sexta-feira, 21 de dezembro de 2007


Lázaro do Naturabikeação, Valci Barreto, do Jabutis Vagarosos e o vereador Everaldo Augusto na I VOLTA CICLÍSTICA ITAPAGIPANA, em Salvador_Ba.
Conheça vários grupos de passeios ciclisticos, blogs e sites, no texto contido neste blog: PERFIS DOS PASSEIOS CICLÍSTICOS DE SALVADOR.
leia : muraldebugarin.com e veja em "galeria de fotos", centenas de fotos de passeios ocorridos em Salvador-Bahia.
===================================
AGENDEM: DIA 15.01.2008, EXPOSIÇÃO DE PINTURA sobre o tema BICICLETA, na PANORAMA GALERIA DE ARTE; coquetel às 21 horas, Rua Nelson Gallo, 19, Rio Vermelho, subida em frente MC DONALD do Rio Vermelho, sentido Pituba / Centro, lado direito.
===================================
===================================
BAIANO, EM 1927, PEDALOU DE SALVADOR A NOVA YORK.

Valci Barreto ,
-De 1927 a 1929, um baiano, Rubens Pinheiro, fez uma viagem de bicicleta de Salvador a Nova York.

Muitas pessoas, notadamente amantes de pedal, encantam-se com a história , contada em livro da nossa coleção, que nos foi ofertado pelo filho do autor da saga, também Rubens Pinheiro.

Ùltimamente, um dos fascinados pelo relato é o Juiz de Futebol, Cezar Brasileiro, que está sugerindo a mudança do nome da Av. Magalhães Neto para Av. Rubens Pinheiro, em homegem ao ciclista baiano.

Entre os ciclistas e blogueiros da mesma tribo, de Salvador, a idéia tem repercutido com intensa manifestação favorável.
Feitos alguns comentários pelo Cezar, em nossos sites, resolvemos dirigir-lhe nossas manifestações, aproveitando o espaço do muraldebugarin.com e do bikebook.blogspot.com.

Caro Cezar, como escrito no jornal À tarde, a viagem de Che Guevara foi , em relação à saga do baiano, uma coisa bem menor. O mundo conhece a viagam do Che, especialmente após o filme de Walter Moreira Salles. Mas não conhece a de Rubens . Váarios motivos justificam o destaque dado a um e não ao outro. Che além de letrado, ter deixado um diário muito importante, participou de uma das mais conhecidas e divulgadas revoluções políticas dos tempos modernos. A foto do Che é uma das mais, talvez a mais conhecida imagem do planeta, segundo várias pesquisas divulgadas amplamente na internet. Após o filme de Walter Moreira Sales, Diário de Motocicleta, a viagem do guerrilheiro cubano também ficou conhecida no mundo inteiro. Tudo merecidamente. O baiano, além de semi analfabeto, veio a relatar para edição de um texto, para alguem que reconheceu o valor da viagem, cinquenta anos depois da sua ocorrencia. Muitas razões há para o reconhecimento público de um e o anonimato do outro. Mas nada torna menos importante o exemplo do baiano. Quando recebi o livro, que me foi ofertado pelo Rubnes, filho do ciclista ,notei que este próprio não demonstrou , pelo menos para mim, conhecer a dimensão da histórica viagem do seu pai.Para ele, senti, posso até estar enganado, não havia a importancia que damos ao relato da viagem e ao feito do herói anônimo. Depois que li o livro, passei a falar para as pessoas, até mesmo para os não ciclistas e sinto uma reação impactante de todos, sentimento que vi em Dimitri, George Argolo, Alexandre, Itana, Luzia e outros.O Dimitri, então, chegou a dizer: vamos fazer um documentário. E vamos fazer ,dimitri!

Você , Cezar, é mais um empolgado com a saga do “herói esquecido” , como está na capa do livro. E você , para o bem de todos, está indo bem mais longe, sugerindo a mudança do nome da Avenida Magalhes Neto para Av. Rubens Pinheiro.

Concordo com você: o que o nosso baiano Rubens fez, como fez, a época em que realizou a façanha, merece a mudança ampla divulgação, mesmo porque levará para muita gente o modelo, exemplo de determinação, coragem , força de vontade.
Um riquinho(nada contra os ricos!), vai ao Himalaia, sobe quatrocentos metros com guia, equipamentos e até equipes de apoio, escreve um livrinho qualquer, as editoras investem, todo mundo compra o livro e propaga o “grande feito”, como uma lição de que "quem quer pode tudo".
Outros põem umas mochilas confortáveis nas costas, tênis de última geração , muitos dólares no bolso e vão fazer o Caminho de Santiago, que tem apenas oitocentos quilômetros . Percorrem apenas uns cem ou duzentos, comem e dormem muito bem pelos caminhos. No retorno, fazem uma festa, publica em um livrinho qualquer , a “sua saga” e relata a “revolução espiritual” que esperimentou. O mundo todo, alimentado pela indústria do turismo, exclama: “que maravailha”! “Vou também fazer este caminho!”Da minha parte, nada contra nada. Nada contra quem leu o relato de Paulo Coelho e por conta disso fez ou fará o mesmo caminho, até como uma ação meio “redentora”. Tudo isto é “lindo e maravilhoso”.
Porém dos relatados, o feito de Rubens é bem maior. Mas não precisamos de comparações, senão como instrumento de aprendizado. Com todos vamos aprendendo, buscando repostas para algumas coisas da vida, ou simplesmente conhecer alguns prazeres à nossa disposição. “Ou não”, como diria Caetano Veloso.

Então, meu caro, a pouca ajuda que eu puder dar para que sua idéia seja executada e divulgada, conte com seu amigo. Sei que não é preciso. Sua profissão abrem facilmente estas portas. Mas aqui estarei para aplaudir, apoiar e “carregar o andor”, com muito prazer.
Tenho um relato de um casal francês: 14 anos pedalando pelo mundo. Genial o relato. Mesmo assim, o de Rubens me fascinou muito mais, especialmente porque, no próprio caminho , tinha que arrajar a comida, vez que nada levava . E tinha ainda a limitação do semi analfabetismo. Mesmo assim foi recebido por Preidentes, autoridades da America Latina.
Feitos como o de Rubens, sempre trarão força para muita gente , inclusive para muitos de nós que não fomos , sequer, a Aracaju. (Mas agora vamos!).
Muitos dizem: Não teria coragem de ir hoje por causa de assaltos e trânsito de veículo. Acontece que o medo sempre acompanhou o homem. Na época de Rubens, não havia carro nem assalto. Mas muitos lhe advertiram: " É uma viagem muito perigosa: cuidado com as onças e índios que podem lhe pegar pelo caminho.”.E uma quase o pegou! Está no livro.
Com todas as dificuldades de hoje, acho que as enfrentadas por Rubens foram bem maiores.
Hoje, como ontem, o que vale é o sonho, a vontade , a determinação de fazê-lo acontecer. Isto é que move o homem na busca da sua felicidade.
Todos nós, para nós próprios, já realizamos coisas mais difíceis do que mudar o nome de uma rua. “Amanha, mesmo que uns não queiram, será de outros que esperam” .

Então, meu caro Cezar, a sua determinação já está me dizendo: Se não mudarmos o nome, o que não é nem tão importante assim, criaremos uma nova com o nome do herói baiano. Muito mais difícil foi a viagem do nosso admirável ciclista. Conte comigo. E sei que, idéia como a sua, em nosso meio, não contará apenas com o meu apoio; muitos e muitos dos nossos abnegados amantes do pedal estarão juntos para executar a melhor e mais merecida possível homenagem ao autor da grande aventura.

Valci Barreto, advogado, cicloativista,editor do BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM,MEU ZINE e colaborador do muraldebugarin.com
Publicado no muraldebugarin.com , e no bikebook.blogspot.com
Um beberete perto do Ritz

Portugal foi, por longas décadas, refúgio político de muitas eminências, excelências, altezas e majestades. Gravitando à volta destes astros, um enxame de figuras de menor importância, salpicado por alguns fantasistas, penetras e vigaristas de alta roda. Na curta rota Lisboa-Estoril-Cascais-Sintra, viveu por gerações gente que fora e, às vezes voltaria a ser, História. Porque e como fui introduzido nalguns círculos fechados ao “vulgus pecum” é para mim ainda hoje pergunta sem resposta.
Nem, aliás, muito relevante.

Falo algumas línguas com marcado sotaque. Talvez seja este sotaque mesmo que diverte quem se lembra de me mandar cartão para coquetéis e jantares. E Deus sabe quanto me envaideço, confesso, em recebê-los. Desloco-me por trem e ônibus, táxi só em dia de festa, mas meus ternos, poucos, são bem cortados, no melhor alfaiate da capital, minhas gravatas de seda italiana, como italianos meus sapatos, e um discreto cheiro de “Vetiver” de Caron me precede. Quem me viu e quem me vê, heim!

Será em mesas à luz de vela, talheres de prata e porcelana de Vista Alegre que encontrarei o único outro Dimitri do país.
Estamos falando das vésperas do 25 de Abril de 1974, a Revolução dos Cravos, da qual não vou perder um pingo. Já estava na hora. Outro dia conto.
Dimitri Wolkonsky é russo, amável e charmoso, educado e divertido e, também de carteira magra, pega trem e ônibus. Além do mais, é príncipe e das melhores estirpes.
Conversamos longamente a cada encontro mundano. Sobre o quê? Sobre nada, evidente. Você já viu alguém refazer o mundo em roda social? Seria cortado sem retorno e para sempre de qualquer lista. Mas quando se tem vinte e tantos anos, o que importa é se sentir considerado, pertencer a uma tribo, mesmo se esta for escolha passageira.
Assim foi minha vida durante década e meia e não me arrependo. Quem sabe observar, ouvir e lembrar, forja armadura para o que der e vier.

A diferença entre os dois Dimitri é que um começa a andar na vida e é movido a incertezas e determinação, outro já fez um longo caminho, mas ainda não encontrou rumo ou porto seguro. As relações sociais - não vamos falar de amigos, que é outro departamento - mencionam meu homônimo com certa condescendência, apesar do respeito à bela e invisível coroa. Eu faço figura de combatente e uma ponta de inconformismo, já mostrando o nariz, ajuda a criar diferenciada imagem.
Por enquanto batalho duro para pagar aluguel e Marcelina, maravilhosa empregada. O atavismo está provado. Se de alguém herdei a pose, foi de minha avó paterna.

Numa bela tarde de Outono, chegou a Lisboa uma frágil e sofisticada argentina. Compra um imenso apartamento – comprar sempre sai mais em conta que alugar, para quem pode, é claro – nos altos do Parque Eduardo VII, a dois passos do Hotel Ritz, o que você há de convir, não deixa de ser prático. Como a conta bancária não é em pesos, mas em francos suíços, la cordobeza, que declara “Mi família era peronista, lo que era muy mal visto por la sociedad”, não terá grande dificuldade em freqüentar os endereços certos da conservadora capital.
E o que pode acontecer, me diga, quando um cinqüentão príncipe russo encontra em três jantares seguidos uma balzaquiana solitária vestida nos bons costureiros franceses, ostentando colar de safiras condizente com seus olhos?
Foi assim que, semanas depois, recebi um cartão em papel verger, convite gravado para o coquetel, beberete se diz em português acadêmico, de noivado dos pombinhos de asas cansadas. Vale a pena o esclarecimento sobre o convite gravado. Basta passar discretamente o dedo sobre o texto para sentir a saliência das letras, o que nunca acontecerá com a impressão tipográfica. Elegância suprema, código mudo de uma sociedade em vias de extinção.
O apartamento oferece vista privilegiada sobre o parque e, à esquerda, o castelo São Jorge e a embocadura do Tejo. Ternos escuros, gravatas de listras e vestidinhos pretos com o obrigatório colar de pérolas. Geralmente finas.
O champagne é francês, o caviar iraniano e o salmão veio especialmente da Noruega.

Como sempre nestas ocasiões, encontrar o Tout-Lisbonne é encarado com a maior naturalidade. Estranha-se que a marquesa de Cadaval ou o visconde de Soveral ainda não tenham chegado. Ah! Chegam juntos. “Nos encontramos no elevador, não é divertido?!”. Só para evitar comentários nesta sociedade onde divorciar é ilegal, mas onde todo o mundo... Bem isto são outros quinhentos.
De repente, a porta abre, sente-se um breve e sutil silêncio, logo a seguir o tom das conversas fica como fervendo. Acaba de entrar um homem alto, magro, os olhos curiosamente rasgados, elegante, desta elegância de quem tem a noção de ser sempre o centro de todas as atenções. Ninguém sabe mais como se comportar. Continuar as conversas naturalmente? Correr e entrar na fila para ser apresentado? Fingir que é íntimo? Declarar de voz alta que já recebeu o convite para o casamento da filha dele?
Verdade é que não sei como, talvez a dona da casa me tenha empurrado na direção do ilustre visitante, mas de repente estou na sua frente. Me dá uma mão grande e forte. Olha para mim como se quisesse saber tudo a meu respeito – eu que tenho tão pouco para contar - e trocamos umas banalidades cuja memória a História não gravará.
Foi assim que conheci Juscelino Kubitschek.

Dimitri Ganzelevitch Salvador, 20 de dezembro de 2007.

Nota do bikebook e
Muraldebugarin.com:

Dimitri é agitador cultural,Presidente da Associação Cultural Viva salvador, escritor, colecionador de artes populares , em secular casarão /museu no Centro Histórico de Salvador.

-publicado no bikebook.blogspot.com e
no muraldebugarin.com

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

NÃO JOGUEM LIVROS NO LIXO

Valci Barreto

Editor do BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM
MEU ZINE, link do muraldebugarin.com
colaborador do muraldebugarin.com




Final de ano, início de verão, festas e férias, muita gente faz uma "faxina geral" nas suas casas. Os primeitos ítens que são lançados ao lixo, sem piedade, são livros e revistas usadas. Muitas pessoas driblam o desemprego vendendo livros e revistas usadas, em pequenos sebos ou mesmo nas ruas. Clínicas pisiquiátricas também se utilizam de livros e revistas usadas para atividades lúdicas de seus pacientes. Como se vê, são várias as destinações sociais que podem ser dadas aos livros e revistas usadas;

Assim em vez de jogar tais materiais no lixo, façam doações para pequenos sebos, pontos de vendas , igrejas, associações de bairros, clínicas psiquiátricas.

Locais e pessoas que recebem e agradecem as doações:

biblioteca comunitária do Calabar, entrada ao lado da Borracharia jeovanessi, na Av. Centenário; Covento da Lapa, na Av. Joana Angélica;Rádio Excelsior, no Garcia; senhor Alfredo, na Sete Portas, em frente à empresa Resul, na Ladeira do Funil; Professora Nilza, na Lapinha.

publicado no bikebook.blogspot.com

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

II VOLTA CICLISTICA ITAPAGIPANA-SUCESSO!



Valci Barreto

Editor do bikebook.blogspot.com
Meu Zine, link do muraldebugarin.com
Colaborador do muraldebugarin.com



Como anunciado, às 7.30, pontualmente, estávamos eu e Luzia em frente ao Restaurante A PORTEIRA, no Dique do Tororó , para seguirmos em direção ao Largo da Penha, na Ribeira, e participarmos da SEGUNDA VOLTA CICLÍSTICA ITAPAGIPANA, organizada pelo Vereador Everaldo Augusto. Manhã fresca, pouco transito, um vento muito gostoso, bastava apenas a nossa ida para festejarmos este dia. No caminho, encontramos Simone, esposa do Genivaldo, do Pedais na Estrada, com algumas amigas, e seguimos juntos na direção da Penha.

Chegamos bem cedo e já encontramos a equipe do Vereador recebendo as doações de alimentos e distribuindo as camisetas.

Participaram os grupos de Narandiba, representados pelo grande, em todos os sentidos, Guerreiro, que “fez a festa” animando, conclamando as pessoas a pedalar, a participar destes pedais, muito úteis para todos nós. Como sempre, além de muita intimidade com o microfone, demonstrou o Guerreirão, mais uma vez, o seu grande espírito de colaboração , de incentivo, desprendimento, dedicação à causa ciclistica.Um mestre o Guerreiro, que ainda levou seu irmão PC , e quase toda a família...e, como sempre, acompanhado do “fiel escudereiro” Nestor.

Os amigos do Tony, como sempre, com um grande número de pedalantes, demonstrando unidade, respeito, alegria, humildade e muita competência na organização do grupo.

Fui premiado, pelo AMIGOSDOTONY com duas pochetes, com a marca MEU ZINE, que muito me emocionou . Aproveito este nosso espaço para agradecer ao grupo este significativo presente.

Dona Francisca inaugurou sua bicicleta , a ROSINHA, presente do grande amigo do grupo, Gilson Cunha.

Carlos, segurança do Hospital Português, saiu direto do trabalho para participar deste maravilhoso pedal. Encontei-o antes do meu encontro com Luzia, dizendo ele que todos os dias vai e volta para o trabalho de bicicleta, morando no retiro, nas vizinhaças do AMIGOSDETONY, de cujo grupo também participa.

O grupo SUBA AI, a novidade dos pedais da Bahia, da Ferreira Santos, Federação, demonstrou entusiasmo e que busca seu espaço nos nossos pedais, cujas portas já estão abertas. Humildemente, pede apoio , conselhos, informações dos grupos existentes para realizar o primeiro pedal oficial, com camisetas e equpamentos de segurança. “Trocou figurinhas”, com o Amigos do Tony, que garantiu apoiar, orientar e participar dos pedais do SUBA AÍ, especialmente o do batismo oficial . Vem o SUBA AI, sob o comando de Cadu e Anderso, já participando dos pedais da ASBEB.

O PEDAL UNIÃO participou e anunciou que está programado um passeio para Cachoeira, em Janeiro.

Como sempre, um grande e animado pedal, com a participação de grande número de crianças e de adolescente da região .

A cobertura fotográfica foi realizada por um dos grandes fotógrafos da Bahia, Leo Ornelas e pelos amadores de plantão, cujas fotos serão publicadas no muraldebugarin.com.

Muitos animadas as pessoas que, das janelas, os quais também foram vistos com simpatia por milhares de pessoas que iriam se submeter a um concurso público, aglomerados em vários prédios da região, para realização das provas.

Marcante, importante para todos nós , a presença do radialista JOSE DIAS, da Rádio FM do Cabula, que fez uso da palavra para dizer da sua alegria em participar do pedal e colocar o seu programa à disposição dos ciclistas baianos. Também ao Alencar, da Federação Baiana de Ciclismo, marcando sempre a sua importante presença em quase todos os nossos pedais e ações cicloativistas.

De parabéns a equipe do Gabinete do Vereador Everaldo Augusto, pela organização e atenção dada aos ciclistas que tiveram a garantia de que outras voltas itapagipanas virão .

Sentimos a falta de companheiros de quase todos os pedais, especialmente do nosso querido Lázaro que justificou sua ausência por ter realizado hoje o biciclo infantil de Marechal Rondom e ainda programou, para a tarde, uma ida para um evento no Engenho Velho de Brotas.

Agora , é aguardamos as fotos que serão publicadas no muraldebugarin.com

Estamos , também , aguardamos notícias do George Argolo que, após sua ida para a Argentina, nos abandonou. Vai ver que não sabe mais pedalar, nem falar porturtuges....Mas sei que já está na Bahia, provavelmente embrenhando em alguma trilha por aí . Quem souber dele souber, avise-nos.

Publicado no muraldebugarin.com
E no
Bikebook.blogspot.com

domingo, 16 de dezembro de 2007

DE SEGUNDA A SEXTA , SEMPRE UM PEDAL NOTURNO EM SALVADOR
PERFIS DE PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR============================================Valci Barretoeditor do bikebook.blogspot.com,do meu zinee colaborador do muraldebugarin.comTodos os primeiros domingos de cada mes a ASSOCIAÇÃO DOS BICICLETEIROS DO ESTADO DA BAHIA promove um grande passeio ciclístico pelas ruas de Salvador, que tem início às 09 horas da manhã, no Estacionamento da Fonte Nova, Dique do Tororó. É um passeio lento, podendo participar pessoas de todas as idades, com qualquer tipo de bicicleta, desde que rode. Quem quiser, e puder, leva um kg de alimentos não perecível que é entregue, no próprio trajeto, a entidades carentes. Há sorteios de bicicletas e de brindes.É lento, festivo e tem apoio da Polícia Militar, SET , Pelotão Aguia, munido ainda de carro de apoio e enfermeira. Vem pessoas de todos os bairros e até de cidades vizinhas. É uma festa este passeio, com participaçao de muitas crianças. Em feriados podem ser modificados para o domingo anterior ou seguinte. A mudança é sempre anunciada com antecedencia .Todos ficam sabendo do roteiro através dos sites e blogs. Fotos destes e de outros passeios estão no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos.", amigosdebike.com.br, mundodabike, pedaladadanoite e pedais na estrada, sincronia, cujos links estão nos mesmos sites.======================================PASSEIOS DA ASBB-------- -- -----Criados e mantidos pela ASSOCIAÇAO DOS BICICLETEIROS DA BAHIA, coordenados por Gilson Cunha, acontecem pelo menos tres vezes por ano a saber:O do dia 03.06, DIA MUNCIPAL DO CICLISTA, é o que envolve o maior número de pedalantes . Chega a mais de tres mil pessoas, já tendo sido objeto de gravação do programa DECOLAR, com participação da Liliane Reis.Atualmente a ASBB se agregou a um grupo de pedalantes da comunidade de Portão para juntos realizarem o passeio Portão / Bonfim, com mais de dois mil participantes, e o AREMBEPE/GUARAJUBA, envolvendo mais de trezentas pessoas, ambos realizados em outubro.Fotos dos passeios podem ser vitas no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos"====================·.... Segunda-Feira: Pedalada da Noite - rítmo médio, indicado para quem já está acostumado a pedalar... Tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 20 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda segunda-feira útil. Saída às 20:30 horas da Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente ao Silver Shopping, no Imbuí. Coordenação: Fernando Carvalho - Tel (71) 9965-0249... Terça-Feira: Amigos de Bike - ritmo moderado, tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 17 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 35 Km. Concentração: Toda terça-feira útil. Saída às 21 horas do estacionamento do Aeroclube. Coordenação: Lúcia / Alexandre / Edson - Tel (71) 9115-0363 / 8819-3229 / 9966-2118· Terça-Feira: Grupo Ervaciclo - Ervaciclo" é de ritmo acelerado, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem média de velocidade de 25 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda terça-feira útil. Saída às 21 horas do Farol da Barra. Coordenação: Eraldo - Tel (71) 3329-5160 / 8104-7115... Quarta-Feira: Grupo Sincronia - rítmo médio, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 20 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda quarta-feira útil. Saída às 21 horas do estacionamento do Hipermercado Bom Preço - Vasco da Gama. Todos os sábados, este grupo realiza passeios imperdíveis para locais e cidades vizinhas da Capital Baiana. Coordenação: Edvaldo / Humberto / Cláudio Carvalho - Tel (71) 8876-4745 / 8848-7692 / 8866-2630· Quarta-Feira: Grupo Pedal Mania: de ritmo acelerado, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem média de velocidade de 25 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda quarta-feira útil. Saída às 19:30 horas do Largo do Luso - Plataforma. Coordenação: Paulo Roberto - Tel (71) 9989-3843 / 3401-1727 - email: provinculo@uol.com.br· Quinta-Feira: Farol Light Bikers - ritmo médio, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 20 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda quinta-feira útil. Saída às 21 horas do Farol da Barra. Coordenação: Edson - Tel (71) 9966-2118· Quinta-Feira: Pedais na Estrada - de ritmo moderado, indicado para quem está iniciando, a média de velocidade de 17 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda quinta-feira. Saída às 18:30 horas da Praça da Revolução em Periperi. Coordenação: Genivaldo / Digo Brunelli - Tel.: (71) 3307-2436 / 9148-6589 - Reliza muitos pedais para fora de salvador em domingos e feriados.· Sexta-Feira: Pedal Night - O passeio noturno do grupo "Pedal Night" é de ritmo acelerado, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 25 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda sexta-feira útil. Saída às 20:00 horas do Largo dos Paranhos em Brotas. Coordenação: Ado Nery: - Tel.: (71) 9961-1497==========================Naturabikeação-Coordenado por Lazaro, de Marechal Rondom, ritimo leve, ou acelerado de acordo com o local e tipo de passeio. Participa dos mais variados events ciclisticos, inclusive para fora de Salvador. Realiza o passeio dos tres faróis, bicicloteca , farol folia, lavagem do bonfim e outros festejos baianos. Pedala por Simões Filho , Lauro de Freitas, Camaçari. Em dezembr, realiza o BICICLO INFANTIL , em Marechal Rodon, com a participação de crianças , seeus pais e envolve toda a comunidade , do bairro. Tem ainda o inestimável apoio da rádio comunitária de Marechal Rondom, que o divulga e dele participa . Passeio de grande significado para a comunicade daquele bairro.Um dos mais expressivos é o bicicleteca, realizando em outubro, em que centenas de pedalantes levam livros para formação de bibliotecas comunitárias.O Naturabikeação é muito convidado por prefeituras vizinhas a Salvador para compor eventos esportivos , de lazer e filantrópicos , dando o brilho especial a estas festas.Lázaro, seu coordenador, ensina a pedalar, na maior paciencia, para adultos e crianças, mediante o pagamento de uma diária e alomoço, a combinar.É uma pessoa muito querida e respeitada no meio dos passeios ciclísticos., marcando sua presença nas reinvidicações e em todas as ações públicas e privadas em favor das bicicletas nas ruas de Salvador.As ações e fotos de lazáro estão divulgadas no muraldebugarin.com e no bikebook.blogspot.com=================GRUPO DE NARANDIBA - Realizado 15 dias após o da ASBEB,no domingo, envolven mais de cem pessoas, em pedal firme, com os mais variados roteiros. Seus passeios são alegres, gostam de beber e comer moderadamente, realizam ações filantropicas e de cicloativismo, tendo entre os seus mais animados componetes o Guerreiro, que também participa de varios grupos de ciclismo.======================================================ANJOS DE BIKE.Não tem dia certo para sair. Junta-se a outros grupos, realiza ações em favor de segurança e proteção ao ciclista. Vem desenvolvendo um grande trabalho no municipio de Muritipa, em favor das bicicletas, com passeios memoráveis pela região. Em Salvador, participa do passeio da asbeb, asbb, amigosdebike e realiza passeios previamente organizados, no Parque de Pituaçu.Tem como coordenador uma das figuras mais queridas do pedal TIO LU, que em Muritipa conta com o apoio da companheira SUED. Juntos já realizaram grandes pedaladas pelo reconcavo baiano.======================================================================================================================NOTA: NO SITE muraldebugarin.com , há links indicando os varios sites de grupos ciclisticos de Salvador. E este mural possui links de quase todos os sites baianos. Diariamente o mural traz atualizações, dos passeios que vão sendo anunciados, avisados, criados. Além de publicar noticias de outros eventos.O meu zine, e o bikebook.blogspot.com podem ser visitando no mesmo mural.======================================================================================================================================================Além dos passeios diários, noturnos, no finais de semana são organizados passeios por grupos, os mais variados, ou mesmo individualmente. Improvisados, ou avisados previamente, sempre acontecem.São milhares de pessoas hoje em salvador indo para o trabalho de bicicleta. Vários grupos participam de atividades cicloativistas, e, mesmo individualmente há muita gente fazendo trabalhado em favor das bicicletas nas ruas de Salvador, estimulando, propagando, participando das mais variadas formas de movimento em favor das bicicletas nas ruas de Salvador. Vereadores como o Presidente da Camara Muncipial, Valdenor Cardoso, Reginaldo Oliveira, Everaldo Augusto , diretores de orgãos de transito têm se agregado ao movimento.Veja fotos no muraldebugarin.com em "galeria de fotos" .Lazaro, do natura bike ação, ensina pessoas a pedalar. É uma pessoa muito paciente, respeitada nos meios ciclisticos. Com uma diária e um almoço simples ele vai até o local combinado, ou consegue o local para dar as suas aulas.A foto de ´Lázaro está no bikebiook.blogscpot.com, na volta ciclististica itapagipana e no MEU ZINE.Em janeiro o JABUTIS VAGAROSOS, muraldebugarin.com , bikebook.blogspot.com e outros colaboradores, realizam uma grande exposição de pintura na GALERIA PANORAMA DE ARTE . Para esta exposição os artistas são convocados para pintar o tema BICICLETA. É um grande evento cultural da Capital baiana, tendo ampla cobertura da imprensa , comparecendo pessoas do mundo das artes, os ciclistas e muitas autoridades.Todos são convidados para o coquetel de abertura, ficando expostos os quadros pelo tempo divulgado em nossos blogs e sites. PANORAMA GALERIA DE ARTE , cinquentenária escola de arte e galeria de Salvador.A deste ano, de 2007, já está agendada.Publicado no bikebook.blogspt.com==============================================================================