sexta-feira, 1 de abril de 2011

GLOBO REPORTER DE HOJE


 
muitos de  nós fomos vítimas, tivemos parentes ou amigos vítimas do descaso para com a saúde pública. O programa Globo Repórter de hoje vai mostrar a situação caótica em diversos hospitais brasileiros, mortes nos corredores por falta de atendimento, o funcionamento das centrais de regulação. Tudo isto é EFEITO. Quero sugerir a cada um de vcs que acessem o site da Rede Globo, sugerindo como pauta da próxima reportagem, a CAUSA de tudo isto. www.redeglobo.com.br,  - fale conosco, façam o cadastro e contem as suas experiências ou ainda, através do telefone 40022884, custo de ligação local.
Segundo os politicos brasileiros, as verbas são insuficientes. Mas, não para proporcionar a eles aumentos absurdos como os aumentos recentes que foram de 68% para deputados até 139% para senadores. Estes políticos conseguem colocar a cabeça no travesseiro e dormir enquanto o povo madruga nas filas dos hospitais públicos para "conseguir" uma senha de atendimento, que muitas vêzes são negociadas a pedido dos próprios  políticos como moeda de troca. Temos na Ilha um claro exemplo de descaso com o povo/eleitores. Tivemos um prefeito, médico, sócio do único hospital do município, exerceu mandato de prefeito por 3 vêzes, mas na hora de construir um bom hospital, buscou a capital para firmar seus investimentos. Este mesmo prefeito teve suas contas cassadas, a justiça agora, através de uma desembargadora, afasta a possibilidade de cassação. Enquanto isto, em menos de 30 dias, perdemos 02 amigos por falta de leitos hospitalares em Salvador e aqui na Ilha os hospitais não estão equipados ou qualificados para determinados atendimentos, ou atendimentos de maior complexidade. Os renais crônicos amargam 3 vêzes por semana em travessias para Salvador para fazer hemodiálise. O veículo cedido pelo município sai da Ilha sempre no primeiro ferry, passa então nas casa dos pacientes ainda na madrugada, a Ilha não conta com o TFD - Tratamento fora do domicílio, benefício que visa atender a estes pacientes como uma ajuda de custo para transporte e até alimentação. A justificativa do Governo era que a Ilha fica apenas a 13 kms da capital, não entendem eles as dificuldades para transpor esta pequena quilometragem. A grande maioria destes pacientes é tão carente em nosso município que viaja com fome chegando até a desmaiar. Retornam ao fim do dia, enfrentando as filas e todas as mazelas impostas pelas travessias.
Peço a cada um de vcs, que olhem em torno para que possam perceber que não nos basta poder desfrutar de um bom plano de saúde, eu tb tenho o meu, mas, os nossos funcionários, amigos, parentes e quem sabe um dia até nós mesmos poderemos vir a precisar destes recursos que na verdade nos é devido. Pagamos antecipadamente e muito caro por estes serviços que são essenciais e vitais mas que são ignorados quando o assunto é corrupção e o "se dar bem" que vem norteando as carreiras políticas da imensa maioria dos homens públicos em nosso País e, infelizmente a justiça, a exemplo do que ocorreu ontem aqui na Bahia, não vem agindo com o rigor representado no símbolo da mesma, a espada, e permite que a impunidade leve estes homens a continuar tranquilamente desviando verbas públicas que deveriam ser aplicadas na saúde, educação, segurança e no social. (DECISÃO DA JUSTIÇA AFASTA PREFEITOS DA CASSAÇÃO). Atitudes como estas favorecem a corrupção e consequentemente a c ontinuidade das filas nos hospitais, as mortes nos corredores por falta de atendimento e leitos, insegurança, falta de educação, diminui a geração de emprego e renda e o consequente aumento da criminalidade.
 
Participem, divulguem multipliquem. O silêncio em nada irá contribuir para que as coisas mudem.
 
Lenise

Nenhum comentário: