terça-feira, 1 de junho de 2010

SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA


Valci Barreto, advogado, estudante de jornalismo, cicloativista baiano.
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br



O excessivo uso do carro  fechou os olhos das pessoas para a possibilidade do uso da bicicleta como meio de transporte em Salvador. Nossa capital é plana para uso da bicicleta: Pode-se pedalar de Praias do Flamengo até a Suburbana, passando pelo Bonfim, Ribeira, sem subir uma ladeira sequer. Pequenos aclives como Contorno, Montanha, Pelourinho, podem ser vencidos  em menos de dez minutos, empurrando a bicicleta e bem devagar,  sem se cansar.Este tempo, muitas vezes, é menor do que a espera por um ônibus. Se a Prefeitura liberar os acessos de bicicleta pelo plano inclinado e escadarias da Lapa, o acesso será ainda mais fácil.

Não está mais de acordo com nossos tempos a pessoa, que mora na Pituba, Bonoco, Rio Vermelho, só possa ir ao Iguatemi ou Shopping Barra , de carro; que para tomar um sorvente a um ou dois km de casa tenha que  ir de carro ou ônibus.

Para que possamos andar de bicicleta em Salvador não há necessidade de ciclovia. O que precisamos é que os motoristas  respeitem o ciclista. Havendo respeito ,não haverá  necessidade de ciclovia. O dono de carro entende que a rua foi feita somente para o carro e que a bicicleta está atrapalhando o trânsito . Por isto, aciona buzinas e motores agressivamente, encosta no fundo da bicicleta, "tira fino", agride e até atropela quem está em sua frente. Mauricinhos  e patricinhas, atrasadas para a escola,  baladas, ou para devolver o carro da família, são  por demais agressivos no trânsito, especialmente em relação aos ciclistas. Os motoristas de ônibus lideram a falta de respeito ao ciclista, embora já perecebemos uma certa melhora no seu comportamento,  após campanhas educativas que temos feito pelas ruas da cidade.

O ciclista tem o direito de circular na  mesma pista dos carros e tem preferência no trânsito. O veículo, ao ultrapassar uma bicicleta, deve guardar uma distancia de um metro e meio. O ciclista  é obrigado, também, a seguir a lei de transito, pedalando no mesmo sentido dos carros e sempre à direita da pista. Isto é lei, que nem sempre é ensinada nas escolas para motoristas. Mesmo com os perigos oferecidos pelo transito, é possível pedalar por toda  Salvador. Nós , há muitos anos, já fazemos isto. Vejam como, acessando nossos sites: http://www.bikebook.com.br/, muraldebugarin.com. Veja também nossos vídeos, pesquisando em bikebook.com.br, no you tube.

O caos do transito é patrocinado pela falta de compromisso dos nossos governantes com a mobilidade urbana: Constroem  muitas pistas para veículos e nenhuma para bicicleta.

Conclamamos os cicloativistas baianos a só votar em candidatos que tenham compromissos em favor da bicicleta como meito de transporte e da educação para o transito.
 PASSEIOS CICLÍSTICOS EM SALVADOR.

Todo primeiro domingo do mês  há um passeio ciclístico em Salvador, envolvendo mais de mil ciclistas, com saída às 09 horas do Dique do Tororó. O passeio é gratuito, educativo, filantrópico, participam pessoas de todas as idades, com   qualquer tipo de bicicleta, desde que rode; Quanto à roupa, pode ser qualquer calça , short , tênis, camiseta de uso comum. Exige-se capacete para maior segurança dos pedalantes.

Maiores informações no bikebook.com.br, muraldebugarin.com.


NÃO JOGUE LIVROS USADOS NO LIXO: faça doações. Veja onde, no mesmo site.

Nenhum comentário: