sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aprenda a pedalar, se quiser andar pelo centro de Salvaor

Projetos para a Copa já mudam a cara de Salvador
Publicada: 21/10/2010 09:17| Atualizada: 21/10/2010 09:16 



A tarefa não é nada fácil, mas preparar Salvador para a Copa 2014 é um desafio que já vem sendo cumprido a todo vapor. A Bahia é um dos estados-sede que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e osinvestimentos começaram a melhorar a infraestrutura da capital para o maior evento esportivo mundial. São diversas frentes, dentre elas destaque para a construção da nova Arena Fonte Nova e de alternativas para melhorar a mobilidade urbana.
Um vetor imprescindível para o sucesso da Copa do Mundo 2014 na Bahia é a mobilidade urbana. Salvador não pode receber os milhares de turistas previstos para acompanhar os jogos sem uma boa trafegabilidade de veículos, assunto que vem sendo tratado com prioridade pelos governos municipal, estadual e federal. Parte das ações para preparar a mobilidade na capital para o maior evento esportivo do mundo já começou e o melhor para quem vive aqui é que depois da Copa a infraestrutura permanece.
A construção do novo estádio, os investimentos em infraestrutura, saúde, segurança, turismo e em outras áreas mostram que Salvador e a Bahia estão crescendo rumo à Copa 2014.
Além da nova arena da Fonte Nova, Via Expressa e o Bus Rapid Transit (BRT),  a cidade passará a contar um moderno sistema de ciclovias, modal de transporte que está sendo preparado, também tendo em vista a Copa do Mundo. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), desenvolveu o programa “Cidade Bicicleta”, que contempla Salvador e Região Metropolitana, assim como outras cidades de médio porte e turísticas.
O projeto propõe a criação de novas ciclovias e a melhoria das existentes, implantação de ciclofaixas, estações de parqueamento e paraciclos.  Além disso, o projeto pode ser ainda um apoio viário e de mobilidade urbana para eventos da Copa 2014.
O “Cidade Bicicleta” está alinhado com o Programa Nacional Bicicleta Brasil, desenvolvido pelo Ministério das Cidades (MCidades), que visa  estimular e apoiar governos municipais e estaduais a desenvolver ações de planejamento e implantação da alternativa da bicicleta como meio de locomoção.

Nenhum comentário: