terça-feira, 25 de maio de 2010

COMPRANDO EM MÃOS DO LADRÃO

A teoria "da força"é uma das que explica o nascimento do Estado: Os mais fortes impuseram as regras, inicialmente saqueando, depois, cobrando impostos. Hoje, os impostos são cobrados naturalmente,  as regras de conduta são impostas , e se estabeleceram direitos e obrigações com todo o tipo de regramento que hoje conhecemos.

Pois bem, com a ausencia do Estado, um " novo estado" surge": o marginal assalta, toma seu objeto e, em vez de vendê-lo a terceiros,  vende à própia vítima. Aí fica tudo mais facil: para o ladrão, que corre menos risco do que vender a terceiros ou sair pedalando;  a vitima, porque não tem que se sujeitar aos caminhos duros das queixas, protocolos, esperas nas delegacias e a falta de esperaça de ter seu objeto recuperado; e para o Estado porque não precisa  gastar serviços, funcionarios, utilizar policiais, para as buscas.

 A cena abaixo descrita, é muito mais comum do que se pode imaginar: muitos preferem pagar ao bandido do que tomar outras medidas.

Qualquer hora, do mesmo jeito que os salteadores de antigamente criaram os impostos, hoje legais, legitimos, os marginais vão preferir também cobrar os seus, porque mais facil, mais lucrativo e menos arriscado.  O mais provável é que, pela falta de segurança , de confiança no Estado, comprar na mão do ladrão passe a ser uma coisa aceita como normal, até pelo próprio Estado.

 Lamentável!

 o Texto abaixo foi recortado do muraldeaventuras.com.br.

Bike Cannondale Scalpel 4 FOI RECUREPADA!

Olá Pessoal,
Gracas a mobilização e ajuda de vários companheiros, principalmente de Gilvan, consegui recuperar a minha Cannondale. Porem, durante a minha investigação descobri que uma gang esta roubando bicicletas entre o Bompreco de Portao e a Pizza Hut. O meu roubo não foi um roubo ocasional, o meliante estava as 6:00 AM rodando a área da Pizza Hut em busca de uma bike. Foram 2 bikes roubadas em 1 semana. A minha e uma KHS, pela mesma gang. Muito cuidado ao trafegar por esta área.
Para quem nunca teve uma bike roubada como eu, foi frustante ver como estamos totalmente sozinhos. A Policia Civil esta em greve, sendo que os policiais sequer quiseram ficar com o cartaz da bike.
Infelizmente consegui a bike pagando para o bandido me devolver, ou seja estimulei o roubo e o trafico. Mas foi a única solução.
Temos de nos mobilizar para que isso acabe. Não temos ciclovias, os parques existentes são impraticáveis, e agora sequer podemos pedalar na pista, aonde isso vai acabar? Senão em um futuro próximo estaremos pedalando somente dentro de condomínios fechados ou saindo para pedalar com escolta armada!!!!
Anderson.

Nenhum comentário: