terça-feira, 30 de março de 2010

VELAS ACESAS NO BAR DA BAHIA.

Valci Barreto,
Advogado, cicloativista baiano.
Folhadoreconcavo.com.br
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br



Os saveiros, com suas cores, movimento, sons e poesia, vencidos pelos novos tempos, deixaram de existir como um dos mais belos adornos da Bahia de Todos os Santos.

Os que poderiam ser os últimos agonizantes exemplares, ainda utilizados para pequenos serviços de transportes, lazer e esportes no Recôncavo Baiano, de repente estão recebendo novos sopros , não apenas das correntes de ventos que encantaram os antigos viajantes que por aqui passaram nos séculos passados, mas de apaixonados por estas encantadoras embarcações sempre presentes em nossas canções, poesias, literatura e imaginário da nossa gente.

Apaixonados pelo mar, como Paulo Bocca, Malaca, Ana, Cícero, Daniel Dantas, saveiristas como Neto e Jailton, vêm promovendo ações para o retorno das lindas embarcações ao mar da Bahia; não mais para abastecimento do Mercado Modelo e Feira de São Joaquim , como testemunhou a foto/poesia de Pierre Verger, mas para alimentar o permanente sonho de encantamento que todo homem quer, merece e precisa.

Esperanças e ações concretas já começaram a produzir os seus frutos , com realização de competições, restauração de alguns saveiros que já retornaram ao mar , estimulo a construção de novos e adesões de pessoas que comumente já realizam passeios na Bahia de Todos os Santos.

Como parte deste fazer, no último domingo foi realizado o 47º Bordejo Paraguaçu/Maragipe, com participação de vários saveiros e grande afluência de público que se postou no cais para assistir a chegada dos participantes.

Marcou presença no evento , o jovem , entusiasta e dinâmico Comandante Girão, do Comando Geral da Marinha na Bahia, contagiando a todos com a sua simpatia, garantia de apoio e participação da Marinha no movimento saveirista como parte das suas relações com a sociedade civil, sob aplauso dos presentes.

Para quem quisesse participar deste Bordejo, foi disponibilizado confortável ônibus de Salvador a Maragogipe, ao preço de R$ 50,00, por pessoa, ida e volta.

O Viva Saveiro está aberto a qualquer interessado em participar de suas ações que envolvem passeios, construção e reforma de embarcações, treinamento de saveiristas, artes, filatropia, competições, saúde, lazer, proteção ao meio ambiente. Os interessados podem-se informar através do site www.vivasaveiro.org.

Deraldo Dias, professor de Direito e Procurador do Estado; Valci Barreto, advogado, correspondente da Folha do Recôncavo em Salvador; Ana, dentista, com vários diplomas de navegação, uma das mais apaixonadas participantes e incentivadoras do vivasaveiro; Cicero e Jailton, comeciantes, nascidos e criados entre saveiristas de Maragogipe; Malaca; Roberto Farias, do Salvador Fotoclube; vários fotógrafos, profissionais e amadores participaram do Bordejo que terminou com uma feijoada em uma das embarcações, comungando feijão e sonho iluminados pelas velas dos saveiros e da poesia.
============

Publicado no www.folhadoreconcavo.com.br
Muraldebugarin.com
Bikebook.com.br

Nenhum comentário: