quinta-feira, 23 de julho de 2009

COMUNIDADE DE SAO DOMINGOS PEDE AJUDA

Prezados Ciclistas,

Conhecemos o projeto de vocês para educar a população de Salvador quanto à polêmica questão do trânsito e para a arrecadação de livros usados a serem doados à instituição de caridade, e, embora distante dos passeios ciclísticos, valorizamos o trabalho de vocês.

Trabalhamos com educação infantil; e educação é um dos pontos cruciais para a nossa sociedade, embora seja também o mais difícil. Educar a cultura de um grupo, de uma população, de uma sociedade, e até mesmo os nossos próprios vícios, é um trabalho extremamente complexo. Como exemplo, desde criancinhas os professores repetem como em uma lição de matemática “não ultrapasse o sinal vermelho”, mas entre os longos anos transcorridos da infância à primeira carteira de habilitação, são necessários apenas vinte minutos de atraso para que todos os sinais vermelhos da cidade sejam invadidos, exceto aqueles monitorados com o radar. Entretanto, por mais difícil que seja educar uma população, não percamos a esperança, pois não temos dúvidas que seria ainda maior o número de daltônicos nessa cidade se esta máxima não tivesse sido repetida por tantas e tantas vezes.

Hoje, gostaríamos de solicitar aos ciclo-ativista a colaboração para mais um projeto, desta vez não de educação de trânsito, mas relacionado à questão da igualdade social. Trabalhamos em um Centro de Referência em Assistência Psicossocial (CRAS) no município de São Domingos, no semi-árido brasileiro a aproximadamente 260 km de distância de Salvador. A cidade possui aproximadamente 10 mil habitantes. Uma parte do nosso trabalho consiste em educar as crianças para assimilarem valores de cidadania, cordialidade, respeito, entre outros imprescindíveis para o convívio em grupo. Neste município existe o Bairro da Rússia e um povoado chamado Vila África, assim denominados pela condição de vulnerabilidade social desta comunidade.

Gostaríamos, portanto, de contar com a colaboração de vocês para arrecadarmos roupas, brinquedos, ou até mesmo livros, novos ou usados; o objetivo é doarmos estes utensílios para a população São Dominguense no dia das crianças, para que assim possamos também contribuir para propagarmos valores como caridade, amor ao próximo e a solidariedade, os quais são essenciais para a convivência em grupo.

Desde já, gostaríamos de agradecer a contribuição de vocês,

Florilda Teixiera dos Santos

Mariana Barreto

CRP-03 / 4886

Tatiana de Oliveira Araujo

CRESS-BA / 5027

=Em mais alguns dias a equipe que encaminou este texto para o muraldebugarin.com e bikebook.com.br, deixarão endereços e fones para contatos, bem assim locais para arrecadar os donativos.

=================================================

Nenhum comentário: