terça-feira, 18 de outubro de 2011

JABUTIS-PEDAL BANDEIRANTES DE 16.10.2011


Valci Barreto
Muraldebugarin.com
TV RUA
 
Comungando com a Cartilha do Jabutis Vagarosos, às 7.20  a advogada, pedalante, Jabutis de Carteirinha , Rose Cunha, surpreendu-me  com a sua  permanente alegria, em minha casa:
‘vim pedalar no nosso Jabuti.’
Mesmo com o horário de verão, às  7.30, passávamos pela  ciclovia da Centenário para colhida de eventual ciclistas que atendesse ao nosso convite, postado em nossos blogs, e no Face, para participarmos do Passeio das Bandeirantes. Como não havia ningém ali, continuamos a nossa pedalada  rumo ao Largo da Madragoa, Região da Ribeira. Descemos a  Contorno, ultrapassando Comercio, Jequitáia, Calçada e, finalmente, Largo da Madragoa onde já se encontravam alguns ciclistas , a Tv Record, vereador Antonio Lima e a equipe da Bandeirantes.Fizemos  nossa doação de alimentos , para aguardar o início do passeio.  Enquanto conversávamos sobre nossos nossas bicicletas e passeios em geral, chegavam  vários  grupos de ciclistas com as suas doações: Amigos do Tony, Narandiba, Itapagipe é do Pedal, Jarraw, Anjos debike, que arregimentou, desde o bairro de Santo Antonio , a professora de Jornalismo da UFBa, Graziella. “Foguinho”, do “Bar do Kibe”, Lindo Olhar e seu grupo, um bom numero, enfim, de bicicleteiros.
Iniciando uma volta ciclística para gravação da TV RECORD, eis que a marcha da minha bike quebra e fico sem a mínimoa condição de pedalar. Mas a pronta , imediata cortesia e solidariedade do nosso companheiro de pedal Guy, do Itapagipe é do Pedal,  levou-o até a sua casa, nas imediações do Largo , e me trouxe uma bicicleta em perfeitas condições, permitindo a continuidade da minha festa.
Iniciado o passeio e a caminhada, cumprido nosso compromisso com o Passeio das Bandeirantes ,eu e Rose pedalamos em direção à Ribeira, em um ambiente , de tranquilidade, vento gostoso, poucos carros e pessoas circulando ,chegamos na famosa Sorveteria da Ribeira. Após isto, ficamos circulando pela região e tomamos o caminho de volta. Como os Jabutis  está sempre atento a todos os movimentos culturais; manifestações de rua; presença de pessoas curiosas especiais, demos uma parada em umas das praças onde se apresentava um  grupo de músicos . Alguns deles, como o Pugliese, Poly, já conhecíamos do Canto da Praça,em Nazaré,  e de antigos carnavais da Bahia. (Poly tocou no Tapajós). Fizemos, fotos, vídeos , conversamos com os artistas que nos disseram que tocam ali todos os domingos, das 10 às 16 horas. E que por ali costumam passar artistas famosos para dar uma “canja”.
Despedimos do grupo,  e dos ciclistas que ali também estavam e seguimos para nosso próximo ponto de parada: Ponta de Humaitá ,um dos mais belos , doce e sereno cartão postal da Bahia.
Sentamos em uma das mesas do Restaurante , La Boca , do Iate Clube de Itagapagipe, onde  comemos uma deliciosa carne do sol ,acompanhada de vinagrete e batatas fritas, feita pela equipe de Rosangela. Abordados por um simpático senhor, que nos ofereceu sua mesa e do seu companheiro para sentarmos, mesmo havendo outras vagas, dispensamos a gentileza  mas sentamos em uma ao seu lado, permitindo  um longo e delicioso papo e,  com certeza, uma nova amizade. Trata-se do senhor Nelson, que tem voz, gestos, olhar, movimentos tranqüilos de quem sabe das coisas e de quem gosta de ensinar o que sabe, o que aprendeu da vida , da sua profissão e das suas relações com o mundo, aí incluída a família. Tendo muito o que contar, começou falando da tranqüilidade que é morar naquele local. Sr  Nelson, com um pouco mais de 60 anos, é aposentado da Petrobras, atua como voluntário  da  Federação Brasileira de Direitos Humanos, é  formado em Contabilidade a atualmente estuda Direito, sendo colega da sua filha. Uma festa este encontro, que terminou em uma mesa só, no aconchego das amizades e da boa conversa sobre barcos, pesca, e dança,  campeão que foi o seu Nelson em concursos que existiam  em clubes sociais da Ribeira. Seu Nelson é o atual Presidente do Iate Clube de Itapagipe . Após o precioso momento, a degustação da carne do sol, descanso, ficamos todos certos de novos encontros . Fizemos o convite, aceito pelo senhor Nelson, para que ele voltasse  a pedalar.
Após o papo , o almoço, as despedidas, íamos  saindo  quando  fomos saudados por um dos nossos amigos do pedal da Asbeb que tentava “levantar o astral”, de uma amiga , segundo nos passou com a sua contagiante alegria. Um dos seus conselhos, era: vamos pedalar com a gente, minha amiga que tudo vai melhorar. Não tenha dúvida disso, Daniela, ainda mais que que você é do esporte! (Daniela foi professora de Tenis da Frugoni) Garantiu-nos Daniela participar de nossos pedais , surpreendendo-nos ao tirar do bolso um “mosquitinho” que lhe havia sido oferecido por Guy, do Itapagipe é do pedal.  Assegurou-nos que já participará do próximo PEDAL DA ASBEB, de 2 de novembro.
Seja bem vinda,  Daniela!
 Após as despedidas, tomamos o caminho de casa. Paramos na Feira de São Joaquim para comprarmos umas uvas. Ao nosso lado estava um ciclista, com a bicicleta numerada de quem competiu  hoje na Prova de Triatlon do Sesc. Perguntando como foi sua participação, tivemos a sua precisa e simpática resposta:-
“fui, pela terceira vez, campeão do evento, com a minha equipe.” Era o Genivaldo, que têm muita história de pedal para nos contar, inclusive de longas viagens que já fez, tanto de competições como a  passeio. Fizemos um pequeno vídeos e fotos ,em frente ao Terminal do Ferry Boat, com o atleta campeão. Terminada a prova há poucas horas, dirigia-se ele para o seu normal trabalho no Porto de Salvador.
 
Mais  despedidas e  promessas de novos encontros, seguimos até o MAM, onde descemos para comer uma deliciosa torta, uma pequena descansada, naquele “pedaço de  céu da Bahia”
Subimos o Gamboa, alcançamos o Campo Grande, Corredor da Vitoria, Graça, onde deixei Rose e partilhamos as uvas que trouxemos de São Joaquim.  Fizemos  um delicioso pedal, novas amizades , filantropia com diversão . Para mim,nos finais de semana e feriados de sol, pedalar na Cidade Baixa é sempre melhor do que na povoada, estrassada, barulhenta e perigosa região da Orla de Salvador, inclusive pelo estress provocados por muitos ciclsitas que fazem , em tais, da ciclovia, verdadeira pista de corrida, exibicionismo, pondo em perigo as pessoas e o próprio pedalante. Em tais dias, como foi o caso de hoje, a Cidade Baixa é um sossego só. Vejam nos videos que serão divulgados no you tube e em nossas redes sociais.

Como nem tudo é perfeito, faltou a companhia de mais Jabutis ,especialmente dos de carteirinhas ,como Buga e Itana.

Grande Guy,  sem a sua gentileza, a festa teria terminado ali mesmo na Madragoa. Muito obrigado, meu amigo.
 
 
================================
Fotos e vídeos estarão nomuraldebugarin.com,bikebook.blogspot.com, TV RUA e em nossas páginas do Face Book.
=================================
 
Valci Barreto, advogado, Procurador da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
ESCRITORIO DE ADVOCACIA: Rua Barros Falcão, 542, Matatu, Largo dos Paranhos, Salvador Bahia - Brasil . Fone 34913233, das 14.00 às 17 horas, de segunda a sexta. Celular: (71)99999221-
-Colaborador do jornal e site FOLHA DO RECONCAVO(www.folhadoreconcavo.com.br) e do muraldebugarin.com.
-Editor do blog bikebook.blogspot.com.

Nenhum comentário: