ciclofaixas, milhares de pessoas já andam de bicicleta nas ruas de Salvador, usando-a como meio de transporte ou para passeios em finais de semana.

A cultura exagerada do carro, o exibicionismo, egoismo , preguiça, falta de respeito ao próximo e ao Planeta, educação civil, levaram as pessoas a entender a vida apenas em cima de um carro. E não apenas do carro. Mas DO CARRÃO. Pessoas há que só se sentem gente se dentro de um CARRÃO. Há também os que, tendo ou não carro,só admiram os que os tem. Para muitos, o ídolo não é o dono. É o carro. Tanto sim que, perdido o carro, seu dono desaparece. Muitos deles , proprietários, desenvolveram tamanho egoismo e sensação de poder que não possuem qualquer receio de buzinar , acelarar , sinalizar com luzes para que todos saiam da sua frente. Muitos atropelam, matam, agridem porque absorveram a idéia de que são proprietários de todos os espaços.

Para aquelas pessoas, todos os espaços públicos, inclusive as calçadas destinadas ao pedestre, são pistas ou estacionamentos para seus carros. E quanto maior o tamanho deles, mais arrogante o motorista, independentemente da sua condição social. O exemplo são os maus motoristas de ônibus, caçambas, camionetes, dirigidas por pobres ou por ricos: acham-se no direito de ver todo mundo saindo da sua frente para lhe dar passagem, mesmo que o da frente esteja de acordo com as normas de trânsito.

Já passou a hora da de mudarmos estas atitudes. O caminho é a educação, que não é a da escola. É a da cidadania, do respeito ao próximo.

Há ações que somente podem ser desenvolvidas em carro.Outras em navios, canoas , carro de mão, helicóptero ou aviões ou em cestinhas de supermercados. Outras, porém, podem e devem ser feitas de bicicleta. E isto é possível bastando um pouco de cuidado, respeito ao próximo e mudança de hábitos.

Vença o medo, a preguiça, tome uma atitude em favor de melhores dias para você e para o planeta, substituindo o carro pela bicicleta, pelo menos um dia na semana.

Quem mora na região da Barra, Pituba,Itaigara, até a Boca do Rio , por exemplo, com um pequeno treino pode ir de bicicleta a padarias, fazer pequenas compras, tomar sorvete, comprar remédios, ir à escola, visitar pais , amigos e parentes, pontos turísticos como Museus, Feiras de artesanato, práias próximas de casa, missa.

Para pedalar nestes locais, não há uma ladeira sequer.

Comece dando pequenas voltas na sua vizinhança, tomando cuidado com os carros. Nos lugares apertados, comporte-se como pedestre: desca e empurre a bicicleta. Desenvolva a paciência. Além dos cuidados com o transito tome os devidos cuidados com os assaltantes evitando bicicletas novas e caras.

Desenvolvemos uma cultura de que temos que andar em camionetes enormes e caras, nem sempre por necessidade mas por exibicionismos. Esta cultura chega às bicicletas, tênis e até às sandálias de dedo: tem que ser a mais cara, a de marca.Muita gente tem vergonha de andar em uma bicicleta sem marcha, usada, enferrujada, barata. Bicicleta é uma coisa simples; para ser boa basta rodar. As mais caras devem ser destinadas aos esportes , às corridas. Para andar nas ruas, não há necessidade de marchas. Nem precisam ser caras. Basta uma boa manutenção. Aos poucos você vai descobrindo qual será a "sua" ou "suas bicicletas".

Costumo lembrar que um baiano, Rubens Pinheiro, pedalou de Salvador até Nova York, de 1927 a 1929, em uma bicicleta simples e sem marcha, tipo Barra Circular. A história desta viagem é contada em livro que temos em nossa biblioteca. A foto do livro está poublicada no bikebook.com.br, muraldebugarin.com e no meuzinebahia-valci.blgospot.com.

Já andamos de bicicleta em Salvador: como esporte, lazer, turismo urbano, feiras de artesanato e culturais; teatro, cinema, shoppings, livrarias e sebos. O carro não nos faz a mínima falta para irmos a estes locais. Muito pelo contrário. Costumamos nos divertir nos finais de semana, sozinhos ou em grupos, indo a lugares como os que indicamos abaixo.

Se voce tem vontade, mas não sabe como começar, veja no muraldebugarin.com os mais diferentes grupos de bicicletas, suas cultura seu jeito de pedalar. Se você não se adapatar a nenhum, forme o seu ou comece a pedalar sòzinho,iniciando na sua vizinhança, nos espaços próximos de casa. Quem mora no centro dispõe da ciclovia da Centenário , um excelente local para começar.

Vejam no bikebook.com.br, alguns locais, do centro de Salvador, que o grupo JABUTIS VAGAROSOS visita em quase todos os finais de semana e feriados compridos.

Divulgue , avise aos motoristas de carro , especialmente de ônibus, Taxi e escolas de condutores de veículos: O ARTIGO 58 DO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO ESTABELECE QUE :

AS BICICLETAS TÊM O DIREITO DE CIRCULAR NAS MESMAS PISTAS DOS CARROS. E a preferencia é da bicicleta em relação a carro e moto.

O ciclista deve circular no mesmo sentido dos carros, à direita da Pista.

O carro deve ficar afastado um metro e meio do ciclista.

Respeitando o código, o cidadão, o direito alheio, não há necessidade de fazer ciclovia. Com falta de educação, a ciclovia será invadida, como acontece na da Centenário, onde os pedestres, ignorando os avisos de que o espaço é exclusivo para bicicleta, fazem dela pista de corrida, cooper e caminhada, mesmo tendo grandes espaços destinados ao pedestre.


========================

=TODOS DEVERIAM AGRADECER POR VER UMA BICICLETA NA RUA: é um carro a menos, um poluente a menos em nossas ruas e em nosso planeta.

=Quem atrapalha o transito é o carro; não é a bicicleta.

=A educação, que não é a das escolas, nem das academias , é a solução. Tudo é muito simples , igual a uma bicicleta. Nós é que complicamos.

Estamos contrariando as lições do mundo atual, quando usamos o carro e não a bicicleta para comprar um pão, remédio,ou tomarmos um sorvete na esquina próxima de casa.


É a mesma falta de cultura , de civilidade, quando temos vergonha de comer uma jaca ou banana na rua e não temos o mesmo receio se a fruta for maçã e a comida for um sanduiche cheio de óleo saturado.

Precisamos mudar, para o bem de todos, pelo menos enquanto há jaca, banana e bicicleta.

==================

LOCAIS QUE COSTUMAMOS VISITAR EM FINAIS DE SEMANA E FERIADOS:

=====
=RUAS DE LAZER: Barra, Dique do Tororó, Piedade.
==
ESTAMPA DE CAMISETA

Rua Barros Falcão, 542, Em frente à FULL TIME, AO LADO DA ANTENA DA CLARO. Não tem erro;Largo dos Paranhos, próximo à entrada de Cosme de Farias, ao ldado da Igreja católica.

Horário comercial.

Contato: Marlene:88169228
=======
=Acarejá da Jó, no mesmo local
=======================================================

=Bar do Mário, no Parque Julio Cezar, onde há sempre um artista, amador ou profissional, cantando e tocando. Não cobra ingresso nem couvert.Veja o video abaxo, manaiá, uma das frequentadoras, cantando:

http://www.youtube.com/watch?v=Tw0DX6riP_Y&feature=channel_page

====

CANTO DA PRAÇA, TODOS OS DOMINGOS, DAS 09 ÀS 12.30 HORAS, NO JARDIM DE NAZARÉ: Artias amadores e profissionais cantando de graça para o povo.

==

Museu Rodim, na Graça; Caixa Cultural, Carlos Gomes; Bibliotecas e Sebos;
===
Todo tipo de feira: livre: artesanatos, restaurantes, até mais distantes como Boca de Galinha, na Suburbana.

====

Comer frutas no Largo Dois de Julho, Barraca do Renan; Sete Portas, outras barracas que encontramos pelos caminhos, onde há lugar para lavar as mãos.
==
==========

SORVETERIA DA RIBEIRA.

==========
MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA, na Contorno.

===

SORVETERIA LAPORTE, NO PELOURINHO, NO TERREIRO DE JESUS.

==
Farol e Porto da Barra.

====

Viajamos também para o interior, cidades e locais próximos a Salvador. Às vezes ,indo pedalando, outras , levando bicicletas em carros ou em ônibus.
========
EM MONTE GORDO, Guarajuaba, VISITE O KI PICOLÉ: DELICIOSO E BARATO, LOGO NA ENTRADA DE MONTE GORDO.

==

SESI, NO RIO VERMELHO, sempre um show à noite.

======

Santo Amaro, Ilha de Itaparica, Valença, Vale do Jiquriça, Chapada Diamantina, são locais que os grupos baianos de bicicleta costumam estar com muita frequencia, inclusive o nosso, Jabutis Vagarosos.
====
Shoppings da cidade.

====
Veja vários grupos baianos de pedal, no bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
meuzinebahia-valci.blogspot.com

=
Divulgue , avise aos motoristas de carro , especialmente de ônibus e de Taxi e escolas de condutores de veículos: O ARTIGO 58 DO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO ESTABELECE QUE :

AS BICICLETAS TEM O DIREITO DE CIRCULAR NAS MESMAS PISTAS DOS CARROS. E a preferencia é da bicicleta em relação a carro e moto.

O ciclista deve circular no mesmo sentido dos carros, à direita da Pista.

O carro deve ficar afastado um metro e meio do ciclista.

Respeitando o código, o cidadão, o direito alheio, não há necessidade de fazer ciclovia. Com falta de educação, a ciclovia será invadida, como acontece na da Centenário: o pedestre ignora os avisos de que a pista é exclusiva para bicicleta fazendo da ciclovia pista de corrida, cooper e caminhada, mesmo tendo grandes espaços vagos para os pedestres.

Coisa de educação doméstica.

========================

=TODOS DEVERIAM AGRADECER POR VER UMA BICICLETA NA RUA: é um carro a menos, um poluente a menos em nossas ruas e em nosso planeta.

=Quem atrapalha o transito é o carro; não é a bicicleta.

=A educação, que não é a das escolas, nem das academias , é a solução. Tudo é muito simples , igual a uma bicicleta. Nós é que complicamos.

Estamos contrariando as lições do mundo atual, quando usamos o carro e nao a bicicleta para tomar um sorvete, comprar um pão, remédio na esquina, ou tomar um sorvete na esquina próxima de casa.


É a mema falta de cultura , de civilidade, quando temos vergonha de comer uma jaca ou uma banana na rua e não ter o mesmo receio se a fruta for maçã e a comida for um sanduiche cheio de óleo saturado. Precisamos mudar, para o bem de todos, pelo menos enquanto há jaca, banana e bicicleta.

==================================

Oficinas e lojas de peças e de bicicletas no centro de Salvador:

ERVACICLO NO LARGO DOS DE JULHO, EM FRENTE AO HOTEL CAPRI

MARCELO, NA BARRA, ENTRADA AO LADO DA PERINI DA BARRA.

REGIS, NA VASCO DA GAMA, EM FRENTE AO O BARATÃO.

CICLOLINK, EM BROTAS, PROXIMO AO POSTO DE GAZOLINA, APOS SUBIDA DOS GALÉS.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

VÁ DE BIKE

ESTAMPA DE CAMISETA, BRINDES, trabalhos artesanais,

Rua Barros Falcão, 542, em frente à FULL TIME, AO LADO DA ANTENA DA CLARO. Não tem erro.

Marlene:88169228


=============
O Bar do Mario, ou PROSA DE VIOLA, fica no Parque Julio Cezar. É um local em que se reune artistas profissionais e amadarores para , simplesmente, tocar e cantar. Não há cobrança de couvert. Quem toca ou canta será convidado para demostrar seu talento.

Veja o video de Walmir Palma, um dos grandes compositores baiano. No vídeo abaixo está cantando PRIMAVERA, que fez em parceria com ROSA PASSOS.

liguem o som para ouvir uma bela canção:



http://www.youtube.com/watch?v=Cm39mWbPsn8

=========

ITANA, GENIAL, COMO SEMPRE/COMENTARIOS JAGUAQUARA

Itaninha (a merendeira) : você joga duro! Parabéns pelo texto e foto. Quero seu emprego para mim.rss. Ainda não fiz a foto do seu presente: estou esperando o céu clarear um pouco mais.
====


VIDEOS JAGUAQUARA E PASSEIOS CICLISTICOS:


Comentários sobre video forró de jaguaquara e nossos passeios ciclisticos:Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "VIDEO MUITO INTERESSANTE SOBRE A BICICLETA, VEJAM:...":

gosteii muito do forro de jaguaquara uma cidade lindaa de si ver sera que sao joao nesse anoo vouu vim se ter adorei os editores da aii jaguaquara-bahia ameiiiiiiiiii muil beijos meu nome e Vitoria gatona bjusssssssssss..

obrigado vitoria gatona. Iremos de novo ao São João da Toca. veja mais fotos de jaguaquara no muraldebugarin.com, em galeria de fotos. Pesquise nos meses de junho, julho e agosto de cada ano. Mais de quinhentas fotos da Toca da Onça.

quanto aos passeios, venha pedalar conosco:
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
muraldeaventuras
sincronia
amigosdebike
pedaisnaestrada
pedaladadanoite

(todos estes links estão no muralebugarin.com)
===========================

domingo, 10 de maio de 2009

BIKE&BOOK em MANAUS

Por Itana Mangieri

Sempre que vou à Manaus/AM vou à trabalho e raras as vezes que consigo um tempinho para conhecer melhor as belezas amazonenses.
Nesta semana, conheci um taxista, Seu Elias, muito conversador e entre nossas conversas de idas e vindas, descobrimos que somos baianos - ele é de Santo Antônio de Jesus/BA !!!!!! Aí a alegria foi dupla. Me senti em casa e ele fez questão de levar-me ao Teatro Amazonas no finzinho da tarde para fotografar. Topei na hora e isso aguçou ainda mais a minha vontade de, na próxima ida à Manaus, assistir a uma peça teatral, ópera ou qualquer evento cultural neste majestoso teatro.
Lá, se você pisar no gramado, o apito do guarda soa na hora e se encostar na murada, idem ... rsrsrs. O monitoramento dos visitantes é acirrado mesmo do lado externo !
É assim que se preserva o patrimônio histórico de nossas cidades: com educação e monitoramento.







No dia seguinte, chamei Seu Elias de novo para me levar ao trabalho e de tanto falarmos de frutas e, principalmente, do abacaxi manauara, ele gentilmente parou numa barraquinha de frutas para merendarmos ... kkkk E eu não resisti em registrar o momento e fazer jus à minha digna fama de merendeira ! rsrs

PEDAL JARRAW

O grupo de pedal JARRAW, é um dos mais importantes da Bahia. Participa de todos os evetos de Salvador e realiza passeios de longas distânicias, inclusive para outros estados.

No dia 17.05.2009 este grupo estará realizando um grande passeio pela região de Periperi, ao qual se agregará o Amigo de Tony e outros grupos baianos.

No final do passeio será servida uma feijoada, na séde do Jarraw, em Periperi.

Quem quiser colaborar com a feijoada, procurar o Jarraw ou depositar sua contribuição na conta bancária abaixo indicada.

Edilson Baraúna de Freitas
Caixa econômica Federal
Ag: 3003
Op: 013
C.poupança : 5490-5


Quem não colaborar é convidado do mesmo jeito.

O gruopo amigos do Tony sairá da sua séde, situada na Rua da Jaqueira, Retiro, em direção a PERIPERI e convida todos que quirem segui-lo em direção a Peripero.

Saudação as mães

Desejo a todas voces amigas insuperáveis e mães insubstituíveis: muita saúde, garra para superar os obstáculos, proteção dos deuses em tempo integral, iluminação cósmica intermitente, quietude interior e muito discernimento e leveza nos seus atos.

A felicidade de ser mãe está fundamentada nos filhos perfeitos , saudáveis, inteligentes, carinhosos, responsáveis, participativos, independentes, audaciosos, corajosos e felizes que nós tivemos a graça de gerar.

Bendito o momento em que nos foi concedida a glória da maternidade ! Este é o nosso grande diferencial, o momento que por orientação divina acolhemos ser mãe, quer pela gestação intra ou extrauterina. A partir daí assumimos uma postura maternal que nos acompanha para sempre , em todos os nossos relacionamentos.

Um carinho maternal a todas voces irmãns, amigas, colegas, mestras, companheiras dessa viagem na terra.

Feliz dia Das Mães

Lúcia Bugarin