terça-feira, 8 de julho de 2008

BOM E LAMENTAVEL AO MESMO TEMPO

valci barreto-

valci barretoadvogado, cicloativistaeditor do bikebook.blogspot.
colaborador do muraldebugarin.com
folha do reconcavo.


A lei seca brasileira nos trazem muitas lições.
Uma delas é lastimável: perceber que a parte incivilizada do nosso povo só respeita o seu semelhante e a si proprio com leis rígidas, penas duras e soldado armado em sua frente.
O sujeito que bebe e sai dirigindo, merece prisão, multa elevada , e , de imediato, a cassação da carteira por um bom tempo. ou mesmo em definitivo, conforme a gravidade , reincidencia, definda em lei, já que não têm eles o menor respeito por si próprio nem pelos semelhanes.
A esperança nossa é que a lei, além das sanções já estabelecidas, sirva de exemplo, faça os homens brutos refletir: " para que lei e ameaça de prisão? Porque não sermos civilizados, respeitadores, idependemente delas?"
E ir mais além: "mesmo sem beber, porque dirigir agressivamente, matar , mutilar, estressar?"
Em nosso ultimo passeio ciclístico, um motorista de ônibus arremessou o veiculo em cima de dona Francisca, "a sogra do Tony",pondo-a em perigo. A placa foi anotada e iremos comunicar o fato à empresa. Para aquele motorista, a forma de ele assim proceder é a coisa mais normal do mundo. Porém, assim não acham quando vêem um soldado armado na sua frente.
Será que, para este povo andar direito, tem que ter soldado armado em sua frente? A pergunta vale também para o ciclista.
Em nossos passeios , lamentavelmente, ainda vemos muitos ciclistas , mesmo próximos a depósitos públicos de lixo, jogando vasilhas plásticas no chão, fazendo xixi nas ruas, aos pés e vistas de todo mundo , como o gesto mais natural do planeta.Antes da lei seca, o sujeito embrigava-se e dirigia como a coisa mais natural do mundo. Do mesmo jeito que jogam plásticos, furam filas, violentam e fazem xixi em qualquer lugar, na frente de tudo mundo.
A lei teve o lado ruim: demonstrar ainda existir muita gente que só aprende com com leis rigidas e repressão . No vulgar, só atendem à" lei da chibata."
O lado bom é que isto pode levar a um aprendizado para outros comportamentos ,que alguns teimam em conservar, como jogar lixo na rua, furar fila. E, mesmo sem estar bebado, dirigir agressivamente no trânsito.
Melhor que tudo da lei: demonstrar que muitas vidas já foram salvas, em tão pouco tempo de sua vigência. E que muitas outras o serão, especialmente se continuar a fiscalização.
Que nosso povo mude para melhor, com ou sem leis rígidas.

Nenhum comentário: