quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Calem a boca, nordestinos!

Enviado por Airton Viana 
 
   
Por José Barbosa Junior   
 
A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.

 
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra... outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.

Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".

Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos "amigos" Houaiss e Aurélio) do nosso país.

E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!

Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado e a inteligência de Rui Barbosa, vocês pensam que podem tudo?

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial  Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos... pasmem... PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.

Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura...

Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner...

E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia...

Ah! Nordestinos...

Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?

Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.

Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!

Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!

Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário... coisa da melhor qualidade!

Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso... mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: - Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!

José Barbosa Junior, na madrugada de  03 de novembro de 2010.


Postado por Bug

terça-feira, 9 de novembro de 2010

CICLOTURISMO JÁ COMEÇOU NA BAHIA

Valci Barreto
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br



Muitos fatores vem fazendo da bicicleta uma grande vedete. Pais Europeus , quase todos cultuadores  da bicicleta como meio transporte, esporte e lazer, oferece pacotes turísticos com bicicletas, muitos  deles apoiados  por verdadeiros hotéis ambulantes instalados em veículos apropriados. É conhecido, e muito apreciado, o cicloturismo praticado nos vinhedos franceses, alemães, voltas ciclísticas pela costa americana e passeios pelos rios e regiões históricas da Tcheco Eslováquia, só para citar alguns.

Como sempre, nestas questões, o Brasil com atraso secular, cujas causas não nos cabe comentar. É coisa para especialista. Aqui divulgamos o que já realizam, em cicloturismo, grupos amadores como , como Pedalada da Noite, Mural de Aventuras, Sincronia, Jarraw e Itapagipe é do pedal, só para citar alguns.

Mesmo que não sejam cumpridas as promessas de governo de  limpeza das praias; implantação do turismo náutico,  revigoramento  do Comercio e Centro Histórico ; transportes urbanos eficientes, já dispõem os baianos de um crescente cicloturismo amador que realiza grandes passeios por todo o interior baiano, independentemente do silencio que reina sobre o tema nas políticas , publicas ou privadas ,relacionadas ao turismo em nosso estado.

Disse Jorge Amado em um dos seus textos que li há muito, que as cidades são feitas pelos mascates, vigaristas e prostitutas; depois chegam os políticos para dar nomes às ruas.
Parece ser o caso do nosso  cicloturismo, que já está desbravando o nosso interior com belos passeios em bicicleta através de grupos amadores que  já saem de Salvador , Santo Antonio de Jesus,Feira de Santana, para os mais diversos locais como  Vale do Jiquiriçá, Recôncavo Baiano,  Costa do Dendê, Chapada Diamantina , Bom Jesus da Lapa.

A partir de setembro, os cicloturistas baianos  intensificam suas atividades e rodam por aí, inclusive para o nosso vizinho estado de Sergipe, como fez recentemente o grupo Jarraw, de Itapagipe.

Quem quiser saber como tudo fuciona, acessem os sites e blogs: muraldebugarin.com,bikebook.blogspot.commuraldeaventuras.com.br, Itapagipe é do pedal e pesquisem no you tube sob o titulo ’passeios ciclísticos’ e ’cicloturismo em Salvador’.

Nos próximos dias teremos o do Itapagipe é do Pedal, viajando pelo Reconcavao baiano  e o Pedadaladanoite que segue em direção ao Vale do Jiquriçá. Todos estes passeios são gratuitos, cada um membro pagando a sua própria despesa que é até mais barata do que ficando em sua casa em Salvador,  considerando o baixo custo da alimentação e pousadas do interior. Apesar de feito amadoristicamente, é tudo muito organizado no cicloturismo já praticado na Bahia, que além passear  divulgam , por onde passam,  lições em favor do meio ambiente e de educação para o transito. Há também o cicloturismo  urbano , também amador  há muito  praticado pelo Jabutis Vagarosos.

Para os interessados, estamos informando o roteiro do próximo passeio do Itapagipe é do Pedal que nos foi encaminhado pelo grupo:

“dia  13/11,  BR 324 até posto São Luiz, entramos para Conceição de Jacuipe (Berimbau), pegaremos a estrada para a localidade de Picado e seguiremos até Teodoro Sampaio.
Dia 14/11, domingo: Sairemos 06:00hs, iremos até o Distrito de Lustosa, pegaremos a BR 101 , Alagoinhas, daí para o distrito de Buracica, retornando por uma trilha, que sai no distrito de Jacú, retornando a Teodoro Sampaio.
Dia 15/11, segunda feira: sairemos ás 06:00hs, passaremos pela cidade de Terra Nova, Distrito de Jacuipe, pegaremos uma trilha até São Sebastião do Passé, daí iremos até Candeias e retornaremos para Salvador: Previsão de Chegada 16:00hs.
Entrem em contato pelos telefones 8194-2894 ou 9948-5503”

Como os mascates de que falou Jorge Amado, os grupos de cicloativismo baiano estão  desbravando , nas magrelas, as belezas de pedaços da Bahia que só de bicicleta é possível alcançar.

Sempre sugerimos que cada ciclista ponha um livro ou revista usada em sua mochila , ou bagageiro, para entregar a crianças dos povoados por onde passar. Será mais uma boa prática em favor do exercício da cultura e da cidadania. É fácil de transportar, não atrapalha o passeio e, com certeza, é mais uma festa dentro da festa e poesia que fazem  as nossas  bicicletas por onde passam.


Paulo convidou você para MUSICAS IN CONCERT.

MUSICAS IN CONCERT
OJCas2.jpg
OJCas1.jpg



OJCas3.jpg




Orquestra Jovem do CAS – Colégio Adventista de Salvador
Teatro Salesiano – Nazaré
Data – 16/11/10
Horário - 19:00H
Ingresso – R$ 5,00
Solista em Samba de Verão (Marcos Valle) Sax Tenor – Paulo Pitta Filho

Ingressos vendidos antecipados

Paulo Pitta Filho – 71 8725-3644 // Paulo Pitta - 71 8809-3074 // Rose – 71 8791-4362

Postado por Bug

Pedal a Conceição de Jacuipe, Tedoro Sampaio, Alagoinhas, Terra Nova. (Confirmação)

Lembramos aos pedalantes interessados em fazer parte do pedal á Teodoro Sampaio, que a data do evento é 13 de novembro, e que sairemos 05:00hs (cinco horas) da manhã deste sábado, sendo necessário a confirmação de cada um, para que seja providenciado acomodação e alimentação.
Lembramos que o trajeto será: Dia 13/11, sábado: BR 324 até posto São Luiz, entramos para Conceição de Jacuipe (berimbau), pegaremos a estrada para a localidade de Picado e seguiremos até Teodoro Sampaio. Previsão de chegada 13:00hs. Almoçaremos, descançaremos o restante do dia.
Dia 14/11, domingo: Sairemos 06:00hs, iremos até o Distrito de Lustosa, pegaremos a BR 101 e iremos até Alagoinhas, daí para o distrito de Buracica, retornando por uma trilha, saindo no distrito de Jacú, retornando a Teodoro Sampaio. Previsão de chegada 14:00hs. Almoçaremos e descançaremos o restante do dia.
Dia 15/11, segunda feira: sairemos ás 06:00hs, passaremos pela cidade de Terra Nova, Distrito de Jacuipe, pegaremos uma trilha até São Sebastião do Passé, daí iremos até Candeias e retornaremos para Salvador: Previsão de Chegada 16:00hs.
Aos participantes informamos que deverá ser utilizada bicicletas montain byks, pois teremos varios trechos de areia e estrada de chão com cascalho, e algumas trilhas, o que tornará impossivel a utilização de speed.
Entrem em contato pelos telefones 8194-2894 ou 9948-5503.
Um abraço.
Adolfo Ferreira
Postado por Bugarin

JABUTIS VAGAROSOS DO DIA 07.11.2010

JABUTIS VAGAROSOS DO DIA 07.11.2010


Valci Barreto

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com


Não costumo dormir com duvidas do que vou fazer no dia seguinte. Por isto, já à noite do dia 06 , decidi que , entre o passeio ciclístico que reuniu  G BARBOSA , GILSON CUNHA , ASBEB; e o Jabuti para participar dos festejos de aniversario do Canto da Praça e da Feira da Fraternidade , da Igreja da Vitoria, faria a segunda opção.

Estava mais ou menos confirmada a presença de quatro a cinco jabutis, mas apareceu apenas Rose. Buga estava “de molho”, fazendo exames médicos em casa (está tudo bem com ele, gente, apenas exames normais , coisa que todo “vei”, deve fazer, inclusive você que está nos lendo, se “vei for”), e Itana que , na dúvida , disse que iria de carro para almoçar na  feira, o que também não aconteceu.

Então, com apenas dois jabutis, eu e Rose, começamos às 09 na Ciclovia da Centenário; demos uma volta no Farol da Barra,  que estava animado com seu publico fiel  da Rua de Lazer ;e  iniciamos a pedalada em direção ao Jardim de Nazeré.  No inicio da balaustrada do Porto da Barra encontramos Antas e Uiara, o que motivou uma parada para o papo,  água de coco e decisão se seguiríamos o mesmo rumo , agora em quatro. Após a água decidimos  seguir todos para o jardim de Nazaré. Subimos a  Ladeira da Barra, ultrapassando Corredor da Vitória, Piedade, Joana Angélica e alcançamos o Jardim de Nazaré, tomado de ouvintes, admiradores do Canto da Praça , com  velinhas , bolo,  falas, parabéns e todo enfeitado para os festejos.

Encontramos conhecidos que pedalam e conhecidos que não , entre eles meus colegas de advocacia Agenor Oliveira, Nivaldo, este militante de causas sociais, inclusive do movimento negro; Marcão, irmão de Tio Lu, que havia participado do pedal do GBarbosa o qual nos fez elogiosos comentários do que foi o passeio; e Braga, conhecido “bicicleteiro da paz”.

Nosso querido Braga que  ir para o próximo pedal da ASBEB de papai Noel, pedindo a quem quiser e  puder, patrocinar a sua fantasia que ele  corresponderá fazendo anuncio do doador ou patrocinador em sua bicicleta. Vejam o vídeo do Braga que iremos postar aqui e no muraldebugarin.com.

Após um bom tempo no Jardim de Nazaré, com as encantadoras musicas do Canto da Praça, retornamos com a finalidade de visitarmos e almoçarmos na Feira da Fraternidade sendo que os demais companheiros desistiram para irem para suas casas.

Fui sozinho para a feira; aguardei Itana, que não apareceu para almoçarmos , (também não deu maiores garantias)
Fiquei mais de duas horas circulando pela feira,  comprando livros, batendo papos com amigos das feiras anteriores como o comerciante Wilson e o medico  Hugo e fazendo novas amizades; encontrei lá o amigo Tude,  que garantiu um breve retorno aos nossos jabutis, já nos próximos finais de semana.

Após isto, retornei para minha casa, desta vez sem o ritual final da Padaria Apipão porque, sem  Buga , Itana, Paulo Vilares, Rose e ou outros membros do Jabutis, o salame com pão e limão  não tem o mesmo sabor.

Fiquem sabendo que no próximo ano, inicio de novembro, estarei mais uma vez na Feira da Fraternidade, comprando livros no Stand da Cultura e sempre da melhor forma de se ir a estes eventos: de bicicleta.

Vejam as fotos e vídeos da Feira e do Jardim de Nazaré  no mualdebugarin.com.