sábado, 4 de junho de 2011

MENINAS AO VENTO, 04.06.2011

MENINAS AO VENTO, 04.06.2011


Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com





O grupo de passeio ciclístico baiano, Meninas ao Vento é que de mais revolucionário está acontecendo no movimento cicloativista baiano. A maioria dos grupos de pedais, normalmente agregam pessoas que querem fazer exercício físico e passeios noturnos normalmente rápidos, com visita a um ponto determinado e retorno imediato.

As Meninas ao Vento vão mais longe: querem vencer obstáculos como, medo da brutalidade dos motoristas de veículos, medo do movimento de carros, medo de suor e ladeira. Tudo isto estão buscando desmitificar . E estão conseguindo, vez que muitas delas já fazem o uso normal, diário de bicicleta como meio de transporte, inclusive indo a lugares antes em Salvador impensáveis como restaurantes, boates, cinemas , teatro , eventos culturais, visitas a amigos. Alem do medo, vencem os preconceitos em relação ao tipo de bicicleta e sobretudo os tipos de roupa para pedalar que podem, sim, combinar com muito charme e elegância. Muitos bicicleteiros e bicicleteiras, têm preconceitos em relação a bicicletas sem marchas; com cestinhas, buzina trintim e descanso. As Meninas ao vento, ao contrario, usam e estimulam estes equipamentos tão importantes para quem usa a bicicleta em passeios urbanos ou  como meio de transporte.

Por tudo isto, não tenho duvidas de afirmar que o Meninas ao Vento não é onda passageira: veio para ficar. Os depoimentos delas, após vencidas as primeiras etapas , notadamente do medo dos carros, são animadores.

Hoje, o grupo marcou uma oficina para ensinar a passar marchas em bicicleta. Saí junto com Ana Elisa, Roque e Cintia do Porto da Barra em direção ao Jardim dos namorados local escolhido para as aulas.

No Rio Veremelho, agregaram-se outras pedalantes como Márcia, Claudia e Cris e seguimos até o Jardim dos Namorados onde comparecerem outras interessadas no movimento.

Após algumas horas de aula, o pessoal foi tomar água de coco e virou fresta, tanto para os pedalantes quanto para curiosos que passavam e paravam para tomarem informações de como fazer para entrar no mundo dos pedais.

Ajudando no alto astral da turma, apareceu Petra , uma cadelinha tão charmosa quanto as Meninas ao Vento. Papaparicagem prá lá, paparicagem prá lá, Petra, foi eleita a  a mascote , madrinha do grupo e garantida a sua presença no pedal junino do meninas ao vento e irá produzida de caipira. Muita gente não se comporta tão bem em uma bicicelta , como Petra que, segundo a “mãe” ela nunca havia subindo antes em uma bicicleta.

Petra , simplesmente, fez o pessoal esquecer que estavam em aula!

Após os festejos e garantia de Pedra no pedral junino,muitas promessas de mais pessoas participar dos futuros pedais do Meninas ao Vento, retornamos para nossas casas, deixando cada uma das “Meninas” em suas casas ou nas proximidades e nos despedidos em Ondina que éramos os mesmso que iniciaram o pedal no Porto: Ana , Cintia, Roque e Valci.

Dia 05, amanha, às 09 horas, tem mais Meninas ao Vento, acompanhando o PEDAL ASBEB-IMA, a partir do Farol da Barra.

Pelo menos um Jabuti estará lá também

Vídeos e fotos podem ser vistos no muraldebugarin.com, muraldebugarin.com e face book.

Procurem por valci barreto, muraldebugarin.com, Som do Roque e Meninas ao Vento.

Apesar do nome, o Meninas agrega homens também. Eu me senti um rei, com tatá amabilidade do pessoal. Alguns outros marmanjos afirmaram setirem, verdadeiras Meninas ao Vento...de cor de rosa!


-Não revisei o texto. Vai assim mesmo.

Muito obrigado a vocês todas/os.

Agora terão que me aturar!!




Nenhum comentário: