bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br
Muitos fatores vem fazendo da bicicleta uma grande vedete. Pais Europeus , quase todos cultuadores da bicicleta como meio transporte, esporte e lazer, oferece pacotes turísticos com bicicletas, muitos deles apoiados por verdadeiros hotéis ambulantes instalados em veículos apropriados. É conhecido, e muito apreciado, o cicloturismo praticado nos vinhedos franceses, alemães, voltas ciclísticas pela costa americana e passeios pelos rios e regiões históricas da Tcheco Eslováquia, só para citar alguns.
Como sempre, nestas questões, o Brasil com atraso secular, cujas causas não nos cabe comentar. É coisa para especialista. Aqui divulgamos o que já realizam, em cicloturismo, grupos amadores como , como Pedalada da Noite, Mural de Aventuras, Sincronia, Jarraw e Itapagipe é do pedal, só para citar alguns.
Mesmo que não sejam cumpridas as promessas de governo de limpeza das praias; implantação do turismo náutico, revigoramento do Comercio e Centro Histórico ; transportes urbanos eficientes, já dispõem os baianos de um crescente cicloturismo amador que realiza grandes passeios por todo o interior baiano, independentemente do silencio que reina sobre o tema nas políticas , publicas ou privadas ,relacionadas ao turismo em nosso estado.
Disse Jorge Amado em um dos seus textos que li há muito, que as cidades são feitas pelos mascates, vigaristas e prostitutas; depois chegam os políticos para dar nomes às ruas.
Parece ser o caso do nosso cicloturismo, que já está desbravando o nosso interior com belos passeios em bicicleta através de grupos amadores que já saem de Salvador , Santo Antonio de Jesus,Feira de Santana, para os mais diversos locais como Vale do Jiquiriçá, Recôncavo Baiano, Costa do Dendê, Chapada Diamantina , Bom Jesus da Lapa.
A partir de setembro, os cicloturistas baianos intensificam suas atividades e rodam por aí, inclusive para o nosso vizinho estado de Sergipe, como fez recentemente o grupo Jarraw, de Itapagipe.
Quem quiser saber como tudo fuciona, acessem os sites e blogs: muraldebugarin.com,bikebook.blogspot.com, muraldeaventuras.com.br, Itapagipe é do pedal e pesquisem no you tube sob o titulo ’passeios ciclísticos’ e ’cicloturismo em Salvador’.
Nos próximos dias teremos o do Itapagipe é do Pedal, viajando pelo Reconcavao baiano e o Pedadaladanoite que segue em direção ao Vale do Jiquriçá. Todos estes passeios são gratuitos, cada um membro pagando a sua própria despesa que é até mais barata do que ficando em sua casa em Salvador, considerando o baixo custo da alimentação e pousadas do interior. Apesar de feito amadoristicamente, é tudo muito organizado no cicloturismo já praticado na Bahia, que além passear divulgam , por onde passam, lições em favor do meio ambiente e de educação para o transito. Há também o cicloturismo urbano , também amador há muito praticado pelo Jabutis Vagarosos.
Para os interessados, estamos informando o roteiro do próximo passeio do Itapagipe é do Pedal que nos foi encaminhado pelo grupo:
“dia 13/11, BR 324 até posto São Luiz, entramos para Conceição de Jacuipe (Berimbau), pegaremos a estrada para a localidade de Picado e seguiremos até Teodoro Sampaio.
Dia 14/11, domingo: Sairemos 06:00hs, iremos até o Distrito de Lustosa, pegaremos a BR 101 , Alagoinhas, daí para o distrito de Buracica, retornando por uma trilha, que sai no distrito de Jacú, retornando a Teodoro Sampaio.
Dia 15/11, segunda feira: sairemos ás 06:00hs, passaremos pela cidade de Terra Nova, Distrito de Jacuipe, pegaremos uma trilha até São Sebastião do Passé, daí iremos até Candeias e retornaremos para Salvador: Previsão de Chegada 16:00hs.
Entrem em contato pelos telefones 8194-2894 ou 9948-5503”
Como os mascates de que falou Jorge Amado, os grupos de cicloativismo baiano estão desbravando , nas magrelas, as belezas de pedaços da Bahia que só de bicicleta é possível alcançar.
Sempre sugerimos que cada ciclista ponha um livro ou revista usada em sua mochila , ou bagageiro, para entregar a crianças dos povoados por onde passar. Será mais uma boa prática em favor do exercício da cultura e da cidadania. É fácil de transportar, não atrapalha o passeio e, com certeza, é mais uma festa dentro da festa e poesia que fazem as nossas bicicletas por onde passam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário