sábado, 10 de setembro de 2011

2011)9_07 Bike mania



Grupo de Pau da Lima mais fotos no muraldebugarin.com 
Postado por Bugarin
Posted by Picasa

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

tv rua ENTREVISTA CICLOATIVISTA AMIGOS DO TONY M2U00076

NOSSA LUTA PELO SISTEMA CICLOVIÁRIO DE SALVADOR


Everaldo Augusto - Até que enfim a cidade de Salvador dá sinal de que se inseriu no rol das metrópoles que veem a bicicleta como alternativa para o transporte de pessoas e como parte da solução do problema de mobilidade das grandes cidades. A Câmara Municipal de Vereadores aprovou o projeto de criação do sistema cicloviário no município. Com isso, a decisão introduz o tema sustentabilidade no debate sobre propostas do sistema de mobilidade na capital baiana.
O Sistema Cicloviário é a primeira medida concreta do poder público da capital para incentivar o uso de bicicleta. Ele será formado por uma rede viária de transporte por bicicleta, composto de ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, com, inclusive, bicicletários. O executivo terá que projetar o uso e guarda da bicicleta na construção de praças, viadutos e túneis. Qualquer novo equipamento ou meio de transporte público também deverá ter acesso para as bikes.
Porém, duas questões ameaçam o projeto: a educação da população, sobretudo a conscientização de motoristas (contemplada no projeto com ações educativas para a boa convivência entre veículos e bicicletas); e a mudança da visão do gestor e do poder público municipal, que até agora investiu mais em ações de interesses de pequenos grupos do que nas de interesse geral da população. A prova está no estado de abandono dos equipamentos públicos e pontos turísticos de Salvador. A prefeitura, de fato, precisa fazer mais do que propaganda. Precisa executar o que está escrito na lei e que cria o Sistema Cicloviário.
O projeto aprovado pela Câmara este ano foi apresentado em 3 de outubro de 2007, sob número 291/2007. Na época, eu ocupava a cadeira de vereador pelo PCdoB, cujo mandato sempre esteve vinculado ao debate do espaço urbano sustentável. Nossa preocupação era traduzir as discussões sobre alternativas para o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte, em ações concretas que cobrassem do poder público municipal a responsabilidade que lhe cabe sobre a questão. Naquele ano, a sanha de grupos econômicos para aprovar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) não deu margem para a discussão de projetos desta natureza.
Hoje a cidade se prepara para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O governo estadual tem um projeto, o Cidade Bicicleta, para dotar a capital de 140 quilômetros de ciclovias. Com a mudança de contexto e a aprovação do projeto do Sistema Cicloviário – uma construção coletiva, cuja iniciativa de apresentá-lo à Câmara muito me orgulha – é um marco na história da cidade. Nem eu nem os ciclistas que me ajudaram a fazê-lo reivindicam a autoria. Porém, por uma questão de ética e transparência, é preciso dizer que o projeto aprovado é o mesmo apresentado em 2007, sem tirar uma vírgula!
A trajetória do vereador reapresentador do projeto não está em questão. Mas foi um deslize não comunicar o desarquivamento do projeto, ainda que, por razões regimentais, não teria obrigação de fazê-lo. Caso reconhecesse a autoria (de origem) do projeto, em nada lhe ofuscaria o brilho de ser autor daaprovação. Mas como não o fez, deixa margem para questionamentos que caminhariam para o terreno da acusação, que não é nosso caso.
De uma forma ou de outra, o vereador Gilmar Santiago, figura histórica da esquerda no Estado e contemporâneo de luta sindical, mesmo “montando em bicicleta dos outros”, prestou um grande serviço à cidade. Estamos, todos, de parabéns!
*Sindicalista e gestor público, ex-vereador em Salvador.
EVERALDO AUGUSTO

Postado por Bugarin

A Bicicleta

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

bicicloteca

biciclBICICLOTECA

Valci barreto
Bikebook.blogspot.com
TV RUA
Muraldebugarin.com



Jabuitis Vagarosos, Sincronia, Anjos de Bike, Amigos de Tony, Narandiba, Itapagipe é do Pedal, ASBB e outros grupos de pedais, bem assim ciclistas individuais, sempre apoiaram o participaram do BICICLOTECA, que este ano fará mais uma ação, levando livros, em bicicleta para entidade comunitária , no caso a CRECHE PINGO DE GENTE , organizado pelo professor Lázaro, do NATURABIKEAÇÃO, o passeio terá ínício às 8 da manhã, DO DIA 18.09.2011,no POSTO LOBATO, situação ao pé da ladeira do Cabrito. É um lugar muito conhecido, por que é por onde se passa para ir ao RESTAURANTE BOCA DE GALINHA.

Os interessados em participar já ficam informados que:

Valci barreto , do jabutis vagarosos, saíra, 07 da manhã, da ciclovia da Centenário, SOZINHO OU ACOMPANHADO descerá a Contorno e seguirá até a Suburbana para fazer o passeio.

Como todos sabem, não sairei depois das 07 da manhã. Quem quiser ir comigo, não precisa ligar, perguntar, pedir para esperar , nem pensar em mudar de local de saída. Qualquer duvida ou esclarecimento, podem ser por nossos e mails valcibarretoadv@yahoo.com.br, ou pelo professor de bicicleta LAZARO FONES 88225639, 88284282 32463643


Saindo 07 da manhã, chegaremos antes das oito ao local do início do passeio, mesmo sem correr.

Quem quiser ir de carro, há facilidades de estacionamentos e segurança no local da saída.

O passeio terá o apoio do PELOTÃO AGUIA.

Todos convidados. Além da doação de livros, o local , apesar da pobreza econômica dos seus moradores, tem um visual e espírito encantadores, pelo menos para quem por ali circula em bicicleta.


Posted by Picasa
Posted by Picasa

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

2011_09_07 Protesto pela cidade

Essa turma é do Grupo da Pau da Lima


Passei por eles na ida mais estava sem tempo e não podia parar na via para fotografa-los


E é um grupo com mais de 50 ciclistas organizados, uniformizados, gostei da turma. Tentarei entrar em contato com eles.

Mais fotos no muraldebugarin.com 

Postado por Bugarin



TV RUA , JABUTIS VAGAROSOS



BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM
MURALDEBUGARIN.COM
valcibarretoadv@yahoo.com.br


Saí da Sabino Silva , segui pela centenário, subi a ladeira da Curva Grande, (atrás do Nina Rodrigues) alcancei a Prediliano Pita(Garcia) e cheguei ao Campo Grande onde estavam  vários grupos de bicicleteiros reunidos para fazer o PEDAL DA INDEPENDENCIA. Guerreiro, Toni, Gui, Fernando, Suba Aí, como sempre marcando a presença, inclusive o  Pedalada da Noite, do nosso amigo Fernando, que circula pelo  Imbui.

Sob o comando de Guerreirão, seguimos pedalando pela Avenida Sete; Praça Castro Alves, Praça Municipal, onde fizemos  fotos e vídeos.

Marcou presença a nossa TV RUA, que , com o Jabutis Vagarosos, Folha do Recôncavo, muraldebugarin.com, está sempre presente nos movimentos cicloativistas baianos.

Confesso a emoção ao   ouvir o espontâneo grito de guerra dos bicicleteiros , em frente à Praça Municipal, após vídeos e fotos:

UA , UA , UA, VIVA A TV RUA!

A manifestação atestou  a simpatia dos bicicleteiros pela TV (ON LINE) RUA, que será mais uma parceira em todos os pedais baianos.

 Após esta pequena parada, sob o comando de Guerreirão (OLHA O PESO!), descemos a Ladeira da Praça; vencemos a Joana Angélica, Politeama e em seguida Campo Grande.

Despedi-me com Cau e Marcelo para darmos uma volta pela região da Barra. Ao chegarmos ao Porto, estavam mais de cem bicicleteiros que davam uma parada para contemplar aquela beleza de espaço e para reidratação: era a Turma do Bike Mania, em seu 7º grande Passeio pelas ruas de Salvador, com Antonio, de São Gonçalo;. Julinho Bike, CN BIKE com suas camisetas verdes espalhando alegria pela região, chamando a atenção de todos.

Retomado o pedal , o Bike Mania formou uma grande massa de ciclistas ocupando quase todo o espaço entre o Clube Espanhol e o Barrvento. Acompanhei-os até este ponto , enquanto seguiram eles até o Pau Miúdo, onde tem sede o Bike Mania e onde seria servida uma feijoada .

Já em casa, tomei meu banho e segui para pegar filhas, neta e um dos genros para almoçarmos. Só agora vão saber, se lerem: escolhi almoçar na Cabana do João , em frente ao Barra Vento porque, elas queiram também comer caraguejo, moqueca e por ai vai, e, pelos meus cálculos após pagar as contas seriam aproximadamente 16.20. E foi o que aconteceu. Segui, então , de carro, para ver a saída do Meninas ao Vento, da Centenário. Nas imediações do Shoping Barra, vejo pelo retrovisor Ana Elisa e mais duas algumas “meninas  ao vento”. Passei por elas e,  do carro , cumprimentei-as dizendo que iria aguardá-las na La Porte para o sorvete.Foi o que fizemos.

Tomado o sorvete, eu fazendo uma”cerinha” para pagar a conta, a fim de ver chegar o Meninas ao Vento, mas não aguentei a quando , às 17.30 disse a mãe da minha neta: ”vamos, que vai ficar frio para Maria e eu não trouxe roupa para ela” .

Por isto, não foi possível aguardar mais tempo pela belas que enfeitam  enfeitam,  distribuem educação , beleza e charme, pelas ruas da Bahia, em bicilceta.

As fotos e vídeos serão postadas no

Muraldebugarin.com , em galeria de fotos.

e vídeos no you tube, pesquisando por

TV RUA, bikebook.blogspot.com, muraldebugarin.com, valci barreto.

Tudo está no Google também.







terça-feira, 6 de setembro de 2011

18.09.2011-bicicloteca , na Suburbana. Jabutis Vagarosos estará presente.

07.09.2011-8.00 no teatro castro alves






MAQUINA SONY HANDYCAN PERDIDA.

Perdi no da 06 de setembro, às 2 da manhã,  uma maquina Sony, hendy cam, zoo 50, prata, com detalhes pretos.


O meu trajeto foi o seguinte: estava com a máquina , no aeroporto Luiz Eduardo Magalhães ate mais de uma hora da manhã, com uma filha que chegou de Brasília.

No Aeroporto estava com maquina, vendo, incluisve, alguns vídeos do Pedal da Asbeb,feita pela colega Luciana Marques, da Faculdade da Cidade. Dirigimo-nos para o guichê do estacionamento, paguei o valor e segui para o veiculo.

Deixei o aeroporto e fui para pegar outra filha que me aguardava no centro veterinário costa azul,  nas imediações do Grande Sertão. Apanhei a filha e segui para a SUB WAY.no final da Dom João Vi, Pituba. Dali, fui para a casa de minha filha onde a deixei com o seu veiculo. Como estava chovendo, deixei lá a minha motocicleta, peguei um taxi da ligue taxi  e segui para casa, no Jardim Apipema. Pensava que , como é de meu habito, havia colocado a maquina na minha mochila. Após levantar, cinco damanhã, abrindo a mochila, peerecebi que ali não estava. Que o peso que imaginava ser da máquina era de um livro.

Passei na sub way, informaram-me que não estava lá; liguei para o taxista que me conduziu(fiquei com seu cartão) o qual afirmou que nada ficou em seu veiculo que ele tivesse visto; Liguei para o Centro Verinario Costa Azul que também afimou que lá não ficara.

Resta apenas o Aeroporto ao qual irei amanhã,  ou dia 08.

A maquina estava em uma bolsa  preta, da mesma marca Sony.

Além da perda da maquina, foi com ela um ship onde estavam gravadas todas as entrevistas e cenas filmadas por Luciana Marques no Passeio da ASBEB.

Se alguém a encontrar por ai , especialmente o ship, para mim o mais caro, por conta das gravações, é só nos informar para tetarmos resgatá-la. Muito grato a todos.

Lamento não somente a perda da maquina como disse, mas também entrevistas que fizemos com os bicicleteiros baianos amigos, especialmente a de Ary Gil contanto a sua ida a Aracaju em bicicleta.

Caso a máquina não apareça, peço desculpas aos amigos com os quais gravamos e ou ou fotografamos.

Valci.


99999221




MÁQUINA HANDY CAN PERDIDA.

Perdi no da 06 de setembro, uma mquina Sony, hendy cam, zoo 50, prata.


O meu trajeto foi o seguinte: estava com a maquina , no aeroporto Luiz Eduardo Magalhães ate mais de uma hora da manha, com uma filha que chegou de Brasília.

No Aeroporto estava com maquina, vendo, incluisve, alguns vídeos do Pedal da Asbeb,feita pela colega Luciana Marques, da Faculdade da Cidade. Dirigimo-nos para o guichê do estacionamento, paguei o valor e segui para o veiculo.

Deixei o aeroporto e fui para pegar outra filha que me aguardava em uma clinica veterinária no Costa Azul, nas imediações do Grande Sertão. Apanhei a filha e segui para a SUB WAY.no final da Dom João Vi, Pituba. Dali, fui para a casa de minha filha onde a deixei com o seu veiculo. Como estava chovendo, deixei lá a minha motocicleta, peguei um taxi da teletaxi e segui para casa, em Ondina. Pensava que , como é de meu habito, havia colocado a maquina na minha mochila. Pela manha, quando abri esta foi que percebi que o peso que pensava tratar-se da maquina era de livros.

Passei na sub way, informaram-me que não estava lá; liguei para o taxista que me conduziu(fiquei com seu cartão) o qual afirmou que nada ficou em seu veiculo que ele tivesse visto; falta agora ir ao Aeroporto e à clinica veterinária.

A maquina estava em uma bolsa  preta, própria para a máquina, também da Marca Sony.

Além da perda da maquina, foi com ela um ship onde estavam gravadas todas as entrevistas e cenas filmadas por Luciana Marques no Passeio da ASBEB.

Se alguém encontrou e nos devolver, agradecemos muito.

Pode a maquina ter ficado apenas nos seguintes locais:

Guichê onde se paga o estacionamento; taxi(que já disse que não deixei lá), da Ligue Taxi, sub way, que disse também não ter deixado lá; Clinica Veterinária no Aeroporto.

Lamento não somente a perda da maquina como disse, mas também entrevistas que fizemos com os bicicleteiros baianos amigos, especialmente a de Ary Gil contanto a sua ida a Aracaju em bicicleta.

Caso a máquina não apareça, peço desculpas aos amigos com os quais gravamos ou fotografamos.

Valci.

valcibarretoadv@yahoo.com.

99999221




BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE EM SALVADOR.

Valci Barreto
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
TV RUA.



Lápis, bicicleta, caneta, livro usado são itens que, apensar de comuns, simples e baratos, resolvem muitas coisas na vida da gente. Quantos  não já perdeu um negócio, viu fugir quem sabe o amor da sua vida por não ter anotado o fone , endereço, nome de alguém  em um destes encontros únicos que a vida promove e deixamos escapulir? Quantos não perderam um negocio, um programa pelo mesmo motivo? Quantas pessoas poderiam fazer belos passeios usando uma coisa tão simples como uma bicicleta? Quantos não deixaram de se emocionar com uma historia por ter deixado de abrir um livro, ou tido paciência para escutar alguém?  Tenho o  cuidado de ter estes poderosos instrumentos ao meu redor, mesmo nestes tempos de avião barato, metrôs, kindles, celulares avançados,  Iped, internet e livros de capas tentadoras nas prateleiras das livrarias.

Há certas coisas que a classe média, o novo rico, somente vai usar se um dos seus pares o fizer. Ou, especialmente, se a imagem aparecer em alguma novela.  O requisito para muita gente usar algum objeto, morar em algum bairro, é ser  aprovado pelo uso de alguma celebridade, notadamente artistas e atletas. Se aparecer na novela, então, aí é certo que no dia seguinte tem gente “chic” fazendo o mesmo. Outra forma é aparecer alguém e afirmar: “é a ultima moda na Europa”. “Chegou dos Estados Unidos”. Se for da China, não vale. Senão, todo brasileiro usava bicicleta.

Raramente assisto a algum capitulo de novela.  Nada tenho contra elas, tendo-as, inclusive, como um grande gênero cultural que muito ensina à nossa população. As restrições que faço é que demoram muito para a trama ser contada, a  maioria dos diálogos não me interessam e nos horários eu prefiro sempre ler, ver revista ou fazer alguma atividade física, ainda que andando na garagem. Ultimamente ,a bicicleta tem entrado nas novelas, o que me tem agradado muito, principalmente porque nelas pedalam  personagem que representam a classes de média para cima. Estas cenas, sem duvida, levarão mais pessoas a pedalar, A revista Caras, fotografando artistas circulando em bicicleta nas praias das celebridades do Rio de Janeiro e  do  exterior tem prestado  grande serviço em favor das bicicletas.

Antes, você podia andar  até de paletó em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro ,de bicicleta, como revelam fotos da época.

 Em um outro momento, seria “vergonhosa”, “coisa de pobre”. Chic, como ainda é, é   a  CAMINHONETONA, mesmo que usada apenas para comprar um sapato a cem metros de casa,transportando uma pessoa só.

Hoje, pela manhã, precisava resolver um problema no cartório da Barra. Como nestas repartições não se pode entrar de bermuda, vesti uma camisa manga comprida, calça , meia e sapato social e assim me dirigi para lá. Resolvi tudo de forma rápida , sem estress, sem pressa, e, como era antes das dez, sem suar. Isto é rotina em minha vida, na região da Barra, notadamente aos sábados pela manhã quando, também, resolvo coisas entre Ondina, Rio Vermelho Avenida Sete .

No caso de hoje, se fosse de carro, e até de moto, considerando outros lugares que tive de parar, teria demorado bem mais, encontrado flanelinhas chatos(há os bons, educados, sim) e outras mazelas que encontram quem anda de carro pelo centro.

Não quero lançar moda. Não tenho vocação nem perfil para  o ramo. Não sendo jogador de futebol, pastor, autoridade, ninguém vai andar de bicicleta “porque valci também anda”.

Porém , para os que tem vontade e espera alguma celebridade assim proceder, já há um motivo bem forte  que  acredito farão mais gente da classe media encarar a magrela como meio de transporte alternativo: trata-se do social bike, que parecer vir também para ficar

 Vejam o vídeo abaixo que você entenderá bem melhor do que estou falando. Agora a moda veio da Dinamarca. Chic, portanto. Só que lá nunca foi moda:é do dia a dia das pessoas. Mas pondo como “moda vinda da Dinamarca”, tem um lado mais chic para ser considerado.


Avisando a quem leu até aqui: em Salvador a “moda já pegou”. O grupo MENINAS AO VENTO, no facebook, muraldebugarin.com, bikebook.blogspot.com estão dizendo para as mulheres chícs baianas, a exemplo de minha querida colega, advogada, amante do pedal Karla Menezes: COPENHAGUE, MUNIQUE e AMESTERDA É AQUI, com uma vantagem para nós: a elegância e  beleza, é a mesma, mas nossas bicicletas são bem mais enfeitadas, cuidadas, amadas pois temos Márcia e Drica emprestando sua arte para suas bicicletas e adereços.

Restaurante ALFAFA

FOTOS E RECOMENDAÇÃO DE PABLO FLORENTINO 


Localização: Rua Professor Oséas Santos - 53 A - Amaralina
(ao lado do Rei da carne do Sol)

Horário de Funcionamento:
De Terça a Domingo: de 17hs ao Último Cliente.
Ob: Sem aquela história de "Sr., vai pedir mais alguma coisa? Estamos
fechando a cozinha!". Cozinha e Bar funcionam até o último cliente
pedir a conta.)

Tel: 3248-6243
Email: alfafacb@gmail.com
Blog: http://www.alfafacafebistro.blogspot.com/

recomendo muito






Faltou vc dizer que comida é essa ?

Postado por Bugarin

domingo, 4 de setembro de 2011


BICICLETAS AVANÇAM EM SALVADOR.

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebutarin.com
TV RUA
Folhadoreconcavo.com.br



Como escrito no bikebook.blgostpo.com, 8.30 estava na ciclovia da Centenário; como ninguém  apareceu, segui sozinho em direção ao Dique do Tororó que já encontrei todo  enfeitado pelas bicicletas de vários grupos como NATURABIKE AÇÃO, ASBEB,  SOM DO ROQUE e ANA ELISA, do Meninas ao Vento, ITAPAGIPE É DO PEDAL, SUBA AI, JARRAW, NARANDIBA, e muitos outros grupos e bicicleteiros de todos os cantos da Bahia, na maior animação.

Foram batizadas Camila Cayres e Amanda, do bicicletada Salvador, pela  primeira vez participando do PEDAL DA ASBEB. Dados os avisos, proferidas as falas , feitas as saudações, foi dada a largada segundo o roteiro programado, com uma única parada no Jardim dos Namorados , onde encontramos a advogada Rosilente Cunha, Cal Adam(não é o do show bisness)  João Paulo , o grande ARY GIL, e seu parceiro Bigode, que narrou para nossos sites e blogs, e para a TV RUA, sua aventura de bike de Salvador a Aracaju, cujo relato está na sua página do Facebook.

Como sempre, o Ary fez a grande festa em sua fala, todo emoção.

Do Jardim dos namorados um grupo se despediu da ASBEB para assistir ao show de DÃO e CARAVANA BLACK, no Parque da cidade que tinha ainda uma agradável surpresa:muitas bicicletas presentes , demonstrando que a bike está sendo muito usadas para shows como este e  que estão avançando em nossas rua .

Dão , e sua banda, simplesmente o melhor que já vi nos últimos tempos no estilo.  Se ouvirem notícias de onde estão tocando, podem ir que é maravilhosa.

Como havia combinado encontrar-me com a equipe da TV RUA   em minha casa , às 13.30, para as 14 estarmos no Shopping Barra, para almoço e em seguida para a inauguração do bicicletário, despedi-me da turma no Parque da cidade, ficando certo que nos encontraríamos para a inauguração do bicicletário. Tudo cumprido, antes  das 14 estava almoçando no Shopping Barra. Deixei paga a torta na Perine  e às 14.25, já no bicicletário, recebi um telefonema do amigo  Guy, que estava em um restaurante próximo, o qual afirmou: estou aqui ao lado, só vou pagar a conta e seguir.

Às 14.28 chegavam Roque, Ana Elisa, acompanhado dos  nossos amigos paulistas, Marcelo,  artista do desenho , grafite, cujas imagens da pedalada paulista é divulgada no mundo inteiro , e Gonzo, fotógrafo profissional , chileno radicado em São Paulo. Logo em seguida aparece o Guy ;  e alguns minutos após, Caio Ximenes e um primo seu, desenhista, filho de Beto, fotógrafo e comerciante do ramo fotográfico em Salvador.

Pegamos a torta e fomos fazer as fotos, vídeos, e batermos um longo papo que se estendeu até além das  17 horas dentro do Shopping, com uma Ana Elisa já cansadinha com tanto movimento: madrugou para o pedal.

Despedi-me  de todos , os quais já se preparavam para irem de bicicleta  assistir a uma peça de teatro no Pelourinho.

Como  tenho que trabalhar ainda hoje, privei-me do Pelourinho.

Um dia maravilhoso, um pedal a ser copiado, pela educação , tranqüilidade, silencio,  sem estres e na companhia de amizades tão especiais que as bicicletas nos ajudam a conquistar e preservar.

De parabéns todos que participaram e que deram um belo exemplo de cidadania. Todos nós estamos aprendendo a melhorar.

Presentes em parte do passeio o querido médico

Buga foi de camarote: de carro. E já postou fotos no muraldebugarin.com

Prestigiou o Pedal da Asbeb o médico, oficial da Marinha, dr. David Neto.

Parabéns a Camila e Amanda pelo seu batizado. E  bom retorno para nossos amigos paulistas que, com certeza, voltaram encantados com o pedal da asbeb, conforme nos declarou.

Marcou presença, também, o nosso querido EVERADO AUGUSTO e seu assessor Thadeu, também pedalando, membro da SECOPA.

Não começaria a trabalhar sem antes fazer o relato , agradecer e parabenizar a todos pela bela festa.

É visível o crescimento da qualidade do pedal da Asbeb, em todos os itens, especialmente na educação dos ciclistas, cuidados com o compartilhamento das ruas com os carros; a melhoria do comportamento dos carros que, ao contrario de antes, quase nenhuma agressão aos bicicleteiros.

O nosso muito obrigado Policia Militar e Pelotão Águia pelos inestimáveis cuidados com os ciclistas , com o transito e pela presença sempre constante nos pedais da ASBEB     .


Vejam votos e vídeos , alguns já postados no muraldebugarin.com.

Aguardem vídeos, no you tube, da equipe TV RUA, cuja cobertura teve a participação de LUCIANA MARQUES, quarto semestre do curso de jornalismo noturno da Faculdade da Cidade.


Mais uma vez, agradecemos ao Sopping Barra pela implantação do bicicletário, ao excelente tratamento que recebemos de Fernanda Duran, Karina, da  equipe de Marquet , a gentil recepção do Coordenadador da Equipe de Segurança, Rodrigo, a todos , enfim, que contribuíram por esta ação tão importante em favor das bicicletas nas ruas da Bahia.

Parabéns ao Jorge do Apito que, mais uma vez, demontrou ser o protetor dos mais fracos em todos os pedais, ao “rebocar” Camila e Amanda no retorno do passeio.


Até o próximo.


=SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL=

Muraldebugarin.com







 BICICLETAS AVANÇAM EM SALVADOR.

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebutarin.com
TV RUA
Folhadoreconcavo.com.br



Como escrito no bikebook.blgostpo.com, 8.30 estava na ciclovia da Centenário; como ninguém  apareceu, segui sozinho em direção ao Dique do Tororó que já encontrei todo  enfeitado pelas bicicletas de vários grupos como NATURABIKE AÇÃO, ASBEB,  SOM DO ROQUE e ANA ELISA, do Meninas ao Vento, ITAPAGIPE É DO PEDAL, SUBA AI, JARRAW, NARANDIBA, e muitos outros grupos e bicicleteiros de todos os cantos da Bahia, na maior animação.

Foram batizadas Camila Cayres e Amanda, do bicicletada Salvador, pela  primeira vez participando do PEDAL DA ASBEB. Dados os avisos, proferidas as falas , feitas as saudações, foi dada a largada segundo o roteiro programado, com uma única parada no Jardim dos Namorados , onde encontramos a advogada Rosilente Cunha, Cal Adam(não é o do show bisness)  João Paulo , o grande ARY GIL, e seu parceiro Bigode, que narrou para nossos sites e blogs, e para a TV RUA, sua aventura de bike de Salvador a Aracaju, cujo relato está na sua página do Facebook.

Como sempre, o Ary fez a grande festa em sua fala, todo emoção.

Do Jardim dos namorados um grupo se despediu da ASBEB para assistir ao show de DÃO e CARAVANA BLACK, no Parque da cidade que tinha ainda uma agradável surpresa:muitas bicicletas presentes , demonstrando que a bike está sendo muito usadas para shows como este e  que estão avançando em nossas rua .

Dão , e sua banda, simplesmente o melhor que já vi nos últimos tempos no estilo.  Se ouvirem notícias de onde estão tocando, podem ir que é maravilhosa.

Como havia combinado encontrar-me com a equipe da TV RUA   em minha casa , às 13.30, para as 14 estarmos no Shopping Barra, para almoço e em seguida para a inauguração do bicicletário, despedi-me da turma no Parque da cidade, ficando certo que nos encontraríamos para a inauguração do bicicletário. Tudo cumprido, antes  das 14 estava almoçando no Shopping Barra. Deixei paga a torta na Perine  e às 14.25, já no bicicletário, recebi um telefonema do amigo  Guy, que estava em um restaurante próximo, o qual afirmou: estou aqui ao lado, só vou pagar a conta e seguir.

Às 14.28 chegavam Roque, Ana Elisa, acompanhado dos  nossos amigos paulistas, Marcelo,  artista do desenho , grafite, cujas imagens da pedalada paulista é divulgada no mundo inteiro , e Gonzo, fotógrafo profissional , chileno radicado em São Paulo. Logo em seguida aparece o Guy ;  e alguns minutos após, Caio Ximenes e um primo seu, desenhista, filho de Beto, fotógrafo e comerciante do ramo fotográfico em Salvador.

Pegamos a torta e fomos fazer as fotos, vídeos, e batermos um longo papo que se estendeu até além das  17 horas dentro do Shopping, com uma Ana Elisa já cansadinha com tanto movimento: madrugou para o pedal.

Despedi-me  de todos , os quais já se preparavam para irem de bicicleta  assistir a uma peça de teatro no Pelourinho.

Como  tenho que trabalhar ainda hoje, privei-me do Pelourinho.

Um dia maravilhoso, um pedal a ser copiado, pela educação , tranqüilidade, silencio,  sem estres e na companhia de amizades tão especiais que as bicicletas nos ajudam a conquistar e preservar.

De parabéns todos que participaram e que deram um belo exemplo de cidadania. Todos nós estamos aprendendo a melhorar.

Presentes em parte do passeio o querido médico

Buga foi de camarote: de carro. E já postou fotos no muraldebugarin.com

Prestigiou o Pedal da Asbeb o médico, oficial da Marinha, dr. David Neto.

Parabéns a Camila e Amanda pelo seu batizado. E  bom retorno para nossos amigos paulistas que, com certeza, voltaram encantados com o pedal da asbeb, conforme nos declarou.

Marcou presença, também, o nosso querido EVERADO AUGUSTO e seu assessor Thadeu, também pedalando, membro da SECOPA.

Não começaria a trabalhar sem antes fazer o relato , agradecer e parabenizar a todos pela bela festa.

É visível o crescimento da qualidade do pedal da Asbeb, em todos os itens, especialmente na educação dos ciclistas, cuidados com o compartilhamento das ruas com os carros; a melhoria do comportamento dos carros que, ao contrario de antes, quase nenhuma agressão aos bicicleteiros.

O nosso muito obrigado Policia Militar e Pelotão Águia pelos inestimáveis cuidados com os ciclistas , com o transito e pela presença sempre constante nos pedais da ASBEB     .


Vejam votos e vídeos , alguns já postados no muraldebugarin.com.

Aguardem vídeos, no you tube, da equipe TV RUA, cuja cobertura teve a participação de LUCIANA MARQUES, quarto semestre do curso de jornalismo noturno da Faculdade da Cidade.


Mais uma vez, agradecemos ao Sopping Barra pela implantação do bicicletário, ao excelente tratamento que recebemos de Fernanda Duran, Karina, da  equipe de Marquet , a gentil recepção do Coordenadador da Equipe de Segurança, Rodrigo, a todos , enfim, que contribuíram por esta ação tão importante em favor das bicicletas nas ruas da Bahia.

Parabéns ao Jorge do Apito que, mais uma vez, demontrou ser o protetor dos mais fracos em todos os pedais, ao “rebocar” Camila e Amanda no retorno do passeio.


Até o próximo.


=SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL=

Muraldebugarin.com

 ===============================================




















2011-09_04 Passeio da ASBEB




Mais fotos no muraldebugarin.com 

Postado por Bugarin


RESPEITANDO A LEI JÁ É UM BOM COMEÇO.

Valci Barreto.
Advogado militante em Salvador.
Cicloativista baiano.


-Não revisei o texto-

Pelo menos os  colegas que circulam no mesmo espaço que eu, nos corredores de Fórum e Justiça do trabalho, sabem meu envolvimento com o cicloativismo baiano. Sabem também que  circulo de moto há muitos anos em nossa capital.

Sabem todos , também, meu permanente discurso em favor da educação para o transito, trabalho voluntario que faço por onde ando.

Tenho autoridade, por conversas que tenho com taxistas, para afirmar que raramente um deles sabe que a bicicleta tem o mesmo direito de circular nas pistas destinadas aos carros. Aos que já perguntei até hoje, todos respondem que nenhum curso a que se submetem falam deste assunto, nem que a bicicleta goza de preferência no transito , em relação ao carro. . Tomam aulas de legislação e não conhecem este item .

Por isto que buzinam tanto e agridem tanto os ciclistas quando os encontram nas ruas. Acham que a rua é so para carro.

Porém . a tragédia maior já acontecida no mundo, foi perpetrada contra ciclistas em Porto Alegre, por um advogado, pessoa e fato que ficou mundialmente conhecido como ATROPELADOR DE PORTO ALEGRE.

Esta semana, também praticada por advogado, presenciais a mais dois fatos que me deixou preocupado, promovidos por colegas de profissão.

Um deles relatei em artigo que está publicado no bikebook.blogspot.com (EU SOU ADVOGADO), que relembro em resumo:

Em cruzamento da Sabino Silva, um colega em seu veiculo, não respeitando a preferência de ciclistas no transito, não somente ultrapassou  perigosamente alguns, sem respeitar a distancia que deve haver entre o carro e a bicicleta, como insistiu em passar pelo meio dos ciclistas para vencer o cruzamento.

Como todos os ciclistas fazem em tais circunstancias, tentaram convencer o motorista de que ele tem o dever, imposto pelo código, de respeitar o direito de preferencia no transito; e que, no caso, era e é um movimento que busca levar lições de respeito a quem anda de bicicleta e que pedindo que ele aguardasses o momento para seguir, pedindo  feito, sempre de forma gentil. A resposta do colega foi “Eu sou advogado”, deixando todos surpresos com a reação, comum em outras profissões, mas que não deveriam existir na classe dos advogados. Pelo menos para aquela situação.

No dia 02 de setembro, chegando de moto ao Fórum Rui Barbosa, andando sempre dentro da lei, com todos os cuidados que andar no transito impõe, notadamente de moto  ou de bicicleta, vejo pelo retrovisor que uma senhora, toda alinhada, inclusive o cabelo louro bem arrumado, vestida de branco, forçava passagem em uma pista por demais estreita, com uma agressividade incomum para quem se veste daquele jeito e tem aquela idade. Ultrapassando-me “tirando fino”, certamente teria provocado um acidente em um motociclista menos experiente . Por coincidência, ela ingressou no estaciomento da frente do Fórum, juntamente comigo, permitindo-me que lhe dirigisse algumas palavras, mesmo porque ela parou exatamente onde eu iria parar. Não me contive, baixei bem a voz, busquei toda a calma e a ela me dirigi: “ minha senhora, isto é um absurdo, a senhora não pode contribuir para piorar o mundo. Sei que posso pagar um preço alto  por me dirigir à senhora, se for uma magistrada vingativa, mas não posso deixar de dizer que a senhora está muito agressiva  nop transito. Não contribua para piorar o mundo.”  Com o descaso dos poderosos, nada respondeu. Nem mesmo me olhou. Nem precisava. Só queria dar-lhe o recado, de forma educada e sei que ouviu.

Aquela senhora, informei-me, não era magistrada, mas alguém que trabalha, assessora, algum juiz da Justiça Comum.

No Dique do Tororó, não foi comigo, uma senhora bem vestida, em carrão, para fugir de uma fila que não andava, “arrancou “ para outra, “ deixando um motociclista apavorado. Por acaso, era daqueles que “anda direitinho”.  Eu estava ao lado ,o que me permitiu perceber que se tratava de uma juíza do Tribunal (naquela época , substituindo); por sinal uma daquelas que, posso dizer, tem um comportamento digno como magistrada e como gente. De  sorte que fiquei surpreso. (Me matem, mas não me peçam o nome de ninguém!, não sou criança ).

Considerando estes fatos, mesmo que estes absurdos sejam  cometidos por quaisquer profissionais, pois mesmo educados em casa muitas vezes se transformam em gente perigosa no transito, pelo menos em relação aos advogados, sugiro que  a OAB baiana, tão bem dirigida pelo meu querido amigo , admirado Saul Quadros e pelos membros da diretoria, faça um trabalho junto aos colegas, às faculdades de direito, tratando do código nacional de transito em relação às bicicletas, educação para o transito, como uma contribuição da nossa entidade em favor da paz no transito( o Brasil é um dos campões em matança no transito). E a maior agressão a ciclistas, NO MUNDO, foi cometida por advogado, que se tornou conhecido como o  ATROPELADOR DE PORTO ALEGRE, cujo comportamento apenas foi bem mais grave do que os aqui relatados.

No caso do advogado relacionado aos ciclistas da Sabino Silva , pertence ele ao Conselho da OAB baiana, motivo maior da minha preocupação, em função do mal exemplo dado.

Não tenho, nem terei, jamais , qualquer interesse em citar o nome do colega, por quem tenho apreço , respeito, inclusive pela parte da família(filhos, esposa, sobrinhos, irmãos, também advogados  todos pessoas do bem.  Mas não posso deixar de citar o caso, pois não devo  contribuir para piorar, pelo menos no que é possível. Entendo muitos profissionais, mesmo a lei não autorizando, desconhecendo a lei. Mas os colegas, jamais. Muito menos que sejam agressores em uma área tão perigosa como é o nosso transito que, no caso da Bahia, na Semana Santa passada ,teve no Brasil inteiro, o maior índice de matança no transito, chegando preocupar a ONU, segundo noticiou a mídia.


Felizmente, ao contrario destas cenas, nosso colega, ex vereador, ex policial, advogado militante, Marivaldo,  faz questão de frisar sempre: “Ao passar por qualquer ciclista, tomo as cautelas da lei. E quando vejo o grupo circulando, do movimento cicloativista, paro para parabenizá-los, quando possível , aceno ou buzino em apoio, e  prometo pedalar  com esta turma. “ Não se pode exigir das pessoas em geral tamanha gentileza, generosidade, educação.

Se, pelo menos esta parte do código nacional de transito for cumprida,  já um bom começo.

Cicloaabraço a todos os membros da OAB , a qual , orgulhosamente pertenço.