quarta-feira, 9 de setembro de 2009

JABUTIS VAGAROSOS NO PEDAL DA INDEPENDENCIA

Valci Barreto

Advogado, cicloativista baiano,

Muraldebugarin.com

Bikebook.com.br

valcibarretoadv@yahoo.com.br

Garantido e cumprido o jabuti de hoje, sete de setembro de 2009, foi sem seqüestro, tudo programado, arrumado. Seguimos eu e Buga da Sabino Silva em direção ao Campo Grande onde, às 08 horas estávamos lá. E dando o exemplo ainda maior, já estavam os grupos SUBA AI, Grupo Ogunjá, PARTE DO NARANDIBA, Jarraw, Itapagipe é do Pedal, chegando logo em seguida, o Amigos do Tony. A frente do TCA estava colorida de bicicleta, com tanta animação que chamou a atenção da equipe da TVE que nos abordou para uma entrevista. Aproximando-se o horário das nove, prevista para o desfile militar, iniciamos o nosso passeio, contornando pelo Instituto Feminino, alcançando a Avenida Sete, em frente à Casa da Itália e seguimos em direção ao Terreiro de Jesus onde foi dada uma pequena parada para os costumeiros avisos e comandos, sob a inconstestável liderança de Guerreiro , Tony, Kadu , Guy, Jarraw , Grupo de Ongujá e outros.


Naquele ambiente festivo apareceu , abordado por Rosi, o advogado, músico, sketista, micreiro, Emerson , carregando sua prancha de Skate na bicicleta. Dirigia-se ele com sua prancha para alguma pista distante.

Não resistindo aos encantos do pedal, dadas as informações de nossos caminhos, especialmente por Rosi, seguiu-nos.

Decidiram os grupos pedalar até o Santo Antonio, ficando alguns ciclistas pelo Pelourinho aguardando o retorno .

Estava programado pelos grupos uma parada em um bar da Rua Chile onde pela turma esperavam os peixes providenciados pelo Amigos do Tony. No Terreiro, houve um “breve congressos “ dos Jabutis que optou por se despedir dos demais e seguir em direção à Ribeira e Ponta de Humaitá, paixão de Rosi. Estávamos descendo a Ladeira do Pelô quando nos defrontamos com a equipe de atores, técnicos, produtores, gravando cenas para o filme Ó PAÍ Ó. Tony estava ali nas proximidades, já conversando com parte da equipe de atores enquanto davam eles autógrafos e pousavam para fotos para turistas. Aproveitamos e pedimos também para sermos fotografados ao lado das celebridades globais, havendo uma simpática acolhida especialmente por Matheus Nachtergaele, que interpretou “Queixada “ no seriado , o qual manifestou o desejo de tomar uma carona em uma das nossas magrelas. Optando por montar em nossa garupa; descemos um pedacinho da ladeira, transportando-o com todo o cuidado, pois não temos seguro... descemo somente um pouquinho , somente para sentir o gostinho de transportar um global em nossa “tarja preta”. Agradecemos a atenção e simpatia como fomos recebidos ,deixamos mosquitinhos dos nossos sites.

Aproveitei para dizer ao ator, Matheus Nachtergaele:" Para que andar de carro no Pelô, não temos que substituir o carro pela bicicleta em um lugar como este?"Complementou o simpático ator: “A bicicleta deve substituir o carro em lugar como este e em todo lugar do mundo”.


Feitas as fotos, retribuímos com um muito obrigado pela gentileza e seguimos em direção à Ribeira, parando na Sorveteria do mesmo nome, agora sob nova direção, com espaço ampliado e mais opções de sorvete. Aí o papo rolou, sem estress, sem agonia, sem “ vamo vamo”, sem “tá hora “ , sem “ isto aqui tá ruim” ,“tô com pressa,” .

O Emerson , que nos acompanhou desde o Campo Grande, “arrastado” por Rosi, totalmente sintonizado com os Jabutis, não parava de falar das suas aventuras com seus companheiros de música, seus projetos de carregar o violão na bicicleta para seus shows e ensaios, prometendo ainda uma “seresta ciclística” para os Jabutis. Uma festa, o Emerson, que ganhou a todos nós com sua capacidade de agregar, simpatia e mil historias da sua vida de advogado e de artista. Sem dúvida uma das grandes aquisições para os nossos pedais, aliciado competentemente por Rosi.

Tomado o sorvete, fomos ver a beleza da Ponta de Humaitá, onde conversamos com os simpáticos policiais que guarnecem aquele belo espaço da Bahia.

Em seguida, demos uma pequena entrada na Feira de São Joaquim para comermos uma fruta, surpreendendo-nos a limpeza do ambiente, bem ao contrário de antes da polêmica recente com a Prefeitura.

Lembramos, porém que, considerando a pia para lavar as mãos, faca e garfo para chuparmos as frutas, o “diferencial”, da barraca do Largo Dois de Julho, do Renan, foi para lá que nos dirigimos, deliciando-nos com as melancias, maças, abacaxi. A festa estava terminando, com muita alegria. Dali seguimos para nossas casas, levando conosco as emoções de mais um belo passeio , cheios de agradáveis surpresas.

O jabutis de hoje foi composto por Rosi, Valci, Anthas, Bugarin, Emerson, Uyara, todos nas fotos que serão postadas no muraldebugarin.com.

Para saber do próximo, é só acessar , a partir das 5as feiras, o muraldebugarin.com. Mas não esperem só por nós: pegue sua bike e saia por aí com amigos, com grupos e , se estiver treinado, vá só. Não recomendamos é deixar de pedalar, nem ficar reclamando das pessoas, nem da forma de pedalar dos outros. Pedale com grupos que se afinem com seu jeito de ser, crie o seu ou saia por aí. É assim que faz o Jabutis Vagarosos. E está dando certo.

Espero que os amigos do PEDAL DA INDEPENDENCIA tenham também se divertido e que tudo tenha saído como programado. Até onde acompanhei, vi que juntos estamos aprendendo mais, descobrindo a melhor e e mais civilizada forma de participar de eventos como o sete de setembro.

=Como sempre, as fotos de todos os jabutis e de outros passeios ciclisticos baianos estão ou estarão publicadas no muraldebugarin.com


Valci Barreto
advogado
Rua Barros Falcão, 542,-Largo dos Paranhos Matatu
Salvador - Bahia
editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com
colaborador da Folha do Reconcavo.
Fones 33229705 - 99999221
Não jogue livros nem revitas usadas no lixo: faça doações.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
======================================

Nenhum comentário: