http://mountainbikebh.com.br/
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 21 de agosto de 2010
Contagem de Ciclistas em Belo Horizonte
http://mountainbikebh.com.br/
Exposição Zeladores de Voduns chega a Salvador, na Casa do Benin
Mostra acontece a partir do dia 05 de agosto, às 19h. Leia mais!
A rainha Nã Agotimé, esposa do rei Agingolo, era conhecida em sua aldeia pelas histórias que contava sobre seus ancestrais e sobre o culto aos reis mortos. Guardava os segredos do culto a Xelegbatá, a peste.
Adandozan, filho de um primeiro casamento do rei, assumiu o trono com a morte do pai e tratou de mantê-la isolada, acusando-a de feitiçaria, não hesitando em vendê-la como escrava. Em Uidá, grande porto de venda de escravos, Agotimé foi jogada nos porões imundos de um navio e trazida para o Brasil.
Zeladores de Voduns venceu o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras
Seu primeiro destino foi Itaparica, na Bahia, porto do seu destino e terra santa do conhecimento. Vinda de uma região onde poucos escravos se destinavam ao Brasil, Agotimé se deparou com muitos irmãos de cor, mas não de credo.
No seu encontro com os Nagôs teve o seu primeiro contato com os Orixás e através deles a Rainha escrava teve notícias de seu povo. Por eles soube que sua gente era chamada Negros-Minas e foram levados para São Luís do Maranhão. Contaram que não tinham local para celebrar o seu culto, pois esperavam um sinal de seus ancestrais. Agotimé logo entendeu por quem esperavam.
Dessa forma a rainha chegou ao Maranhão. Terra da encantaria e de forte representação popular. Os tambores afinados a fogo e tocados com alma por ogãs, inspirados por velhos espíritos africanos, ecoam por ocasião das festa e pela religião. Foi no Maranhão que Agotimé, trazida para o Brasil como escrava, voltou a ser Rainha. Sob orientação de seu vodum, fundou a Casa das Minas, de São Luís do Maranhão.
Mostra é composta por belas imagens do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos
O fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos fez o caminho inverso para contar essa história em imagens. Junto com ele, embarcou o antropólogo africano Hippolyte Brice Sogbossi. A proposta do Projeto era realizar uma pesquisa e documentação fotográfica da atual situação de templos sagrados e seus respectivos chefes no Benin e no Maranhão.
No Benin, num período de 25 dias, foram visitadas as cidades de Cotonou, Abomey, Allada, Ouidah, Calavi e Porto Novo. O Projeto - Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão - foi aprovado no Edital de Apoio à Produção Cultural da Secretaria de Cultura do Maranhão e vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras.
É essa exposição que chega no dia 5 de agosto a Salvador na Galeria da Casa do Benin, no Pelourinho. Márcio Vasconcelos é fotógrafo profissional independente e há mais de uma década vem se dedicando a registrar as manifestações da Cultura Popular e Religiosa dos afro-descendentes no Estado do Maranhão.
Ele é um dos vencedores do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, com o projeto "Na trilha do Cangaço - um ensaio fotográfico pelo Sertão que Lampião pisou". Hippolyte Brice Sogbossi é beninense e radicado no Brasil há mais de 10 anos. Doutor em Antropologia Social e professor da Universidade Federal de Sergipe e estará presente no coquetel de lançamento da exposição.
SERVIÇO
Exposição Zeladores de Voduns e outras entidades
Local: Museu Casa do Benin, no Pelourinho
Abertura: 05 de agosto, às 19h
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
As 111 Casas com Alto Risco de Desabamento que ainda podem, ou vão, MATAR ALGUÉM !
http://bahiapreciosa.blogspot.
--
BAHIA PRECIOSA
RUA ORDEM TERCEIRA Nº 9 (ANTIGA RUA INÁCIO ACIOLLY).
PELOURINHO - SALVADOR - BAHIA - BRAZIL
CEP: 40026-260
FONE: 55 - 71 - 3242-5218
CELULAR: 55 - 71 - 8604-8491
BLOG: http://bahiapreciosa.blogspot.
EMAIL: bahiapreciosa@gmail.com
RESOLUÇÃO N. 349
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
O COLORIDO TRÁGICO
Nós, seres humanos, temos as cores para ilustrar nossos momentos e desejos. Ambientes decorados (móveis e paredes), TV’s coloridas, fotografias, carros, roupas, simbolismos em datas especiais como casamento e réveillon, comidas, pastas e divisórias organizadoras ...
As cores estão presentes no dia-a-dia e cada cor tem seu significado. Semáforos, placas de trânsito, o sistema de locomoção que seguimos em hospitais e metrôs, eletrodomésticos da linha branca, logomarcas, uniforme do trabalho, da escola, do time de futebol, de vôley, da torcida, a opção de cores no cabelo, lentes de contato e esmalte das unhas, do refrigerante, da cerveja, de partido político.
Algumas sensações são definidas com cores:
Vermelho de vergonha;
Amarelo de anemia;
Azul de fome;
Verde de raiva;
Branco de susto;
Conseguimos definir situações cotidianas pelas cores como, o outono pelas cores das folhas das árvores, a primavera pelo colorido das flores, a possibilidade de chuva pelas cores das nuvens.
Porém alguns exageros estão sendo cometidos através das cores, como que uma concordância social da banalidade que vem se tornando a violência. Por exemplo: munições coloridas para policiais a fim de identificar balas perdidas ( ??? ).
Já pensou se uma facção criminosa, para não identificar-se, use também balas coloridas ?
Se hoje já é difícil identificar quem disparou uma bala de “cor neutra” .... imaginem colorida ? Teremos um arco-íris de fogo-cruzado diário disputando com o colorido celeste dos fogos de artifícios do Reiveillon !
Além da segmentação comercial que se criará para as balas coloridas ... como se a cor da bala, que matou alguém, fosse fazer diferença ao cadáver ou a seus familiares:
- as azuis são para crianças;
- as verdes para adolescentes;
- as vermelhas para mulheres e donas de casa;
- as pretas para policiais e criminosos;
- as rosas para turistas;
- as douradas para empresários; ....
LOJINHA DE ACESSÓRIOS PARA CICLOTURISMO
Depois de algumas promoções de sucesso com produtos para cicloturismo, resolvemos manter uma pequena lojinha com os principais itens para atender a mais gente.
A idéia é sempre ter produtos de qualidade e com preços melhores que nas lojas. Assim conseguimos facilitar o acesso dos membros a acessórios que realmente ajudam e também manter melhor os sites, tanto o Bikers como o Onde Pedalar.
Nessa primeira fase temos 4 produtos que já resolvem em muito uma viagem de bike:
* Malabike Corisco - o menor e mais leve. Ideal para caminhos peregrinos
* Alforje UNI da Deuter - Qualidade alemã com preço de alforje nacional
* Saco de dormir Dream Lite 500 Deuter - o mais compacto da categoria.
* Alforje Rack Top Deuter - Ideal para um dia de trilha
Quem tiver sugestões de outros produtos que gostaria de ver na loja é só enviar um email pelo meu perfil do Bikers. Tentaremos negociar e baratear suas viagens.
Obrigado
Marcelo Rudini
Visite Bikers Brasil em: http://www.bikersbrasil.com/?xg_source=msg_mes_network
PASSEIO CICLÍSTICO EM RECIFE PE - DIA 19 DE SETEMBRO 2010 - COM O GRUPO CORUJAQUEIRA
Recebemos carinhosamente o convite de nossa amiga Aninha Meirelles, que hoje reside em Recife/PE e orgulhosamente participa (e tbm nos manda notícias) do GRUPO CORUJAQUEIRA, para o PASSEIO CICLÌSTICO NAS RUAS DE RECIFE NO DIA 19 DE SETEMBRO DE 2010.
Há quatro anos o Grupo Corujaqueira realiza o apoio operacional e condução deste passeio que tem a participação conjunta do BpTran que reconhece o profissionalismo e seriedade que o Grupo Corujaqueira emprega em todas as suas atividades. Este passeio anual será, mais uma vez, uma bela festa, vinculada a uma ação social significativa. Serão realizadas doações para entidades que ajudam pessoas necessitadas. Como exemplo, no ano passado, participaram mais de 8 mil ciclistas e arrecadados toneladas de alimentos!
Rede Globo Nordeste, BpTran e o Corujaqueira, cada um sendo responsável em colaborar no que mais entende: a Rede Globo Nordeste com a comunicação e marketing; o BpTran com sua infra-estrutura, apoio e segurança operacional no trânsito em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco; e o Grupo Corujaqueira sendo o responsável pelo planejamento operacional e condução do passeio ciclístico.
Será um evento muito bem organizado e agradável de participar !
Todos estão convidados a participar ... e dar nossa “Jabuticada” neste passeio !
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Série Sementes de Luz 10ª edição
--
EXPOSIÇÃO "COTIDIANOS POR PIERRE VERGER" NO SHOPP.PARALELA
O que será isto ?
Moreno Veloso e Pedro Sa em pocket-show na midialouca nesta sexta-feira, 20 de agosto
A midialouca tem o enorme prazer de lhes convidar para o pocket-show de Moreno Veloso e Pedro Sá nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, as 21 h, na midialouca do Rio Vermelho (rua da Fonte do Boi, 81, Rio Vermelho, Salvador, Bahia, tel 3334-2077). A entrada é gratuita, mas atenção, pois dependendo do numero de pessoas que compareçam o acesso pode ser limitado aos que chegarem primeiro.
Há dois aspectos que se destacam em relação aos nomes que se apresentam nesta ocasião. O primeiro, muito óbvio, é que Moreno e Pedro sintetizam muito bem uma série de vínculos nossos com a música brasileira. Caetano Veloso os coloca, a ambos, quando os apresenta como produtores do seu disco "cê", como seus filhos. Um, biológico mesmo, o outro, quase da família, o fato é que Moreno e Pedro cresceram ali perto deste que é um dos eixos da música brasileira nas últimas décadas. Nesse sentido muitos de nós somos filhos também, e este sentido "fraterno" nos atrai de imediato.
O segundo aspecto é o fato de que Moreno Veloso e Pedro Sá tem se constituído dois nomes da maior relevância no cenário da musica do Brasil da atualidade. E isso vem num crescendo, já há um tempo, e em uma intensidade que já se sobrepõe ao dado de que surgiram ali "de famílias musicais": embora todo mundo tenha cantando com Moreno ainda pequeno "Ile Aiye, como você é bonito de se ver..." (do Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê) no inicio dos solares anos 80, quando Caetano lançou o seu "Cores, Nomes", e sentido sua presença na obra do pai, freqüentemente, foi por conta própria que Moreno desenvolveu seu curso natural dentro da música brasileira, em um caminho pessoal que convergiu para resultados antológicos como o seu disco "Máquina de Escrever Música" do Moreno + 2, nos outros discos +2, na participação em projetos como a Orquestra Imperial, etc. E se certamente bebeu de todas as influências que a cena paterna podia proporcionar, forjou o seu estilo pessoal e tomou seu rumo próprio e a passos sólidos e bons dentro de todo este cenário. E hoje em dia já devolve influências, como quando articula com Pedro muito dos recentes discos de Caetano.
Pedro Sá também nasceu numa família de múltiplas conexões de peso com a música (o irmão Jonas, a tia Wanda, a prima Roberta, pra citar alguns), e é amigo de Moreno desde criança. Tem tido uma carreira ao mesmo tempo intensa (na pluralidade dos projetos de que dá conta) e tranqüila (no seu jeito). Veio se constituindo como um dos músicos mais influentes de sua geração, desde a criação das bandas Mulheres Q dizem Sim e Acabou la Tequila, que marcaram o inicio de uma nova etapa da cena carioca em termos de possibilidades estéticas musicais que deságua em bandas como Do Amor ou Los Hermanos. Além de ter participado da formação da cena moderna do Rio de Janeiro, acompanhou vários grandes nomes da cena nacional, e recentemente consolidou a bandaCê, que acompanha Caetano na sua fase rock-transambas de cê e zii e zie, cujas produções são assinadas por Pedro e Moreno.
Um privilégio para todos nós termos estes dois nomes, de constante ebulição, mostrando ali o seu novíssimo trabalho, em dupla, com a habitual proximidade do artista com o público do nosso palco. Mais uma vez temos a alegria de chamar você pra conferir de perto o que há de mais novo e de melhor qualidade na música do Brasil.
Somos a midialouca, espaço cultural e loja de CDs, DVDs e livros.
na rua Fonte do Boi, 81 - Rio Vermelho - Salvador - Bahia, ABERTA TODOS OS DIAS (INCLUSIVE DOMINGOS E FERIADOS) de 8:00 da manhã ATÉ A MEIA-NOITE. tel: (071) 3334-2077, cel: (071) 8761-2077
E na Rua das Laranjeiras, 28 - Pelourinho - Salvador - Bahia, ABERTA TODOS OS DIAS (INCLUSIVE DOMINGOS E FERIADOS) de 9:00 da manhã ATÉ AS 22:00. tel: (071) 3321-1596, cel: (071) 8762-2077
www.midialouca.com.br
twitter: midialouca
skype: midialouca
-----------------------------------
Parabéns !
Parabéns ao IPAC, IPHAN, DEFESA CIVIL, ao Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador e demais autoridades.
Mais quatro pessoas morreram no Centro Histórico de Salvador.
Quantos mais serão necessários ?
http://bahiapreciosa.blogspot.com/
--
BAHIA PRECIOSA
RUA ORDEM TERCEIRA Nº 9 (ANTIGA RUA INÁCIO ACIOLLY).
PELOURINHO - SALVADOR - BAHIA - BRAZIL
CEP: 40026-260
FONE: 55 - 71 - 3242-5218
CELULAR: 55 - 71 - 8604-8491
BLOG: http://bahiapreciosa.blogspot.com
EMAIL: bahiapreciosa@gmail.com
domingo, 15 de agosto de 2010
DIA DO SOLTEIRO(A) - 15 de AGOSTO
(Fonte site UOL)
Foi-se o tempo em que estar solteiro era sinônimo de tristeza ou infelicidade. O Dia do Solteiro, comemorado dia 15 de agosto, tem uma agenda de compromissos tão disputada quanto vaga em time de futebol na Copa do Mundo. Afinal, a quantidade de pessoas descompromissadas aumenta a cada dia, e o crescimento nas taxas de divórcio pode ajudar a explicar o fenômeno. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2000, são mais de 74 milhões de solteiros e cerca de 11 milhões de separados ou viúvos no Brasil.
Essa mudança comportamental é alimentada ainda pelo fato de existir maior liberdade sexual para ambos, homens e mulheres, mesmo que ainda haja resquícios de machismo social. “Ainda hoje as mulheres mais atiradas são vistas de maneira negativa pela sociedade, mas em contrapartida, elas estão mais exigentes e passaram a entender que sem ousadia não há conquista. A vida é uma aventura. Nenhuma mulher deseja morrer de tédio”, explica Silmar Coelho, doutor em psicologia e liderança pela Universidade Oral Roberts, Tulsa, Estados Unidos.
“Acredito que a maior vantagem de ser solteiro esteja ligada às realizações das atividades do seu cotidiano. Nossa geração em geral é individualista, materialista, imediatista e, geralmente, o relacionamento acaba desviado para um sentido que não favorece o bem-estar do casal. Compromissos como o trabalho, o estudo ou mesmo as metas pessoais tomam mais tempo do que a dedicação ao seu par. No momento, para mim o ideal é mesmo permanecer solteiro e evitar desgastes desnecessários”, declara o empresário Fernando Lima, 29 anos, um solteiro convicto.
Turismo
As mudanças sociais são tão reais que algumas agências de turismo resolveram investir no público que viaja só. Os destinos são praticamente os mesmos de pessoas acompanhadas ou famílias, com algumas alterações de passeios. Segundo a agência Brasil Viagem, a maioria das cidades turísticas brasileiras possui opções vastas para entreter os desacompanhados. De luais em praias paradisíacas a noitadas em danceterias sofisticadas, o clima de paquera está no ar.
Há também a possibilidade de escolher o roteiro do passeio de acordo com o foco do cliente. Viagens mais realizadas por homens, como o pacote de esqui em Las Leñas, na Argentina, oferecido pela agência Snowtime, também interessam mulheres solteiras que desejam conhecer pretendentes.
Em alguns fretamentos, é possível combinar antes com o agente de turismo para que você circule entre as pessoas sozinhas. Imagine voar em uma aeronave repleta de gente “avulsa” como você. “Eu já fiz viagens pelo mundo em que exigia esse tipo de condição antes. É um pouco mais trabalhoso para a companhia, mas vale muito a pena, já que você começa a conhecer gente nova durante o vôo e não se sente um peixe fora d’água. Por mais bom humor que você tenha, enfrentar um avião lotado de famílias, crianças e casais não é fácil”, revela Andréa Saludires, publicitária solteira de 32 anos.
A Terrazul é uma das poucas agências que oferece o programa "Just for Singles" e deixa claro que essa opção não é para formar casais. A ideia é a de fazer amizades e não se sentir só durante o trajeto. Com o slogan “Só fica sozinho quem quer”, a empresa é uma das pioneiras em oferecer serviços específicos aos solitários de plantão.
Com orgulho
A solteira orgulhosa Monique Coutinho, de 23 anos, gerente de comunicação, responde em tópicos muito bem humorados sobre as vantagens de estar só:
- ter uma cama box king size toda minha
- sair de casa a hora que quiser e voltar na hora que quiser, sem ninguém me ligando o tempo todo pra saber com quem e onde estou
- não ter de ficar fazendo DR (discutir a relação) em plenas férias
- sair com os meus amigos gatos, sem ter alguém bancando o ciumento
- não ter sogra
- no Dia dos Namorados, com o dinheiro que seria gasto no presente dele, eu compro um lindo sapato pra mim
- meu banheiro permanece limpo e com a tampa do vaso no lugar - sempre
- minhas toalhas de banho permanecem no lugar e secas
- o controle remoto é só meu!
- posso pintar a unha de verde, marrom e azul sem ninguém dizer que é esquisito
O novo solteiro
Hoje, estar solteiro é uma opção vivida pelas pessoas. “Nos últimos anos houve uma mudança no perfil deste novo cidadão, que não tem mais o estereótipo da pessoa encalhada por situação financeira desfavorável ou aparência não atrativa. O novo solteiro tem família tradicional, é bem realizado profissionalmente, tem bom poder aquisitivo, é bonito e saudável”, observa a pedagoga e diretora da agência de casamentos Par Ideal, Sheila Rigler.
Segundo ela, dos homens cadastrados na agência, 55,8% são novos solteiros, ou seja, são separados, divorciados ou viúvos. Já as mulheres que estão buscando um novo parceiro representam 47,8% dos inscritos no sistema.
“A felicidade não está ligada exclusivamente ao fato de se ter um relacionamento. Sou uma pessoa comunicativa, alegre, com muitos amigos. Isso às vezes atrapalha, pois a pessoa vê de um modo diferente uma situação que para mim é normal. Participo de uma escola de samba, saio mais de três vezes por semana, trabalho com eventos, e isso pra mim é adrenalina. É difícil alguém me acompanhar e entender. Estou feliz sendo solteira, mas não descarto um cafezinho de vez em quando”, brinca Andrea Pereira, 30 anos, assistente do G.R.E.S. Tom Maior (Departamento Jovem).
Manual do solteiro feliz
• Selecionamos algumas regras para se sentir feliz (e não só parecer) na sua nova vida SÓ:
• Jamais espere o telefone tocar: quanto mais olhar para ele, verificar se ele está funcionando e pensar ter ouvido o seu toque, mais ele vai demorar a gritar, portanto, desencane.
• Tente, invente, faça diferente. Se você costuma acordar cedo e aproveitar o domingo, experimente passar um dia inteiro de pijama ao lado dos cinco melhores filmes da locadora. Ao experimentar coisas novas você se distrai porque muda a rotina e passa a descobrir-se mais.
• Lembre-se de que muitas vezes ter um companheiro a tiracolo significa abrir mão de muita coisa que VOCÊ gostaria de fazer, então FAÇA. Sabe aquele curso de dança de salão que você nunca ousou freqüentar porque seu ex detestava dançar? Arrume um amigo antes ou durante a aula e DIVIRTA-SE.
• Não planeje. Às vezes, planejar é o pior plano. Deixe-se solta, leve, sem cobranças ou horários. Não adianta querer sair por aí fazendo tudo de uma vez, faça tudo no SEU TEMPO e, principalmente, quando tiver vontade. A partir do momento que você descobrir esse limite, será feliz independentemente de ser casada, solteira, viúva ou divorciada, porque será feliz consigo mesma, e o resto, é resto.
IANN LEE CANTA EM ONIBUS EM SALVADOR
Nossos parabéns para o artista IANN LEE , que já tem mais de um cd gravado.
Veja o vídeo:
ttp://www.youtube.com/watch?v=BZBbCF2BJWg&feature=related
====================================================================