domingo, 31 de janeiro de 2010

YEMANJÁ NA BARRACA DO LUCIANO




A   V O Z    D A    R E P Ú B L I C A

O Diário Oficial da Barraca de Luciano - Um jornal a serviço da sedução

                                                                      Ano 9 – Número 30 – Janeiro  2010               




conta)


************************************************************************


************************************************************************


EDITORIAL

Iemanjá 2010 – Janete Kislansky
(Pastel a óleo sobre papel)

Os búzios e as águas há muito já disseram: o ano de 2010 será regido por Iemanjá, senhora das águas e mãe de orixás, juntamente com seu esposo Oxalá.
Ou seja, será um ano feminino.
E, sendo feminino, a Barraca de Luciano se assanha, se pavoneia toda, solta todas as suas frangas, para incrementar seus índices de feminilidade. Afinal, a Constituição desse espaço sagrado, em seu Artigo 11, diz que “todos os clientes são iguais, mas uns são mais iguais que os outros” – e nessa categoria se enquadram todas as mulheres (desde que tenham cumprido o Artigo 6 da mesma Constituição...).
Para coroar a festa feminina, não deixe de comparecer à Festa de Iemanjá da Barraca de Luciano, no dia 2 de fevereiro!
***********************************

                                   ***

FESTA DE IEMANJÁ

O Conselho Barracal aprovou e eu sanciono a seguinte Ordem do Dia no meio dessa desordem, já que ‘alguma coisa está fora da ordem mundial’:

  1. Nomear uma comissão de mulheres notáveis, anotáveis e viáveis para coordenar os festejos do Dia de Iemanjá 2010 da Barraca de Luciano, com poderes plenipotenciários para organizar e decorar o ambiente, coordenar a luz do Sol e a temperatura da cerveja;

  1. Definir a rainha da festa 2010, Guadalupe, que deverá receber cetro, coroa e rodilha das mãos da rainha do ano passado, Aruane;

  1. Determinar que, durante o banho anual no mar de Luciano, o chapéu panamá fique sob guarda de Josni, que deverá zelar por esse patrimônio da Barraca enquanto durar a entrega do balaio à Iemanjá;

  1. Designar Maurício Cotrim, sob vigília de seu padrinho Brito, como comandante da flotilha de pranchas que adentrará ao mar até depois do quebrar das ondas e um pouco mais, levando o balaio.

  1. Publique-se e revoguem-se as disposições em contrário.

Pituaçu, janeiro de 2010
Luciano Serva Ferreira
Primeiro Mandatário, Permissionário-Mor,  Mangangão,  Primus Inter Pares e Chefe da Porra Toda.



(e com a barraca nova é mais caro)

BARRACA DE LUCIANO – Tel: 3487-2402/8873-1810           barracadoluciano@terra.com.br











NOVO PRATO NO CARDÁPIO

Já está devidamente incorporado ao gosto popular a moqueca de maturi, batizada e abalizada pelas mãos de Zefa.
A iguaria será servida sem parcimônia  nos festejos em homenagem á Iemanjá.

***
COLUNA SOCIAL

Sempre relutante em sair de sua toca em Itapuã, o Permissionário–mor foi visto no Rio Vermelho, em animado colóquio na festa de lançamento do novo livro de Nildão.
 Apesar de muitos ritmos dançantes na festa, ele preferiu, em vez de requebrar as cadeiras, apenas se sentar nas cadeiras.
                                   ***
EDITAL DE LICITAÇÃO

Visando a instalação de seu espaço gourmet, a Barraca prepara um edital de licitação para enriquecer a cozinha desse espaço sagrado, até porque a baía de Todos os Santos tem um forte: a culinária, e também porque, segundo Mia Couto, "cozinhar é um modo de amar os outros".

Serão aceitas propostas para a elaboração do arroz de hauçá, seja na receita original do antigo Restaurante Arroz de Hauçá, ou nas releituras de Murilo Broquini ou Kátia Najara.
Também em pauta as receitas de Teny para o preparo de efó e maniçoba, além das preciosidades de dona Mundinha, de Bom Jesus dos Pobres, a rainha das ostras, lambretas e

Nenhum comentário: