sábado, 15 de setembro de 2007

LIVROS USADOS EM SALVADOR,ONDE ENCONTRAR

LIVROS USADOS EM SALVADOR, ONDE ENCONTRAR


Valci Barreto

publicado no bikebook.blogspot.com



Cantinho do Sebo, em frente ao antigo prédio da Perini, na Pituba.

Cantinho do Sebo, na Centenário

Sebo do Juvenil, no Terminal da Lapa.

banca do Indio, no Campo Grande, esquina do Campo Grande com a Araujo Pinho.

Livros Usados, Viaduto da Ladeira da Praça.

Beringela, na Rua Chile, Terminal da Rua Chile, Edfo. Martins Catarino.

Diadorim, Forte de São Pedro, proximo à Padaria Favorita.

Senhor Alfredo, na Ladeira da Faisca, em frente à Resul.

junto ao predio da justiça do trabalho, o alemão ou gaucho, esta vendendo livros usados. pequena quantidade e aceita doações.

aos sábados à tarde, na feira hype, no ICBA, corredor da Vitória, das 13 às 18 horas.

orixas center, humberto vende livros usados, junto a varios tipos de miudezas antigas.
uma nova loja de livros usados está sendo aberta na carlos gomes, assim que estiver funcionando avisaremos.

venda de disco de vinil, gravação de cd, conversão de vinil em dvd ou ce, procurar rui, DISCO DE VINIL, na rua do paraiso, proximo a le bisquit.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

FEIRA DA PARÓQUIA, PITUBA

FEIRA DA PAROQUIA, NA PITUBA.


Valci Barreto
editor do bikebook.blogspot.com
e do MEU ZINE.
Colaborador do muraldebugarin.com





Todos os anos, no mes de outubro, a PAROQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ, na Pituba, realiza uma feira de brechós, roupas novas e usadas, livros usados, no mes de outubro. O material é recebido de doações.

Sempre lá estou para compra de livros usados e outras bigigangas. Há comidas típicas, shows, e muita alegria.

Este ano estarei lá, mais uma vez.

A seguir,o aviso para todos os interessados:

Este ano a Feira da PARÓQUIA da Pituba será realizada nos dias:
05.10.2007 - sexta-feira - a partir das 19:00 horas
06.10.2007 - sábado - das 09:00 às 22:30 horas
07.10.2007 - sábado - das 09:00 às 22:30 horas

No ano passado foi nos Correios da Pituba. Mas, este ano, estaremos num local maior e melhor!

Então, não esqueça, a Feira deste ano será no PARQUE COSTA AZUL, onde fica a Cantina Cortille.

Lembre que serão 13 barracas com muita comida típica e diversão para toda a família. Teremos jogos, música e muito bate-papo.

Como é uma festa Cristã, todos os pratos são bastante generosos e com um preço pequenininho.

Estaremos mais uma vez na BARRACA MINEIRA.

Espero você lá, com toda a família.

Luiz Carlos / Marlyse

LEITURA RECOMENDADA : A PAIXÃO PELOS LIVROS



A PAIXAO PELOS LIVROS

Valci Barreto,
editor do bikebook.blogspot.com
e do meu zine
colaborador do muraldebugarin.com



Raramente compro livros novos, a não ser para presentes. Mas frequento, habitualmente, as livrarias. Tenho como ponto de encontro e de visitas habituais, com amigos , que gostem ou não de livros, e com minha família, a minha vizinha Siciliano do Shopping Barra. A SISSI , como carinhosamente eu e minha família a denominamos é onde marco encontros com amigos e familiares, quando o local escolhido é aquele shopping, muitas vezes torcendo para que eles demorem de chegar. Em uma das passagens por ali, dando uma "passadinha de olho" pelas prateleiras , um título me chama a atenção:

"A paixão pelos Livros". A frase e foto da capa eram suficientes para que não ficasse apenas nos olhos. Nem precisava haver nada escrito nele, para que eu o pegasse, abrisses, contemplasse, iniciasse uma leitura daquelas que todos ratos de livrarias e bibilotecas conhecem muito bem. Se nada houvesse em conteudo, a capa já serviria para adornar uma das minhas prateleiras."Mesmo novo vou comprar" ; "E será para minha filha Luciana! " pensei.Também não tive dúvidas de que diante de mim estava um troféu, oferecido por gênios da escrita para a humanidade.

Adquiri-o, sem dó do meu bolsinho carente. A emoção da leitura iniciada, terminada depois em casa, até hoje se repete quando o pego ou simplesmente dele me lembro. A Suas poucas paginas, contém histórias, estórias, contos cronicas e depoimentos de genios da literatura, de várias épocas, e origens, reveladores das suas paixões pelos livros. Um deles, dos mais emocionantes que li, O Varlam Charlamov, 1907-1982, vítima das complicações políticas da sua época, relata o seu desepero para ter acesso a livros por onde passava: prisões, hospitais, pensões por onde andou. Se o Título e a capa já me bastavam para comprá-lo, este relato já seria um lucro inestimável. Acheio o mais emocionante. Mas nele há muito mais, como o depoimento de Michel de Montaigne :


"Quando moço, estudei para brilhar; mais tarde , para alcançar a sabedoria e, agora, faço-o para distrair-me, sem pensar em tirar proveito."


"São os livros , de muitos pontos de vista, extremamente agradáveis para quem os sabe escolher. Mas não há prazer sem contrapartida, e o que eles proporcionam tampouco é puro. Têm seus incovenienes e alguns sérios. O espírito exercita-se com eles, mas o corpo, que não devemos esquecer, fica inativo, o que acarreta tristeza e abatimento. E não há coisa mais prejudicial e a ser evitado no fim da vida"


Há no livro, textos de Mindlin, Petrarca, Caetano Veloso, entre outros.

Mesmo novo, comprei. Para não fugir aos meus "principios", depois da leitura seria destinado à minha filha Luciana, viciada também em literatura.

Se você tiver um amigo que goste de leitura, não o deixe sem este livro. Dê de presente. Se voce , ou destinatário, é daqueles que acha que livro não é um bom presente, dê-lhe qualquer outra coisa. Porém, mande acompanhado de um bilhetinho :"leia "A Paixão pelos Livros" , editora Casa da Palavra, vários autores.)

publicado em bikebook.blogpot.com



===============================================================================

OS WESSEL UMA HISTORIA SEM CORTES



OS WESSEL - UMA HISTORIA SEM CORTES-WESSEL INSTVAN


Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com


Em muitas churrrascarias por este Brasil , você come deliciosas carnes, com cortes, cores atraentes e sabores deliciosos. Não importa de onde elas vêm. Mas a história da familia húngara Wessel, que a produz, ostentando , como marca o nome da família, vale a pena conhecer atavés da leitura emocionante do livro OS WESSEL, UMA HISTÓRIA SEM CORTES, de um dos membros da família, que vive no Brasil, Wessel Intvan.

Ainda é encontrado em livrarias. Se nelas não achar, tente em sebos. Sua leitura é um grande e emocionante aprendizado. Eu li e recomendo.

publicado no bikebook.blogspot.com

===================================================================

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

PEDAL DA ASBEB

SALVADOR, CAPITAL DOS PEDAIS.



Valci Barreto,
advogado, cicloativista
editor do bikebook.blogspot.com
e do MEU ZINE.
Colaborador do muraldebugarin.com






Foto: Karla Menezes, Valci e Viki, no pedal da ASBEB.


Está acontecendo em Salvador uma verdadeira movimentação em favor das bicicletas como esporte, lazer e meio de transporte.

São centenas de passeios, blogs, sites, dedicados ao tema bicicleta. Até exposição de artistas aconteceu o ano passado, e será repetida este ano, com grande participação de ciclistas, artistas, imprensa, na Panorama Galeria de Arte, no Rio Vermelho.

Na Bahia, já se disse, tudo é festa. Depois de abrigar a maior de todas do planeta, que é o nosso carnaval, a Bahia poderá tornar-se a Capital da Bicicletas. Cada dia cresce o número participantes , interessados. O mundo todo está apaixonado pelos pedais, até mesmo como parte dos projetos de desafogamento do trânsito e proteção ambiental, estimulando o seu uso transporte sudável e não poluente.

Sucede que, na Bahia, pedalar não é apenas esporte, lazer, trasporte. É muito mais: É, também, muita festa!

Todo primeiro domingo do mes , acontece um grande passeio ciclistico que reune aproximadamente mil pessoas, numero sempre crescente de participantes. Conta com apoio da SET, da Polícia Militar e do Pelotão Aguia.

Volutariamente os pedalantes levam alimentos não perecíveis que são doados, no próprio passeio , a entidades carentes.

Participam pessoas de todas a idades , cores , credos e condição social. Pode-se ir com qualquer bicicleta, desde que rode. Nada se paga ou se exige para participar destes passeios.

Recomenda-se o uso de capacente e luvas.

Há carro de som e de apoio.

É uma grande festa este evento, que tem início às nove horas, do portão de entrada da Fonte Nova, Dique do Tororó.

Há muitos outros tipos de passeios, corridas, trilhas.

Todos os meses de junnho acontece o maior de todos, em animação e número de participantes: o do Dia Municipal do Ciclista, promovido pela ASBB, criado e mantido por Gilson Cunha ,que não se confunde com o da ASBEB.

Escolha o seu , veja os tipos e perfis que mais estejam de acordo com o seu jeito de pedalar, acessando os sites e blogs abaixo:

bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
amigosdebike.com.br
mundodabike.blog.terra.com.br
www.indshop.com.br
pedaladadanoite.blog.terra.com.br
pedaisnaestrada.blog.terra.com.br

Na foto acima, o "batizado" da advogada Karla Menezes, e da sua filhota Vicki, que amaram o PEDAL DA ASBEB, ao lado do seu colega VALCI BARRETO , editor do bikebook.blogspot.com, do MEU ZINE e colaborador do muraldebugagin.com.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

MAIS DE DUAS MIL PESSOAS NO PORTÃO/BONFIM

PASSEIO REUNIRÁ MAIS DE DOIS MIL CICLISTAS!!!Ver Editar
qui, 13/09/2007 - 11:59 — valci barreto
Passeio vai reunir mais de 2 mil ciclistas

Um mix de promoção do esporte, como atividade geradora de saúde, e uma campanha solidária de arrecadação de alimentos. É como se pode definir o Passeio Ciclístico 2007, marcado para o dia 16 de setembro. Promovido pela Associação dos Bicicleteiros da Bahia, Asbb, e a comunidade de Portão, o passeio terá largada às 8 horas, no fm de linha da Rua Queira Deus, em Portão, no município de Lauro de Freitas. Até o Bonfim, em Salvador, retornando até Portão. “No ato da inscrição o ciclista faz a doação de 750g de café ou uma lata de leite em pó, que serão repassados para entidades assistenciais”, diz Gilson Cunha, idealizador do evento.

Realizado há 14 anos, pela segunda vez pela Asbb, que é uma instituição sem fins lucrativos, o Passeio reúne mais de dois mil ciclistas das mais variadas idades, que esbanjam saúde e alegria percorrendo os 70 quilômetros que ligam a Estrada do Coco ao Bonfim, passando por São Cristóvão, Avenida Paralela, Avenida Luís Eduardo Magalhães, San Martin, Viaduto dos Motoristas, Uruguai e Calçada. O retorno, será feito por boa parte dos integrantes, é pelo mesmo roteiro.

Sempre buscando despertar no ciclista uma visão holística da vida e também denunciar a exclusão social de idosos carentes, a Asbb objetiva superar a marca dos 4 mil e 500 quilos de alimentos arrecadados Junho. Este ano, os beneficiados serão o Lar Irmã Maria Luíza, localizado na Calçada, e a Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes, que fica em Itinga.

Todo inscrito, no dia do evento, receberá uma camiseta e boné, e asseguram direito ao sorteio de três bicicletas dentre outros brindes. Este ano, o Passeio Ciclístico conta com o apoio institucional do governo do Estado, prefeituras de Salvador e de Lauro de Freitas, Polícia Militar, Nova Salvador FM e programa “No Campo do 4”, Panorama Rural, da TV Aratu e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia – FETAG.

PUBLICADO NO bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com

LAZARO, DE SALVADOR A IRARA, DE BIKE


Lazaro, o último da direita, em audiencia pública , na Camara de Vereadores-Salvador-ba., organizada pelo Vereador Reginaldo Oliveira, em setembro de 2007



LAZARO, O GRANDE DO PEDAL.

Valci Barreto.
Editor do bikebook.blogspot.com e do
MEU ZINE.

O dimitri postou , há tempos, no mundo da bike e no amigosdebike, um excepcional texto a respeito dos tipos de ciclistas.

Enquadro-me em vários deles. Mas o da minha prefencia todos sabem: é o descrito no perfil do JABUTIS VAGAROSOS. Estes passeios me oferecem tudo que eu quero ter em um passeio ciclistico: intimidade com os espaços, pessoas e coisas encontradas pelos caminhos nos meus pedais. Contemplações mais demoradas.

Topo, até , um mais rapidinho, para distancias maiores, se o objetivo for "chegar lá, naquele ponto, em tantas horas". Por preferencia, para estes, eu prefiro ir de carro. Prefiro "chegar lá, em ritmo jabuti."

Não há segredo para os amigos de pedal.

Por isto, sempre gostei dos pedais do Zazáro. Fizemos muitos juntos e outros faremos. Foi lázaro, com seus amigos de pedal, pessoas simples, humildes, mas por demais respeitosas e bem humoradas, até Irara. Passeio invejável. Não fui porque viajei com a esposa que não pedala. Mas bem que preferiria ter ido com esta turma.

Aí está o relato original do passeio, feito pelo próprio Lazaro do naturabikeação.

Na festa do bonfim, sempre estamos juntos, fazendo um jabuti até a coluna sagrada. No caminho, pedimos donativos aos participantes e fazemos entrega no Hospital Irma Dulce. Este gesto aparece "na hora". Alguem do grupo, aparece e sai diazendo " me de um rel, me de dez centavos etc. Junta a graninha, sem alarde e faz entrega para aquela instituição. Exemplo de solidáriedade, sem ong, sem parlamento, sem alarde. Claro que não deixo é sem foto!!!! Tenho várias deste momento.

Continue Lázaro. E não há o que agradecer.

E comece a desenvolver o seu projeto de bikeboy. Explicando: Lazaaro faz entrega de pequenos objetos, faz pagamentos, manda recado da periferia para o centro e do centro para a periferia, cobrando pequenos valores. O cliente gasta menos do que se for de transporte. E ainda ganha o tempo.

Lázaro é pessoa de muita confiança e muito querido nos pedais. Faço questão de exaltar pessoas como Lazaro e Genivaldo do Pedais na Estrada. Temos o dever de apoiar estas pessoas e estes pedais, se realmente nos interessar o crescimento das bikes em todos os sentidos.

Está, aí o relato do Lazaro. Fez muitas fotos que nos encaminhará e serão aqui publicadas.

Valci, publicado no muraldebugarin.com
veja bikebook.blogspot.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br

Assunto: IRARA CICLOTUTISMO N.B.A
De: bahianaturabike@bol.com.br Adicionar endereço
Para: "valcibarretoadv"
CONTINUA A VIAGEM N.B.A

FOMOS CONHECER,VÁRIOS PARENTE DE ANTONIO, VER COM SÃO FEITO TODO O
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE FARINHA, QUE TEM UM BOA QUALIDADE ATÉ OS BEIJUS TEM
UM SABOR ESPECIAL. MUITO ASSADO DO PORCO,CARNEIRO E FRUTOS.

PARA DORMIR TIVEMOS QUE NOS DESLOCAR PARA UMA CASA COM MAS DE 400M DE
DISTANCIA DE ONDE ESTAVAMOS EM TOTAL ESCURIDÃO ,GUIADO SÓ PORQUEM JÁ
CONHECE A TRAJETO, UMA SENSAÇÃO DIFERENTE, QUANDO PASSAVA NUM BURACO
GRANDE TODOS TINHAM A MESMA EMOÇÃO,ATÉ PARA ABRIR UM PORTEIRA FOI DIFERNTE,
SEM NOÇÃO DE SUA DIMENSÃO.

CONSEGUIR VISLUMBRAR, TODAS AS PAISAGENS DESTE LOCAL E AGRADECER A DEUS
POR TER ESTÁ OPORTUNIDADE EM QUE POUCOS TEM E NÃO APROVEITAM EU DISSE;
ANTONIO VC ME DEU UM PRESENTE AO ESTÁ FAZENDO ESTE CICLOTURISMO SER
MARAVILHOSO,COM LUGARES LINDOS,PESSOAS BOAS E ATÉ ESPECIAIS COM SUAS
LIMITAÇÕES MAS FELIZES, O HABITAT DOS ANIMAIS ,AS PLANTÇÕES QUE OFEREM MEIO
DE SOBREVIVENCIA A ESTÁ GENEROSA E HUMILDE GENTE DO CAMPO QUE SÃO
FELIZES E SABE VIVER
VALEU A TODOS DESTA COMUNIDADE QUE FIZERAM QUESTÃO DE TER AS NOSSA
CAMISAS COM PRESENTE,PREMIO E ATÉ UM TESOURO,QUE ME FEZ FICAR ORGULHOSO DE
FAZER ESTE TRABALHO COM O GRUPO NATURABIKEAÇÃO N.B.A.

O NOSSO PASSEIO,FOI FEITO VÁRIAS FOTOS, ATÉ MESMO O NOSSO RETORNO
ESTEVE INTERESSANTE FIZEMOS EM MENOS TEMPO, MESMO TOMANDO CHUVA,AINDA NÃO
CAIU A FIXAS, FOI BOM DEMAIS. NÃO SABIA QUE TINHA TANTA CORRAGEM, SEI QUE
TENHO BONS AMIGOS E FIZ OUTRO TANTO.

LAZARO ANTONIO AGRADECE ,PARA VALCI,ITANA,BUGA,JOSE ANTONIO E OS FILHOS
E SOBRINHO DELE e AMIGO, A DANIEL.CARLINHO E FAMÍLIA... E TODOS OS
IRMÃOS FILHOS E SOBRINHOS DE PEDÃO E IRARA em 11/9/07

Assunto: IRARA CICLOTUTISMO N.B.A
De: bahianaturabike@bol.com.br Adicionar endereço
Para: "valcibarretoadv"
CONTINUA A VIAGEM N.B.A

FOMOS CONHECER,VÁRIOS PARENTE DE ANTONIO, VER COM SÃO FEITO TODO O
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE FARINHA, QUE TEM UM BOA QUALIDADE ATÉ OS BEIJUS TEM
UM SABOR ESPECIAL. MUITO ASSADO DO PORCO,CARNEIRO E FRUTOS.

PARA DORMIR TIVEMOS QUE NOS DESLOCAR PARA UMA CASA COM MAS DE 400M DE
DISTANCIA DE ONDE ESTAVAMOS EM TOTAL ESCURIDÃO ,GUIADO SÓ PORQUEM JÁ
CONHECE A TRAJETO, UMA SENSAÇÃO DIFERENTE, QUANDO PASSAVA NUM BURACO
GRANDE TODOS TINHAM A MESMA EMOÇÃO,ATÉ PARA ABRIR UM PORTEIRA FOI DIFERNTE,
SEM NOÇÃO DE SUA DIMENSÃO.

CONSEGUIR VISLUMBRAR, TODAS AS PAISAGENS DESTE LOCAL E AGRADECER A DEUS
POR TER ESTÁ OPORTUNIDADE EM QUE POUCOS TEM E NÃO APROVEITAM EU DISSE;
ANTONIO VC ME DEU UM PRESENTE AO ESTÁ FAZENDO ESTE CICLOTURISMO SER
MARAVILHOSO,COM LUGARES LINDOS,PESSOAS BOAS E ATÉ ESPECIAIS COM SUAS
LIMITAÇÕES MAS FELIZES, O HABITAT DOS ANIMAIS ,AS PLANTÇÕES QUE OFEREM MEIO
DE SOBREVIVENCIA A ESTÁ GENEROSA E HUMILDE GENTE DO CAMPO QUE SÃO
FELIZES E SABE VIVER
VALEU A TODOS DESTA COMUNIDADE QUE FIZERAM QUESTÃO DE TER AS NOSSA
CAMISAS COM PRESENTE,PREMIO E ATÉ UM TESOURO,QUE ME FEZ FICAR ORGULHOSO DE
FAZER ESTE TRABALHO COM O GRUPO NATURABIKEAÇÃO N.B.A.

O NOSSO PASSEIO,FOI FEITO VÁRIAS FOTOS, ATÉ MESMO O NOSSO RETORNO
ESTEVE INTERESSANTE FIZEMOS EM MENOS TEMPO, MESMO TOMANDO CHUVA,AINDA NÃO
CAIU A FIXAS, FOI BOM DEMAIS. NÃO SABIA QUE TINHA TANTA CORRAGEM, SEI QUE
TENHO BONS AMIGOS E FIZ OUTRO TANTO.

LAZARO ANTONIO AGRADECE ,PARA VALCI,ITANA,BUGA,JOSE ANTONIO E OS FILHOS
E SOBRINHO DELE e AMIGO, A DANIEL.CARLINHO E FAMÍLIA... E TODOS OS
IRMÃOS FILHOS E SOBRINHOS DE PEDÃO E IRARA em 11/9/07

PUBLICADO NO muraldebugarin.com e no
bikebook.blogspot.com

CONTOSOLIDÁRIOS

=========================================================

o site abaixo deve ser aberto por qualquer pessoa, especialmente para quem tem crianças.


http://contosolidarios.org/contosolidarios.htm
diga do bikebook.blogspot.com

======================================================

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

REVISTA EXAME:'' OS NOVOS DONOS DO MUNDO"



Com o título OS NOVOS DONOS DO MUNDO, a Revista Exame, edição número 901, nas bancas, traz uma série de reportagens sobre vários empresarios e empresas de países emergentes que estão conquistando o mercado global.

Ilustra a capa, foto do mega empresário indiano Ratan Tata. Para entrevistá-lo, a Exame enviou para a India o talentoso ,apesar de seus trinta anos de idade, repórter Gustavo Poloni.

Vale a pena ler a revista grandes reportagens sobre o mundo dos negócios e uma excpcional matéria sobre empresario brasileiro que, iniciando suas atividades vendendo papelão, juntamente com sua esposa, tornou-se um destes NOVOS DONOS DO MUNDO. Sem dúvida, uma revista para ser lida e guardada.

Recomenda a Exame na mesma edição, que os leitores acessem o blog DIRETO DA CHINA, com matérias da sua diretora de redação Cláudia Vassallo.

Valci Barreto, editor do bikbook.blogspot.com e do MEU ZINE.
Colaborador do muraldebugarin.com

==========================================================================

NÃO JOGEM LIVROS NEM REVISTAS USADAS NO LIXO. Faça doações.

==================================================

Polua menos, usando bicicleta como meio de transporte

=========================================

LIVROS USADOS, MERCADO LIVRE.

=========================================================================

Temos comprado materiais usados, de informatica, neste , via internet. As estrelas conquistadas e as compras que fizemos, com sucesso, merecem a nossa recomendação. às vezes eles anunciam, com fotos, livros e revistas, que também compro.

http://eshops.mercadolivre.com.br/slot_cabos


VALCI BARRETO, editor do bikebook.blogspot.com
colabordaor do muraldebugarin.com

===========================================================

REVISTA EXAME, JABUTI , LIVROS E... PEDAL!

REVISTA EXAME, JABUTI, LIVROS E ....PEDAL!

Valci Barreto, editor do bikebook.blogspot.com e do MEU ZINE.

colaborador do muraldebugarin.com





Desde sexta feira, segui para o Genipabu Summer House, em Guarajuba . Aproveitaria o feriado de 7 de setembro para fazer um Jabuti pela região: Monte Gordo, Práia do Forte e adjacências. Fiquei ainda mais animado quando o Jabuti, George Argolo ,afirmou que se faria presente para a pedalada e comemoração do aniversário da esposa Olívia. Mais ainda quando a Itana Mangiere igualmente se comprometeu. Para eventual chuva, algum outro obstáculo ao pedal, enfrentamento de fila, espera de médicos, dentistas, atendimentos vários em órgãos públicos, grandes empresas, sempre me faço acompanhar de um remédio poderoso:livro. Tempo meio duvidoso , e frio para os costumes baianos, além do vento gelado para nós, levei dois , sempre de sebo: Minha Razão de Viver- Memórias de Um Repórter , autobiografia do Jornalista Samuel Wainer, Editora Record, e A Saga dos Kennedy, de Rose Fitgerald Kennedy, Editora Arte Nova.

Na Linha Verde, como sempre, o nosso testemunho das agressões, falta de educação e de respeito aos demais humanos , patrocinada por um bom número de motoristas, inclusive de microônibus ,fazendo zig zag , trafegando pelos acostamentos ,agressivamente buzinando e sinalizando como a dizer: saiam da frente “seus abestalhados”, que a "pista é toda minha". Ou então: “ vocês têm que correr porque tenho pressa". “Evangelizadores” da “lei do Gerson”, teriam inveja destas pessoas, algumas delas transportando filhos, ensinando a estes o que se deve fazer, ao volante de um carro, para maltratar as pessoas que receberam a boa educação doméstica. Especialmente nos feriados compridos, devem os órgãos de trânsito fazer uma visitinha àquela pista, de preferência equipados para aplicação de multas pesadas, já que placas e sinais de trânsito não existem para essa gente, que não atende a sinais e normas de boa educação. Muito longe das normas de civilidade, prefrem, sempre, obedecer a tanque de guerra, polícia bem armada, grupos de malhados, bem fortes e violentos, preferencialmente. Também atendem àquelas mínimas regras, quando aplicadas pesadas multas. Multas neles, então. E quem sejam bem elevadas. As pequenas eles preferem pagar. Além de arrecadação considerável, bom para os cofres públicos, terão eles um pouquinho de dor de cabeça, a partir da dor do bolso.

Os pobres mortais, que primam pelo respeito às regras de boa convivência, entre elas a de trânsito, devem fazer o que possível for para tentar ajustar estas pessoas, ainda que após denuncias a órgãos públicos, empresas empregadoras, quando for o caso. O mal não pode prevalecer. E ele prevalecerá, se não houver reações. Um bom número de microônibus, cujos condutores, antes de se empregar, recebem cursos de como devem conduzir seus veículos, que deveriam dar o exemplo, cometem iguais desatinos, muitas vezes dirigindo próximo a ribanceiras existentes nas margens das estradas, pondo em perigo, inclusive, os passageiros.

Deixando com a Polícia, mas mantendo os olhos e ouvidos atentos, pedimos que os órgãos de trânsito cuidem destes indivíduos, já que pedidos de educação e respeito jamais chegam aos seus ouvidos. Nem os sinais de transito conseguem alcançar o seu cérebro diminuto.

Paramos no Extra da Paralela, para algumas compras. Entro em uma loja de livros e adquiro a Revista Exame, que traz grandes e excepcionais reportagens sobre os novos conglomerados industriais do planeta, e, na capa, foto do milionário indiano Ratan Tata, que também investirá na América Latina , podendo ser no Brasil, com possíveis investidas na industria automobilitica destina a carros populares.

Gostando também deste tipo de reportagem, adquiro-a Examne,contrariando um principio meu de somente comprar , mesmo revistas, depois que elas chegam aos sebos da cidade ou ao senhor Alfredo, que recebe algumas de doações , compra outras e as revende por preços camaradas, na Ladeira do Funil, Sete Portas.

A revista EXAME, de 12.09.2007, além das excepcionais reportagens sobre os “NOVOS DONOS DO MUNDO”, informa o convite feito à bela Diretora de Redação, CLÁUDIA VASSALO, para participar, na China, de um encontro de jovens líderes globais, cujas discussões poderão ser vistas no blog, Direto da China.

Recomendamos a todos a leitura da revista e visita ao blog;

Chuva não impede Jabuti de pedalar, exceto se estiver muito frio antes de começar o passeio. Como era a hipótese, aproveitei o tempo chuvoso e frio para a preciosa leitura. “Viajei” com os relatos das duas autobiografias, fazendo o mesmo com os relatos da Revista Exame. Estas matérias, mesmo para quem não quer ser “DONO DO MUNDO”, servem como modelos para nossas vidas, ainda que seja para vender picolé, pipoca ou simplesmente ter o prazer da leitura. Um daqueles grandes empresários, revelado na edição, começou vendendo lixo, o mesmo que fazem milhares de pessoas pelos centros das nossas metrópolis. Por coincidência, é brasileiro.

Os três primeiros dias foi de leitura e papos com os amigos de condomínio, entre eles o Paulo, apaixonado por Cuba, Fidel, Biografias de políticos e por fotografias, tendo uma loja no Itaigara, incrementada por máquina que imprime fotos em grandes dimesnões.

No domingo pela manhã, o dia se abriu, pedindo que eu fosse dar minha pedalada em Monte Gordo, local preferido para o Jabuti naquela região. Visitei a JK BIKE, que conserta e aluga bicicletas, logo na entrada do Povoado. É onde alugo quando não levo a minha.

Saio por ali, contemplando, aprendendo, vendo, fazendo tudo que se pode fazer em um pedal jabuti: crianças indo e voltando da feira, religiosos com suas bíblias e roupas inconfundíveis, as barracas de comidas cheias, os camelôs , os vendedores de rede, o salão de beleza de Jane, onde sempre paro para fazer meu cabelo e me atualizar em "assuntos de "montegordenses". E, lá no fundo do povoado, para onde me levou a bicicleta, um pequeno circo que me fez viajar para Jaguaquara da minha infância. Lembrei do Circo Nerino( o primeiro que conheci. O pessoal do Circo Picolino escreveu e editou um livro a respeito dele, que muitas alegrias levou a milhares de pessoas interiorana da minha geração.

O café da manhã e o almoço foi no SABOR e ARTE, logo na entrada de Monte Gordo:banana cozida! Como sempre, uma visita ao KI PIKOLE, sobre o qual já escrevemos aqui.

Missão cumprida, retorno em direção a Guarajuba. Meu próximo destino seria visitar a pró da minha infância, que tanto bem eu quero, PRÓ LIGIA , seu esposo Joaquim, filhos netos, genros, noras.(Jussana , não fique com ciume: a ordem não é de importância: é de não poder dois nomes ocupar o mesmo espaço no papel. Nem na tela do computador.No caminho, junto à Lagoa, o grande susto: centenas de copos de plásticos rolando dentro e nas margens da Lagoa. Não sei expressar a dor e tudo que se passa na cabeça da gente, com uma visão desta, mesmo que não sejamos "ecológicos radicais" A dor não é apenas ver ali plásticos, copos, lixo: é imaginar que as mensagens da TV, do Rádio, do Livro, das professoras, dos pais educados não estão modificando , para melhor, o comportamento de muita gente. Dói prá caramba! E quem os jogou não foi, com certeza, o pobrezinho, favelado que nunca foi à escola. Com certeza não. Este, salvo raríssimas exceções dos nativos, nem sabe onde fica Guarajuba... nem a lagoa.

Cabeça doendo pela cena, que já vira também na entrada de Monte Gordo, à vista de todos, entro no pequeno Shopping e sou agraciado pelas artes, simpatia, entusiasmo da proprietária da loja, artista autodidata. Aí não paramos de falar. Aprendi muito na conversa. Lembrei de Sócrates e tantos outros: pregava na rua. Dona Iracy, “pregou”, para mim, em sua loja.E aprendi tanto, que vou escrever em outro momento, apenas sobre o papo com a mesma.

Quem passar por lá, faça uma visitinha e converse com dona Iracy, que tem muito o que ensinar . É só pedir para ela contar um pouco da sua história de vida. Eu aprendi um pouco, volto lá para aprender mais.

Mas nem tudo são flores. Naquele mesmo local, apesar de todas as alegrias e aprendizado, uma grande decepção: vendo as artes, uma me chama a atenção com os dizeres:

“banheiro não é biblioteca”. Senti , então, um “tapa na cara”. Na minha e nas dos amantes dos livros.Doeu tudo em mim, mesmo acostumado com lixo, falta de educação no transito e outras mazelas em meus pedais por aí.

Decepção maior veio depois quando dona Iracy afirmou: é uma das mais vendidas!!!!

Como consertar o transito? A resposta é única: vamos escrever uma nova frase naquela placa, ainda que não seja agora, para não "agredir" aos contrários, dizendo: todo lugar é de livro e de biblioteca: garagem, embaixo de mesa, embaixo e ao lado de cama, cadeira, mesa, fogão, lage, teto de casa, salário de jogos, de festas e de ginásticas, prédios, mesas de sinuca, cabelereiro, dentista. Já escrevi a respeito. No escrito eu afirmei: só estes lugares não cabem livros nem podem ser biblioteca: embaixo do chuveiro, se estiver jorrando água; assim mesmo enquanto não chegam os livros de material impermeável; em cima do tubo de fogão, se estiver aceso; dentro do vaso sanitário; em fogueiras acesas. Ou seja, somente locais que possam destruir os livros são impróprios para serem usados como bibliotecas. Tenho uma peninha de quem admira e compra uma lembrancinha daquela, que parece tão inocente.

Dona Iracy, mesmo vendendo, preferia que fosse outra a placa em sua loja:" banheiro é uma das melhores bibliotecas do planeta"! Quem tem a felicidade de ter o prazer da leiuta sabe, mesmo quando prefere o livro fora daquele templo que inspirou tantos poetas , literatos, escultores, artistas do mundo.

Com compromisso de horário de retorno, adiei, mais uma vez, a visita à minha “pró “ Lígia, esposo, netos, noras, genros, filhos.

Mas comprei uma lembracinha para ela que será entregue no próximo Jabuti em Guarajuba. Recebo e faço doações de livros. Muitos sabem disso. Os dois que levei para Guarajuba já têm destinos certos: A SAGA DOS KENNEDY, já devo ao George e "Minha RAZÃO DE VIVER”, de Samuel Wainer, é de Marcelo Nery, meu querido amigo e irmão da Central do Carnaval.

Itana e George, que foram a Guarajuba e iriam pedalar, onde aparecem na estória? Foi ela com seu colega Aylton, visitarmos no sábado. Infelizmente não foi pedalar. Mas foi muito útil a sua visita. Fazendo-nos favor, entrou pelos matos de Monte Gordo para mostrar um lote que um amigo pretende vender. Acostumada com as águas do Pará, não se importou em sujar seu carro para a missão. Se nos xingou, não foi na nossa presença. George juntou-se a nós, na piscina, local não muito próprio para pedalar. Em compensação, encantou-se e começou ali mesmo a ler a EXAME, que não saiu do meu lado no sábado. E me garantiu: seguirá os rumos do RATAN TATA: ganhar muito dinheiro, de preferência trabalhando pouco, se aposentando bem cedo, para não fazer outra coisa a não ser ler e pedalar.

Graças a Exame, em uma das reportagens, a respeito de um brasileiro que ficou milionário vendendo papelão, disse George que isto vai-lhe acontecer. Ja sabe por onde começar:O lixo da entrada de Monte Gordo e o da Lagoa de Guarajuba!

Desconfio que os dois não quiseram pedalar porque adivinharam que seria um dos “JABUTIS VAGAROSOS “ mais pesados” E foi. Não é todo Jabuti que agüenta uma jornada desta. E Itana ainda se livrou de fazer a “resenha”, deixando mais esta missão para mim. Mas não reclamo.

Como todos sabem, em grupo ou pedal fica mais alegre, mais animado. Porém, mesmo solitariamente , conseguimos ver, sentir, apreender. E podemos nos tornar felizes, ou pelo menos alegres, com um simples brinquedo: velho, enferrujado, barato e de apenas das rodas, como era a que me transportou naquele domingo, especialmente na companhia de Rose Kennedy, Samuel Wainer, ambos mortos e ali ao meu lado, dizendo, ensinando-me coisas, sem nada cobrar nem reclamar. Senti-me, pelo menos naqueles dias, um milionário: tinha ali tudo que eu queria . E ainda as liçoes da Exame: viva, esperta, mostrando-nos a beleza e alegria da Repórter CLÁUDIA VASSALLO que, certamente em breve, estará em Salvador para nos contar da sua experiência da viagem à China. A nova grande empresa de eventos da nossa Capital, que traz o Jornalista/cineasta ARNALDO JABOR, para o Centro de Convenções, certamente fará o mesmo com a Chefe de Reportagem da Exame. JABUTIS VAGAROSOS torce por isto. O primeiro inscrito para ouvi-la será o George Argolo: Quer aprender mais, com a reporter, a melhor forma de enriquecer, recolhendo o lixo da lagoa de Guarajuba e da entrada de Monte Gordo. Em Salvador, disse ele, já tem muito concorrente!! E lá pode ser no pedal! O rapaz aprendeu , rapidinho, a lição.

Como vêem os amigos ciclistas: foi dureza o Jabuti deste final de semana: fui “obrigado” a fazer a resenha, tudo por conta da ausência de George e Itana, a escrever estas coisas, correndo ainda o risco maior de muito gente perguntar: quem vai ler tudo isto? Mas nada disso é problema para Jabuti. Livro, textos, escritos, têm este encantamento: Não impõe a ninguám a sua leitura. O conforto é que, tenho certeza, pelo meno dois vão chegar até o fim: George e Itana. O primeiro para se animar a ficar milionário. A segunda , para se arrepender de passar tão poucos dias entre nós. Dureza ainda maior deste Jabuti foi os dos me deixarem sem fotos. Mas, como se sabe, nem tudo é perfeito. Nem mesmo o escrito. Muito menos este.
......

Para assistir ao JABOR, informem-se no site : www.centraldocarnaval.com.br
........

Publicado no bikebook.blogspot.com e no
muraldebugarin.com

=============================================

terça-feira, 11 de setembro de 2007

JOLIVALDO FREITAS LANÇA LIVRO EM LUANDA




O Jornalista, escritor, cronista baiano e amante do tênis, Jolivaldo Freiras, lançou em Luanda, Àfrica, o Livro " Vulgar- Brincando de Sexo & Outras Bobagens" . Noticiado o BIKEBOOK, pelo próprio autor, manifestamos os nossos votos de sucesso e que nos informasse a data do lançamento em Salvador.

Do escritor, recebemos o e mail abaixo, que muito nos honra.

"Meu querido Valci, claro que quando for lançar ai quero todos os ciclistas da Bahia na festa.

Lancei no dia 7 de setembro em Luanda e foi um sucesso.. O livro Vulgar - Brincando de sexo & outras bobagens até hoje gera debate nas rádios e tvs. segue foto. abraço Joli"

Ok Joli, certamente os amigos do pedal estarão na festa que acontecerá em nossa terra.

Um forte abraço,

valci,
editor do MEU ZINE e do
bikebook.blogspot.com

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Audiência Pública com Cicloativistas em Salvador

Texto e fotos: Itana Mangieri




Ocorreu hoje, em 10/Set/07 a Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Salvador para tratar de assuntos relativos ao uso da bicicleta, projetos em andamento, a instalação de bicicletários em pontos da cidade e a construção de ciclovias/ciclofaixas, presidida pelo Vereador Reginaldo Oliveira e que teve sua mesa composta de representantes de órgãos municipais e ciclísticos deste município como: Gilson Cunha (ASBB), Lúcia Saraiva (Ciclobahia), Valci Barreto (representando a ASBEB), Dra.Gisnaia Sampaio (SET/SETIN) e Dr.Carlos Querino (Secretaria Meio Ambiente).
O Vereador Reginaldo Oliveira iniciou comentando os benefícios que a bicicleta, como meio de transporte, traz para os cidadãos e para a cidade/prefeitura como mobilidade saudável e econômica e que a prefeitura está se mobilizando no sentido de incentivar sua utilização. A Dra.Gisnaia Sampaio fez citação ao acordo de Kyoto referente a diminuição da poluição mundial e melhoria da qualidade de vida. Mencionou as ciclovias e ciclofaixas existentes em Salvador, que os órgãos públicos tem consciência de que são poucos para a demanda Soteropolitana e informou alguns projetos de interligação das ciclovias existentes como Orla e Lagoa do Abaeté e de novos projetos de ciclovias/ciclofaixas na Calçada, Feira de São Joaquim, Largos dos Taineiros e Mussurunga. Dr.Carlos Quirino enfatizou que o desenvolvimento de meios de transportes modais limpos, econômicos e saudáveis que refletem benefícios e preservação ao nosso meio ambiente depende não somente dos órgãos públicos, mas também da educação social e do combate ao preconceito que ciclistas sofrem pela sociedade consumista e motoristas em geral. Lúcia Saraiva, além de informar a importância de movimentos e ações do Ciclobahia, informou sua participação em eventos de cicloativismo e mobilidade ciclísticas nacionais. Gilson Cunha em parceria com órgãos públicos como Hemoba, tem realizado ações para o incentivo não só ao ciclismo como à doação de sangue e plantio de árvores para melhoria da qualidade de vida física e do meio ambiente. Dr.Valci Barreto explanou sobre a agregação social que as bikes causam nas ruas e que, à pé ou de bicicleta, Salvador torna-se mais bela se admirada dessa forma. Convidou novatos para iniciarem suas pedaladas no grupo que coordena, os Jabutis Vagarosos, e divulgou ações sociais de grupos do subúrbio de Salvador que desenvolvem passeios filantrópicos e educativos como o passeio "Bicicloteca".




Passada a palavra ao público, que manisfestou-se positivamente aos projetos futuros divulgados, falaram: Ary Gil (Funcionário Público que utiliza a bike como meio de transporte, lazer e esporte), Jorge Guerreiro (Coordenador do Grupo de Narandiba), Itana Mangieri (Membro Ciclobahia e meios de Comunicação Ciclísticos de Salvador), Lázaro (Coordenador do Grupo Natura Bike Ação), Joceval Tibúrcio (Representante do Movimento em Defesa do Metrô), Nadson (estudante de Economia) e o Presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador.