quarta-feira, 24 de setembro de 2008

JABUTIS VAGAROSOS, DIAS 20 E 21.09.2008



Itana, e Nice com seu Alex. Bela foto!
Valci Barreto
editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com

Marcado um passeio jabuti para as 09 horas do sábado horas e não tendo chegado ninguém, a não ser eu, fui dar uma pedalada pela rua para confirmar: mesmo com um só o jabuti sai, ainda que por dois metros de pedal; assim ele foi iniciado.Como havia adquirido um livro ‘O LONGO CAMINHO DE CASA , DE LAURA INGALLS WILDER, EDITORA RECORD, 2a Edição, no Sebinho do Alemão, deixei para pedar mais tarde. É que o convite da leitura estava muito forte. Iniciei a leitura quando o interfone toca. Era o o festivo, simpático, contagiante, improvisador, provocador, surpreendente BONITÃO DO DIQUE, ELEITO O MELHOR MARIDO DO MUNDO, (o VICE é BUGARIN), dizendo, o que não acreditava:”Vou pedalar no Jabuti”. Era 09.15. Jabuti iniciou 09, valendo acrescentar que leitura é parte também do passeio. Subir em casa também. Peço para subir e me aparece , todo elameado, fazendo de conta que já havia pedalando por algumas florestas. Fui logo pedindo para ver as costas e fotografar. Só assim os leitores iriam acreditar que George, tomado pelas trilhas por Dimitri, Fabio Lopes , Dinos Bikers e outros, iria pedalar com o Jabutis. Só com fotos para alguém acreditar!

Desci correndo, puchando-o, com receio de ele dizer que estava brincando ou outra desculpa qualquer. Conhecedor da Cartilha, foi logo dizendo: “Devo retornar no Maximo uma e meia, pois tenho compromissos familiares.” Cinco minutos já me encheriam de orgulho, imagine quase cinco horas de pedal com a celebridade da Estrada Real...

Saímos por aí: Porto da Barra, primeiro caminho, para ver a movimetação dos mergulhares em busca de lixo no mar e outros movimentos que aconteceriam no Porto/Farol da Barra. Em frente ao Porto, o encontro com o querido BAM BAM, cinegrafistra do Rede Bahia, que fazia matéria para o grande programa dos finais de noite de domingo da TV Bahia. Quase no mesmo momento nos aparece o DIEGO, ai so podia ser : fotos e fotos, abraços um até logo para cada um . Iríamos visitar o Benilio, Wold Bike, no Rio Vermelho.

Ultrapassado um pouco o posto de gazolina do Clube Espenhol, uma voz nos chama :”Valci, Valci”... imaginei algum pedalante. Eram dois: JUNIOR , DO PIRATAS DE BIKE E RAILEIDE!

Supus que estavam à procura de alguma igreja ou cartório pela região.Me enganei. Estavam resolvendo problemas do carro.

Comemoramos o encontro, emocionando-nos Raileide com várias páginas impressas de textos e fotos dos passeios jabutis!

Despedimo-nos, após as fotos , e seguimos. Parada obrigatória na Banca Cultural , de Ondina. Buscávamos revistas sobre bicicleta. Não havendo naquele momento, George se conformou com a que encontrou e comprou uma sobre GPS! ( EART que o espere!)

Seguimos em direção a NEW WOLD , onde fomos recebidos , com a simpatia da equipe e um sorridente Benilio que anunciou: próxima trilha de Mundo Novo terá um circuito especial para o JABUTIS. Mais festa. Está garantida meu caro, a nossa presença. Subiremos e desceremos todas as ladeiras da melhor forma: empurrando as bicicletas ; e fotografando aquele cenário majestoso de Mundo Novo.

Após as fotos, dirigimo-nos para o CANAL DO RIO VERMELHO; queria apresentar para o MELHOR MARIDO DO MUNDO, o Lar Doce Lar, Milk Sheik da simpática paulistana Patrícia. Queria também experimentar o Milk Skek que , quando ali estive com Rosi e Itana não o tomamos porque nossos estômagos já estavam abastecidos com muitas frutas.

Agora eu posso garantir: O Milk Sheik é simplesmente delicioso! Parabéns, Patrícia.

Patrícia trabalhou, na parte administrativa, em uma loja de material esportio , incluido bicicleta. Adora pedalar; ia e voltava no pedal para casa/trabalho/escola, em sua bela cidade natal de Atibaia. E garantiu participar de futuros Jabutis . Que venha logo Patrícia!

Tomado o delicioso Milk Sheik, retornamos para a Barra, para “ver como andavam as coisas por lá”. Não estava muito bom: muito barulho... som alto, muita gente, nada combinando com os Jabutis. Fomos dar uma uma volta pela Cezar Zama: desejava mostrar a George onde ficava o Bistrô Porto do Sol que é onde acontecerá a festa, com camiseta, brasão e diploma de o “Melhor Marido o Mundo”, juntamente com o vice ALBERTO BUGARIN.

Seguiríamos para o Campo Grande, pela ladeira da Barra. Como eu estava com a minha tarja preta, sem esforço nem pressa, alcançamos o frescor das sombras e ventos do Corredor da Vitória e chegamos ao Campo Grande. Em uma das barracas , a de Beiju, estavam duas amigas de George(tem amigo em cada palmo de terra da capital. Só perde(e ele próprio reconhece, ) para Bugarin, mesmo porque este nasceu aqui, tem mais pedais, mergulhos, muitas fotos e alguns aninhos na frente ; e pedala mais no Jabutis!

Chegada a hora das combinações, olha George para o relógio e sacramenta: “chegou minha hora”. Obediente o segui até sua casa, desci a ladeira em direção ao Túnel do Nina rumo à minha casa. Chegando nesta, o banho para a ida ao caruru de Lazaro, Alexandro e sua família. Agora de carro e com Ro.

Isto foi no sábado.

No domingo, antes das 09 horas ,do lado da pista onde me encontrava, acena-me uma “pedalante liberta”: era Elena, prontinha para nosso Jabuti. Nove em ponto saímos por aí: visita á nova ciclovia da Av. Centenário e a constatação: os pedestres usando a ciclovia, alguns ciclistas na pista do pedestre. Não havia conflitos. Ao contrario, uma paz entre os dois. Se ficasse do jeito que vimos não haveria problema. Porém, óbvio, ficamos preocupados: quando houver mais pedalantes e mais pedestres a paz terminará. Ficamos também preocupados porque há uma demonstração de que muitas pessoas realmente não gostam da disciplina, de obedecer ao transito; nem mesmo ao de bicicleta!

Mas não era só este o problema: gente pisando na grama, cachorro solto, outros amarrados em postes enquanto o dono fazia Cooper ; e outras mazelinhas mais.

Ficamos pedalando entre Farol, Ondina, Av. Centenário, onde encontramos: Dani e Déia com suas novas azulzinhas. As que tinham antes estão em mãos de ladrões ou de pessoas que compraram em mãos deles: foram roubadas há alguns meses. Por isto , duas novinhas magelas enfeitavam o Farol da Barra.

Nas andanças, queria comer , não sabia o que, pois a fome era pouca. Buscamos Perini da Barra. Já dentro da Delicatassen, belas , produzinas e simpáticas modelos distribuíam flores e panfletos do lançamento de um empreendimento imobiliário. Aproveitamos a simpatia para as fotos, que fizemos junto ao chefe da equipe. (perdão por não ter anotado seu nome amigo)Fomos premiados com flores, com as quais enfeitamos as nossas magrelas, chamando a atenção de todos que nos viam passar após deixarmos a Perini. Peguei tres tangerinas. Descobri que era o que eu precisava e as degustamos no Farol. Foi neste momento que encontramos Dani e Déia. A morena da foto, Carine, com coroa de planta na cabeça , é sobrinha do meu querido colega da fundação Cultural, fotógrafo Thomaz, especialista em cobertura fotograficas de corridas rústicas em Salvdor.

Chegado o momento de parar o pedal, dirigi-me para casa, seguido por Elena. Na minha cabeça, seu carro estava lá em na minha rua. Não lembrava que a nova cicloativista já estava alforriada do carro.“Caída a ficha”, retornamos, mais uma vez , em direção à passarela do Shopping Barra. Na esquina do Bom Preço, aparece uma amiga muito querida de Elena, a psicóloga/psicanalista AMALIA CASAL REIS, esposa do Roberto Sapucaia, que pedala no Farol Light. As fotos dizem a alegria do encontro. Entre outras coisas, falou-nos a dra. Amália ser muito amiga da nossa querida Terezinha, que participa dos nossos pedais,por quem é sempre estimulada a iniciar-se no pedal. Mas ainda não teve coragem para enfrentar as ruas.

Após muitas conversas sobre nossos passeios, seus medos das ruas, as suas viagens a Mucugé, garantiu-nos fazer umas experiências com os Jabutis.Elena garantiu-lhe ajudar neste intento. Tem pefil de Jabuti: bom humor, quer pedalar sem pressa e está disposta a iniciar.

À tarde, de novo, recebo mais uma visita do meu amigo George!. Vinha trazer-me um grande presente. Coisa que há muito tempo eu desejava mas adiava o momento para a aquisição. Foi bom esperar. Não vou contar o que foi porque não quero matar ninguém de ciúmes!

Todo chic, estava indo ao cinema com dona celeste e seu Hamilton, seus pais.

À tarde, após vários compromissos cumpridos, fui com Ro e Vitor ao Shopping Barra. Lá estavam Rosi , colegas e amigos nossos, advogados, e uma Dolores, com cestinha de bike entre os braços, como se fosse um nene: ia , na Centauro, para instala-la nas sua BARREIROS BLUES, adquirida naquela loja. Mais festa!
Aproveitei um momento de ausência de Dolores e rosi da loja e fizemos uma foto , de celular, da sua magrela, prontinha para os JABUTIS: com buzina trintrin, descanso e Cestinha!

As fotos estão na galeria de fotos do muraldebugarin.com , dizendo bem mais do que eu disse aqui.

Publicado no muraldebugarin.com e no
Bikebook.com.br

=PARA AS ALUNAS DO ISBA, QUE FOTOGRAFAMOS EM FRENTE AO MESMO COLEGIO: não vamos publicar as fotos que fizemos de voces. É que uma gentil professora nos pediu: "antes de postar as fotos, favor nos encaminha-las, dizer qual a finalidade e só publicar após autorização."

Fizemos um acordo alim mesmo com a com a pró: não vamos pedir autorização e não vamos publicá-las. Não gostamos nem precisamos destas burocracias. Se publicassemos, estariamos cobertos por lei. Porém, como respeitamos este tipo de pedido, entendemos os cuidados normais da pró, pedimos desculpas a voces por ficar devendo a publicação que prometemos.

valci barreto
editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com

Nenhum comentário: