sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FAZENDO DOAÇOES SEM BUROCRACIAS

FAZENDO DOAÇOES SEM BUROCRACIAS
Muita gente só consegue doar algo, objeto ou dinheiro, se houver campanhas em igrejas, televisão, conclamação através de padres, pastores, ONGs, entes privados ou públicos.

Nestes tempos de verão, limpando suas casas, as pessoas costumam desfazer de coisas das quais não mais necessitam., jogando-as no lixo.

Muitas pessoas ,por comodismo ou por falta de informação, leva ao lixo livros, revistas, brinquedos. Este material, no entanto, são por demais importantes para um expressivo número de pessoas, notadamente nas periferias , bairros populares e no interior do Estado.

É fácil fazer doação de livros. Alguns locais que os recebe, sem burocracias:

biblioteca central, nos Barris.
Biblioteca Anísio Teixeira
Moteiro Lobato.
Várias bibliotecas das periferias
bibliotecas municipais
bibliotecas comunitarias do Calabar
Nacci, na Saúde, bairro de Nazaré.
Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba
Igreja da Vitoria
Radio Excelsior
Projeto Leitura na Praça, no Largo da Cruz da Redenção.
pequenos sebos, como os de DANIEL, na rua da ajuda 3, Banca do Índio, no Campo Grande, ao lado da Procuradoria Geral do Estado.
Senhor Alfredo na Ladeira do Funil, ao lado do Mercado da Sete Portas, em frente à empresa Resul.
O Gaucho, ao lado do prédio da Justiça do Trabalho
Descubra criança que goste de ler, e entregue-lhe livros e revistas. Passe para ele a seguinte mensagem: “não jogue no lixo, não rasgue, não destrua: entregue para outra criança ou pessoa que goste de ler.”Isto ajuda na transmissão gratuita de educação, respeito, disciplina.

Quem estiver indo para o interior, leve livros revistas e entregue para crianças no meio do caminho ou na cidade de seu destino. Não precisa levar muito, porque é pesado, mas leve ; uma que seja já é uma festa.


Em Jaguaqura, leve livros para ISAIAS, no HOTEL VAZ, em frente à Igreja Católica daquela cidade que ele , além de ler, está ajudando a formar uma biblioteca comunitária no bairro da Casca.

Pode ser entregue ,também, na Rua Ótavio Mangabeira, para Therezinha Costa, que, após a leitura, entrega para a biblioteca da cidade ou para crianças em ônibus escolares que passam em frente à sua casa.

Por ser pesada, a condução de muitos livros é dificil, o transporte é caro. Até mais caro do que o próprio livro. Mas descartando aos poucos, ainda que dois ou tres por cada saída de casa, fica bem fácil. Deixe uma mensagem no livro:"cuide deste livro, não jogue no lixo,passe para outra pessoa,com esta recomendação".

Estas mensagens têm muito efeito.: educa, disciplina, chama a atenção para a importância do livro.

Tudo isto pode ser feito com qualquer coisa, inclusive brinquedos.

Como se vê, é fácil se desfazer de coisas das quais não mais se necessita, ajudando outras pessoas, sem qualquer necessidade de lançá-las ao lixo.

publicado no bikebook.com.br

muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br

Nenhum comentário: