domingo, 18 de novembro de 2007

JABUTIS VAGAROSOS NA MELHOR E MAIS BELA PRÁIA DO MUNDO



JABUTI SOLITARIO, NA MAIS BELA E GOSTOSA PRÁIA DO MUNDO.

Valci Barreto.

editor do bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
e do meu zine

Acordei cedo, o que sempre acontece quando não durmo muito tarde. De sorte que, às seis da manhã já estava saindo para meu " Jabuti Solitário Feliz," pela região da Barra. Pedalando aqui, olhando ali, dei uma entradinha na Banca Cultural, que fica aberta 24 horas, ao lado da Quadra de Esportes e do Ondina Apart Hotel; Abri a Revista Piaui e consegui ler um texto sobre visita que fez um "escriba " ao escritor Jorge Luiz Borges. Não vou contar a matéria . Apenas recomendo a leitura.

Despeço-me e sigo em direção ao Porto da Barra. Tendo saido sem nada por no estomago, parei na Dona Trindade e tomei "aquele mingau", de tapioca, servido junto ao muro da Cabana da Barra.

Estomago quietinho, sigo . No Porto da Barra, "um monte" de triatletas se organizava para um treino com suas bicicletas, alá George e Dimitri. Passo com minha monaretinha e recebo a atenção de um garoto simpático que ajudava o pessoal a tirar as "máquinas" dos carros e brinca comigo olhando para minha "brasileirinha": " vai acompanhar a gente?"

-"Não, meu amiguinho, voces andam muito devagar...As suas bicicletas são muito lentas...",devolvo com a mesma festa. Prossigo,um pouco chateado por não estar com a minha máquina fotográfica para registrar a turma.

O grupo é de de aventuras, corridas, mergulho, triatlon , atletas ,enfim, que se preparavam para "uma brincadeira", segundo alguns me disseram.

Retorno pelo mesmo caminho, sendo saudado por alguns amigos e conhecidos , colhendo mais frutos do "meu dia global": "Vi você no Rede Bahia Revista"!

Sempre achei o Porto da Barra a melhor práia do mundo. Apenas sentia isto, pois não conheço além de umas poucas brasileiras. Por isto, não tinha autoridade sobre minha convicção.

Um dia, em campanha para limpeza daquela Práia, vi e ouvi Caetano Veloso ,na tv ,afirmando contudentemente: "é a melhor e mais bela práia do mundo". Aí, ganhei toda a autoridade de que precisava para assim também afirmar.

Vez em quando, alguem, para me testar,concorrrer, provocar ou mesmo brincar, questiona: "voce conhece todas as práias do mundo, para dizer isto?"

Respondo fácil: " Eu não , mas Caetano Veloso conhece".

Como sempre , há insatisfeito, espirito de porco, contumazes questionadores , às vezes vão mais longe e perguntam: "

"Voce tem certeza que Caetano Veloso conhece todas as práias do mundo? Caetano já lhe disse isto?

Aí não tem jeito : o provocador perde todas: " Caetano nunca falou comigo". Mas , Gilda Matoso , através de "Assessoria de Encreca", da Ediouro, me deixou certo de que Caetano conhece o mundo inteiro. E o mundo inteiro conhece Caetano Veloso. E Matoso não contou tudo. O livro tem poucas páginas para isto.

Claro que não vou mais perder meu tempo com estes eternos implicantes. Há alguns meses atrás, o escritor e jornalista Jolivado Freitas, também apaixonado pelo Porto da Barra, em uma das suas crônicas, afirmou que o The Guardian , jornal londrino, elegeu o Porto da Barra como uma das mais, melhores, belas práias do mundo. Não sei a classificação, mesmo porque para os teimosos e duvidosos nem mesmo a morte lhe deixam certos de que um dia dela receberá a implacável visita...

Antes de Caetano, Joli, The Guradian eu já achava a melhor práia do mundo. Bastou eu chegar nela, pela primeira vez, o que conteceu no início dos anos 70, para assim considerá-la. Hoje, mais ainda. Não por causa das tres autoridades , em Porto da Barra, citadas. Bastava, tão sòmente, o meu Jabuti desta manhã.

Acho uma coisa meio criminosa passar de carro por ali. O Porto é lugar para ir-se de bicicleta ou a pé.

Vez emquando os jornais noticiam descobertas de planetas que podem ter água. Se isto acontecer, e também houver práia, nem assim perderá o Porto o seu trono.

E olhem que hoje nem pus os pés na suas águas...

publicado no muraldebugarin.com
e no
bikebook.blogspot.com