segunda-feira, 13 de junho de 2011

Presidente da Lorenzetti morre atropelado em SP

Meu querido mestre Valci,

Apesar de não estar pedalando, continua o meu interesse pelo ciclismo e pelo Bikebook, que acompanho diariamente. Infelizmente a notícia que estou enviando é muito triste.

Um afetuoso abraço de sua eterna pupila,

Elena

 Presidente da Lorenzetti morre atropelado em SP

Por Rodrigo Burgarelli | Agência Estado –  50 minutos atrás



O ciclista Antonio Bertolucci, de 68 anos, morreu hoje após ser atropelado por um ônibus em uma alça de acesso à Avenida Sumaré, na zona oeste de São Paulo. Bertoucci era presidente do Conselho de Administração do Grupo Lorenzetti, fabricante de duchas e chuveiros. O ciclista chegou a ser levado para o Hospital das Clínicas, mas morreu um minuto após dar entrada, às 9h36.
O acidente ocorreu quando o ciclista passava ao lado da Praça Caetano Fraccaroli, que dá acesso à avenida. Segundo relatos de testemunhas, Bertolucci teria perdido o equilíbrio e caído no chão. Um ônibus de uma empresa de turismo estaria passando ao seu lado neste momento e seria o responsável por atropelar o empresário.
Ciclistas e cicloativistas estão organizando uma manifestação marcada para as 19 horas de hoje, no mesmo local do acidente. Eles prometem instalar uma "ghost bike" - bicicleta pintada de branco que simboliza a morte de um ciclista - e fazer uma homenagem com velas e flores. A principal reivindicação é chamar atenção para o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que determina que veículos somente devem ultrapassar bicicletas quando houver uma distância lateral de 1,5 metro.
======================================

Minha querida Elena, muito obrigado pelas suas palavras e por ter-nos encaminhado esta noticia, apesar da tristeza que ela nos causou. Mas não desanime do pedal. Faça com mais cuidado, com mais segurança, sem enfrentar as ruas que realmente oferece todo tipo de perigo em função da estupidez, brutalidade, descaso com a vida dos outros , por muitos motoristas de veículos.

Mesmo que não seja para pedalar, apareça para conversarmos, Tudo de bom para voce, suas filhas , toda a sua familia, enfim.

abraçao. sempre lembro de voce também, por toda a historia sua no pedal e por estar sempre revendo as fotos dos nossos passeios.

obrigado pelas suas palavras, sempre carinhosas.

valci
============================================

no dia 14.06.2011, O Estado de São Paulo publica a noticia de que familiares do empresario paulista irá processar a empresa de ônibus e que os recursos serão aplicadas na causa dos ciclistas paulistas.

==============================================

A realidade cruel: Nossos motoristas continuaram matando, atropelando, mutilando, ciclistas, pedestres e até outros motoristas.

Há um consenso entre os ciclistas de que os os mais desrespeitadores são motoristas de ônibus e de táxi. Alguma ação deve ser feita junto a estes profissionais que agem como se todos os espaços das ruas fossem apenas deles motoristas. Não podemos julgar como aconteceu este lamentável fato envolvendo o ciclista/empresario paulista. Porém, há uma constancia: motoristas de ônibus, de um modo geral, não têm qualquer compromisso com a vida de quem está ao seu lado ou em sua frente. Em Salvador, por exemplo, é quase impossível encontrarmos um motorista que cumpra a lei de transito em relação às bicicletas. Em vez de afastar-se do ciclista , de respeitar a velociade deste, ultrapassá-lo com segurança, fazem totalmente o contrário, acionando motores, buzinas, dando sinais de luzes, tiram fino para o ciclista sair da sua frente, sem o minimo de respeito pela vida dos outros.

A brutalidade dos nossos motorista não está relacionada apenas a motoristas de ônibus e de táxi. Estes são apenas os piores, os mais agressivos, os maios perigosos.

O taxi até que tem melhorado um pouco, notadamente os de emrpresas. Os de ônibus não se vê nenhuma melhoria em tal comportamento.

Não vamos desanimar, vamos para as ruas, vamos ocupar os espaços, desenvolvendo sempre e sempre os maiores cuidados, fugindo do perigo, porque, respeito por parte destes animais do transito não podemos esperar.

A Bahia, na Semana Santa de 2011 , foi campeã, em todo o Brasil, em acidentes de veículos. Todos os dias a imprensa noticia uma estupudez causada por algum motorista. O jornal Correio, de hoje, noticia a morte de sete pessoas, em acidente de veiculo no interior do Estado.

Um tragédia, uma estupidez!

Mas não vamos parara: o mal não pode vencer. A rua é de todos.

Nenhum comentário: