domingo, 30 de março de 2008

VOLTA CICLISTICA ITAPAGIPANA - (As fotos estarão no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos"

Valci Barreto

Editor do bikebook.blogspot.com
meu zine
colaborador do muraldebugarin e
da FOLHA DO RECONCAVO.

Marcada para 8 horas da manhã a saida do Jabuti (e de quem mais aparecesse),civilizadamente, às 7.20, já chegavam em nossa casa Sandro e Leonardo, dois jovens do pedal, ex funcionários do setor de esportes da Centaurus. Seguimos de imediato para o posto de gasolina em frente ao Vitória Center. Logo que chegamos, antes das oito, foram aparecendo os companheiros Cláudio, do Sincronia; George Argolo ; Assis, " Rei do Arrocha." ;Paulo, nosso "embaixador espanhol", também do Sincronia.

Como previsto, pontualmente , às oito horas,estávamos montados em nossas bicicletas, seguindo em direção à III Volta Ciclistica Itapagipana. No caminho , outras pessoas e grupos iam se agregando, transformando-nos em um "caudaloso" pedal.

Antes das 9 estávamos no local marcado para a saída.Todos se surpreenderam com o elevado número de ciclistas presentes ao passeio. As crianças, esperanças de muitos futuros pedais, foram presenças marcantes.

Já estavam a postos os grandes e organizados grupos de pedal: SUBA AI, AMIGOS DO TONI, PEDAL DE OURO, MEMBROS DA TURMA DO IAPAI, NATURABIKEAÇÃO; PEDAIS NA ESTRADA, REPRESENTADO POR SIMON; "Limãzinho", distribuindo simpatia e firmeza no pedal.Em seguida aparece Guerreirão, com um bom numero de membros da turma de Narandiba; e , como sempre, transportando um grande volume de alimentos para doação; O fotógrafo Leo Ornelas; Cleber e toda a equipe do Everaldo Augusto. Presentes Honório , Jorge do Apito, Nestor e muita gente dos velhos pedais.

Voltou aos pedais, acompanahado dos seus filhos, o professor Deraldo Brandão, dizendo que está firme para os próximos.

O grande Alecar, da Federação Baiana de Ciclismo, como sempre apoiando, ajudando, incentivando estes movimentos ciclisticos.

Presente o artista Pelé do Tonel, com a sua simpatia.

Não sei o número de participantes, mas pelas fotos que agora examino, creio que ter havido mais de mil pessoas.

Os motoristas de carros, especialmente de ônibus, continuam achando que a rua é sómente deles. Alguns forçando passagem , buzinando agressivamente, tirando finos nos ciclistas.

O exemplo pior que registramos foi o do motorista do ônibus de placa JOZ, registros 4667 e 1608, da empresa Beira Mar, conforme está em foto na "galeria de fotos" do muraldebugarin.com.

Alguns ciclistas chegaram a se dirigir ao motoristas com expressões como : ",motor, voce não tem coração não?" "O que é isto?.

Era a reação contra o motorista agressor. A concentração de alguns ciclistas em frente ao ônibus para uma abordagem mais firme, fez com que o condutor do ônibus recuasse em sua atitude grosseira.

Vamos, todos nós, mandar e mail, correpondencia ou telefonar para a Beira Mar a fim de de que esta passe alguma orientação aos seus motoritas, fazendo-os entender que a rua noão foi implantada apenas para ônibus; e que, do mesmo jeito que o ônibus é autorizado a rodar, o passeio era , e sempre vo é, autorizado pelo poder público para acontecer.

Por parte dos ciclistas, continua um bom numero deles fazendo muito barulho com suas buzinas ensurdecedoras, trafegando na pista da esquerda, fazendo zigueszagues e ultrapassagem perigosa entre os pedalantes. Normalmente é atitde dos novos que ainda não entenderam que nossos passeios primam pela beleza, segurança, tranquilidade, respeito a todos que pedalam e também aos aos carros e pedestres.

Deixamos os amigos da Volta Ciclistica no Mercado Modelo, como haviamos programado, para assistirmos ao final do evento "Desafio Ciclistico".

Encontramos na Barra muitos amigos de pedal: Elzira; Olivia; já agarradinha ao "santo George"; Francisco, toda a turma do Tio Lu, Jafé, da Academia Stilus e familia do Anjos de Bike, que juntamente com sued (movida a energia atômica) faziam a festa. Gilson Cunha e sua equipe comemroando o exito da sua participação , do seu apoio ao Desafio Ciclistico.

Estamos fazendo uma revolução em Salvador. Vamos fazer de Salvador a CAPITAL DAS BICICLETAS. Que perdoem nosso assumido "baianismo"; "barrismo ": Estamos fazendo grandes e alegres pedais. E mais faremos. Vamos fazer com nossas bicicletas o que já se fez com o carnaval: a maior festa do planeta!

Parabéns ao Everado pelo grande passeio, agora, sem qualquer dúvida, fazendo parte do calendario dos passeios de bicicleta da nossa Capital, realizado em um dos mais belos cartões postaris da Bahia.

Ficamos emocionados com um grupo de franceses , que estavam em frente ao Terminal Maritimo , fotografando, filmando e aplaudindo a nossa passagem. Aproveitei para entregar nossos panfeltos, "msquitinhos", ao animado grupo.

Meus caros ciclistas: aprendam a trafegar apenas pela pista da esquerda; deixare fluir o trafego de carros; não subir em passeios ; não fazer zigueszagues e ter cuidado com os pedestres. E não há razão para tanta buzina.

A pista pode ser do carro e da bicicleta, basta desenvolvermos atitudes de respeito mútuo.

Há uma falta de educação quando se pensa que o pedestre e o ciclista atrapalham o transito. É o contrário: O CARRO É QUE ATRAPALHA as pessoas andar e de pedalar com segurança.

VAMOS PASSSAR , IMPRIMIR, DIVULGAR FRASES COMO AS QUE SEGUEM:

"O CARRO ESTÁ ATRAPALHANDO A BICICLETA".

"A BICICLETA NÃO ATRAPALHA O TRANSITO."

"O CARRO ESTÁ MATANDO AS CIDADES, A BICICLETA VAI RESSUSCIITÁ-LAS."

"ACIDENTE DE CARRO MATA MAIS NO BRASIL DO QUE MUITAS GUERRAS DO PLANETA. E A CULPA NÃO É DA BICICLETA"

Nenhum comentário: