domingo, 6 de julho de 2008

BELO PASSEIO, O DA ASBEB DE HOJE


dom, 06/07/2008 - 16:21 —


Valci BarretoEditor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com
De Parabéns os organizadores do passeio ciclístico da ASBEB, de hoje. Estes passeios têm evoluído em um sentido que muito almejamos: alegria sem barulheira, respeito aos companheiros de pedal, integração entre carros e bicicletas: ambos trafegando ao mesmo tempo, cada um em seu espaço.
Os que, como eu, participam destes pedais, sentem e comentam que a evolução é animadora. Não há mais espaços para os mal educados, desrespeitadores, agressivs.
Todos nós estamos sensibilizados com a participação cada dia de maior número de garotos e garotas, dão exemplo de boa educação, pedalando com os cuidados e respeito que tanto recomendamos.
Além de tudo de bom que aconteceu, a chuva ainda apareceu para refrescar. Quem tinha medo de chuva correu para se proteger em viadutos, toldos, mas sem perder a alegria nem a vontade de continuar.
Como eu, Buga e outros, gostamos da chuva, continuamos a pedalar, achando até melhor. (Chuva não adoece pessoal!) Com chuva, que não seja temporal, fica até melhor, refresca. O incomodo é só com as maquinas fotográficas e celuares: nada mais.
O muraldebugarin.com agradece a presença da imprensa: Jornal À TARDE, REDE BAHIA, que lá estiveram para a cobertura do evento.
Devemos continuar fazendo um pedido: quem tiver parente, amigo, relacionamos com motoristas de ônibus peçam a eles que respeitem os nossos passeios, que as ruas não só dos carros, que a lei que autoriza o carro a trafegar na rua, é a mesma que autoriza a bicicleta. O motorista de ônibus, de carro, de táxi não tem mais direito do que o ciclista na pista. Ao contrário, a lei atribui preferência a quem estiver pedalando.
Nas ruas, já somos agredidos diariamente pelos motoristas que acham que as ruas são de uso exclusivo do carro. Em nossos passeios, não é diferente. Notadamente os motoristas de ônibus , que continuam arremessando os veículos sobre os pedalantes.E só param quando aparece a policia . Lamentável. Vamos avisa-los do seguinte:
As ruas são também das bicicletas.Nossos passeios são autorizados pelo poder público.Não é preciso de soldado armado para o cidadão respeitar e ser respeitado. Também não é preciso multa elevada: Basta um pouco de educação, respeito. Nada mais.
Vamos, também , convidar estes motoristas para participar dos nossos passeios. Talvez seja isto o que está faltando para eles entenderem o mal que nos provocam com a agressividade com que dirigem. Nada temos contra os motoristas de ônibus ou de táxi. Não há dúvida, porém, de que os dois são os que mais desrespeitam os ciclistas de um modo geral.
Faremos, depois, um relato do que foi o passeio de hoje, novos e velhos pedalantes, os caminhos e personagens, cada vez mais ricos e empolgantes.
As fotos vão estar, em dois ou três dias, no muraldebugarin.com, em “galeria de fotos”
Um absurdo dos nossos cidadãos: as estatísticas demonstram que a maioria dos acidentes de veículos é decorrente do uso do álcool.
Como o nosso povo, pelo menos os irresponsáveis e mal educados, não atendem a regras mínimas de boa convivência, veio uma lei, com multa pesada, denominada de lei seca. Agora reclamam da lei. Ora pessoal, se houvesse um mínimo de respeito não precisava da lei. E olha que, mesmo com lei, os irresponsáveis continuam matando ao dirigir; prefere matar do que não beber. ABSURDO!
Será que vamos precisar de mais uma lei, e multa bem alta ,contra as empresas de ônibus, cujos motoristas arremessem seus carros contra os ciclistas?
Não precisa gente, basta respeito e educação.
Um bom número dos nossos ciclistas também continuam dando péssimo exemplo: subindo em passeios, fazendo ziguezagues e jogando plástico na rua. No dique do Tororó, mesmo com lixeira da Prefeitura, muitos ciclistas jogando lixo , plástico na rua. Vamos, nós , também nos corrigirmos.
Porém não temos dúvida: todos nós temos melhorado muito. Todos percebem isto.
Rumo à feliciade: a bicicleta já é uma boa parte dela;esporte, lazer, econômica e, porque não? : muita poesia como foi o de hoje.
Há coisa mais poética no pedal do que um bom chuvisco?!

Participaram, pela primeira vez, do PEDAL DA ASBEB, nossos amigos, TOM, residindo há muitos anos em Aracaju e Isabelle. Afirmaram encantados, vão participar dos próximos.

Tom já nos garantiu: organzará um grande pedal em ARACAJU para o qual os ciclistas baianos serão convidados.

Garantimos ao Tom que lá estaremos.



Aguardem as fotos e novos textos.
Bikeabraços,
Valci Barreto

Nenhum comentário: